Virada Cultural do Pertencimento 2023 amplia descentralização com três novas arenas na periferia

Com total de 12 arenas, Virada também leva atrações para a Capela do Socorro, Parelheiros e Heliópolis

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a Virada Cultural do Pertencimento 2023, nos dias 27 e 28 de maio. Neste ano, o modelo descentralizado da edição 2022 é ampliado, com três novas arenas, em Capela do Socorro, Parelheiros e Heliópolis, além das apresentações em equipamentos culturais. O evento tem uma estimativa de público de 4 milhões de pessoas e deve gerar cerca de 1800 postos de trabalho diretos ou indiretos.

O line-up da Virada Cultural do Pertencimento reúne os maiores artistas do mainstream nacional e até internacional, trazendo do samba ao funk, do pop ao hip hop, passando pelo forró e sertanejo. Entre os destaques da programação, estão shows de Iza, Glória Groove, Léo Santana, Homenagem à Rita Lee com Beto Lee e Paula Lima , Emicida, Michel Teló, Lexa, Melim, Baco Exú do Blues, Diogo Nogueira, Papatinho, Supla, Tierry, Karol Conká, Filhos da Bahia, AnaVitória, Pixote, Ferrugem, Marina Sena, Dilsinho, Tássia Reis, Tiee, A Dama, Salgadinho, Victor Fernandes, Baianasystem entre outros. A programação completa será divulgada em viradacultural.prefeitura.sp.gov.br em breve.

Assim como na edição passada, a Virada Cultural deste ano preza por oferecer, tanto à população quanto aos artistas, o sentimento de se ver como protagonista, independente da linguagem ou manifestação expressa. O maior evento cultural da capital paulista está presente em todas as regiões da cidade, de forma a valorizar as mais diversas realidades que compõem a nossa São Paulo.

“Descentralizar a Virada Cultural é fazer com que a janela da COHAB de Itaquera seja o camarote da Virada Cultural, e não só a janela do COPAN”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “Neste ano, a periferia está ainda mais presente, com três novas arenas”.

Ao todo, são 12 arenas espalhadas por todas as regiões da cidade. São eles: Capela do Socorro (Zona Sul), Campo Limpo (Zona Sul), Heliópolis (Zona Sul), M'Boi Mirim (Zona Sul), Parelheiros (Zona Sul), Brasilândia (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Cidade Tiradentes (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste), São Miguel Paulista (Zona Leste), Butantã (Zona Oeste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro).

Para além da programação de shows, todas as arenas apresentam, no domingo, a Viradinha, das 9h ao meio-dia, com atividades e espetáculos voltados para crianças de todas as idades. A programação infantil também conta com Palavra Cantada, no Campo Limpo; Cumbia Cavalera, na Brasilândia; Queen Live Kids, em São Miguel; 16 Toneladas, em Interlagos; Bloquinho Gente Miúda, no M’Boi Mirim; entre outras.

 

Programação nos Equipamentos

A Virada Cultural do Pertencimento 2023 leva programação para um total de 49 equipamentos culturais municipais participantes - 4 teatros regionais, além do Theatro Municipal; 15 casas de cultura; 12 centros culturais; 4 museus; 11 bibliotecas; e 2 CEUs.

Os equipamentos culturais da SMC recebem programação diversificada. No Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, vai rolar o Baile Black com shows da cantora Paula Lima, Walmir Borges e vários DJs de samba rock. No Tendal da Lapa, Mart’nália faz show no sábado e Tom Zé, no domingo, e para as crianças, o espetáculo Let’s Bowie introduz a obra de David Bowie, no dia 28. No Teatro Cacilda Becker, o Ballet Paraisópolis se apresenta na noite de sábado, e, no Teatro Paulo Eiró, a Pia Fraus apresenta o espetáculo infanto-juvenil Gigantes Modernistas, no sábado.

Já nas bibliotecas públicas, a peça O Subnormal aborda a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual, no sábado, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. No domingo, o sarau Oralidades Pretas traz a representatividade da população negra para a Biblioteca Mário de Andrade. Já o público infantil pode aproveitar o espetáculo circense Parapapel, no sábado, na Biblioteca Hans Christian Andersen.

A Casa de Cultura Tremembé traz Mário e as Marias, teatro inspirado na vida e obra de Mário de Andrade, no domingo; a Casa de Cultura Raul Seixas recebe a atração circense Cortejo das Manas; e o circo Tudo é Possível na Casa Sertanista e também na Casa de Cultura Hip Hop Sul.

 

Operação especial no Transporte

CPTM e ViaMobilidade

00h-04h somente para passageiros da rede deo Metrô

Metrô e ViaQuatro

Embarque/desembarque na madrugada:

São Bento L1-Azul, Anhagabaú L3-Vermelha, Vila Sônia - Prof. Elisabeth Tenreiro L4-Amarela

Demais estações operam somente para transferências e desembarques

SPTrans

150 linhas do Noturno operam normalmente

 

Parceiros

Neste ano, a Prefeitura é a primeira instituição contemplada pelo novo selo do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), em reconhecimento às instituições que respeitam os criadores e pagam os direitos autorais de execução pública, garantindo a remuneração a quem vive de música.

“É bacana ter a Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Cultura como parceiras nessa campanha nacional que iniciamos com o lançamento do nosso selo em prol dos direitos dos criadores de música. É fundamental que responsáveis por festivais e eventos no país, inclusive os que contam com patrocínio, paguem pela música que utilizam publicamente”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

A Virada Cultural do Pertencimento 2023 tem como parceiro institucional e de programação o Governo do Estado de São Paulo; o SESC - SP (Serviço Social do Comércio de São Paulo); o Theatro Municipal de São Paulo; o Museu do Tribunal de Justiça; o Museu das Favelas; o Centro de Tradições Nordestinas; Biblioteca São Paulo; Biblioteca Villa Lobos; Museu da Imigração; Unibes Cultural; e os consulados da Argentina, Angola e Itália.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e Secretaria Municipal de Transportes (SMT). O evento também conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A Virada Cultural 2023 também é parceira do Metrô de São Paulo. O funcionamento das estações Anhangabaú e São Bento, no Centro, serão 24 horas para entrada e saída e o restante das estações só para saída fora do horário padrão.

 

Sesc na Virada

O Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza em 16 unidades na capital paulista uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural 2023, com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como Música, Teatro, Circo, Dança, Cinema, Literatura e Artes Visuais.

Dentre os shows que são destaque na programação do Sesc na Virada Cultural 2023 estão as apresentações de Bruna Caram cantando Gonzaguinha (Sesc Bom Retiro), Céu (Sesc Consolação), Supercombo (Sesc Interlagos), Ellen Oléria cantando Beyoncé (Sesc Ipiranga), Clube do Balanço (Sesc Itaquera), Ivan Lins (Sesc Pinheiros), Otto cantando Reginaldo Rossi (Sesc Pompeia) e, especialmente para as crianças, Hélio Ziskind (Sesc Santo Amaro), com uma retrospectiva de trabalhos como “A Noite no Castelo”, “Meu Pé, Meu Querido Pé” e canções do programa “Cocoricó”.

Para o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, a Virada Cultural é um importante evento do calendário municipal. Já tradicional, a ação estimula a valorização da cidade como espaço de convivência, por meio do contato com manifestações artísticas e culturais. “A participação do Sesc na Virada, com uma ampla programação nas unidades da capital, reafirma a relevância desses equipamentos socioculturais – e da ação educativa da instituição como um todo – no estímulo à reflexão sobre os sentidos da noção de cidadania e sua prática, particularmente na cidade de São Paulo”.

 

PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL 2023*

* Programação Sujeita a Alterações

 

PALCOS

CENTRO

 

 

ARENA VALE DO ANHANGABAÚ
Palco Anhangabaú LIBRAS
Viaduto do Chá – Centro Histórico de São Paulo
Capacidade: 60.000 pessoas – Sujeito a revista e lotação

 

27/05
18h00 - Glória Groove
20h30 - Baiana System
23h00 – Dread Mar I
28/05
01h30 – Luedji Luna
03h30 - Mv Bill + convidados
04h30 – Gop Tun
09h30 - Banda da PM + Daniela Araújo
11h30 – Homenagem a Rita Lee com Beto Lee, Paula Lima e Manu Gavassi
13h30 – Filhos da Bahia convida Carlinhos Brown, Reinaldinho e Tonho Matéria
16h00 – Alceu Valença
18h30 – Iza

 

Intervenções
Galeria
Das 18h00 de 27/05 às 06h00 de 28/05 – Saída do Metrô São Bento
Anunciação
Das 18h00 de 27/05 às 06h00 do dia 28/05 – Prédio dos Correios
Cidade do Futuro
Das 18h00 de 27/05 às 06h00 do dia 28/05 – Fachada do Shopping Light
Ruas e Rios
Das 18h00 do dia 27/05 às 18h00 do dia 28/05
Chave Secreta
Das 00h00 às 06h00 do dia 28/05

 

 


NORTY - Ocupação Amazônica (Libras)
Av. São João, 281 – Praça das Artes
Capacidade: 2.000 pessoas – Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Suraras do Tapajós
19h00 – Amazônia Pop - Aíla, Victor Xamã e Felipe Cordeiro
20h30 - Kratos + Mc Ira + Sumano
22h00 - Keila
23h00 – Frente Cumbiero
28/05
00h00 - Je Treme Mon Amour + MC Pokaroupas
02h30 – Maniva
10h00 - Coletivo Caboquice + Raízes do Carimbó
11h00 - TA | Sobre Ser Grande
12h00 - D'água Negra
14h00 - Layse + Arthur da Silva
16h00 – Gaby Amarantos
18h00 – Los Mirlos

 

Intervenções
Ruas e Rios
Norty
Megazord
Das 18h00 do dia 27/05 às 18h00 do dia 28/05

 

 


Palco São João (Libras)
Av. São João X Vale do Anhangabaú
Capacidade: 6.000 pessoas – Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
19h30 – Amanda Magalhães
22h00 - Josyara
28/05
00h30 - Yzalú
03h00 - TONYYYMON
10h30 – Billy Saga
12h30 – Só Vendo para Crer
15h00 – Arquétipo Rafa
17h30 - Gavi

 

 


ZONA SUL

 

ARENA CAMPO LIMPO

 

CAMPO LIMPO
Praça do Campo Limpo
Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30

 

Palco Campo Limpo LIBRAS
Capacidade: 8.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Michel Teló
19h00 – Limão com Mel
21h00 – Lexa
28/05
11h00 – Palavra Cantada
13h00 – Cassiane
15h00 – Solange Almeida
17h00 - L7NNON

