Programação de Agosto - Centros Culturais

Confira a programação completa

l CENTRO CULTURAL GRAJAÚ l

Cia AfroOyá - Didêmanda
Dança
5/08
Sábado às 19h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Gratuito
Performances de dança afro contemporânea brasileira compostas por músicas ao vivo, baseadas nos movimentos das heranças de matrizes africanas juntamente com a contemporaneidade brasileira em uma união de cultura, tradição, atualidade, ritmo e alegria.

Projeto Escola no CCG - O Mundo Imaginário
Teatro infantil
10/08
15h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Gratuito
O Mundo Imaginário retrata o quintal da casa de duas crianças, interagindo com todos os pequenos animais que nele habitam, fazendo disso seu universo, descrito através de histórias e canções. No quintal elas percebem a importância de cada um deles no processo de vida da natureza, aprendizado adquirido através dos ensinamentos de seus pais. Brincando e interagindo com o público, o espetáculo acontece de forma lúdica e educativa, finalizando com o simbolismo do cuidado com o planeta, que é representado por um inflável gigante que passa por toda a plateia para ser tocado e cuidado com carinho.

Batalha Grajaú Rap City
Música
10/08
Quinta às 19h
Local: Calçadão Cultural Grajaú
150 minutos
Livre
Em meados de 2017, Ladakipnis (Clube do Berro), GAH MC (Canela Fina) e JPA Epycentro criaram o Grajaú Rap City. O evento acontece duas vezes ao mês, sendo uma no Centro Cultural Grajaú. Uma das maiores batalhas de MCs do Brasil, oferece grandes nomes do rap nacional e cria oportunidade para novos artistas mostrarem sua criatividade.

Sarau do Grajaú
Múltiplas linguagens
12/08
19h
Local: Hall
120 minutos
Livre
O Coletivo Sarau do Grajaú nasceu em 2014 e nesses quase 10 anos sempre buscou dar voz à comunidade periférica, promovendo eventos e participando ativamente da vida cultural e social do Grajaú e seu entorno. Promove literatura, exposições e mais atividades. Em 2023 o coletivo tem se dedicado à produção de cinco mini documentários sobre a região do extremo sul, além de um livro de 80 poetas que participaram da história do sarau.

A Farsa do Advogado Pathelin pela Visão das Ovelhas
Teatro
24/08
Quinta às 15h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Gratuito
O Projeto Escola no CCG foi elaborado para ampliar a participação do público escolar no CCG, já que são muitas escolas no entorno. Os eventos vão de encontro aos temas que serão desenvolvidos no currículo escolar. Pedro Pathelin, um advogado falido e espertalhão, a fim de conseguir um tecido novo para sua esposa, Guilhermina, tem uma ideia: tirar proveito de um comerciante local por meio de sua habilidade de persuasão. Na loja do comerciante de fazendas mais avarento da região, o advogado inicia sua trama que se torna muito maior quando é arrematada por um pastor de ovelhas e um Juiz maluco.

Pagode da 27 - 18 anos
Música
27/08
14h
Local: Calçadão
420 minutos
Livre
Gratuito
Pagode da 27 completa 18 anos e, para celebrar, realiza uma linda festa no Calçadão do Centro Cultural Grajaú. O movimento cultural nasceu no bairro do Grajaú em 2005, fazendo do samba instrumento de transformação social.

LGBTQIAP+ Comunidade em Diálogo
27/08
13h
Local: Mezanino
60 minutos
Livre
O Coletivo Núcleo de Resistência foi criado em 2019 por Tatto Oliveira, Geysa Cristine Silva da Paz e Theo Brito, grupo de amigos que enxerga a necessidade de visibilizar o acolhimento de pessoas LGBTQIAP+, com prioridade às pessoas trans masculinas e não binárias. Foram criadas ações com atividades que visam a promoção do autoconhecimento, respeito, informação efetiva, valorização da saúde mental e física, cultural, profissional e a socialização desta população, além de estimular ações esportivas. Hoje o coletivo é composto de 4 pessoas e colaboradores casuais, que apoiam aproximadamente 274 pessoas de forma direta e aproximadamente 4 mil pessoas de forma indireta através das redes sociais.

l CENTRO DE CULTURAS NEGRAS l

Baile da Sul 3
Música
6/08
14h
180 minutos
Livre
Gratuito
O objetivo desse evento é fomentar as produções culturais e artísticas marginalizadas. Investindo na produção de artistas pretos, periféricos e LGBTQIAP+; a fim de tornar as subjetividades e pautas discutidas por esses grupos responsabilidade de toda a sociedade civil, sempre pensando no território em torno do CCG. Esse projeto se enquadra no plano de intervenção artística dos jovens monitores culturais do centro cultural. Este será o primeiro bailefestival LGBTQIAP+ da região, com artistas de toda a cidade.

Clube do Balanço e Simoninha
Música
12/08
19h
180 minutos
Livre
Gratuito
O Clube do Balanço é um grupo musical brasileiro de samba rock, fundado em 1999. Idealizado por Marco Mattoli, tendo como os vocais com Tereza Gama, o grupo lançou em 2001, o seu primeiro álbum Swing & Samba-rock com a participação de Ivo Meirelles, Seu Jorge, os irmãos Wilson Simoninha que estará no show que será realizado no CCN, Max de Castro, Marku Ribas,, Bebeto, Luís Vagner O primeiro álbum do Clube do Balanço, Swing & Samba-Rock foi lançado em 2001, os integrantes da banda o definiram como “o fruto de uma feliz, divertida e inusitada formação de uma comunidade artística, a fim de redescobrir e revigorar esse tal de samba-rock”.

Baile Black
Música
12/08
17h
60 minutos
Livre
O Baile Black tem como proposta reunir o público que admira a black music e traz a nostalgia dos bailes blacks como Chic Show, Zimbabwe, Black Mad entre outros.

Baile Samba Rock CCN
Música
12/08
18h
60 minutos
Livre
Gratuito
Liderada por personal dancers, o grupo Os Diplomatas garante uma noite dançante com muita alegria e nostalgia, ensinando técnicas do samba rock e do passo marcado.

O Jabuti e a Sabedoria do mundo
Teatro infantil
16/08
10h e às 15h
180 minutos
Livre
Gratuito
O espetáculo teatral infanto-juvenil mistura tradição e contemporaneidade, somando toques tradicionais a elementos da música contemporânea afro-diaspórica, danças e muitas cores. No palco, quatro atores se revezam interpretando os jabutis griôs, contadores de histórias, e as personagens dessas mágicas e engenhosas histórias: avô, avó, bisavô e tataravô, feiticeira, caçador-serpente e orixás. Os jabutis refletem características e ações humanas. As histórias contadas deixam uma reflexão quanto à conduta em sociedade, provocando o público a se questionar acerca do racismo, da intolerância religiosa e do legado do povo africano no Brasil, do vocabulário à comida.

Batalha CCN
Música
26/08
15h
120 minutos
Livre
Gratuito
Batalha CCN oferece entretenimento e conhecimento de músicas afro, como afrobeat, jazz, soul, funk, samba rock, black, charme e rap. As pessoas que frequentam o Jabaquara e seu entorno poderão compartilhar em público suas rimas e poesias. Com o microfone aberto, o DJ tem uma seleção de beats (bases instrumentais) para a pessoa expor a sua arte ou simplesmente proclamar a sua poesia, além das apresentações do próprio grupo.

Encontro de Bambas - Comunidade do Samba
Música
27/08
18h
120 minutos
Livre
Gratuito
A proposta é promover a integração dos moradores com os equipamentos públicos e evidenciar as obras de compositores sambistas através de vozes da Comunidade do Pagode da Madrinha. Uma grande roda de samba e contação de histórias do samba .

Grupo Casa Nossa
Música
27/08
17h
90 minutos
Livre
Gratuito
Show com o repertório dos 30 anos de existência da banda. Além das canções mais conhecidas da banda, clássicos do samba como Disritmia de Martinho da Vila, Ôa Ôa e Quando Você me Beija de Leandro Lehart e Quando a Gira Girou de Zeca Pagodinho, além de clássicos da MPB.


l CENTRO CULTURAL OLIDO l

Babilônia
Dança
3 a 06/08
Quinta, sexta e sábado 19h e domingo 16h
Local: Paissandu
60 minutos
Livre
Gratuito
Nas curvas de um corpo-cidade, caminhos quase nunca vistos, pois são subterrâneos, deixam verter água, provocam desabamentos de areia e deslocam sútil e sorrateiramente o terreno, com fugas de ar. Essa performance é uma travessia, um encontro entre performers, coisas, luzes e sons que se entrelaçam em rotas fora da ordem.

A Ópera do carnaval - Kizomba pra preto
Teatro musical
5 a 13/08
05/08 sáb: 16h e 19h / 6/08 dom: 18h / 12/08: sáb 16h e 19h / 13/08 dom: 18h
Local: Sala Olido
70 minutos
Livre
Gratuito
A Ópera do Carnaval canta e conta histórias que iluminam e dão voz a tantos heróis que lutaram pela liberdade de seu povo, é a história de tantas mulheres que pariram a herança africana em nossa terra. Samba é enredo e musicalidade do espetáculo, é através do samba que ouvimos as histórias e acompanhamos o surgimento dessa importante manifestação cultural, através dos caminhos percorridos por Hilária Batista de Almeida, Dona Ciata, em sua trajetória da Bahia para o Rio de Janeiro, e em São Paulo o surgimento do samba de Bumbo de Bom Jesus de Pirapora. Valor: R$ 48.000,00

Psicorange
Performance / música
11/08
Sexta às 18h
Local: Vitrine da Dança
120 minutos
Livre
Gratuito
Psicorange acontece em tempo real. Aqui, agora, através da música. A música muda o tempo, nos faz instrumento e desfaz a distância. Pra melhor, pra bem melhor. Formado em junho de 2018, o grupo tem um trabalho influenciado pelo rock glam, hard rock e pop, que temperam uma criação musical em um show que flerta com a performance e o spoken word.

