Programação de Outubro - Teatros

Confira a programação completa

l TEATRO ALFREDO MESQUITA l

A Princesa e o Mar
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro
01 a 15/10 às 16h; 03/10 às 10h30 e 14h30; 06/10 às 14h30; 12/10 às 16h
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Em um reino distante, construído em cima de rochas e cercado pelas águas, uma princesa fascinada pela imensidão e pela beleza do oceano, se apaixona perdidamente pelo mar. Por isso, ela se recusa a casar com um príncipe a quem está prometida e é presa nas três torres do castelo. A única forma de sair de lá, será se transformando em algo surpreendente.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Helena Ritto e Fábio Brandi Torres; Elenco: Helena Ritto, Jonathan Faria e Leandro Goulart
Músicos: Clara Kok e Renato Murakami; Direção: Fábio Brandi Torres; Cenário, Figurinos e Adereços: Kleber Montanheiro

Eu Não Sou Só Isso
Teatro
01/10
19h
60 min
12 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Existe saída para a polarização da sociedade? Como reverter o processo que reduziu nossas identidades múltiplas a uma coisa só? "Eu Não Sou Só Isso", propõe à plateia um jogo que inspira a pensar que as coisas que nos separam podem ser menos importantes do que aquilo que temos em comum.
Ficha técnica:
Direção: Carú Lima e Tuna Serzedello Dramaturgia: Tuna Serzedello - em colaboração com Carú Lima, Carla Dionisia, Dom Capelari, Aruan Alvarenga, Leticia Ray e Marcos Paulo Elenco: Aruan Alvarenga, Carla Dionísia, Carú Lima, Dom Capelari, Marcos Paulo, Leticia Ray, Tuna Serzedello e Jonathan Araújo

Violência Idiota
Teatro
05 a 15/10
21h (qui, sex, sáb); 19h domingo
120 min
16 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Em uma central operacional duvidosa, um grupo de anônimos não consegue mais distinguir o que está online do que está offline. Em total simbiose com suas máquinas, consomem e criam produções audiovisuais estúpidas em busca de cada vez mais riso, cada vez mais gozo, cada vez mais catástrofes.
Ficha técnica:
Direção geral: Bruna Lessa e Carolina Nóbrega; Dramaturgia: Carolina Nóbrega; Elenco: Allyson Amaral, André Capuano, Juliana Melhado, Mônica Augusto e Pedro Felicio

Inscritas em Carrossel
[CIRCUITO]
Intervenção e Vivência Artístico Cultural
11/10
19h
70 min
16 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
"Inscritas em Carrossel" visa promover uma performance teatral , onde perfomers -diretoras criam e interpretam suas próprias histórias, que se entrelaçam e se complementam no palco. "Inscritas em Carrossel" é uma performance teatral que mergulha na essência de suas corpas: corpas gordas, corpas travestis, corpa magra, corpa preta, corpas em suas diversas maneiras de existir. Corpas e um encontro, com suas histórias e perspectivas únicas, criam textos autorais e assumem o papel de diretoras para compartilhá-los com o público. É como um carrossel, feito carrossel. A performance também é um convite. É sobre femininos, mas pode ser sobre amor. "Inscritas em Carrossel" é uma performance teatral intimista. performers e diretoras se entrelaçam em composição modular e aberta, em que os limites entre palco e plateia se borram. As artistas assumem a autoria de seus próprios textos, criando passagens únicas e pessoais que refletem suas vivências e assumindo a direção de suas respectivas parceiras de cena, convidando a uma performance despojada e espontânea. Com o público é compartilhada uma experiência única a cada apresentação. As histórias criadas pelas performers se entrelaçam e se complementam, como fios de uma teia, criando um mosaico. O público é imerso em um universo multifacetado, onde as fronteiras entre as narrativas se dissipam, e a presença das performers como autoras e diretoras se torna tão relevante quanto suas atuações. "Inscritas em Carrossel" celebra a feminilidade em suas mais diversas manifestações.
Ficha técnica:
Andrea Mendes, Luciane Pereira, Renan Tenca Trindade Silva; Mawusi Tulani Jerônimo

Bailarina
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro Primeira Infância
15/10
11h
Primeira infância
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.
Ficha técnica:
TEXTO e INTERPRETAÇÃO: Sandra Vargas; DIREÇÃO GERAL: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas

Lereias de Caboclo
Teatro
20 a 22/10
21h (sex e sáb); 19h (dom)
55 min
10 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O espetáculo reúne três "lereias", que são as complicadas e poéticas histórias do primitivo caboclo paulista, cujo dialeto caipira determinou o surgimento dos diversos falares regionais em todo o Brasil.
Ficha técnica:
Texto: Valdomiro Silveira; Direção e Atuação: Luiz de Assis Monteiro

Entre bolhas e borboletas
Teatro
21 e 22/10
16h
55 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
“Entre Bolhas e Borboletas”, é uma experiência para toda a família, que mescla efeitos de mágica, cores, música e lindas bolhas de sabão. Textos inspiradores, transportam a plateia a um estado de sonhos e leveza. Cada coração será tocado de maneira única.
Ficha técnica:
Direção Artística e Atriz – Patty Pantaleão

Chorinho
[CIRCUITO]
Teatro
18/10
21h
14 anos
60 min
Gratuito
Sinopse:
Ronaldo Barbosa e Cida Lima se conheceram na primeira turma da ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) à 25 anos atrás e lá formaram a Cia Fuxico de Teatro onde estreiaram o primeiro espetáculo da Cia de literatura de cordel "O ATEU QUE VIROU SAPO" desde então vem desenvolvendo varios projetos de espetáculos , intervenções artisiticas , oficinas, e participando de festivais pelo Brasil todo. Atualmente a Cia está com dois projetos o TEATRO LAMBE LAMBE - Fases da Vida que desde 2018 vem circulando por varios lugares , SESCS , festivais e editais e o espetáculo CHORINHO de Fauzi Arap, com direção de Marcos Loureiro. Este projeto teve sua estréia em 2022 na Oficina Cultural Oswald de Andrade com uma curta temporada de 1 mês , depois realizaram algumas apresentações no ABC de S.P, e este ano realizaram outra temporada de 2 meses no espaço dos Parlapatões e agora vão realizar outra temporada nos centros culturais da Capital. Chorinho é um espetáculo que trata da vida urbana e que apresenta em sua narrativa duas personagens: a tia (Cida Lima) e o “morador da praça” (Ronaldo Barbosa), completamente díspares, mas que sofrem do mesmo mal: solidão. Com poesia e humor, a peça traz em sete momentos a construção inusitada de uma amizade onde são compartilhados pensamentos, segredos medos e a solidão.

Tem mais Revolta que Vírus no Meu Sangue
Teatro
27/10 a 04/11
14h30 (qua, qui e sex); 21h (sáb); 19h (dom)
70 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Misturando elementos autobiográficos dos intérpretes e cenas ficcionais, a peça revisita os 40 anos de epidemia do HIV/AIDS ao mesmo tempo que propõe um exercício de futuridade para combater os estigmas sociais em torno da doença.
Ficha técnica:
Elenco: Ará Silva e David Costa; Dramaturgia: Ronaldo Serruya; Direção: Canafístula
Gratuito

l TEATRO ARTHUR AZEVEDO l

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro
12/10
16h
80 min
Estacionamento
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Livre adaptação do romance de Jorge Amado, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” é uma fábula de amor impossível entre um gato e uma andorinha que vivem no mesmo parque. O Gato Malhado é visto por todos os animais como mau. Apenas a Andorinha Sinhá não tem receio de sua presença e, dessa amizade, nasce um belo amor proibido. Não só porque o Gato é visto com desconfiança, mas porque existe uma lei que jamais pode ser quebrada: gato só pode se casar com gata e andorinha com andorinha. Um espetáculo musical para emocionar corações de todas as idades, encenado na rua por seis atrizes e uma intérprete de Libras, com música original executada ao vivo pelo elenco.
Ficha técnica:
Intérpretes: Beatriz Kovacsik, Maria Eugênia Portolano, Samya Pascotto, Thalita Trevisani, Valérie Mesquita e Ellen Regina; Direção: Maristela Chelala; Dramaturgia: Samya Pascotto, Valérie Mesquita, Domitila Gonzalez