 

Palco Rio Diniz
Capacidade: 1.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 – Mc Mari
20h00 – Mc BinLaden
28/05
09h00 às 12h00 – VIRADINHA – Território de Brincar Campo Limpo
12h00 – Padre Alessando Campos
14h00 – Jorge Vercillo
16h00 – Papatinho

 

Intervenção
Ruas e Rios
Das 18h00 do dia 27/05 às 18h00 do dia 28/05

 

 


M’BOI MIRIM

 

ARENA M’BOI MIRIM

 

Palco M’Boi Mirim LIBRAS
Av. Luiz Gushiken, 500
Capacidade: 20.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Salgadinho
19h00 – Banda Magníficos
21h00 – Henrique e Diego
28/05
11h00 – Bloquinho Gente Miúda
13h00 – André e Felipe
15h00 – Turma do Pagode
17h00 – Léo Santana

 

Palco Rio Piraporinha
Av. Luiz Gushiken, 378
Capacidade: 2.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 – Mc Soffia
20h00 – Gabeu
28/05
09h00 às 12h – VIRADINHA –Ocuparção Mundo Giras M’Boi Mirin
12h00 – Paulo César Baruk
14h00 - Cleverson Luiz + Almirzinho + Carica
16h00 - Afrocidade

 

 

 

 

GRAJAÚ

 

Centro Cultural Grajaú (Libras)
Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252
Capacidade: 3.500 pessoas – Sujeito a Revista e Lotação

 

Palco Grajaú
27/05
17h00 – Yago Oproprio
19h00 – Luccas Carlos
21h00 – Pagode da 27
28/05
09h00 – VIRADINHA – Ocupação Mundo Giras Grajaú
13h00 – Roupa Nova
15h00 – Netinho de Paula
17h00 - BRIME

 

 


CAPELA DO SOCORRO
ARENA CAPELA DO SOCORRO

 

Palco Capela do Socorro – LIBRAS
Av. Atlântica, 2450
Capacidade: 8.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Baile do Simonal com Serjão Loroza e Sandra de Sá
19h00 – Karol Conká
21h00 – Xanddy Harmonia
28/05
11h00 – 16 Toneladas
13h00 – Banda Dominus
15h00 – Jorge Aragão
17h00 – Zé Vaqueiro

 

Palco Represa do Guarapiranga
Capacidade: 2.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 – Mike Love
20h00 – Araketu
28/05
09h00 às 12h00 – VIRADINHA – Circo Spacial
12h00 – Flávio Victor
14h00 – Banda dos Curumins convida Rael
16h00 – Loubet

 

 


PARELHEIROS

 

ARENA PARELHEIROS

 

Palco Parelheiros LIBRAS
Av. Rua Teresinha do Prado de Oliveira, 100
Capacidade: 5.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Diogo Nogueira
19h00 – Grupo Molejo
28/05
09h00 às 12h – VIRADINHA - Ocupação Mundo Giras Parelheiros
13h00 – Djonga
15h00 – Fundo de Quintal
17h00 – Tarcisio do Acordeon

 

 


HELIÓPOLIS

 

ARENA HELIÓPOLIS

 

Palco Heliópolis - LIBRAS
Av. Almirante Delamare, 509
Capacidade: 5.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Livinho
19h00 – MC IG
21h00 – Raça Negra
28/05
11h00 – A Turma do Bob e Cat
13h00 – Ao Cubo
15h00 – Edson Gomes
17h00 – Tierry

 

Palco Rio Ipiranga
Rua Cel. Silva Castro, 154
Capacidade: 1.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 – Ndee Naldinho
20h00 – Tribo da Periferia
28/05
09h00 às 12h – VIRADINHA – Território do Brincar Heliópolis
12h00 – D’grand’stilo
14h00 – Mc Davi
16h00 – Dj Zulu

 

Intervenção
Quebrada Viva
Das 18h00 às 22h00 do dia 27/05

 

 


CEU PARQUE BRISTOL

 

Palco Bristol - LIBRAS
Rua Prof. Artur Primavesi, s/n
Capacidade: 2.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Toni Garrido
19h00 – Mc Marechal
21h00 – Dexter
28/05
09h00 às 12h – VIRADINHA – Primaverar Parque Bristol
13h00 – Ton Carfi
15h00 – Mc Caveirinha
17h00 – Mc Kekel

 

ZONA LESTE

 

ARENA ITAQUERA

 

ITAQUERA
Praça Brasil
Av Nagib Farah Maluf, s/n (Conjunto Habitacional José Bonifácio)

 

Palco Itaquera LIBRAS
Capacidade: 15.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Bacu Exu do Blues
19h00 - Olodum
21h00 - Dj Oreia, Don Juan, Neguinho do Kaxeta
28/05
11h00 – Mundo Bita
13h00 – Aline Barros
15h00 – MC Cabelinho
17h00 – Tasha e Tracie

 

Palco Rio Ribeirão
Capacidade: 1.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 – Andrew Tosh
20h00 – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
28/05
09h00 às 12h00 – VIRADINHA -Território do Brincar Itaquera
12h00 – Kira Garcez
14h00 – Grupo Bom Gosto
17h00 – MC Dede

 

Intervenção
Ruas e Rios
Das 18h00 do dia 27/05 às 18h00 do dia 28/05

 

 


SÃO MIGUEL PAULISTA
Av. Deputado Dr. José Aristodemo Pinotti, 20

 

