Biblioteca abre exposição sobre Prestes Maia

A Biblioteca Pública Prestes Maia inaugura exposição em homenagem a seu patrono, o urbanista Francisco Prestes Maia

Uma das maiores metrópoles do mundo, a cidade de São Paulo possui um caráter essencialmente heterogêneo. Ao longo de sua história, a capital passou por um prodigioso crescimento que acarretou grandes transformações urbanísticas, principalmente nas primeiras décadas do século 20, quando se tornou um grande pólo industrial. 

Dentro desse contexto, a Biblioteca Pública Prestes Maia inaugura exposição em homenagem a seu patrono, o urbanista Francisco Prestes Maia. Além de responsável pela construção do edifício, o engenheiro e arquiteto realizou inúmeras obras na cidade quando ocupou os cargos de secretário de Obras e de prefeito.

Com abertura marcada para dia 6 de setembro, a mostra Biblioteca Prestes Maia: tempos urbanos diversos reúne  peças e imagens que apresentam os marcos simbólicos e as modificações ocorridas na capital, especialmente em Santo Amaro, bairro onde se localiza o edifício-sede.

Durante a visita, o público tem a oportunidade de conhecer móveis originais do gabinete do ex-prefeito, fotos antigas da Praça Floriano Peixoto e seus monumentos emblemáticos: a Matriz e a Casa Amarela. Estão também expostas plantas originais da Biblioteca e matérias jornalísticas sobre o projeto revolucionário conhecido como Plano de Avenidas, que permitiu a abertura de grandes corredores viários. Segundo Benedito Lima de Toledo, arquiteto e professor da FAU-USP, não se pode conhecer o urbanismo de São Paulo sem se familiarizar com as obras realizadas por Prestes Maia. “Seu Plano de Avenidas foi muito importante, já que até meados da década de 1940 as ruas do Centro eram tão estreitas que não permitiam a passagem conjunta de carros e ônibus”, explica. Sobre esse aspecto, o professor revela que o ex-prefeito andava muito de bonde e era um defensor do transporte coletivo. “É um erro pensar que essas obras foram feitas apenas para facilitar a locomoção daqueles que possuíam automóveis”, conclui.


|Serviço: Biblioteca Pública Prestes Maia. Zona Sul. De 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis