Prefeitura promove Dia das Crianças em 32 praças e mais de 160 atrações

Praças da Cultura - Dia das Crianças acontece no feriado do dia 12 de outubro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação especial do programa Praças da Cultura - Dias das Crianças. No feriado do dia 12 de outubro, praças de todas as regiões recebem programação infantil gratuita, das 10h às 14h, contemplando diversas linguagens artísticas - as atrações também se estendem ao longo do dia pelos Centros Culturais e Casas de Cultura.

“São 32 praças da cidade, uma em cada subprefeitura, recebendo programação infantil. Ao todo, são mais de 160 atrações”, conta a secretária de cultura Aline Torres. “O programa Praças da Cultura é uma verdadeira construção de equipamentos culturais, sem tijolos! Ele vai para o lugar onde temos menos ou nenhum equipamento cultural"

Entre os destaques da Zona Leste, estão A rainha da dança esquisita, uma performance de dança misturada com contação de histórias, que chega na Praça Sampaio Vidal, na Vila Formosa; em Guaianases, o Teatro da Mafalda apresenta dois espetáculos circenses na sequência: Encontro de Palhaças e Cabaré da Mafalda, na praça da Rua Miguel Martins Lisboa; em Cidade Tiradentes, a Ocupação Mundo Giras traz diversas brincadeira na R. Coração de Maçã, 280, dentro do Conj. Hab. Castro Alves; em Ermelino Matarazzo, o grupo Malas Portam apresentam a contação de histórias Passando Histórias da África, na Praça Benedicto Ramos Rodrigues; em Itaquera, a Cia Terezinha de Contação de Histórias se apresenta com releituras de “O Flautista de Hamelin” e “Lenda do Boitatá”, entre outras histórias, para falar sobre o meio ambiente na Praça Brasil; na Mooca, o Centro Esportivo Mooca recebe o espetáculo Os Mequetrefe, dos Parlapatões; na Penha, a Praça do Morcegão recebe Decolar, o novo show do grupo Badulaque; em São Mateus, a Ocupação Território do Brincar acontece toda a manhã com recreações e brincadeiras lúdicas Praça Osvaldo Luís da Silveira; em São Miguel, a contação Maradopin e Assim se Fez o Brasil, da Cia. Sereiando Contos; na Vila Prudente, a Cia dos Tortos apresenta o circo Vale a Pena na Praça do Samba; no Itaim Paulista, a Cia Passarinho Contou traz o Realejo de Histórias para a Praça Lions Clube Itaim Paulista.

Na Zona Sul, a Praça Campo Limpo recebe uma programação circense que inclui O Abrazo Girafa, da Cia Duna, e O Mundo dos Irmãos Becker. No Jardim Santa Fé, na Praça do Jardim Myrna, a Cia do Núcleo apresenta o espetáculo musical Tucantaconto!, com canções do universo popular; em Cidade Ademar, na Praça Comunitária Lígia Maria Salgado, o Cortejo Brincante Cacuriá Brincadeiras Encantadas, do KalungaErê, traz músicas sobre a vida nas periferias urbanas; no Jabaquara, Grupo Candearte apresenta a Cocada Candearte, com repertório de danças e cantigas populares, na Rua Constantino Cavafi, 339; no M’Boi Mirim, as atrações acontecem em frente à Casa de Cultura do M’Boi Mirim - entre elas, Preta de Neve no Reino Encantado, da Cia Dois Ventos; em Parelheiros, a Praça Júlio César de Campos recebe a peça Oryai – O Brinquedo dos Curumins, do Palco Cia de Teatro; em Santo Amaro, a Casa de Cultura Manoel Mendonça traz a Ocupação Mundo Giras, com diversas recreações artísticas para as crianças; em Sapopemba, a 4 Praças Grimaldi recebe o espetáculo de dança Um Voo na Floresta, da Cia Meu Corpo Meu Brinquedo; na Vila Mariana, a contação de histórias Bike Art – Grandes Nomes da MPB se inspira em canções e grandes artistas da música popular brasileira na Rua Dr Mário Cardim, n° 2 até n° 89; no Ipiranga, a Cia de Achadouros apresenta o espetáculo Origens do Brasil, com histórias da cultura popular brasileira, na Praça Frei José Maria Lorenzetti.

Na Zona Norte, a Casa Verde recebe, na praça da Avenida Koshun Takara, 313, a intervenção artística Rolê de Nenê, da Cia Mover, com brincadeiras voltadas para bebês e crianças da primeira infância juntamente com seus pais, familiares ou cuidadores; na Brasilândia, a Praça Itálico Ancona Lopez recebe o teatro infantil Putakaryy Kakykary, O Sopro da Vida, inspirado no livro infantil homônimo do autor indígena Kamuu Dan Wapichana; no Jaçanã, Coruja EmCena apresenta a peça Cantigas na Meia e, na sequência, o show Brass Band Infantil, na Rua Barão Carlos de Souza Anhumas; em Perus, a Cia Santarosa apresenta O Pequeno Circo da Família Silva, na Praça Vig. João Gonçalves de Lima; em Pirituba, a Trupe Liuds apresenta o espetáculo circense Mjiba A Boneca Guerreira no Jardim Felicidade; em Santana, a Praça Vereador Antônio Sampaio ("Pista de Skate do Lauzane") recebe o espetáculo Canta e Conta, adaptação do livro “Dez sacizinhos”, de Tatiana Belinky; na Vila Maria, a TáDito Cia das Artes apresenta Capelinha de Melão, teatro infantil com quadrilha junina e a confecção da capelinha de cravo, rosa e manjericão na Praça Padre João Bosco Penido Burnier.

Na Zona Oeste, a R. Jacques Pilon, na Lapa, recebe a peça O Livro do Improviso, da Cia. Teatro Enlatado; em Pinheiros, a Praça Arlindo Rossi recebe O Pescador e a Mulher-Esqueleto, do Grupo Caleidoscópio, usando bonecos com a técnica de manipulação japonesa Bunraku; no Butantã, a Companhia Madeirite Rosa apresenta a peça Pro Mundo Virar na Praça Eng. Noriyuki Yamamoto.

Por fim, no Centro, a Biblioteca Monteiro Lobato recebe o show Cortejo Vem Brincar, com cantigas populares do universo infantil.

Ao longo do dia, os equipamentos culturais da SMC também recebem programação. Nos Centros Culturais, estão entre os destaques a Banda Pequeno Cidadão, no Tendal da Lapa; a peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá, no Teatro Arthur Azevedo; a projeção mapeada Vrumvrumzinho, no Teatro Paulo Eiró; e Festival da Primeiríssima Infância, no Teatro Flávio Império. Todas as apresentações acontecem dia 12.

Já nas Casas de Cultura, o grupo KalungaErê se apresenta, dia 12, nas casas Hip Hop Sul, às 14h, Freguesia do Ó, às 15h, e Chico Science, às 17h. Já o circo Bando Golíardis se apresenta às 15h na Casa de Cultura Freguesia do Ó e a brincadeira Voltando a Ser Criança acontece ao meio dia, na Casa de Cultura Raul Seixas. Outro destaque é a contação de histórias Helena Black - A princesa e a Costureira, na Casa de Cultura São Rafael.

Confira a programação completa:

SUBPREFEITURA ARICANDUVA
Praça Sampaio Vidal, s/n, Vila Formosa, CEP: 03356-060, Sub Aricanduva/Carrão/Vila Formosa

Ubu Rei, Cia de Teatro PimentArdida, 10h, performance
Mãe Ubu tenta convencer Pai Ubu a assassinar Venceslau, o rei da Polônia, para usurpar-lhe a coroa e tornar-se rainha. No início, Pai Ubu é contra, mas acaba cedendo. O plano é colocado em prática e nosso anti-herói conquista a simpatia do povo, no entanto, logo ela se transforma em tirania. Ridícula e divertida, a história é um espelho grotesco e absurdo da iniquidade humana.

A rainha da dança esquisita, 11h, performance
Realizada em duas partes, a primeira é uma contação de história sobre uma rainha que, na sua festa de 30 anos, decide realizar um baile e convidar apenas quem dança do jeito mais esquisito possível. A segunda é a performance de um baile, em que tecidos e figurinos são utilizados em uma composição coletiva de dança.

Audácia, Cia. Terrível, 12h, circo
Um espetáculo solo que utiliza técnicas circenses e brinquedos populares, que remonta jogos com toques poéticos e imaginativos em um cenário que mistura casa de vó e paisagens urbanas. “Audácia” trata da coragem da Palhaça Arguta de ser sem dar explicação, de criar a vida que se quer viver, de brincar no mundo que se quer montar.

