Programação de Agosto - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Eli Moringa - Gonzagueando (homenagem a Luiz Gonzaga) - Música

A ideia do projeto nasceu a partir de estudos realizados pelo Grupo Gonzagueando que tem como proposta realizar trabalhos voltados para a cultura popular e com sua longa experiência musical na cidade de Jandira, pretende difundir a literatura de Gonzaga numa linguagem musical de qualidade junto às crianças, jovens e moradores dos bairros periféricos da cidade.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 02/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Super Liga do Humor - Stand-up

É chegada a hora de uma mudança radical em nosso planeta! É chegada a hora de uma intervenção, o mundo anda sem graça, as pessoas se ofendem por tudo e fazem confusão por qualquer razão: futebol, religião, política... até piada vira tema de contenda!

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 03/08 às 20h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.


Fulni-ô – A etnia que resiste por sua oralidade – Brincadeiras indígenas com Yamititkwa Sato - Música

Vivência com o grupo Yamititkwa Sato composto por indígenas Fulni-ô de Águas Belas (PE), o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua (o Ia-tê). A atividade é voltada para o público infantil e infanto-juvenil, onde será apresentado cantos, danças, brincadeiras indígenas com arco e flecha, apito e maracá, e roda de conversa e interação do público.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 04/08 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Vivência da Cultura Indígena da Etnia Tariano com Grupo de Artes Dyroa Bayá - Vivência

O artista educador Anderson Kary Báya traz nessa vivência tudo que ele tem feito nesses 20 anos de trabalho dentro das áreas urbanas com os pe’kasãs (não indígenas). Então a vivência conta com uma performance onde o artista mostra como eram as vestes tradicionais indígenas antes da chegada dos colonizadores, falando a língua indígena tukano. Depois com roupas urbanas, inicia uma apresentação em português com cantos e danças, além de ensinar a língua tukano; assim conta uma breve história para que as crianças tirem suas dúvidas e tirem fotos suas de lembrança.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 04/08 às 15h. Livre. Grátis. 70 minutos.


Indaíz - Música

Indaíz é uma banda de periferia para a periferia fundada na região de Taipas/Jaraguá, usa o delicioso balanço do reggae como trilha sonora para fazer política social através de sua música. Correndo com as causas indígenas, movimentos sociais e de quebrada, Indaíz tem muito mais que somente algo a dizer, é uma indomável raíz.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 04/08 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Desejo Maior - Música

Formado em 1996, com origem na Zona Sul de São Paulo, Desejo Maior possui 27 anos de história com o objetivo levar a essência do pagode paulistano para o Brasil e o mundo. O grupo vem se destacando e conquistando seu espaço no cenário musical por onde passam. Tendo lançado recentemente seu segundo DVD, intitulado: Pagode do Desejo 2.0, emplacando seu mais novo sucesso, a música: “Essa Não”, disponível nas plataformas de streamings e em várias rádios.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 05/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Preste Atenção – Edição Delas, 50 Ano Hip Hop com Mana Bella - Músicawseui

Presta Atenção é um coletivo periférico que visa o acesso e a descentralização da cultura, apresentando propostas de artes integradas de forma a contar sua história, através de diferentes corpos. O coletivo iniciou suas atividades no ano de 2020 em meio a crise da Covid 19, e no propósito de fomentar artistas em situação de vulnerabilidade, o projeto ganhou espaço e em 2021.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 05/08 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Capoeira Ginga e Raça - Cultura Popular e Tradicional

Uma vivência com o mestre Oreia e a tradicional roda da Praça que acontece há mais de 15 anos, e dessa vez será com o mestre Pepeu diretamente da Rússia e com a galera da Ginga e Raça.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 05/08 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Batuque no Terreiro - Música

Com ênfase em grandes clássicos, o grupo Batuque no Terreiro traz em seu espetáculo compositores clássicos do samba como: Zeca Pagodinho, Cartola, Beth Carvalho entre outros, unindo canções já consagradas e de autoria própria.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 05/08 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Nas curvas de M'Boi com Anhangá Coletiva - Performance

Na encruzilhada entre a antiga Virapuera e a atual Santo Amaro, Cobras D'Agua transbordam fúria e lamento, em forma de afluentes canalizados. Seu rompe asfalto, um ser protetor das ruas, guia jovens Anhangás a escutarem as águas. Para ouvir é necessário tirar a casca e libertar o espírito engessado pela cidade, em uma enchente ou sortilégio contra o carrego colonial.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 05/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Slam do 13 - Classificatória Estadual - Recital de poesia e literatura Slam

Neste encontro, o Slam do 13, Coletivo com dez anos de atuação no movimento literário periférico, realiza sua batalha classificatória para o circuito estadual de Slam, com a participação de todos os poetas que venceram alguma das edições oficiais realizadas no primeiro semestre, no Terminal Santo Amaro.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 05/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Oralidades Pretas | Sarau Musical da Capoeira - Interculturalismo e Ancestralidade em Matriz Africana - Música

Sarau Musical da Capoeira traz a junção da oralidade oriunda de culturas tradicionais de matriz africana como: a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o Rap e as danças afro, em um ambiente de mistura poética; um espaço dedicado à poesia corporal, musical e falada, onde a diversidade é convidada de honra na celebração, por meio de ritmos e batucadas.

O coletivo de artistas propõe a afirmação da execução da cultura negra pelo próprio negro à sua representatividade, buscando fomentar a oralidade às novas gerações e recriar o papel histórico dos mestres do saber (griots), das linhagens de matriz africana.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 05/08 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Baile Daleste - Homenagem a MC Daleste - Música

O DJ residente do evento será DJ Well WS e Daniela Lima com atrações musicais que contarão com a presença de MC Harry Diamante (Love Funk), MC THD (Kondizilla) e MC Nando (Liga do Funk). A DJ Amanda Albuquerque e Ana Carolina Alberti aparecem como dançarinas, além de uma audição com microfone aberto para novos talentos.

Também estarão presentes o ator Robinho (Well Galdino) da série Sintonia, Wellington mandando no degradê com os cortes mais chavosos com Renan e Derick, e na arte em henna Isabelle e Laura, além de exposição de Hiago Bezerra que reflete a territorialidade através da artes visuais.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 05/08 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.


Ensurdecedor mesmo é o Silêncio com Canal Sonoro - Música

O EMS é uma apresentação que traz a energia de poesias pesadas com um misto de produções de elementos brasileiros. A apresentação se divide entre intervenções poéticas com Ana Paula de Oya (coletivo Cravo branco), Geovana Fernanda (Samba do congo) e um vocal forte e contundente de ZOIOOMC que apresenta as canções compostas para momentos diversos com poesias que fazem exaltação ao sagrado.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 05/08 às 18h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.


Banda Vithor Vasco - Música

Com um repertório repleto de sucessos da atualidade do sertanejo universitário, o público automaticamente se identifica com cada música tocada, seja pela letra ou melodia. Vithor se apresenta no palco com muita entrega, profissionalismo e carisma, demonstrando toda gratidão ao público e afeto pela música.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 05/08 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Show Quebrada Originária com Lýrica - Música

A imersão que o espetáculo “Quebrada Originária” propõe dentro da memória ancestral na cidade, como a ruptura com o pacto colonial, pela consciência de ancestralidade e espiritualidade indígena. Seus últimos trabalhos: "Da Sul pro Oryente", "Quebra no Kotoba" e "Soprando uma dyreção", abordam justamente esse tema e estão em todas as plataformas digitais.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 05/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Baobá Capoeira - Capoeira

Em comemoração à Semana da Capoeira, o grupo “Baobá” se apresenta para celebrar a cultura, a memória e a tradição das comunidades desta manifestação que é considerada patrimônio imaterial da cultura popular brasileira. As músicas cantadas trazem uma performance especial e da mesma maneira que são levadas às roda de capoeira, o público é convidado a participar desta festa ao som de cantigas que animam não só ao corpo, mas também levam à reflexão de repensar os desdobramentos da arte da capoeira.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 06/08 às 09h30. Livre. Grátis. 120 minutos.


Sarau Cultural “Comunidade Capoeira” - Capoeira

O Sarau Cultural da “Comunidade Capoeira” vem contemplar os saberes motores próprios da capoeira; a sua história, a musicalidade instrumentalizada e o canto poético, a observação e a investigação social das ações humanas, além de encontros com cantoria, maculelê e samba-de-roda. Além das rodas de capoeira, serão realizadas exposições literárias, discos de vinil, além das manifestações culturais afro-brasileiras.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 06/08 às 10h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Lovers Rock com Mozziyah Hifi - Música

Lovers Rock é uma festa dedicada aos singjays jamaicanos do dancehall da década de 80 e 90.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 06/08 às 14h. Livre. Grátis. 360 minutos.


Sarau Musical da Capoeira - Interculturalismo e Ancestralidade em Matriz Africana - Intervenção Artística

Sarau Musical da Capoeira traz a junção da oralidade oriunda de culturas tradicionais de matriz africana como a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o rap, as danças afro, em um ambiente de mistura poética - um espaço dedicado à poesia corporal, musical e falada onde a diversidade é convidada de honra na celebração por meio de ritmos e batucadas.

O coletivo de artistas trabalha na afirmação da execução da cultura negra pelo próprio negro à sua representatividade, buscando fomentar a oralidade às novas gerações e recriar o papel histórico dos mestres do saber (griots) das linhagens de matriz africana.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 06/08 às 14h. Livre. Grátis. 70 minutos.


Estilo Dogtreze Tour com Klr Dogtreze - Música

Klr Dogtreze traz nessa turnê uma apresentação de rap com músicas do álbum “Klr Dogtreze” do EP Faces (2021) e músicas inéditas do seu próximo álbum “Estilo Dogtreze”.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 06/08 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Vivos - Sala Secreta - Música

Sala Secreta apresenta uma mostra do Projeto Vivos lançado em 2022 com participação de artistas como Amanda Negrasim, Betão Pesadão (Brigada Sul), Fex Bandollero, Gueto Organizado e Dudu Nascimento. Com músicas autorais que fizeram parte do documentário "Vivos" disponibilizado no canal oficial da banda na plataforma Youtube.

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 06/08 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Lia Alves com Os Benefícios da Yoga na 3a Idade - Vivência

A Yoga tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, realizando exercícios que auxiliam no controle da ansiedade, dores no corpo e estresse. Para ter todos os benefícios que ela proporciona, é preciso que as práticas sejam feitas regularmente e de preferência com ajuda de profissional.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 07/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

O Mundo Imaginário com Balaio D'Arte - Apresentação Infantil

O Mundo Imaginário retrata o quintal da casa de duas crianças, interagindo com todos os pequenos animais que nele habitam, fazendo dele o seu universo, descrito através de histórias e canções. Brincando e interagindo com o público, o espetáculo acontece de forma lúdica e educativa, finalizando com o simbolismo do cuidado com o planeta Terra, que é representado por um inflável gigante, que passa por toda a plateia para ser tocado e cuidado com carinho. Tudo isso num cenário alegre, com adereços coloridos, muita música e dança.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 08/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 

Nasci Fulni-ô, a etnia que resiste por sua oralidade com Yamititkwa Sato Etnia Fulni-ô - Música

Os indígenas do grupo Yamititkwa Sato da etnia Fulni-ô de Pernambuco chegam a São Paulo para apresentar à cultura indígena, suas tradições, lutas e seu modo de ser. A intervenção propõe um momento de convívio por meio da apresentação da cultura indígena e suas lutas.

