Biblioteca Cassiano Ricardo dedica programação à MPB

Classificar a Música Popular Brasileira como um gênero musical pode levar a um equívoco

Mais do que uma simples categoria de sons e ritmos, a MPB representa um conjunto de manifestações musicais produzido por diversos artistas brasileiros em todo o território nacional. Para ilustrar e discutir algumas de suas tendências, a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, temática em música, programou dois shows, um debate e uma palestra.

Dia 5, às 18h, Ana Luiza e Luis Felipe Gama apresentam seu segundo álbum, Linha d’água. A união da voz da cantora com os arranjos e composições do pianista foi elogiada por grandes nomes da música brasileira, como Guinga, Chico Buarque e Ney Matogrosso. Entre os trabalhos da dupla, destaca-se O silêncio de Iara, gravado em parceria com Guinga no álbum Noturno Copacabana.

Dia 19, às 18h, o compositor, violonista e arranjador Eduardo Gudin faz um pocket show acompanhado dos integrantes do grupo Notícias Dum Brasil: Ilana Volcov e Selma Boragian (voz) e Osvaldo Reis (percussão). Ainda adolescente, Gudin estreou como compositor na TV Record. Em sua carreira, gravou 13 discos e teve composições suas registradas por intérpretes como Jair Rodrigues, Gal Costa e Beth Carvalho. No show, o compositor apresenta músicas do álbum Um jeito de fazer samba – Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil, além de sucessos de sua carreira, como Lá se vão meus anéis, Verde e Paulista.

Para falar sobre MPB e refletir a respeito das idéias que se tor-naram cristalizadas pelo público a seu respeito, foram programados um debate e uma palestra. Dia 12, às 15h, o jornalista e escritor Luís Antonio Giron se junta ao mestre em semiótica pela USP, professor Ricardo Monteiro, para discutir o tema MPB, isso existe? O encontro conta com a presença de Gudin, Ana Luiza e Luís Felipe. Dia 26, também às 15h, Monteiro volta à biblioteca para ministrar a palestra Música popular brasileira: Conceitos e preconceitos.


|Serviço: Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. Ana Luiza e Luis Felipe Gama. Dia 5, 18h. Eduardo Gudin. Dia 19, 18h. Debate. Dia 12, 15h. Palestra. Dia 26, 15h. Grátis