NÚCLEO VOCACIONAL

Conheça os projetos da edição 2009



O Núcleo Vocacional gerencia projetos de formação continuada que pretendem formar novos grupos e proporcionar expressão e conseqüente reflexão através das artes, além de orientar e dinamizar a produção dos grupos já existentes. Usamos o termo vocação no sentido de um desejo interno de transformação contínua, e não somente talento. Os Projetos do Núcleo Vocacional procuram atender a qualquer pessoa a partir de 14 anos, incentivando-os também a refletir sobre ética e cidadania através da linguagem artística.

O Núcleo oferece atividades de dança, música e teatro, contemplados nos projetos Dança Vocacional, Música Vocacional e Teatro Vocacional com o objetivo de incentivar a formação, produção e pesquisa de destas linguagens que estão em expansão para acolher todos os bairros da cidade. Para tanto a Divisão de Formação do Departamento de Expansão Cultural montou uma equipe formada por artistas-orientadores (AOs) para atuar como agentes culturais fomentadores dessas atividades nas comunidades.

O caráter da ação cultural realizada é de longo prazo, pois não é oficina e nem um curso básico com duração reduzida, mas um trabalho contínuo de preparação para o “fazer artístico”. Isto significa que busca atender a todos os cidadãos com aulas, orientação de montagens e estímulo a ação. Além de aulas de iniciação encaminhadas para a formação de novos grupos, organizam-se uma gama de atividades que possibilitam a troca de experiências entre os artistas da região e o acesso à elaboração de um pensamento estético conseqüente e autônomo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em diversos equipamentos públicos que também servem de espaço para as atividades, como Galeria Olido, CEUs, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, teatros distritais, bibliotecas municipais e parcerias. A partir disso, se constrói uma ação cultural em rede, integrando artistas das várias regiões da cidade.

Os artistas-orientadores são selecionados através de edital público e são escolhidos de acordo com as necessidades dos projetos vinculados aos critérios estabelecidos em cada edital. Até 2008, já participaram desse trabalho mais de 300 artistas de dança, música e teatro. Em 2009, são mais de 60 pontos de ação por toda São Paulo, sendo 52 pontos com a Dança Vocacional, 14 pontos com o Música Vocacional, e 61 pontos com o Teatro Vocacional. O número crescente de inscritos no projeto é um reflexo do acolhimento da iniciativa por parte da sociedade.

O número de integrantes dos grupos orientados praticamente dobrou de 2006 para 2007, de 370 pessoas para 610 artistas-vocacionados, chegando a 980 em 2008. Já o número de atendimento atingiu 6 mil cidadãos de forma direta e 25 mil indiretamente.

Projeto Música Vocacional – Orientação a grupos



O Projeto Música Vocacional visa orientar e incentivar a produção e pesquisa em música em todas as regiões da cidade de São Paulo, respeitando sua integridade e proposta original, sem interferir na linha de expressão autêntica detectada.

O trabalho do artista-orientador neste primeiro momento tem duas vias de ação:
  • Orientação para grupos constituídos ou coletivos em construção.
  • Mapeamento dos grupos musicais e tendências regionais.
As atividades são realizadas de modo que o participante compreenda e exercite os meios, os recursos formais e informais que a música lhe oferece para dar vazão à sua necessidade de expressão.

O artista-orientador (AO) atua incentivando a música existente na comunidade, através de atividades que estimulem a produção e o intercâmbio de experiências entre os grupos. Assim, buscarão integrar os grupos promovendo, fomentando e orientando experiências e produções diversas como:
  • Intercâmbio entre artistas vocacionados de um mesmo instrumento;
  • Criação de uma rádio musical amadora:
  • Organização de festivais de música;
  • Formação e orientação de bandas (rock, samba, choro, forró, rap e etc.).
O artista-orientador



O profissional contratado para atuar como artista-orientador no Projeto Vocacional, além de possuir comprovada experiência artístico-pedagógica, precisa realmente identificar-se com o material de trabalho: a ação cultural.

É justamente por isso que o Vocacional preza a pluralidade de formações artísticas em grupos de pesquisa continuada e experiências pedagógicas, para proporcionar aos artistas-vocacionados um diálogo amplo com a criação teatral contemporânea, auxiliando na ampliação dos olhares sobre o mundo.

Mais do que criar belos produtos artísticos, o Vocacional busca proporcionar um diálogo real entre artistas-vocacionados e artistas-orientadores, no qual ambos querem crescer e trocar. O artista-orientador não é só professor, nem artista ou cidadão ou, ainda, um “transmissor de saberes artísticos”. Ele é um ser que pensa e age culturalmente, destrinchando o fazer artístico, mediando diálogos, estimulando a apreciação e criando ações em parceria com os equipamentos de cultura e educação e com os artistas-vocacionados, criticando ou simplesmente alterando sua prática. Ele não está preso a uma forma de “dar aula”, mas atento às necessidades de um processo de criação artística.

Grande parte dessa ação é acompanhada e orientada pelos coordenadores artístico-pedagógicos, que atuam como fomentadores das atividades implantadas pelos artistas-orientadores.

Os coordenadores têm como função auxiliar e orientar os artistas-orientadores. Além disso, são responsáveis por mediar o diálogo entre os equipamentos das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, os artistas-orientadores e a coordenação geral do projeto. Os coordenadores exercem importante papel para manter a proposta do Projeto e para harmonizar as diferentes metodologias dos artistas-orientadores.

Subprojetos 
O Projeto Vocacional engloba alguns subprojetos que ultrapassam as salas de ensaio e fomentam a prática artística, seja pela observação ou pela interação proporcionada pelas ações específicas de cada um deles.

Foram desenvolvidos no decorrer dos anos sempre com o intuito de aprofundamento artístico-pedagógico dos participantes dos projetos e serão apresentados a seguir:



Vocacional Apresenta – Toda terça tem teatro
O subprojeto Vocacional Apresenta funciona como um espaço destinado para apresentações públicas dos grupos assistidos ou com orientação esporádica desenvolvidos pelo Projeto Vocacional. Iniciou em 2006 nos Teatros Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, Martins Penna e Paulo Eiró, com 4 apresentações mensais, uma por semana.

Em 2007 manteve-se nos mesmos espaços, alternado em período de obras com o Teatro João Caetano e Arthur Azevedo e trazendo o Centro Cultural da Juventude para a programação fixa.

Em 2008, os Teatros Distritais Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo, Martins Penna, o Centro Cultural da Juventude e os CEUs Alvarenga, Aricanduva, Butantã e Cidade Dutra receberam os grupos assistidos pelo Núcleo, entre maio e novembro, oferecendo-lhes oportunidade de pequena temporada e possibilitando, assim, rever seus processos artísticos a partir do contato entre esses novos artistas e o público, com 32 apresentações fixas mensais, sem envolver pagamento de cachê. Após cada espetáculo, acontece um debate entre grupos e público, mediado pelos artistas-orientadores responsáveis pelo Vocacional Apresenta.

A entrada é gratuita e as apresentações acontecem sempre às terças-feiras a partir das 20h, no período de julho a novembro.



Núcleo de Direção do Teatro Vocacional
O Núcleo de Direção do Teatro Vocacional originou-se procurando pensar o diálogo com os grupos do Teatro Vocacional, visando determinar uma prática que, além de artística, é pensada também pedagogicamente. Consideramos que educar a partir do teatro significa fazer com que sejamos ao mesmo tempo atuantes e observadores desse fenômeno. Ao realizar ações submetidas à observação, o aprendizado efetivo se realiza mediante a relação íntima entre teoria e prática.

Dessa forma, o subprojeto pretende fazer com que seus participantes, de forma estética, reflitam e atuem criativamente sobre conteúdos relacionados à sua própria realidade. Reflexão entendida aqui como retomada do pensamento: voltar para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece.

 Ao contrário da tradicional função do teatro que pretende apenas apresentar um espetáculo, o trabalho pedagógico tem como característica central o processo de aprendizagem estético-político, baseado na participação e na observação de situações criadas pelos próprios alunos estimulados a criarem situações teatrais relacionadas às próprias realidades históricas e sociais. As apresentações públicas de uma peça não constituem o objetivo último e nem o mais importante do trabalho proposto. As atividades acontecem no Centro Cultural São Paulo.

Núcleo Aldeias



O Núcleo Vocacional, em parceria com as aldeias guaranis Krukutu e Tenondé Porã localizadas na zona Sul da cidade de São Paulo, tem como propósito criar condições de dialogar com as necessidades das manifestações culturais dessas aldeias, escutando e reconhecendo a preservação de seus modos de vida ligados aos seus ancestrais que fazem, ainda nos dias de hoje, fronteiras aos modos de vida urbanos da grande metrópole da cidade de São Paulo. 

Assim, a presença dos projetos na aldeia colabora ao longo dessa escuta, criando condições de revitalização e valorização da tradição guarani, símbolo cultural vivo e consagrado desse povo. A orientação dessas ações culturais está na figura do agente cultural que atua ainda como um mediador e estimulador de encontros entre culturas, e essas ações de fronteiras do Núcleo Aldeias buscam se fazer presentes dentro da amplitude da filosofia do Núcleo Vocacional.


Informações:
Núcleo Vocacional

Telefones: +55 (11) 3397-0166 / +55 (11) 3397-0167
E-mail: cultura@prefeitura.sp.gov.br