Programação de Abril - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Renovação Grafite Mural Dora Nascimento com Uberê - Grafite

O Multiartista local Uberê Guele irá realizar uma pintura de grafite em 2 locais: na Casa de Cultura com a renovação do mural que fica na praça do Campo Limpo, de 2x2 metros; e na parede próxima ao palco da Casa de Cultura com 8x2 metros.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 01/04 às 10h. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

Festa de Cores com Movimento Vem Brincar - Contação de Histórias

Brincar é bom, faz bem e todo mundo gosta e por isso esta intervenção criativa estimula a interação e diversão saudável entre as crianças.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 01/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quarto de Despejo com Evoé Cia de Teatro - Teatro Adulto

O espetáculo conta a história de uma mulher negra, moradora da favela do Canindé, mãe solteira de três filhos, que não conseguia dormir sem ler um livro. Seu projeto literário encontrou dificuldades, devido à ausência de políticas públicas para os mais vulneráveis, mas sobreviveu. Baseado em seu diário, escrito em papéis encontrados nas ruas de São Paulo, o espetáculo narra a existência poética de uma mulher que, em meio aos excluídos, sonhou ser escritora. Salve, Carolina Maria de Jesus!

| Casa de Cultura São Miguel. 01/04 às 18h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo "Variáveis Danças" com Cia Show - Dança

O espetáculo “Variáveis Danças” foi fundado em 2004 pelo professor e coreógrafo (Ivison ou Superpiu) com o intuito de criar e revelar os talentos da cidade para o mundo, o grupo já se apresentou em diversos programas de TV e em canais como: SBT, Rede Record, Redetv, Band entre outros.

| Casa de Cultura São Rafael. 01/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pew Mark - Música

Com uma apresentação musical dinâmica e com uma playlist autoral de refrões marcantes e beats dançantes, que envolvem ragga/rap pista e uma rápida pitada de samba rock e samba partido alto, o vocalista Pew Mark interage com o público e relembra refrões conhecidos estimulando todos a cantarem juntos!

| Casa de Cultura Campo Limpo. 01/04 às 18h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Sertanejo na São Rafa com Dinho Oliveira - Música

Tendo iniciado sua carreira aos 13 anos de idade, Dinho Oliveira é cantor sertanejo universitário, trazendo uma pegada de modão e sempre diversificando sua música. Já teve participação em festivais musicais, barzinhos, baladas e centros culturais.

| Casa de Cultura São Rafael. 01/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dj Zeme convida Eduardo - Música

Com mais de 30 anos de ativação no rap brasileiro, Dj Zeme já fez discotecagem para grupos como: Outra Versão, Guetto, Z.O e Sabotage. Ganhadora do prêmio de melhor DJ do ano de 2020 e 2021 pelo prêmio Sabotage, dividiu o palco com Rael, Dexter, Facção Central, DJ KL Jay, entre outros.

Atualmente está em um projeto que divide o palco com diversos amigos da cena e o convidado da vez é Eduardo Taddeo, grande nome do rap nacional, Eduardo já lançou diversos álbuns e videoclipes e além de atuar como advogado e escritor, com dois livros já lançados.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 01/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

D'Grand'Stilo - Música

A apresentação D’grand’stilo é uma performance musical unindo os sucessos do grupo que estão entre os Rap mais ouvidos nas rádios de São Paulo. A apresentação de músicas inéditas do novo repertório complementa o projeto. Totalmente participativo buscando levar ao público alvo a origem e disseminação da Cultura Hip Hop com a musicalidade do grupo D’grand’stilo.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 01/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Variedades Del Faro com Truperreio - Circo

O evento se dará em dois momentos com uma ação em cada momento. A primeira ação será um cortejo em torno da Casa de Cultura com o intuito de convidar e divulgar a varietê que acontecerá logo em seguida, além de criar uma interação com o público, aproximando artista e espectador. A segunda ação será a apresentação da varietê circense “Variedades Del Faro” cuja temática traz diversos corpos, vivências e linguagens circenses, trazendo as atrações vividas nos semáforos do Brasil.

| Casa de Cultura São Mateus. 02/04 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DJ Tiger's Uzumakii - Música

Em suas apresentações DJ Tiger's Uzumakii apresenta diversos hits de forma diversificada com funk, pop, eletrônica, tribal house e músicas internacionais da atualidade, com músicas memoráveis de diversos cantores de épocas anteriores apesar de saber utilizar muitos equipamentos entre (cdj, mixer, controladora). Amante do funk, costuma se caracterizar com uma aparência feminina conhecida como Mirella para combater o preconceito relatado e vivenciado por suas amigas travestis e mulheres trans, mostrando ao seu público que travestis e mulheres podem estar em espaços não marginalizados como as ruas.

| Casa de Cultura São Mateus. 02/04 às 15h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Quintal da Xika - Ensaio de Escola de Samba - Música

Com a proposta de cantar e relembrar o que temos de melhor no carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro, foi preparado um espetáculo musical que relembra sambas enredos memoráveis. A roda de samba “Quintal da Xika” localizada no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, deu início às suas atividades culturais em julho de 2017 com a intenção de preservar a memória de ilustres baluartes do samba e homenagear o cantor e compositor do samba paulistano Ronald Elias Balvetti, o Xixa e sua esposa Dona Kátia.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 02/04 às 15h30. 10 anos. Grátis. 90 minutos.

 

Tempo Presente: YMA e Uiu Lopes - Música

Um espetáculo onde dois artistas revisitam e apresentam novas canções que confirmam e celebram sua trajetória e amizade. A voz e violão compõem o set intimista, cuja proposta é aproximar o público de suas canções em versões acústicas, nuas e cruas, durante a apresentação em momentos chaves tem o acompanhamento dos músicos de apoio.

YMA é artista, compositora e cantora, lançou em 2019 o álbum: “Par de Olhos" e em 2023 se prepara para lançar o segundo disco. Uiu Lopes é cantor, compositor e multi instrumentista, toca em diversos projetos musicais e agora se prepara para lançar seu segundo álbum, intitulado: “Por fora, por dentro”.

| Casa de Cultura São Miguel. 02/04 às 16h. 10 anos. Grátis. 50 minutos.

 

MC Felipe LT - Música

Luiz Felipe, vulgo "MC Felipe LT", é um jovem artista residente da cidade Tiradentes que busca seu espaço na cena do funk. MC e compositor, Felipe começou sua carreira no ano de 2020, onde começou a compor suas primeiras letras, e desde então, se apaixonou por esse mundo artístico e não parou mais.

Felipe já fez algumas apresentações pela região e tem músicas lançadas no Youtube e em outras plataformas digitais, "Giro na Tiradentes" é um dos seus sons que conta com 1,6K visualizações, assim como a música "Malokeiro Pode Forgar" que foi sua primeira produção musical da carreira com mais de 2,5k visualizações no Youtube e já conta com a parte 2 desse projeto.

| Casa de Cultura São Mateus. 02/04 às 16h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Yuri QJC - Música

Cantor e compositor desde 2011, Yuri tem familiares na música. Ele relata superação e consciência nas letras e nos espetáculos, sempre motivando a todos a alcançar uma vida melhor com as mensagens. Também com vitiligo (falta de pigmentação que causa manchas brancas na pele), ele mostra sua imagem para cultura Funk sem ter medo do preconceito e cada vez mais conquista seu espaço na cena. Está preparando o primeiro EP “Diversidade” com 7 faixas e irá mostrar músicas exclusivas em sua apresentação.

| Casa de Cultura São Mateus. 02/04 às 17h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Miro de Melo & Os Bregapunks - Música

A banda toca os clássicos da música brega romântica no mais puro rock and roll. Além disso, nesta data terá a tarde de autógrafos com Miro de Melo, que está relançando sua biografia "Miro de Melo 40 anos de Rock".

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 02/04 às 17h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

MC LM - Música

Fechado recentemente uma parceria com love funk, MC LM traz em seu espetáculo o melhor do Funk SP, mesclando as variações, desde o funk consciente ao trap/funk ostentação; além de contar com seu DJ, MC LM busca sempre inovar. O artista traz seus principais hits já lançados, dentre eles “Berimbal Mafioso”, “Toca Raul”, “Meduza”, entre outros.

| Casa de Cultura São Mateus. 02/04 às 18h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Espetáculo de bonecos "Saci Pererê" - Música

Através de muitas músicas e brincadeiras folclóricas, a contação conta a história de dois irmãos - Pedro e Taís - que moram em uma casa de taipas da Dona Rosa. Ambos vão para a escola por um caminho diferente, local que desperta a curiosidade da dúvida de se de fato existem ou não, seres mágicos e encantados, onde encontrarão o Saci e outros seres do folclore brasileiros para salvar os animais do caçador.

| Casa de Cultura São Rafael. 05/04 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

StreetBaall Hip Hop Sul - Vivência com Alexandre Paçoca - Vivência

O oficineiro da Casa de Cultura Hip Hop Sul, Alexandre Paçoca vai bater um papo com a rapaziada, contando um pouco sobre a sua trajetória no basquete, os motivos que o fizeram migrar para este esporte de rua, as experiências e as conquistas através do basquete de rua e por último sobre o Projeto na Casa; reforçando a contextualização do basquete de rua juntamente como o 5º elemento do Hip Hop, além de um jogo com discotecagem do DJ C.A. na ocasião.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 08/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha do CreedOOO!!! com Slam - Sarau

O Slam acontece da seguinte forma: forma-se um júri popular com o público presente. O espaço é aberto para quem quiser participar, sem precisar de inscrição prévia e os poetas que querem participar da batalha se inscrevem. Então, é dado o sinal para o início da leitura com um salve geral, e então os poetas têm até 3 minutos para fazer a leitura de um poema, autoral, exprimindo performance, cadência e ritmo próprio - um exercício, envolvendo o corpo, a voz e a mente.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 08/04 às 17h. Livre. Grátis. 200 minutos.

 

Bandemanda - Música

Para trazer reflexão e diversão ao público com músicas que falam desde a medicina natural dos povos tradicionais brasileiros até sobre o cotidiano vivido por nós, a Bandemanda traz músicas nacionais e de própria autoria, propagando a cultura musical brasileira, através de ritmos caribenhos, forró raiz e maracatu, dentre outros.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 08/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Carinho, Amparo e Benção com Espetáculo ÌYÁ - Intervenção Artística

Entre muitos sentimentos nasce o trabalho ÌYÁ, um Samba de Partido Alto que, com versos corpóreos, vem homenagear e reverenciar suas ancestrais por meio de poéticas existentes entre a cultura hip hop, o samba, a música de improviso e suas relações com a ancestralidade negra no processo do fazer dança do jeito Sambiral.

| Casa de Cultura Brasilândia. 08/04 às 19h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Elton Lu - Música

O projeto “Balanço do Elton Lu” tem como principal objetivo levar para as periferias essa mistura de ritmos provenientes do samba, samba rock, groove e pop, com releituras originais de clássicos dos anos 70, 80, 90 e 2000 até os dias de hoje, tudo com uma linguagem peculiar prezando o swing brasileiro.

| Casa de Cultura Guaianases. 08/04 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Tour Boutique com Caruso - Música

Caruso é um artista LGBTQIAp+ nascido na capital de São Paulo que iniciou na música aos 7 anos de idade. Graduado em fotografia desde o ano de 2017, cresceu no meio da música com influências dos ritmos R&B, Soul e Gospel. Cursou piano no Instituto de Música e atualmente traz seu primeiro álbum intitulado “Boutique” lançado no primeiro semestre de 2022, em parceria com a produtora e Compositora Skye e um feat com o artista Guigo (Quebrada queer).

| Casa de Cultura São Rafael. 08/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cortejo Identidade & Tambor - Cultura Popular e Tradicional

“Identidade e Tambor - Maracatu de Baque Virado” da Cia Porto de Luanda consiste na realização de uma verdadeira viagem ao nordeste brasileiro, mais especificamente ao Pernambuco, terra das Nações de Maracatu e de tantas outras manifestações artísticas. Durante a intervenção, que tem 60 minutos, a Cia Porto de Luanda mostra seu repertório com composições criadas pelo grupo, além das músicas de domínio público. Com um estilo próprio, faz uma homenagem às mestras e mestres de maracatus, representando os principais “Baques” tradicionais como o marcação, malê, arrasto, trovão, parada e martelo, além de outras convenções como o afoxé e o ijexá. É uma atividade recomendada a todas as faixas etárias e celebra a riqueza dessa cultura, além de se manifestar também como um convite ao vasto e importante universo da cultura popular.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 09/04 às 13h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Circo do Jeito que dá - Circo

Nina Rosa e Dus´Cuais querem juntos montar um espetáculo de circo e com seus instrumentos, bobeiras e muita criatividade trazem para a população uma variação de números que vão desde cenas clássicas de palhaços de circo até número de contorção onde atravessam uma raquete de tênis! Sim um circo onde dois palhaços se dividem e viram do avesso para apresentar um divertido espetáculo do jeito que der! Dessa forma o espetáculo cria uma dinâmica entre gagues clássicas de palhaço, acrobacias, músicas e interação com a plateia.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 09/04 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Pastoras do Rosário em Aquilombamento Sonoro - Música

O “Aquilombamento Sonoro, Auto de Libertação”, uma apresentação musical que tem as Pastoras do Rosário, convidando artistas da Plataforma Sá Menina de Artes como, Izzy Gordon, Renato Gama, Tita Reis, dentre outres, aprofundando assim, as possibilidades de se trazer à tona a potência da arte preta, numa busca coletiva pela emancipação da consciência, tendo o campo artístico como uma expressão de possível caminho, onde a ancestralidade é a guia para o Afrofuturismo.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 09/04 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Vanice Deise - Música

Vanice é uma cantora e compositora da zona norte de São Paulo, e grande apreciadora da música e de seus elementos, descobrindo em sua voz seu próprio instrumento, levando-a ao autoconhecimento e a um lugar de fala para as mulheres da periferia. Em sua identidade, a música brasileira, latina e urbana estão presentes, tendo uma grande influência da black music como Soul, Jazz, Blues, Samba, Funk, Rap e Reggae, sendo ritmos que permeiam suas criações.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 09/04 às 17h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Lançamento MAC - Mapeamento de Artistas e Coletividades de São Miguel Paulista com Lucas Laureno - Debate

O evento "Lançamento: MAC - Mapeamento de Artistas e Coletividades de São Miguel Paulista" tem por objetivo realizar o lançamento do mapeamento físico e digital desenvolvido pelo artista Lucas Laureno, com apoio do Programa Criatividades - CRIA da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto identificou e catalogou artistas e coletividades que moram e/ou trabalham artisticamente em toda a extensão do território de São Miguel Paulista. A partir disso, o projeto seguiu na busca de viabilizar a contratação desses artistas e coletivos, seja em apresentações e ou em oficinas.

| Casa de Cultura São Miguel. 09/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo "Brasilidade" - Teatro Infantil

Uma brincadeira popular em que três andarilhos se conhecem em São Paulo e decidem viajar pelo Brasil para viver uma grande aventura, descobrindo suas cores, sabores, ritmos e cânticos. Uma jornada com música, dança, curiosidades, causos e a alegria do povo brasileiro.

A encenação do espetáculo “Brasilidade” traz histórias, músicas e danças populares de cada região, utilizando-se na sua narrativa de bonecos e jogos cênicos. Trançando esta grande colcha de retalhos para construir a brasilidade e desvendar os muitos encantos do Brasil.

| Casa de Cultura São Miguel. 12/04 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Espetáculo "Os Monstros que os medos criam" com Cia Passarinhada - Teatro Infantil

O espetáculo busca através da linguagem lúdica valorizar toda a ancestralidade das brincadeiras, resgatando a cultura oral e a cultura popular brasileira. Não visa somente trazer o resgate da infância através do brincar, mas principalmente o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos pequenos, promovendo o acesso à cultura de forma que possa evidenciar possibilidades, de criar e reinventar formas de existir e coexistir na sociedade que está inserida.

| Casa de Cultura São Rafael. 12/04 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Além da Imaginação: Adaptação irmãos Grimm - Contação de Histórias

Nathalia Viana realizará a contação de histórias de forma interativa buscando utilizar de elementos físicos e sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para interação e narrativa das histórias através do seu programa "Além da Imaginação".

| Casa de Cultura Guaianases. 13/04 às 11h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Os monstros que os medos criam com Cia Passarinhada - Teatro Infantil

"A bola caiu no vizinho! E agora? Quem vai lá buscar?”

Um grupo de crianças é convidado a conhecer seus maiores medos a partir da necessidade de recuperar uma bola caída na casa do vizinho mais temido do bairro, o Sr. Boa Morte. Passando por medos que se criam com a vida e medos que surgem com a morte.

| Casa de Cultura Guaianases. 13/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Os monstros que os medos criam com Cia Passarinhada - Teatro Infantil

A bola caiu no vizinho! E agora? Quem vai lá buscar? Um grupo de crianças é convidado a conhecer seus maiores medos a partir da necessidade de recuperar uma bola caída na casa do vizinho mais temido do bairro, o Sr. Boa Morte. Passando por medos que se criam com a vida e medos que surgem com a morte.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 14/04 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Banda Rockeria - Música

Uma apresentação de muito rock, com trilhas famosas, que marcaram época de filmes e seriados. A Banda Rockeria está na estrada há mais de 15 anos, levando muito rock nostálgico.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 14/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau da Cesta - Intervenção Artística

Em artes, conhecido por Cláudio Laureatti. Participante de saraus desde o final da década de 90. Foi homenageado pelo Sarau Sopa de Letrinhas e recebeu 3 prêmios Cooperifa, além de ter sido membro da equipe do Sarau do Querô com Dinho Nascimento pela Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene. Realiza há mais de 14 anos o Sarau da Cesta, nascido na FFLCH/ USP, que acontece para além dos muros da universidade.

É um dos fundadores e apresentador do Sarau da Paulista, que acontece mensalmente na Casa das Rosas, um trabalho em parceria com o Sarau da Cesta. Agitador cultural nos saraus periféricos Praçarau e Sarau Perifatividade.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 14/04 às 19h30. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Cintia Camilly & Quartet - Música

Em suas canções, o público se identifica com cada música tocada, seja pela época, gênero, melodia ou letra, que em sua maioria abordam o cotidiano, o amor e a diversidade. No espetáculo musical, a vocalista Cíntia Camilly divide o palco com o pianista Fernando Tristão, o baixista Jonathan Costa e o baterista Matheus Costa, trazendo uma apresentação com leveza, espontaneidade e muito amor pela arte.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 15/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

AFRIKA QUEENS - Milena Fonseca - Música

AFRIKA QUEENS é uma festa que celebra o empoderamento negro e feminino, desde de 2018 estamos trabalhando na construção de espaços de qualidade e respeito para as mulheres na arte. A música é uma linguagem universal e nossa função é transportar mensagens sobre igualdade de gênero, vivências de pessoas periféricas e conquistas/realizações femininas!

| Casa de Cultura Brasilândia. 15/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Delua - Música

De Dias e Lua são duas cantoras que recentemente formaram a dupla chamada DeLua, com sucessos já lançados como: "Bumbum do Poder" e "Tem Quem Queira", no estilo musical chamado “bregadeira” que consiste na junção de: Arrocha, Brega, Pagodão Baiano e o Funk. Em suas apresentações, DeLua busca sempre trazer toda a alegria ao público, com músicas sempre agitadas e dançantes.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 15/04 às 17h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Tempo Presente: YMA e Uiu Lopes - Música

Este é um espetáculo onde dois artistas revisitam e apresentam novas canções que confirmam e celebram sua trajetória e amizade. A voz e violão compõem o set intimista, cuja proposta é aproximar o público de suas canções em versões acústicas, nuas e cruas, em determinado momento chave tem acompanhamento dos músicos de apoio.

YMA é artista, compositora e cantora, lançou em 2019 o álbum “Par de Olhos" e em 2023 se prepara para lançar o segundo disco. Uiu Lopes é cantor, compositor e multi instrumentista, toca em diversos projetos musicais e agora se prepara para lançar seu segundo álbum “Por fora, Por dentro”.

| Casa de Cultura São Mateus. 15/04 às 17h. 10 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Bandemanda - Música

Para trazer reflexão e diversão ao público com músicas que falam desde a medicina natural dos povos tradicionais brasileiros até sobre o cotidiano vivido por nós, a Bandemanda traz músicas nacionais e de própria autoria, propagando a cultura musical brasileira, através de ritmos caribenhos, forró raiz e maracatu, dentre outros.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 15/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vírgula ILTDA com Vírgula - Circo

A palhaça Vírgula desperta para mais um dia de trabalho, ela precisa dar conta de toda a papelada até o final do dia. Será possível cumprir esta tarefa? Fechada no escritório, atrás de uma mesa cheia de papéis, e dentro de um uniforme nada confortável, Vírgula revela seu universo ao transitar entre sua imaginação e a concentração no trabalho.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 15/04 às 19h. Livre. Grátis. 85 minutos.

 

Reposição e Workshop Reflexos com Lucila Leão - Artes Visuais

"Reflexo, que resulta de reflexão, refletido. O que eu sou? O que você é? Eu sou somente meu ser? E você é apenas você? Eu sou você? Você sou eu? Quem é a realidade e quem é apenas um reflexo?".

| Casa de Cultura Guaianases. 16/04 às 10h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Dança em Quadrinhos com CIA AniMatrix de Dança - Dança

"Dança em Quadrinhos" é um espetáculo de danças urbanas fundidas com as culturas geek, nerd, otaku e otome. Onde são utilizados personagens de HQs, séries, filmes, animes e jogos eletrônicos; além de utilizar dos jogos cênicos, caracterização (cosplay), interpretações das características dos personagens escolhidos e muito humor durante a execução das coreografias.

| Casa de Cultura Guaianases. 16/04 às 11h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Estado de Risco com Exército Contra Nada - Circo

Nesse espetáculo, artistas circenses ocupam os espaços públicos para juntos se colocarem em estado de risco. Eles experimentam a partir da relação e do jogo com o público presente apresentar números de circo, criar sensações, poesia e música para a partir do risco suscitar o riso e nesse equilíbrio experimentar uma forma de tornar a vida mais leve.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 16/04 às 12h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Território Ademar com Renata Prado e DJ Thays - Dança

Território Ademar na área! Domingão de fluxo na Praça da antiga Feira Livre. Vamos ter MC Marks, apresentação e aula de passinho com Renata Prado e DJ Thays conduzindo o som, e pra encerrar vai rolar vários MCs do território se apresentando.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 16/04 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha de MC's do Projeto Funk SP com DJ Andrezinhu - Música

Dj Andrezinhu iniciou em 2013 a fazer seus primeiros bailes como Dj de Mc, tocava para uma dupla que chamava Mc 's Thi e cazinho, eram bem conhecidos em São Bernardo do Campo. Onde eram contratados para abrir apresentações de Mc 's. Com o Tempo a Dupla para a qual ele tocava se desfez. Em 2017 lançou seu primeiro set com vídeo clipe , Sempre Tocou também como Dj de XCDJ em bastante matinê em , 2020 Resolveu lançar uma música com MC Fabinho GK a música “ Toma cuidado com o golpe “ Rendendo a ele um Apelido de Andrezinho do Golpe , E recentemente em meados lançou o hit “ De volta no mundão “ com parceria com Mc Fabinho GK.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 16/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sanatório Apresenta - Música

