V Seminário da Supervisão de Formação Cultural discute futuro e ancestralidade nos campos da cultura e educação

Mesas e debates acontecem entre os dias 24 e 27 de julho, no Centro Cultural Olido, e dia 28 no Centro Cultural Vila Itororó

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), anuncia a realização do V Seminário da Supervisão de Formação Cultural. Com o tema “futuro e ancestralidade”, inspirado na obra do escritor Ailton Krenak, o evento promove mesas e debates acerca da formação cultural no Brasil, tendo com base o trabalho realizado na SMC com programas educacionais como PIÁ, PIAPI, Vocacional, Rede Daora e as EMIAs (Escolas Municipais de Educação Artística). O V Seminário acontece entre os dias 24 e 27 de julho, no Centro Cultural Olido, e dia 28 no Centro Cultural Vila Itororó.


O Seminário terá uma abertura institucional, dia 24. Em seguida, acontece a mesa “Quantas infâncias existem aqui? Ninhos, ocas, quilombos, quintais e diversidades”, com as artistas-educadoras Anderson Kary Báya e Priscila Obaci. Na terça-feira, o Seminário apresenta a mesa “Vozes Amplificadas: Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas na Arte Educação", com a socióloga Gal Martins e a pesquisadora Lia D. Castro. Na sequência, Jerá Guarani, Agricultora e liderança Guarani, e o multiartista e escritor Juão Nyn debatem “Teias Ancestrais: Cosmovisões Indígenas na Arte Educação”.


Na quarta-feira, acontece a mesa “A Cultura da terra e a Descolonização da Alimentação”, com o agroecólogo Ivan A. Soares e a professora Adélia Rodrigues. Na sequência, "Horizontes Inclusivos: Valorizando a Neurodiversidade na Infância", com a fisioterapeuta Dafne Herrero e a pedagoga Lu Viegas.


Na quinta-feira, a produtora cultural Ciça Coutinho e o doutor em filosofia Vitor da Trindade participam da mesa “Saber de onde vem pra decidir pra onde vai: os 20 anos da Lei nº 10.639/03 e a história preta que nos compõe”, discutindo a lei que instituiu a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo escolar oficial. Na sequência, acontece a mesa “Escritas, imaginário e resistências: construindo novas narrativas lgbtqiapn+”, com o MC Jupi77er e a escritora Maria Clara A. Passos.


No encerramento, na Vila Itororó, o compositor Salloma Salomão e a escritora Morena Mariah participam da mesa "Raízes Visionárias: Explorando a Ancestralidade no Afrofuturismo através da Arte e Educação".


Os ingressos, gratuitos, podem ser reservados via Sympla, no link https://www.sympla.com.br/produtor/seminario2023 

 

 Confira a programação completa:

 

SEGUNDA - FEIRA, 24/07


14:00 - Abertura Institucional
Seminário da Formação Cultural 2023:
O V Seminário da Supervisão de Formação Cultural 2023 é uma prática transversal aos processos formativos realizados nos programas da Supervisão de Formação.


O Seminário da Formação Cultural da cidade de São Paulo é realizado desde 2019 e reúne, além do Programa Jovem Monitor Cultural (@pjmc.sp), as Escolas Municipais de Iniciação Artística (@emiaoficial), o Programa de Iniciação Artística (@programapia_), o Programa de Iniciação Artística à Primeira Infância (@programapiapi), o Programa Vocacional (programavocacionaloficial) e o Programa Rede Daora (@rededaora) em atividades de formação, conversa, reflexão, troca e intervenção artística.


Nesta edição de 2023, as conversas irão abranger o tema futuro e ancestralidade, inspirado no livro de Ailton Krenak, visando debater os diversos laços e entrelaços que constroem o nosso passado, presente e futuro, e as relações atemporais que nos tornam potências únicas.


Mestra de Cerimônia: Gustav Courbet.


16h00 - Mesa I
“Quantas infâncias existem aqui? Ninhos, ocas, quilombos, quintais e diversidades”


Sobre: Desde o ventre materno, os estímulos e as experiências que vivemos constroem nossa existência terrena e ao nascer inicia-se a infância. A formação de quem somos tem sua maior base justamente na primeira infância e esta primeira mesa do Seminário da Formação Cultural 2023 trará à luz a importância dessa construção e a responsabilidade da sociedade nesse processo. Em ocas, quilombos, quintais, apartamentos e ninhos diversos, as infâncias acontecem e podemos potencializar as experiências que fortalecem o desenvolvimento de cada indivíduo e da nossa diversa comunidade.

Mediação: Sthefan Leal - Artista Educador - (@ateliemirabolante)
Artistas convidados/as/es: Anderson Kary Báya - Artista educador e pesquisador - (@karybaya)
Priscila Obaci - Multi artista, educadora e escritora - (@priscilaobaci)

Local: Centro Cultural Olido - Sala Olido (297 lugares)
Reserva de ingressos: sympla

_________________________________________________________________________


TERÇA - FEIRA, 25/07


14h00 - Mesa I
“Vozes Amplificadas: Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas na Arte Educação"


Sobre: Neste encontro destacamos a importância e a influência de mulheres negras na área da Arte Educação e oferecer uma visão global e inspiradora sobre como a expressão artística pode se tornar uma ferramenta de empoderamento, inclusão e mudança social. A mesa propõe ainda uma discussão entre mulheres visionárias no que tange a Arte e Educação, refletindo sobre a sua importância não apenas como uma disciplina, mas também como uma poderosa forma de resistência, celebração e construção de um futuro mais equitativo e diversificado.

Mediação: Dina Maia - Arte Educadora, atriz e pesquisadora (@dinamaia21)
Artistas convidados/as/es: Gal Martins (@galmartins1) - Socióloga, gestora cultural e Dr.h.c em em Arte e Cultura e Lia D. Castro - Pesquisadora e Palestrante

16h00 - Mesa II
"Teias Ancestrais: Cosmovisões Indígenas na Arte Educação”

Sobre: Para esta mesa, testemunhamos a integração da Arte-Educação nas práticas indígenas, onde a arte nos aproxima dos conhecimentos ancestrais, das expressões criativas e das conexões profundas com a natureza. A mesa nos convida a refletir sobre como as cosmovisões indígenas na Arte-Educação podem enriquecer nossas práticas pedagógicas, ampliar nossos horizontes culturais e nutrir para uma educação mais diversa, plural e comprometida com as futuras gerações.

Mediação: Juliana Frade - Cientista Social e pesquisadora
Artistas convidados/as/es: Jerá Guarani - Agricultora e liderança Guarani e Juão Nyn - Multiartista e escritor- (@juaonyn)

Local: Centro Cultural Olido - Sala Paissandú (139 lugares)
Reserva de ingressos: sympla

 

 

_________________________________________________________________________
QUARTA - FEIRA, 26/07


14h00 - Mesa I
“A Cultura da terra e a Descolonização da Alimentação”

Sobre: Da infância à vida adulta, a ligação e resgate de uma cultura alimentar autônoma, passa pela educação. Essa prática tem a força de movimentar a sociedade para uma nova relação com o alimento e a natureza. Nesse sentido, a agroecologia pode funcionar como ferramenta no contexto da educação informal e vivências periféricas, sendo constantemente adaptável para ser reconstruída de acordo com demandas, vivências e potências.