Vanilla Show, Cia Terrível, 13h, circo
Um espetáculo circense que celebra a força e a energia feminina, combinando técnicas circenses de alta qualidade com uma performance artística cativante. O espetáculo é protagonizado pela palhaça Vanilla, que traz à cena habilidades de malabarismo com claves e bolas, rola-rola, acrobacia e monociclo.

Primaverar, Cia. do Estômago, das 10h às 14h, intervenção artística
Uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece no formato de festa e conta com várias performances, possibilitando que o público possa experienciar diferentes estilos dentro de uma mesma linguagem.


SUBPREFEITURA BUTANTÃ
Praça Eng. Noriyuki Yamamoto, Jardim Colombo, CEP: 05625-170, Sub Butantã

Na Casa da Rosa, Companhia das Rosas, 10h, teatro de bonecos
Rosa é uma menina que ama o circo. Em sua casa, ela adora brincar de mudar os móveis de lugar. Cada vez que transforma o espaço, ela vive os desafios de ser uma acrobata, os riscos e a magia de ser uma equilibrista e o encantamento e as surpresas de ser uma mágica.

Pro Mundo Virar, Companhia Madeirite Rosa, 11h, teatro
A menina Ela gosta de dançar desde a barriga da mãe. O tempo vai passando e a garota enfrenta dificuldades para fazer com que suas criações e inspirações tenham lugar nos vários espaços da vida. Até que uma duvidosa solução para seus conflitos a faz escorregar para um outro tempo e espaço. Lá, Ela encontra um mundo onde cantar, criar e dançar é tão comum quanto respirar, e a atitude inventiva do ser criança é parte fundamental da vida.

Momento Ma(g)ico, Maico Silveira, 12h, circo
Um jogo de palavras, uma brincadeira de ilusões para toda família. Em cena, o mágico traz histórias e números que encantam públicos de todas as idades, a partir de sua própria vivência no mundo do ilusionismo.

A Vida Mudada de um Bicho Mutante, Grupo Caleidoscópio, 13h, circo
Um espetáculo de teatro de bonecos, apresenta o dia-a-dia dos moradores de um jardim em cima de um barranco. Ao som de um violino surgem flores, borboletas, beija-flor e uma abelha. Esse clima é interrompido pelo surgimento de um grande ovo e de lá nasce uma engraçada lagarta. Dona Tatu Bola tentará salvar a lagarta de um grande perigo.

Primaverar, Cia. do Estômago, das 10h às 14h, intervenção artística
Uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece no formato de festa e conta com várias performances, possibilitando que o público possa experienciar diferentes estilos dentro de uma mesma linguagem.


SUBPREFEITURA CAMPO LIMPO
Praça do Campo Limpo, Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 17, Jardim Bom Refúgio, CEP: 05788-290, Sub Campo Limpo

O Mundo dos Irmãos Becker, Irmãos Becker, 10h, circo
Especialistas na arte do malabarismo, do equilibrismo e da arte do palhaço, os Irmãos Becker apresentam no espetáculo números com materiais diversos, como bolas de sabão, minibike, diabolô, claves e chapéus.

Amateur, Payaso Satin, 11h, circo
Um espetáculo dinâmico, que usa técnicas de palhaçaria, teatro físico, mímica corporal, malabares com lenços mágicos e bolas de pingue-pongue, manipulação de objetos (isolation) e constante participação do público, gerando um ambiente familiar, divertido, alegre e estimulante.

No Poket, Nopok, 12h, circo
Um espetáculo de circo que utiliza charlas clássicas, música, dança e comédia física na criação de gags e cenas cômicas. É uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhado por música ao vivo. O fio condutor da sua dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido.

O Abrazo Girafa, Cia Duna, 13h, circo
Um espetáculo solo, de rua, para toda a família. Malabarismo com piões acrobáticos acompanham o grande desafio que dá nome ao espetáculo. O clássico número de equilibrismo com um monociclo girafa, de mais de 2 metros, subir nas alturas, equilibrar uma bola de cristal no topo da cabeça e malabarear com três facões é o desafio. Acreditar no impossível se torna necessário para abraçar a sua criança interior.

Primaverar, Cia. do Estômago, das 10h às 14h, intervenção artística
Uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece no formato de festa e conta com várias performances, possibilitando que o público possa experienciar diferentes estilos dentro de uma mesma linguagem.


SUBPREFEITURA CAPELA DO SOCORRO
Praça do Jardim Myrna, s/n, Jardim Santa Fé, Sub Capela do Socorro

Canto de Omiô (No Mangue tem Frevo), Coletivo Canto de Omiô, 10h, música
Inspirada pela obra literária "Homens e Caranguejos", de Josué de Castro, e nutrida pela paixão pelo manguebit e pelas preciosas lições de Nilton Junior, as raízes culturais do Nordeste brasileiro se entrelaçam de maneira singular. Esta apresentação reinventa uma história de resistência artística periférica.

No Varal, Cia Trupe Liuds, 11h, circo
A dupla Candango e Torradinho resolve lavar toda a roupa suja e pendurar no varal. A partir daí, a plateia é envolvida de maneira lúdica e divertida no universo desse quintal, que lembra muito a nossa própria vizinhança.

Variedades Variadas, Pequena Trupe de Circo, 12h, circo
Dudu do Circo chega para organizar as coisas para a apresentação começar. Curioso e inquieto, pega os materiais do espetáculo e brinca com o público, que interage e acaba virando cúmplice nessa divertida bagunça de números. Improviso, comicidade e arte de rua amarram todo o espetáculo que utiliza malabares, monociclo, chicote e instrumentos musicais não convencionais.

Tucantaconto!, Cia do Núcleo, 13h, música
Quatorze músicas conhecidas do universo popular são executadas por uma banda, em um cenário composto por projeções, pernas coloridas, bancos e um balcão. No show também são contadas três histórias curtas, que buscam valorizar a tradição oral, bem como os ensinamentos contidos nessas narrativas.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.


SUBPREFEITURA CASA VERDE
Avenida Koshun Takara, 313, CEP: 02671-110, Sub Casa Verde/Cachoeirinha

Boi Bumbá, Cia Teatro Salada Vinte, 10h, teatro
Num misto de teatro popular, folgança e teatro de mamulengos, artistas mambembes tentam vender ao público um livro de cordel sobre o bumba meu boi. Sem sucesso, encenam com teatro de mamulengos e música ao vivo a história do folguedo. Os espectadores recebem fantasias e instrumentos e transformam-se em personagens e músicos, e a folia do bumba meu boi é festejada pelo elenco e todo o público.

Rolê de Nenê, Cia Mover, 11h, intervenção artística
Uma ação artística voltada para bebês e crianças da primeira infância juntamente com seus pais, familiares ou cuidadores. Nesta pequena folia, as brincadeiras, danças e canções são reinventadas a partir do espaço escolhido, das pessoas presentes e das relações construídas no momento. A escuta e o acolhimento fazem com que o espaço de brincar possa ser percebido como um espaço de todos.

Se Chove, Não Molha!, Circo Vox, 12h, circo
Uma família de palhaços, o pai e seus dois filhos, chegam para apresentar um espetáculo, mas se atrapalham ao fazer os números, que acabam sempre da forma errada. Os três ficam nesse “chove não molha” e então percebem no final que, sem querer, apresentaram um espetáculo divertidíssimo. Nessa montagem, o grupo traz esquetes tradicionais circenses adaptadas para a linguagem contemporânea do Circo Vox.

Pesadelo da Mágica, Cia LaClass Excêntricos, 13h, circo
Um espetáculo de metamorfoses. Cada trabalho realizado é único e sugere um pensamento e uma adaptação ao público, ao tempo e ao espaço. Essa é a proposta da artista: a cada novo espetáculo, um novo pensamento e movimento do seu repertório. Um espetáculo vivo que, como uma operária da arte, acontece com suas próprias demandas.

Brincadeira de Todos os Tempos, Grupo Tadito, das 10h às 14h, intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.


SUBPREFEITURA CIDADE ADEMAR
Praça Comunitária Lígia Maria Salgado, Av. Cupecê, alt. do n. 3229, CEP: 04386-130, Sub Cidade Ademar

Kazanki, Julian Granito, 10h, circo
Kazanki é uma expressão utilizada pelo artista que pode ser interpretada pelo público de diferentes maneiras. Transitando em mundos imaginários criados com técnica de pantomima e dinâmica de movimento, leva ao público um acolhimento das situações, que se identifica na loucura dos sucessos mágicos.

Cortejo Brincante Cacuriá Brincadeiras Encantadas, KalungaErê, 11h, intervenção artística
O cortejo é um convite para brincar Cacuriá com músicas que falam das realidades das periferias urbanas. Ao longo da apresentação, a companhia vai circulando pelos espaços, cantando e brincando com o público participante.

The Bigosty Show’s, 12h, circo
Um espetáculo circense musical que traz a essência dos shows de variedades dos anos 40 e 50, em que a figura do showman representava a multidisciplinaridade dos artistas daquela época. As improvisações humorísticas permeiam a dramaturgia, trazendo um frescor ao espetáculo que relembra antigos números circenses.

Circo Malabarístico, Irmãos Becker, 13h, circo
Artistas interagem com o público explorando os diferentes ângulos e possibilidades do malabarismo. Com diálogos nonsense e piadas rápidas, eles selecionam "voluntários" da plateia para ficarem sob a passagem de facas, apresentam um desengonçado balé jogando malabares com cones de rua e trocam claves em diferentes alturas subindo e descendo de uma escada.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.


SUBPREFEITURA CIDADE TIRADENTES
R. Coração de Maçã, 280, Conj. Hab. Castro Alves, CEP: 08474-230, Sub Cidade Tiradentes

Rock En'Rola, Cia dos Tortos, 10h, circo
Sizu sempre sonhou em ser um astro do rock, mas nunca conseguiu. Agora, ele arrumou um emprego de técnico e, no seu primeiro dia, vai montar o palco para a maior banda de rock n’roll do planeta, Filé à Cubana, mas alguns problemas acontecem. Será que a banda vai conseguir se apresentar? A técnica do equilíbrio do rola-rola e a ressignificação dos objetos criam uma apresentação lúdica e circense para o público.

Circo em movimento, 11h, performance/circo
Visando a desmistificação das atividades circenses, o projeto proporciona ao público o contato com a arte, a cultura e as atividades físicas. O que seria a prática de atividades circenses? Diversas atividades corporais, acrobáticas, malabarismo, acrobacias aéreas, entre outras.

Brincadeira, CIA K, 12h, circo
Tudo começa com uma caixa de música que se transforma numa vila onde moram o sonho e a fantasia. Uma trupe de artistas, acrobatas, músicos e malabaristas revive as melhores brincadeiras da infância de uma maneira lúdica, com esquetes e música ao vivo, numa leitura que utiliza linguagens como a dança popular, a música brasileira e o teatro.

Biruta Nua e Crua, Circo Nenúrio, 13h, circo
Sua banda, abandonada. Sua vaidade, desconstruída. Biruta não quer tocar apenas os olhos, mas também o coração. Biruta toca saxofone na banda mais querida de sua rua! Espetáculo falado, energético e envolvente que prioriza a troca com o público presente.

Ocupação Mundo Giras, das 10h às 14h, intervenção artística
Projeto desenvolvido para o público infanto/juvenil, contempla diferentes recreações artísticas. Cada intervenção fará que o público possa interagir de forma direta com a arte, em que pernaltas, mágicos, recreadores e uma decoração especial criarão um ambiente único ocupando espaços públicos, que desempenham diversas funções para a cidade.


SUBPREFEITURA ERMELINO MATARAZZO
Praça Benedito Ramos Rodrigues, s/n, Sub Ermelino Matarazzo

Passando Histórias da África, 10h, Malas Portam, contação de história
Nesse espetáculo, os viajantes trazem sua famosa “Mala Invisível” e apresentam ao público sua incrível bagagem, com lindas histórias de origem africana, contadas e sentidas ao som do instrumento djembê e ritmos oriundos da África.

Desconforto, Conforto & Cia, 11h, circo
Abracadabra, alakazam, sinsalabim... Será que alguma palavra mágica pode salvar o grande mágico Conforto de um fracasso no picadeiro? Conforto é um mago cheio de recursos inacreditáveis, que nos encanta com a sutileza do sublime, nos faz chorar com a pureza do humano e rir com a reinvenção do erro. É hora do grande espetáculo!

Círculo Mágico, TrouPé na Rua, 12h, circo
O espetáculo utiliza reprises clássicas do circo tradicional brasileiro. Com um cortejo de chamamento, o círculo é criado, envolve a plateia e a magia flui faceira no ar. Trazendo de volta o humor puro e infantil, típicos de circos mambembes, por meio de reprises de palhaços, magia cômica, fogo, malabares, monociclos, perna-de-pau, acrobacias, música, trechos da literatura brasileira infantil, além de irreverência e muito humor.

Fábrica de Brinquedos, Companhia LaMala, 13h, circo
Por meio da pantomima, a companhia recria o ambiente de um laboratório onde um inventor maluco exibe suas traquitanas e invenções. O espetáculo gira em torno dos encontros e desencontros da dupla, o inventor e a boneca, que realiza acrobacias e reinventa esquetes clássicas do circo. Extremamente visual, a gestualidade e a movimentação são os elementos primordiais para a comunicação com o público.

Brincadeira de Todos os Tempos, Grupo Tadito, das 10h às 14h, intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.

SUBPREFEITURA FREGUESIA/BRASIL NDIA
Praça Itálico ncona Lopez, CEP: 02730-070, Sub Freguesia/Brasilândia

Literatura na Calçada, Trupe BorboLetras, 10h, literatura
A trupe propõe uma intervenção artística literária que promove o incentivo à leitura por meio do brincar, com atividades de mediação de leitura, músicas, histórias, jogos e desafios. Com um acervo de livros com temas relevantes, o projeto reafirma a importância do respeito à diversidade na atualidade.

Balbúrdia, Artinerant's, 11h, circo
Balbúrdia revela o aprofundamento de uma relação a dois que se multiplica e se transforma, fruto da dinâmica da ligação. A dupla agora testa novas formas e cria diferentes diálogos para se manter unida.

Putakaryy Kakykary, O Sopro da Vida, 12h, teatro infantil
Baseada no livro infantil homônimo do autor Kamuu Dan Wapichana, a peça conta a história de um menino Wapichana, Wyn Dan, que descobre a importância das sementes e a magia do sopro. Nesta adaptação teatral, a narrativa está na voz de uma personagem fantástica e misteriosa, a Guardiã de Sementes, que no meio da mata utiliza elementos da natureza para construir sua história.

Circo Germinação, Grupo Germinar, 13h, intervenção artística
Projeto de montagem de espetáculo infantil que parte da pesquisa inicial de arquétipos circenses encenados no viés da palhaçaria. A ideia inicial é a apresentação de um circo por uma Mestra de Cerimônias e um sanfoneiro, em que as falas permeiam o poético e o lírico cuja as apresentações são números clássicos de circo.

Ocupação Mundo Giras, das 10h às 14h, intervenção artística
Projeto desenvolvido para o público infanto/juvenil, contempla diferentes recreações artísticas. Cada intervenção fará que o público possa interagir de forma direta com a arte, em que pernaltas, mágicos, recreadores e uma decoração especial criarão um ambiente único ocupando espaços públicos, que desempenham diversas funções para a cidade.


SUBPREFEITURA GUAIANASES
Rua Miguel Martins Lisboa, 500, Jardim Aurora, CEP: 08431-170, Sub Guaianases

A Trombeta Apocalíptica, Dupla Buiú & Teta, 10h, circo
Os palhaços Buiú e Teta chegam à cidade com seu carrinho de quitutes de reviradinhos “Vai Que Sobra”. Ao iniciar mais um dia de trabalho, a dupla é interrompida por uma trombeta que berra absurdos, afligindo e impedindo que os dois continuem com seus negócios gastronômicos. Entre as notícias, está um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e a barriga que ronca sem parar. Será que essa dupla sobreviverá a esse apocalipse?

O Doce Circo de Marionetes, Teatro de Marionetes Abraão Gouvea, 11h, circo/teatro
Os bonecos de “O Doce Circo de Marionetes” foram construídos à mão por Abraão Gouvea. A trupe é formada por personagens clássicos do circo como mágico, equilibrista, palhaços, trapezista, encantador de serpentes e levantador de peso. Uma apresentação circense com direito a gargalhadas, fortes emoções e muitas surpresas.

Encontro de Palhaças, Teatro da Mafalda, 12h, circo
O Cabaré das Palhaças é uma extensão do IV Encontro Internacional de Mulheres Palhaças realizado anualmente na cidade de São Paulo pelo Teatro da Mafalda. O Cabaré das Palhaças é um espaço para diferentes estilos de palhaçaria feminina e sua diversidade de temas.

Cabaré da Mafalda, Teatro da Mafalda, 13h, circo
Mafalda carrega, junto com sua sabedoria circense, uma pesada corrente que oprime seu peito. A corrente pode simbolizar muitas coisas, mas a corrente é apenas um dos seus “problemas”, o outro é a sua falta de memória, lapsos em que Mafalda perde o sentido do tempo e do lugar. Música, malabares, destrezas e números de magia e ilusionismo se misturam com os esquecimentos cada vez mais frequentes da protagonista. O final será apoteótico e inesperado, uma cena em que a solidariedade e as soluções criativas provocam um ritual de celebração.

