Programação de Novembro - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Exposição - Negro é a Raiz com Dumeen - Artes Visuais
A proposta dessa exposição é trazer uma reflexão ao público, com diversos temas do cotidiano com cores e traços da arte urbana, a partir de uma série de trabalhos do artista Dumeem que busca sempre destacar a consciência e a memória afetiva das nossas raízes. Exaltando a negritude, conquistas, histórias de vida e o empoderamento.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 01/11 às 09h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

Diolinda - Grafite
Conhecido como "D’Ollynda", o artista plástico do Morro do Querosene, já expôs seus trabalhos em bienais internacionais e em galerias de São Paulo. Natural da cidade de Olinda (PE), é artista desde menino e atualmente é diretor e produtor do Cine Querosene (2013), de sua iniciativa; além de dar continuidade a produção de seus trabalhos, na busca de novas técnicas, linguagens, aperfeiçoamento e inovações do seu trabalho afro-brasileiro. O artista se utiliza das telas, muros e materiais recicláveis, transformando-os em arte decorativa, instrumentos musicais entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 01/11 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Bollywood com Cia Vírus do Amor - Teatro Adulto para a 3ª Idade
A trama se inicia com a procura de um grande diretor para dirigir um filme que irá para Hollywood, após escolhido, o diretor começa a dirigir a sua primeira cena do grande filme, mas o problema é que ele é muito exigente e não se satisfaz com as cenas e pede para que elas sejam repetidas várias vezes e de diferentes e diversas formas, proporcionando cenas cada vez mais engraçadas.
O espetáculo “Ossos do Ofício” traz a irreverência e o humor como ferramenta de transformação, aliado diretamente à linha de montagem do espetáculo.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 01/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Mulheres no Reggae - Exposição - Artes Visuais
A exposição conta com artistas de diferentes vertentes que integram a linguagem do reggae nacional para compartilharem suas vivências e experiências com foco na ampliação da cultura reggae, sob o olhar e a produção de mulheres e para mulheres. O projeto pretende exaltar a linguagem Reggae na perspectiva visual feminina, com registros fotográficos e um olhar empoderador para destacar mulheres que atuam nesta cultura, além do Sound System e Rastafari.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 20/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Beyoncé Cover - Baile Lgbtqia+ - Música
Atualmente trabalhando como projeto da Renaissance Tour, turnê atual da cantora Beyoncé, o grupo está desde 2016 nos palcos pelo Brasil e com participações em programas de TV nacionais como: Raul Gil e Eliana. Participando de competições de grupos covers, dança e performances pelo país, o objetivo é levar o projeto Beyoncé cover para o maior número de palcos possíveis, mostrando o trabalho drag dos bailarinos e da comunidade Lgbtqia+ para todes.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 03/11 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Drizzera - Música
Nascido no bairro da Pedreira SP e residente dos arredores de Diadema, o artista cresceu entre primos instrumentistas, sempre envolvido na cena do jazz.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 03/11 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sarau musical da capoeira e batizado com Oralidades Pretas - Intervenção Artística
Este encontro traz a junção da oralidade oriunda de culturas tradicionais de matriz africana como a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o rap, as danças afro, em um ambiente de mistura poética - um espaço dedicado à poesia corporal, musical e falada onde a diversidade é convidada de honra na celebração por meio de ritmos e batucadas.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 04/11 às 14h. Livre. Grátis. 300 minutos.

Do projetar à arte finalizar com Wesley Freitas - Vivência
Esta vivência permite que cada participante possa ter a sua experiência com o desenho de luz, sombra e contraste. Utilizando da projeção de imagem feita por um projetor/data show, é feito o desenho e depois pintado com tinta preta para arte finalizar.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 04/11 às 14h. 14 anos. Grátis. 180 minutos.

Com Batuque e Ciranda com Mulheres Negras Poetas 60+ - Sarau
O grupo se juntou em 2020 na pandemia com o objetivo de estimular as pessoas que estavam em casa, com poesia, música e dança. Fazem parte deste grupo mulheres negras poetas que participam do projeto "Caminhar Que Vem Desde 2018" atuando com arte e poesia negra e que fazem parte de um trabalho com as idosas do NCI.
Valorizando, a poesia e o trabalho artísticos dessas pessoas 60+. A ideia é divulgar a produção literária dos afro-brasileiros que não tem espaço principalmente nos meios acadêmicos e que não reconheciam uma literatura escrita por autores negros.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 04/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Flash Back com Dj Rizada - Música
DJ Rizada traz neste evento o melhor do flash back dos anos 60/70/80 com muita nostalgia apresentando um set composto de músicas marcantes de épocas com muita animação.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 10/11 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Panelafro com Espírito de Zumbi - Música
O Panelafro é uma festa aberta e gratuita para todas e todos, onde a comunidade ocupa o seu espaço e os moradores do centro vêm à periferia. É um evento de espírito harmônico e de respeito à diversidade que se manifesta na convivência e na troca, um espaço que visa a construção de uma cultura de paz e de uma sociedade mais fraterna, através da vivência e da convivência na cultura afro-brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 04/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ayana Amorim - Show Aya - Música
Soul Ayana Amorim apresenta para as Casas de Cultura o espetáculo de seu novo EP “AYA”. Em fase de produção, o EP traz composições que tocam sentimentos e ações sobre renascimento, cura, aceitação, amores e trocas trazendo a leveza da liberdade de estar bem consigo mesma.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 04/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ovelha - Música 70+
Ademir Rodrigues de Araújo, mais conhecido como Ovelha, é um cantor, músico, instrumentista musical e compositor brasileiro. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Ovelha gravou 18 discos e vendeu mais de 5 milhões de cópias no Brasil e em outros países. Ganhou vários discos de ouro e de platina e muitos troféus; e seu mais recente álbum chama-se “Ovelha na Mira do Rock”.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 04/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Damas no Samba - Música
Damas do Samba são mulheres sambistas, protagonistas de suas próprias histórias que tocam, cantam e compõem buscando fortalecer a representatividade feminina dentro do gênero musical.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 04/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Serginho Madureira - Quilombola - Samba
O espetáculo “Quilombola”, leva o nome de uma das suas recentes canções que retrata o racismo estrutural, e apresenta também a essência do artista Serginho Madureira, com novas composições e sucessos consagrados. A apresentação reafirma o que temos de melhor na cultura popular, resgatando grandes clássicos do samba.
Serviço
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 04/11 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Diretoria E&Ti com Grupo Diretoria Eight - Música
No palco, o Grupo Diretoria Eigh transmite mensagens de motivação, resiliência e superação, encorajando os jovens a acreditar em si mesmos e perseguir seus sonhos. Suas letras abordam temas como autoconfiança, igualdade e a importância da educação.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 04/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sarau musical da capoeira e batizado com Filhas da Mãe Afrika - Música
Trata-se de uma apresentação musical em formato de Bloco Afro Percussivo e uma Roda de Samba com Samba de Roda que louva o Sagrado, estruturada e tocada por mulheres negras que fazem parte desse projeto de ressignificação cultural e dos batuques dos povos das diásporas africanas.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 04/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sarau Casa do Chefe com Cia Teatro do Acaso - Sarau
O Sarau na Casa do Chefe é um momento de encontro entre múltiplas linguagens artísticas e pessoas da comunidade em torno da valorização de sua história. É o ato de ocupar e se manifestar culturalmente e socialmente como indivíduo/protagonista e ao mesmo tempo como ser coletivo. Através do intercâmbio cultural, diversos artistas locais se revezam em suas performances de poesia, música, artes plásticas etc. O microfone é aberto e o espaço é democrático.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 05/11 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Show do Louis - Trap
Músicas com uma vibe dançante e harmônica para os ouvintes também dançarem e se distraírem no balanço do som.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 05/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Butantã Rock - Consciência Negra com Desacato Civil - Rock
"Desacato Civil" é uma banda de hardcore punk de São Paulo. Com mais de 10 anos, a banda tem em sua bagagem o EP “Humano Mercadoria” (2013) e o álbum “Monumentos da Barbárie” (2016) e tour pela Europa, Argentina e Brasília. Além da raiz punk dos subúrbios de São Paulo, a banda incorpora em seu repertório referências temáticas e musicais com conteúdo crítico e revolucionário, trazendo influência de bandas como The Clash, Cólera, Ratos de Porão, Black Flag e Bad Brains.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 19/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Akanni - Performance dos Orixás com Dança dos Orixás - Dança
Através do chamado da Yalorixá (mãe de santo) os Orixás representados por atores-dançarinos sobre pernas de pau, formam uma grande roda (gira) para apresentar suas danças alegóricas, mostrando a força dessas entidades africanas.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 05/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Expo Rua com Masthô Nazoteles - Exposição - Artes Visuais
A Expo Rua acontecerá no CEU Parelheiros, a partir do dia 06/11 às 06/12, totalizando 30 dias. A ideia é fixar painéis fotográficos contando a trajetória de anos de artistas locais independentes a partir de projetos musicais, audiovisuais e sobre eventos diversos realizados pela Fórmula. Serão retratados através de fotos tamanho 48 x 60 cm que ficarão expostas no saguão do Bloco Esportivo e Cultural do CEU Parelheiros.
O lançamento irá contar com a participação do projeto Samba In Rap, que reúne grandes nomes do Pagode e Rap dos anos 90 de São Paulo. Durante o período dos 30 dias será exibido todas às sextas feiras o Longa “Diário de Um Pai” produzido de forma independente pela produtora juntamente com uma palestra do diretor Daniel Ferreira que abordará o tema "Produção Cultural Independente".
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 06/11 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.Endereço: CEU Parelheiros - Praça do Trabalhador, s/n - Jardim Maria Fernandes.