Sanatório apresenta o seu segundo capítulo com a presença de LouCoala com sua performance e lírica avassaladora nos instrumentais de WRB Beats e dança envolvente de LCK FLOW, e toda a sensibilidade na voz de Medusa. Em um espetáculo totalmente versátil, Sanatório vem trazendo o melhor do BoomBap, Trap, Drill e Funk.

| Casa de Cultura Brasilândia. 16/04 às 15h. 12 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Dança em cadeira de rodas - Reggarte - Dança

O grupo ReggArt realizou em 2019 uma turnê pela cidade de São Paulo com recursos do Fomento a Cultura da Periferia, Musical Adoradores, com músicas autorais e independentes e dança de cadeira de rodas. Em 2020 o grupo se apresentou de forma online em datas comemorativas recebendo auxílio da Lei ALdyr Blanc. Em 2021 de forma online pelo Fomento VAI II, realizaram o Fórum de Cultura Inclusiva PCD, que abordava temas sobre acessibilidade e apresentaram 3 músicas de um novo trabalho que está em desenvolvimento.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 16/04 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Nimba com Trupe Benkady - Dança

Nimba vem experimentar timbres da natureza e uma diferente instrumentalização de percussão em cena. A dança é inspirada nos rituais cerimoniais dos povos da Guné; na cultura dessa região, a música e a dança fazem parte do cotidiano, como em batismos, iniciações, casamentos, e até trabalhos no campo.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 16/04 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Drill in Performance - Hip Hop

O Drill in Performance surgiu há cerca de dez anos na cidade de Chicago como um desdobramento do Trap e hoje é o gênero mais escutado no mundo, como proposta o formato de cinco artistas passarem por este evento é de trazer contigo suas performances atuais do movimento, dando continuidade a cultura em ascensão que vem sendo representada tanto pelo mainstream com artistas como Major RD, Leall, N.I.N.A e Young Ganni, quanto artistas precursores de outros países como Pop Smoke e Chief Keef.

| Casa de Cultura Brasilândia. 16/04 às 17h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Banda Namoral - Axé 90 - Cultura Popular e Tradicional

Formada em 2002 pelo guitarrista Adriano Maia ex-Banda Vagabundos, seu irmão o vocalista Anderson Guga Maia e seus amigos, nos teclados Fernando Pereira ex-Banda Vagabundos, o experiente músico Beto Vital (Grupo Sampa, Sensação, Fundo de Quintal...) e após algumas mudanças na formação em 2016 firmou o time com o baterista Victor Jaccomim (Banda Uai Tchê). Juntos eles estão na estrada com um repertório voltado aos grandes sucessos do Axé Music dos anos 90 e 2000. Entre eles Chiclete com Banana, Asa de Águia, Banda Eva, É o Tchan, Terra Samba, Jammil e uma Noites e muito mais..."

| Casa de Cultura Tremembé. 16/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Chico Britannic Rock com Absolute Queen Tributo - Música

A banda paulistana Absolute Queen Tributo foi fundada em 2019, com objetivo de trazer ao público brasileiro a magia do lendário quarteto formado por Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon; o repertório navega pelos principais hits, como Bohemian Rhapsody, Radio Gaga e We Are The Champions entre outros.

Nos figurinos, cada músico traz referências às diversas fases da banda britânica, com destaque ao vocalista Adauto Lee, cuja performance artística e vocal resgata os momentos memoráveis da banda, tornando o espetáculo uma grande celebração.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 16/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Território Ademar com MC Marks - Música

Território Ademar na área! Domingão de fluxo na Praça da antiga Feira Livre. Vamos ter MC Marks, apresentação e aula de passinho com Renata Prado e DJ Thays conduzindo o som, e pra encerrar vai rolar vários MCs do território se apresentando.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 16/04 às 18h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Gutto Maia - Música

Músico e produtor musical, buscando maior autonomia sobre seus projetos, Gutto Maia está trabalhando em sua primeira obra autoral de 2022. O disco “Aquela Canção” trará os Singles: “Lençóis”, “Me contagiou”, “O futuro chegou”, “Batuquero”, “Brisa do mar”, “Sossego”, “Papo Reto”, “Dondoca”, “Olha as minas”, “Pare um minuto”, entre outras".

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 16/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Orí de Trava com Sé da Rua - Intervenção Artística

Literatura marginal e vivência trans e travesti com a apresentação do álbum recém lançado: “Ori de Trava” e intervenções poéticas. O álbum e toda a produção musical da artista estão relacionados à cena literária marginal e às vivências trans e travestis de quebrada.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 16/04 às 19h. 16 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Chico Britannic Rock com Beatles 4Ever - Música

Beatles 4Ever apresenta as principais músicas do quarteto britânico The Beatles em um formato especial para as Casas de Cultura de São Paulo, em que o público poderá conferir esta apresentação diferenciada com muita emoção e alegria.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 16/04 às 20h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Projeto Nova Geração do Samba de São Paulo com Sté Oliveira - Música

Sté Oliveira canta Divas do Samba, com homenagem a diversas sambistas como Jovelina Pérola Negra, Alcione, Ivone Lara e Beth Carvalho, entre outras.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 16/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Território Ademar com Batalha de MC's do Projeto Funk SP - Música

Território Ademar na área! Domingão de fluxo na Praça da antiga Feira Livre. Vamos ter MC Marks, apresentação e aula de passinho com Renata Prado e DJ Thays conduzindo o som, e pra encerrar vai rolar vários MCs do território se apresentando.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 16/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Estado de Risco com Exército Contra Nada - Circo

Nesse espetáculo, artistas circenses ocupam os espaços públicos para juntos se colocarem em estado de risco. Eles experimentam a partir da relação e do jogo com o público presente, apresentar números de circo, criar sensações, poesia e música para a partir do risco suscitar o riso e nesse equilíbrio experimentar uma forma de tornar a vida mais leve.

| Casa de Cultura Guaianases. 18/04 às 11h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Sonzando na Natureza - Música

O som da música e o brincar com os elementos tradicionais da cultura indigena, traz novas canções e sonoridades além de relembrar e valorizar esta cultura em especial, no mês do abril indígena.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 18/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Dança e a Atenção Consciente em Movimento com Rubens Curi - Workshop

Será que as pessoas que dançam, profissionalmente ou de forma amadora, têm consciência desse total engajamento proposto pelo ato de dançar?

É possível um procedimento psico-corporal que possibilite ampliar tal vivência consciente, não só no ato de dançar, mas, também, nas ações da vida cotidiana? Quais as conquistas em termos de qualidade de movimento, de expressão e de comunicação que tal engajamento pode trazer? Para responder essas e outras perguntas, Rubens Curi ministra um workshop voltado para a sua percepção do corpo.

| Casa de Cultura São Rafael. 19/04 às 09h. 16 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Kayacuá - Consciência Indígena - Cultura Popular e Tradicional

Sarau indígena que apresenta uma visão da chegada dos jesuítas em nossas terras até os dias de hoje. Pajé Ingorar e convidados trazem seus conhecimentos sobre rituais e habilidade no preparo das medicinas das florestas herdados por seus ancestrais, levando também ao público músicas, danças, contação de história, poesias e entre outras linguagens artísticas de forma lúdica, como forma de aproximar o público da história e cultura indígenas.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 19/04 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sonzando na Natureza - Passeio pela primeira infância (com libras) - Música

O espetáculo apresenta o som da música e o brincar com os elementos tradicionais da cultura indígena trazendo novas canções e sonoridades, também relembrando e valorizando a cultura em especial no mês do abril indígena.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 20/04 às 10h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dança Dentro com Cia. Menina Fulô - Dança

Cia. Menina Fulô desenvolve uma pesquisa direcionada para a primeira e segunda infância e com o espetáculo “Dança Dentro” investiga o início da vida em seus movimentos e sonoridades. A primeira movimentação do ser, ainda no ventre, sua relação com a mãe, seus gestos e sons inspiram jogos e brincadeiras cênicas que vão sendo construídas com as crianças participantes desse espetáculo de dança brincante.

| Casa de Cultura São Rafael. 20/04 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

A dança e a atenção consciente em movimento com Rubens Curi - Dança

Será que as pessoas que dançam, profissionalmente ou de forma amadora, têm consciência desse total engajamento proposto pelo ato de dançar?