Da Terra a Lua
[INFANTIL - DESTAQUE]
Teatro
21/10 a 05/11
16h (Sáb e Dom); 10h30 e 14h30 (Ter)
50 min
Teatro Arthur Azevedo
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
A intrépida Dra. Barbicane, tem uma ideia revolucionária, transformar o maior de seus canhões em um projétil e atirá-lo à lua. A cientista deseja o improvável, explorar o espaço, porém o que ela não esperava era que o inventor Capitão Nicholl, tentaria impedir o feito e que o jornalista Michel Ardan, ao contrário, pretende ir junto. A confusão está feita! Os três cientistas discutem e discordam em todas as questões e o conflito só aumenta, até que, encontram um elemento em comum: “A Terra, não é mais a mesma e é necessário se distanciar para enxergar melhor!”
Ficha técnica:
Direc?ão e Dramaturgia: Joyce Salomão; Elenco: Joyce Salomão, Cristiano Salomão e Nino Belucci

James Baldwin - Pode um negro ser otimista?
Teatro
01/10
18h
Sala Multiuso
140 min
16 anos
SINOPSE:
O espetáculo James Baldwin - Pode um negro ser otimista? Parte da pesquisa sobre o pensamento crítico do autor afro-americano James Baldwin (1924 -1987) para refletir sobre o contexto político e social brasileiro a partir da ótica intelectual negra. O projeto faz parte do projeto PANORAMA BALDWIN: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado, contemplado pela 3ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra na Cidade de São Paulo.
Ficha técnica:
Direção e dispositivo de cena: José Fernando Peixoto de Azevedo; Elenco: Fernando Vitor e Izabel Lima

Brenda Lee e o palácio das princesas
Teatro
01 a 08/10
20h30 (Sex e Sáb) e 19h (Dom)
140 min
16 anos
SINOPSE:
O musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas traz um pouco da história de Brenda Lee, chamada de o “anjo da guarda das travestis”, ativista que fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/Aids, do Brasil. Ela tem uma pensão para travestis que, em sua maioria, vivem da prostituição. Apesar da realidade de violência em que vivem, dentro da casa as travestis são acolhidas por Brenda, que lhes ensina a querer mais da vida.
Ficha técnica:
Direção: Zé Henrique de Paula; Dramaturgia: Fernanda Maia; Elenco: Verónica Valenttino, Olivia Lopes, Tyller Antunes, Andrea Rosa Sá, Elix, Leona Jhovs e Fabio Redkowicz Orquestra: Rafa Miranda (piano), Juma Passa (contrabaixo), Rafael Lourenço (bateria) e Carlos Augusto (guitarra e violão)

Ponto de Encontro com Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto (Brenda Lee e o palácio das princesas)
Debates / Rodas de Conversa
1/10
18h
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assiste-se ao trabalho e, ao final, conversam sobre o que se viu, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

Dentro de um Olhar
Teatro
05 a 08/10
20h (qui, sex e sáb) e 18h (dom)
60 min
Sala Multiuso
14 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Laura e Liz se conhecem e se apaixonam a partir de um olhar. Com o passar dos anos, a dependência emocional, a bebida e a toxicidade tornam essa relação fria e distante. A falta do olhar que uniu duas almas poderia separá-las?
Ficha técnica:
Dramaturgia: Myra Gomes; Direção: Mayla Fernandes; Elenco: Carol Lira e Myra Gomes; Violoncelo: Amanda Ferrares.

Quilombo MemORÍa
Teatro
12 a 29/10
20h (qui, sex e sáb) e 18h (dom)
70 min
Sala Multiuso
10 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
No texto, João é um advogado que carrega em si as memórias de muitos momentos com a sua avó, Dona Glória, que sofre de Alzheimer e se encontra em risco durante a pandemia do COVID-19. Querendo resgatar sua avó e, com isso, resgatar suas tradições mais ancestrais, ele conduz um “sequestro” para que essas recordações e histórias não se percam.
Ficha técnica:
Direção: Eduardo Silva; Texto: André Santos; Elenco: André Santos e Miriam Limma; Intérprete de Libras: Karen Nabeta

Ponto de Encontro com Amilton de Azevedo (Quilombo MemORÍa)
Debates / Rodas de Conversa
22/10
17h
60 min
Sala Multiuso
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assiste-se ao trabalho e, ao final, conversam sobre o que se viu, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