Leti
Teatro adulto
12/08
19h
Local: Sala Paissandú
70 minutos
+16 anos
Gratuito
A peça convida o público para uma viagem em busca de uma identidade. Partindo de suas vivências com o preconceito e com sua sexualidade, Leti trava um duelo entre o real e a ficção, em uma tentativa de encontrar os pedaços de sua identidade fraturada.

Vórtice VR
Arte / tecnologia / realidade virtual
18 e 19/08
14h
Local: Vitrine Multimídia
Duração: 8 horas
Livre
Gratuito
O Vórtice é uma forma que se singulariza na água ou no ar,sendo o ponto de partida para a encenação em realidade virtual criada em pleno isolamento social de 2021. O projeto completo foi capturado com câmeras 360º em diferentes ambientes da casa do artista, registrando manifestos que estetizam o corpo e sua relação com as memórias de infância. Na presente proposta, apresentamos os quatro "cômodos" em uma instalação interativa - através do uso de óculos VR, mas que também recebe interferências físicas através de performances dos artistas Vicente Martos e Rita Cavassana.

Tributo a Renato Russo
Música
18/08
18h
Local: Vitrine da Dança
120 minutos
Livre
Gratuito
Mendonça convida para celebrar o rock nacional através da obra desse importante e emblemático artista brasileiro. Conhecido por suas letras poéticas e arranjos fáceis de 3 acordes, Renato ainda é cultuado como um dos mais importantes roqueiros do nosso cenário musical, atravessando e inspirando gerações.


l CENTRO CULTURAL PENHA l

Exposição Funk: Da Comunidade para a Indústria da Música”
Artes visuais
1/08 a 30/09
10h
Local: Espaço de exposições
Duração: das 10h às 21h
+10 anos
Gratuito
A exposição conta um pouco da história do funk, além de abordar a importância desse estilo para a juventude brasileira, com trabalhos dos artistas visuais Alcides Rodrigues e Tainá Miguel.

Corpo Desobediente
Música
3/08
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+10 anos
Gratuito
Projeto musical que foi desenvolvido em comemoração aos 20 anos dos trabalhos artísticos de Marco Fera, onde explora-se o mundo contemporâneo num estilo “Nova MPB”, com referências no soul, funk, samba e pop.

Letras Perambulantes
Teatro
6 e 27/08
Domingo às 15h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Gratuito
Letras Perambulantes trata sobre a vida e a obra do poeta cearense Patativa do Assaré, uma realização do Núcleo Caboclinhas.

Sexta do Riso
Teatro / humor
4 a 25/08
Sexta às 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+14 anos
Sexta do Riso, projeto sucesso de público, apresenta semanalmente um show de humor diferente.

Festim
Música e gastronomia
5 a 26/08
Sábado às 18h30
Local: Palco Deck
90 minutos
+10 anos
Gratuito
Projeto de ativação da copa e do novo palco nos fundos do CCP. Todos os sábados uma dupla ou trio musical se apresenta, enquanto será servidas comidinhas e bebidas.

Esquenta Penha Geek
Geek
6 a 27/08
Quarta às 18h30
Local: Palco Deck
90 minutos
+10 anos
Gratuito
Penha Geek é um dos projetos mais conhecidos e esperados pelo público do Centro Cultural Penha. O evento acontecerá em setembro e, para “ativar” e “esquentar” o público, o CCP faz uma série de ações de interação e divulgação. Grupos geeks que farão parte do do esquenta: Gibiteca Balão, Just Dance ZL e Itaim Anime Fest.

Estação Boi-Bumbá
Cultura popular
11/08
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Gratuito
A banda amazonense Canto da Mata e a Índia Branca de Parintins Ianayra desembarcam na capital Paulista para um super show de boi bumbá. Com participação especial da Cunhã-Poranga do Caprichoso, Marciele Albuquerque e o bailado do grupo Sampa tribal.

Agosto indígena
Katumirim
Música
12/08
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+12 anos
Gratuito
Katú Mirim é rapper, cantora, compositora, atriz e ativista da causa indígena. É reconhecida por suas letras que, através do rap/rock, reconta a história da colonização pela ótica indígena, tratando de suas vivências, identidade, gênero e orientação sexual.

Joabe Reis
Música
20/08
19h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+10 anos
Gratuito
Joabe é trombonista, compositor e produtor. Lançou seu primeiro álbum em 2020, Crew in Church, com participação de Toninho Horta, Nelson Ayres e do trombonista nova-iorquino Elliot Mason, integrante da Lincoln Center at Orchestra, liderada pelo trompetista Wynton Marsalis. Joabe reverencia o jazz, altamente influenciado pelo hip hop, neo soul, funk pop.

II Cultura em Movimento
Múltiplas linguagens
22 a 27/08
Livre
O Festival Cultura em Movimento, em sua segunda edição, é um festival multicultural e plural que traz explosão de cores, talentos e criatividade à Zona Leste. Contará com uma programação que abrange as principais linguagens artísticas: circo, teatro, dança, música, literatura e artes visuais.Com atenção à inclusão de PCDs, comunidade LGBTQIAP+ e pessoas pretas, assim como artistas iniciantes e amadores.

l CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE l

Favela Drag - semifinais
Reality show
5 e 12/8
Terça às 21h
Local: no instagram e youtube @ccdiversidade
60 minutos
Livre
Gratuito
A maior competição de Drag Queens que a periferia já produziu está de volta com oito participantes de todas as regiões de São Paulo e convidados especiais para shows e performance. A websérie será transmitida pelo @ccdiversidade e o público poderá votar após a exibição dos episódios das semifinais.

Não-Monogamias LGBTQIA+
Seminário
12/08
14h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
Duração: 8 horas
+14 anos
Gratuito
Simpósio do Grupo de Pesquisas Políticas, Afetos e Sexualidades Não-Monogâmicas, que vai debater diferentes formas de relação não-monogâmica, tais como poliamor, relacionamento aberto e swing, abordando suas definições, diferenciações e desafios práticos. O objetivo é compartilhar reflexões sobre as particularidades das práticas não-monogâmicas entre pessoas LGBT+. As discussões serão conduzidas por pesquisadores dedicados ao tema, vindos de diferentes universidades brasileiras.

Festival Som & Potência
Música
20/08
19h
Local: Teatro
180 minutos
+14 anos
Gratuito
Shows de Lyryca, Nyaray e Ingrid Martins com curadoria e produção da equipe de Jovens Monitores Culturais do CCD

Madame e a Faca Cega
Teatro
25/8
20h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
45 minutos
+16 anos
Gratuito
O texto livremente inspirado no livro Os Componentes da Banda, de Adélia Prado, traz em cena a atriz Alexandra DaMatta vivendo a personagem Vera, mulher na faixa dos 40 anos, professora de gastronomia e apresentadora de um programa de culinária. Ela começa a gravar um dos episódios, como de costume, mas uma certa “Madame” atormenta seus pensamentos, trazendo à tona reflexões sobre o passado, os afetos, os relacionamentos tóxicos e a vida de fachada nas redes sociais.

BEE Lesbian - Festival Multicultural de Visibilidade Lésbica
Cinema / VR / música / workshop / feira de artes
26 e 27/8
16h
Local: teatro, área externa
Duração: 6 horas
+14 anos
Gratuito
O BEE Lesbian surgiu primeiro como um festival de cinema lésbico e agora se expande para um festival multicultural para a celebração e visibilidade da comunidade lésbica. Nesse evento, meios de dar oportunidade a artistas e profissionais lésbicas.


l CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE l

Dia da Capoeira
Intervenção Artística
03/08
18h
Livre
Sinopse: Dia 3 de agosto, dia da capoeira ou do capoeirista, lei nº 4.649 aprovada e firmada desde 1985. Um dia estabelecido para festejarmos e temos ações que representam ou articulam as ações das lutas e das pluralidades da cultura da capoeira e suas manifestações. Tais como eventos, cantigas, campeonato, vivências, rodas de samba, cortejo, e rodas de capoeira.

Tarde das Palhaçadas
Circo
04/08
15h
Livre
Sinopse: Numa tarde de verão, uma trupe de palhaços monta um picadeiro e apresenta uma série de reprises clássicas: o jornal; a bata; a bomba; a telepatia; o boxe O espetáculo traz três palhaços: o mestre de pista Batata (Vitor Montoro) o cômico Pederneiras (Tadeu Pinheiro) o ranzinza Pinhão (JFabio Neppo) além da percussionista Maestrina Polaca (Fernanda Zaborovski) Com números clássicos de palhaços circenses, inspirados em nomes como Arrelia, Fuzarca, Carequinha, o espetáculo foi todo formatado para obter a total interatividade do público, tanto nos números de plateia, quanto na convocação, pelo elenco, da participação das crianças com perguntas, gestos e músicas. Pensado como um espetáculo itinerante tem cenografia extremamente funcional, o que possibilita sua apresentação tanto em recintos fechados (teatro, auditórios) quanto em lugares abertos, inclusive pátio de escolas, praças e ruas.

 

 

Favela Drag - Oficina de Automaquiagem
Oficina - On line no Canal do CCJ no Instagram
04/08
20h
Livre
Sinopse: A oficina abordará diversas técnicas e estilos de maquiagem para uso pessoal e profissional. Com conteúdo teórico e prático abrangente, o público participante irá trabalhar com os mais variados materiais e técnicas presentes no cotidiano do visagista/maquiador contemporâneo.