São considerados um dos povos indígenas do nordeste com maior resistência às modificações de sua cultura, pois conseguiram preservar e transmitir às futuras gerações seu idioma materno, o Yaathe que significa nossa boca e nossa fala.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 09/08 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Histórias Imaginadas com Hiago Bezerra - Exposição/Artes Visuais

A exposição foi pensada em momentos e memórias vividas e colhidas pelo olhar delicado do artista, buscando sempre trazer a humanidade e a realidade da vida índigina dentro de uma perspectiva pouco explorada. Hiago Bezerra é artista plástico e artesão, paulistano e morador da Cidade Tiradentes em São Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 09/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Sarau/Cenopoéticos Lima e Os Novos Barretos - Sarau

A partir da vida e obra de Lima Barreto, o público entra em contato não só com a história de Lima, mas em contato com suas próprias histórias, com Lima e nós mesmos. Considerando a importância da trajetória de Lima Barreto, foi criado um paralelo com os artistas negros, periféricos e com as pautas atuais, assim o trabalho tem disparadores de afeto e resistência, transitando no lúdico, palavra falada e na musicalidade. No sarau haverá microfone aberto ao público.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 09/08 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Sitio do Pica Pau Amarelo Rapto de Narizinho com Grupo Trapiche - Teatro Infantil

O Rapto de Narizinho se passa em um dia desses, como outro qualquer, em que Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde estão brincando e recebem uma visita inesperada - uma visita desagradável e bem perigosa - a Cuca está ali na redondeza, rapta Narizinho e joga um feitiço no sítio. É nessa aventura que Emília e Pedrinho saem para resgatar Narizinho, contando com as ajudas do Saci, Iara e Curupira. A história é recheada de suspense, humor, ação e muita música, com versões exclusivas para o espetáculo.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 09/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Nasci Fulni-ô, a etnia que resiste por sua oralidade - Yamititkwa Sato Etnia Fulni-ô - Música

Os indígenas do grupo Yamititkwa Sato da etnia Fulni-ô de Pernambuco chegam a São Paulo para apresentar à cultura indígena, suas tradições, lutas e seu modo de ser. A intervenção propõe um momento de convívio por meio da apresentação da cultura indígena e suas lutas.

São considerados um dos povos indígenas do nordeste com maior resistência às modificações de sua cultura, pois conseguiram preservar e transmitir às futuras gerações seu idioma materno, o Yaathe que significa nossa boca e nossa fala.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 09/08 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Feijão e Farinha com Digo Ferreira - Música

Digo Ferreira & Grupo traz no espetáculo “Feijão e Farinha” os ritmos nordestinos do forró pé de serra, respeitando a sua tradição somados a outras influências e sonoridades mundiais como o jazz, rock, salsa, bolero, samba e fusion. Assim como o prato típico feijão com farinha, essa mistura cabe muito bem na música levando o público a grandes emoções.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 09/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo de Circo “É Só Fadinha” e Oficina de Malabares com Palhaça Fadinha - Circo

Um espetáculo para todas as idades tendo como protagonista a energia feminina, onde a Palhaça transforma a brincadeira com o público em sua apresentação de variedades com direito a mágicas e malabares, assim a Fadinha pretende te conquistar!

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 10/08 às 09h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Berimbau ecoando Ancestralidades com Arákùnrin - Capoeira

O projeto tem como propósito vivências e convivências através das manifestações afro-brasileiras como: puxada de rede, maculelê, samba de roda e tendo como eixo principal a arte capoeira. Todas essas manifestações estão ligadas ao Folclore Brasileiro como parte viva deste contexto sociocultural educativo que permeia nossas vidas como relações humanas.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 10/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

VII Mostra de Artes e Teatro de Rua de Parelheiros com Cia Suno - Teatro Infantil

Senhoras e senhores, chegou a hora de dar boas risadas! Voltado para todo tipo de público, o espetáculo compilação Suno leva ao público um mix de sensações, com números de tirar o fôlego (e muita risada também). Apresentando malabarismos com chapéu e claves, números de equilibrismo, rola-rola, contorção, ginástica rítmica com faixa e pirâmide humana, os artistas executam ainda muita música ao vivo, completando a diversão dos presentes. No número final, há ainda um duo acrobático de tirar o fôlego!!!

Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 10/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Meu Primeiro Show em São Paulo com Neeutro - Música

Neeutro, natural de São Paulo, passou a maior parte da sua vida em Aracajú-SE, onde se encontrou como artista. Produtor musical e MC há 10 anos, traz consigo uma bagagem extensa de apresentações, entrevistas em rádio, televisão, revistas físicas e digitais no âmbito do RAP/HIP-HOP. Conta com mais de 35 lançamentos somados em quase 300 mil visualizações em plataformas digitais. Agora, reside em São Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 10/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Laboratório de Estéticas Afrikanas com Japhette Ozias Ninninla Lantonkpode - Vivência

Por meio da vivência iremos construir juntos com os participantes uma rota de fuga da moda eurocêntrica e da sua colonização, buscando desta forma edificar uma moda preta identitária brasileira despertando a criatividade plural da moda africana, possibilitando desta forma, a criação de novas sensibilidades fora dos estereótipos africanos. Em um primeiro momento, teremos uma palestra sobre a moda no continente africano e em seguida, uma roda de conversa acerca da moda preta identitária no Brasil.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 10/08 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


VII Mostra de Artes e Teatro de Rua de Parelheiros com Família Gomes Moreira - Teatro Infantil

O espetáculo é composto por canções que fazem parte da trajetória da família, canções que estiveram presentes em momentos variados das lutas, nos movimentos sociais e festividades que constituem a memória deste coletivo que tem como vivência a luta em comunidade na busca por melhores condições de vida e o resgate da cultura popular no ABC Paulista.

Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 10/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Uma Nova Era com Nego Lusco - Hip Hop

Márcio Rodolfo Júnior, conhecido no meio musical como Nego Lusco é cantor de rap há 24 anos. Iniciou sua carreira musical em 1997 no grupo de RAP “O Vírus” e em 2019 deu início à carreira solo. Em 2022 lançou o álbum “Uma Nova Era” com 7 faixas musicais e está em fase de divulgação e lançamento através de apresentações.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 10/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Diego Parma - Música

Diego Parma é músico, professor e escritor. Tem 15 discos autorais independentes na linha MPB-Pop/Rock e 2 discos de interpretação da mesma linha de gênero. Tem ainda 8 livros publicados nos mais variados gêneros literários.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 11/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Harlley e Banda - Música

Harlley tem 25 anos e é filha do Capão Redondo, extremo sul de São Paulo. É cantora, MC, compositora, intérprete e atriz, e faz reverência ao amor em todos seus processos e faces, falando sobre existir num corpo pulsante entre a sombra e a luz. Ela traz nesse novo trabalho uma cantora baiana chamada Ayana e uma poeta e slammer chamada King, reconhecida pela Zona Sul de São Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 11/08 às 19h30. 10 anos. Grátis. 80 minutos.


Denise Santos - Música

Cantar o que se vive! Acompanhada do grupo Festa de Rei, Denise Santos convida a todos para uma apresentação intimista onde cada música escolhida traz uma reflexão acerca de quem somos e de nossa ancestralidade, mas que principalmente, se conecte com nossos corações e vivências em releituras de sucessos de Clara Nunes, diva da música popular brasileira que faria 81 anos em agosto de 2023.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 11/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Moloko Vellocet e convidados - Música

"Moloko Vellocet propõe um Punk Rock explosivo e empolgante com forte influência de Punk Rock nacional e do Punk 77 Inglês, letras com tom de poesia, de cunho social e existencial, que retratam o cotidiano de seus interlocutores.
A banda conta com outras referências musicais, como Country, Surf Music, Rockabilly, Hard Rock, Hillbilly, Hard Core e Blues."

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 12/08 às 17h. Livre. Grátis.

Bike Culture: Construção de Roteiros Históricos e Culturais na Periferia com Pedale-se - Intervenção Artística

Como utilizar a ciclomobilidade como ferramenta de conhecimento e compartilhamento cultural pela cidade? Mesclando cultura, história e meio ambiente, Rogério Raí mostra de forma teórica e prática como a periferia pode ter um roteiro rico e completo para passeios ciclísticos, ao mesmo tempo em que pode fomentar a economia criativa do território através do ciclo turismo.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 12/08 às 09h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Mc Luana & Ajulia Costa - Hip Hop/ Trap

Em ascensão na cena cultural paulista, MC Luanna (28) narra sua história enquanto mulher preta e favelada com seus versos repletos de sentimentos. Através de sua arte, Luanna se mantém fiel às suas verdades utilizando seu vocabulário cotidiano, onde traz expressões e gírias utilizadas na rua para suas obras e se aproxima do seu público com seu dialeto.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 13h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

VII Mostra de Artes e Teatro de Rua de Parelheiros com Cia Lá de Casa de Circo, Teatro e Educação - Teatro Infantil

“O que a gente faz com as crianças?” É uma brincadeira em família, que apresenta a rotina e o dia-a-dia dos palhaços Bolota e Florquixetina, e das suas crianças Bolotina e Florlotina. Leve, brincante, o espetáculo propõe a partir de leituras das gags e esquetes clássicas e uma dramaturgia aberta para a participação das crianças, uma conversa sobre as dificuldades das famílias que vivem sem uma rede de apoio.

Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 12/08 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Capoeira - Um Jeito De Gingar Diferente com Grupo Baraká Capoeira - Capoeira

O espetáculo tem um formato de um musical que contará de forma lúdica e interativa o valor da capoeira e suas vertentes culturais como o maculelê, samba de roda e a puxada de rede com histórias, performances, coreografias e muita, muita emoção!

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 12/08 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Hip Hop Style - Discotecagem com Dj Armatese - Música

O evento Hip Hop Style traz uma emocionante celebração dos 50 anos da cultura e música Hip Hop, com os renomados DJs Armatese e Radhar. Aberto para todas as idades, promete ser uma oportunidade imperdível para os entusiastas desse gênero se conectarem, compartilharem sua paixão e mergulharem em uma experiência envolvente e energética.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 12/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Meduzza - Hip Hop/ Trap

A artista Meduzza traz seus lançamentos mais recentes e também conta com a participação de outros artistas no feat “Homens & Demônios” que é seu som mais ouvido no Spotify e cantará seu próximo lançamento “Vira esse Ano” que estará disponível em breve com seu primeiro videoclipe.

Sempre empodera as mulheres e artistas independentes falando diretamente com seu público durante as pausas ao contar a história da música e abre para interpretação própria de quem está ouvindo, fazendo com que cada um possa levar uma mensagem de esperança para casa após o espetáculo.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 15h. Livre. Grátis. 20 minutos.

 

VII Mostra de Artes e Teatro de Rua de Parelheiros com Dois de Dentro - Teatro Infantil

O espetáculo traz a poesia e musicalidade nascidas das composições de Dora Odilia. Apoiadas em ritmos brasileiros com poesias e letras autorais, as músicas questionam as bases da constituição primeira de todos nós: Quem somos, ao que viemos e para onde estamos indo?

Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 12/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


O Visionário com A.I.N.S.T.E.I.N - Música

A.I.N.S.T.E.I.N possui mais de 20 anos de carreira e integrou o grupo de Rap Voz da Zona Leste, depois em carreira solo possui mais de 400 composições dentre elas "Celebrando", "Estilo Clássico", "2 pra lá, 2 pra cá" e dentre outras. Traz um espetáculo especial em comemoração aos 50 anos do Hip Hop.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 12/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Rap De Terreiro com Klaujah Muniz - Música

Klaujah Muniz e? a efervesce?ncia de toda sua ancestralidade musical, rimas e manifestac?o?es culturais. Em “Meu Rap de Terreiro”, Klaujah traz a cade?ncia de ritmos de seu pai, Fritz Escova?o (fundador do Trio Mocoto?), a cultura urbana do Rap e do Hip-Hop e funde essas vertentes com os elementos de som e danc?a das culturas tradicionais brasileiras como a capoeira, samba de roda e tambor de crioula. A apresentação conta com a presença de seus parceiros DJ Naves, James Lino, Rubinho Lima e Baboo Maia.

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 12/08 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Naísa Zaiiah - Hip Hop/ Trap

Naísa Zaiiah é travesti/mulher trans da zona oeste paulista e influenciada por pais que sempre gostaram muito de música, começou a cantar aos 14 anos e aos 15 montou sua primeira banda de hardcore “29M” em Osasco, fazendo diversas apresentações pela cidade e região em 2005.

Em 2009, Naísa se aprofundou mais no Rap e em brasilidades e começou a compor mais músicas, se identificando com as pautas sociais e entendendo sobre questões de gênero, se assumiu enquanto pessoa trans e começou seu trabalho de produção de suas primeiras músicas no Rap, em 2018 sai então seu primeiro disco “Transição à Transcendência”.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 15h30. Livre. Grátis. 20 minutos.

ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com B.O Kaze - Hip Hop/ Trap

O artista apresentará as primeiras músicas inéditas do seu EP que está em desenvolvimento e irá performar seu single "Ouvindo Aquela da Rihanna", com previsão de lançamento para julho. Todo o espetáculo terá o dinamismo e transmissão do DJ CF e contará com a participação especial de CAE, outro artista LGBTQIA+ do trap que possui grandes hits em conjunto. O que consolida a apresentação como um espaço de fomento à cultura LGBTQIA+ no Trap Nacional.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 16h. Livre. Grátis. 20 minutos.

 

VII Mostra de Artes e Teatro de Rua de Parelheiros com Cia Os Desconhecidos - Teatro Infantil

O palhaço maluco beleza sempre apresentou seu espetáculo solo levando alegria para todo lugar. Porém em uma certa apresentação ele percebe que seu filho vem seguindo seus passos e assim vem chegando a hora de ambos se apresentarem juntos. Essa peça traz consigo a importância dos pais na vida de seus filhos e como os pequenos os veem como referência.

Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 12/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Hip Hop Style - Discotecagem com Dj Anderson Silva - Música

O evento Hip Hop Style traz uma emocionante celebração dos 50 anos da cultura e música Hip Hop, com os renomados DJs Armatese e Radhar. Aberto para todas as idades, promete ser uma oportunidade imperdível para os entusiastas desse gênero se conectarem, compartilharem sua paixão e mergulharem em uma experiência envolvente e energética.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 12/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Boy Marinho - Hip Hop/ Trap

Após o lançamento do seu primeiro álbum “Manifesto”, Boy Marinho traz “Manifesto O Show” que vem com intuito de apresentar seu álbum e mostrar o seu potencial como artista LGBTQIA+ em cima dos palcos. Boy Marinho carrega consigo um verdadeiro espetáculo, com muitos efeitos visuais levado pela própria equipe do artista, para passar sua mensagem e não deixar ninguém parado.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 16h30. Livre. Grátis. 20 minutos.


Dança do Toré-Originários Karibokas com Etnia Karibokas - Música Indígena

Toré é uma apresentação de canto e dança da comunidade de Originários Karibokas da Aldeia Tupãnaé.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 12/08 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Turnê Diáspora com MC Dellacroix - Música

Mc Dellacroix apresenta sua nova Turnê “Diáspora” em seu novo trabalho, o álbum será lançado no primeiro trimestre de 2024, após um hiato de 4 anos da artista. Ela retoma à música trazendo novas narrativas para o rap a partir da trajetória de feminilidades pretas, indígenas, imigrantes, pobres e de periferia que se emergem na luta diária em combate as opressões sociais na música preta e no rap de quebrada.

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 12/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Natt Maat - Hip Hop/ Trap

Genuína, trata-se de uma apresentação musical onde a artista reúne seus sons mais representativos de sua carreira e mistura com seus lançamentos, trazendo toda uma narrativa de história para o espetáculo. Natt Maat é uma artista multimídia que rima, canta, recria, modela e produz tudo o que vive de sua forma; produz seus beats, suas letras e utiliza sua voz como potencial de transmissão de cultura e informação.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 17h. Livre. Grátis. 20 minutos.


Dom Quixote de la Sampa com Dona Mirna Companhia de Arte - Teatro Infanto-juvenil

A Dona Mirna Companhia de Arte é um coletivo de teatro sediado no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo. Dom Quixote de La Sampa é um valente senhor desmiolado, que junto de sua fiel escudeira, uma jovem em situação de rua chamada Sancha Trampa, anda pela cidade de São Paulo procurando grandes aventuras.

Assim, diante de uma grande injustiça contra a preservação da natureza na cidade da garoa, o velho senhor buscando provar que pode ser um grande herói, constrói uma máquina do tempo com sua ajudante, voltando para momentos históricos importantes da cidade paulista, com o objetivo de acabar com um feitiço chamado: “urbanização”.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 12/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


50 Anos Do Hip Hop com Dj Paul Nagulha - Bate-Papo

DJ Paul apresenta durante a sua discotecagem de rap nacional, músicas produzidas por ele, além de um bate-papo que dialoga sobre direitos autorais e a profissão DJ.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 12/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com NCL BOLADO - Hip Hop/ Trap

O artista NCL apresenta as músicas de seu último EP lançado, com músicas de bom agrado e de boas intenções, onde o artista foi versátil propondo beats em seus diversos gêneros como: trap/ rap/ love song/ trap funk e drill. Um EP com muitos beats para o público curtir um pouco de cada gênero.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 17h30. Livre. Grátis. 20 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com CarraraFlow - Hip Hop/ Trap

CarraraFlow traz toda sua bagagem de apresentações por SP, em que conta com seus singles já lançados no canal do Youtube e plataformas digitais e alguns que serão lançados em breve. Também inclui algumas músicas de artistas que a inspiram, apresentando versos de impacto e uma estética inspirada em suas vivências para passar a melhor energia ao público.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 17h50. Livre. Grátis. 50 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Nescau Beats - Hip Hop/ Trap

O artista Nescau Beats apresenta músicas de seu EP “Stu”, de seu EP “Faixas Perdidas” e de seu álbum “De onde eu vim” já lançados. Também conta com singles lançados individualmente como “Efeito Borboleta” e a faixa “UquecefalO”. Uma apresentação icônica e energética, que também conta com participações de MCs locais do gênero trap.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 18h10. Livre. Grátis. 20 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Lay Niara - Hip Hop/ Trap

Layla Wenceslau, mais conhecida como Lay Niara, começou sua carreira musical ainda jovem e desde então, vem trabalhando para ganhar mais reconhecimento e espaço no mercado da música. Nascida e criada na Cidade Tiradentes, bairro do extremo leste da grande São Paulo, Lay Niara possui algumas músicas lançadas pelas plataformas digitais, com diversas apresentações para conta. Atualmente a artista vem trabalhando para lançar seu primeiro disco no decorrer do ano de 2023 e ganhar mais espaço na cena do trap.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 18h30. Livre. Grátis. 20 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Enrico - Hip Hop/ Trap

Henrique Militão, mais conhecido como Enrico ou Prasemprerico, é um jovem cantor e compositor da Cidade Tiradentes, bairro periférico da zona leste de São Paulo. O artista começou a dar seus primeiros passos nesse universo musical no ano de 2018, juntamente com seu irmão EL GUIGO e alguns amigos que o incentivaram a escrever sua primeira música, desde então não parou mais e vem sendo uma das vozes promissoras da cena do trap paulista, exalando versatilidade de flows e letras marcantes, onde relata as vivências da sua correria e do dia-a-dia do seu bairro.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 18h50. Livre. Grátis. 20 minutos.


Exposição: Humanos com Alex Miranda (Boca Fotografia) - Artes Visuais

Nesta mostra convidamos você a mergulhar na vibrante atmosfera das ruas desta cidade colombiana, revelando as histórias e rostos dos trabalhadores que desempenham suas atividades diárias com paixão e dedicação. Através das lentes do brasileiro Boca, explorando a diversidade e a riqueza humana que dá vida a Cartagena, revelando o tecido social e cultural de uma cidade em constante movimento.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 12/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


50 anos do Hip Hop com KRUMP Sessions - Música

Denílson Vertelo, mais conhecido pelo nome artístico Mano Reco, é um cantor brasileiro ex-vocalista do grupo Detentos do Rap. Vertelo teve seu primeiro contato com o rap quando era DJ e interessou-se após ver um colega de trabalho em cima de uma picape mixando músicas do estilo. Entrou para o mundo do crime aos 17 anos, onde acabou sendo preso por furto; converteu-se em 2005, quando foi fazer um curso de Teologia para compor novas músicas.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 12/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Gloria Groover Cover - Música

Mauro é artista LGBTQIAP+ da região de São Mateus, iniciou sua carreira no teatro e na dança aos 10 anos e hoje faz cover da Gloria Groover, desde 2018 em um evento de moda que foi em Mauá fazendo a primeira apresentação a convite. Passou por várias formações até chegar na mais atual, recriando o mesmo espetáculo que ela tem entregado no Lollapalooza e na Tour.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 12/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com CTG MOB - Hip Hop/ Trap

O Coletivo CTG MOB fará uma apresentação com músicas exclusivas do grupo, todas no subgênero do rap - chamado de trap - contando com músicas intercaladas entre as lançadas no ano de 2022, e também com as que serão lançadas em breve. E estará inaugurando sua nova formação, agora com MC Ryan da CT. Traz algumas participações para sua apresentação, como: Diogo SV, MC Juninho PH, MC Felipe LT, entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 19h10. Livre. Grátis. 20 minutos.


Um Fantoche com Sacha Arcanjo e Banda - Música

Apresentação de músicas, poesias e causos de maneira leve e descontraída que remete ao norte e nordeste para matar a saudade da nossa terra.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 12/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Vulgo FK - Hip Hop/ Trap

Vulgo FK irá fazer uma apresentação cantando os seus maiores sucessos que contabilizaram em todo seu tempo de carreira, com mais de 65 milhões de views, trazendo alegria para todos seus espectadores que estarão presentes na data do evento.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 12/08 às 21h. Livre. Grátis. 50 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Mc Caverinha - Hip Hop/ Trap

Kaue de Queiroz Benevides Menezes, conhecido como Mc Caverinha iniciou sua carreira aos 11 anos de idade. Recentemente lançou em parceria com o também rapper Kayblack, atualmente com milhões de visualizações no Youtube e esteve no topo da plataforma de músicas Spotify. O rapper faz parte da nova geração do rap nacional e irá compor a programação do evento em celebração aos 50 anos do Hip-Hop.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com MANUIU - Hip Hop/ Trap

A apresentação do seu EP “Sr do Deboche” contém quatro faixas: “Verdade”, “Coringa”, faixa “SR DO DEBOCHE” e o título do EP e “FRENTE”. Fala sobre a vida, a importância da boa música que salva vidas e debochando de tudo que possa querer tirar dos trilhos. Conta com a participação do Yarlei que é uma das referências do Manuiu, e também com a apresentação de outras músicas, algumas de sua própria autoria e outros sucessos do momento de outros artistas.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 14h. Livre. Grátis. 20 minutos.