É possível um procedimento psico-corporal que possibilite ampliar tal vivência consciente, não só no ato de dançar, mas, também, nas ações da vida cotidiana? Quais as conquistas em termos de qualidade de movimento, de expressão e de comunicação que tal engajamento pode trazer? Para responder essas e outras perguntas, Rubens Curi ministra um workshop voltado para a sua percepção do corpo.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 20/04 às 18h. 16 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Os Saltimbancos com O mundo imaginário - Teatro Infantil

Centrada em valores humanistas para desenvolver a autonomia, o respeito e a ética, os animais - jumento, cachorro, galinha e gata - fogem em busca de uma vida melhor. A música transforma a diversidade em amizade e cooperação.

| Casa de Cultura Butantã. 21/04 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Gran Circo Tico com Cia. Dupla D2 de Palhaçaria - Teatro Infantil

O espetáculo narra a história do encontro dos Palhaços Billie e Quitinha, no qual eles perceberam que podem criar o espetáculo de circo “O Gran Circo Tico”, como possibilidade de conseguirem vencer o inimigo que eles possuem em comum: a fome.

| Casa de Cultura Brasilândia. 21/04 às 14h30. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Espetáculo Solo “Infame" com Gabriela Pina - Dança

“Infame” é um espetáculo solo da dançarina Gabriela Pina construído originalmente como seu TCC de dança, propondo a discussão do lugar da mulher no mundo, trazendo como referência de disrupção a figura da Pombagira. Estudo e criação da dançarina, o espetáculo critica o arquétipo frágil e dependente a que são atribuídas às mulheres e propõe a adoção de uma imagem forte, imponente e transgressora como símbolo de sua revolução pessoal.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 21/04 às 16h. 14 anos. Grátis. 50 minutos.
 

 

Espetáculo Saladinha de Chita com Balé Popular Cordão da Terra - Apresentação Infantil

Tudo começou com a tentativa do romântico e atrapalhado Jeremias de resgatar seu namoro com a bela e perspicaz Assucena. Tudo perfeito! Mas os pombinhos não contavam com a chegada de Coronela Theodora - mãe de Assucena – que chega pra botar ordem na casa e o que parecia ser mais um namorico de bairro, acaba se tornando um dos casamentos mais improvisados e alegres de que se tem notícia!

O casório termina e dá lugar a um grande baile com direito a quadrilha, narrador e banda ao vivo, convidando o público a cair na dança e festejar o São João. Com um repertório divertido e interativo, o Balé Popular Cordão da Terra apresenta sua releitura do tradicional Casamento Caipira inspirado no Teatro Mambembe e nos grandes bailes de São João.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 21/04 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Paraíba Profunda com mestra Penha Cirandeira - Cultura Popular e Tradicional

Tocadora de zabumba desde criança, Mestra Penha aprendeu a cantar ciranda e aboiar versos indo trabalhar na roça. Sempre na companhia de seu pai e mestre que a levava para todas as festas da região, Penha passou a ser uma das maiores referências de zabumbeiras ainda na adolescência.

Penha Cirandeira faz o espetáculo Paraíba Profunda, trazendo consigo os encantamentos aprendidos ao longo da vida e que ainda estão presentes nos ensinamentos de sua família. Entre cocos, toadas, cirandas e pontos de Jurema, Penha e seus filhos trazem a voz potente de uma mulher mestra, mãe e rezadeira que nunca pisou numa escola, mas que é herdeira de uma pedagogia ancestral.

| Casa de Cultura Butantã. 21/04 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Rock Story com Coverhead - Música

A banda Coverhad realizará uma apresentação musical com cover dos clássicos do rock and roll e sucessos que fizeram parte dos anos 80 e 90, trazendo uma performance de palco contagiante para o público.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 21/04 às 17h. 12 anos. Grátis. 120 minutos.

 

Silvan Galvão, mestre do Carimbó - Cultura Popular e Tradicional

Silvan apresenta nos palcos um trabalho autoral que explora, além do carimbó, um panorama de ritmos da cultura popular da Amazônia, tanto em formações instrumentais contemporâneas (com bateria, guitarra e baixo), quanto em formação “pau e corda” (banjo, percussão e sopro).

Além dos espetáculos, Silvan ministra oficinas de percussão e dança do carimbó e outros ritmos tradicionais da Amazônia, que já percorreram Museus, Centros Culturais e Universidades de países como: Argentina, Bolivia, Chile e Uruguai, e que acontecem regularmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

| Casa de Cultura Butantã. 21/04 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Balanceiro com Tibless - Cultura Popular e Tradicional

Serão interpretados os maiores sucessos do cantor Tibless com uma nova roupagem e expressividade, levando para o palco um samba-rock com balanço, swing e cheio de riqueza cultural, apresentando canções autorais e regravações da Banda Vitrola 70, que por ele foi idealizada. Mais que um espetáculo, a apresentação é uma maneira de manter viva as raízes dessa cultura da periferia paulista com o projeto “Balancero”, que tem em sua essência reviver os bailes dos anos 70, samba-rock, passinho, dança de salão e black music com ritmos e balanços inconfundíveis, poesia inenarrável, swing e diversidade.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 21/04 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

A Dança e a Atenção Consciente em Movimento com Rubens Curi - Workshop

Será que as pessoas que dançam, profissionalmente ou de forma amadora, têm consciência desse total engajamento proposto pelo ato de dançar?

É possível um procedimento psico-corporal que possibilite ampliar tal vivência consciente, não só no ato de dançar, mas, também, nas ações da vida cotidiana? Quais as conquistas em termos de qualidade de movimento, de expressão e de comunicação que tal engajamento pode trazer? Para responder essas e outras perguntas, Rubens Curi ministra um workshop voltado para a sua percepção do corpo.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 22/04 às 10h. 16 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Brasilidades é brincando que a gente se entende com Cia Rabo de Cutia - Contação de Histórias

Nesse espetáculo vamos passar por cada região brasileira descobrindo contos, lendas, folguedos, poesias e muita brincadeira que entoam a cultura típica de cada região. Junto com o mapa do Brasil, nossa imaginação vai nos levar a entrar na Amazônia junto aos povos originários com uma lenda indígena, brincar com o Bumba meu Boi no Nordeste, cantar o Tangolomango da onça pantaneira, e também explodir com a poesia de Cecília Meireles no Sudeste e brincar com a Bernunça no Sul.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 22/04 às 13h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Carimbó Dance com Romildo - Música

Romildo é um cantor paulistano que traz suas raízes musicais indígenas, refletindo no carimbó e lambada. O artista irá realizar uma apresentação animada juntamente com seus integrantes, mostrando através da música suas raízes indígenas.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 22/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brigada Da Sul - Música

O grupo Brigada Sul foi criado nas periferias de São Paulo e formado através de uma junção de quatro integrantes no ano de 1999, o nome do grupo teve inspiração de uma faixa de uma das obras, o disco “Alvos da Lei”.