 

VIVÊNCIA ARTÍSTICO CULTURAL CAPOTERAPIA
Intervenção Artística
05/08
11 às 14h
Livre
Sinopse: O EVENTO VIVÊNCIA CULTURAL “CAPOTERAPIA” , SÃO EXCLUSIVAMENTE PARA UM PÚBLICO ESPECIAL QUE TERÁ O ACOMPANHAMENTO DO MESTRE MADRUGADA E SEUS DISCÍPULOS DA ARTE DA “CAPOTERAPIA”. È UM EVENTO INDICADO PARA A TERCEIRA IDADE, A ATIVIDADE IRÁ TRABALHAR DE MANEIRA LÚDICA A MUSICALIDADE, AGILIDADE, FORÇA E FLEXIBILIDADE, E SERÃO COMPOSTAS POR EXERCÍCIOS LÚDICOS E CANTIGAS CULTURAIS PARA TRABALHAREM COM A ATIVAÇÃO MEMORIAL. DESENVOLVIDA EM BRASÍLIA A CAPOTERAPIA É UMA MODALIDADE DE CAPOEIRA DESENVOLVIDA PARA GRUPOS DE IDOSOS. OS FUNDAMENTOS SÃO BASEADOS NA COLETIVIDADE, MUSICALIDADE E CORPOREIDADE. POR MEIO DE MÚSICAS REGIONAIS E MOVIMENTOS DE CAPOEIRA ADAPTADOS A CAPOTERAPIA É INDICADA COMO UMA ATIVIDADE TERAPÊUTICA, QUE AUXILIA NA REABILITAÇÃO DE UM CONDICIONAMENTO FÍSICO SAUDÁVEL, ALÉM DE PROMOVER INTEGRAÇÃO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA, QUE IRA DESENVOLVER PROCESSOS ARTÍSTICOS, MUSICALIDADE E EXPRESSÃO CORPORAL ONDE PROPORCIONARÁ


Roda de Conversa ‘Afetos e Memória’
Exposição Fotográfica e Roda de Conversa
05/08
17 às 22h
Livre
Sinopse: Realização de uma Exposição Fotográfica coletiva com a participação de 10 fotógrafos pretos, com o intuito de criar uma narrativa de representatividade aos seus pares, pois sempre estivemos à margem da sociedade. Também realizaremos 3 ( três ) Rodas de Conversa e em uma delas faremos o Lançamento do Livro Afeto e Memória, com distribuição gratuita de 70 livros. Por quê? A “ Mostra Afeto e Memória “, pretende apresentar a fotografia como ferramenta de conhecimento, transformação e arte, promovendo a inclusão da cultura de fotógrafos negros nesses espaços, fortalecendo a narrativa preta através da preservação das suas memórias e vivências culturais. Resultado esperado: Engajamento com o público , contato com fotógrafos jovens e periféricos, permitir o acesso a materialidade ( no caso Livro gratuito ), poder discutir fotografia através da valorização da Cultura Negra.

 

Favela Drag - Exibição 1º Episódio
Web Série
05/08
21h- On Line Canal do CCJ no YouTube
12 anos
Sinopse: A maior competição de Drag Queens que a periferia já produziu está de volta e dessa vez com uma produção 100% presencial. Com oito participantes de todas as regiões de São Paulo e convidados especiais para shows e performance, a websérie será transmitida simultaneamente nas redes do Teatro Alfredo Mesquita (@teatroalfredomesquita), Centro Cultural da Juventude - CCJ (@ccjuventude), Casa de Cultura Vila Guilherme (@cc.casarao), Museu da Diversidade Sexual (@museudadiversidadesexual), Centro Cultural da Diversidade (@ccdiversidade) e Casa Cultural Hip Hop Jaçanã (@casaculturalhiphop). O público poderá votar na #DRAGDAQUEBRADA após a exibição dos episódios no instagram @faveladrag nos dias 05, 12 de agosto e 9 de setembro de 2023.

 

Beatles 4Ever
Música
11/08
17h
Livre
Sinopse: Venha participar dessa festa! Uma Noite diferente. Ao som de Beatles, canções que marcaram época, traga toda a família! O grupo consiste em quatro músicos que interpretam John, Paul, George e Ringo, utilizando-se de figurinos, adereços e instrumentos idênticos aos originais, revivendo as emoções do que seria presenciar um show dos Beatles ao vivo.

 

 


Encerramento da Semana da Juventude
Música
12/08
13h às 22h
Livre
Sinopse: Semana da Juventude visa reafirmar, principalmente, os direitos do jovem à cidadania, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à renda, à saúde, à cultura, e à comunicação.

 

Favela Drag - 2º Episódio
Web Série
12/08
21h - On Line Canal do CCJ no YouTube
12 anos

Sinopse: A maior competição de Drag Queens que a periferia já produziu está de volta e dessa vez com uma produção 100% presencial. Com oito participantes de todas as regiões de São Paulo e convidados especiais para shows e performance, a websérie será transmitida simultaneamente nas redes do Teatro Alfredo Mesquita (@teatroalfredomesquita), Centro Cultural da Juventude - CCJ (@ccjuventude), Casa de Cultura Vila Guilherme (@cc.casarao), Museu da Diversidade Sexual (@museudadiversidadesexual), Centro Cultural da Diversidade (@ccdiversidade) e Casa Cultural Hip Hop Jaçanã (@casaculturalhiphop). O público poderá votar na #DRAGDAQUEBRADA após a exibição dos episódios no instagram @faveladrag nos dias 05, 12 de agosto e 9 de setembro de 2023.

 

A trombeta Apocalíptica - Dupla Buiu & Teta
Teatro
15/08
14h
Livre
60m

Sinopse: Os palhaços Buiú e Teta chegam na cidade com seu carrinho de quitutes de reviradinhos Vai Que Sobra. Ao iniciar mais um dia de trabalho, a dupla é interrompida por uma trombeta que berra absurdos, afligindo e impedindo que os dois continuem com seus negócios gastronômicos. Entre as notícias estão um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e a barriga que ronca sem parar. Será que essa dupla sobreviverá a esse apocalipse?

 

 

Radioteca
Intervenção Artística
22/08
15h30
Livre
Sinopse: INTERVENÇÃO “A RADIOTECA - UMA ENCENAÇÃO RADIOFÔNICA INTERATIVA” É UM ENCONTRO DIVERTIDO, QUE POSSIBILITA VIVÊNCIA DE RÁDIO ABERTA ENCENADA EM INTERAÇÃO COM CONTEÚDOS LITERÁRIOS E SONOROS PARA TODOS OS PÚBLICOS, UM PROJETO DO COLETIVO RADIOCÊNICA.

 


SerTão Sem Fim
Teatro
23/08
15h
14a
Sinopse: “Sertão Sem Fim desconstrói o mito do sertão e o interioriza. Ser Tão o espetáculo é muito plástico, muito bonito. A trajetória de Bastia é feita de perdas, velórios simbólicos, e muita resistência”.

 

 

 

Memórias Encarceradas
Teatro
25/08
19H
14 anos
Sinopse: Três atuantes dividem o mesmo espaço cênico com um único objetivo: relatar histórias de mulheres. Mulheres que têm nome, sobrenome, identidade, trajetória e memória. Memórias essas que atravessam as celas das quais foram inseridas por uma política imposta pelo terceiro país com maior número de encarceramentos do mundo. A coletiva vai performar e potencializar a voz desses relatos tão humanos quanto reais, muitas vezes censurados ou colocados à margem da sociedade.

TaiChiBanana
Teatro
25/08
17h
Livre
Sinopse: Mas afinal de contas o que é esse equilíbrio da vida que buscamos? De forma bem humorada TaiChiBanana aborda as boas práticas na busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual, entretanto, veremos na cena um momento de curto-circuito da personagem que mistura sua vida por vários caminhos ou mistura os caminhos para sua vida. Cômico e interativo, o espetáculo envolve o público através de acontecimentos em série e o excesso de informações vivenciadas por este fugitivo de enlatados, lanches gordurosos, refrigerantes, carnes processadas, sedentarismo, pneus sobressaindo... Enfim, a divertida obra tem traços com o realismo fantástico, advindas da subjetividade física do artista Jefferson Jarcem. Bom apetite!

 


Forró em versos - Histórias de cordel que vovô contava!
Teatro
26/08
Livre
Sinopse: O produto cultural consiste em uma passagem que resgata as memórias vividas na infância da narradora. Após cinco meses de isolamento, os dois começaram a ser povoados pelas lembranças e afetos de uma infância vivida no quintal, através do resgate das memórias de uma avó que enquanto cozinhava contava histórias com a certeza de que as mesmas seriam determinantes para a construção da esperança em um futuro melhor, mais leve e mais doce.”

O Olhar da Ceguinha
Lançamento de Livro, Intervenção Artística e Roda de Conversa
26/08
16h às 20h
Livre

Hip Hop Clássicos- Com Zoio MC
Música
27/08
14h
Livre
Sinopse: Nascido na cidade de Campos (RJ) e criado na Vila Brasilândia (SP), Zoio Mc iniciou sua caminhada no rap em 1995, com passagem por grupos da região, adquirindo conhecimento e amadurecimento. Com uma apresentação empolgante e cativante, conquistou amigos e admiradores em seus shows, aliado a um discurso honesto, letras contundentes que passeiam pelo cotidiano e o imaginário. Uma mescla de musicalidade e energia em palco, que torna o show, que seria uma “simples” apresentação musical em uma celebração à vida


Conexão Photo Sound convida: Shirley Casa Verde, Dj Paulinho e Esbomgaroto
Música
27/08
17h
Presencial
Livre
Sinopse: O evento já aconteceu em Limeira e Sumaré, interior paulista, e na zona sul de São Paulo, na região do Jd. São Luís, M’Boi Mirim, e Campo Limpo. E promove conexões entre diferentes gerações do Hip Hop, através de uma linguagem urbana artística, dando vazão às expressões da nossa juventude.
Além de compositor e vocalista, o rapper Crônica Mendes também é diretor musical. É dele a direção dos discos de seu grupo, A Família, também do disco "O sonho não envelhece" do rapper Jairo Periafricania, e algumas músicas do rapper GOG, agora trazendo o Grupo Realidade Cruel com seu show para toda seu tour do álbum Eleve-se, são 2 shows explosivos em performance com muita denúncia, atitude e presença de palco desses grandes artistas juntos.