24 horas
04/10
21h
120 min
Livre
Ingressos: R$30 Inteira, R$15 Meia. A bilheteria abre 1h antes do evento.
SINOPSE:
Mona Samara é uma cantora brasileira e suas composições narram inspirações repletas de mistério, amor, desencontros e reconciliações. Quem acompanha o seu trabalho, percebe que a paixão que dedica a cada composição e a interpretação única e carregada de emoção destoa do comum. A artista possui forte conexão com a poesia e uma relação intima com a musicalidade e introspecção, transitando por diversos gêneros, sem perder os encantos da MPB, Bossa Nova e Jazz, ritmos pelos quais é apaixonada. O show “24 horas” é uma imersão profunda e apaixonada na complexa malha de emoções humanas. Com melodias ricas e letras imersivas, as músicas autorais da artista, explora amores, saudades, inspirações, memórias e reconciliações, guiando o público por uma jornada emocional inesquecível.
Ficha técnica:
Mona Samara El Kutby Vaz (cantora); Jhean Geraldo Monteiro (violonista); Antonio Walter Gomes de Almeida El Kutby Vaz (tecladista); Antonio de Menezes Paiva Neto (pianista); Wagner Rocha Bertocco (baixista); André Luis Carlotti (cavaquista)

Concerto Matinal
Música
08/10
11h
90 min
Livre
Ingressos: R$20 Inteira, R$10 Meia. A bilheteria abre 1h antes do evento.
SINOPSE:
A série de concertos da Orquestra "Camerata Quattro Stagioni" levará ao palco um repertório diversificado que inclui Mozart, Vivaldi, Bach, Küchler, Baermann, Gluzanov e Beethoven e, num dos concertos, perpassa na trágica e breve vida do compositor Franz Peter Schubert (1797-1828) através da sua Sinfonia Inacabada de Schubert.
Ficha técnica:
Diretor Artístico / Maestro Titular: João Carlos

Retratos - Bob Sousa
Fotografia
13/10 a 17/12
Livre
SINOPSE:
Exposição fotográfica artística, formada por retratos de personalidades da cultura e do teatro brasileiro contemporâneo. A mostra apresenta diferentes experiências vividas e reveladas no momento do encontro entre fotógrafo e retratado.
Ficha técnica:
Artista: Bob Sousa; Curadoria e texto: Miguel Arcanjo Prado

Teatro à Venda
Teatro
19 a 29/10
20h30 (Qui a Sáb); 19h (Dom)
120 min
16 anos
Ingressos: R$ 20 Inteira, R$ 10 Meia. A bilheteria abre 1h antes do evento.
SINOPSE:
Em um mundo à venda, quatro atores fazem uma peça-propaganda, onde todas as cenas são comerciais de TV, só que no teatro. Eles tentam interpretar a clássica família margarina, mas não demora para que essa máquina de mentiras vá se mostrando cada vez mais insustentável, sendo revelados os profundos dramas que movimentam suas engrenagens.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Pedro Tancini; Elenco: Ivan Balista, Vuka Pereira, Pedro Tancini, Winnie Moriyama e Caio Caldas; Música ao vivo - Teclado: Luiz Viola | Guitarra e baixo: Marcelo Crispim.

l TEATRO CACILDA BECKER l

Bichados
[DESTAQUE]
Teatro Adulto
26 a 29/10
21h (Quinta, Sexta e Sábado); 19h (Domingo)
16 anos
70 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
A peça gira em torno de um homem que chega aos 45 anos e a vida não está conforme ele desejava. À medida que a dramaturgia avança, aborda-se o tema da morte, do luto e do envelhecer LGBTQIA+ nos dias de hoje.
Ficha técnica:
Dramaturgia e direção: Ricardo Corrêa; Interpretação: Davi Reis

Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá
[INFANTIL / DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro infanto-juvenil
01/10 a 22/10 às 16h - (Sáb e Dom) (dia 21/10 não haverá apresentação)
11/10 -10h30 e 14h30; 12/10 - 16h
75 min
Livre
SINOPSE:
Maria é uma menina rainha e guerreira do reino de Entremundos que está prestes a viver um dos momentos mais desafiadores de sua vida: entregar sua coroa de reisado e conquistar outro lugar nesse tradicional folguedo. Não bastasse o desafio de crescer, coisas estranhas acontecem no terreiro de Yayá, sua Avó, o que convoca a menina a uma jornada pelo sertão. Nesse rito de passagem inspirado nas tradições dos folguedos e saberes dos terreiros, num diálogo com os reisados brasileiros, a luta é contra o esquecimento e os muitos apagamentos. A heroína descobre como guerrear e festejar, contar com a ajuda de seres encantados e desvendar a sabedoria ancestral das encruzilhadas, lugar de encontro e aprendizagem.
Ficha técnica:
DIREÇÃO GERAL: Antonia Mattos; DRAMATURGIA: Antonia Mattos e Gabriela Romeu; INTÉRPRETES: Antonia Mattos, Cibele Mateus, Fagundes Emanuel, Laruama Alves, Lilyan Teles e Rubens Alexandre.