Toré - Cânticos com Sabuká Kariri - Xocó - Performance
O grupo Sabuká convida a todos para que possam estar juntos honrando a memória e o contexto dos povos originários brasileiros, transformando realidades através dos cantos sagrados, aproximando e curando a humanidade, com a identificação, união e a interação dos Torés. O Toré é um conjunto de cantos e danças indígenas que expressam os acontecimentos históricos, culturais, apresentando em forma de arte os fenômenos naturais do universo tribal.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 07/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Lenny Scott - Música
Nascida com o dom da música, Lenny Scott desenvolveu uma carreira no cenário musical. Sua jornada artística foi moldada por influências diversas, incluindo Black Music, Soul, R&B e Pop, que se fundem em sua performance cativante. No palco, Lenny entrega não apenas sua música, mas também sua alma, tocando os corações da plateia com suas interpretações arrebatadoras.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 08/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Romildo dos Teclados - Forró
Romildo é um cantor paulistano que traz suas raízes musicais indígenas refletindo no carimbó e lambada. Romildo irá realizar um espetáculo animado juntamente com seus integrantes na Casa de Cultura mostrando através da música as suas raízes indígenas.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 09/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ovelha - Música 70+
Ademir Rodrigues de Araújo, mais conhecido como Ovelha, é um cantor, músico, instrumentista musical e compositor brasileiro. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Ovelha gravou 18 discos e vendeu mais de 5 milhões de cópias no Brasil e em outros países. Ganhou vários discos de ouro e de platina e muitos troféus; e seu mais recente álbum chama-se “Ovelha na Mira do Rock”.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 10/11 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bailão Melhor Idade com Flôr do Mussambe - Forró
Forró "Trio Flôr de Mussambê” completa 25 anos de estrada em 2023, levando a bandeira do forró tradicional pé de serra e tocando os hits do piseiro no Forró tradicional.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 10/11 às 17h. Livre. Grátis. 80 minutos.

Mixtreze - Hip Hop Sessions com Dj Bó Treze - Música
O DJ Bó Treze tem um estilo voltado a Black Music, variando seu estilo dentro da cultura Hip Hop e do Rap underground. Mistura as influências e a busca pelo sampler e as batidas, onde vai desde: Funk Soul, Break Beat, Samba Rock, Partido Alto, Reggae, Hardcore e New Metal.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 10/11 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Negritude Junior - Samba/Pagode
Negritude Jr. traz um repertório alegre e descontraído com um contexto provocativo dançante num espetáculo interativo com o público, trazendo os ritmos variados que influenciaram a banda como: Ijexá, R&B, Samba-Rock e MPB, reafirmando nossa ancestralidade afro-brasileira em cada batuque e em cada célula harmônica em toda a melodia.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 10/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Baile Black na Brasilândia com Dj K-Mina E Dj Beebru - Hip Hop
DJ K Mina é convidado para agitar um Baile Black na Casa de Cultura e está na cena desde 2010, sempre levando o melhor da Black Music nacional e internacional, brasilidades, samba rock, afro beat e hip hop com muito carisma e alto astral. E nesse evento convida a DJ Beebru para um espetáculo que promete!
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 10/11 às 18h. Livre. Grátis. 240 minutos.

Odisseia em Construção - Música
Diversificando cadências com instrumentos percussivos, cordas e sopros, a Odisseia em Construção traz um grande caldeirão de poesias com temas sociais, espirituais, políticos e também sobre o amor. Do reggae ao manguebeat, do rap à cumbia, uma mistura que resulta em um ritmo envolvente que pode ser classificado como abrasileirado.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 10/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Aniversário da Casa de Cultura Tremembé com Rapadura - Hip Hop Nordestino
Rapadura desenvolve um trabalho voltado para o universo do canto falado, uma mistura contemporânea de rap com a tradição da cultura popular brasileira. Suas letras são contundentes e exalam uma linguagem poética sem perder a identificação com o povo, falando do Nordeste, da seca, do agricultor, da mulher rendeira e falam da cidade, dos processos de urbanização e dos sentimentos contemporâneos.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 10/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Aniversário da Casa de Cultura Tremembé com Bin Laden - Funk Paulista
O evento visa contribuir para desconstruir os preconceitos em relação ao funk, com uma programação pesada das 14h às 21h com artistas renomados como: Mc Menor da VG, Mc Bin Laden, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 10/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Cris Olimpio - Música
Cris Olímpio é intérprete, compositora e instrumentista conhecida pela marcante personalidade que imprime em suas interpretações, apresentando em seus espetáculos uma MPB com muito balanço. Com músicas consagradas pelo grande público, além das músicas de sua própria autoria, onde a cantora evidencia todas as suas influências.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 11/11 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

15º Sarau das Rosas - Elementos com Levante Mulher - Sarau
Elemento é cada parte, cada porção que compõe um todo; é um componente, um integrante, uma fração da matéria que constitui um universo inteiro. O 15º Sarau das Rosas trará poesia, dança, música e cena em movimento - com os 4 elementos da natureza. Aqui, o elemento terra representa a estrutura do corpo e respectivas sensações; o elemento água representa as emoções e os sentimentos; o fogo, a energia e a intuição, o plano espiritual; e o ar, os pensamentos, o entendimento, a consciência e os sonhos.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 11/11 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Show Reggando Vidas com Alma Livre - Música
Alma Livre envolve o público e mostra toda sua sofisticação e energia com canções autorais que já estão nas rádios como Piedade (Alma Livre & Almir Sater), Paciência (Lenine), O preço da Paz, Setenta vezes Sete, entre outras. Um espetáculo musical agradável, educativo e motivador para todas as idades!
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 11/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba da Consciência com Grupo Samba Dobrado - Música
A Casa de Cultura Brasilândia apresenta Samba Dobrado, um grupo que toca Samba e tem em seu repertório também Bossa Nova, Samba Jazz e Chorinho. Assim se criou a tradição do grupo tocar nas noites em São Paulo, iniciando a trajetória do grupo Samba Dobrado.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 11/11 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Black Soul com Cintia Camilly & Quartet - Música
Em suas canções, o público se identifica com cada música tocada, seja pela época, gênero, melodia ou letra, que na sua maioria falam sobre o cotidiano, o amor e a diversidade, entregando uma apresentação com leveza, espontaneidade e muito MPB e amor pela arte.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 11/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