Com mais de vinte e dois anos de atuação, o grupo traz agora uma apresentação com uma pegada gangster mais atual com um pouco do Rap nacional, músicas autorais e apresentação de novos lançamentos, além de letras de reflexão que contagiam e trazem um impacto para seu público, abordando a cultura do Rap/Hip Hop mais a performance da Dee Jay e Claudia Werneck.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 22/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Conto da Menina Japinim com Coletivo Cafuzas - Contação de Histórias

“Moro com a floresta, bem dentro dela e ela vive dentro de mim. Eu era gente, gente do nosso povo, agora vou contar como virei passarinho japinim”. Brincando de ser Menina Japinim, as narradoras se revezam nessa brincadeira, contando as aventuras vividas por uma criança indígena que, certa vez, saiu de sua aldeia e voou para paisagens desconhecidas. O Coletivo Cafuzas convida o público a trilhar esse percurso cheio de descobertas. Esta apresentação é baseada no livro “Menina Japinim”, de Ana Miranda.

| Casa de Cultura Brasilândia. 22/04 às 15h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Leve Contrapeso com Circo Bem Boladão - Teatro Infantil

Pixuxu e Saracutica resolvem criar uma apresentação, inspirados pelos grandes artistas do circo, tomam a frente do picadeiro mostrando tudo o que sabem. Realizam diversas acrobacias, peripécias com monociclo, malabares e chicote que rasga tudo em segundos e com muito suspense procuram ajuda para realizar o truque final.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 22/04 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Bandemanda - Música

Bandemanda fará uma apresentação com duração de 60 minutos com o intuito de trazer reflexão e diversão para seu público. Com músicas que falam desde a medicina natural dos povos tradicionais brasileiros, até sobre o cotidiano vivido por nós. Com músicas nacionais e da própria autoria propagando a cultura musical brasileira, através de ritmos caribenhos, forró raiz, maracatu, dentre outros.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 22/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DIMAK – Isso Aqui É Minha Vida - Música

O artista trará músicas inéditas, além de mostrar sua interação com público através de poesias mais expressivas, que vem da cultura do slam, e também irá apresentar na ocasião a oficina de Mc’s 360.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 22/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile Black Itaim com Dj Tonis Costa - Música

DJ Tonis Costa leva o público a dançar ao som do melhor sambalanço, funk soul e samba rock nacional e internacional.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 22/04 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Izzy Gordon - 30 Anos - Música

Com trinta anos de carreira e quatro discos lançados, Izzy faz um manifesto musical que traz capítulos com a história da libertação, emancipação e reverenciais, banhado a samba-jazz, blues, ragtime, bossas, samba e afins, um tratado com a música negra.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 22/04 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Kaali - Música

Kaali é rapper, arte educadora, mãe e tem como principal incentivador “Nelson Triunfo” que acreditou em seu potencial e a levou a grandes apresentações com artistas como: Flora Matos e Mano Brown.

Aos 28 anos a rapper paulistana se prepara para lançar seu álbum de estreia como primeira mulher a participar da batalha da Led em Osasco SP, participando de diversos projetos. Os mais recentes são a música e o clipe “Caminhos” que a fez ganhar visibilidade internacional.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 22/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

ÌYÁ - Carinho, Amparo e Benção - Dança

"Por meio de um samba dançado onde Dialético vem fazer tributo em vida a sua mãe e sua avó, duas mulheres pretas e periféricas que como muitas outras honram-se nos honrando ao serem metáforas vivíssimas de suas ancestrais como Mahin, as Candaces, Isis, Dandara, Rainha Nzinga, Teresa de Benguela dentre outras grandes mulheres negras."

| Casa de Cultura São Mateus. 22/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tributo à Elza Soares com Tunuka - Música

Tunuka apresenta um espetáculo especial em homenagem à eterna Elza Soares. A cantora e compositora tem voz e estilo únicos que acompanhada por sua banda faz uma apresentação repleta de clássicas releituras e composições próprias com influências da música negra brasileira, passeando entre ritmos que nos surpreendem e arrebatam.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 22/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tributo à Nina Simone com Viviane Pitaya - Música

Pitaya seleciona os maiores sucessos de Nina Simone em uma nova roupage, que mistura do groove baiano ao Hip Hop jazziado. Viviane Pitaya, nascida em Salvador (BA), é cantora, compositora, atriz, produtora cultural e idealizadora da iniciativa Frequências Preciosas, um projeto de ações para difundir cantoras negras e indígenas do Brasil.

Suas canções abordam vivências do cotidiano, existencialismo, questões sociais, liberdade da mulher e o amor de uma forma leve e tragicômica regada de uma fusão entre estilos como nova mpb, soul, reggae e rock.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 22/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Isso é coisa de Baile com Walmir Borges e Banda - Música

No espetáculo "Isso é coisa de baile", Walmir Borges revista o legado da música negra brasileira dos anos 70 e 80, homenageando grandes mestres como Jorge Ben Jor, Bebeto, Originais do Samba, Luis Vagner, entre outros. Além de trazer algumas novidades, cantando alguns grandes sucessos, na levada do samba rock.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 22/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bike Livro com Malas Portam - Recital de poesia e literatura Slam

Três artistas chegam ao local com sua bicicleta e seus alforjes carregados de livros, quadras populares e diversas poesias; onde aos poucos vão retirando os livros e dando início a nossa viagem pelo mundo das palavras e da imaginação, também trazendo uma peneira recheada de poesias, quadras populares e literatura infantil.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 23/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa das Frô - Dança

Em comemoração ao Dia da Dança, a Casa das Frô leva à Casa de Cultura do Butantã um baile-intervenção dançante, cheio de dengo, xodó e xamego, com a presença mais que especial de uma DJ convidada, trazendo em seu set o melhor do forró e das brasilidades. Além da discotecagem, o evento contará com momentos de performance/ apresentação das artistas e vivências de passos e coreografias, para que o público interaja e se divirta do começo ao fim.

| Casa de Cultura Butantã. 23/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Meu querido samba com Beto Guilherme - Música

O projeto “Alô Comunidade” é o novo projeto do cantor e compositor Beto Guilherme em parceria com Carica Sensação, em composição que trata de um samba que traz a realidade das comunidades e a integração social. Uma gravação com participação de Carica Sensação e do Pinha Presidente, integrante do Exaltasamba.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 23/04 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Estado de Risco com Exército Contra Nada - Circo

Nesse espetáculo, artistas circenses ocupam os espaços públicos para juntos se colocarem em estado de risco. Eles experimentam a partir da relação e do jogo com o público presente apresentar números de circo, criar sensações, poesia e música para a partir do risco suscitar o riso e nesse equilíbrio experimentar uma forma de tornar a vida mais leve.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 23/04 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Soniquete - Sara Peper

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 23/04 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Os Saltimbancos com Balaio Darte - Teatro Infanto-juvenil

A peça "Os Saltimbancos" é centrada em valores humanistas para desenvolver a autonomia, o respeito e a ética quando os animais - jumento, cachorro, galinha e gata - fogem em busca de uma vida melhor. A música transforma a diversidade em amizade e cooperação.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 23/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró de Buteco com Carlos Mais - Música

Nascido em São Paulo capital, cantor de 44 anos sendo mais de 20 anos trabalhando com a arte (música), Fábio Carlos mais conhecido por seu nome artístico - Carlos Mais, colabora com sua voz em ritmos contagiantes da música brasileira, como: sertanejo, forró, pizeiro, xote, mpb, entre outros.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 23/04 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Quadras Encantadas com Cia Terezinha - Intervenção Artística

Nesta proposta, a Cia Terezinha constituída por um trio de artistas, passeia pelos locais escolhidos, sejam espaços internos ou externos, munidos de quadrinhas que são pequenos versos e muita música instrumental.

Uma flauta transversal, um guarda-chuva decorado com fitas e pequenos poemas, além de um sussurrador de versos, feito com cano de conduíte, compõem a performance visual, oferecendo ao público, versinhos e quadras ao pé do ouvido.

| Casa de Cultura São Rafael. 26/04 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Show Luiz Sol Do Sertão com Trio Banda da Jaca - Cultura Popular e Tradicional

Apresentação popular com a “Banda da Jaca” que canta a trajetória musical, importância e inventividade de Luiz Gonzaga. Com os ritmos que lhe influenciaram e que fazem parte de sua obra: xote, xaxado, baião e coco, mostrando toda a majestade do nosso Rei do Baião que é uma luz no sertão nordestino e um dos artistas mais completos da música popular brasileira.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 29/04 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

 NDEE NALDINHO

l Casa de Cultura Municipal de São Mateus. 29/04 às 21h. Livre. Grátis.

 

ONNIKA

l Casa de Cultura Municipal Hip Hop leste. 29/04 às 19h. Livre. Grátis.

 

KYAN

l Casa de Cultura Municipal Hip Hop leste. 29/04 às 19h50. Livre. Grátis.