VII Mostra de Artes e Teatro de Rua de Parelheiros com Cia LaMala - Teatro Infantil

A Cia LaMala tem como disparador da sua pesquisa cênica, a modalidade circense das acrobacias de mão a mão. Em Fábrica de Brinquedos, por meio da pantomima, a Cia LaMala recria o ambiente de um laboratório onde o espetáculo gira em torno dos encontros e desencontros do inventor e boneca, que realiza acrobacias e reinventa esquetes clássicas do circo. Um robô pneumático feito de material reciclado e operado em cena também é destaque no espetáculo.

Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 13/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com NT - Hip Hop/ Trap

Sua apresentação será uma vitrine para apresentar seus novos trabalhos, inclusive irá presentear o público com um novo álbum. Conta com participações de MCs que já fizeram parcerias em algumas músicas e com um DJ que traz uma boa vibe e atmosfera para envolver o público e entregar o melhor do trap, R&B e afrobeat.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 14h30. Livre. Grátis. 20 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com MC KATANA - Hip Hop/ Trap

A artista Katana vem buscando cada vez mais espaço para apresentar seu trabalho em diversos lugares, mostrando que a mulher pode ser quem ela quiser. Seu repertório, no seu próprio estilo, pretende fazer homenagens para representar a sua quebrada do Grajaú e artistas que saíram de lá, trazendo a essência feminina no trap.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 15h. Livre. Grátis. 20 minutos.


Samba: um canto popular com Marcelo Tocão - Samba

Exibição do documentário que abordará o impacto social e político do samba, em especial no bairro de São Mateus, destacando sua importância na luta contra o racismo e na promoção da identidade afro-brasileira. O filme também aborda a formação de comunidades e o papel do samba como elemento unificador. Além do documentário, será realizada uma roda de conversa e finaliza com uma apresentação de samba.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 13/08 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Corrente pra frente, mas sem esquecer o passado com Corrente Libertadora - Capoeira

A Corrente Libertadora começou como academia de capoeira com o mestre Mauricio, em 1974, na zona sul de São Paulo. Assim a Corrente Libertadora passou de academia de capoeira para Associação Cultural. O grupo que marca presença com suas apresentações em Sescs, eventos sociais e Casas de Cultura, traz seu novo espetáculo “Corrente pra frente, sem esquecer o passado”, que mistura poesia, capoeira, maculelê e samba de roda.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 13/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Mina Criis - Hip Hop/ Trap

A apresentação contém lançamentos inéditos da artista caiçara em sua turnê por São Paulo com muita música, dança e sensualidade de uma das maiores apostas do cenário TRAP nacional. O espetáculo começa com uma colagem da música de Tupac, mixada pelo DJ para dar um clima de tensão; na sequência a mestre de cerimônias entra agitando o público e prepara o clima para dar início ao espetáculo.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 15h30. Livre. Grátis. 20 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Mc Jenny Jenny - Hip Hop/ Trap

Trazendo seus maiores sucessos juntamente com muita dança e diversão, a loira da voz gostosa mostra para seu público o valor das mulheres e o quanto todas podem ser independentes e lindas do jeito que querem ser. Ela trará também alguns convidados de seus feat para se apresentarem, com músicas de seu repertório e também remix de outros artistas com grandes sucessos que estão na boca do povo para todos interagirem ao máximo com a cantora.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 16h. Livre. Grátis. 20 minutos.

Sarau Da Casa Amarela com Lukas Magalhães e Convidados - Sarau

Realização do "Sarau da Casa Amarela" na Casa de Cultura de São Miguel Paulista com apresentações poéticas e musicais, e microfone aberto aos participantes. O Sarau da Casa Amarela é um dos mais tradicionais que acontecem na Zona Leste Paulistana, tendo mais de 10 anos de existência e sua relevância na cena cultural consiste na multiplicidade artística que promove nas diversas linguagens. Os artistas convidados irão realizar uma apresentação de seu trabalho artístico, sendo livros publicados e músicas autorais.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 13/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Shawty Sounds na Matriz - Música

Shawty Sounds é um coletivo feminino que realiza eventos sobre o Sound System com o intuito de trazer novas oportunidades a artistas iniciantes do local através da cultura jamaicana, seja como DJs, MC’s em pocket shows e pessoas independentes que vendem a sua arte.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 13/08 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com MXRRAMED - Hip Hop/ Trap

Mxrramed com o intuito de extravasar o caos do dia a dia, pula e canta com toda energia e transforma isso em algo positivo principalmente para a quebrada. Irá apresentar seu primeiro projeto oficial intitulado como "HARDTRAP" contendo 5 faixas. E sempre que pode, realiza um diálogo com o público para receber o convidado que participou de “Doze Mola”, que já alcançou mais de trinta mil acessos só no YouTube em seu primeiro projeto audiovisual, onde o artista irá encerrar a apresentação.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 16h30. Livre. Grátis. 20 minutos.


Michel Romano ao Vivo - Samba

O cantor e instrumentista Michel Romano apresenta neste espetáculo músicas que estão no seu primeiro DVD, gravado em 2022. Além de clássicos do mundo do samba e do pagode, o talentoso artista mostra suas músicas autorais num espetáculo com muita música brasileira.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 13/08 às 17h. Livre. Grátis. 70 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Sidoka - Hip Hop/ Trap

Sidoka é um dos mais influentes trappers brasileiros da atualidade. Irreverente e carismático, o artista consegue se conectar com o público de forma única e nesta apresentação não será diferente, além dos grandes hits, o "menino da luva" apresentará músicas inéditas do seu mais novo álbum "Sensitivo".

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.


50 Anos do Hip Hop com Dj Paul Nagulha - Bate-papo

O artista apresenta durante a sua discotecagem de rap nacional, músicas produzidas por ele, além de um bate papo que dialoga sobre direitos autorais e a profissão de DJ.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 13/08 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Samba Daniel Vieira - Música

O cantor Daniel Vieira, residente da zona leste de São Paulo, está na música há 25 anos e boa parte de sua história é como cavaquinista onde já tocou em vários grupos agregando muita experiência e conhecimento; iniciou o seu projeto há 10 anos como cantor e detentor do Pagode do Vieira.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 13/08 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com D$ o Brabo - Hip Hop/ Trap

O artista fará uma apresentação com os lançamentos dos seus próximos singles, intercalando com outros artistas locais que irão como convidados. Mostrará na sua apresentação um pouco do seu repertório artístico com música e dança, mesclando as exclusivas e seus melhores lançamentos, DS o Brabo, trará uma performance diferenciada.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 19h. Livre. Grátis. 20 minutos.

 

Resenha do Dodô com Dodô Santos - Samba

Dodô Santos faz uma ode a grandes músicos da história do samba. Nesse espetáculo, o repertório traz uma seleção de muitos sambas clássicos com nomes como: Jorge Aragão, D. Ivone Lara, Roberto Ribeiro, Bezerra da Silva, entre outros, num evento com muito swing e batucada.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 13/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Andrax - Hip Hop/ Trap

No espetáculo ''Lado Leste'' do cantor Andrax, o artista canta seus principais sons autorais tanto solo quanto feat, que possui participação com outros artistas da cena underground do rap, e tem como foco divulgar seu trabalho que já foi lançado, além de incluir músicas novas que são exclusivas.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 19h20. Livre. Grátis. 20 minutos.

 

Blues & Rock and Roll com Gutok Band - Música

Profissionalizou-se com o primeiro trabalho gravado com a banda “HARPPIA”, passando por vários gêneros musicais – blues, hard rock, heavy metal. A partir do ano de 1995, Flávio vem se especializando no estilo country music e com um sério trabalho de pesquisa neste estilo, o qual era pouco difundido no país, lançou em 2003 sua primeira videoaula “TELECOUNTRY”, que continua sendo um grande sucesso e referência para quem quer desenvolver-se na técnica da guitarra country.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 13/08 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com Babby Cheff - Hip Hop/ Trap

Babby Cheff fará uma apresentação de suas músicas recentes da sua mixtape trap home, divulgando suas faixas mais quentes com aquele trap pesado com graves explosivos, melodias hards e flows agressivos e contagiantes e letras que contam um pouco da sua vivência, uma apresentação com trap pesado e trap melódico. Traz seu último projeto, o EP Free Universe, que contém faixas inéditas com baterias leves e melodias contagiantes.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 19h40. Livre. Grátis. 20 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com The Ka$h - Hip Hop/ Trap

Kaio Henrique, mais conhecido como The Ka$h é um jovem multiartista periférico da Zona Leste de São Paulo que desde criança estava envolvido com a música por conta de sua família. No ano de 2019, fundou a batalha do Rodoanel e através da batalha muitas oportunidades apareceram, e em 2023 Kash apareceu muito mais focado em sua carreira, inclusive com o lançamento do single "5k" que vem acompanhado de um álbum que será lançado no segundo semestre, cujo álbum conta com a participação de vários grandes artistas do Rap Nacional.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 20h. Livre. Grátis. 20 minutos.


ZL TRAP FESTIVAL 2.0 com BC Raff - Hip Hop/ Trap

BC Raff, um dos maiores nomes e precursor da música Trap no Brasil, chega ao palco do Mês do Hip-Hop com a turnê do seu novo álbum "Beleza Exótica". Com feats inovadores e grandiosos como Matuê e Filipe Ret, Raff inicia a turnê do projeto com o pé direito levando a multidão de pessoas que o admiram à frente dos palcos pelo país.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/08 às 21h. Livre. Grátis. 50 minutos.


Criação de Mural de Graffiti com xGUIx - Grafite

Guilherme Matsumoto, conhecido como xGuix, sempre teve influências de desenhos, HQ e graffiti e usa tudo isso junto com as experiências de rua e da vida para criar suas obras. Por conta de sua vivência, teve contato com diversas realidades, surgindo uma necessidade cada vez maior de se expressar e interagir com a cidade e seus espectadores; suas obras são relevantes e trazem essa perspectiva não tão perceptível sobre os assuntos: meio ambiente, animais em extinção, diversidade e saúde mental.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 15/08 às 9h30. Livre. Grátis. 180 minutos.


Batalha dos Tik Tokers da Chico com Dance Slam - Intervenção Artística

Trazendo a integração social por meio da dança, o projeto dance slam utiliza como base as coreografias do tik tok para criar um cenário de batalha com direito a ganhadores e prêmios. E é nesta mesma configuração de integração que o projeto aborda a cada edição com DJ’s trans ou travesti, desmistificando e agregando a potência da diversidade na construção humana por meio da convivência.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/08 às 09h. 12 anos. Grátis. 75 minutos.