Radioteca
Intervenção Artística
29/08
15h30
Presencial
Livre
Sinopse: INTERVENÇÃO “A RADIOTECA - UMA ENCENAÇÃO RADIOFÔNICA INTERATIVA” É UM ENCONTRO DIVERTIDO, QUE POSSIBILITA VIVÊNCIA DE RÁDIO ABERTA ENCENADA EM INTERAÇÃO COM CONTEÚDOS LITERÁRIOS E SONOROS PARA TODOS OS PÚBLICOS, UM PROJETO DO COLETIVO RADIOCÊNICA.

 

 

 

 

CINECLUB SPCINE
30/08
9h
Livre
Sinopse: O CineClube traz uma mostra de curta-metragens com temáticas sociais como racismo, identidade e empoderamento.


Projeto Gênero e Sexualidade no Rugby
30/08
15h30
Livre
Sinopse: O projeto "Gênero, Sexualidade e Rugby" busca investigar as relações de um esporte visto como violento e masculino, com as questões de gênero, voltada para a comunidade LGBTQIAP +.Faremos a circulação com exibições e rodas de conversa para promover o debate sobre gênero e sexualidade no esporte a fim de mostrar as possibilidades de existência para a comunidade LGBTQIAP +,sobretudo periférica, a onde o esporte no geral se faz bastante presente e conversar sobre como foi o processo de criação do documentário.

 

Workshop Kantú, voz, corpo e criação
31/08
14h às 18h
Presencial
Livre


l CENTRO CULTURAL SANTO AMARO l

Atmosphera Poética
Exposição
4/08 - abertura 19h
Duração: 4 a 28/08
Visitação de terça a domingo das 10h às 22h
Local: Saguão Mário Thompson
Livre
Gratuito
Atmosphera Poética tem como fio condutor as relações entre palavra a linha, corpo, natureza, luz e sombra, no qual evidencia-se a impermanência da existência. Qual o corpo que te habita?.Aqui, um olhar sobre os temas a partir de diversas técnicas.

Mad Man's clã
04/08 às 19h
Duração - 60 minutos
Local - Saguão Mário Thompson
Gratuito
Livre
O show do Grupo Madmen's tem como objetivo resgatar a essência da Black Music,
trazendo os clássicos da Motown, releitura dos anos 70 até os tempos de hoje. O show é
uma mistura do antigo com o novo, duas linguagens de um mesmo universo, o universo
Black Music, Soul e Hip Hop.


Personagens em Busca de um Autor
Linguagem: teatro imersivo , itinerante e interativo
5 /08, 6/08,12/08 e 13/08
15h e 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes, Saguão Mário Thompson e 1° andar
120 minutos
classificação - 18 anos
Gratuito
Tragicomédia imersiva, itinerante e interativa. Os espectadores são convidados a opinar sobre um espetáculo em construção quando o ensaio é interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminou de ser escrito. Na tentativa de contar esse drama, os personagens, o elenco e os espectadores circulam por diversos ambientes do Centro Cultural.

Quartas Intenções: Dinho convida…
Stand-up
9/08
20h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Classificação - 16 anos
Show de stand up comedy no qual Dinho apresenta os principais nomes do Humor Nacional contando causos do cotidiano para fazer rir muito.


João Rodrigo - Voz e Violão
Música
19/08
19h
Local: Saguão
60 minutos
Livre
O compositor, cantor e violonista João Rodrigo traz ao palco sua mistura musical. Do xote ao pop rock, apresenta um repertório conhecido da Música Popular Brasileira ao seu estilo, bem como suas composições cheias de sentimentos e histórias.

Bolhas de Sabão Gigantes
Intervenção artística
19/08
11h30
Local: Praça Marcos Manzini
60 minutos
Livre
Gratuito
Intervenção brincante com bolhas de sabão múltiplas e gigantes que envolve a plateia. Para isso, os artistas Ana Cristina e Jajá Batista conduzirão o público a se movimentar no ritmo da música seguindo essa brincadeira antiga que sempre se transforma.

A Menina de Uruçuca
Teatro
25/08 , 26/08 e 27/08
quinta , sexta , sábado às 15h, 10:30h e 16h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos por sessão
Livre
A peça aborda a vida de uma menina que, não conseguindo dormir, recebe o ultimato da mãe para que fique quieta e não saia mais do quarto. Começa então uma relação fantástica com seu boneco, que personifica os conflitos da menina com o universo adulto. Entra também neste jogo de imaginação o livro de contos de fadas, um senhor insistente que não desiste de querer contar alguma de suas dezenas de histórias. Trata-se do livro com as obras de Pieter Bruegel. A princípio meio calado, o livro de pinturas leva a menina, assim como o público, por uma viagem pelas grandes obras do artista.

Comédia Brasileira com Celso Júnior e convidados
Teatro
30/08
19h30
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Gratuito
Show de Humor que mistura vários estilos da comédia , Stand Up Comedy,
Personagens, Imitações, Música cujo objetivo é divertir o público presente com um Show de
Qualidade, Engraçado e de fácil entendimento com artistas que participaram de diversos
programas de Televisão e fazem muito sucesso nos palcos pelo Brasil, daí o nome Comédia à Brasileira. Um show que fala do cotidiano de uma forma divertida, interpretação de piadas,
performances, e muita diversão!!!!


l TENDAL DA LAPA l

Circuito Municipal
Show Lurdez da Luz e Rai Sinara
06/08
Domingo às 16h
Rua Interna
Lurdez da Luz brilha há 20 anos no rap. A cantora, compositora e rapper paulistana começou sua trajetória no grupo pioneiro Mamelo Sound System. Quando resolveu trilhar sua carreira solo, lançou os impecáveis: “Lurdez da Luz” (2010), “Gana Pelo Bang” (2014), “Acrux — Ao Vivo” (2017). Entre timbres e rimas sobre a vivência feminina na região da Luz no coração de SP, Lurdez transita com viés social e afetivo entre o rap e a música popular brasileira, com influências do samba, dub jamaicano e jazz. Aqui além de músicas que percorrem sua carreira, também apresenta novas canções do recém-lançado EP, "Devastada". Nesta apresentação, estará ao lado da DJ Rai Sinara.


Espetáculo - (Re)Doma
Circo
11/08
Sexta às 20h
Local: Espaço Circo
50 minutos
Livre
Gratuito
(Re)Doma conta a história de uma boneca presa em uma grua de brinquedos (máquinas onde se tenta pegar, geralmente pelúcias, com uma garra). Ela arquiteta junto com seu amigo, um urso de pelúcia, maneiras de sair dessa caixa explorando e brincando com os objetos ao seu redor. Desta relação com o espaço e os objetos, conflitos e surpresas vão surgindo. Após sucessivas tentativas, uma estratégia de escape é bem sucedida, porém nem tudo sai conforme o planejado e as duas amigas terão que tomar uma difícil decisão.

O Flagelador - Kool Metal Fest
Música
19/08
17h
Local: Rua Interna
60 minutos
Livre
Gratuito
Flagelador é o projeto autoral de Armando Macedo, uma das mais conceituadas bandas de metal nacional. Com lançamentos em mais de 14 países e com inúmeras turnês pela Europa e América Latina, com destaque para a tour atual ao lado dos belgas do Evil Invaders, que está passando por oito estados brasileiros neste momento.

Banda Budang - Kool Metal Fest
Música
19/08
16h
Local: Rua Interna
60 minutos
Livre
Gratuito
Formada em 2019 em Florianópolis (SC), a Budang é um banda de hardcore/punk com performances caóticas e autenticidade nas composições. Com influências que vão desde o hardcore nova iorquino ao grind, o quarteto composto por Guilherme guths (vocal), Vinicius Lunardi (guitarra), Felipe Royg (bateria) e Pedro Sabino (baixo, backing vocal) já conta com 3 EPs e 4 singles em sua discografia, além de 6 videoclipes.

Banda Paura - Kool Metal Fest
Música
19/08
15h
Local: Rua Interna
60 minutos
Livre
Gratuito
Em 1995, quatro amigos resolveram juntar a agressividade e a fúria do hardcore com o peso e a precisão do metal em uma nova banda. Paura entrou em 2023 com o oitavo álbum, Karmic Punishment, divulgando seus trabalhos anteriores de quase 3 décadas.

Free Beats
Música
20/08
15h
Local: Rua Interna
Duração: 6 horas
Livre
Gratuito
Festa de rua que tem quase 12 anos de atividade, ocupa espaços ociosos e históricos da cidade. E sempre levando visibilidade à cultura do DJ. É um evento híbrido, como um sound system, só que tocando outros estilos além do dub, além de reunir DJs colecionadores com suas raridades entre hip hop e música eletrônica.


l CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA l

Corpo Desobediente
Música
3 e 4/08
20h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
60 minutos
Livre
Gratuito
Todo o circuito de show da turnê Corpo Desobediente tem incentivo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, viabilizado através da 3ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra.
Show inédito do ator, cantor e compositor Marco Antonio Fera, tem como foco falar de homens negros por meio de um viés não tradicional, tendo na musicalidade o afeto entre homens negros, além de outros olhares sobre raça, gênero e sexualidade. Marco Antonio Fera é ator, artivista das questões étnicas raciais, produtor cultural e de conteúdo.

Corpo Sequela - Coletivo Rangers
Dança
5/08
16h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
60 minutos
Livre
Gratuito
O Coletivo Rangers Urban é formado pelos dançarinos Arthur Doná, Bruno Everton, Emersu Oliveira, Kika Souza e Careca Poppin, e estreia este espetáculo de dança que instiga uma reflexão e um olhar sobre como questões psicológicas, familiares e contextos sociais deixam marcas e reverberam nos corpos que dançam.