 

Tasha & Tracie

l Casa de Cultura Municipal Hip Hop leste. 29/04 às 21h. Livre. Grátis.

 

Brasilidade - Apresentação Infantil

A encenação do espetáculo “Brasilidade” traz histórias, músicas e danças populares de cada região, utilizando-se da sua narrativa de bonecos e jogos cênicos. Trançando esta grande colcha de retalhos, vamos construir a nossa brasilidade e desvendar os muitos encantos do nosso país numa montagem lúdica e interativa, convidando a plateia para brincar, voar e se encantar.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 28/04 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo Solo “Infame" com Gabriela Pina - Dança

“Infame” é um espetáculo solo da dançarina Gabriela Pina construído originalmente como seu TCC de dança, o espetáculo propõe a discussão do lugar da mulher no mundo, trazendo como referência de disrupção a figura da Pombagira.
O espetáculo critica o arquétipo frágil e dependente a que são atribuídas às mulheres e propõe a adoção de uma imagem forte, imponente e transgressora como símbolo de sua revolução pessoal.

| Casa de Cultura São Rafael. 28/04 às 14h. 14 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Brincares: fazendo música com bebês com EmCanto - música e brinquedos cantados - Música

Um convite ao adulto e ao bebê para conhecerem e experienciar as músicas e brincadeiras da primeiríssima infância; uma apresentação musical voltada aos bebês e seus cuidadores, onde a criança participa e faz parte do espetáculo, um passeio pelas brincadeiras cantadas da cultura popular.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 28/04 às 14h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Paraiba Profunda com mestra Penha Cirandeira - Cultura Popular e Tradicional

Mestra Penha Cirandeira vem cantar em casa, trazendo ancestralidade e cultura popular para o palco do Panelafro.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 28/04 às 21h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Violas com Elas - Música

Com mais de 10 anos de carreira, “Violas com Elas” já vem se apresentando em várias casas de espetáculos pelo Brasil. Com vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o "Revelando São Paulo" em 2021.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 28/04 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Winter Guard Show com Grupo de Dança Hermes - Dança

O Grupo de Dança Hermes Winter Guard tem como objetivo misturar arte e esporte em uma única apresentação, trabalhando com técnica, ações artísticas e movimentos tendo como referência grupos internacionais. Há 4 anos consecutivos o grupo participa de campeonatos com resultados surpreendentes na modalidade - a apresentação será feita no quintal da Casa de Cultura.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 28/04 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Tributo a Chico Science e a Nação Zumbi - Música

Ciência de Chico traz um tributo à obra de Chico Science & Nação Zumbi, banda que foi o expoente máximo do movimento artístico e cultural Manguebeat.

| Casa de Cultura São Mateus. 28/04 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Arcanjo Ras celebra - Música

Com mais de 20 anos de carreira, o cantor Arcanjo Ras volta a se apresentar no primeiro palco de sua vida, a Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Esse evento conta com a presença de alguns artistas que fizeram parte da sua trajetória musical. Conhecido como um dos pioneiros do reggae brasileiro, Arcanjo promete trazer seus primeiros sucessos que até hoje tocam nas mais conhecidas noites de São Paulo.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 28/04 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Habilidades e Alopração com Irmão Figura - Teatro Infanto-juvenil

Irmão acrobatas se metem em muitas confusões, com acrobacias, malabarismos e muita palhaçaria.

| Casa de Cultura Butantã. 29/04 às 12h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Cavaco e sua pulga com Caravana Tapioca - Teatro Infanto-juvenil

Transportando o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas, o espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades nunca antes vistas.

Já Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade, ao melhor estilo brincante do artista popular, e assim é estabelecido um jogo de interação e improvisação com a plateia, que participa do espetáculo até o final, esperando a incrível pulga ser lançada do canhão para o espaço sideral.

| Casa de Cultura Butantã. 29/04 às 13h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Tributo ao Dj Heliobranco com Rose MC - Hip Hop

Rose MC é uma rapper, cantora e compositora de São Paulo. Um espetáculo do verdadeiro hip hop brasileiro, onde a MC mescla seu repertório de composições próprias e grandes hits do rap nacional, com um tema em comum: orgulho de ser mulher negra periférica no Brasil.

Na sua apresentação, a vibe positiva é uma experiência cultural onde homens e mulheres podem dançar, cantar e refletir sobre o nosso lugar no Brasil e no mundo. Um espetáculo diverso: do Boom-bap ao Trap, passando pelo Original Funky e tirando uma onda na batida do Drill.

| Casa de Cultura Tremembé. 29/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo de circo leve e contrapeso com Cia Circo Bem Bolado - Teatro Infanto-juvenil

"Neste espetáculo cheio de habilidades e brincadeiras, a dupla de palhaços Pixuxu e Saracutica revela suas dificuldades através de cada especialidade circense, trazendo para a cena questões como a parceria, os protagonismos negro e feminino, além de habilidades circenses, como acrobacias, malabares, monociclo e manipulação do chicote."

| Casa de Cultura Butantã. 29/04 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Girança com Batakerê - Dança

Girança é um espetáculo que expressa a beleza da música, da dança, das brincadeiras afro-brasileiras, corpos políticos periféricos dando continuidade aos saberes ancestrais. As vozes, os sons das afinações dos instrumentos, as caminhadas para lá e cá preparando o espaço para que as expressões sejam manifestadas de forma acolhedora e que cada uma/um se sinta parte, vai conectando quem por ali passa.

Aos poucos a música vai ganhando ecoando, os corpos vão se manifestando, o povo vai se achegando, a roda se formando trazendo para perto as pessoas presentes. A cada parada uma dança, uma música conectando com o lugar. A girança segue, fazendo o povo circular pelos espaços vividos, finalizando com um grande espetáculo percussivo para todo mundo dançar.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 29/04 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Cartas para Ele com Corpo Molde - Dança

“Cartas para Ele” é um espetáculo inédito em processo de construção desde o período de isolamento social, onde o corpo humano passou por diversas modificações. Uma reflexão do reaprender a viver e de trazer o olhar de autoconhecimento.
A proposta consiste nesse reconectar ao mundo, através da compreensão das diversas formas de se relacionar em contexto social, pessoal e afetivo, em memória às relações afetuosas, enquanto mundo, tateando o que se pode alcançar no futuro enquanto seres humanos em vivências diárias.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 29/04 às 16h. 16 anos. Grátis. 40 minutos.

 

Show com Adriana Farias - Música

Mesclando composições próprias com clássicos consagrados da música caipira, a apresentação chega com a proposta de ser um elo entre o tradicional e o moderno. Explorando não só a viola como também o berrante, violão e sanfona, mesclando arranjos modernos e prazerosos. Além de homenagear a mulher na música raiz como : Inezita Barroso, As Irmãs Galvão, Helena Meireles e outras.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 29/04 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

A Fabulosa Labalaba com Associação Conviver - Intervenção Artística

De uma forma lúdica e encantadora a larva Labalaba transcorre por inúmeras situações de rejeição, transformando-se numa linda borboleta e nesse processo, transformando todos ao seu redor. Com pitadas de humor, o espetáculo convida de forma descontraída à reflexão e provoca a plateia na sua razão e emoção. A peça tem como ambiente a floresta amazônica.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 29/04 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Vogue for Life convida - Performance

Para essa Edição do Vogue For Life preparamos um encontro com Coffee Break e interação entre as pessoas presentes, como uma forma de trocar vivências e histórias entre a Comunidade LGBT+. Logo após iniciaremos uma discotecagem com o microfone aberto onde podem rolar intervenções, slam, rimas e pista livre.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 29/04 às 17h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

 

Sarau Memória de Terreiros

| Casa de Cultura Cidade Ademar. 29/04. Livre. Grátis.

 

Cia Caracaxá com Maracatu de Baque Virado

| Casa de Cultura Cidade Ademar. 29/04. Livre. Grátis.