ARENA SÃO MIGUEL PAULISTA

 

Palco São Miguel Paulista LIBRAS
Capacidade: 20.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Vitor Fernandes
19h00 - Protoje
21h00 – Simone Mendes
28/05
11h00 – Um Show de Rock para Crianças – Queen Live Kids
13h00 – Clóvis Pinho
15h00 – Roberta Miranda
17h00 – Dilsinho

 

Palco Rio Itaqueruna
Capacidade: 1.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 – Sidoka
20h00 – Adão Negro
28/05
09h00 às 12h00 – VIRADINHA – Território de Brincar São Miguel Paulista
12h00 – Jonas Villar
14h00 – Lucyana Villar
16h00 – Di Propósito

 

Intervenção
Ruas e Rios
Das 18h00 do dia 27/05 às 18h00 do dia 28/05

 

 


CIDADE TIRADENTES

 

ARENA CIDADE TIRADENTES

 

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Rua Inácio Monteiro, 6900 – Conjunto Habitacional Sítio Conceição

 

Palco Cidade Tiradentes LIBRAS
Capacidade: 5.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – FBC
19h00 – O Kannalha (Classificação Indicativa: 16 anos)
21h00 – BK’
28/05
13h00 - Haikaiss
15h00 – Marcelo D2 e Um Punhado de Bamba
17h00 – Pixote

 

Intervenção
Eban – Galeria de Arte Digital
Das 18h00 às 22h00 do dia 27/05

 

 


Biblioteca
Capacidade: 100 pessoas
27/05
16h00 – O Doce Circo de Marionetes
28/05
10h00 – A Princesa Africana e a Cobra Leão
12h00 – Cheiro de Fulô

 

 

 

 

PENHA

 

Palco Largo do Rosário (Libras)
Largo do Rosário, s/n
Capacidade: 3.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 - Dona Anecides - Batuque de Umbigada de Capivari
19h00 - Samba Lenço de Maua
20h00 - O Brasil que Canta e Dança
21h00 – Jongo de Guaratingueta
23h00 - Maracatu Batuque Urbano
28/05
10h00 às 15h00 – Brincadeira de todos os tempos
10h00 – Adriana Farias
10h30– Vera Bianca
11h00 – Trevo em Flor
12h00 – Tonico e Tinoco
13h00 - Cia Chegança
14h00 - Congada Filhas de Nzane de São José dos Campos
15h00 - Congada de Santa Efigênia de Mogi das Cruzes
16h00 – Ana Cacimba

 

 


ZONA NORTE

 

ARENA PARADA INGLESA

 

PARADA INGLESA

 

Palco Parada Inglesa LIBRAS
Av. Luiz Dumont Villares, 1555
Capacidade: 22.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Carlinhos Brown
19h00 – Tiee
21h00 – Mc Rick e Wesley Gonzaga
28/05
11h00 – Canta Girasonhos
13h00 – Leidy Murilho
15h00 – Orochi convida Oruam
17h00 – Ferrugem

 

Palco Rio Piatã
Av. Luiz Dumont Villares, 1425
Capacidade: 2.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 – Discopédia
20h00 - Dj Ronald
28/05
09h00 às 12h00– VIRADINHA – Ocupação Mundo Giras em Parada Inglesa
12h00 – Kemily Santos
14h00 – Vulgo FK
16h00 – Luciana Mello

 

Intervenção
Ruas e Rios
Das 18h00 do dia 27/05 às 18h00 do dia 28/05

 

 


BRASILÂNDIA

 

ARENA BRASIL NDIA

 

Palco Brasilândia LIBRAS
Av. Inajar de Souza, 2298
Capacidade: 15.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 - Liniker
19h00 – Marcelo Falcão
21h00 – Psirico (Classificação Indicativa: 12 anos)
28/05
11h00 – Cumbia Calavera
15h00 – Vanessa da Mata
17h00 – Emicida + Rashid e Drik Barbosa

 

Palco Rio Cabuçu
Av. Inajar de Souza, 2.276
Capacidade: 1.000 pessoas – Sujeito a Revista e lotação

 

27/05
18h00 – Negra Li
20h00 – A Dama (Classificação Indicativa: 12 anos)
28/05
09h00 às 12h00 – VIRADINHA – Mundo Giras em Casa Verde
12h00 – Banda Colo de Deus
14h00 – Jonathan Ferr
16h00 – Black Pantera

 

Intervenções

 

Quebrada Viva
Das 18h00 às 22h00 do dia 27/05
Ruas e Rios
Das 18h00 do dia 27/05 às 18h00 do dia 28/05

 

 


VILA NOVA CACHOEIRINHA

 

Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades

 

Palco da Juventude
Capacidade: 700 pessoas - Sujeito a Lotação

 

27/05
17h00 – Banda Mirim
18h00 – Escola da Comédia (Classificação Indicativa: 12 anos)
19h00 – Anderson Tobias
21h00 – Quintal da Xika
22h00 – Dj Ricardo Ferybelli
23h00 – Dj Toninho
28/05
00h00 – Dj Doc
01h00 - Walmir Borges
02h00 - Dj Wagão
03h00 – Paula Lima
04h00 – Dj Celso Mendes
05h00 – Dj Pica Pau
11h00 – Chimarruts
13h00 – Samba da Vela
15h00 - Marquinhos Sensação

 