Kazanki com Julian Granito - Circo

Kazanki é uma expressão utilizada pelo artista que pode ser interpretada pelo público de diferentes maneiras: num momento pode ser o mundo mágico onde transcorre a cena; noutro as palavras mágicas no encantamento da fantasia, das aparições e transformações do espectáculo. Kazanki é o espetáculo de mágica cômica de Julian Granito, e pode ser apresentado em espaços diversos!

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 16/08 às 14h20 e às 15h25. Livre. Grátis. 180 minutos.


"Como a Arte Mudou Minha Vida" com Luana Império - Bate-Papo

Luana Império é uma atriz em ascensão que traz ao público toda a sua história e experiência no campo das artes para assim enfatizar o quanto sua vida se transformou, tornando-a uma verdadeira cidadã do mundo em "Sobre e como a arte mudou minha vida".

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 16/08 às 18h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.


Vivências com DJ Amoraisah - Intervenção Artística

DJ Amoraisah apresenta um set contando apenas com artistas LGBTQIAPN+ e mulheres, e após sua apresentação abre uma conversa com o público sobre a discotecagem das minas na cena reggae de SP.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/08 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.


No Compasso do Forró com Neide Garapé - Música

Neide tem uma carreira sólida em que já tocou ao lado de grandes nomes como Anastácia, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Zeca Baleiro, Trio Nordestino, Janaina Pereira, Bernadete França, Digo Ferreira, Mestre Marrom Kojak do forró, Dió de Araújo, entre outros. Hoje além do seu trio também é integrante da Banda Anastácia - a rainha do forró.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 16/08 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.


Unidos Somos + Fortes com Palhaço Tibério - Circo

Nas ruas e praças, o Palhaço Tibério encontra seu espaço para gentilmente compartilhar seu ser, sua arte e a sua longa, cômica e trágica história de anos no circo... Com suas brincadeiras e habilidades, Tibério une todo o público no riso, discursando e lutando contra preconceitos sociais, o palhaço conquista do público a oportunidade que um dia lhe foi tirada e então realiza seu grande sonho de vida... ser artista apresentando seu grande número final!

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 17/08 às 09h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Vivência da Cultura Indígena da Etnia Tariano com Grupo de Artes Dyroa Bayá - Vivência

O artista educador Anderson Kary Báya traz nessa vivência tudo que ele tem feito nesses 20 anos de trabalho dentro das áreas urbanas com os pe’kasãs (não indígenas). Então a vivência conta com uma performance onde o artista mostra como eram as vestes tradicionais indígenas antes da chegada dos colonizadores, falando a língua indígena tukano. Depois com roupas urbanas, inicia uma apresentação em português com cantos e danças, além de ensinar a língua tukano; assim conta uma breve história para que as crianças tirem suas dúvidas e tirem fotos suas de lembrança.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 17/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Reinaldo cover Tim Maia - Intervenção Artística

Reinaldo, mais conhecido como Tim, tem uma semelhança com o saudoso Tim Maia e assim acabou se transformando em um Tim Maia Cover há aproximadamente 12 anos. Já se apresentou em programas de TV como Silvio Santos, Quem fica em pé na Band, Programa Silvio Brito na Rede Vida, Legendários com Marcos Mion, e em outros locais como Caxambu, Campo Grande e no Espírito Santo. Sente muito prazer e alegria ao apresentar e relembrar sucessos imortalizados pelo grande Tim Maia a partir de sua grande importância na vida de muitas pessoas.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 17/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Brincadeiras Populares De Origem Indígena com Dyroa Baya - Brincante

A vivência das brincadeiras populares foram pensadas para o público infantil e vem com o propósito de ensinar a cultura indígena através das brincadeiras que contém elementos da natureza, histórias e seres da floresta. Por que, apesar dessas brincadeiras serem de origem indígena, na maioria das vezes os brincantes não sabem de que povo se originou essa brincadeira.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 18/08 às 10h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Maracatu Patrimônio Imaterial: Seu Canto, Toque e História - Carlos Francisco (Borracha) - Workshop

A palestra busca promover a iniciação dos participantes na Cultura do Maracatu de forma abrangente, trazendo seu contexto social e histórico e suas características por meio da técnica percussiva e estudo dos diferentes toques e instrumentos que compõem a sua musicalidade.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 18/08 às 14h. 12 anos. Grátis. 180 minutos.


Palestra - Fotografia Paulista com Saya Belangier - Vivência

Saya com sua experiência e expertise irá realizar uma palestra com uma imersão na fotografia paulistana, como era feita antigamente até os dias atuais.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 18/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Sarau Musical da Capoeira - Interculturalismo e Ancestralidade em Matriz Africana com Oralidades Pretas - Intervenção Artística

Sarau Musical da Capoeira traz a junção da oralidade oriunda de culturas tradicionais de matriz africana como: a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o Rap e as danças afro, em um ambiente de mistura poética; um espaço dedicado à poesia corporal, musical e falada, onde a diversidade é convidada de honra na celebração, por meio de ritmos e batucadas.

O coletivo de artistas propõe a afirmação da execução da cultura negra pelo próprio negro à sua representatividade, buscando fomentar a oralidade às novas gerações e recriar o papel histórico dos mestres do saber (griots), das linhagens de matriz africana.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 18/08 às 14h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Zé Maria - A Memória Viva Paulistana - Vivência

José Maria Dias, mais conhecido como Zé Maria, é um renomado cantor, compositor e defensor do samba paulista desde os anos 50, e um dos grandes lutadores pela preservação da cultura paulistana. Com sua vasta experiência e profundo conhecimento da história de São Paulo, Zé Maria irá palestrar sobre a evolução da cidade ao longo das décadas e os benefícios trazidos para a população em relação à liberdade cultural do samba paulistano.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 18/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Show Miranês Zabot canta Gonzaguinha com Xondaros - Música

A cantora Mirianês Zabot entoa canções de seu mais recente álbum "Mirianês Zabot canta Gonzaguinha - Pegou um Sonho e Partiu" no espetáculo acompanhada pelo pianista Elias Jó e dois ex integrantes do Zimbo Trio, interpretando músicas como: “Sangrando", "Espere por mim Morena" e "Com a perna no Mundo". Dona de uma voz distinta, Mirianês Zabot é cantora versátil e intérprete dos mais diversos estilos da MPB, uma apresentação cheia de emoção!

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 18/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Samba Rock com Eu Soul SambaRock - Dança

Uma grande festa em celebração a grandiosidade do movimento Samba Rock, o Coletivo Eu Soul Sambarock irá trazer um baile aberto composto das diversas vertentes desta cultura que é patrimônio cultural e imaterial da cidade de São Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 18/08 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Santo Graal apresenta Dark Roses - Música

Uma mistura de experiência e modernidade, assim podemos definir a banda Santo Graal que surgiu em 2000 e é radicada desde 2007 em São Paulo. A harmonia da pluralidade de ideias e a diversidade de influências estão presentes a cada apresentação e composição dessa banda de metal sinfônico.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 18/08 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Pedalada Histórica na Cohab - Pedale-se - Intervenção Artística

A proposta Pedale-se, no território da Casa de Cultura, é uma imersão na história do território através de pontos turísticos, encontro com o patrimônio histórico e a cultura popular. Isso tudo em duas rodas, o que garante o estímulo à autonomia e saúde que a bicicleta traz.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 19/08 às 10h. 12 anos. Grátis. 180 minutos.

Diko Lopes - Palestrante - A História do Campo Limpo - Vivência

Diko irá realizar uma vivência/palestra no entorno da Casa de Cultura do Campo com jovens do território, contando um pouco sobre suas vivências e marcos históricos no entorno da Praça do Campo Limpo.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 19/08 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ouviram do Ipiranga - Um Concerto de Cordas - Música

O Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli integra uma iniciativa de incentivo à prática de música de câmara, que propicia um estudo mais aprofundado das peças interpretadas, trabalhando refinamentos técnicos, dinâmicas e equilíbrio entre os sons dos instrumentos. O repertório explorado transita pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 19/08 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Cortejo Circo Lunar - Intervenção Artística

Cortejo ao redor do espaço cultural para fazer o chamamento do público para os espetáculos.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 19/08 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Atravessando lugares com Mano a Mana - Circo

“Atravessando Lugares” é o novo espetáculo de Mano a Mana. Nele, três companheiros de travessia - Mano, Mana e Mochila – interagem com acrobacias, afetos e brincadeiras. Em seus caminhos, a exploração de técnicas acrobáticas se unem à experimentação de espaços inusitados, indo de encontro a crianças, jovens e adultos. A ideia é atravessar os caminhos do habitual e fazer um convite ao público: permite que este trabalho atravesse também os seus caminhos?

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 19/08 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.


O Circo do seu Lelo com Arte Encanto - Circo

Nesta emocionante aventura circense, conhecemos seu Lelo - um ex atendente de padaria que tinha dificuldade de aprender as coisas e assim foi despedido do emprego e com a grana que recebeu, resolveu investir no seu verdadeiro sonho - trabalhar em um circo. Determinado a realizá-lo, ele compra um circo antigo que já contava com dois palhaços atrapalhados e engraçados, que se esforçam para ajudá-lo a colocar o circo de volta aos trilhos.

Através de muita diversão, risadas e surpresas inesperadas, vemos que às vezes tudo o que precisamos é de uma boa dose de coragem e de amigos leais para alcançar nossos objetivos. Se prepare para um espetáculo de tirar o fôlego!

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 19/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Tradição D'Elas com Projeto Resenha de Crioulas - Música

O projeto Resenha de Crioulas desde junho de 2018 apresenta uma roda de samba mensal social, tendo como objetivo a arrecadação de alimentos para doação. Esse projeto foi idealizado pela musicista Jéssica Souza.


Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 19/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


"Casca Show" com Casca Trupe de Circo - Circo

Um palhaço acrobático mostra suas habilidades físicas com grandes trapalhadas.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 19/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Meu bairro é um cordel com Cacá Lopes - Música

Cacá Lopes faz uma apresentação misturando forró MPB com lançamento e declamação de literatura do cordel "A história de Guaianases em Cordel" no projeto "Meu bairro é um cordel". A obra é de sua autoria e está na segunda edição.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 19/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Mc Who na Jornada do Patrimônio - Vivência

MC Who é uma figura de extrema importância para o Hip Hop brasileiro, ele foi o responsável pela coletânea Hip Hop Cultura de Rua de 1988, lançado pela Eldorado - o primeiro registro fonográfico do gênero no país. O evento contará com uma roda de conversa para o compartilhamento do processo criativo e histórico do primeiro disco de Hip Hop do Brasil, através da Jornada do Patrimônio.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 19/08 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Samba No Asfalto - Música

O grupo Samba no Asfalto com mais de 15 anos de tradição, realizará apresentação musical que une composições próprias e releituras de sambas e samba-rock consagrados. Durante o espetáculo, uma ação de samba rock completa o evento com 2 casais, proporcionando assim um ambiente alegre e descontraído de interação com o público presente.