7 voltas para lembrar com Bando Undirê - Teatro Adulto
A performance traz a simbologia da “árvore do esquecimento” que faz referência ao rito realizado pelas pessoas escravizadas em África (em Benin e Nigéria) em torno de um Baobá, com o intuito de esquecer quem eram e de onde vieram antes de embarcarem nos navios negreiros. O processo provoca questões sobre o que queremos esquecer e o que queremos lembrar, a partir da poesia e jogos cênicos em interação com o público propondo um ritual coletivo.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 11/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Maracatu com Baque CT - Música
O Cortejo de Maracatu é uma verdadeira viagem a Pernambuco, seus cantos são carregados de significados sagrados e sua percussão é contagiante, fazendo com que o público viaje no tempo encontrando um conjunto de características regionais da dança, da música e dos figurinos que remetem desde a história do Brasil colonial até os desfiles de carnaval atuais. Venha conhecer mais sobre essa manifestação cultural e venha brincar com a gente!
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 11/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sarau do Capão - "Recital de poesia e literatura Slam"
O Sarau do Capão propõe um espaço aberto para todas as idades, artistas e manifestações artísticas como: poesias, músicas, danças, apresentações teatrais e entre outras coisas que movimentam a periferia. Usando assim os espaços públicos da cidade e mobilizando as pessoas desse território para ocupar e construir esses espaços em conjunto com a comunidade.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 11/11 às 18h30. Livre. Grátis. 120 minutos.

Dia da Consciência Negra na Brasilândia com Canto da Raça - Samba
O evento conta com músicos moradores da cidade de São Paulo e resgata a atmosfera das rodas de samba onde a palma e a voz do público se sobressaem fazendo o espetáculo acontecer. Paralelamente expande a cultura do samba de raiz aprimorando o conhecimento de músicos e instrumentistas nos arredores da capital paulista.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 11/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Do Nilo Show com Lilian Rocha e Banda - Música
Uma apresentação que traz canções de referências de Milton Nascimento, Oumou Sangaré (Mali) e Mayra Andrade (Cabo Verde). A música e o vocal conduzem a experiência por paisagens sonoras, canções instrumentais e arranjos que evidenciam os diálogos interculturais na diáspora africana do Brasil e São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 11/11 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Beyoncé Cover - Baile Lgbtqia+ - Música
Atualmente trabalhando como projeto da Renaissance Tour, turnê atual da cantora Beyoncé, o grupo está desde 2016 nos palcos pelo Brasil e com participações em programas de TV nacionais como: Raul Gil e Eliana. Participando de competições de grupos covers, dança e performances pelo país, o objetivo é levar o projeto Beyoncé cover para o maior número de palcos possíveis, mostrando o trabalho drag dos bailarinos e da comunidade Lgbtqia+ para todes.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 04/11 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Todo Sábado é Sagrado - Samba
O grupo fomenta a ideia de preservar a cultura das comunidades de samba, apresentando o seu trabalho autoral e proporcionando espaços para que outros compositores possam divulgar suas canções por meio do projeto: “Tirando o Samba da Gaveta”, baseado no primeiro trabalho, cujo objetivo é o de enaltecer o Samba Paulista e seus compositores, por meio da criação de espaços que permitam a apresentação das atividades relacionadas à preservação da cultura brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 11/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Graffiti com Consciência com Soou Shaay - Artes Visuais
No evento Graffiti com Consciência, a artista Jessica, mais conhecida como CAT, irá apresentar seu processo de pintura em um espaço interno da Casa de Cultura Itaim Paulista.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 15/11 às 09h. Livre. Grátis. 300 minutos.

Romando Sound System - Música
Os seletas fazem um set de reggae e suas vertentes, onde misturam com mensagens sobre a música e letras de pertencimento. O objetivo através desse evento é destacar a cultura do sound system, que além da música é um manifesto cultural da periferia, onde mensagens de conscientização são repassadas.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 12/11 às 17h. Livre. Grátis. 180 minutos

É o Dom Filosofia Reggae - Música
Filosofia Reggae é uma banda composta por um trio vocal feminino com Dana David, Nina Root’s e Dodô - que soma em sua trajetória mais de 19 anos e 4 discos gravados. Neste último álbum lançado, gravado em formato de clipes, está composta algumas regravações da grandiosa MPB, com uma nova roupagem, além de músicas autorais, sendo uma delas o grande sucesso da banda "Sentimento bom", que também vem em novo formato.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 12/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Cacique Timótio Popygua e Mestre Kaçapava - Cultura Popular e Tradicional
Timóteo da Silva Verá Tupã Popygua é considerado um dos homens que trouxe a cultura da rabeca guarani pelos caminhos, florestas e montanhas entre Brasil, Uruguai e Argentina. Ele é dos mais antigos conhecedores dos cantos sagrados e conhecedor de segredos da musicalidade da rabeca guarani.
Mestre Carlos Caçapava é metalúrgico, músico, compositor, diretor do carnaval e ritmista, conhecedor das histórias de seres mágicos como o Saci que na verdade é um príncipe africano libertador. Caçapava conta as histórias a partir da matriz africana e vai dançando com seu bumbo, seguidos pelas flores do Mulungu, que dançam e cantam com ele.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 12/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Flash Back com Dj Rizada - Música
DJ Rizada traz neste evento o melhor do flash back dos anos 60/70/80 com muita nostalgia apresentando um set composto de músicas marcantes de épocas com muita animação.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 12/11 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Samba in Rap com Crônica Mendes - Samba e Hip-Hop
Numa junção envolvente do Samba com o Rap, a Casa de Cultura Parelheiros apresenta o espetáculo musical "Samba in Rap" que enaltece a convergência entre gêneros que expõem o ativismo social negro. Para inaugurar esse evento inédito teremos a participação de Luciano Sabá do Juventude S.A que é um grupo de sucesso dos anos 90, juntamente com Crônica Mendes - ex-integrante do grupo A Família. A apresentação fica por parte do anfitrião Masthô Nazoteles que além de assinar a curadoria da Expo Rua, será Mc na festa.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 12/11 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos. Endereço: CEU Parelheiros - Praça do Trabalhador, s/n - Jardim Maria Fernandes.

Show Brasilificana com Emily De Souza - Música
Uma apresentação que traz a influência cultural que o Brasil recebeu da África nas batidas, ritmos, vestimenta, cantos e principalmente nas músicas e gêneros como: samba, choro, baião, maxixe, entre outros. Um espetáculo em que o público participa cantando e dançando.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 12/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bandemanda - Música
Bandemanda fará um espetáculo com o intuito de trazer reflexão e diversão para seu público. Com músicas que falam desde a medicina natural dos povos tradicionais brasileiros, até sobre o cotidiano vivido por nós propagando a cultura musical brasileira, através de ritmos caribenhos, forró raiz, maracatu, dentre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 12/11 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Coletivo Panelarte Comida é memória, afeto e identidade - Workshop de Consciência Negra
Oficina de aproveitamento integral dos alimentos com o intuito de disseminar bons hábitos alimentares, na conscientização de uma nova postura, favorecendo aos participantes que contribuam como sociedade em seus direitos e deveres. Uma vivência para toda a família, crianças acompanhadas pelo responsável, com intervenções lúdicas, receitas práticas e dinâmicas. A metodologia é simples e pensada para iniciantes e para quem não tem experiência com cozinha.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 15/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DJ Negrito - Hip Hop
DJ, produtor e grafiteiro na Zona Leste de São Paulo, além de integrante da Crew N.E.V (Novo Estilo de Vida) desde 1997, Negrito iniciou sua trajetória como DJ no grupo U.Manos e trabalhou com o tradicional grupo Apocalipse 16, tendo participado de turnês pelo Brasil e exterior. Como produtor é responsável por uma série de coletâneas que incentiva novos rappers independentes a realizarem suas gravações.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 15/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

