Palhaço Klaus revela o submundo decadente do animador de festas em “Animo Festas”

Teatro Arthur Azevedo recebe espetáculo nesta quarta-feira (17) pelo Circuito Municipal de Cultura

O mundo da palhaçaria pode aparentar ser feliz e colorido nos palcos, mas o palhaço Klaus mostra que a realidade da vida do animador de festas pode ser triste e sem cor. Em Animo Festas, ele bebe, fuma, faz piadas com humor ácido e é politicamente incorreto, uma maneira de extravasar as violências e preconceitos cotidianos no Brasil. Porque de vez em quando quem faz o palhaço rir é ele mesmo. O espetáculo acontece nesta quarta-feira (17), às 21h, no Teatro Arthur Azevedo.

Apesar do uso das drogas e aparência assustadora, sua infelicidade é a tônica de seu humor autodepreciativo que excede o normal da ficção e mostra a situação do palhaço que é humilhado pelo aniversariante e espancado pela criançada. Cenas que outros palhaços felizes com nomes alegres e cômicos como Xulé, Patati e Chuvisco também podem ter presenciado, mas Klaus, com nome sem graça de alemão, já não quer mais se calar.

Marcio, diretor e o ator do espetáculo, contou que suas piadas de artista frustrado podem revelar aquilo que muitas vezes o trabalhador brasileiro sente: “De vez em quando chegam pessoas em mim e falam que se identificaram muito com a peça e eu fico pensando se são artistas ou animadores de festa. Mas, na verdade, essas pessoas trabalham no banco, entregando comida, de uber e elas sentem a mesma coisa que Klaus”. Afinal, todos que ralam para viver ou sobreviver vão se reconhecer na história de vida do palhaço que escolhe entre ambições pessoais ou ganhar dinheiro para se sustentar.

O sarcasmo é presente constantemente na peça - o próprio nome do evento, Animo Festas, representa a ironia vinda de um protagonista tão desanimado. Klaus é uma contradição ambulante, um reflexo da sociedade dos opostos que ele mesmo vive, onde seu show cáustico reflete sobre a felicidade da plateia e nas quais obras alegres de entretenimento esquecem da tristeza do espectador.

 

| Serviço:

Circuito Municipal | Animo Festas

Ele vai onde ninguém vai! Ele anima festa de criança! Animo Festas é o freak-show do palhaço Klaus que, com seu humor sarcástico, nos mostra seu submundo decadente como um animador de festas infantis. Ao som de rock, música francesa e canções infantis dos anos 1980, Animo Festas, desnuda a máscara do palhaço com humor ácido e sarcasmo, colocando no centro do picadeiro uma pessoa que está à margem da sociedade, em seu embate pessoal entre a fidelidade à arte que se propõe e a necessidade financeira de se ajustar ao mercado.

Ficha técnica | Marcio Douglas - Diretor, Ator e Palhaço

| 17/05 às 21h. 60 minutos. Gratuito. +18 anos.

 

Por Marcelo Lustosa Assis