Ocupação Mundo Giras, das 10h às 14h, intervenção artística
Projeto desenvolvido para o público infanto/juvenil, contempla diferentes recreações artísticas. Cada intervenção fará que o público possa interagir de forma direta com a arte, em que pernaltas, mágicos, recreadores e uma decoração especial criarão um ambiente único ocupando espaços públicos, que desempenham diversas funções para a cidade.


SUBPREFEITURA IPIRANGA
Praça Frei José Maria Lorenzetti - Jardim Previdência, São Paulo - SP, 04158-000 - Sub Ipiranga

Leve Contrapeso, Circo Bem Bolado, 10h, circo
Pixuxu e Saracutica resolvem criar um grande show e, inspirados pelos grandes artistas do circo, tomam a frente do picadeiro mostrando tudo o que sabem. Se divertem realizando diversas acrobacias, peripécias com monociclo, malabares e um chicote que rasga tudo em segundos. Em meio a essa confusão, passarão por poucas e boas, precisando da ajuda de vocês para realizar o truque final!

É Só Fadinha, Palhaça Fadinha, 11h, circo
Um espetáculo para todas as idades, tendo como protagonista a energia feminina. A Palhaça transforma a brincadeira com o público em seu show de variedades, e com direito a mágicas e malabares a Fadinha pretende te conquistar.

Rir Pra Não Chorar, Palhaço Musir, 12h, circo
Na tentativa de apresentar um grande espetáculo solo, Musir se depara com seu próprio fracasso perante o público. Entre delírios, fracassos, poesia, choques e perigo, surge um espetáculo conjunto, conduzido por números independentes de habilidades inesperadas, misturando malabares, equilibrismo, teatro físico, música e muita participação do público.

Origens do Brasil, Cia de Achadouros, 13h, teatro
Uma produção que traz à cena releituras de histórias de diversas culturas brasileiras. Por meio da narração oral, manipulação de objetos e sonoridades, a companhia conta de maneira lúdica, poética e divertida passagens que ilustram a diversidade, a cultura, as paisagens e personagens deste vasto território chamado Brasil.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.


SUBPREFEITURA ITAIM PAULISTA
Praça Lions Clube Itaim Paulista, Av. Barão de Alagoas, 290, CEP: 08120-110, Sub Itaim Paulista

Atenção, Respeitável Público, Damião e Cia, 10h, circo
As palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam ao seu respeitável público esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense de picadeiro. A consagrada dupla cômica “Branco e Augusto” serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, divertem e encantam espectadores de todas as idades.

Em busca de?, Duo Caponata, 11h, circo
Os palhaços Berinjela e Pomodora fizeram uma viagem pelo Brasil em busca de realizar seus sonhos, e também entender como vivem os artistas de rua. Agora de volta, eles vão apresentar para seu público o que aprenderam nessa jornada usando música, cenopoesia, arte circense e muita cara de pau, eles querem brincar e se divertir mostrando a importância de seguir seus sonhos.

Geleia e a Mala, Palhaçadaria, 12h, circo
Geleia Zapt está pronto para fazer a limpeza do espaço quando, de repente, encontra uma mala. E como qualquer criança curiosa, tenta descobrir o que tem dentro dela, vivendo assim várias situações cômicas.

Realejo de Histórias, Cia Passarinho Contou, 13h, contação de histórias
Um solo de contação de histórias acompanhado de músicas e brincadeiras da cultura popular brasileira, e com um convidado especial: um passarinho de pano, que do alto do seu realejo distribui versinhos e histórias. Foram pesquisadas e selecionadas 15 histórias presentes na literatura brasileira em que os pássaros são personagens centrais. São histórias de aventura, romance, suspense e ação para públicos de todas as idades.

Ocupação Mundo Giras, das 10h às 14h, intervenção artística
Projeto desenvolvido para o público infanto/juvenil, contempla diferentes recreações artísticas. Cada intervenção fará que o público possa interagir de forma direta com a arte, em que pernaltas, mágicos, recreadores e uma decoração especial criarão um ambiente único ocupando espaços públicos, que desempenham diversas funções para a cidade.


SUBPREFEITURA ITAQUERA
Praça Brasil, Av. Nagib Farah Maluf, s/n, Conj. Res. José Bonifácio, Sub Itaquera

Festa no Céu e Outras Alegrias, Cia Mapinguary, 10h, contação de histórias
A primeira história, “Festa no Céu”, é um conto popular de como a tartaruga foi a uma festa no céu. Depois, com a imaginação do público, vamos viajar com os “Músicos de Bremem”, dos Irmãos Grimm, em que um burro encontra vários amigos ao viajar para a cidade de Bremem. Na sequência, “Por que os animais têm rabo?”, um reconto de Nata Caputo. Por fim, a história cantada “Linda Rosa Juvenil”, com a participação de todos.

O Flautista de Hamelin e Outras Histórias, Cia Terezinha de Contação de Histórias, 11h, contação de histórias
A companhia faz uma releitura bem humorada do clássico “O Flautista de Hamelin”, bem como da “Lenda do Boitatá”, para trazer à tona assuntos relacionados ao meio ambiente. Nesta versão, o Flautista de Hamelin é um catador, uma forma de homenagem aos catadores, que realizam um trabalho fundamental de reciclagem para a cidade, porém, são desvalorizados e invisibilizados. Já na lenda de origem indígena Boitatá, o recado é a proteção da floresta e dos animais.

Estupedo Circo di SóLadies, Circo di SóLadies | Nem SóLadies, 12h, circo
Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaces decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações, levando o universo feminino em sua trajetória cômica para crianças, jovens e adultos.

Olha a Palhaça no Meio da Rua, Trupe Koskowisck, 13h, circo
Num concerto musical, duas figuras cômicas disputam a atenção da plateia numa competição com todos os tipos de artimanhas e armadilhas. Mas se unem em nome de um grande e inusitado show. Após o musical, apresentam entradas clássicas dos circos antigos, revistas e sob um novo olhar.

Brincadeira de Todos os Tempos, Grupo Tadito, das 10h às 14h, intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.


SUBPREFEITURA JABAQUARA
Rua Constantino Cavafi, 339, Cursino, CEP: 04413-150, Sub Jabaquara

Poesias de Repente, Festa de Rei, 10h, performance
O grupo vai proporcionar às crianças o resgate das brincadeiras tradicionais e populares e promover um encontro com os poetas repentistas “Peneira e Sonhador”: a maior dupla de embolada do Brasil. Durante a apresentação, todos poderão registrar a experiência por meio da percepção de improviso e criação de versos dentro das métricas das poesias de repente.

Cocada do Candearte, Grupo Candearte, 11h, cultura popular
Nesta apresentação, o grupo mostrará seu repertório de danças e cantigas populares e vai convidar o público a cantar, dançar e brincar.

Leitura Surpresa, Sarau do Binho, 12h, literatura
Circulando com um baú cheio de livros, com a proposta de apresentar autores da Literatura Periférica, poetas do Sarau do Binho oferecem a leitura de poemas e pequenos trechos de livros de autores das periferias.

Menina Rabeca, Cia Burucutu, 13h, teatro
Maria, a menina caiçara "Rabeca", decide viver um amor impossível e devota sua vida para proteger a cultura, as tradições e o meio onde sua paixão vive. Um espetáculo embalado pelo som das rabecas, que traz à cena toda a riqueza da cultura caiçara, propondo uma discussão sobre a preservação da cultura e do meio ambiente.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.


SUBPREFEITURA JAÇANÃ/TREMEMBÉ
Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Jd. Recanto Verde, CEP: 02364-000, Sub Jaçanã/Tremembé

Brincando o Brasil, Histórias de Brincar, 10h, música
Zé é um trabalhador que vive em uma cidade cinza. Certo dia, inspirado por um pássaro, resolve sair para conhecer um Brasil musical e brincalhão. Junto ao grupo, crianças e suas famílias visitarão brincadeiras de diversos cantos do país, reconhecendo as múltiplas e coloridas faces do povo brasileiro, entre composições autorais do grupo com músicas de domínio público.

A Cruzada dos Corações Puros ou (Quem inventou a guerra?), Cia. Variante, 11h, teatro infantil
Um grupo de crianças faz uma expedição para encontrar o autor da história mundial. Querem mudar os rumos de suas vidas e de todas as pessoas que sofreram com a guerra. Nesse caminho, será possível desvendar pequenas particularidades que permeiam as vidas de muitas personagens que embarcam nessa aventura, os medos, a amizade verdadeira, o amor, os sonhos, a saudade e a pureza da infância.