KL Jay - Música
Com seus mais de 30 anos de carreira e uma bagagem musical consolidada, KL Jay traz nesta apresentação uma discotecagem que representa o rap nacional.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 15/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Doente de Pé com Evandro Bene - Cultura Popular e Tradicional
O Forró de Pé de Serra é um espetáculo no qual o Doente do Pé passeia pela história da música nordestina com muitos Xotes, Baiões, Côco, Xaxado e Arrasta-Pés. Apresenta um pouco do repertório da banda nestes mais de 10 anos de trajetória, com arranjos próprios, que ressaltam músicas de compositores como: Alceu Valença, Antônio Barros, Falamansa, Dominguinhos, Zé Ramalho, Jacinto Silva, Accioly Neto, Vital Farias, João do Vale, Anastácia dentre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 15/11 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Rainha De Quelé com Cia Canto de Omio - Samba
A história de Clementina de Jesus e contos e dilemas populares das encruzilhadas que são os caminhos das mulheres negras nas artes. Clementina de Jesus é uma das mais importantes sambistas do Brasil, mulher batalhadora que venceu na vida acreditando em seus sonhos. Nesta intervenção todos estão convidados a conhecer sua história e suas músicas.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 16/11 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Prof. Moreira Jr. e os animais - Apresentação Infantil
Moreira Júnior é louco para mostrar suas novidades, composições e brincadeiras musicais que nascem nas aulas de musicalização infantil, assim canta os clássicos e sucessos das playlists dos CEIs e EMEIs nessa divertida apresentação interativa que começa com as suas novas canções autorais: “O panda”, “Rinoceronte“, “O macaco gosta de fazer careta”, “Senhor peru” e “O trenzinho”, com parlendas, cirandas e o cacuriá que fazem a plateia se divertir e sacolejar para valer!
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 17/11 às 09h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dancehall Queen & Dancehall King - Dança/Reggae
A cultura Reggae-Dancehall gerou vários passos de dança em seus vários estilos e ramificações; Queen Style e Dancehall King são os estilos de dança reggae-dancehall, que para além de um estilo de vida no qual tem inspirado gerações de dançarinos e pessoas que apreciam a cultura Dancehall, é normalmente voltado para as famosas "Contests", ou seja, competições de dança voltado para nomear as Queens e Kings do Dancehall.
A apresentação oferece uma imersão nessa dança e cultura com ênfase neste conhecimento através da prática, bate papos e uma Jam de dança no estilo!
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 17/11 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.

"François Muleka" - Música
Figura ímpar, François Muleka é um artista de estilo livre adepto a várias linguagens e que atua como artista visual, cantor, compositor e pluri-instrumentista, tendo lançado vários discos e ter dirigido trabalhos de artistas como Marissol Mwaba e Ipomea Uratu. Também tem as mãos e arranjos para violão nas canções de Luedji Luna em seu exitoso disco de estreia, Um Corpo no Mundo.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 17/11 às 19h. Livre. Grátis. 75 minutos.

Africa In Brasil - Baile do Coletivo Eu Soul Sambarock - Intervenção Artística
O coletivo Eu Soul Sambarock foi criado pelo publicitário e apaixonado por dança de salão Felipe Afonso, que enxergou na carência dos projetos socioculturais de sua comunidade e no amor pelo estilo Samba-Rock, a possibilidade de disseminar uma prática saudável a toda a região. O projeto Eu Soul passou a ser moldado de maneira a promover acessibilidade à dança e ao espaço público, para que desta forma pudesse espalhar e compartilhar um saber genuinamente paulista.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 17/11 às 18h. Livre. Grátis. 190 minutos.


Beyoncé Cover - Baile Lgbtqia+ - Música
Atualmente trabalhando como projeto da Renaissance Tour, turnê atual da cantora Beyoncé, o grupo está desde 2016 nos palcos pelo Brasil e com participações em programas de TV nacionais como: Raul Gil e Eliana. Participando de competições de grupos covers, dança e performances pelo país, o objetivo é levar o projeto Beyoncé cover para o maior número de palcos possíveis, mostrando o trabalho drag dos bailarinos e da comunidade Lgbtqia+ para todes.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 17/11 às 19h30. Livre. Grátis. 180 minutos.

Expresso Favela - Música
Formada em 2004 na Brasilândia, zona norte de São Paulo, tem como objetivo transmitir mensagens de resiliência, resistência, justiça, amor, igualdade e conscientização social através do reggae. Além de suas apresentações, o grupo também se envolveu em diversas ações beneficentes, trabalhos sociais e eventos comunitários, arrecadando alimentos, roupas e promovendo palestras, oficinas e workshops.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 17/11 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos.

YMA - Par de Olhos - Música
“Par de Olhos” é o espetáculo da cantora e compositora paulistana YMA. Com sonoridade misteriosa e onírica, a artista busca potencializar os elementos estéticos e conceituais do disco tanto em suas formas sonoras como visuais, proporcionando ao público uma experiência imersiva em sua obra.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 18/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Africa In Brasil - Beleza Negra com DJ Negro Rico - Intervenção Artística
Como anfitriões do Brasil, o evento será organizado pelo consagrado DJ Negro Rico. Na ocasião também promoverá homenagem à Mulher Negra com o intuito de valorizar a cultura e a estética afro-brasileira, evidenciar o orgulho de sua raça e colaborar com o desenvolvimento social e cultural, sempre focando na promoção da igualdade social e racial.
O Projeto África In Brasil será um encontro de tradições africanas no Brasil: Nigéria, Angola, Senegal, Camarões, Libéria e República Democrática do Congo.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 18/11 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Dj Batata’Killa convida Mana Bella, Cruz e Diego Kairo - Hip Hop
A Casa de Cultura Brasilândia apresenta o DJ Batata'Killa, que chega junto com três convidados de peso: Mana Bella, Cruz e Diego Kairo, para uma programação com muita representatividade do hip hop e talento no palco, unindo a discotecagem dos melhores raps e a apresentação de três MC's incontestáveis dentro da sua atuação e trajetórias no hip hop.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 240 minutos.

Consciência Contínua com Manos Urbanos - Hip Hop
A fim de fomentar a cena de Hip Hop da Zona Oeste, a Casa de Cultura do Butantã e o Coletivo Oeste Rap apresentam o Consciência Contínua, que além reunir diversos músicos e artistas da região, contará com debates e palestras estendendo a temática da Consciência Negra. O evento será um grito contra o racismo e o genocídio contra a periferia.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Grave Urbano - Soundsystem
Venha se juntar a nós em uma tarde inesquecível de música e cultura negra apresentando um espetáculo musical de DJs com SoundSystem repleto de batidas envolventes e melodias contagiantes dos gêneros Black e Soul.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

O Poder das Águas - as Iyábas com Coletivo Sankofa - Performance
O coletivo Sankofa é um grupo independente que atua há 4 anos com apresentações artísticas e formações de alunos de regiões de vulnerabilidade social dentro do estado de São Paulo. Visando propagar a cultura afro-brasileira como um catalisador para mudanças significativas na sociedade, garantindo assim cidadãos críticos e ativos, além de possibilitar o conhecimento das culturas de matrizes africanas através da dança, percussão, coral e teatro.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 80 minutos.

