"A Queda da Casa de Usher" é exibido com trilha sonora ao vivo na Biblioteca Mário de Andrade

Com acompanhamento do grupo Koch-Rohrer-Gianfratti, sessão acontece nesta quarta-feira (19), às 19h

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove mais uma exibição do programa de filmes com trilha sonora ao vivo na Biblioteca Mário de Andrade. Nesta quarta-feira, (19), às 19h, é exibido um filme baseado no conto clássico “A Queda da Casa de Usher", escrito por Edgar Allan Poe. Será transmitida a versão lançada em 1928, sob a direção do francês Jean Epstein, com adaptação de Luis Buñuel, cineasta espanhol que atuou como assistente de direção e co-roteirista da produção.

O filme conta a história do Lorde Roderick Usher, que vive em um casarão isolado e se encontra preocupado com o estado de saúde de sua esposa, Madeleine. Com o agravamento da doença, ela vem a falecer e é enterrada junto a cripta da família. Com isso, Usher entra em estado de negação e passa a duvidar da morte da esposa, acreditando que ela esteja apenas adormecida. Ele passa a presenciar uma série de acontecimentos que indicam que a Madeleine ainda esteja viva, e a trama passa a se desenrolar em um plano de terror psicológico.

A construção cinematográfica conserva o perfil gótico e sombrio da obra original, e Epstein, junto com Buñuel, transpõe o sentimento de melancolia característico do impressionismo experimental que marcava as produções da época. Além disso, Buñuel, conhecido por sua forte influência surrealista, cria uma atmosfera misteriosa e sobrenatural por meio de um trabalho de cenografia e iluminação. O filme foi inspirado na obra de Poe, porém não se mantém integralmente fiel à sua narrativa.

A exibição do filme “A queda da casa de Usher,” foi escolhida como forma de celebrar o centenário do manifesto surrealista, sendo parte de uma série de atividades que destacam a influência e a relevância do movimento. E, por ser uma obra silenciosa marcada por sua notável trilha sonora, a Coordenadoria da BMA convidou o consagrado grupo Koch-Rohrer-Gianfratti para permorfá-la durante a transmissão do filme.

O grupo é formando por Hans Koch (Suiça), que fica no clarinete e sax soprano, Thomas Rohrer (Suiça-Brasil), que toca rabeca, sax soprano, e Panda Gianfratti (Brasil), que fica na percussão. O trio de improvisação possui vasta experiência na sonorização de filmes e já participaram de inúmeros projetos culturais nesse formato, inclusive, na própria Biblioteca Mário de Andrade. Em 2024, o grupo comemora 15 anos da sua trajetória, marcada por sua produção musical de improviso.

Escrito por: Beatriz Sanches Gimenez


Serviço
Exibição a “A queda da casa de Usher” com trilha sonora ao vivo
Linguagem: Cinema
Trilha sonora: Koch-Rohrer-Gianfratti
Datas: 19/06
Horários: às 19h
Duração: 63 minutos
Gênero: Terror
Classificação: Recomendado para menores de 14 anos
Preços: Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94

 

Ficha técnica:
Elenco: Jean Debucourt, Marguerite Gance e Charles Lamy
Direção: Jean Epstein
Roteiro: Edgar Allan Poe, Luis Buñuel, Jean Epstein
Adaptação: Luis Buñuel