Munducá 20 Anos
Música
6/08
15h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
90 minutos
Livre
Gratuito
Munducá 20 anos é um show de forró pé de serra com músicas autorais e de grandes nomes da cultura popular. A banda foi criada nos anos 2000 e traz em seus shows o lançamento de seu novo EP, Munducalizando, que comemora suas duas décadas.

De Vez em Quando Eu Fico Puto
Com Felipe Magno e convidados
Stand up
10/08
20h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
50 minutos
+14 anos
Gratuito
Felipe Magno performa no palco as suas melhores (ou piores) histórias em que, por acaso, está sempre metido em confusão. Conta e interpreta piadas sobre cada situação, mostrando que dá sim para perder a paciência com quase tudo.

Histórias do Bruxo das letras
Teatro infantil
11/08
09h e 14h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
50 minutos
Livre
Gratuito
As Letras do Bruxo – espetáculo de contação de histórias - cuja dramaturgia será desenvolvida - permeado por cantigas tradicionais e autorais, no qual serão narrados os textos Um Apólogo e A Carta do Gatinho Preto de Machado de Assis e, também, a história O Bruxo das Letras – biografia do escritor de autoria da Singela Trupe.


Onça e o Bode
Teatro infantil
12/08
16h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
60 minutos
Livre
Gratuito
Dois velhos animais (a Onça e o Bode) estão vagando sozinhos pela floresta,
quando resolvem construir uma casa para si. Acontece que, sem perceber, eles
acabam ajudando um ao outro a erguer a mesma casa, e a confusão está formada.

O Jardim
Teatro infantil / primeira infância
13/08
16h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
50 minutos.
Livre
Gratuito
O Jardim busca promover reflexões acerca da natureza que convoca crianças e familiares a cultivarem “o jardim” dentro de si. Mas, sobretudo, um olhar de respeito e convívio com todos os seres. Narra a história de um menino que está descobrindo o mundo e as questões da vida a partir do jardim de sua avó.

Tony Aloizio - Uma Vida Desastrosa
Stand up
17/08
20h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
50 minutos
+12 anos
Gratuito
Em cima do palco, Tony Aloizio compartilha os desastres da sua vida pessoal e constrói cenas e piadas super divertidas. Usando seus conhecimentos em improvisação teatral, roteiros de stand up e composição musical, o comediante interage e reúne sugestões de finais para histórias e inspiração para criar outras do zero.


Lucas de Brito Alves - É Assim que as Coisas Acontecem
Stand up
24/08
20h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
50 minutos
+14 anos
Gratuito
Show de humor no qual o espectador é levado a reviver, com um ponto de vista bem humorado, coisas que acontecem na vida de muitos jovens durante a infância, nas relações humanas, viagens etc. Lukão usa de diversos recursos para envolver o público, como o uso de técnicas teatrais para criar histórias e cenas e uso de música ao vivo.

Do Samba ao Rock‘n’Roll
Teatro / música infantil
25/08
9h e 14h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
50 minutos
Livre
Gratuito
Espetáculo cênico musical para todas as idades, que apresenta de forma lúdica os estilos musicais e suas diferenças. Em uma grande brincadeira junto ao público, o grupo executa ao vivo diversos ritmos, como rock, pop, forró, baião, marcha, samba, sertanejo, tango, bolero, valsa, rap e funk.

Show de Hipnose Cômica Magicamente
Stand up
26/08
20h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
90 minutos
+10 anos
Gratuito
Os hipnólogos André Attie, Eduardo Neaime e Sanny Machado reúnem as melhores esquetes de quase nove anos de apresentações. A marca do show é hipnotizar voluntários da plateia e incluí-los em diversas situações engraçadas. André Attie explica que os números nunca colocam os voluntários em situação perigosa ou constrangedora. O objetivo é proporcionar ao público uma viagem inesquecível ao mundo da imaginação.

Batalha dos Loko
Música
30/08
20h
Local: Parte externa CCVF
240 minutos
Livre
Gratuito
A Batalha dos Loko nasceu em 2015 e é um encontro semanal de hip hop, poesias e batalha de rap com o maior tempo de duração da Zona Leste de São Paulo.

Na Pegada da Comédia
Stand up
31/08
20h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
65 minutos
+16 anos
Gratuito
Show de comédia com dois dos principais nomes das pegadinhas na atualidade! Toninho Tornado (Delício/Calabreso) e Netto Tomaz (Dorival/Quero Café). Os comediantes se revezam em apresentações e, no final do show, vão juntos ao palco.


l VILA ITORORÓ l

Eu Sou Brasilis
Música
4/08
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Gratuito
O projeto Eu Sou Brasilis, contemplado pela 6ª Edição de Apoio a Música na cidade de São Paulo, traz a gravação de um CD de samba, que busca unir tradição e modernidade, revisitando e reverenciando não só a instrumentação do samba executado no século passado, mas também exaltando traços importantes dessas composições..

Bebé Salvego
Música
5/08
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Gratuito
Bebé apresenta o show de seu álbum homônimo, no qual questiona sobre sua introspecção em seu processo de amadurecimento e traz à tona um som pop contemporâneo, R&B e Indie rock. No palco é acompanhada pelo baterista Sérgio Machado Plim, Felipe Salvego na guitarra e Everton Santos no baixo.

De Choro a Choro
Música
6/08
12h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Gratuito
O show faz referência a dois importantes e representativos instrumentos no choro: acordeon e flauta. Essas marcas são destacadas em forma de acordes e melodias por essas
duas figuras da música brasileira, homenageadas nesse projeto: Ferraguti e Charles.

Feira Circular
6/08
11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Gratuito
Circular é um projeto de apoio à cultura, incentivando os pequenos produtores locais e marcas autorais. Ocupa espaços públicos levando cultura, arte, moda e oficinas. Na Vila Itororó serão 20 artistas criativos de diversos segmentos, como moda, autocuidado, acessórios e muitas comidinhas e bebidas. Com pintura livre em tela para crianças e
oficinas de cerâmica, ervas e cultura ancestral.

Bia Gullo
Música
11/08
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Gratuito
Bia Gullo apresenta composições autênticas e letras que capturam a essência dos amores do cotidiano e da vida. No palco da Vila Itororó, Bia trará ainda músicas de outros artistas.

Rafa Laranja
Música
12/08
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Gratuito
Rafa Laranja reúne uma banda experiente para levar ao público a sonoridade da batida dançante do samba e do pagode com inesquecíveis batidas. Rafa interpreta grandes nomes, como Fundo de Quintal, Mumuzinho, Revelação, Péricles, Arlindo Cruz, Xande dos Pilares e Doce Encontro e também apresenta músicas autorais inéditas.

Código Ternário
Música
13/08
11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Gratuito
Código Ternário desafia o lugar comum dos instrumentos, deslocando-os de sua função usual e explorando-os ora como solistas ora como acompanhadores. Tendo como formação bandolim de 10 cordas, sax soprano e pandeiro, o grupo propõe uma mistura extraída da tradicional música brasileira em fusão com o jazz e com a música latina.

Curtas Infantojuvenis do Festival Kinoforum (Cineclub)
Cinema
18/08
14h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Gratuito
O Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato de curta-metragem no mundo. Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade. A cada ano, o Festival seleciona cerca de 200 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana.

Thomé
Música
18/08
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Thomé apresenta em seu show de estreia as canções autorais que integram seu primeiro disco solo, Quebra-Cabeça, previsto para o segundo semestre de 2023, e também músicas que marcaram sua vida e carreira, como releituras da MPB que viralizaram através de suas vozes nas redes. Thomé já fez parte do Coral Jovem do Estado, que também revelou talentos como Nina Oliveira e Bruna Black, e é formado em Canto Popular pela EMESP Tom Jobim.

Jornada do Patrimônio
Oficina de Bordado com Tamiris
Técnicas Manuais
19/08
11h
Local: Pátio de Casas
140 minutos
Livre
Gratuito
A atividade propõe a realização de uma roda de conversa para relembrar os bordados, o ambiente rural e a vida no campo da bordadeira Dona Vanda, que com seus 83 anos nos conta sua história de vida e de valorização da manifestação cultural através do bordado. .

Palestra Arte-Educador com Euler
Jornada do Patrimônio
Audiovisual
19/08
14h
Local: Éden
90 minutos
Livre
Gratuito
Dentro da Jornada do Patrimônio 23, a Conversa Fotografando Patrimônios abordará as maneiras de registro visual com equipamentos fotográficos e celulares, analisando a composição, o estudo da luz, a fotometria, o planejamento e a otimização em termos de abordagem, além do trabalho de alguns fotógrafos que atuam nesta temática.

Exposição Aquelas que Teimam
Artes Visuais
20/08
Abertura às 16h
Local: Espaço Expositivo
90 minutos
Livre
Gratuito
Aquelas que Teimam é uma exposição de fotografia acompanhada de instalação, que busca provocar sobre a presença feminina em momentos históricos marcantes do Brasil. A exposição contém 20 fotografias que representam momentos e perfis femininos diferentes, mas que aos olhos da artista Danielle Rosa ganham potência e diálogo com o feminismo de 2023.

Exposição Yabás - Orixás Femininos no culto do candomblé
Jornada do Patrimônio
Artes Visuais
19/08
Abertura às 10h
Local: Expaço Expositivo
90 minutos
Livre
Gratuito
Exposição sobre os trabalhos do artista plástico Américo Correia, através da linguagem e técnica individual desenvolvida pelo artista. Candomblecista e consagrado filho de Airá (divindade africana iorubá), apresenta o invisível litúrgico representado pelos mitos que envolvem as divindades africanas, que sempre estiveram presentes na vida do artista. O artista atribui cor, forma e textura às divindades do panteão negro brasileiro e torna o universo do candomblé mais que o mise en scène da criação do mundo, mas uma grande viagem através de olhares, mistérios e significados.