Fome com Cuba & Outras Ilhas - MPB
Este espetáculo apresenta uma combinação única de pop rock, soul e funk, oferecendo uma diversidade sonora peculiar. As linguagens enraizadas no espetáculo exploram o sentido literário e metafórico do tema, como por exemplo, a fome de arte, conhecimento, vida, cultura, humanidade, tempo e etc. A banda Cuba & Outras Ilhas apresenta canções inéditas e algumas releituras com toques pessoais.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba Rock com Ciça e Veloso - Música
Veloso e Cissa se conheceram em 1986, a música e o baile nostalgia os uniu. Em 2011, começaram a fazer festas para amigos e assim iniciando em algo que jamais esperavam, carreira artística, tocando em barzinhos, salões de bailes, bares e casas noturnas, festas fechadas. Sempre dedicados à música e simpatia foram convidados a darem aulas de dança de Samba Rock no Céu, participando de projetos sociais.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 18/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Africa In Brasil com Guslarime - Hip Hop
Uma apresentação com o Rapper Africano Buslarime que traz o gingado e a cultura africana através de sua influência africana para o cenário brasileiro. Segue divulgando seu novo álbum “My story” já disponível em todas as plataformas digitais de streaming.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 18/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Madmen's Clan - Música
O espetáculo do Grupo Madmen's tem como objetivo resgatar a essência da Black Music, trazendo os clássicos da Motow numa releitura dos anos 70 até os tempos atuais. A apresentação é uma mistura do antigo com o novo, duas linguagens de um mesmo universo - Black Music, Soul e Hip Hop.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 18/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

MARTTE - Amor é Arte - Música
Com influências de dancehall, pop music e ritmos brasileiros, Martte traz canções do seu recente trabalho para falar de amor e suas peculiaridades.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 18/11 às 18h. 10 anos . Grátis. 60 minutos.

Baile de Cria - Funk
Unindo talentos distintos mas complementares dentro do funk, o baile no Vera chega para agitar! E no intuito de conhecer e se aproximar de MC's do território do Vera Cruz, promete ser palco para esses artistas através do microfone aberto, e celebrando a cultura de sonoridades e possibilidades do funk que se concretiza e realiza sonhos dentro da periferia.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 18/10 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

África In Brasil com DMN - Música
O DMN surgiu em 1989 quando quatro pessoas envolvidas em batalhas de rimas em São Paulo reuniram-se para dar origem a um grupo, eram Markão II, Elly, Max, Eli Efi, Xis e DJ Slick. A primeira aparição importante do grupo foi na coletânea Consciência Black, Vol II, na canção "Isso não se faz", que tratava do racismo com negros mundo afora. Porém o sucesso do grupo se inicia com a composição da música "Homem de Aço” em 1998, a qual teve grande alta popularidade entre os jovens e veiculações constantes nos veículos de mídia.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 18/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

“Re-Existência”: uma performance de música, dança e poesia com Thiago Ferreira - Performance
RE-Existência: uma performance de música, dança e poesia conta a história de um homem negro, gay, periférico e adepto à religião de matriz africana que expressa, por meio de manifestações artísticas, sua identidade, seus desejos e suas experiências de vida. Nessa criação, por meio da arte, sua Re-Existência transmite uma mensagem de força, esperança e fé, conectando tecnologias ancestrais, memórias individuais e lutas coletivas.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 19/11 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Percubeat - Intervenções Culturais - Performance
Uma composição de artistas e arte-educadores que traz consigo há mais de 5 anos interatividades ao público infanto-juvenil e adultos através de ações culturais compostas pelos elementos da cultura hip hop e sua pluralidade. As atividades são debates, workshops, mostras artísticas e competições de danças urbanas, possibilitando reflexões sobre o papel da arte/artista perante à sociedade.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 19/11 às 13h. Livre. Grátis. 360 minutos.

Sub Frequências com Grave Urbano - Reggae
Sub Frequências é um evento musical e cultural organizado pelo coletivo Grave Urbano, em parceria com diversas instituições locais e artistas da região. O evento tem como objetivo celebrar a cultura negra, promover o desenvolvimento socioeducativo por meio da música e oferecer um espaço de expressão artística para os jovens das comunidades periféricas da zona sul de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 19/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

História real, matriz ancestral com Grupo Afro Babalotim - Música
O grupo Babalotim apresenta o espetáculo "História real, matriz ancestral" com um elenco contendo 6 músicos e 3 dançarinas que através de suas músicas e coreografias, contam um pouco da trajetória do povo negro após a diáspora. Salientando a importância da memória que atravessou o tempo e segue sendo contada por antepassados sobre os tempos antes do período de colonização.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 19/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Encontro de Maracatu - "Construção de adereços de Maracatu + Cortejo de Maracatu com Baque CT" - Cultura Popular e Tradicional
Um convite para confeccionar coroas e braceletes de maracatu e participar de um lindo cortejo de maracatu com o Baque CT que é uma verdadeira viagem ao Pernambuco. Seus cantos são carregados de significados sagrados e sua percussão é contagiante, fazendo com que o público encontre um conjunto de características regionais da dança, da música e dos figurinos que remetem desde a história do Brasil colonial até os desfiles de carnaval atuais.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 19/11 às 14h. Livre. Grátis. 360 minutos.

Sarau Retomada - Sarau
O Sarau da Retomada é um movimento de transformação que traz consigo a arte, o brincar e as várias manifestações das culturas originárias de Pindorama. Sendo um espaço de acolhimento, conexões, identidades indígenas e periféricas.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 19/11 às 13h. Livre. Grátis. 240 minutos. Endereço: CEU Parelheiros. Praça do Trabalhador, s/n - Jardim Maria Fernandes.

 

Mostra cultural Preta de Parelheiros - Mãe Gê, Ekedi Cida, Festa Black Swag e Maru e Amigos
A Mostra Cultural Preta de Parelheiros é um evento que celebra a produção e a movimentação cultural negra no território. Uma grande festa onde será apresentado o que rolou de melhor durante a programação do mês. Com apresentação de Capoeira, JAM musical e um baile com o Dj Gordo.
Com participações de:
Maru e Amigos às 16h
Festa Black Swag às 17h
Palestra Sobre ancestralidade e cultura com Mâe Gê às 13h
Palestra Sobre ancestralidade e cultura com Ekedi Cida às 13h45
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 26/11 a partir das 13h. Livre. Grátis. 120 minutos. Endereço: CEU Parelheiros. Praça do Trabalhador, s/n - Jardim Maria Fernandes.

Kazunji - Cultura Popular e Tradicional
Kazunji, palavra originária da língua Kimbundo, remete a quem guarda a ancestralidade. A família Kazunji procura manter vivas as musicalidades de tradições negras brasileiras e africanas que resistem em São Paulo. Idealizado por Maurício Badé, o bloco promove diálogos musicais inspirados em relíquias da cultura afro-brasileira, como samba-reggae, coco e maracatu.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 12/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba com Fabiana Bombom - Música
Fabiana Bombom faz uma linda homenagem às suas grandes referências musicais cantando as rainhas do samba, passando por Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Clara Nunes, Alcione, Jovelina Pérola Negra, Elza Soares, até chegar em Clementina de Jesus, num repertório rico e cheio de emoção, com o melhor do canto e do batuque na força da sambista e da mulher brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 19/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Adilson Aragão Semi Novos e Usados - Música
Nesse espetáculo, Adilson Aragão e sua banda apresentarão um repertório voltado para o público da melhor idade. Pessoas idosas que viveram suas juventudes nos anos 60 e 70, ouvindo clássicos da música brasileira e internacional, e dançando o Twist e outros ritmos da época. A ideia é levar o público a viver momentos nostálgicos e a recordar momentos felizes de suas vidas.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 19/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Aniversário da Casa de Cultura Tremembé com Lívia Cruz - Hip Hop
O repertório do espetáculo traz as principais músicas de sua carreira, que atravessou gerações, marcando a história do Hip Hop no Brasil no formato clássico dos shows de RAP. A cantora é acompanhada por um DJ de performance e conta com participações de artistas parceiros que compõem essa linha do tempo, comemorando em 2023 uma década de lançamento do seu primeiro álbum "Muito Mais Amor", que tem sua marca no Rap nacional e ganha nova roupagem na apresentação atual da cantora.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 19/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Aniversário da Casa de Cultura Tremembé com Dryca Ryzzo - R&B
Com uma trajetória já conhecida no Hip Hop e no Pop Music, a cantora que já foi backing vocal de grandes nomes da música e dividiu o palco com muitos outros famosos, cresce cada vez mais na carreira. O espetáculo é projetado em formato de pocket show, contando com DJ e duas backing vocal que a acompanham. Portanto, para quem busca diversão com qualidade musical, a voz marcante de Dryca Ryzzo é a melhor opção para a noite ser inesquecível!
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 19/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ethnokhaos no Sarau Retomada - Música
O Hip Hop é uma linguagem que ajuda a compreender a convergência entre o ativismo negro e o indígena. E para expor essa convergência, o grupo ETHNOKHAOSS formado por Wera Mc e Thatila Mc, marca presença com sua mensagem através do Rap no Sarau da Retomada, um espaço de acolhimento, conexões, identidades indígenas e periféricas.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 19/11 às 18h50. Livre. Grátis. 120 minutos.
Endereço: CEU Parelheiros - Praça do Trabalhador, s/n - Jardim Maria Fernandes.