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 19/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Ascensão com Grupo Lumier - Intervenção Artística

Ascensão é um convite a olhar para trás e depois para o agora, um convite para ascender a magia e a deusa que habita em nós, em sua mais plural versão. Sobretudo, ver a deusa quando ela dança com seus objetos hipnóticos. E Anderson, Rodrigo e Vitória serão os mensageiros dessa intervenção, adentrando as técnicas circenses e se utilizando dos 4 elementos da natureza para falar sobre vida e movimento.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 19/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Virgínia Rosa e Ogair Junior em Divina Eliseth - Música

Um espetáculo intimista em formato voz e piano por Virgínia Rosa e Ogair Júnior em homenagem a Elizeth Cardoso - conhecida como “A Divina” - uma das mais importantes cantoras brasileiras e que marcou o nascimento da bossa nova com o lançamento de "Canção do Amor Demais" em 1958. Virgínia é acompanhada pelo maestro e pianista Ogair Júnior apresentando sucessos da cantora como: “Barracão”, “Naquela Mesa”, “Serenata do Adeus” e na “Cadência do Samba".

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 19/08 às 16h30. Livre. Grátis. 90 minutos.


Festa Pegada SR - Intervenção Artística

A Festa Pegada SR é uma festa tradicional na Zona Leste de São Paulo, para quem é amante do samba rock, já conhece ou já ouviu falar. O samba rock é um ritmo musical e estilo de dança que teve início nos bailes da periferia de São Paulo na década de 1950, e veio se desenvolvendo e se modificando ao longo do século XX. Se tornou patrimônio imaterial da Cidade de São Paulo e não poderia faltar essa homenagem na Jornada do Patrimônio.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 19/08 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Roda de Capoeira - IÊ Camará - Música

A apresentação foi pensada para receber 12 mestres capoeiristas do Campo Limpo que irão realizar cantigas com seus berimbaus. Além da roda de capoeira, a programação privilegia os encantos do samba de roda, o maculelê e as cantigas enquanto manifestações da cultura popular e legados do movimento negro.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 19/08 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Histórias de Pedra Pequena com Rodrigo Ramos - Debate

Neste encontro, o historiador Rodrigo Ramos compartilha sua pesquisa sobre Itaim Paulista e São Miguel, trazendo aspectos históricos e culturais que ainda estão vivos no território.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 19/08 às 18h. 14 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Favela Drag Show com Sé da Rua - Música

Apresentação do álbum recém lançado “Ori de Trava” e intervenções poéticas. O álbum e toda a produção musical da artista estão relacionados à cena literária marginal e às vivências trans e travestis de quebrada.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 19/08 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Baile da Black Mad 2k23 - Música

DJ FOX e sua banca de DJs desta vez trará uma apresentação musical com vários set-list e uma performance inigualável, fazendo desta apresentação um encontro com os melhores DJs da cena hip-hop de todos os tempos. Um evento muito especial na Casa de Cultura de Cultura Hip Hop Sul que também apresentará novos talentos musicais do rap nacional e do funk-consciente nacional do seu distrito.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 19/08 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Favela Drag Show com Danna Lisboa - Música

Danna Lisboa é uma cantora e dançarina brasileira, - uma mulher trans que vem batendo de frente com o preconceito. Sua voz de timbre grave levanta rimas lacradoras e engajadas, com influências fortes de Hip-Hop, Soul e Trap. Nessa apresentação, ela apresenta seu novo álbum em uma apresentação especial com banda e dançarinas.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 19/08 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Baile de Samba Rock Nato - Música

O coletivo Samba Rock Nato formado em 2016 por amigos amantes da dança, através dos seus bailes específicos de samba rock tem o intuito de fomentar este movimento que ao longo de sete décadas vem se mostrando uma cultura de resistência e inclusão. Em agosto, mês que se comemora o samba rock como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de São Paulo, vamos comemorar de forma especial esta data com muita música e muita dança.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 19/08 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Segura a Bola com Delon e Banda - Música

Delon apresenta seu novo espetáculo intitulado “Segura a Bola”, música presente em seu último trabalho “Viver a vida” com CD e videoclipe produzidos por Thiago Stancev. Em sua apresentação, Delon tenta passar através das canções mensagens positivas e um alerta aos jovens da comunidade sobre o poder que a música tem de salvar perante toda dificuldade que existe, e tudo isso através de uma apresentação com muita musicalidade e energia.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 19/08 às 20h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Camarada Ernesto - Música

Em 15 anos de trabalho, a banda apresentou-se em palcos de grande notoriedade nacional e internacional. Em 2015 e 2016 apresentou o espetáculo "Soy Loco por ti América" através do Ponto de Cultura da cidade, produzindo um documentário apoiado pela Secretaria de Cultura sobre o reconhecimento do Brasil como parte integrante da América Latina.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 19/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Um click senta que lá vem cultura com Gabriel Dicelli - Vivência

Movimento Hip Hop da cidade de São Paulo nas quais constroem um olhar sobre si mesmo pelas experiências da vida em grupo. Centrada nos procedimentos de figurativização e tematização, esta vivência preocupa-se com as diversas figuras enredadas pelo conjunto fotográfico do Gabriel Dicelli, que implicam em estratégias discursivas capazes de tornar visível os diferentes modos de o grupo se mostrar no mundo.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 20/08 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Memórias Casarão com Alexandre Ramalho - Vivência

Memórias Casarão, projeto elaborado por então CRIA Adriano de Freitas, trouxe para o Casarão uma exposição permanente que apresenta um resumo sobre a história do prédio e do contexto de sua importância e construção no bairro da Vila Guilherme, enquanto escola, depois subprefeitura e hoje, como Casa de Cultura.

A proposta do PodCast Memórias Casarão é registrar um pouco mais dessa história, dessa vez, com um outro viés, onde através da oralidade, memórias vivas serão gravadas a partir de entrevistas (ao vivo e com interação com o público presente) com ex-alunos da escolas, ex-funcionários, e frequentadores da Casa de Cultura, que serão convidados para participar desse primeiro episódio.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 20/08 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Samba-de-Coco: Patrimônio Imaterial com Welisson Guedes - Vivência

Através da apresentação da história a partir de instrumentos, danças, toadas (cantigas), ritmos e conhecimentos históricos e práticos desta manifestação cultural, os participantes poderão vivenciar um pouco de toda a potência ancestral que é o Samba-de-Coco.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 20/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Arte na Kombi com Coletivo Arte na Kombi - Música

O projeto do coletivo Arte na Kombi busca dar o mínimo de condições e estrutura para os artistas de periferia se apresentarem. O veículo conta com som, microfones, iluminação, telão, DJ e apresentador.

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 20/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Sarau da Casa pra Fora com Vários - Sarau

O Sarau da Casa pra Fora é uma nova proposta do Sarau da CaSarau, que acontece uma vez por mês na Casa de Cultura Vila Guilherme, articulado por artistas de diferentes linguagens e pensado para proporcionar maior visibilidade para o Sarau e para a Casa de Cultura.

Atraindo novos adeptos e participantes, a proposta de realização do Sarau na Frente da Casa conta com cadeiras e pufs espalhados pela calçada e estacionamento, onde ao ar livre, os artistas sobem ao palco e compartilham sua arte e estimulam que o público presente também participe através do microfone aberto.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 20/08 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Cantinho do Samba Rock - Música

O Cantinho do Samba Rock ocorre desde 2017 na Casa de Cultura do Butantã, todo terceiro domingo do mês com DJs e aulas de Samba Rock para todos.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 20/08 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.


O Mundo Imaginário com Balaio D'Arte - Teatro Infantil

O Mundo Imaginário retrata o quintal da casa de duas crianças, interagindo com pequenos animais que nele habitam, fazendo deles o universo. No quintal percebem a importância de cada um deles no processo da vida da natureza e ao final com o simbolismo do cuidado com o planeta Terra, representado por um inflável gigante passando por toda a plateia. Tudo com cenário alegre, adereços coloridos, e muita música e dança.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 20/08 às 15h. Livre. Grátis. 150 minutos.

Segura a Bola com Delon e Banda - Música

Delon apresenta seu novo espetáculo intitulado “Segura a Bola”, música presente em seu último trabalho “Viver a vida” com CD e videoclipe produzidos por Thiago Stancev. Em sua apresentação, Delon tenta passar através das canções mensagens positivas e um alerta aos jovens da comunidade sobre o poder que a música tem de salvar perante toda dificuldade que existe, e tudo isso através de uma apresentação com muita musicalidade e energia.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 20/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Os três porquinhos e o lobo atrapalhado com Cia Brittos - Teatro Infantil

Os três porquinhos têm a missão de construir suas casinhas, mas não contavam com as peripécias do atrapalhado lobo mau. Com muitos disfarces o malvado tenta enganá-los e devorá-los… será que conseguirão escapar das garras desse malvado?

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 20/08 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Acústico 90 com Luiz Celestino - Música

Luiz Celestino conta com uma sonoridade que não pode faltar numa festa de quebrada, o espetáculo reúne o que há de mais clássico na cena do pagode dos anos 90 sem ser apelativo, muito menos clichê. Canções como “Farol das estrelas” e “Coral de Anjos” compõem um repertório que remete a uma época de ouro na música nacional. Dançante, vibrante e cheio de swing, Acústico 90 é um tributo ao pagode e aos grandes grupos desse estilo musical ao longo dessa década.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 20/08 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Hip Hop Guettos nas Quebradas Ed. Mulher - Hip Hop

A apresentação musical “Hip Hop Guettos nas Quebradas Edição Mulheres” é um evento democrático interativo que propõe entretenimento e busca inserir a mulher periférica na indústria da música. Neste evento, além das pioneiras Lilian Dumdum e Paloma Duconceito, teremos as "Titãs do Rap Nacional" - Igbara Mc e Fakbeluduru - mulheres pretas periféricas que lutam contra a escravização hereditária e contra a violência de qualquer tipo com suas letras contundentes que levam motivação e superação em forma de protesto.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 20/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Sound System na Praça com Dance Machine Sound System - Música

Dance Machine Sound System é um coletivo da Zona Sul de São Paulo, fundado em 2019 pelo DJ e operador de som Victor Rodrigues (Super-V). O intuito do coletivo foi propagar a cultura reggae no formato Sound System nos entornos da Cidade Ademar, bairro onde nasceu, com informação social além do que foi a cultura reggae no formato Sound System criado na Jamaica e trazido até atualmente de forma mundial.

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 20/08 às 17h. Livre. Grátis. 240 minutos.


Roda de Samba com Comunidade Samba Jorge - Música

Em fevereiro de 2020, a comunidade Samba Jorge realizou o “Samba Solidário”, convocando vários sambistas da região para arrecadação de mantimentos em prol das vítimas das enchentes do extremo leste. Além disso, anualmente há o apoio às campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Consciência Negra, realizando também campanhas antidrogas, homenagens em datas especiais, campanha para doação de sangue, arrecadação de alimentos, sociocultural-educativo, fraldas e roupas, para serem revertidos em benefícios de lares carentes e a comunidade.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 20/08 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Brincadeiras Populares de Origem Indígena com Dyroa Baya - Brincante

A vivência das brincadeiras populares foram pensadas para o público infantil e o propósito é de ensinar a cultura indígena através das brincadeiras que contém elementos da natureza, histórias e seres da floresta. Por que apesar dessas brincadeiras serem de origem indígena, na maioria das vezes os brincantes não sabem de qual povo se originou essa brincadeira.

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 22/08 às 09h. Livre. Grátis. 150 minutos.

O Boneco de Piche com Arte de Ler - Contação de Histórias

"Histórias À Brasileira - O Boneco de Piche" é uma adaptação da história “O Macaco e a Velha” - um conto folclórico brasileiro que apresenta a saga de uma velhinha de mais ou menos 157 anos, que faz verdadeiras loucuras por um cacho de bananas, até o dia em que um macaco decide comer quase todo o cacho de seu quintal. Brava com o acontecido, ela resolve dar uma lição no macaco e bola um terrível plano…

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 22/08 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Expo Folclorê

A Expo Folclorê pretende retratar as lendas do folclore brasileiro a partir de suas origens indígenas, nas cores e traços peculiares do artista Eduardo Borlino. A exposição que entrará para o acervo permanente da Casa de Cultura será instalada na sala 02 superior e ficará aberta à visitação por tempo indeterminado de terça à domingo das 09h às 20h.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 22/08 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Histórias do Nosso Povo com A Hora da História - Contação de Histórias

As histórias fazem parte do imaginário dos povos que retratam pensamentos, visões de mundo e características da região que as originou. As histórias tradicionais brasileiras são cheias de magia e misturam mitologias indígenas, europeias e africanas.

A proposta é apresentar poesias e histórias com personagens do folclore brasileiro como vitória-régia e saci a partir das suas versões brasileiras de contos europeus, contados de uma maneira engraçada e com bastante interação do público na construção e resolução das histórias. Uma viagem às nossas origens, para redescobrir e valorizar a diversidade da nossa tradição, e a riqueza das semelhanças e diferenças da nossa cultura.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 22/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Caçadores de Mitos com Cia Liquidificador - Intervenção Artística
Três aventureiros bem paramentados com bússola, cantil, redes, mapas, livros, binóculos e outras bugigangas caminham em meio ao público caçando criaturas mitológicas/folclóricas, como Saci, Curupira, Cuca, Caipora, entre outros seres fantásticos. Enquanto seguem à "caça", os aventureiros explicam para o público qual criatura estão procurando, contando sua história, explicando como é sua aparência, seus poderes e fraquezas, utilizando música, contação de histórias e brincadeiras.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 22/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Beatriz Ribeiro - Música

A cantora paranaense Beatriz Ribeiro iniciou a carreira aos 12 anos de idade em festivais regionais na cidade de Ubiratã, uma das regiões mais belas e ricas na produção da soja. Desde criança, já acompanhava o pai e os tios que tocavam em festas de casamentos, de onde vem a essência da música sertaneja raiz. Beatriz se apresentava em rodas de viola nas fazendas mato-grossenses, cada vez mais aprofundando a paixão pela boa música sertaneja.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 22/08 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.


A Hora da História - Apresentação Infantil

Certa manhã, ao chegar em sua marcenaria que ficava próxima a uma mata, o marceneiro encontrou tudo revirado e logo constatou: tem saci aqui. Logo o danadinho apareceu com uma encomenda - uma perninha de madeira. E depois de alguns dias o Saci voltou para buscar sua perninha e saiu feliz. Mas no dia seguinte, ao chegar novamente na marcenaria, havia uma fila de sacis na porta; eram centenas deles, interessados em uma perninha de madeira também. E agora, como o marceneiro resolverá esta confusão?

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 23/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O que em mim ficou com Coletivo Sementes - Contação de Histórias

O que em mim ficou - Histórias de avô e de avó - é o novo espetáculo de narração de histórias do Coletivo Sementes. O grupo desenvolveu pesquisas sobre as ancestralidades de seus integrantes e coletou histórias de diferentes lugares do Brasil que seus avós e avós contavam ou seguem contando. A partir desta pesquisa, o coletivo criou histórias inéditas sensíveis e divertidas para crianças e famílias.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 23/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Galego e Trio Alagoanos - Música

Há 8 anos, juntamente com Zé Antônio e o Amaro, o Trio Alagoano do Forró difunde a cultura nordestina através do forró Galego e os alagoanos do Forró e apresentam o melhor do forró pé de serra. Galego se destaca pela sua grande habilidade em tocar sua sanfona, principalmente no estilo Piseiro e por isso é muito requisitado para se apresentar nas rodas de forrós.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 23/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Favela Funk com GG Albuquerque - Bate-papo

Em São Paulo, o som da Zona Sul é diferente do som da Zona Norte, e no Brasil todos proliferam diferentes batidas do funk. Mas apesar de suas diferenças, todas essas cenas trocam influências, energizando-se criativamente. E nessa apresentação, os DJs te mostram que o funk carioca está mais próximo dos morros de Minas Gerais do que você pensa.

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 24/08 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Bullying na escola? Tô fora! com ExpressArte - Intervenção Artística

Qualquer aluno que fuja do padrão estético ou comportamental imposto por um determinado grupo pode ser alvo de violência escolar, seja ela física ou mental. Infelizmente o bullying é mais comum do que parece, entretanto, o debate sobre ele é, em geral, pouco discutido. Com isso, o desenvolvimento de boas estratégias para lidar com essa questão fica comprometido e nós precisamos e queremos mudar isso.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 23/08 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Cine Memória com Danielle - Cinema

Será uma vivência a partir da exibição de um mini documentário que retrata a história dos moradores de um dos bairros de São Mateus - Jd das Laranjeiras. O mini documentário é feito por moradores com a finalidade de imortalizar histórias e memórias, e principalmente como construíram um lugar para chamar de seu.

Após a exibição terá uma roda de conversa e um resgate de memórias dos moradores do território (Parque São Rafael), desde os mais antigos aos mais recentes, utilizando dos recursos audiovisuais para gravar essas histórias e memórias, e já deixar como registro para ser exibido no próprio espaço, assim como nas redes sociais.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 24/08 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.


Vivência da Cultura Indígena da Etnia Tariano com Grupo de Artes Dyroa Bayá - Vivência

O artista educador Anderson Kary Báya traz nessa vivência tudo que ele tem feito nesses 20 anos de trabalho dentro das áreas urbanas com os pe’kasãs (não indígenas). Então a vivência conta com uma performance onde o artista mostra como eram as vestes tradicionais indígenas antes da chegada dos colonizadores, falando a língua indígena tukano. Depois com roupas urbanas, inicia uma apresentação em português com cantos e danças, além de ensinar a língua tukano; assim conta uma breve história para que as crianças tirem suas dúvidas e tirem fotos suas de lembrança.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


"Caçadores de Mitos" com Cia do Liquidificador - Teatro Infantil

Com "Caçadores de Mitos" são apresentadas as criaturas lendárias da cultura brasileira, uma maneira descontraída de conhecer um pouco mais sobre as lendas do nosso povo. Conhecer os mitos e lendas nos ajuda a entender a formação do pensamento mágico de outros povos e culturas, aproximar as pessoas e criar novas relações e entendimento sobre o mundo de maneira geral.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 24/08 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.


D'Grand'Stilo - Música

A apresentação D’Grand’Stilo é uma performance musical que une os sucessos do grupo que estão entre os Rap mais ouvidos nas rádios de São Paulo. Uma apresentação totalmente participativa, buscando levar ao público alvo a origem e a disseminação da cultura Hip Hop com a musicalidade do grupo. A apresentação de músicas inéditas do novo repertório complementa o projeto.

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 24/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Pagode do Samba D'Villa - Música

Com uma presença de palco carismática e performances enérgicas, Samba D'Villa sabe como entreter e envolver a plateia. Cada apresentação é uma festa cheia de energia, em que todos são convidados a se divertir e aproveitar a música contagiante do grupo de Pagode.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Samba da Intimidade - Música

O samba é a linguagem natural de qualquer criança que aprendeu a tocar o pandeiro e o cavaquinho, conhecendo o batuque beira de campo de várzea, e depois o samba de fundo de quintal. Essa prática do samba de fundo de quintal era a festa que fazia parte desse morro que um dia já foi chamado de Morro do Querozene.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 24/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Jogandança com Via Vento Cia - Apresentação Infantil

Curica e Rabiola, dois viajantes em busca de um “ser secreto” chegam a um grupo de crianças e as convida para juntos viverem uma divertida aventura. O enredo brincando em JOGANDANÇA apresenta roteiro costurado por um mito do oeste africano, além de jogos teatrais, musicais e dançantes inspirados nas brincadeiras próprias da infância, onde os participantes estarão envolvidos como personagens que através de jogos de improvisação ajudam a construir a história.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/08 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Batalha + Rap - Recital de poesia e literatura Slam

A batalha mais famosa do Campo Limpo que acontece na Praça do Campo Limpo acontecerá dentro da Casa de Cultura. O projeto já é conhecido como um importante espaço de promoção da cultura urbana na região, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da comunidade.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/08 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Miro de Melo & Os Bregapunks: 8 anos - Música

Comemorando 8 anos de carreira, Miro de Melo e Os Bregapunks fazem uma releitura musical e uma grande homenagem, sincera e honesta, aos cantores chamados de "Bregas Românticos”. Com uma sonoridade Punk Rock e rock'n'roll - Reginaldo Rossi, Odair José, ngelo Máximo, Paulo Sérgio - são cantados de forma pulsante romântica e vigorosa pelos Bregapunks. Agora, Miro de Melo além de assumir o vocal principal deste projeto juntamente com Josi Campos (Guararema), dirige, produz e se encarrega de toda concepção musical e direção.


Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 25/08 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Rita Lee - Uma Viagem no Tempo com Graziela Medori - Música

Graziela Medori visita de forma cronológica o repertório da cantora Rita Lee e apresenta grandes sucessos, desde Mutantes, passando pela formação do Tutti Frutti e depois as parcerias com o companheiro Roberto de Carvalho.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 25/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Sarau da Retomada - Sarau

O Sarau da Retomada é um movimento de transformação que traz consigo a arte, o brincar e as várias manifestações das culturas Originárias de Pindorama. Contudo, é um espaço de acolhimento, conexões, identidades indígenas e periféricas.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 26/08 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.


O Chocalho da Cascavel com Cia. Sereiando Contos - Contação de Histórias

Cora é uma cobra muito solitária que vivia pelas florestas da Amazônia brasileira. Por causa do seu chocalho, não fazia muitos amigos, até que certo dia seu caminho se cruza com uma criatura muito especial.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 26/08 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Samba Santos Silva Beleléu com Coletivo Brasa - Música

Samba-Rock é o nome dado a um gênero musical e a um estilo de dança com origens na década de 1950. Para celebrar o estilo único e muito presente na cultura paulistana onde os melhores salões de baile espalharam-se pela cidade, o grupo Timbre da Garoa reúne um repertório especial para comemorar o Dia do Samba-Rock, comemorado no dia 31 de agosto. Contando com uma vocalista e três instrumentistas para relembrar os melhores momentos.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia 26/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile do Loo [Nostalgia Moderna] com Dj Loo - Música

DJ Loo traz em seu set o melhor do Samba Rock moderno com muito swing e experiência de 38 anos em seus bailes em São Paulo. Além de ser produtor musical, ele emplacou várias músicas que mudaram o cenário do Samba Rock para seu próprio estilo “nostalgia moderna”. Em cada apresentação com seu jeito extrovertido e cativante, DJ Loo traz alegria e muita dança!

