Secretaria de Cultura celebra o Dia do Funk com Irmãs de Pau, DJ Ak1n, DJ Bonekinha Iraquiana e DJ RaMeMes

No dia 08 de julho acontecem apresentações musicais e roda de conversa no Centro Cultural da Juventude; programação segue ao longo do mês em outras regiões da cidade

Em comemoração ao Dia do Funk, tradicionalmente celebrado no dia 7 de julho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reconhece a importância dessa manifestação cultural que se tornou um dos principais ritmos representantes da periferia e que, aos poucos, vêm conquistando também alcance global. No próximo dia 8, a SMC promove o Dia do Funk no Centro Cultural da Juventude, com shows de Irmãs de Pau, DJ Ak1n, DJ Bonekinha Iraquiana e DJ RaMeMes. A programação tem início às 15h, com roda de conversas sobre o gênero, com Chavoso da USP, Vinaum e Layne.

O Dia do Funk traz novos talentos e artistas promissores do funk nacional, como Dj RaMeMes (Destruidor do Funk), que integrou a produção do último álbum de Pabllo Vittar, na canção Calma Amiga INTERLUDE, com participação de Anitta. Da Baixada Santista, a DJ Bonekinha Iraquiana, também conhecida como a rainha do submundo, apresenta músicas como BEAT DERRUBA PAREDÃO e TE AMO 2. Revelações da cena musical LGBTQIA+, as Irmãs de Pau, nascidas em São Paulo, têm músicas como Shambaralai e Travequeiro que, a partir de ritmos e influências transpretas, constroem e destroem as narrativas do que é ser travesti no Brasil. No final do mês, as Irmãs de Pau se apresentam também na Casa de Cultura de Santo Amaro, dia 29.

Além da programação no CCJ, outros eventos acontecerão durante o mês de julho. O “Funk na Praça” acontece dia 22, no Calçadão Cultural Grajaú, localizado na frente do Centro Cultural Grajaú, e conta com o DJ RR, MC Menor da VG e MC PP da VS. O projeto visa valorizar o gênero musical e incentivar os artistas locais. Já “FUNK: Ancestralidade e Revolução | Grupo Chemical Funk” ocorre dia 28, às 20h, no Centro Cultural Tendal Da Lapa. O espetáculo de dança tem como propósito expressar o movimento de liberdade e o grito contra o preconceito social e racial que o estilo musical representa.

A programação continua em outros espaços da SMC. No dia 7, a Casa de Cultura de Guaianases recebe Conexão Fluxo com Baile da Rua do Meio. A Casa de Cultura de São Miguel promove o CC São Miguel é o Mandela, com performance de Conexão Fluxo e show de Mc Padog, no dia 8. No dia 28, a Casa de Cultura do Butantã recebe o Chavoso da USP, Thiago Torres, para um bate-papo sobre funk. Por fim, a Casa de Cultura Santo Amaro promove o Festival Cultura Di´Quebrada com DJ Th4ys, no dia 29.

Abaixo, confira a programação completa.

Dia do Funk
Música
08/07
15h
Centro Cultural da Juventude
Livre
Sinopse: O funk se tornou um dos principais ritmos representantes da periferia e confirma a potencialidade das narrativas que lá surgem. Se coloca como uma forma de resistência, ao vir de uma cultura invisibilizada por grande parte da sociedade, e coloca em pauta questões urgentes a serem debatidas, como o racismo e o preconceito de classe. Historicamente, produções culturais concebidas pelo movimento negro são alvos de preconceito, como o rap, o samba e a capoeira - estes dois últimos chegaram a ser proibidos no passado e, hoje, são dois dos maiores representantes da cultura nacional - ou então manifestações culturais ligadas a religiões de matriz africana, tais como a umbanda e o candomblé.
Programação:
15h - Roda de Conversa com Quebrada Cult
Chavoso da USP/Vinaum/Layne
19h - DJ Ak1n
20h - DJ Bonekinha Iraquiana
21h - DJ Ramemes
22h - Irmãs de Pau

Funk na Praça
Música
22/07
14h
Calçadão Cultural Grajaú
420 min
Livre
Sinopse: O Projeto Funk Na Praça valoriza os artistas do gênero do funk, e tem como objetivo também incentivar os artistas locais. O projeto é realizado em locais públicos com entrada gratuita e nesta edição apresenta DJ RR, MC Menor da VG e MC PP da VS.