Aniversário Casa de Cultura do Tremembé com Thulla Melo - Música
Dona de uma voz ímpar e encantadora, Thulla Melo tem o estilo musical da Black Music, R&B contemporânea e Soul Music, tendo iniciado sua carreira como cantora aos 16 anos e encontrado na música negra uma das suas maiores fontes de inspiração. Em sua personalidade tem uma força incrível e carisma que fazem de suas apresentações um espetáculo cheio de graça, swing e boa música.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 19/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos


Brigada Sul - Música Hip Hop
"O grupo Brigada Sul apresenta o show ""Do Cárcere ao RAP"" com a participação do grupo Comunidade Carcerária.
Esse projeto musical visa apresentar as músicas do consagrado grupo Brigada Sul e propor uma troca com os integrantes do grupo Comunidade Carcerária, que compartilhará um pouco da sua vivência durante os anos que estiveram privados de sua liberdade e quais os aprendizados extraídos desta experiência, com o objetivo de chamar a atenção do público para uma realidade impactante que teve um desfecho surpreendente, por conta do encontro com a cultural Hip Hop.
Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 19/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Endereço: Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, SP.

Baile do Ó com Chefão do Piseiro e Banda - Música
Atualmente o artista está se dedicando aos trabalhos de gravação e regravação de músicas arrocha tecno, estilo sofrência, revelando que o estilo musical é assim chamado, aqui no Norte, devido às misturas que os artistas fazem, canções que estão tocando nas rádios AM'S e FM's, sites de músicas, canais de youtube e outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 19/11 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Escultura Eternos com Cordão Sucatas Ambulantes - Intervenção Visual
Intervenção visual de duas esculturas de 2 metros cada em homenagem a Valter Hylário e Dona Dita; ambos são reconhecidos como patrimônios da Cidade Cidade Tiradentes por suas contribuições na construção da história da cultura local. O Cordão Sucatas Ambulantes foi responsável pela série de esculturas sobre a força do abraço que tomou conta dos equipamentos culturais nos anos da pandemia da covid 19.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 20/11 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

É o Dom Filosofia Reggae - Música
Filosofia Reggae é uma banda composta por um trio vocal feminino - Dana David, Nina Root’s e Dodô - que em sua trajetória soma mais de 19 anos e 4 discos gravados. Neste último álbum lançado, gravado em formato de clipes, está composta algumas regravações da grandiosa MPB com uma nova roupagem, além de nossas músicas autorais, sendo uma delas o grande sucesso da banda "Sentimento bom", que também vem em novo formato.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 20/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba de Coco com Luciana Felix - Vivência
O Samba de Coco é uma prática coletiva tradicional das mais importantes do Nordeste Brasileiro, é executado através de vários instrumentos musicais, acompanhado com muitas palmas, dança e canto. A cantora, compositora, líder de grupos de percussão e multi-instrumentista Luciana Félix mostra através dessa vivência toda a versatilidade e alegria que carrega o Samba de Coco.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 21/11 às 16h. Livre. Grátis. 150 minutos.

Histórias do Nosso Povo com A Hora da História - Contação de Histórias
Com esse material tão rico, propomos uma seleção de contos, lendas e causos de várias partes do país com personagens do folclore como vitória-régia e saci - versões brasileiras de contos europeus - contados de maneira engraçada e com bastante interação do público na construção e na resolução das histórias. Assim o espetáculo é uma viagem às nossas origens, redescobrindo e valorizando a diversidade da nossa tradição, e a riqueza das semelhanças e diferenças da nossa cultura.
Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 22/11 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, SP.

SP é Samba Rock! - Dança
O DJ residente e os professores/produtores da Macai Produções e do Coletivo Eu Soul Sambarock - experientes atuantes na Cultura Samba-Rock na cidade de São Paulo - convidam todos para participar desta edição do “SP é Samba Rock!”, que será uma intervenção artística muito dançante e que se dispõe a ser um fomento de encontro de gerações.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 22/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Espetáculo “O Macaco e a Lua" com Cia Pé no Asfalto - Teatro Infantil
O espetáculo “O Macaco e a Lua” da Cia Pé no Asfalto é uma encenação realizada por uma dupla de palhaços a partir de um conto tradicional africano de Guiné Bissau. Utilizando recursos das reprises clássicas como circenses, acrobacias, música e ludicidade para reviver essa história, eles contam de forma mítica como surgiram os tambores na África.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 23/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Espetáculo Avoapé - Teatro Infanto-juvenil
Avoapé conta narrativas sobre os orixás mulheres e a ancestralidade através da dança. O protagonista é um rapaz que encontra nas adversidades da vida os seus caminhos fechados: falta de acesso e falta de trabalho, trabalho esse que para o trabalhador periférico é uma questão de sobrevivência. E frente a essas dificuldades, será apresentada a intervenção das Yabás, que irão socorrer os personagens ao longo do espetáculo.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/11 às 14h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

As Histórias Que Vivem em Mim com N'Kinpa - Teatro Infanto-juvenil
O espetáculo trará como narrativa os feitos das heroínas negras brasileiras. Partindo da rememoração das histórias e de ritmos herdeiros da cultura afro diaspórica, dessa forma, contaremos e cantaremos os pontos-poéticos de luta e resistência daquelas que triunfaram com a força da ancestralidade e pela necessidade de existir. Onde essas mulheres nos encontram e onde as encontramos?
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 24/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Show Luana Baiô - Música
Um espetáculo de canções autorais e releituras que trazem como tema a espiritualidade, a magia, os feitiços, encantarias, através de vissungos, sambas, jongos e outras músicas que fizeram parte da trajetória de vida da cantora.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 24/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