Teatro
Capacidade: 150 pessoas - Sujeito a Lotação

 

28/05
10h00 – Abayomis – Bonecas Encantadas
17h00 – Animo Festas (Classificação Indicativa: 18 anos)

 

PERUS

 

Céu Perus (Libras)
Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Vila Fanton
Capacidade: 5.000 pessoas – Sujeito a Revista e Lotação

 

Palco Perus
27/05
17h00 – Thulla Melo
19h00 – Thaíde
21h00 – Bc Raff
28/05
09h00 às 12h – VIRADINHA – Primaverar - Perus
13h00 – Thales Lessa
15h00 –Leo & Júnior
17h00 – Froid

 

 


ZONA OESTE

 

BUTANTÃ
Av. Eliseu de Almeida, altura do número 3300 – Saída do Metrô

 

ARENA BUTANTÃ

 

Palco Butantã LIBRAS
Capacidade: 30.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Roberta Campos + Kiko Zambianchi
19h00 – ATTOOXXA
21h00 – Nação Zumbi
28/05
11h00 – Beatles para Crianças
13h00 – Eli Soares
15h00 – AnaVitória
17h00 – Marina Sena

 

Palco Rio Pirajussara
Capacidade: 1.000 pessoas – Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
18h00 – Tássia Reis
20h00 – Rico Dalasam
28/05
09h00 às 12h00 – VIRADINHA – Território de Brincar - Butantã
12h00 – Kemuel
14h00 - Supla
16h00 – Melim

 

Intervenção
Ruas e Rios
Das 18h00 do dia 27/05 às 18h00 do dia 28/05

 

 


CASA DE CULTURA BUTANTÃ
Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri

 

Palco Casa de Cultura Butantã (Libras)
Capacidade: 2.000 pessoas - Sujeito a Revista e Lotação

 

27/05
17h00 – Garotos Podres
19h00 – Ratos de Porão
21h00 – Gritando HC
28/05
13h00 – Villagran Bolãnos
15h00 – Kapanga
17h00 – Moral Distraída

 

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA
Rua Guaicurus, 1100 – Água Branca

 

Palco Tendal da Lapa
Capacidade: 1.000 pessoas - Sujeito a Lotação

 

27/05
17h00 – James BKS
19h00 – Larissa Luz
21h00 – Mart’nália
28/05
11h00 – Let’s Bowie
13h00 – Sofia Viola
16h00 – Intervenção Visual
15h00 – Tom Zé
17h00 – Tulipa Ruiz

 

Teatro
Capacidade: 300 pessoas - Sujeito a Lotação

 

27/05
16h00 – Os Mequetrefe
18h00 – O Pesadelo da Mágica
20h00 – Circo de Coisas

 

28/05
10h00 – Circo Charanga
12h00 - Rudy Güemes - JÁ É! BOOM!

 

 


BIBLIOTECAS

 

CENTRO

 

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Capacidade: 72 pessoas - Sujeito a Lotação
Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque (área externa)

 

28/05
10h00 às 16h00 – VIRADINHA – Arte em Todos os Tempos

 

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – República

 

Por todos os espaços da Biblioteca
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda
27/05 e 28/05 – das 12h às 17h

 

Auditório
Capacidade: 175 pessoas - Sujeito a Lotação
27/05
19h00 – Luiza Possi (libras)
28/05
16h00 – Ideias de Cecília (libras)

 

Saguão da Estátua
Capacidade: 80 pessoas - Sujeito a Lotação
27/05
16h00 – Bolsa de Histórias
28/05
15h00 – Teatro Lambe-Lambe: Trilogia Respeito ao Próximo

 

Terraço do 3º andar
Capacidade: 70 pessoas - Sujeito a Lotação

 

27/05
17h00 – Aya - Palavras que resistem e florescem (libras)
28/05
17h00 - Oralidades Pretas | Sarau Musical da Capoeira (libras)

 

Tula
Capacidade: 40 pessoas - Sujeito a Lotação

 

27/05
18h00 – Boca do Mundo
28/05
14h00 – Hiperbática

 

ZONA OESTE

 

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Capacidade: 130 lugares - Sujeito a Lotação
Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros

 

27/05
11h00 – A Morte de Mané Bufão
13h00 - O Subnormal - Uma História De Baixa Visão

 

ZONA NORTE

 

Biblioteca Brito Broca
Capacidade: 45 lugares - Sujeito a Lotação
Av. Mutinga, 1425 – Pirituba

 

27/05
11h00 – Tum Tum Tum Bate Coraçao
13h00 – Na Volta que o Mundo Deu

 

 


Biblioteca Menotti Del Picchia
Capacidade: 30 lugares - Sujeito a Lotação
Rua São Romualdo, 382 – Vila Barbosa

 

27/05
11h00 – Palhaceando
13h00 – Histórias de Depois do Fim

 

ZONA LESTE

 

Biblioteca Hans Christian Andersen
Capacidade: 160 lugares - Sujeito a Lotação
Av. Celso Garcia, 4142 – Tatuapé

 

27/05
11h00 – Rapunzel, uma história pra mais de metro
13h00 – Parapapel

 

 


Biblioteca Raimundo de Menezes
Capacidade: 60 lugares - Sujeito a Lotação
Av. Nordestina, 780 – São Miguel Paulista

 

27/05
11h00 – Menina Pássara – o vôo de uma surda em busca do seu lugar
13h00 – Los Brincantes