De onde vem o Baião
Teatro de Bonecos
19/08
18h30
Local: Pátio de casas
60 minutos
Livre
Em um pequeno salão de forró pessoas se encontram e se relacionam. Homens e mulheres dançam ao longo do salão e devaneiam pelo universo das músicas do forró pé de serra que acabam por invadir a cena. A música do espetáculo retrata a história do gênero que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passa por um “processo de urbanização”. Porém, ela é contada a partir do pequeno, da menor grandeza: das pessoas presas em sua timidez e solidão, buscando a dança para encontrar o amor, a amizade ou pelo menos ter por alguns minutos um contato físico com outro ser.

Choro da Quitanda
Música
20/08
11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Oito grandes compositores da música instrumental brasileira dedicaram obras inéditas ao grupo Choro da Quitanda. A execução e registro dessas músicas, junto a composições próprias, é o objetivo desse trabalho que representa a diversidade dos desdobramentos do choro no cenário atual. Assinam a autoria das obras: Antônio Rocha, Carol Panesi, Luísa Mitre, Toninho Ferragutti, Wanessa Dourado, Zé Barbeiro, Léa Freire e Daniela Spielmann. A direção musical está a cargo de Edmilson Capelupi.

Oficina Furo na Língua: bordado em papel
Jornada do Patrimônio
Técnicas Manuais
20/08
11h às 14h
Local: Pátio de casas
240 minutos
Livre
A proposta da oficina consiste em convidar os participantes a experimentar a técnica do bordado no papel, a partir da relação afetiva com as palavras e com a cidade de São Paulo.
Qual a palavra você daria de presente para São Paulo? Qual palavra representa sua relação com São Paulo? Partindo de uma investigação poética e sensível das palavras que nos atravessam, explorando vocabulários e a pluralidade das línguas e linguagens presentes no território paulistano, cada participante irá escolher a sua palavra para bordar em um papel de formato livre. Através de pontos simples, essa técnica de bordado será compartilhada, enquanto prática-artística e manual. As palavras são abordadas enquanto imagem, e a escrita enquanto desenho.

Conservação em Madeira
Jornada do Patrimônio
Técnicas Manuais
20/08
14h
Local: Pátio de Casas
90 minutos
Livre
A oficina de conservação básica em estruturas de madeira tem como objetivo ensinar técnicas práticas e acessíveis de preservação de janelas e portas de madeira em Patrimônio Histórico. Voltada para proprietários de residências, profissionais de manutenção ou qualquer pessoa interessada em aprender sobre cuidados simples, a oficina visa prolongar a vida útil das estruturas de madeira de forma econômica e viável.


l CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO l

Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP)
Segundas dias 03, 10, 17 e 24 - às 14hrs
180 minutos
Linguagem: Circo
Local: Vitrine da Dança (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria. Atualmente os Encontros ocupam o espaço no Centro de Memória do Circo e dividem sua programação em cinco tipos de ações, sendo uma maneira de se aprofundar nas diversas formas de estudo. Sendo elas:
- Apresentações de números ou espetáculos (principalmente que estão em processo de criação), na sequência acontece uma roda de conversa, momento em que o artista recebe os feedbacks do público, instigando a criatividade do artista com novas ideias;
- Dia de convidados de notório saber: conversas com artistas que, através de suas vivências no mundo da palhaçaria, estão dispostos a trocar conhecimento sobre suas trajetórias na arte, suas pesquisas cômicas, seus trabalhos futuros, entre outros;
- Dia de filmes/documentários: a pesquisa acontece através de projeções de filmes e/ou documentários e ao final do encontro, o grupo forma uma roda de bate-papo para refletir sobre o que foi visto, aprendendo uns com os outros através da experiência individual de cada pessoa;
- Dia de Estudos Teóricos: lançamento de livros, conclusões de curso, dissertações, entre outros. Sempre no fim é feita uma conversa sobre o que foi apresentado, para o grupo se aprofundar na pesquisa demonstrada.

Exibição do filme I Clowns Fellini
Cinema e Circo
17/08
Quinta às 18h
Local: Centro de Memória do Circo (Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
+12 anos
Através de entrevistas emocionantes e atuações, o filme retrata a evolução da instituição circense e a significativa importância do palhaço. A exibição faz parte da programação de formação do "Sou de Circo", do Centro de Memória do Circo, esta obra celebra e preserva a valorização do papel do palhaço para diversas

Picadeiro Aberto
28/08
15h
Circo
Local: Sala Mestre Maranhão
120 minutos
Livre
O Picadeiro Aberto é um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros, rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.

“Informatização, digitalização e acesso ao acervo - Desafios em Gestão de Acervos Culturais”
31/08
Quinta das 19h30 às 21h
Local: Canal Virtual do Centro de Memória do Circo
Linguagem: Museologia
Formato: Virtual
Livre
Continuidade do ciclo de formação "Desafios em Gestão de Acervos Culturais", ministrado por Gabriel Moore, e realizado pelo núcleo de Formação do Programa SOU DE CIRCO, que tem como objetivo compartilhar problemas, modelos e soluções enfrentados na gestão de acervos em instituições de memória. O ciclo ocorrerá de julho a novembro de 2023, com encontros mensais - sempre na última quinta-feira de cada mês, e abordará os seguintes temas: informatização, digitalização e acesso ao acervo.

Programações fixas

Exposição Hoje Tem Espetáculo
Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Linguagem: Exposição
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
A Exposição Hoje tem espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

Exposição Perucas do Circo Teatro Nerino
Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Local: Centro de Memória do Circo - Atelier Tabajara Pimenta - Térreo(Av. São João, 473, Galeria Olido)
Linguagem: Exposição
Livre
A exposição Perucas do Circo Teatro Nerino conta com uma seleção de perucas, barbas e bigodes pertencentes à coleção Circo Nerino. Representam um recorte do conjunto do gênero Indumentária - Acessórios de Cabeça. As peças foram confeccionadas entre o final da década de 1940 e início da de 1960; e em sua confecção foram utilizados materiais diversos: crina de cavalo, de bode, cabelo humano, lã, materiais sintéticos, e tecido.

Visitas Mediadas às exposições Hoje Tem Espetáculo e Perucas do Circo Teatro Nerino
Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (fecha às terças)
Linguagem: Visitas Mediadas
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Datas e Horários: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Visitas Mediadas
Local: Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com


l CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA l

Cigarras ao Sol - Coletivo Mútuo
Dança
4 e 5/08
19h
Local: Sala Cênica
40 minutos
Livre
Espetáculo que está na tentativa de expurgar a exaustão emocional, entendendo os corpos que aqui estão falando, e entre tantas vulnerabilidades sociais busca e cura da tranquilidade na existência. Encontrar maneiras e/ou tentativas de expurgar tudo aquilo que nunca dissemos ao outro ou a si mesmo, e darmos um último suspiro ao Sol.


Funk – Ancestralidade e Revolução
Dança
11 e 12/08
19h
Local: Sala Cênica
50 minutos
Livre
O espetáculo foi contemplado pelo 32° Fomento à Dança da Cidade de São Paulo e tem como objetivo a investigação conceitual e corporal do movimento soul/funk, com direção de Ivo Alcântara. De origens africanas/norte-americanas, teve seu início no final dos anos 1960 e seu auge na década de 1970, no Brasil e no mundo. O espetáculo é criado para espaços alternativos ou teatros em semi-arena.

CineCRD
Vídeo / Dança
15/08
19h
Local: Sala Cênica
60 minutos
Livre
O Cine CRD é um formato de ação formativa do Projeto Corpo Mocambo que propõe a exibição e debates de filmes, documentários e trabalhos em audiovisual em dança, visando o fortalecimento da fruição, pesquisa e discussão das diversas estéticas, pensamentos e produções em dança. Para cada sessão mensal haverá a contratação de um artista convidado para compartilhar análise e olhares sobre o trabalho a ser exibido em uma roda de conversa com o público participante a ser mediada por integrantes do projeto Corpo Mocambo e equipe do CRD. Visando a fruição e formação de público conta-se com um trabalho de articulação cultural no qual estabelece parceria com instituições de ensino e formação em danças a saber: EDASP, Núcleo Luz, ETEC de Artes, Fábricas de Culturas dentre outros.

Agente Transmissor do Núcleo Drama Experimental.
Dança
23 e 24/06
17h
Local: Sala Cênica
40 minutos
Livre
Através de proposições corporais, o trabalho vai apresentando o pensamento de Spinoza como uma espécie de tratado coreográfico. O processo propõe blocos de investigação de movimento correspondentes a cada uma das cinco partes da obra, interseccionando-os na ideia de organismo, ou indivíduo formado de múltiplos corpos.

Espetáculo Bruma
Dança
24 a 26/08
19h
Local: Sala Cênica
40 minutos
+12 anos
Dançar as sombras, as grutas, o desaparecer, o transmutar, um corpo-multidão, ativa um pensamento artesanal do fazer-cena, da “mise en scène”. Onde não há teatro, inventa-se um, “eu” sou o teatro, “eu” sou meu duplo. Assim nos multiplicamos, assim nos transbordamos. Sombra e luz caminham juntos e há uma paisagem opaca que irrompe para nos fazer ver, além do que imaginamos ver. Bruma foi desenvolvido dentro do Projeto Mutante, um processo de reflexão, experimentação e criação que iniciou em fevereiro de 2020 enquanto artistas residentes no Centro de Referência Dança da Cidade de São Paulo.

Espetáculo 15 anos da Vila
Dança
31/08 e 1 e 02/09
19h
Local: Sala Cênica
50 minutos
Livre
Fundada em meados de 2007, a Cia da Vila tem como direcionamento desenvolver pesquisa e criação em dança contemporânea com influência das danças urbanas, artes plásticas e audiovisual. Dirigida por Priscila Magalhães, ao longo dos anos foi coreografada por excelentes profissionais, como Fernanda Fiuza, Juliana Kis, Tatiana Sanchis e Liliane de Grammont. Tem no currículo sete espetáculos, além de trabalhos relacionados a intervenção e videodança.


l TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO l

Espetáculo Ledazeda
Teatro
1/08
15h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
A coletiva Filhas da Dita propõe um espetáculo que pesquisa sobre convivência e alteridade, mas o maior objetivo é ter uma mensagem acessível, direta, simples e com muita energia e graça. A trilha sonora tem muito balanço e diversidade que passa pelo rock n'roll e vai até o coco, adentra a poesia cantada e diverte com as backing vocals mais inusitadas e animadas num R&B de estourar a boca do balão e do baião.

Final SLAM da Guilhermina
Literatura
3/08
20h
Local: Teatro
120
+12 anos
Poetas vencedores das edições do Slam da Guilhermina de 2023 se encontrarão nesta final que valerá a vaga para o campeonato estadual. E quem vencer representará o estado no Nacional e depois no Mundial.

Coluna Prestes - Encontro na Encruzilhada
Teatro
4, 5, 6, 11, 12 e 13/08
Sexta e sábado às 20h e domingo às 18h
Local: Palco
80 minutos
+14 anos
O Coletivo de Galochas é um grupo com pesquisa teatral continuada há 12 anos na cidade de São Paulo. Em sua trajetória, sempre optou por temas críticos, tecendo relações com movimentos sociais, coletivos e equipamentos públicos em suas peças e processos criativos. Em seu novo projeto, “Coluna Prestes: encruzilhadas da marcha da esperança”, o Galochas parte da sua experiência para abordar esse importante acontecimento histórico, investigando seus vestígios e narrativas. É através dessa pesquisa que o próximo espetáculo do grupo será criado, atrelado a um conjunto de ações voltadas para a cidade.

O Chão não Está para Urso
Teatro de Rua
13/08
16h
Local: Parque Daniel Marques
50 minutos
Livre
Em um cenário cheio de coisas “desinventadas” da vida, os andarilhos-narradores se revezam no papel de um urso, caracterizado com máscara e um cobertor, que descobre uma fábrica construída na floresta onde vive. Seu rugido então se confunde com a sirene que marca a rotina dos operários. Nem tudo está sob controle no espetáculo: em alguns momentos escassos no acabamento do desenho da luz ou na direção musical. Mas é nesse palco-cotidiano traduzido de forma um tanto caótica que a dupla cativa a plateia e faz brotar a poesia, deixando escapar por entre as sobras do dia versos dos poetas Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Manoel de Barros.

Sujeito da Rima
Música
17/08
20h
Local: Teatro
120 minutos
Livre
Sujeitos da Rima é um coletivo da região do Cangaíba formado por seis músicos que têm como objetivo misturar influências musicais, com groove, soul, reggae e rap.

Agosto Indígena
Exposição Interativa Aldeia Lúdica e Sensorial
Com visita guiada aos sábados e domingos)
19 a 28/08
10h às 19h
Local: Saguão do Teatro
Livre
A instalação é composta por objetos indígenas das mais variadas utilidades no dia a dia dos indígenas do Alto Rio Negro, Amazonas, com o intuito de dar possibilidades de criar, brincar e experimentar com esse material disposto no local.

Danças Indígenas do Alto Rio Negro, Amazonas
Vivência
19/08
16h
Local: externo
60 minutos
Livre
Momento de encontro com a ancestralidade através dos movimentos de danças. Esses passos, que foram ensinados pelo próprio Yurupari, o deus da música, ensina a levar o corpo de volta ao lugar de origem para o encontro com o ancestral.

A Lenda da Cobra Traíra e o Homem Sol
Contação de História
30/08
11h
Local: externo
60 min
Livre
Numa época antiga existia um menino ferido, filho do homem-sol e da mulher lençol d’água. Todos os dias o sol levava seu filho à beira do rio e colocava no girau em cima da água. Com o cheiro e a seiva das feridas caídas no rio, os peixes se aproximavam. Nesse momento, o pai aproveitava para flechar os peixes, mas sempre pegava somente três, até que o seu vizinho leva este menino à beira do rio e pega mais peixes do que o permitido e enfurece o pai dos peixes assim fazendo com que ele devorasse o menino. O pai busca vingança e quando não consegue pegar a cobra ele chama os dyróas que mostram suas espadas sagradas nessa história.

Xondaro
Cultura popular indígena
12/08 e 13/08 no Centro Cultural Penha
19 e 20/08 no Teatro Flávio Imperio
25 e 26/08 no Centro Cultural Vila Formosa
15h
60 minutos
Livre
O Xondaro é uma dança feita por homens guerreiros que buscam fortalecer o modo de ser guarani, pedindo a proteção e a inspiração de Nhanderu, sua maior divindade.

II Cultura em Movimento
22 a 26/08
Formato: Presencial
Local: externo
Classificação: Livre
O Festival Cultura em Movimento chega na sua segunda edição. Trata-se de um festival multicultural e plural que promete trazer uma explosão de cores, talentos e criatividade à zona leste da cidade. É dedicado à celebração das mais diversas formas de expressão artística e cultural, unindo artistas iniciantes, amadores e profissionais em um único espaço de diálogo e compartilhamento de experiências. O festival contará com uma programação ampla e diversificada, abrangendo as principais linguagens artísticas, como circo, teatro, dança, música, literatura e artes visuais. Quer valorizar e incentivar os talentos emergentes, proporcionando oportunidades para que compartilhem suas criações com o público.

Circo Cênico Poético
22/08
10h
Local: externo
60 minutos
Livre
O espetáculo mistura o riso com emoções, mistura a infância com o futuro, o brincar e o refletir. Consiste na junção de duas linguagens que Mizael Alvez, o palhaço Tóin-Tóin, traz a partir de seu repertório brincando com circo e poesia. O intuito é estabelecer uma brincadeira com o público tentando resgatar o repertório humano que cada ser traz consigo, repertório esse voltado para o imaginário circense e poético.

Olha a Palhaça no Meio da Rua
Circo:
22/08
16h
60 minutos
Livre
Num concerto musical, duas atrapalhadas palhaças disputam a atenção da plateia numa competição na qual são bem-vindos todos os tipos de artimanhas e armadilhas criandas na plateia, no desejo de torcer por uma delas. O público sente-se instigado a participar desta disputa, atraído pela execução de instrumentos convencionais e alternativos, pelos ritmos diversificados, pelo estilo preferido de cada uma e pela ingenuidade e simplicidade.

Instantes de Aloysio Letra
Música
22/08
21h30
Local: Teatro
60 minutos
Instantes de Aloysio Letra é uma apresentação intimista e incandescente, com predominância de canções autorais. São instantes de interpretações dele e elenco, sobre a ancestralidade e sobre a luta afro-indígena por sobrevivência e expressão na contemporaneidade. Cantos de origem, de inspiração e de afirmação das identidades e potências da negritude por novas manhãs. Um show passional sobre afeto, memória, luto e uma carta de amor a vida. Um show de lançamento do primeiro EP de Aloysio: “Depois”.

Em busca de? - Dou Caponata
Circo
23/08
10h
40 minutos
Livre
Os palhaços Berinjela e Pomodora fizeram uma viagem pelo Brasil em busca de realizar seus sonhos e também entender como vivem os artistas de rua, agora de volta eles vão apresentar para seu público tudo aquilo que aprenderam nessa jornada, fazendo uso da música, cenopoesia, arte circense e muita cara de pau..

Tirando a Drag Queen - Xênia Star
Oficina / palestra
23/08
14h
60 minutos
Livre
Um convite para celebrar a criatividade e o poder transformador da arte drag. Uma homenagem aos artistas que rompem barreiras, desafiam normas e encantam o público.

Circo de Ébanos - Eranko
Teatro
23/08
16h
60 minutos
Livre
O espetáculo é inspirado pela potência humana enquanto ser animal. Nesta obra circense, o instinto, a visceralidade e a simplicidade do homem contemporâneo ganham qualidade de alta tecnologia humana, ou seja, resgata a essência da natureza selvagem em nós. Por isso Eranko, que significa animal no idioma Yoruba. O elenco do Circo de Ébanos é composto totalmente por artistas negros, periféricos.

Da Porta Pra Cá
Circo:
24/08
10h
60 minutos
Livre
A encenação ocorre em um mundo feito de sonhos e devaneios no qual os sentimentos de felicidade e tristeza se misturam, assim como a vida. A presença e ausência dialogam ocasionando o fenômeno mais sincero da natureza humana chamado saudade. Da Porta Pra Cá convida o público a adentrar nos detalhes despercebidos do cotidiano de Edélio, um palhaço medroso, curioso e criativo que faz da sua solidão um mundo de boas lembranças.

Verde de Perto - Musical Dri
24/08
16h
60 minutos
Livre
Criado por Renata Pizi com produção e direção do Grupo 3 de Copas, o espetáculo traz canções que abordam temas como ecologia, reciclagem e preservação da natureza. As músicas, tocadas ao vivo, têm arranjos que passam por diversos ritmos como baião, maracatu, pop, rap e rock. Personagens, histórias e coreografias reforçam os argumentos das canções, recheadas de curiosidades sobre a natureza.

O Macaco e a Lua
Circo / teatro
25/08
16h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
O grupo teatral formado por jovens da periferia de Mauá convida crianças e adultos para uma viagem até a África, transitando por sua cultura e sua história, através de uma de suas mais importantes lendas: “O macaquinho e a lua”. Dando vida a esse tradicional conto criado em Guiné Bissau, a Cia Pé no Asfalto conta de forma mítica como surgiram os tambores na África. A palhaça Sarita Gravatilde e o palhaço João Pimentão unem esquetes clássicas circenses, acrobacias, manipulação de objetos e ludicidade para recriar essa lenda, revivendo seus personagens e essa popular lenda.