YMA - Par de Olhos - Música
“Par de Olhos” é o espetáculo da cantora e compositora paulistana YMA. Com sonoridade misteriosa e onírica, a artista busca potencializar os elementos estéticos e conceituais do disco tanto em suas formas sonoras como visuais, proporcionando ao público uma experiência imersiva em sua obra.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 24/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tambor de Crioula com Téo Menezes - Música
Téo Menezes, nascido no Maranhão e criado no terreiro de Tambor de Mina, uma das casas de matriz africana mais conhecidas do país, traz do Maranhão um recorte de nossa cultura popular: O Tambor de Crioula, que existe desde as senzalas, a sabedoria corporal da mulher crioula, seu divertimento e brincadeira, atualmente representa um universo de sabedorias.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 24/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Pés Na Estrada com Dragão 7 - Apresentação Infantil
Três palhaços estão com os?pés?na?estrada e por onde passam levam alegria e diversão. No meio da viagem param para descansar e a partir daí acontecem confusões e peripécias, pois cada um tem seu próprio jeito de fazer as coisas, mas no fim descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso!
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Zoio 3 Décadas convida - Hip Hop
Zóio 3D (3 Décadas Convida) tem o intuito de fomentar através das apresentações o protagonismo dos artistas periféricos, com o objetivo principal de resgatar a cultura hip hop desde os anos 90 e levar arte, informação, lazer, entretenimento e reflexões de questões sociais para os eventos em sua totalidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 25/11 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Made In Favela - Trap
O grupo Made in Favela, da Zona Leste de São Paulo, realiza uma apresentação de suas produções autorais e independentes. Entre faixas do grupo e solo de cada integrante, ilustra a realidade periférica através das músicas que falam sobre sobrevivência, desejo de conquistar, amor e o dia a dia da quebrada.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 25/11 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Lançamento Álbum Du Conceito - Hip Hop
Du Conceito foi formado em 2002 pelo artista solo Eduardo que é conhecido como Du, e após dois anos se tornou um grupo com três integrantes. No ano de 2012 foi lançado o primeiro álbum com o título “Trajetória Loka”, e a partir disso o grupo participou de várias coletâneas. Atualmente no cenário do Rap/Hip Hop faz apresentações e participações em grandes palcos da Cidade de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Rap Vive com Criminal Rap - Música
A apresentação do Criminal Rap traz para os palcos toda a experiência adquirida no decorrer dos anos dentro da cultura Hip Hop, com a missão de dialogar com seu povo através do Rap nacional. Suas instrumentais trazem toda a influência do Gangsta Rap do começo dos anos 90, com Slamgingado e letras inteligentes que sempre fizeram do Criminal Rap, ser um grupo muito respeitado dentro do movimento Hip Hop.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 25/11 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Africa In Brasil com Pê da Palavra - "Recital de poesia e literatura - Slam"
José Paulo, também conhecido como P.M.C participou da construção das bases do Hip Hop Nacional nos anos 80. Em 2014, lançou o projeto “Pé de Palavras” com o parceiro Dehco Wanlu, que traz um Hip Hop alegre, envolvendo o público juvenil em fase de alfabetização. Como educador social, Pê utiliza a linguagem da cultura Hip Hop como um instrumento de aproximação e comunicação com os jovens, atuando também na área da educação social, com experiência voltada à juventude que sofre com a exclusão e vulnerabilidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bola de Meia - Samba-Rock
No espetáculo especial da banda Bola de Neve, a ideia é reverenciar mestres trazendo no repertório os principais nomes que foram responsáveis pelo surgimento, manutenção e permanência da cultura do samba rock. A banda interpreta músicas de Jorge Benjor, Bebeto, Originais do Samba, Wilson Simonal, Luís Vagner, entre outros, além de apresentar canções inéditas que fazem parte do trabalho atual da banda.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 25/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Show do Louis - Trap
Música dançante e harmônica para os ouvintes e apreciadores desse gênero dançarem e se embalarem no balanço do som.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 25/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Chama pra Roda! - Música
O Coco de Roda é uma manifestação da cultura popular tradicional, oriunda do nordeste brasileiro. Assim é um convite para toda comunidade participar ativamente, cantando a resposta em coro, dançando em roda ou em pares e tocando os instrumentos de percussão, sem a diferenciação entre “artistas” e “público” que estamos acostumados a ver na arte em geral.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Quelynah - Hip Hop
Cantora Quelynah que está terminando seu novo disco que será lançado em 2023, vai esquentando o lançamento com o final da turnê do seu espetáculo "Soul Diva". A musa traz seu repertório quente e dançante no melhor estilo street black music.?
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Jazz Prazz Dezz - Oitava cor, homenagem a Luiz Carlos da Vila Jazz - Música
Jazz Oitava Cor com a banda Jazz Prazz Dezz, presta homenagem ao brilhante compositor e músico Luiz Carlos da Vila. Com sons e acordes na pegada do samba jazz, a banda embala grandes sucessos de ouro do artista, numa verdadeira celebração à arte negra - mês da Consciência Negra.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Africa In Brasil com Bitrinho - Hip Hop
Bitrinho tem a herança da black music no berço? familiar como sua principal referência.? Em seus 10 anos de carreira contribuiu em dezenas de colaborações e em 2013 lançou sua? mixtape de estreia “FexaCaz10”. Já participou do programa Rap Box, do coletivo Afrika Kidz? Crew, e foi recomendado por Mano Brown, durante entrevista no Pânico na TV.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Realidade Urbana na Chico Science - Rap
O Realidade Urbana apresenta em suas composições, uma ideia de solução com informações e propósitos na busca dos objetivos e ideais, no combate aos problemas periféricos existentes. Uma apresentação em comemoração ao Mês da Consciência Negra e dos 50 anos do Hip Hop.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 25/11 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.

Africa In Brasil - Lino Krizz canta Tim Maia - Intervenção Artística
Black Music Show apresenta um tributo ao cantor e compositor Tim Maia, em que Lino Krizz canta os grandes sucessos acompanhados de sua banda.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Yago Oproprio - Hip Hop
Yago Oproprio trilha os caminhos do diálogo com as pessoas e as cidades, salta da quebrada para o mundo, sem abandonar a raíz, traçando um caminho forte com o funk e o rap nacional. Ao mesmo tempo que absorveu nomes como Chico Buarque, Moreira da Silva, Pedro Luís e a Parede, entre tantos outros, neste espetáculo, Yago traz ao público 16 composições, entre elas seu lançamento “Tocaia”, totalizando uma hora de apresentação.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 25/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Mostra Cultural Preta de Parelheiros com Grupo Luz Divina - Capoeira
A Mostra Cultural Preta de Parelheiros é um evento que celebra a produção e a movimentação cultural negra no território a partir de uma grande festa onde será apresentado o que rolou de melhor durante a programação do mês. Com apresentação de capoeira, JAM musical e um baile com Dj Gordo.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 26/11 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Endereço: CEU Parelheiros. Praça do Trabalhador, s/n - Jardim Maria Fernandes.

Pop Rock Nostálgico com Lucas Vaulino e banda - Música
Apresentamos hits de enormes sucessos dos anos 90 e 2000 com leituras diferentes, mas mantendo a essência de seus autores. A apresentação conta com 60 minutos podendo chegar a 120 minutos, trazendo uma sensação nostálgica do rock clássico e relembrando ícones do gênero como Legião Urbana, Cazuza e Cássia Eller.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 26/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Mostra Cultural Preta de Parelheiros com Leiláh - JAM
A Mostra Cultural Preta de Parelheiros é um evento que celebra a produção e a movimentação cultural negra no território a partir de uma grande festa onde será apresentado o que rolou de melhor durante a programação do mês. Com apresentação de capoeira, JAM musical e um baile com Dj Gordo.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 26/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: CEU Parelheiros. Praça do Trabalhador, s/n - Jardim Maria Fernandes.