Cantigas na Meia, Coruja EmCena, 12h, teatro infantil
Um espetáculo feito com fantoches de meia, mostrando como podemos fazer tanto utilizando a imaginação, tendo a criatividade e a disposição de reutilizar objetos que usamos em nosso dia a dia. Contamos histórias inéditas sobre personagens de cantigas populares e, após cada história, cantamos as conhecidas músicas desses personagens. Com uma atriz e cinco músicos, o espetáculo é interativo, animado, brasileiro e extremamente divertido!

Brass Band Infantil, Coruja EmCena, 13h, música
Tão tradicional e ao mesmo tempo totalmente inovadora, uma banda formada por vários instrumentos de sopro, com uma seção de percussão. Eles vão tocar os clássicos da música infantil e popular (Sapo Cururu, Fui no Itororó, Cirandeiro, Fui ao Mercado e outros) no formato instrumental e andando pelo espaço do evento, fazendo todo mundo dançar, e muito!

Brincadeira de Todos os Tempos, Grupo Tadito, das 10h às 14h, intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.


SUBPREFEITURA LAPA
R. Jacques Pilon, 274 - Via Piauí - CEP: 05109-160 - Sub Lapa

É Mesmo Uma Palhaçada, Trupe DuNavô, 10h, circo
Um grupo de palhaços chega de uma turnê internacional e, partindo de um cortejo, convidam o público para assistir a esse grande show de variedades, mas eles chegaram à cidade errada! Passeando por ilusionismo, mágica, dança e demais variedades circenses, eles se revezam apresentando cenas clássicas e autorais, arrancando boas gargalhadas.

Raiow Rainhas, Rainhas do Radiador, 11h, circo
O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Você não pode perder as finais do campeonato de luta livre, as composições da banda, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim e muito mais! Ocupando o centro do picadeiro, essas figuras prometem abalar as estruturas com toda sua potência e irradiação.

Mandela e a Lebre, Cia Oya Ô, 12h, contação de histórias
Inspirado no livro "Mr. Hare meets Mr. Mandela", do sul-africano Cris Van Wyk, vamos conhecer um pouco sobre Nelson Mandela pelos olhos de Hare, uma lebre que, ao sair de sua toca, encontra algo muito importante e se aventura pela cidade para devolvê-lo ao seu dono.

O Livro do Improviso, Cia. Teatro Enlatado, 13h, teatro infantil
Livros são como um mundo desconhecido que se abre diante dos nossos olhos, eles nos aproximam de pessoas, histórias e sentimentos novos. E se, em um dia qualquer, duas personagens precisassem de você para escrever essa história? Você seria o autor e leitor dessa história inédita e prestes a ganhar vida. O Livro do Improviso vai ser escrito por você e para você!

Ocupação Mundo Giras, das 10h às 14h, intervenção artística
Projeto desenvolvido para o público infanto/juvenil, contempla diferentes recreações artísticas. Cada intervenção fará que o público possa interagir de forma direta com a arte, em que pernaltas, mágicos, recreadores e uma decoração especial criarão um ambiente único ocupando espaços públicos, que desempenham diversas funções para a cidade.


SUBPREFEITURA M’BOI MIRIM
Casa de Cultura do M’Boi Mirim, Av. Inácio Dias da Silva, s/n, CEP: 04913-180, Sub M’Boi Mirim

Intervenção Circle, Circle: Agência de Circo, 10h, intervenção artística
Embarque em uma emocionante jornada com a gente e mergulhe em um universo de pura alegria e entretenimento circense. Com palhaços habilidosos em pernas-de-pau, monociclos, com malabares e muito mais, trazendo momentos de muita diversão e alegria.

Uma Faxina Mágica, Doug Style, 11h, teatro
Um faxineiro muito curioso e estabanado é contratado para limpar uma grande bagunça no escritório de um mágico. Além de muita desordem, o faxineiro encontra também alguns objetos intrigantes que aguçam a sua curiosidade, o que faz com que (com muita discrição) ele verifique bem de perto como funcionam. Ele resolve ligar um rádio antigo para tornar o serviço um pouco menos entediante e a magia começa a acontecer.

Preta de Neve no Reino Encantado, Cia Dois Ventos, 12h, teatro infantil
Em um reino encantado vivia uma rainha, que estava grávida de uma linda menina. Um dia, enquanto olhava a noite escura e estrelada, pediu que sua filha nascesse com a pele linda como a noite e brilhante como as estrelas. Como todo pedido de rainha é uma ordem, e assim ela nasceu. Preta de Neve enfrenta perigos para ajudar um caçador, não tão valente assim, faz amizade com os sete anões que cantam e dançam ritmos variados. Nessa história, todos os personagens ganham ressignificados contando com a diversidade da cultura popular brasileira.

Sonzando na Natureza, Sonzando, 13h, música
Durante a apresentação, acontecem brincadeiras de imitação, jogos rítmicos e corporais misturado as brincadeiras, os jogos e as histórias. Tudo isso com muita musicalidade, utilizando o repertório folclórico e tradicional para ensinar brincando e brincar cantando, respeitando o tempo e os entendimentos dos pequenininhos, com muito amor e acolhimento a essa fase tão importante do desenvolvimento.

Primaverar, Cia. do Estômago, das 10h às 14h, intervenção artística
Uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece no formato de festa e conta com várias performances, possibilitando que o público possa experienciar diferentes estilos dentro de uma mesma linguagem.


SUBPREFEITURA MOOCA
Rua Taquari, 635 (Centro Esportivo Mooca), CEP: 03166-000, Sub Mooca

A Alegria Contra Ataca, Junior Taz, 10h, circo
Neste espetáculo de circo, Nelson do Bigodinho é um palhaço itinerante que faz de tudo para surpreender sua plateia! Entre números clássicos do circo tradicional e novas cenas hilariantes, esse carismático palhaço tira da sua mala diversão garantida para todas as idades.

Os Mequetrefe, Parlapatões, 11h, teatro infantil
Da maneira como acordam, passando pelo jeito como se vestem para ir trabalhar, eles encaram essa aventura através do dia de maneira cômica. Depois de acordar, os Dias pegam o ônibus, que vai se transformar em tudo que pode levar gente, seja navio ou trem, para simplesmente irem ao trabalho, assim, manipulam objetos de cena de maneira lúdica, sempre carregados de um humor provocativo.

É Nóis na Xita!, Namakaca, 12h, circo
Espetáculo infantojuvenil que mostra o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação. Além de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular.

O Cortejo do Boizinho-Bike, Baque CT, 13h, música
Você conhece a história do bumba meu boi, tradicional do Maranhão? Acompanhe o Baque CT em uma viagem capitaneada pela bicicleta-boi e pelo Boi Cleitinho, ao som do ritmo do bumba meu boi, enquanto o coletivo conta a história de como nasce e se populariza o auto do boi-bumbá, convidando o público a participar dessa linda festa popular.

Primaverar, Cia. do Estômago, das 10h às 14h, intervenção artística
Uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece no formato de festa e conta com várias performances, possibilitando que o público possa experienciar diferentes estilos dentro de uma mesma linguagem.


SUBPREFEITURA PARELHEIROS
Praça Júlio César de Campos, s/n, Parque Tamari, CEP: 04890-320, Sub Parelheiros

Casa da Palhaça, Cia Suno, 10h, teatro infantil
A palhaça Fiorella mostra ao público que baldes, vassouras, livros, xícaras e pratos viram objetos de manipulação, até uma simples limpeza de sua casa pode surpreender. Para completar a diversão, ela apresenta números de malabarismos, equilibrismos, acrobacias e mágicas close-up.

R.U.A., Duba Becker, 11h, circo
O palhaço Sanduba entra em cena para divertir e impressionar o público com suas habilidades circenses utilizando materiais reciclados do dia a dia, como panelas usadas, ovos, garrafas e copos. Em um cenário feito de caixas de papelão, sacolas plásticas e sucatas, o artista apresenta ainda números de mágicas e equilibrismos, mostrando ao público que no picadeiro não há limites para a criatividade, nem existe o impossível.

O Andarilho, Jânio Nunes, 12h, teatro infantil
Depois de muitos anos trabalhando em um circo, o Andarilho resolveu andar pelo mundo, carregando consigo apenas uma mala com algumas quinquilharias e a roupa que lhe resta. O espetáculo instiga os outros sentidos, pois é um trabalho mudo, assim, faz com que o público preste muita atenção e aguce a visão e a percepção nas suas ações.

Oryai – O Brinquedo dos Curumins, Palco Cia de Teatro, 13h, teatro infantil
Clarissa é uma menina dos nossos dias, gosta de rock, de jogos online e vive entediada. Ao completar 13 anos, ela ganha um estranho presente: um boneco indígena que a leva para conhecer toda a cultura de seus antepassados. Com seu boneco, Clarissa percorre o caminho do Peabiru, aprende a lenda da criação do mundo, do primeiro homem, da criação da noite, segundo antigas versões indígenas, e a brincar como brincam os indígenas brasileiros.