Série de Concertos da Sinos
Música/ Concerto
01/10
11h
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Orquestra Filarmônica Sinos Azuis, apresenta um repertório variado, com o objetivo de agradar a todos os públicos. Em seu programa, contém peças de compositores como Tchaikovsky, Brahms, Bach, Mozart e também brasileiros, como Villa Lobos, Carlos Gomes, Villani Cortês, dentre outros.

Monstros Marinhos
Teatro Adulto
28/09 a 22/10
21h (Quinta, Sexta, Sábado); 19h (Domingo)
14 anos
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Uma menina narra a história da sua família a partir de memórias fantásticas: uma avó que diminui de tamanho, um pai invisível, uma mãe que recolhe garrafas com mensagens do mar, um irmão sempre trancado no quarto, fantasmas e um escafandrista. Enquanto isso, um documentário sobre um submarino russo naufragado passa sem parar na televisão.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: René Piazentin; Elenco: Aline Baba, Anita Prades, Ariel Rodrigues, Fernanda Gama, Giovana Teles, Leandro Galor, Mateus Pigari e Renata Grazzini

Ponto de Encontro com Fernando Pivotto (Monstros Marinhos)
Palestras e debates
08/10
18h
Livre
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais amilton de azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

Romeu e Julieta
[CIRCUITO]
Intervenção Artística - Adulto
04/10
21h
Livre
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Fundada há 10 anos a partir da montagem do espetáculo O Homem da Tarja Preta de Contardo Calligaris, nasce a trupe BR116. Em 2010, estréia o espetáculo e Terceiro Sinal de Otavio Frias Filho, que volta ao repertório da companhia com temporária histórica no Teatro Oficina, onde recebeu mais de 2.900 pessoas e teve indicação ao Prêmio Shell de melhor atriz para Bete Coelho. Como companhia estável, a Cia já apresentou-se em turnês com todo o seu repertório por diversos estados brasileiros como SP, RJ, BA, PR e RS atingindo números expressivos de público por onde passa. Em 2019, a companhia - junto a uma parceria com o Sesc - monta Mãe Coragem de Bertold Brecht, com um público de mais de 8.500 pessoas em sua temporada no Sesc Pompéia. Sucesso de crítica e público, o espetáculo foi o vence-dor do Prêmio Shell de melhor direção para Daniela Thomas e recebeu indicações de melhor atriz para Bete Coelho e melhor trilha para Felipe Antunes. Bete Coelho - renomada atriz, diretora e fundadora da companhia - tem em seu currículo trabalhos dirigidos por grandes diretores como Antunes Filho, Zé Celso Martinez Corrêa, Bob Wilson, Paulo Autran, Gerald Thomas e Radoslaw Rychcik.

Bia Góes e Ricardo Valverde
Música
11/10
21h
Livre
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O show Bia Góes e Ricardo Valverde celebrará 15 anos de parceria artística do duo, trazendo a voz e o vibra fone como protagonistas. O repertório será uma jornada musical, passando por canções e estilos que marcaram as trajetórias de cada um. Este projeto foi contemplado pela 6ª Edição do Edital de Apoio a Música para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.
Ficha técnica:
Cantora: Bia Góes; Vibrafone: Ricardo Valverde; Participação especial: Swami Júnior (violões), Marcos Paiva (contrabaixo) e quarteto de cordas.

Retratos - Bob Sousa
Fotografia
13/10 a 17/12
Livre
SINOPSE:
Exposição fotográfica artística, formada por retratos de personalidades da cultura e do teatro brasileiro contemporâneo. A mostra apresenta diferentes experiências vividas e reveladas no momento do encontro entre fotógrafo e retratado.
Ficha técnica:
Artista: Bob Sousa; Curadoria e texto: Miguel Arcanjo Prado

Inscritas no Carrossel
[CIRCUITO]
Intervenção Artística
18/10
21h
16 anos
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
"Inscritas em Carrossel" visa promover uma performance teatral , onde perfomers -diretoras criam e interpretam suas próprias histórias, que se entrelaçam e se complementam no palco. "Inscritas em Carrossel" é uma performance teatral que mergulha na essência de suas corpas: corpas gordas, corpas travestis, corpa magra, corpa preta, corpas em suas diversas maneiras de existir. Corpas e um encontro, com suas histórias e perspectivas únicas, criam textos autorais e assumem o papel de diretoras para compartilhá-los com o público. É como um carrossel, feito carrossel. A performance também é um convite. É sobre femininos, mas pode ser sobre amor.