Somkofa - Mestre Zé Negão - Cultura Popular e Tradicional
Apresentação em que Mestre Zé Negão interpreta a sua vida e obra mesclando elementos tecnológicos contemporâneos às sonoridades ancestrais e influências afrolatinas. Um espetáculo enraizado, intimista e profundo.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 26/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dia da Consciência Negra na Brasilândia com Vinisax & Banda - Música
Casa de Cultura Brasilândia apresenta Vinisax & Banda, projeto de música autoral e instrumental com foco nos ritmos afrolatinos, com destaque na improvisação, a forma espontânea de expressão e no tambor como tecnologia ancestral de comunicação. Banda afrocentrada que reúne jovens músicos da cena de São Paulo tendo como propósito a exaltação da cultura preta de forma política, musical, artística e sensível.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tardes Africanas com Ideologia Fatal - Hip Hop
Destacando o Mês da Consciência Negra que nos faz pensar em todo o sofrimento e dor que os africanos trazidos ao Brasil sofreram, as consequências continuam em nossa sociedade brasileira. O projeto Tardes Africanas pretende promover ações de educação e cultura, afirmando-se como componente fundamental na educação para a cidadania, gerando assim a reinserção social de crianças e jovens numa perspectiva de participação.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 26/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sem medo Tour 2023 com Decore - Rock
A banda de rock/hardcore e rap DeCore retorna após hiato de 8 anos com nova formação e nova turnê intitulada "Sem Medo". Com uma extensa bagagem que inclui turnês internacionais pela Argentina e Europa, o power trio paulistano apresenta um super espetáculo de hardcore com mesclas de rap. No repertório, apresenta músicas como 'De Longe', 'Nas Nuvens' e 'Sangue Novo Positivo' do primeiro álbum de 2006 e 'Da Zona Leste pro Mundo', 'Alien' e 'Mulher, Skate e Som' do segundo de 2010, imperdível!
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 26/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Grupo Afro Fankama - Dança
Neste espetáculo serão realizadas breves coreografias de ritmos mandinque, convidando também o público para dançar. Com muita coreografia e música com instrumentos pendurados nos ombros, além de figurinos de tecidos africanos confeccionados pelo próprio grupo, os moldes e instrumentos importados da Guiné.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 26/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Eranko com Circo de Ebanos - Circo
O circoa apresenta elementos da cultura afro-brasileira que são pontos centrais do espetáculo. Os números circenses tem alta qualidade técnica, com referências clássicas e modernas. ERANKO, significa animal no idioma Yoruba. O elenco do Circo de Ébanos é composto totalmente por artistas negros e periféricos.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 26/11 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dia da Consciência Negra com Canto da Raça - Samba
Casa de Cultura Brasilândia apresenta Canto da Raça, um projeto que conta com músicos moradores da cidade de São Paulo, resgatando a atmosfera das rodas de samba onde a palma e a voz do público se sobressaem fazendo o espetáculo acontecer e, ainda visa expandir a cultura do samba de raiz pouco falada na região e aprimorar o conhecimento de quem já sabe nos arredores da cidade de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Cria de quebrada com Plugins - Rap
A banda pernambucana Plugins traz a São Paulo o espetáculo “Cria da Quebrada”, um verdadeiro mix de rap, hardcore e new metal, uma explosão de referências sonoras com temas que expressam a realidade periférica do Nordeste, mais especificamente de Recife, cidade local do quarteto. As apresentações da Plugins costumam ser contagiantes e energéticas, um autêntico concerto de Rock!
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 26/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Viva Pixinguinha com Tantos 4 - Música
Nessa apresentação, o artista traz algumas das obras mais conhecidas de Pixinguinha com novos arranjos e novas sonoridades, além de relembrar algumas histórias sobre essas composições. Trazendo um pouco das obras ainda não tão conhecidas, no formato de roda de choro "padrão", explora alguns choros cantados e sambas de Pixinguinha.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 26/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Mostra Cultural Preta de Parelheiros com Baile do DJ Gordo - Hip Hop
A Mostra Cultural Preta de Parelheiros é um evento que celebra a produção e a movimentação cultural negra no território a partir de uma grande festa onde será apresentado o que rolou de melhor durante a programação do mês. Com apresentação de capoeira, JAM musical e um baile com Dj Gordo.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 26/11 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Endereço: CEU Parelheiros. Praça do Trabalhador, s/n - Jardim Maria Fernandes.

Aniversário da Casa de Cultura do Tremembé com Samba da Pracinha - Música
Fundado em março de 2013 no bairro do Tremembé, com o objetivo de trazer a cultura do samba de forma gratuita para a Comunidade da região Norte de São Paulo sem fins lucrativos, o samba da Pracinha busca resgatar a tradição das rodas de samba, que ocorriam desde o final dos anos 90, na Praça Mariquinha Sciascia (Pracinha do Tremembé); das quais boa parte dos integrantes do projeto fizeram parte.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 26/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dia da Consciência Negra na Brasilândia com Timm Arif & Os Infinitos - Música
Um novo formato de apresentação com músicas do novo álbum intitulado: "Verão Sombrio" em banda. Tendo como diretor musical o musicista Luiz Viola e membro d'Os Infinitos, a banda conta com os membros Thiago Rocha Beats na MPC, Tiago Freitas na Guitarra, Júlio César no Baixo e o backing da dupla Canto Yori, composto por Negolias e Fahlyma.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

W-Yo - Hip Hop
Um estilo entre o Rock e o Rap das periferias de São Paulo, com a construção de uma frente musical para jovens skatistas, o artista W-Yo, que por muito tempo atuou nesta vertente, agora inicia uma nova etapa em sua carreira, com o lançamento de um vinil. Apresentando diversos singles inéditos de sua própria autoria, o artista traz letras de consciência, criadas para instruir jovens e adultos a uma luta contínua pela esperança e pela fé em dias melhores.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 26/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tributo A Black Music com Don Paulinho Lima - Música
Don Paulinho Lima é baterista e vocalista, crooner de orquestras de bailes legendários, sob comando de grandes maestros, como Branco, Silvio Mazzuca, Kojak, Erlon Chaves, entre outros. Com a musicalidade já nas veias, Paulinho aprendeu a tocar desde pequeno, cercado por boas referências musicais nacionais e internacionais. Autodidata, aprendeu a tocar bateria sozinho, devido ao seu instinto musical e observador.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 26/11 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Trança Africana com Walkiria Miranda - Workshop
A artista atua há mais de 20 anos no ramo das técnicas de tranças africanas, no qual ministra cursos, oficinas e capacitações para mulheres periféricas aplicarem seus conhecimentos, fomentando o empreendedorismo e economia criativa.
Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 25/11 às 09h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, SP.

Culinária Ancestral com Célia Rigaud Sá - Workshop de Culinária
Célia Rigaud Sá tem 69 anos, é mulher preta e periférica, atua há mais de 30 anos com gastronomia, como cozinheira e empreendedora, é um exemplo de resistência em sua quebrada. Atualmente ministra palestras e workshop multiplicando saberes e auxiliando a economia criativa do bairro.
Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 27/11 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, SP.

Graffiti com consciência com Jessica Cat - Artes Visuais
No evento Graffiti com Consciência, a artista Jessica mais conhecida como CAT, realizará um processo de pintura em espaço interno da Casa de Cultura Itaim Paulista.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 28/11 às 15h. Livre. Grátis. 300 minutos.

Sensei Edmilson - Workshop
Edmilson Ferreira Martins, mais conhecido como Sensei Edmilson, tem 59 anos e há pelo menos 30 anos é ativo em projetos sociais voltados às mulheres pretas da periferia, trabalhando a temática da defesa pessoal, através da prevenção, defesa e cuidar do físico e mental de mulheres.
Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 28/11 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, SP.


Negra Kiara com Suzi Nascimento - Contação de Histórias
A história de Kiara relata, aos olhos inocentes, a inverdade de uma realidade imposta. Fala sobre uma criança negra e a vivência dela em família, a retirada dela do lar, a separação das famílias e a apresentação do racismo em uma terra nova. Iniciando um grito por liberdade que não cessa.
Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 29/11 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, SP.

Batuque na Cozinha - Nossas Vozes com Coletiva de Mulheres do Expresso Periférico - Sarau
O Sarau Batuque na Cozinha é uma partilha de experiências pessoais e ancestrais, é um momento de curtir e mostrar poesia. O Batuque é uma festa de femenagem àquelas que vieram antes de nós e fizeram com que isso fosse possível.
Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 30/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, SP.