Primaverar, Cia. do Estômago, das 10h às 14h, intervenção artística
Uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece no formato de festa e conta com várias performances, possibilitando que o público possa experienciar diferentes estilos dentro de uma mesma linguagem.


SUBPREFEITURA PENHA
Praça do Morcegão, CEP: 03590-110, Sub Penha

Decolar, Badulaque, 10h, música
O novo show do Badulaque é marcado pela interatividade e pelo clima divertido. As crianças são convidadas a refletir e questionar os temas das canções enquanto Julia e Daniel preparam figurinos, adereços e instrumentos inusitados para a próxima música. Daniel usa um violão conectado a um oitavado, que soma um som de contrabaixo ao violão. A cada canção, Julia apresenta um instrumento de percussão diferente, muitas vezes conectado a uma bateria eletrônica. Isso faz com que a dupla produza uma sonoridade preenchida e envolvente.

A Ciranda do Villa, Cia Lúdicos de Teatro Popular, 11h, circo
Tuhu – apelido de Heitor Villa-Lobos na infância – recebe a visita de Tia Fifina e sua trupe. Encantado com aquele universo artístico, decide acompanhá-la em suas viagens, mas seus pais não permitem, pois ele ainda é muito pequeno. Para que Tuhu não fique triste, Tia Fifina lhe dá uma viola de presente. Desolado, ele adormece junto ao seu instrumento musical e, em seus sonhos, realiza uma grande ciranda por todo o território brasileiro onde se depara com cantigas e lendas da cultura popular.

Fadas de Black, Cia Tadito, 12h, teatro infantil
Fadas de Black vem do imaginário popular em que fadas com mulheres pretas têm em seus cabelos a força e a magia. Durante o teatro, o cabelo black vai ganhando outros sentidos e significados.

Chico Rei, A História, Poemizando, 13h, contação de histórias
Chico Rei foi trazido ao Brasil como escravo e forçado a trabalhar nas minas de ouro de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto, em Minas Gerais. Depois de muita luta, conseguiu sua alforria e se tornou dono da mina Encardideira. Ele se destacou como líder em sua terra e se tornou um rei. Com seus súditos, Chico Rei fundou o Congado do Rosário, uma celebração que até hoje é uma parte importante da cultura local.

Brincadeira de Todos os Tempos, Grupo Tadito, das 10h às 14h, intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.


SUBPREFEITURA PERUS/ANHANGUERA
Praça Vig. João Gonçalves de Lima, CEP: 02675-031, Sub Perus

Circulando, Los Circo Los, 10h, circo
Ao centro de uma roda, os espectadores são instigados pela presença de três malas. Dois artistas chegam a mais uma praça para fazer um grande espetáculo. O palco, assim como um picadeiro de circo, é o espaço propício para a demonstração de suas habilidades. Todas as manobras feitas têm uma evolução rítmica e refletem o próprio jogo entre as personagens, o jogo cômico entre os atores faz com que seja uma obra aberta à improvisação e ao erro.

O Pequeno Circo da Família Silva, Cia Santarosa, 11h, circo
Venham todos, o circo chegou! A família Silva apresenta o seu pequeno circo com números de equilibrismo, malabarismo e muita palhaçaria. Essa família pode se desentender e até brigar, mas fazem tudo um pelo outro e pelo querido pequeno circo que herdaram.

Voltando a Ser Criança, 12h, intervenção artística
Gincanas, Jogos, brincadeiras tradicionais e intervenções culturais. Nós resgatamos memórias afetivas e criamos espaço para novas memórias, nos apropriamos da cor dos céus e nos fazemos como ele, imenso, azul e poético. Lugar de criança é nas nuvens, brincando. Conheça uma oportunidade única de voltar a ser criança.

Cris Barulins, 13h, música
Cris Barulins e sua banda apresentam as canções do CD “Planeta Peteca”, um show infantil resultante de uma pesquisa de canções da tradição oral, da cultura musical popular brasileira em suas diversas regiões, assim como canções autorais elaboradas a partir do estudo da musicalidade contemporânea e dos clássicos infantis. Um programa dedicado a bebês e crianças pequenas que agrada também os adultos.

Ocupação Mundo Giras, das 10h às 14h, intervenção artística
Projeto desenvolvido para o público infanto/juvenil, contempla diferentes recreações artísticas. Cada intervenção fará que o público possa interagir de forma direta com a arte, em que pernaltas, mágicos, recreadores e uma decoração especial criarão um ambiente único ocupando espaços públicos, que desempenham diversas funções para a cidade.

SUBPREFEITURA PINHEIROS
Praça Arlindo Rossi, Cidade Monções, CEP: 04568-050, Sub Pinheiros

O Pescador e a Mulher-Esqueleto, Grupo Caleidoscópio, 10h, circo
Uma história de amor entre uma mulher-esqueleto e um pescador, inspirado no conto milenar “A Mulher-Esqueleto”, do povo Inuit, em que bonecos tomam “vida” com a técnica de manipulação japonesa Bunraku, trazendo o cinema em sua encenação para que a plateia acompanhe com mais intimidade os conflitos e dramas dos personagens, e com trilha sonora criada especialmente para o espetáculo.

Dr. Friky, Parque do Circo, 11h, circo
Dr. Friky é um saltimbanco contemporâneo que viaja pelo mundo compartilhando a sua excêntrica maneira de ver as coisas. Com sua sagacidade e ingenuidade, ele desperta um olhar curioso e atrevido para tudo o que faz, transportando seu público através de uma viagem pelos seus delírios e fantasias.

Trio Flamini, Valentín Flamini, 12h, circo
O Trio Flamini é convocado para sua próxima apresentação, mas apenas um artista aparece. Na constante espera por seus companheiros, Valentín Flamini tentará de tudo para sustentar o espetáculo, de malabarismo a danças insensatas, passando por múltiplos instrumentos musicais até, por fim, se descobrir como homem-banda.

Planeta Zulpeta, Julieta Zarza, 13h, circo
Um espetáculo de mágica e palhaçaria femininas para todas as idades: um convite para entrar num mundo onde lógica e percepção parecem diferentes. O espetáculo traz referências do circo de rua latino-americano e habilidades pouco vistas no Brasil. Mágica cômica, dança, manipulação, brincadeiras musicais e muita participação do público se harmonizam numa experiência inesquecível!

Primaverar, Cia. do Estômago, das 10h às 14h, intervenção artística
Uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece no formato de festa e conta com várias performances, possibilitando que o público possa experienciar diferentes estilos dentro de uma mesma linguagem.


SUBPREFEITURA PIRITUBA/JARAGUÁ
Jardim Felicidade, CEP: 02675-031, Sub Pirituba Jaraguá

cirqu&tal, MB Circo, 10h, circo
Quando quatro palhaços se encontram e resolvem fazer o seu próprio cabaré, o mundo do circo vira de cabeça para baixo. Ao comando de Tico Toco, o espetáculo traz uma atração internacional, um Russo, considerado, por ele mesmo, o homem mais forte do mundo. A maravilhosa Polenta, que demonstra toda sua habilidade e precisão com um chicote, além de malabarismos com bolas e claves. Sevefino, o palhaço que é só amor em seu grande número com a participação da plateia. E ele, Nélson do Bigodinho, o palhaço que adora tocar seu glorioso instrumento (um trompete em miniatura), mas sempre toca na hora errada. Essas e outras trapalhadas você pode conferir neste espetáculo!

Circo do Jeito que Dá, Fabulosa Trupe, 11h, circo
Nina Rosa e Dus’Cuais querem juntos montar um espetáculo de circo e, com seus instrumentos, bobeiras e muita criatividade trazem uma variedade de números que vão de cenas clássicas de palhaços de circo até número de contorção em que atravessam uma raquete de tênis! O espetáculo cria uma dinâmica entre gagues clássicas de palhaço, acrobacias, músicas e interação com a plateia.

Allegro Andante, Cia Barnabô, 12h, circo
Um espetáculo com a linguagem popular circense com muita acrobacia, parada de mãos, mágica, bicicleta acrobática e permeado de comicidade. De uma família circense para toda a família!

Mjiba A Boneca Guerreira, Trupe Liuds, 13h, circo
O espetáculo conta a história de dois palhaços carteiros que, ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado dentro dessa caixa: uma boneca negra. A partir do contato com a boneca, os palhaços apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pela mulher negra.

Ocupação Mundo Giras, das 10h às 14h, intervenção artística
Projeto desenvolvido para o público infanto/juvenil, contempla diferentes recreações artísticas. Cada intervenção fará que o público possa interagir de forma direta com a arte, em que pernaltas, mágicos, recreadores e uma decoração especial criarão um ambiente único ocupando espaços públicos, que desempenham diversas funções para a cidade.