Evento: A ilha do tesouro
Teatro infanto-juvenil
28/10 a 05/11 (Sáb e Dom)
16h
Livre
55 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Em um solo com bonecos a Cia conta A Ilha do Tesouro, uma história cuja trama de aventura remete aos contos de heróis e suas provações, mas aqui nosso protagonista é Jim, um jovem, com cerca de 11 anos. Esse corajoso aventureiro conhece um velho lobo do mar, ganha um mapa do tesouro, singra os mares dentro de um enorme navio, enfrenta piratas, vence os perigos de uma ilha deserta, encontra um fantasma e por fim, descobre o seu tesouro.
Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Fábio Superbi; Intérprete; Criador: Rodrigo Andrade

l TEATRO PAULO EIRÓ l

Vozes
[DESTAQUE]
Dança.
27 a 29/10
Sex e Sáb às 21h; Dom às 19h
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
"É TUDO PRA ONTEM", já dizia Emicida. Segundo DITADO POPULAR Iorubá: "Exu matou um pássaro ontem, com uma pedra que atirou hoje". A CIA SOLI atravessa o tempo e diz em movimento o que as PALAVRAS não são capazes de dizer. Do amanhecer ao pôr do sol, as mesmas almas de RAINHAS E REIS de cravo, suas VOZES, nossas vozes e o grito abafado de ontem que ecoa entre passos e RODAS hoje.
Ficha técnica:
Direção Geral: Cintia Lima; Coreógrafo: André Carlos, Samuel Menezes e Lidia Barbosa; Bailarinas(os) PCD: Larissa Lima, Rebô Izaias, Leandra Monteiro, Ane Medeiros e Verônica Soares; Bailarinas(os): Bruna Lima, Leo Street e Beatriz Ricoboni

VrumVrumzinho
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro Infantil
12/10
11h00 e 16h00
60 min
Livre
SINOPSE:
Vrumvrumzinho (2012) é um espetáculo multimídia para todos os públicos. Seguindo a metodologia de improvisação e abordagem interdisciplinar os artistas adicionam uma linha narrativa sem falar uma palavra. A pintura digital ao vivo cria imagens nas quais é possível viajar, a sonoridade, pode ilustrar, às vezes revigorar, contrastar, e sempre despertar a curiosidade. O movimento constrói objetos, molda e traz o espaço para dançar. O cenário leva as crianças a uma viagem, voam para dentro de uma cidade, para os seus ruídos, para as suas gentes. E no contato com tanta gente, acabam voltando às raízes. O público é convidado a participar e descobrir como acontece o processo de criação desse trabalho, aproximando os pequenos dos princípios das artes digitais.
Ficha técnica:
DIREÇÃO: Mario Lopes; INTÉRPRETES: Marina Massoli e Mario Lopes; LIVE PAINTING: Achiles Luciano
MÚSICA: Gabriel Spinosa e Denilson Oliveira

Da Terra a Lua
[INFANTIL]
Teatro Infantojuvenil
14 e 15/10
Sáb e Dom às 16h
50 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
A intrépida Dra. Barbicane, tem uma ideia revolucionária, transformar o maior de seus canhões em um projétil e atirá-lo à lua. A cientista deseja o improvável, explorar o espaço, porém o que ela não esperava era que o inventor Capitão Nicholl, tentaria impedir o feito e que o jornalista Michel Ardan, ao contrário, pretende ir junto. A confusão está feita! Os três cientistas discutem e discordam em todas as questões e o conflito só aumenta, até que, encontram um elemento em comum: “A Terra, não é mais a mesma e é necessário se distanciar para enxergar melhor!”
Ficha técnica:
Direc?ão e Dramaturgia: Joyce Salomão
Elenco: Joyce Salomão, Cristiano Salomão e Nino Belucci

