Jornada do Patrimônio 2023 anuncia programação com shows de Linn da Quebrada, Negra Li, Ellen Oléria, Alaíde Costa, Mc Bin Laden e homenagem a Emanoel Araujo

Com roteiros culturais, visitas a imóveis históricos e apresentações de artistas como Orquestra Mundana Refugi e espetáculo infantil Rita? Li!, 9ª edição da Jornada acontece nos dias 19 e 20 de agosto

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação da Jornada do Patrimônio 2023. Neste ano, a Jornada promove mais de 300 atrações, entre elas os tradicionais roteiros culturais e visitas a imóveis históricos, debates, palestras e exposições, além de apresentações de artistas como Linn da Quebrada, Ellen Oléria, Orquestra Mundana Refugi e o espetáculo infantil Rita? Li!, entre outros. O evento acontece no final de semana dos dias 19 e 20 de agosto, paralelamente às comemorações dos 50 anos do Hip Hop no Vale do Anhangabaú, e conta com apoio do Sesc-SP e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo. A programação está disponível em jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br.

Em sua 9ª edição, o evento traz o tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, fazendo alusão à canção popular para ilustrar o caráter de descoberta e aprendizado, inclusão e pertencimento, que marcam a Jornada do Patrimônio, com debates e experiências atrelados aos patrimônios materiais e imateriais da cidade. O tema dialoga com o da edição anterior, “Tão Perto, Tão Longe”, que provocava a reflexão sobre a nossa relação com a cidade e convidava a uma aproximação da população com as memórias de São Paulo.

“A Jornada valoriza locais e narrativas de vozes negras, imigrantes, periféricas e de outras regiões do Brasil, para além dos tradicionais pontos turísticos da cidade e dos livros de histórias”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “A Jornada mostra que São Paulo é a casa do mundo.”

A abertura oficial da Jornada do Patrimônio acontece dia 18, no CEU Paz, com shows de Negra Li e Mc Bin Laden, além do espetáculo para as crianças da Palhaça Rubra. O evento marca também o encerramento da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico, com início dia 14 na Biblioteca Mário de Andrade.

Fundador do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo e ex-secretário municipal de cultura, Emanoel Araujo é homenageado com extensa programação. Entre as atrações, está a visita guiada pelo Museu, destacando a obra e o legado do seu fundador e ex-diretor; visita guiada pelo Bixiga, destacando a relação do artista com o bairro; tour guiado em ônibus circulando pela cidade, destacando as contribuições de Emanoel; e show de Ellen Oléria, dia 20, no Auditório Ruth de Souza no MAB Emanoel Araujo.

A programação artística apresenta homenagem à cantora Rita Lee, falecida em 2023, por meio do espetáculo infantil Rita? Li!. O show acontece no domingo, 15h, no Centro Cultural Santo Amaro. A cantora Linn da Quebrada apresenta o seu show Trava Línguas no CEU Perus, domingo. Na Vila Itororó, O Trio, grupo de música instrumental brasileira que nasceu na Ocupação Cultural Mateus Santos, em Ermelino Matarazzo, se apresenta no domingo.

A Casa do Tatuapé, que atualmente é palco da exposição sobre a ativista dos direitos LGBTQIAP+ Brenda Lee, recebe, além da visita guiada contando a história do espaço e visita guiada à exposição, uma programação sobre a população trans. A palestra Transcestralidades, Traviarcado e Representatividade, com a pesquisadora Renata Carvalho, acontece domingo, 14h; no mesmo dia, acontece o Slam Marginália e o show de Potyguara Bardo, com repertório do disco “Simulacre”. Outras artistas trans também integram a Jornada: show de Azula, domingo, na Vila Itororó; recital com as artistas Clodd Dias e Renata Peron, na sexta-feira (18), no Centro Cultural da Diversidade.

Com foco na questão dos refugiados, a Jornada do Patrimônio apresenta programação especial que traz a riqueza de diversas culturas. Formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo, a Orquestra Mundana Refugi se apresenta no sábado, no Museu da Imigração, trazendo vozes dos países: Palestina, Congo, Guiné, Irã, França, Venezuela e Brasil. O espaço também recebe o show da Fanta Konatê e Djembedon, no mesmo dia, apresentando a cultura ancestral da Guiné Conacri.

A Jornada celebra uma grande entrega da Prefeitura para a população, a inauguração das cinco estátuas de personalidades negras pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), com o lançamento da série "Memórias em Bronze", na Cinemateca Brasileira, no sábado. Os episódios trazem conversas com familiares e amigos, além dos escultores das cinco estátuas de personalidades negras (Carolina Maria de Jesus, Adhemar Ferreira da Silva, Itamar Assumpção, Madrinha Eunice e Geraldo Filme) realizadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). A Cinemateca também recebe show de Alaíde Costa apresentação da peça de teatro "Quarto de Despejo", da Cia. Evoé, sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, uma das homenageadas com estátua em Parelheiros.

Visitas e Roteiros

A Jornada do Patrimônio traz roteiros, visitas, cursos e rodas de conversas em todas as regiões da cidade, permitindo conhecer histórias de vozes afro-brasileiras, indígenas, periféricas, migrantes e LGBTQIA+, entre outras.