 

 


Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Rua Jaguar, 225 – Vila Curuça Velha
Capacidade: 40 lugares - Sujeito a Lotação

 

27/05
11h00 – Hiberbática
13h00 – Ve?nus negra, um manual de como engolir o mundo

 

ZONA SUL

 

Biblioteca Marcos Rey
Capacidade: 50 lugares - Sujeito a Lotação
Av. Anacê, 92 – Jardim Umarizal

 

27/05
11h00 – Abayomis – Bonecas Encantadas
13h00 – Fadas de Black

 

 


Biblioteca Viriato Corrêa
Capacidade: 120 lugares - Sujeito a Lotação
Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana

 

28/05
Das 11h00 às 19h00 – LARP

 

TEATROS

 

ZONA LESTE

 

Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo
Capacidade: 349 lugares - Ingressos na Bilheteria com 01 hora de antecedência
Av. Paes de Barros, 955 – Mooca

 

27/05
16h00 – O Esquisito Jardim do Sr. Estranho (audio descrição)
19h00 - Dentre
21h00 – Labirinthos - Libras
28/05
11h00 - #Mergulho
16h00 – A Casa da Farinha do Gonzagão – Teatro Braile (Livre) -Área Externa - Libras
19h00 – Conselho de Classe (áudio descrição)

 

ZONA OESTE

 

Teatro Cacilda Becker
Capacidade: 198 lugares - Ingressos na Bilheteria com 01 hora de antecedência
Rua Tito, 295 – Lapa

 

27/05
16h00 – Ballet Paraisópolis
21h00 – Da cor de Cobre
28/05
11h00 – Crocodilo Embaixo da Cama
16h00 – Balões Vermelhos
19h00 – Sagrado Seja o Caos (Classificação Indicativa: 14 anos)

 

ZONA SUL

 

Teatro Paulo Eiró
Capacidade: 468 lugares - Ingressos na Bilheteria com 01 hora de antecedência
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro

 

27/05
16h00 – Gigantes Modernistas
21h00 – A Vida é Sonho - Libras
28/05
11h00 – OFISA
16h00 - AnonimATO
19h00 – Gaslight - Libras

 

 


ZONA NORTE

 

Teatro Alfredo Mesquita
Capacidade: 198 lugares - Ingressos na Bilheteria com 01 hora de antecedência
Av. Santos Dumont, 1770 – Santana

 

27/05
16h00 - Mundo Sonha Mundo (áudio descrição)
21h00 – Macacos - Libras
28/05
11h00 – Flua (30 lugares)
16h00 – Gran Circo de Fios
19h00 – Veraneio (Classificação Indicativa: 14 anos) (áudio descrição)

 

CENTRO

 

Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/n – República

 

27/05
Visita (Re)Entorno – A partir das 10h00

 

Teatro Oficina
Capacidade: 300 pessoas
Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista

 

27/05
21h00 – Mutação de Apoteose (Classificação Indicativa: 14 anos)
28/05
19h00 – Mutação de Apoteose (Classificação Indicativa: 14 anos)

 

CENTROS CULTURAIS

 

OESTE
Centro Cultural da Diversidade
Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi

 

Teatro
Capacidade: 140 lugares + 40 lugares (superior) - Ingressos na Bilheteria com 01 hora de antecedência
27/05
20h00 – La Grupa
28/05
18h00 – Bendita Sóis Entre as Mulheres (Classificação Indicativa: 18 anos)

 

Arena
Capacidade: 500 pessoas - Sujeito a Lotação
27/05
16h00 – Dance Slam
17h00 – Street Jam Paulista
28/05
14h00 – Sodomita
16h00 – Jup do Bairro
ZONA SUL

 

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Informações sobre Classificação Indicativa, consultar no site http://centrocultural.sp.gov.br/

 

Sala Jardel Filho
Capacidade: 321 pessoas - Ingressos no site e bilheteria a partir de 23/05

 

27/05
21h00 – Cárcere ou Porque as mulheres viram búfalos
28/05
15h00 – Viradinha Silly Synphonies

 

Sala Adoniran Barbosa
Capacidade: 622 pessoas - Ingressos no site e bilheteria a partir de 23/05

 

27/05
18h00 - Johnny Hooker
Das 23h59 às 05h00 – Ballroom Festival
28/05
18h00 - Chico Chico

 

Sala Lima Barreto
Capacidade: 90 pessoas - Ingressos somente na bilheteria a partir das 17h
Limite de 2 ingressos por pessoa

 

27/05
Maratona Folk Horror
18h00 - O Homem De Palha (The Wicker Man)
20h00 - A Vila (The Village)
22h30 - A Rena Branca (Valkoinen Peura)
28/05
01h00 - November (November)
03h30 - Olhos De Fogo (Eyes Of Fire)

 

Área de Convivência
Capacidade: 50 pessoas - Ingressos somente na bilheteria a partir das 17h
27/05
20h00 – Mil litros de preto
28/05
11h00 – Os Coloridos com Cia. Os Crespos

 

 


Praça das Bibliotecas
Sem retirada de ingresso
28/05
14h00 – Sobre as Ondas com Trupe do Mar

 

 


Centro Cultural Culturas Negras “Mãe Sylvia de Oxalá"
Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Vila Parque Jabaquara
Capacidade: 300 lugares - Sujeito a Lotação

 