SUBPREFEITURA SANTANA/TUCURUVI
Praça Vereador Antônio Sampaio ("Pista de Skate do Lauzane"), R. Célia Caruso, 10, Parque Mandaqui, CEP: 02420-130, Sub Santana/Tucuruvi

Mundano, Exército Contra Nada, 10h, circo
Dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir, se questionam se conseguem fazer outra coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir.

Abayomis – Bonecas Encantadas, Abayomis, 11h, música infantil
Abayomis são bonecas encantadas pretas que fazem parte do imaginário e das lendas africanas. Por meio de músicas e canções da cultura popular, terão bonecas inéditas de pano, simbolizando as abayomis.

Contos de Reis, Cia Tadito, 12h, música infantil
Inspirada nos folguedos tradicionais do estado de São Paulo, coloca como protagonista os reis das congadas, folias de reis e do Divino. Uma nova história de reis populares do folclore vivo brasileiro. Os personagens se encontram pelas andanças da Fernão Dias e, numa noite estrelada, a magia acontece.

Canta e Conta, 13h, música
Os sacis gostam de pregar peças nas pessoas e são também bastante atrapalhados! Se no começo da história temos duas mãos completas com dez sacis, ao longo da história eles vão desaparecendo, um a um, por diversos acidentes de percurso... Mas sem saci a gente não pode ficar e todos eles hão de voltar! Livre adaptação do livro “Dez sacizinhos”, de Tatiana Belinky.

Brincadeira de Todos os Tempos, Grupo Tadito, das 10h às 14h, intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.


SUBPREFEITURA SANTO AMARO
Casa de Cultura Manoel Mendonça, Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro, CEP: 04751-070, Sub Santo Amaro

Proezas e Peripécias, Irmãos Figura, 10h, teatro
Nesta façanha, o público pode conferir o melhor e o pior do repertório de habilidade e comicidade dos Irmãos Figura. A dupla entra em cena para jogar tudo pro alto, inclusive eles mesmos. Acrobacias malucas e números inenarráveis de malabares com monociclos fazem parte desse espetáculo. Com muita originalidade e carisma, os Irmãos dão tudo de si neste clássico espetáculo circense.

Amuleto das Águas, Água Viva Cultura e Sustentabilidade e Cia. Giz de Ser, 11h, teatro
A saga de uma gotinha d'água em transformação, com poesia, música e dança, o espetáculo desperta a educação emocional e ambiental, trazendo um olhar cuidadoso para as águas que nos envolvem e nos habitam. Ao fim do espetáculo interativo, as crianças recebem seus próprios amuletos, sendo convidadas a se tornarem guardiãs das águas!

Renego para crianças, Coletivo Pedra Rubra, 12h, intervenção artística
O que é ser uma menina? Não pode sentar de perna aberta, meninas gostam de boneca e casinha, menina tem que se arrumar e ficar bonita, isso é brincadeira de menino… Existe mesmo coisa de menina e coisa de menino? Venha participar com a gente nesta caminhada de padrões sociais vivida há décadas, séculos e milênios pelas meninas.

As Incríveis Mágicas Fracassadas do Juneko Leleko, Paiasso Juneko Leleko, 13h, circo
Um espetáculo com palhaçadas e mágicas, com humor típico da comédia clássica de palhaços, a peça aborda o erro e o medo de errar. A comédia desse espetáculo promove de forma leve e divertida a compreensão de que não precisamos ter medo do fracasso, mas sim entender o quanto é incrível aprender com ele e evoluir diante das dificuldades da vida.

Ocupação Mundo Giras, das 10h às 14h, intervenção artística
Projeto desenvolvido para o público infanto/juvenil, contempla diferentes recreações artísticas. Cada intervenção fará que o público possa interagir de forma direta com a arte, em que pernaltas, mágicos, recreadores e uma decoração especial criarão um ambiente único ocupando espaços públicos, que desempenham diversas funções para a cidade.


SUBPREFEITURA SÃO MATEUS
Praça Osvaldo Luís da Silveira, Parque São Rafael, CEP: 08310-675, Sub São Mateus

Oralidade da Cabaça: Sementes de Histórias, Inaia Araújo, 10h, contação de histórias
Uma caiçara esclarece que ela nascia nas margens das águas e sobrevivia sem nenhum auxílio da humanidade. E continua dizendo que sendo Orun o céu e Aiê a terra, em conjunto, eles fazem dentro da cabaça, que tem o formato de um útero, o universo, as galáxias, o mundo e todo ser vivente, e que nós seríamos, dentro dessa analogia, as sementes que nunca geram uma cabaça igual a outra.

Hora de Tricotar, Tricotando Palavras, 11h, Intervenção artística
Hora de Tricotar convida o público para uma parada no tempo, cantando, brincando e encenando histórias. Brincadeiras cantadas de adivinhação, trava-línguas, e peneiras balançando, girando, dançando e cantando. Na peneira também há poemas, versos que podem ser declamados pelo público no decorrer da apresentação.

Futebol das Palhaças, Cia. Asfalto de Poesia, 12h, circo
Você sabia que o futebol feminino já foi proibido por lei? Sabia que as mulheres não podiam viajar sem a autorização de um homem? As mulheres não podiam votar! Hoje, já viramos esse jogo! Para falar sobre conquistas, defesas e ataques, a companhia criou uma intervenção artística lúdica que diverte e faz refletir sobre ser mulher.

Yo-yo, Sebastian Godoy, 13h, circo
"O show começa em 5 minutos", essa é a frase que se repete ao longo do show. Um personagem excêntrico e sua mala tentarão impedir que a atenção dos espectadores caia até o início do show. Causando problemas a cada três passos, e sem querer, o personagem dá seu tiro de mestre, para que o público nunca esqueça a experiência de sentir a criança que há dentro de cada um, brincando apenas pelo prazer de brincar.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.


SUBPREFEITURA SÃO MIGUEL
Praça Venâncio Ramos, Vila Pedroso, CEP: 08011-270, Sub São Miguel Paulista

Espetáculo Espetacular, Cia Palhadiaço, 10h, circo
Quatro palhaces em um cortejo musical convidam a plateia para se reunir em torno da lona e assistir ao espetáculo. Posicionados, o primeiro número é anunciado e dá-se início a uma apresentação repleta de malabares, acrobacias, música e muita palhaçada.

Maradopin e Assim se Fez o Brasil, Cia. Sereiando Contos, 11h, contação de histórias
Quem descobriu o Brasil? Será que foram os portugueses? Trazendo o conto “Maradopin e assim se fez Brasil!”, o grupo convida a todos e todas para descobrir, pelo olhar de três crianças tupinambás, como foram os primeiros passos da construção da identidade desse país gigante que chamamos de Brasil.

Outros Sons d’África, Xiphefu, 12h, música
Apresentação de diversos instrumentos africanos oriundos de vários países e de algumas músicas mais comuns de cada um deles. Dada a variedade de instrumentos e naturezas musicais em África, e o desconhecimento de muitos desses instrumentos, é importante ouvir sobre a origem, a importância desses instrumentos em seus territórios, a forma como são construídos e sua sonoridade.

Maria Fulô, 13h, música
Devido a carência de shows com música nordestina dedicados às crianças, a sanfoneira pernambucana Maria Fulô decidiu dedicar parte da sua carreira musical ao público infantil. O intuito é fomentar o forró para novas gerações e por todo Brasil.

Brincadeira de Todos os Tempos, Grupo Tadito, das 10h às 14h, intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.


SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
4 Praças Grimaldi, Av. Sapopemba 8760, CEP: 03988-000, Sub Sapopemba

MalabaRindo, MB Circo, 10h, circo
Tico e Polenta formam a dupla de palhaços que conduzem o espetáculo do começo ao fim. Além de muitas piadas, há acrobacias, mágicas e malabarismos sincronizados, e com facas. O espetáculo MalabaRindo é totalmente interativo e é indicado para pessoas de zero a noventa e nove anos, ou mais!

Hora da Xepa, Duo Dégua, 11h, teatro
Uma dupla de palhaços, Guadalupe e De Dérson, homenageia os trabalhadores que ocupam as ruas brasileiras: feirantes, camelôs, semaforistas e artistas populares de todos os tipos. No picadeiro composto por elementos presentes nas feiras livres, apresentam um show de variedades de técnicas circenses e musicais. A Hora da Xepa é um espetáculo repleto de comicidade, descontração e interação com a plateia.