Mediação: Alex ?üdãö - Artista Grafiteiro e educador ambiental
Artistas convidados/as/es: Ivan A. Soares - Agroecólogo e educador(@ivan.asoares) e Adélia Rodrigues - Professora e gestora Pedagógica(@adeliarodriguezs)

16h00 - Mesa II
"Horizontes Inclusivos: Valorizando a Neurodiversidade na Infância"


Sobre: Através da arte, as crianças neurodiversas encontram um espaço de expressão onde podem explorar suas emoções, estimular sua criatividade e desenvolver habilidades sociais e motoras. Neste sentido, a mesa destaca a importância da arte e da educação na promoção da acessibilidade e inclusão de crianças neurodiversas. No encontro, será explorado como essas ferramentas podem oferecer oportunidades de expressão, aprendizagem e desenvolvimento para todas as crianças, independentemente de suas particularidades neurológicas, bem como entender os desafios ao longo desse processo de transformação.


Mediação: Amanda Nascimento (@amandamagoo) Multiartista e Produtor Cultural
Artistas convidados/as/es: Dafne Herrero - Fisioterapeuta (@doutorabrincadeira) e Lu Viegas - Pedagoga- (@umamaepretaautistafalando)


Local: Centro Cultural Olido - Sala Paissandú (139 lugares)
Reserva de ingressos: sympla


QUINTA - FEIRA, 27/07


14:00 - Mesa I
“Saber de onde vem pra decidir pra onde vai: os 20 anos da Lei nº 10.639/03 e a história preta que nos compõe”

Sobre: Celebramos nesta mesa os 20 anos da promulgação da Lei nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira na educação básica. E como em uma boa celebração, apontamos um futuro para sua real implementação, cruzando com a experiência artística dos Programas da Supervisão de Formação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Mediação: Vinicius Bernardo - Coordenador Artistico-Pedagógico Programa Vocacional - (@vini.bernardo_)
Artistas convidados/as/es: Ciça Coutinho - Artista educadora e produtora cultural- (@cica_coutinho) e Vitor da Trindade Doutor em Filosofia e Músico (@vitordatrindade)

16h00 - Mesa II
“Escritas, imaginário e resistências: construindo novas narrativas lgbtqiapn+”


Sobre: Procurando refletir a atuação e produção escrita de novos artistes e vozes lgbtqiapn+, o convite para esta conversa é debater as narrativas de resistências que transformam o imaginário e cultura popular, fomentando as novas vivências lgbtqiapn+ e compreendendo como elas contribuem para as lutas de criação e resistência artística, abrindo espaço para as próximas conquistas políticas, sociais e de visibilidade.

Mediação: Rafael Guerche - Poeta, Ator e Diretor- (@rafaelguerche)
Artistas convidados/as/es: Jupi77er (@jupi77er) - MC, Compositor e empreendedor - e Maria Clara A. Passos - Especialista em pesquisas afro-latina-americanas e escritora - (@afrotranscendente)

Local: Centro Cultural Olido - Sala Paissandú (139 lugares)
Reserva de ingressos: sympla


_________________________________________________________________________


SEXTA - FEIRA, 28/07


15h30 - Mesa I
"Raízes Visionárias: Explorando a Ancestralidade no Afrofuturismo através da Arte e Educação"

Sobre: A última mesa do Seminário da Formação Cultural 2023 abordará o Afrofuturismo como movimento artístico e cultural, em que busca reimaginar e reinventar as narrativas afrodescendentes, conectando-as com tecnologia, ciência e caminhos para o futuro. Além disso, o encontro busca revisitar este conceito explorando a intersecção entre a ancestralidade e a Arte Educação. O debate nos convida a mergulhar em um mundo onde o passado, o presente e o futuro se entrelaçam em uma tapeçaria de imaginação, criatividade e resgate cultural.

Mediação: Diego Cestvrai - Cientista Social e Publicitário e Kayque Lezz - Coordenador do estúdio Rede Daora no Teatro Municipal Flávio Império - (@kayquelezz)
Artistas convidados/as/es: Salloma Salomão - Doutor em História e Compositor - e Morena Mariah - Pesquisadora e escritora (@morenamariah)


Local: Centro Cultural Vila Itororó - Área Externa do Palco Éden (100 lugares)
Reserva de ingressos: sympla