Abayomi. Uma Agricultora!
Teatro
01/10
19h
140 min
Livre
SINOPSE:
Esta história de "Abayomi" Uma Agricultora! Se passa em uma região do oeste da África, em um vilarejo. Lugar de onde partiram muitos de nossos tataravós, em meados do século XVIII - Inspirado no balé Giselle.
Ficha técnica:
Dramaturgia e concepção geral da obra: Milton Kennedy; Coreografia: Cláudia Nwabasili e Roges Doglas Elenco: Bárbara Aquino, Carla Amaral, Ingrid Costa, Isabela Machado, Isabelle Costa, Lídia Lima, Maria Alice Penna, Mariana Santana, Micaella Rodrigues, Samanta Milam, Thalía Araújo, Thayná Correia,Douglas Faria, Jesse de Paula, Lucas Santos, Matheus Felix, Nicollas Seixas, Pablo Rodrigo de Souza, Pablo Silva e Uoston Alcântara

O Legítimo Pai da Bomba Atômica
Teatro
12 a 15/10
Qui, Sex, Sáb às 21h; Dom às 19h
90 min
10 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O espetáculo narra a história real do físico judeu húngaro Léo Szilárd desde a fuga do nazismo até sua ligação com a construção da primeira Bomba Atômica. Nesse trajeto, ele se envolverá com diversos personagens históricos que diretamente colaboraram para a viabilização do projeto da bomba e seu lançamento. O caminho entre a descoberta científica e sua utilização como arma de destruição em massa é acompanhado de um drama interno de Szilárd, que vê sua invenção ser desviada do objetivo original.
Ficha técnica:
Texto: Murilo Dias César; Direção: Gabriela Rabelo; Elenco: Edson Kameda, Ligia Yamaguti, Ricardo Oshiro, Rogério Nagai e Ulisses Sakurai; Voz em off e créditos: Alexandre Mercki.

Retratos - Bob Sousa
Fotografia
13/10 a 17/12
Ter a Dom às 14h
Livre
SINOPSE:
Exposição fotográfica artística, formada por retratos de personalidades da cultura e do teatro brasileiro contemporâneo. A mostra apresenta diferentes experiências vividas e reveladas no momento do encontro entre fotógrafo e retratado.
Ficha técnica:
Artista: Bob Sousa; Curadoria e texto: Miguel Arcanjo Prado

Ponto de Encontro com Amilton de Azevedo
Palestras e debates
15/10
18h
60min
Livre
SINOPSE:
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assiste-se ao trabalho e, ao final, conversam sobre o que se viu, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.
Ficha técnica:
Palestrante: Amilton Monteiro de Oliveira Filho (Amilton de Azevedo)

Bichados
Teatro Adulto
19 a 21/10
Qui, Sex e Sáb às 21h
70 min
16 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
A peça gira em torno de um homem que chega aos 45 anos e a vida não está conforme ele desejava. À medida que a dramaturgia avança, aborda-se o tema da morte, do luto e do envelhecer LGBTQIA+ nos dias de hoje.
Ficha técnica:
Dramaturgia e direção: Ricardo Corrêa; Interpretação: Davi Reis

Até as princesas soltam pum - O musical
Teatro Infantojuvenil
25 a 28/10
Qua e Sex às 10h30 e 15h; Qui às 15h; Sab e Dom às 16h00
70 min
Livre
Ingressos pagos - R$20 com 1h de antecedência na bilheteria e pelo Sympla.
SINOPSE:
Laura é uma garotinha bem curiosa, e uma das questões que mais a intrigam, e a seus colegas de escola também, é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer essa dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo ''livro secreto das princesas'' e, com ele, a confirmação: ''Sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!''. Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas soltam pum porque podem e porque querem, são donas dos seus corpos e, mesmo assim, continuam a ser as mais lindas princesas.
Ficha técnica:
Autor do livro – Ilan Brenman; Adaptação – Marcelo Aouila; Direção Geral – Márcio Vieira; Elenco: Adrielle Carvalho, Ana Terra Blanco, Eduarda Belo, Gustavo Maya, João Soares, Letícia Santos, Ego Zu e Victor Galisteu

A Borboleta e o Cubo de Vidro
Dança
06 e 08/10
21h (sex e sáb); 19h (dom)
60 min
16 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O gatilho para criação desse espetáculo solo foi racional e intelectual: uma pesquisa da antropóloga Mirian Goldenberg em que ela perguntou para 5.000 homens e mulheres o que eles mais invejavam no gênero oposto. As respostas serviram como uma faísca em terreno seco para a criação de um trabalho que fala sobre uma questão urgente no país, a(s) violência(s) contra a mulher.
Ficha técnica:
Direção e interpretação : Ale Kalaf