 

25 Anos do Grupo FM Brasil - Música

A ideia da apresentação é realizar o projeto samba e cultura com os artistas que estão completando 25 anos de formação. FM BRASIL será um caminhar musical dentro deste ritmo que expressa as nossas origens com músicas que marcaram nossa memória afetiva.

| Casa de Cultura Tremembé. 29/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile no Vera com Arteiros - Música

Unindo talentos distintos dentro do funk e complementares, o baile “No Vera” chega para agitar com o intuito de conhecer e de se aproximar de Mc's do território do Vera Cruz, que tem a proposta de ser palco para estes artistas, através do microfone aberto que além de celebrar a cultura de sonoridades e possibilidades do funk, é um lugar em que se concretiza e realiza sonhos dentro da periferia.

| Casa de Cultura São Rafael. 29/04 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Bandemanda - Música

Bandemanda fará uma apresentação com o intuito de trazer reflexão e diversão para seu público. Com músicas que falam desde a medicina natural dos povos tradicionais brasileiros, até sobre o cotidiano vivido por nós. Com músicas nacionais e músicas de própria autoria propagando a cultura musical brasileira, através de ritmos caribenhos, forró raiz, maracatu, dentre outros.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 29/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo Solo “Infame"com Gabriela Pina - Dança

“Infame” é um espetáculo solo da dançarina Gabriela Pina construído originalmente como seu TCC de dança, o espetáculo propõe a discussão do lugar da mulher no mundo, trazendo como referência de disrupção a figura da Pombagira.
O espetáculo critica o arquétipo frágil e dependente a que são atribuídas às mulheres e propõe a adoção de uma imagem forte, imponente e transgressora como símbolo de sua revolução pessoal.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 29/04 às 19h. 14 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Show 50+Musical Edith Veiga - Música

Nos anos 70, Edith atuou e gravou muitos discos, (inclusive a música sempre pedida “Eu Te Amei, Eu Te Amo, Eu Sempre de Amarei” de 1976), além disso, frequentou os principais programas de televisão, tais como “Almoço com as Estrelas”, “Globo de Ouro”, “Silvio Santos” e “Chacrinha” que carinhosamente a apelidou de “As Pernas Que Cantam”.

No início 80 se apresentou no famoso Carnegie Hall, dos EUA, e gravou dois clipes para o “Fantástico” (da TV Globo), diretamente de Nova York, com as canções “Fim de comédia”, e “Não lhe quero mais”.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 29/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

CORRE com Cia Palhadiaço - Teatro Infanto-juvenil

Priscyla Kariny, Rogério Nascimento e Kauan Scaldelai dão vida a entregadores de aplicativo que vivem “no corre” pela cidade. Em vez de motos, se locomovem com patins, patinetes, uma pequena bicicleta/ patinete, uma pequena bicicleta e até perna de pau. Exaustos, discutem sua situação e planejam um levante. Palhaçaria, malabares, mágica e acrobacias com uma trilha sonora variada têm grandes chances de trazer diversão!

| Casa de Cultura Butantã. 30/04 às 12h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Amatur com Daniel Satin - Teatro Infanto-juvenil

Do encontro entre Satin e o público nasce uma cumplicidade. A intenção deste jogo é a diversão mútua, esquecer as adversidades da vida e rir, sobretudo rir. Este pequeno circo está cheio de grandes segredos e surpresas: objetos voadores, lenços mágicos e aros hipnotizantes.

| Casa de Cultura Butantã. 30/04 às 13h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Biruta, Nua e Crua com Circo Nenúrio - Teatro Infanto-juvenil

Espetáculo solo de malabarismo de uma palhaça com personalidade biruta.

| Casa de Cultura Butantã. 30/04 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Festa Pegada SR - Performance

A Festa Pegada SR é uma festa tradicional na Zona Leste de São Paulo. Todo mundo conhece ou já deve ter ouvido falar, o Samba Rock é um ritmo musical e estilo de dança, que teve início nos bailes da periferia de São Paulo na década de 1950, se desenvolvendo e se modificando ao longo do século XX. E se tornou patrimônio imaterial da Cidade São Paulo, não poderia faltar essa homenagem na Casa de Cultura São Mateus.

| Casa de Cultura São Mateus. 30/04 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

As Histórias de Bené com Trupe Arlequinos e Colombinas - Teatro Infantil

O espetáculo apresenta uma trupe de circo recheada de contos que chega à cidade Livraria do Norte e conta a história de Benê, uma criança que não gosta de ler e tem dificuldade para se comunicar. Benê então mergulha em um livro mágico e se depara com contos populares de tradição oral disseminados em diversas regiões do Brasil. Ela aprende que os livros e o aprendizado de novas linguagens podem ser sua ponte para o futuro e o conhecimento.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 30/04 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

As pegadas do Kurupira com Flying low - Dança

Inspirado no folclore e desenvolvido a partir de entidades indígenas e africanas, o espetáculo “As Pegadas do Kurupira” é resultado da pesquisa sobre lendas folclóricas e lendas encantadas, com manifestações que se expressam por meio da dança breaking e o estudo do corpo.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 30/04 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Forró com Rabeca com Banda Sarrabulho - Música

Antes da sanfona, já havia muito forró de Rabeca sendo feito pelo sertão - valendo-se dessa fala de Luiz Gonzaga para apresentar o espetáculo que vai de Beatles à Jackson do Pandeiro, passando pelos anos 70 com “Secos e Molhados” e chegando até os forrós mais atuais e de sucesso.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 30/04 às 17h. Livre. Grátis. 70 minutos.

 

MURICA

l Casa de Cultura Municipal Hip Hop leste. 30/04 às 17h. Livre. Grátis

 

ALL ICE

l Casa de Cultura Municipal Hip Hop leste. 30/04 às 19h. Livre. Grátis

 

KAYBLACK

l Casa de Cultura Municipal Hip Hop leste. 30/04 às 21h. Livre. Grátis

 

Meu canto: com Felipe Somália - Música

Felipe Somália traz um repertório recheado de grandes sucessos do mundo do samba. Sambista da nova geração, Felipe Somália é do território de São Mateus, Zona Leste de São Paulo, com uma década de carreira, Felipe desfila versatilidade, um timbre de voz diferenciado, muito swing, entregando tudo. No repertório, podemos conferir,além de canções autorais, sucessos de grandes nomes do samba, como Reinaldo, Arlindo Cruz e Sombrinha, Jorge Aragão, Roberto Ribeiro, Exaltasamba, D. Ivone Lara, Beth Carvalho, entre outros. Um grande espetáculo de samba Felipe Somália vai entregar para o público.

| Casa de Cultura São Mateus. 30/04 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Espetáculo Solo “Infame" com Gabriela Pina - Dança

“Infame” é um espetáculo solo da dançarina Gabriela Pina construído originalmente como seu TCC de dança, o espetáculo propõe a discussão do lugar da mulher no mundo, trazendo como referência de disrupção a figura da Pombagira.
O espetáculo critica o arquétipo frágil e dependente a que são atribuídas às mulheres e propõe a adoção de uma imagem forte, imponente e transgressora como símbolo de sua revolução pessoal.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 30/04 às 18h30. 14 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Bem ti vi Trio Harmonia - Cultura Popular e Tradicional

O trio começou em 1990 na cidade de São Paulo se apresentando em várias casas de forró na cidade e no interior. Atualmente o Trio é formado por Benedito Alves Fernandes - o Bem Ti Vi do Forró (acordeon), João da Rocha (triângulo) e o Batoré Carlos Ferreira (zabumbeiro) e vem se apresentando nas casas e espaços de cultura nordestina na cidade.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 30/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Claudinei do Acordeon - Cultura Popular e Tradicional

Claudinei do Acordeon, nascido em 1975, foi criado na Bahia e já tocou em bandas regionais. Já foi tecladista de grupos musicais na Bahia, além de se apresentar também em Piauí, Minas e Tocantins.

Na cidade de Osasco, zona norte, teve um grupo musical, mas hoje segue carreira solo como sanfoneiro.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 30/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.