27/05
16h00 – Desde que o Mundo é Mundo
18h00 – Tambor de Crioula Dona Teca
20h00 - YêYê
28/05
14h00 –Maobé
18h00 – Vocal Kuimba

 

 


Centro Cultural Santo Amaro
Av. João Dias, 822 – Santo Amaro
Capacidade: 111 lugares – Ingressos na Bilheteria com 01 hora de antecedência

 

Teatro
27/05
15h00 – Na Vila do Heitor
17h00 – Dom Caixote e o Bode
19h00 – Banhado (Classificação Indicativa: 14 anos)
28/05
11h00 – Furunfunfum
14h00 – Xinfrim
16h00 – Desenquadrando Tarsila - (Libras)
18h00 – Desamor (Libras)

 

ZONA LESTE

 

Centro Cultural Penha
Largo do Rosário, 20 - Penha de França
Capacidade: 200 lugares – Sujeito a Lotação

 

27/05
17h00 – Histórias Gregas em Sinais e Imagens
19h30 – Brass Band Infantil
28/05
11h00 – Neurastenia
17h00 – Quixote em Construção
Centro Cultural Flávio Império
Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba
Capacidade: 120 pessoas – Sujeito a Lotação

 

27/05
16h00 – Duo Badulaque (Libras)
18h00 - Mundano
20h00 - Ítaca
28/05
10h00 às 14h00– VIRADINHA – Itinerantes Margarida
15h00 – Estripulias no Circo
17h00 – A Trombeta Apocalíptica

 

Centro Cultural Vila Formosa
Av. Renata, 163
Capacidade: 204 pessoas

 

27/05
16h00 – Água Doce
28/05
14h00 – Laila Al Habash
16h00 – Sarau Suburbano (libras)
18h00 – Antes Fosse Ficção (Classificação Indicativa: 12 anos) (libras)

 

 

 

 

 


CENTRO

 

Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Capacidade: 347 pessoas

 

 


Hall de Entrada
27/05
16h00 – Quebrada Viva Móvel
28/05
11h00 – Zzzzonas de Ação

 

Sala Paysandu
27/05
18h30 – A Gaivota
28/05
15h00 – A Gaivota

 

Sala Olido
27/05
20h00 - Universo Transitório
20h30 – Rios Voadores
28/05
18h00 – Na Pista

 

 


Polo Cultural Municipal Vila Itororó
Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista

 

Parte Externa Central
Capacidade: 200 pessoas - Sujeito a Lotação
27/05
17h00 – Futebol das Palhaças
28/05
11h00 – Brincadeira (Libras)
14h00 – ELAGALINHA (Libras)
18h00 - Rústico

 

Espaço Eden
Capacidade: 100 pessoas - Sujeito a Lotação
27/05
19h00 – Animo Festas (Classificação Indicativa: 18 anos)
28/05
16h00 – Origens do Brasil

 

 

 

 

CASAS DE CULTURA
ZONA NORTE

 

Casa de Cultura Vila Guilherme
Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme
Capacidade: 350 pessoas - Sujeito a Lotação

 

27/05
17h00 – Los Brincantes (Libras)
19h00 – Boogarins (Libras)
28/05
10h00 às 14h00 – VIRADINHA – Itinerantes Margarida
17h00 – Curumin

 

Casa de Cultura Freguesia do Ó
Capacidade: 100 pessoas- Sujeito a Lotação
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215
27/05
17h00 - Nimba
19h00 – Capoesia
28/05
10h00 – Charanga de Pernaltas
12h00 – Corpos Brasileiros
14h00 – Carimbó: Belezas do Pará
16h00 – Didêmanda
18h00 – Só

 

Casa de Cultura Tremembé
Capacidade: 80 lugares - Sujeito a Lotação
Rua Maria Amális Lopes Azevedo, 190

 

27/05
17h00 – Gabriel Elias
28/05
11h00 – De Canto em Canto – De Conto em Conto
13h00 – Mário e as Marias
15h00 – Inutensílio

 

ZONA LESTE
Casa de Cultura Itaim Paulista
Capacidade: 200 pessoas - Sujeito a Lotação
Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles
27/05
16h00 - VaiVem
18h00 – B.E.C.O.
28/05
10h00 – Cortejo Voador
12h00 – Na Volta que o Mundo Deu
14h00 - O Homem Foca

 

Casa de Cultura de Brasilândia
Capacidade: 100 lugares - Sujeito a Lotação
Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia do Ó

 

27/05
19h00 – Samba no Asfalto
28/05
12h00 – Quebrada Instrumental
14h00 – Sandro
16h00 – Faraonika

 

Casa de Cultura São Mateus
Capacidade: 600 lugares – Sujeito a Lotação
Rua Monte Mandira, 40 – Jardim Nove de Julho

 

27/05
17h00 – Mental Abstrato & Lou Piensa
19h00 – Terreirão SP
28/05
12h00 – Forró Delas
14h00 – João Suplicy
16h00 – Grazzi Brasil
18h00 – Expressão Ativa

 

Casa de Cultura São Rafael
Capacidade: 200 pessoas - Sujeito a Lotação
Rua Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz
27/05
17h00 – Anastácia – A Rainha do Forró
19h00 - Maskavo
28/05
10h00 - Curumierê - Desperte a Criança em você (Libras)
12h00 – Mosaico Brasileiro (Libras)
14h00 – Temos Vagas
16h00 – Banda Sudestinos
18h00 - Mestrinho