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 26/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Cólera - Rock

Cólera é uma banda brasileira de punk rock formada em 1979, sendo uma das pioneiras do movimento punk do país. Em 1982, participaram da compilação Grito Suburbano, com as bandas Inocentes e Olho Seco. Nesse mesmo ano, participam de festivais e compilações internacionais.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 26/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Baile da Atusz - Música

O Baile da Atuzs é um projeto consolidado e recorrente, que visa dar oportunidades a novos talentos, maior visibilidade e exposição aos artistas e potencializar as manifestações culturais e artísticas voltadas ao Hip Hop.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 26/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Tudo em Família com Amaralina e Família - Música

Amaralina Razaidan fará uma apresentação em homenagem à sua família, que é composta por vários artistas, desde sua mãe (Eunice Barbosa), até o irmão (Antônio Marcos) e outros irmãos compositores como: Mário Marcos, Célia Aluk e Maria Lúcia. Sucesso como "Viajante das Estrelas", "Recado", "Como vai voçê", "Canção do terceiro milênio" e "Homem de Nazaré", serão interpretadas por Amaralina.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 26/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Cantando Vozes com Grupo Hitmia - Música
Valdir Oliveira Santos vem com sua banda, o grupo Hitmia, com o objetivo de oferecer entretenimento com suas representações de canções dos grandes artistas da música popular brasileira, como: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan Jorge ben Jor, entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia 26/08 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Baile POP com Baile POP LGBTQIA+ - Música
O Baile POP LGBTQIAP+ tem como público-alvo a população LGBTQIAP+ e jovens, moradores das periferias dos extremos da cidade de São Paulo. É um evento periódico, no formato POP, trazendo grandes nomes das divas brasileiras e internacionais com objetivo de propiciar entretenimento, diversidade, diálogo e inclusão da comunidade LGBTQIAP+, resgatando a identidade e afirmação da comunidade no espaço, trazendo a diversidade, visibilidade, voz e espaço para jovens LGBTQIAP+.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 26/08 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Aliados da Sul - Música

Aliados da Sul é um grupo de RAP Nacional formado no ano 2000 no bairro do Ipiranga/Heliópolis, Zona Sul de São Paulo, inspirando inclusive o nome do coletivo. Com músicas autorais, apresentam o original Gangsta RAP, com uma roupagem atual que abrange nas letras os diversos problemas sociais relacionados ao povo mais carente, como racismo, abuso policial, corrupção política e direitos de igualdade.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 26/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Show Alice Guél - Hip Hop

Alice Guél narra de forma poética e explícita as vivências de uma travesti negra que luta pela sua sobrevivência e transformação no país que mais mata pessoas trans e travestis, uma realidade marcada pela violência de seu corpo.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 26/08 às 19h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.


RockSambaFest: O Ritmo que Balança a Alma com Samba Rock Nato - Música

Em 2016, um grupo de amigos apaixonados pelo ritmo contagiante do samba rock decidiu unir suas vozes e talentos para formar o coletivo "Samba Rock Nato". Desde então, esse movimento cultural tem conquistado corações e trazido alegria aos amantes da música por toda parte. Agora, para celebrar o mês do samba rock, o coletivo preparou um baile inesquecível na Casa de Cultura do M'Boi Mirim; uma noite repleta de músicas envolventes, passos de dança empolgantes e a energia única dessa fusão brasileira. Venha se encantar e se entregar ao ritmo pulsante do samba rock neste evento imperdível!

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 26/08 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Show Gavil - Música LGBTQIA+

Gavil é um artista independente da cena LGBTQAI+ e mora em Iguatemi, Zona Leste. Iniciou sua carreira na Zona Leste e já se apresentou na cidade do Porto, em Portugal. Participou de eventos para arrecadação de fundos para ajudar mulheres trans da Cracolândia e também participou da SPFW 2023.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 26/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Sarau Capoeira Santamarense - Sarau

O Projeto Sarau nas Praças Públicas visa valorizar a tradição e os fundamentos das várias manifestações artísticas a partir do conhecimento e a vivência com rodas de conversas, com muito samba de roda, capoeira, jongo, batalhas de MC’s, poesias, teatro, música, dança e muito mais!

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 27/08 às 11h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Fubá: Uma Receita Para o Tempo com Impacto Agasias - Teatro Infanto-juvenil

Um bolo de fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita. O café da tarde se anuncia e sem o bolo, não há café. As pistas para aquilo que falta podem estar nas histórias que devem ser saboreadas antes do pôr-do-sol. Ou: uma avó prepara seus netos para um café da tarde ou para sua partida. Os netos, por sua vez, transitam entre as lembranças de sua infância, as lembranças da avó e o lembrete constante de que a cada minuto que passa, é preciso ter coragem para crescer. Uma homenagem aos afetos e à memória de todas as nossas avós.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 27/08 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.


Batalha do Kaos - Música

Batalha do Kaos passa pela região com uma competição de rima valendo uma premiação ao final, reunindo diversas pessoas para esse meio em desafio uns com os outros.

Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 27/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Um fantoche com Sacha Arcanjo e Banda - Música

Apresentação de músicas, poesias e causos de maneira leve e descontraída que remete ao norte e nordeste para matar a saudade da nossa terra.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 27/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Mundo Imaginário com Balaio D'Arte - Teatro Infantil

O Mundo Imaginário retrata o quintal da casa de duas crianças, interagindo com pequenos animais que nele habitam, fazendo deles o universo. No quintal percebem a importância de cada um deles no processo da vida da natureza e ao final com o simbolismo do cuidado com o planeta Terra, representado por um inflável gigante passando por toda a plateia. Tudo com cenário alegre, adereços coloridos, e muita música e dança.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 27/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Sarau do Map Dez Anos com Aliança na Praça MAP - Sarau

O Sarau da Praça do MAP está para completar 10 anos de existência e resistência e convida a todas e todos para participarem de uma incrível atividade de reconhecimento e contemplação da arte periférica. No Sarau + Funk Slam vai ter poesia e diversas intervenções de convidados, além do tradicional espaço aberto para quem quiser se expressar como se sentir à vontade. A praça é nossa!

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 27/08 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Paulo Mano e Banda Canta Raul - Música

Para esse espetáculo na Casa de Cultura Raul Seixas, Paulo Mano e Banda Novo Aeon pretendem reviver no palco os melhores momentos do saudoso Maluco Beleza. Uma homenagem aos 34 anos do aniversário da morte de Raul Seixas, um dos maiores compositores, intérpretes e artistas da música popular brasileira e do rock and roll, tendo em vista que tradicionalmente seus fãs homenageiam sua partida sempre no mês de agosto.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 27/08 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.


Banda Ocean - Samba Rock - Música

A banda Ocean atua há décadas condensando a boa música brasileira e internacional, agregando diversos estilos com abordagem especial da noite paulistana e as já conhecidas dança de salão no ritmo de Samba Rock.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 27/08 às 17h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.


Samba de cá apresenta: Samba do Caio Moura - Música

O Samba do Caio Moura tem como proposta celebrar e resgatar a cultura do povo preto. Através da maior manifestação cultural brasileira, Caio Moura vem com um vasto repertório que contempla esse movimento.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 27/08 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Samba de cá apresenta: Carica Sensação & Banda - Música

Com um repertório cheio de composições que fizeram e ainda fazem o Brasil inteiro cantar, Carica Sensação entrega um espetáculo antológico. É possível conferir sucessos como "Coral de anjos", "Oyá", "Resumo da Felicidade", "Sacode", "Cada um na sua onda", "Trem Brasil", entre outros. Carica Sensação é patrimônio da cultura paulistana e do Brasil.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 27/08 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Brincadeiras Populares De Origem Indígena com Dyroa Baya - Brincante

A vivência das brincadeiras populares foram pensadas para o público infantil e vem com o propósito de ensinar a cultura indígena através das brincadeiras que contém elementos da natureza, histórias e seres da floresta. Por que, apesar dessas brincadeiras serem de origem indígena, na maioria das vezes os brincantes não sabem de que povo se originou essa brincadeira.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 30/08 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Nasci Fulni-ô, a etnia que resiste por sua oralidade com Yamititkwa Sato Etnia Fulni-ô - Música

Os indígenas do grupo Yamititkwa Sato da etnia Fulni-ô de Pernambuco chegam a São Paulo para apresentar à cultura indígena, suas tradições, lutas e seu modo de ser. A intervenção propõe um momento de convívio por meio da apresentação da cultura indígena e suas lutas.

São considerados um dos povos indígenas do nordeste com maior resistência às modificações de sua cultura, pois conseguiram preservar e transmitir às futuras gerações seu idioma materno, o Yaathe que significa nossa boca e nossa fala.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 30/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Na terra, no céu e no mar... Tem história para viajar com Drika Nunes - Contação de Histórias

Drika Nunes convida a todos para juntos viajarem por terra, céu e um mar de aventuras, encontros e desencontros, aqui, ali e acolá, com animais e seres mágicos, desejos inusitados, amigos incertos e segredos bem guardados, em busca da força motriz que a tudo move, O AMOR.

Toda sua trajetória em busca da felicidade, vem permeada por elementos do nosso rico folclore (a sabedoria do povo e a ciência da gente) com adivinhas, cantigas populares, brincadeiras corporais e faladas, onde crianças de 0 a 110 anos embarcam juntas nessa grande aventura e ajudam nas decisões do nosso herói, até que ele encontra uma princesinha linda de viver e cheia de inteligência e vontades, o que será que esse encontro promete?

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 30/08 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Special Queen Cover - Música

Formada em 2019 em São Paulo, a Special Queen reúne os maiores sucessos da banda em uma apresentação que traz toda a energia de uma legítima apresentação do Queen, com direito a figurinos clássicos de todos os integrantes da banda e performance fiel com solos de guitarra, solos de bateria e performances clássicas.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 30/08 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Samba Rock Di Quebrada - Música

O Samba Rock Di Quebrada é um coletivo cultural com foco na difusão da cultura samba rock. Nasceu da falta de informações sobre o assunto surgindo como um blog em 2007; e em 2009 o blog virou site e o projeto começou a atuar em outras frentes desenvolvendo oficinas com jovens da periferia de São Paulo. Hoje há uma ocupação de Samba Rock da periferia da zona sul de São Paulo, onde são realizados Bailes Black Nostálgicos.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 30/08 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Samba Santos Silva Beleléu - Música

Samba-Rock é o nome dado a um gênero musical e a um estilo de dança com origens na década de 1950. Para celebrar o estilo único e muito presente na cultura paulistana foi criado um repertório muito especial para comemorar o Dia do Samba-Rock, comemorado no dia 31 de agosto.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 31/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vivência da Cultura Indígena da Etnia Tariano com Grupo de Artes Dyroa Bayá - Vivência

O artista educador Anderson Kary Báya traz nessa vivência tudo que ele tem feito nesses 20 anos de trabalho dentro das áreas urbanas com os pe’kasãs (não indígenas). Então a vivência conta com uma performance onde o artista mostra como eram as vestes tradicionais indígenas antes da chegada dos colonizadores, falando a língua indígena tukano. Depois com roupas urbanas, inicia uma apresentação em português com cantos e danças, além de ensinar a língua tukano; assim conta uma breve história para que as crianças tirem suas dúvidas e tirem fotos suas de lembrança.

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 31/08 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.