FUNK: Ancestralidade e Revolução | Grupo Chemical Funk
Dança
28/07
20h00
Centro Cultural Tendal Da Lapa
60 min
Livre
Sinopse: O funk é um movimento de liberdade, grita contra o preconceito social e racial do próprio contexto onde foi criado, é a arma de libertação pela cultura, pelo manifesto, pela alegria e pelo respeito. O grave é groove e o groove é grave. Funk, o estilo que conecta através de uma única linha de baixo, mas que em cada "Slap" faz com que soem novos acordes. Nosso corpo reflete o groove, o corpo que reverbera aos sons desse som, nossa essência é Funk. Corpo, suor, movimento, resistência, ancestralidade e revolução. Este é o novo espetáculo do grupo Chemical Funk, desenvolvido em parceria com a 32ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.


Conexão Fluxo com Baile da Rua do Meio - Performance

Baile da Rua do Meio com uma conexão com a Casa de Cultura de Guaianases irá se unir no Conexão Fluxo para fazer o maior evento de baile funk da região. No intuito de reunir várias vertentes do funk como batalha de passinho e batalha de tiktok num evento cultural único, o evento contará com a participação do Baile da Aurora, Baile da Rua do Meio, Baile das Casinhas, Baile do CEU, Baile do Pantanal e Baile do Bob, assim o Conexão Fluxo se tornou o maior evento de junções de funk da região.

A junção dos seis bailes representa uma união da periferia e do funk, levando música, alegria e muita dança para a população do extremo leste de São Paulo e regiões próximas.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 07/07 às 14h. 12 anos. Grátis. 120 minutos.

CC São Miguel é o Mandela com Conexão Fluxo - Performance

Baile da Rua do Meio com uma conexão com a Casa de Cultura irá se unir no Conexão Fluxo para fazer o maior evento de baile funk da região. No intuito de reunir várias vertentes do funk como batalha de passinho e batalha de tiktok num evento cultural único, o evento contará com a participação do Baile da Aurora, Baile da Rua do Meio, Baile das Casinhas, Baile do CEU, Baile do Pantanal e Baile do Bob, assim o Conexão Fluxo se tornou o maior evento de junções de funk da região.

A junção dos seis bailes representa uma união da periferia e do funk, levando música, alegria e muita dança para a população do extremo leste de São Paulo e regiões próximas.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 08/07 às 18h. 12 anos. Grátis. 120 minutos.

CC São Miguel é o Mandela com Mc Padog - Música

Em suas apresentações, o artista Mc Padog apresenta músicas de sua autoria em diversos gêneros musicais como o funk, trap funk, trap e drill. O artista conta também com a participação de outros músicos independentes e locais, trazendo um maior entretenimento ao público em seu espetáculo musical. Uma performance completa e atrativa para o público geral.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 08/07 às 20h. Livre. Grátis. 30 minutos.


Bate-papo Desmistificando o Funk Com Thiago Torres (Chavoso da USP) e Fernanda Souza - Bate-papo

Aproveitando o contexto do mês do funk, teremos uma palestra para discutir as potencialidades e a estigmatização do funk com o Chavoso da USP e Fernanda Souza que são referências nacionais no tema.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 28/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Festival Cultura Di´Quebrada com DJ Th4ys - Música

DJ Th4ys é uma artista que representa a cultura do funk, pesquisadora musical, mulher preta e periférica que busca evidenciar toda sua bagagem artística do funk para o cenário da música que não reconhece o funk enquanto arte. Por ser instruída desde cedo ao universo da discotecagem, Dj Th4ys realizou grandes performances em eventos culturais com o coletivo Tropkillaz, Cadê Madalena?, já participou de grandes festivais como Lollapalloza, Red Bull Festival, Festival CENA e já trabalhou com grandes nomes do universo do Rap como LabFantasma, Kanye West, Quavo, Sidoka, Afrika Bambaata, além de participar de eventos de funk ao lado de artistas como Mc Dricka, Deize Tigrona, Mc Katia, entre outros nomes relevante para o cenário da música urbana.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 29/07 às 18h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Festival Cultura Di´Quebrada com Irmãs de Pau - Música

Criada pelas multiartistas Isma Almeida e Vita Pereira, a dupla musical que também conta com a DJ Lorrany nas pickups desenvolve seu trabalho a partir de ritmos e influências transpretas, sobretudo o funk, em que destroem e reconstroem as narrativas do que é ser travesti no Brasil. Usam a música para falar de suas inquietações, desejos e sonhos.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 29/07 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.