 

Casa de Cultura São Miguel
Capacidade: 100 lugares – Sujeito a Lotação
Rua Irineu Bonard, 169 – Vila Pedroso

 

27/05
17h00 – As Fuás
19h00 - Identidade &Tambor - 20 anos de Maracatu Porto de Luanda
28/05
12h00 – Trio Dona Zefa
14h00 – Blues Etílicos
16h00 – Dona Bernadete a Tulipa do Samba

 

Casa de Cultura Raul Seixas
Capacidade: 50 lugares – Sujeito a Lotação
Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Conj. Residendial José Bonifácio

 

28/05
11h00 – Brasil, de Verso e Prosa
14h00 – Cortejo das Manas (Libras)
16h00 – Truques e Trambiques (Libras)

 

Casa de Cultura Guaianases
Capacidade: 60 lugares – Sujeito a Lotação
Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares

 

28/05
10h00 – Fadas de Black
12h00 – RUA - Recontando Uma Aventura (Libras)
14h00 – Nina e a cidade que perdeu o vento (Libras)
16h00 – Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte

 

ZONA SUL

 

Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra
Capacidade: 30 lugares - Sujeito a Lotação
Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro

 

27/05
19h00 – David Goulart
28/05
14h00 – DJ Nuts
16h00 – Indígenas Futuristas
18h00 – Nego Bala

 

Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça
Capacidade: 120 lugares – Sujeito a Lotação
Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434

 

28/05
16h00 – Rudã e Raphael

 

Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina)
Capacidade: 500 lugares - Sujeito a Lotação
Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro
27/05
17h00 – Tudo é Possível (Libras)
19h00 – As aventuras do esperto Jabuti (Libras)
28/05
10h00 às 14h00 – VIRADINHA – Itinerantes Margarida
15h00 – Rir Pra Não Chorar
17h00 – A Menina que Engolia Nós

 

Casa de Cultura M’Boi Mirim
Capacidade: 150 lugares – Sujeito a Lotação
Av. Inácio Dias da Silva, s/n - Piraporinha

 

27/05
17h00 – Seu Pereira e Coletivo 401
19h00 – Monkey Jhayam & Black Mantra
28/05
10h00 – As Histórias de Benê (Libras)
12h00 – Tradição, Paixão e Circo (Libras)
13h00 – Pé de Brasil
15h00 – Abayomy convida Dele Sosimi

 

 


Casa de Cultura Chico Science – Ipiranga
Capacidade: 250 pessoas - Sujeito a Lotação
Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho

 
28/05
12h00 – Orleans Street Jazz Band
14h00 – Jeff Moraes
16h00 – Luísa e os Alquimistas

 

MUSEUS

 

ZONA OESTE

 

Casa do Bandeirante - Butantã
Capacidade: 50 pessoas - Sujeito a Lotação
Praça Monteiro Lobato, s/n - Butantã

 

27/05
10h00 - Um voo na floresta
11h30 – ELEKTRAS POPPING BATTLE - BATALHA SHOW
13h00 – Supertosco (libras)
15h00 - Em Busca de Judith (libras)

 

Casa do Sertanista - Caxingui
Capacidade: 40 pessoas - Sujeito a Lotação
Praça Ênio Barbato, s/n

 

27/05
10h00 – Tudo é Possível (Libras)
11h30- - Estripulias no Circo (Libras)
13h00 - "Projeto Imaginança: Iná e a Flor Mágica”
15h00 - PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO

 

Chácara Lane
Capacidade: 30 lugares – Sujeito a Lotação
Rua da Consolação, 1024

 

27/05
10h00 - Um Pouco de Tudo, com Pitadas de Nada
11h30 – Cor-Ação
13h00 – Impermanência
15h00 – Figuras Tecidas
16h00 – Cheiro de Fulô

 

Solar da Marquesa de Santos
Capacidade: 30 lugares – Sujeito a Lotação
Rua Roberto Simonsen, 136
27/05
10h00 – Entre Dança Desenho
11h30 – Saias - Dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras
13h00 – Toré - Pankaru
15h00 – Xondaaro

 

 

Endereços das Arenas

BRASILÂNDIA - INAJAR

Avenida Inajar de Souza, 2298 - Limão

 

BUTANTÃ

Avenida Eliseu de Almeida, altura nº 3307 até o nº 3893 - Instituto de Previdência

 

CAMPO LIMPO

Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30 - Jardim Bom Refúgio

 

CAPELA DO SOCORRO

Avenida Atlântica, 2450 - Jardim Tres Marias

 

CIDADE TIRADENTES

Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo

 

HELIÓPOLIS

PALCO 1: Avenida Almirante Delamare, nº 509 

PALCO 2: Cel. Silva Castro, 154-206 - Vila Heliopolis

 

ITAQUERA

Avenida Nagib Farah Maluf, s/n, Itaquera

 

M’BOI MIRIM

Avenida Luiz Gushiken, 50 Chácara Santana

 

PARADA INGLESA

Avenida Luiz Dumont Villares, altura do nº 1400 - Parada Inglesa

 

PARELHEIROS

Rua Teresinha do prado de Oliveira, 100 - Jardim Nova Parelheiros

 

SÃO MIGUEL

Avenida Deputado Dr. José Aristodemos Pinotti, 20, São Miguel Paulista

 

VALE DO ANHANGABAÚ

Anhangabaú - Centro Histórico de São Paulo