Menina Bonita do Laço de Fita em Ritmo de Palhaçaria
Teatro
26/08
15h
50 minutos
Livre
O espetáculo faz reverência à literatura infantil brasileira através da obra de Ana Maria Machado, ao trazer ao público uma livre adaptação da história da relação de admiração entre um coelho branco e uma menina negra. Nesta montagem, três palhaços se preparam para uma apresentação circense quando encontram um livro e decidem encenar a história ao público. Entre trapalhadas, tombos, risadas e muito bom humor, falam sobre racismo estrutural e ancestralidade, temas relevantes e atuais.

Girança
Música
26/08
18h
60 minutos
Livre
Intervenção artística que expressa a beleza da música, da dança, das brincadeiras afro-brasileiras e corpos políticos periféricos, dando continuidade aos saberes ancestrais. As vozes, os sons das afinações dos instrumentos, as caminhadas para lá e cá preparando o espaço para que as expressões sejam manifestadas de forma acolhedora e que cada uma/um se sinta parte, vai conectando quem por ali passa.

Lançador de Foguetes
Teatro
27/08
16h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Lançador de Foguetes acompanha o excêntrico personagem Cientista, que se baseia em alguns princípios da física quântica para mostrar que o pensamento também é energia que se materializa. Sem palavras, o personagem conquista parceiros que o auxiliarão nesta jornada científica. Computa todas as informações e através de uma trilha sonora empolgante e curiosa lança seus foguetes ao ar. Neste lançamento leva também o público a sorrir, vibrar e se emocionar com as possibilidades de transformação.


l PARQUE CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY l

Samba da Elis
Música
5/08
13h
Local: Praça da Balança
60 minutos
Livre
Projeto cultural que promove a representatividade feminina no samba por meio da tradicional Roda Aberta para mulheres e pessoas trans, mas aberto para todos.

Residência Vogue For Life
Intervenção artística
12 e 19/08
14h
Local: Baias / EMIA / Praça da Balança
240 minutos
+14 anos
Criado no ano de 2019, o projeto tem como principal objetivo incentivar a cultura ballroom e trazer discussões de forma artística a todos(as/es). O Projeto também visa instrumentalizar e instruir pessoas trans no mercado de trabalho da arte.

Vozes Ballroom, 5ª Edição - 5 anos da Casa de Mutatis
Música
12/08
15h
Local: Praça da Balança
180 minutos
Livre
Evento da Casa de Mutatis que busca visibilizar e dar reconhecimento a artistas da música que fazem parte da cultura ballroom, incluindo na sua programação categorias abertas de performance de vogue e das linguagens da Ballroom. Desde sua criação em 2022 foram realizadas quatro edições, transmitidas ao vivo e registradas no canal do Youtube do coletivo. Nesta 5º Edição, as convidadas são as artistas da Kiki Casa de Mutatis e três pocket shows com Banda Chá da Tarde, Panka e Sodomita. Mais DJ set e perfomances.

O Lançador de Foguetes
Teatro de rua e circo
26/08
10h
Local: Praça da Balança
60 minutos
Livre
Sem palavras, o personagem conquista parceiros que o auxiliarão nesta jornada científica. Computa todas as informações e, através de uma trilha sonora empolgante e curiosa, lança seus foguetes ao ar. Neste lançamento leva também o público a sorrir, vibrar e se emocionar com as possibilidades de transformação.

As Clarianas - Girandêra
Música
26/08
18h
Local: Praça da Balança
80 minutos
Livre
Com um repertório de 15 canções autorais e com Chico César, o disco Girandêra, primeiro das Clarianas, lançado em novembro de 2012, é um apanhado sonoro que vai desde o aboio sertanejo até o samba-de-roda, passando pelas brincantes de coco, ladainhas do catolicismo popular, cânticos indígenas, maracatu-baque-virado, baião, rezas e tambores.

Zé Orlando
Música
27/08
15h
Local: Praça da Balança
60 minutos
Livre
Um dos fundadores e ex-integrante da banda de reggae Tribo de Jah, atualmente toca na banda Pedra Rara, além de executar suas músicas em formato Soundsystem (Voz + DJ).
Zé Orlando é um intérprete de ofício e traz reggae em português, inglês e espanhol, além de três faixas de audiodescrição para pessoas cegas gravadas em três idiomas.


l CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES l

Circuito Municipal de Cultura: Tomate, Puro Tomate
Teatro
4/08
10h
Local: Biblioteca
60 minutos
Livre
Victor Avalos é Tomate, um palhaço argentino com uma carreira de mais de 29 anos de risos e aplausos. Desde 92 dá vida a uma série de personagens loucos de comédia com balões. Tomate é um palhaço, um bufão, um ser cruel às vezes ingênuo, às vezes, com sagacidade faz o público rir e pensar. Já levou suas performances a países tão diferentes e distantes como Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Espanha, França, China e outros. Tomate, Puro Tomate é um show de Manipulação de Balões, Comédia, Magia e Malabarismo, todos apresentados de uma maneira original e divertida. Ideal para toda a família, nos faz rir e pensar em nossos problemas como sociedade. Com momentos inocentes e ácidos, o Palhaço Tomate nos oferece risos, ação, fascinação e emoções.

Circuito Municipal de Cultura: Luana Camarah
Música
4/08
20h30
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Luana Camarah, nascida em Taubaté (SP), é uma cantora e multi- instrumentista de grande talento que se destaca por sua personalidade forte e marcante. Sua trajetória musical começou cedo, influenciada pelos pais, e a partir da adolescência passou a se interessar por Rock, seu estilo preferido. Luana, além de tocar bateria, violão, baixo e guitarra, se destaca pelo seu vocal potente por suas excelentes composições, talentos que a fazem uma artista completa. Luana Camarah possui um trabalho bastante consistente e vem conquistando fãs em todo Brasil. Um dos grandes momentos da sua trajetória foi a participação no programa “The Voice Brasil”, da Rede Globo, onde fez parte do time do Lulu Santos, que citou “Luana Camarah é nome de estrela!” e completou colocando seu talento no mesmo patamar de Cássia Eller, Rita Lee, Pitty, entre outros grandes nomes da música brasileira.

Circuito Municipal de Cultura: Sambas Inesquecíveis
Música
5/08
19h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Wilma Corrêa e convidados trarão o samba de raiz, onde o repertório com certeza vai fazer o público cantar e sambar, do samba dolente aos sambas de enredo, as pérolas do nosso desfile de samba que marcaram diversas fases de nossas vidas.

Girimunda, a Girafa que Queria Comer o Sol!
Teatro
8/08
14h00
Local: Biblioteca
60 minutos
Livre
Girimunda é uma girafa muito bonita e tem o maior pescoço da floresta, mas era meio arrogante e antipática. Não satisfeita com sua beleza, um dia tem a ideia absurda de deixar a floresta em busca do sol, para comer um pedacinho dele e ficar ainda mais bonita! Vai embora, abandonando, inclusive, sua irmã mais nova, Gigi. Quando se percebe sozinha e desamparada, lembra da vida da floresta, sente saudades de tudo e resolve voltar, mas será que o rei da floresta, Sr Leão, vai deixar que ela retorne?

Baile de Quebrada
Música
11/08
19h00
Local: Teatro
180 minutos
16 anos
O famoso Baile de Quebrada é um evento cultural das massas, que tem como particularidade alguns elementos específicos, como, às batidas tocadas em alto som, do grave envolvente, e do seu público de maioria periférica. O projeto traz consigo o estilo mais chave de São Paulo, característico de todo moleque, e mina de quebrada! Que evidencia a realidade da periferia em seu estilo de vida. O projeto conta com artistas locais, MCS, DJs e dançarinas que promovem um pouco da cultura raiz do funk, com beats e rimas e uma proposta de programação segura e gratuita para quem curte.

Labirinto dos Monstros
Teatro
12/08
14h
Local: Teatro
240 minutos
Livre
O labirinto é uma proposta de intervenção artística formulada em uma estrutura composta por um conjunto de caminhos interligados. Seu formato é unicursal, ou seja, com apenas uma opção de caminho, da entrada até a saída. O caminho, por sua vez, é delineado por uma série de atores artisticamente caracterizados de forma sombria, que interagem ativamente com as pessoas que tentam atravessar. Esta proposta foi criada para entendermos que o medo é uma forma de entretenimento, como vemos na cultura popular.

Circo de Marionetes
Teatro
15/08
14h00
Local: Biblioteca
60 minutos
Livre
O circo é normalmente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes modalidades e peculiaridades, no nosso circo temos: o palhaço pimpolho, palhaço roqueiro, palhaço bolinha, mágico, equilibrista, trapezista, domador de serpentes e a Shayane com seu rebolado todo engraçado. Respeitável público, senhoras e senhores, crianças e todos os amantes de alegria e diversão, venha mergulhar nesse grande espetáculo que o circo traz para vocês.

Baile Black
Música
25/08
19h
Local: Teatro
180 minutos
16 anos
O Baile Black é voltado para o enriquecimento cultural e entretenimento da população da Cidade Tiradentes, que terão a oportunidade de prestigiar um momento de descontração com música, batalha de dança, intervenções artísticas, como: apresentações, grafite, pintura em tela e muito Groove, além do nosso set de DJ' s que nunca nos decepcionam! Propomos a valorização da cultura HIP-HOP, do Black Music, e o melhor, de propor gratuitamente um evento temático, com uma programação preparada para o palco do CFCCT, sempre de acordo com suas particularidades! Com seu público rigorosíssimo. Sejam todos bem vindos a esta celebração em comemoração a cultura preta e periférica da Cidade Tiradentes.