Entre os destaques dos roteiros culturais, está a chance de descobrir o território negro da Brasilândia, em roteiro saindo da Praça Benedicta Cavalheiro, no sábado; ou a Caminhada Heroínas Negras, saindo da Praça da República, no mesmo dia; e no bairro da Liberdade, a Capela dos Aflitos, vizinha do futuro Memorial dos Aflitos, a ser construído pela Secretaria Municipal de Cultura, recebe roteiro Liberdade e Baixada do Glicério: entre ruas, diálogos e histórias afro-brasileiras, indígenas, periféricas e migrantes, no domingo, resgatando as diversas memórias do bairro. O roteiro Porta de Boate traz as histórias da vida noturna LGBTQIAP+ no domingo, com saída na Rua da Consolação. A valorização do meio ambiente também está presente, a partir de roteiros como o “Conhecendo Árvores pela Cidade”, em Itaquera, ou com passeios pelos Parques Alfredo Volpi, no Morumbi, e Rodrigo de Gásperi, em Pirituba.

Pelo centro da cidade, a Jornada promove roteiros na Vila Itororó, celebrando o centenário da vila que hoje foi transformada em centro cultural; o roteiro Bom Retiro Arquitetônico e Gastronômico: Encontro de povos, que abrange a diversidade cultural e influência da imigração no bairro; e o roteiro Caminhos do Carandiru e o Aprisionamento Feminino, trazendo vivências e memórias do encarceramento na cidade de São Paulo. Os três roteiros acontecem no sábado, 19.

As histórias do centro da cidade também são valorizadas com visitas guiadas ao Palácio da Justiça de São Paulo, ícone da arquitetura na cidade, projetado e construído pelo escritório do Arquiteto Ramos de Azevedo; visita ao Edifício Sampaio Moreira, sede da Secretaria Municipal de Cultura e também o primeiro arranha-céu da cidade; os icônicos Cama e Café São Paulo, na Rua Roberto Simonsen, e o Bar Drosophyla, na Rua Nestor Pestana, também abrem as suas portas para visita guiada.

Museus Estaduais

Na 9ª edição da Jornada do Patrimônio, o Museu de Arte Sacra de São Paulo promove uma caminhada no bairro da Luz, convidando os participantes a identificarem o patrimônio cultural reconhecido nesse trajeto e conhecerem os espaços que fizeram parte do desenvolvimento dessa região. Quais são as memórias que esse patrimônio suscita? Existem histórias que foram apagadas e podem ser recuperadas? Por meio de uma reflexão coletiva, todos esses pontos serão discutidos a fim de serem estabelecidas conexões com os habitantes da cidade.

O Palácio das Indústrias, prédio que abriga o Museu Catavento, é conhecido por ser uma peça fundamental para a história econômica e política da cidade de São Paulo. Para falar das curiosidades e da importância desse prédio para a cidade, o museu apresentará na Jornada do Patrimônio um roteiro guiado, no qual os visitantes poderão conhecer as histórias por trás da arquitetura imponente e os diversos usos do Palácio das Indústrias através das décadas. O passeio será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, às 10h30 e às 14h30.

Já na Casa Mário de Andrade, no dia 19 de agosto, das 16h às 18h, o encontro “Patrimônio Paulista: Samba de Bumbo”, abordará a trajetória histórica do samba na cidade de São Paulo, desde as fazendas cafeeiras até as periferias do centro da capital. A atividade também tratará dos grupos tradicionais que realizam a manifestação do samba paulista, assim como a organização do dossiê de registro da manifestação, iniciado em 2019 pelo IPHAN. O evento será acessível na Língua Brasileira de Sinais.

Sesc

O Sesc São Paulo participa da 9ª Jornada do Patrimônio, promovida pela Prefeitura de São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, com atividades gratuitas realizadas por 11 Unidades do Sesc. A programação traz a potencialidade do Turismo Social como ação educativa, no campo da memória social e patrimônio cultural, abordando diferentes perspectivas da cidade que acolhem diferentes grupos sociais, culturais e econômicos que fazem parte do presente e da história da cidade.

Os roteiros variam de circuitos a pé, como a Caminhada São Paulo Negra, promovida pelo Sesc Carmo, o Histórias Não Contadas da Cidade, que sai do Sesc Avenida Paulista e o Partir e Ficar: Hotéis e Seus Usos Sociais no Centro de São Paulo, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação, a passeios com transporte e caminhada, como o Toda Terra é Ancestral: Roteiro à Escultura da Carolina Maria de Jesus, do Sesc Interlagos, o Berços do Samba: Barra Funda, com saída do Sesc Pinheiros, o A Pé pela Quebrada: Favela Galeria, do Sesc Itaquera e o Da Biblioteca à Praça: Memórias da Av. do Sabão, partindo do Sesc Santana.

Para quem gosta de visitas guiadas em espaços fechados, o Sesc Ipiranga levará para conhecer patrimônios arquitetônicos e imateriais da Justiça Paulista, no roteiro Direito e Memória, o Sesc Consolação pretende fazer o público questionar o presente olhando o passado na atividade Entrar no Museu é Confrontar a Memória, na Pinacoteca, e o Sesc Vila Mariana fará uma visita ao Museu das Culturas Indígenas.

Também haverá atividades nas próprias Unidades, como o bate-papo sobre a Ancestralidade Negra na Borda Leste da Paulicéia: Memórias, Sambas, Ritos e Ofícios, que ocorrerá no Sesc Itaquera e as Visitas Patrimoniais: a Fábrica da Lina, no Sesc Pompeia.