A História do Fio Invisível, 12h, contação de histórias
Quando uma mãe diz a seus filhos que eles estão ligados por um fio invisível, uma das crianças pergunta: “Se não dá para ver, como a gente sabe que ele existe?”. Ela quer saber mais: que tipo de fio é esse? O fio invisível é feito de amor. Este belo clássico contemporâneo ajuda a reconfortar e curar incontáveis leitores ao aliviar a ansiedade da separação, a solidão e a perda. E você, quais são os seus fios?

Um Voo na Floresta, Cia Meu Corpo Meu Brinquedo, 13h, dança
Guiado por bailarinos especialistas em arte-educação e conduzido por uma trilha sonora ao vivo, o espetáculo de dança contemporânea proporciona uma experiência sensitiva inesquecível. Bichos da terra, túneis, cavernas, cata-ventos, pássaros, entre outros fenômenos, misturam-se ao ritmo de diversas músicas regionais para evocar um mundo fantástico onde o público é parte indissociável de sua criação.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.


SUBPREFEITURA SÉ
Biblioteca Monteiro Lobato, Rua Gen. Jardim, 485, Vila Buarque, CEP: 01223-011

Circo do Só Ele, Tripanossomos, 10h, circo
O espetáculo narra as aventuras do Palhaço Cláudio e da Palhaça Maria Pudim, quando eles vão assistir ao show de Nikolai Vlovlóski, o maior artista de circo do mundo, nascido no Quirguistão. Além dele, o circo conta com o mestre de cerimônias Arfrânio, que sorteia duas pessoas do público para participarem do espetáculo. Devido a um incrível golpe do destino, Palhaço Cláudio e Palhaça Maria Pudim acabam sendo os sorteados, transformando a apresentação em um divertidíssimo entretenimento para crianças e adultos.

Neurastenia, Trupe de Festim, 11h, teatro
Dois soldados inimigos, exibindo suas armas fantásticas, xingamentos bárbaros e métodos incrivelmente ineficazes, vivem a rotina de uma batalha. Na busca pelo poder e pela vitória acabam ferindo inocentes que nada tem a ver com a guerra comum aos dois. Permeado por esquetes clássicas do circo e pelo jogo do palhaço, a peça trata dos conflitos humanos, dos relacionamentos e da falta de diálogo de forma leve e despretensiosa com uma mensagem arrebatadora.

Retirantes, Trupe Baião de 2, 12h, circo
A história da chegada de um casal de retirantes nordestinos a uma nova terra que agora será chamada de lar. Da arrumação do solo para firmar a casa até a organização dos objetos que são cheios de histórias, o espetáculo mostra a felicidade e a esperança dos retirantes com a nova terra. Um espetáculo de circo que também traz à cena elementos de dança e de música, tendo o retirante como tema principal.

Cortejo Vem Brincar, 13h, Show infanto-juvenil
Uma comitiva composta por cinco figuras excepcionais que, durante seu trajeto, apresentam cantigas populares do universo infantil. Dentre essas figuras destaca-se um artista-performer convidado, que expressa pela sua arte as canções, interagindo com o público de forma lúdica e divertida. Os músicos-brincantes saúdam os passantes e os convidam a fazer parte dessa grande brincadeira.

Primaverar, Cia. do Estômago, das 10h às 14h, intervenção artística
Uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece no formato de festa e conta com várias performances, possibilitando que o público possa experienciar diferentes estilos dentro de uma mesma linguagem.


SUBPREFEITURA VILA MARIA/VILA GUILHERME
Praça Padre João Bosco Penido Burnier, Jardim Julieta, CEP: 02161-160, Sub Vila Maria/Vila Guilherme

Circo de Doisdo, Pé di Cana, 10h, circo
Capivara e Fiofó são dois palhaços nada convencionais, que tocam seu pequenino circo a bordo de uma kombi. No comando de um picadeiro improvisado, revelam acrobatas internacionais, malabaristas dançantes e uma besta fera selvagem! Esse é o primeiro espetáculo da companhia que traz um resgate das pequenas trupes mambembes e convida a todos para embarcar nesse universo repleto de diversão.

Histórias de Zé Vitto, Cia Tricromática, 11h, música
O contador Zé Vitto – brincante do povo, mamulengueiro e ventríloquo – com a banda Forró Pé de Moleque vão celebrar a festa de São João em mais um terreiro.O romance de Rosinha com o jovem Mateo, nesse teatro de mamulengos, o que será que aconteceu? Tem também o boneco ventríloquo zabumbeiro Damião que dança coco, xote, arrasta-pé e baião. Muito forró pra dançar de pé e pé de moleque pra fechar a apresentação.

Sementeiros, uma história florada, Cia Pé de Amora, 12h, teatro infantil (contação de histórias)
Maga Magnólia e Fada Trevo é uma contação de histórias bem mágica, a trama mostra o encontro de seres encantados, que espalham sementes de plantinhas, bem como sementes de amor. Contos sobre a lua e seus ciclos, sementes de girassol, plantio e beija-flor que transporta as sementinhas, são exemplos das cenas, contos e músicas da cultura popular.

Capelinha de Melão, TáDito Cia das Artes, 13h, teatro infantil
Inspirada na tradicional canção, a história é contada enquanto se faz a capelinha de cravo, rosa e manjericão. É lúdico, tem cheiro e canção. Um teatro infantil com muita música e dança, feita por uma quadrilha junina que chega para festejar essa tradição brasileira junto com as crianças.

Brincadeira de Todos os Tempos, Grupo Tadito, das 10h às 14h, intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.


SUBPREFEITURA VILA MARIANA
Rua Dr Mário Cardim, n° 2 até n° 89, CEP: 04113-120, Sub Vila Mariana

Bichos Interessantes, Izabela Pimentel e Carlos Mendes, 10h, contação de histórias
Contação de histórias que leva às crianças lendas de bichos interessantes e suas narrativas poéticas. A Rosa Ventania e o Senhor Bússola têm uma mala com adereços e livros de suas viagens pela floresta e contam de forma lúdica, criativa e divertida sobre os “seres interessantes” que conheceram nos diversos lugares que passaram.

1, 2, 3 S.O.M.E., Coletivo Bassusseder, 11h, circo
Chabilson pretende ser a grande estrela do show, mostrando seus talentos mágicos adquiridos em um curso on-line, mas parece que os passes de magia estão invertidos, os aprendizes Dona Gema e Adão, despretensiosamente, fazem com que tudo saia como o esperado. Quando Chabilson percebe que a magia só acontece quando vem pelo coletivo, se entrega a nova possibilidade

Komboza Música, Komboza – Arte e Cultura, 12h, música
Um trio de artistas que viajam dentro da sua Komboza conhecendo e compartilhando a cultura dos mais variados lugares por onde passam. Por meio da música, esses artistas apresentam histórias, ritmos, danças e canções de todo canto do Brasil.

Bike Art – Grandes Nomes da MPB, Bike Art, 13h, contação de histórias
Uma apresentação/show de cantores consagrados da nossa música brasileira. Chico Buarque, Elis Regina, Caetano, Gil, Rita Lee, Gal Costa, Maria Bethânia, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Raul Seixas entre outros grande nomes fazem parte do espetáculo.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.


SUBPREFEITURA VILA PRUDENTE
Praça do Samba, Canteiro, Praça Luis Augusto, CEP: 03257-000, Sub Vila Prudente

Las Manas à Obra, Trupe Las Manas, 10h, circo
Precisa de um serviço de encanamento, elétrica ou alvenaria? Las Manas à Obra trazem a solução para o seu problema! Três palhaças construtoras que em meio a diversas presepadas entregam um serviço completo e de qualidade.

Unidos Somos Mais Fortes, Palhaço Tibério, 11h, circo
Nas ruas e praças, Tibério encontra seu espaço para compartilhar gentilmente seu ser, sua arte e sua jornada cômica e trágica pelos anos de circo. Com suas brincadeiras e habilidades, ele une todo o público em risos enquanto desafia os preconceitos sociais.

Vale a Pena, Cia dos Tortos, 12h, circo
Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Com essa questão, Palhita acorda com as galinhas, pega os ovos e os leva para o povo. Pouco importa quem nasceu primeiro, mas para que se nasceu, e ela acredita mesmo que nasceu para ser artista. Entre um ovo e uma galinha, de grão em grão, vai brincando de viver seus sonhos.

Carlos Felipe em Apuros, Cafi Otta, 13h, circo
Habilidades circenses como malabares, monociclo e equilíbrio criam ambiente de diálogo entre o artista, o público e o espaço que os rodeia. Apaixonado pelo circo, ele usa essa paixão para propor ao público uma reflexão sobre as venturas e desventuras do amor.

Território do Brincar, das 10h às 14h, Híbrida Arte e Cultura, intervenção artística
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar é uma intervenção artística que conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil, leva para as crianças e sua família atividades que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo.