Circuito Municipal de Cultura 2023: Programação de Abril

Confira a programação completa

Cálice - Coletivo Mariás

Circo

Das entranhas da terra pulsa um sumo quente e voraz. Esse fluxo percorre as profundezas do mundo gerando e gestando vida por onde passa. Dádiva confiada às seivas das plantas, aos rios e mares, aos ciclos da lua e ao Ser Mulher. Esse corpo que sangra, nutre, gera vida e tem o dom de curar. Esse corpo ambíguo que é forte e frágil, firme e gentil, profano e sagrado. Esse corpo que pulsa ao toque do tambor e que a cada batida se conecta direto com o coração da terra. A Coletiva Mariás tem o prazer de apresentar Cinco corpos que sangram. Infinitas almas ancestrais. Em um único corpo cênico: Cálice.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Dia 01/04 às 20h.

| Centro Cultural Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. Dia 02/04 às 16h.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 26/04 às 21h.

 

Origens do Brasil - Cia de Achadouros

Teatro

Origens do Brasil é uma produção da Cia. de Achadouros que traz à cena releituras de histórias de diversas culturas brasileiras. Através da narração oral, manipulação de objetos e sonoridades, conta de maneira lúdica, poética e divertida passagens que ilustram a diversidade, a cultura, as paisagens e personagens deste vasto território chamado Brasil.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. Dia 01/04 às 15h.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Rua Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio. Dia 06/04 às 15h.

| Casa de Cultura São Mateus. Rua Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho. Dia 11/04 às 10h.

| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz. Dia 13/04 às 14h.

 

O Macaco e a Boneca de Piche - Centro Teatral Etc. e Tal

Teatro

Marcio Moura e Álvaro Assad atuam nesta obra para crianças que subverte as prerrogativas do Teatro Infantil.

Confrontando o que é considerado “correto” ou “inadequado” para os pequenos espectadores o grupo leva ao público uma envolvente trama livre inspirada no conto popular ' O Macaco e a Velha'. Marcio Moura dá vida a personagem que não está no título mas que comete loucuras por um apetitoso cacho de bananas até que um Macaquinho esperto resolve comer todas as frutas de sua bananeira no quintal; furiosa Dona Velha decide dar uma lição no bichano, aprontando juntamente com o Narrador, um plano infalível… quase perfeito.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. Dia 01/04 às 16h.

| Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. Dia 06/04 às 15h.

| Casa de Cultura Municipal de Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. Dia 11/04 às 14h.

| Casa de Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. Dia 12/04 às 10h.

 

Espetáculo Monotrux

Circo

A Cia Monotrux nasce em 2018 através de Pesquisas envolvendo Circo de Rua e Máscaras Cômicas. A união de Wandré Gouveia - Idealizador do Circo de Québra e pesquisador de Teatro Físico, e de Fernando Martins - Coordenador e Diretor do Centro de Pesquisa da Máscara inspirou a criação do Espetáculo Monotrux; Primeiro trabalho realizado pela Cia. Este projeto envolve uma pesquisa da dramaturgia circense, visando explorar como se dão as gags, números e habilidades circenses dentro desta narrativa, que irá compreender a aventura deste Palhaço andarilho em um cenário pós-apocalíptico LOW-TECH.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 01/04 às 19h.

| Casa de Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. Dia 05/04 às 14h.

| Centro Cultural Cidade Tiradentes. Rua Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes. Dia 06/04 às 14h.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Lapa . Dia 12/04 às 14h.

| Centro Cultural Vila Formosa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa, São Paulo. Dia 29/04 às 16h.

 

Canto de Alerta: Samba Manifesto - Adriana Moreira

Show musical

O show Canto de Alerta – Samba Manifesto conta com a direção musical de Pedro Moreira, nele Adriana apresenta um repertório composto por obras inéditas, que serão gravadas em seu terceiro álbum, Roda e releituras que ecoam a força de quem é fruto e raiz do Samba, da ancestralidade de África e Brasil. Acompanhada por 6 excelentes músicos, Adriana assume um novo formato, que acompanha sua evolução sonora.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Santo Amaro/Júlio Guerra. Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro. Dia 01/04 às 15h.

| Centro Cultural Vila Formosa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. Dia 29/04 às 20h.

 

Nega Duda canta Clementina de Jesus

Show musical

Rainhas Negras que se encontram na diversidade e no contexto em que se apresentam ao mundo, Rainha Quelé e Nega Duda dialogam entre si, independentes da temporalidade, em suas representações artísticas, religiosas e na vivência diária. Suas representações religiosas caminham entre o Catolicismo de Quelé e o Candomblé de Nega Duda. Ambas dividem a mesma experiência como domésticas, enquanto artistas foram convidadas a viajar pelo mundo representando grupos culturais tradicionais; Rainha Quelé e Nega Duda têm em suas trajetórias a coincidência presenteada pela vida e o asè dos/as Orixás. Esse projeto musical vem oferecer de forma única um momento especial e importante para o público presente: ouvir a inesquecível produção musical de Clementina de Jesus através da voz de Nega Duda.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. Dia 01/04 às 20h.

 

Ubu Rei - COMMUNE

Teatro

A ação passa-se na Polônia, ou seja, em lugar nenhum, como o próprio Jarry afirmou na apresentação da peça. Ubu é um personagem monstruoso, despótico, corrupto e sem escrúpulos e homem da confiança do Rei. No entanto, manipulado pela esposa, assassina o Rei Venceslau e usurpa o trono polonês. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência! Exercendo o poder de forma brutal e sanguinária ao longo de uma sucessão de episódios essencialmente absurdos, a sua política vai-se revelando catastrófica. Ubu na ânsia de dominar o mundo, vai à guerra e perde para os Russos e Poloneses. No fim, os dois atravessam os Alpes e mãe Ubu, grávida de vários Ubuzinhos, embarca em um navio em direção ao Brasil. Lá, como diz Pai Ubu, vão fundar Brasília, a terra prometida! “Em Brasília será construído o meu reino, o reino da Patafísica, o reino de Pai Ubu!” O espetáculo termina com a canção Bye, Bye, Polônia!

Faixa etária: Livre

I Centro Cultural Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. Dia 01/04 às 19h.

 

Vênus Negra: Um Manual de Como Engolir O Mundo - Zona Agbara

Dança

Retratamos as Vênus Negras de hoje, do agora e do depois. No palco, temos corpos em constante afirmação e protesto, corpos que demarcam espaços simbólicos e geográficos. São intérpretes criadoras, pretas e gordas no afronte, como pontas de lança que sangram, mas deixam marcas fincadas na terra, engolindo o mundo e os resquícios da perversidade humana, regurgitando simbologias de resistência. "Gal Martins"

Faixa etária: 10 anos

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 26/04 às 21h.

 

Fulano&Sicrano - Centro Teatral e Etc e Tal

Teatro

Fulano&Sicrano, uma peça que une teatro, mímica e humor. A proposta é do grupo Centro Teatral e Etc e Tal. Dessa vez, os atores Alvaro Assad e Marcio Moura usam a linguagem dos quadrinhos e da animação para pegar o espectador de surpresa, colocando no palco o humor inusitado que é retirado das situações mais banais. Os atores se revezam em diferentes fulanos e sicranos, imprimindo na cena a característica mais forte do Etc e Tal, a precisão da linguagem gestual em sintonia com a comédia popular. A exploração da mímica e suas variações induz o olhar do público a se concentrar nos limites do corpo do ator. A peça está dividida em três quadros: A tragédia de Elizabeth Maria, O dentista e Vida Submarina. Os quadros são compostos por uma organicidade do jogo, som, luz, corpo, gesto e ação. No primeiro quadro, o grupo usa a técnica da pantomima literária. No quadro O dentista, a técnica utilizada é o “gromelô”, que é um falar apenas com sons ininteligíveis. O sentido e a dramaturgia surgem do que é apreendido pelos gestos e pelos ritmos dos sons. Assim, uma banal ida ao dentista ganha proporções angustiantes e hilárias nas mãos do grupo. Por fim, no terceiro quadro, a pantomima mais clássica, em que uma apresentação de nado sincronizado ganha outra dimensão: a do humor delicado e sutil.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. Dia 01/04 às 20h.

I Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. Dia 02/04 às 17h

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. Dia 04/04 às 18h.

| Teatro Arthur de Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. Dia 05/04 às 21h.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 12/04 às 21h.

 

FÊMEA - Cia. do Despejo

Teatro

"Fêmea" é um espetáculo de teatro gestual que apresenta cenas curtas e imagéticas. As situações são construídas através de corpos femininos, da relação desses corpos com o espaço doméstico e da musicalidade confluente às movimentações e narrativas. As cenas elucidam violências cotidianas a que estão submetidas tantas mulheres em nossa sociedade e investigam quais aspectos são entendidos como determinantes do que é "ser mulher" em nossa cultura. Os elementos postos em cena trazem perspectivas possíveis da mulher sobre as situações em que é posta e isto, aos poucos, conduz as histórias pessoais para processos emancipatórios interdependentes.

| Centro Cultural Grajaú. Avenida Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. Dia 04/04 às 20h.

| Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 - Penha de França. Dia 02/04 às 19h.

 

Cellia Nascimento

Intervenção artística

Cellia Nascimento traz em seu show canções que retratam todo o amor por sua arte, por sua música, pela estrada e por seus parceiros artísticos, entregando dessa forma para os fãs um show mais intimista, mais aconchegante e mais carinhoso como se fosse um grande abraço de Céllia Nascimento em cada um daqueles que curtem seu trabalho e torcem por seu sucesso.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Lapa . Dia 02/04 às 16h.

| Casa de Cultura Brasilândia. Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó. Dia 14/04 às 19h.

| Casa de Cultura Chico Science. Avenida Pres. Tancredo Neves, 1265 - Ipiranga. Dia 16/04 às 17h.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles. Dia 21/04 às 19h.

 

AS MERCENÁRIAS

As Mercenárias, banda dos anos 80, apresenta seu repertório de 40 anos com clássicos como Me Perco Nesse Tempo, Ação na Cidade, Imagem Lendária banda paulistana mostra vigor em quatro décadas dedicadas ao rock. A saga da banda post-punk liderada pela baixista Sandra Coutinho começa no início da década de 80. Chamaram a atenção do selo Baratos e Afins que lançou seu primeiro disco Cadê As Armas? (1986) na sequência atraíram os olhares da EMI-Odeon que editou TRASHLAND (1988) e meses depois enviou um telegrama dispensando a banda. Ana, Rosália e Lou abriram mão da carreira musical e Sandra se mudou para Alemanha. O retorno aconteceu em 2005 com algumas faixas lançadas na coletânea O Começo do Fim do Mundo, na Europa pela Soul Jazz Records Desde então, a banda permanece na ativa.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. Dia 02/04 às 15h.

 

Zona Cinzenta - T. F. Style Cia de Dança

Dança

Zona Cinzenta dialoga corpo e arquitetura em um desejo consciente de habitar os entres. A obra situa um corpo entre o cotidiano e o extra cotidiano e convoca o espectador acinzentado a uma experiência de imersão entre as artes cênicas e as artes visuais, entre o movimento e a paralisia, entre a pulsão e a ruptura. Um estado de transformação que é instaurado pela permanência. Uma insistência pela presença e um convite para partilha e subversão. O tempo do evento é confundido com os períodos de visitação do museu e o público é capturado pela sua própria autonomia diante das ações que se espalham pelos espaços cinzentos. A quais estados o corpo será submetido? Sobreviver ou desistir?

Faixa etária: 12 anos

| Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro. Dia 02/04 às 17h.

 

As TriUnfais

Circo

Formada pelo Teatro Escola Célia Helena e em Ciências Sociais na PUC-SP. Em 2006 integrou o Núcleo Experimental do SESI. É uma das integrantes e fundadoras da Companhia Delas de Teatro, onde vem atuando e produzindo todos seus espetáculos desde 2001. Além dos espetáculos da Companhia atuou também nos espetáculos: “Três Estações” com a Cia. de Ensaio (direção Leonardo Antunes, 2007), “Caminhos” (direção Cristiane Paoli Quito, 2007), “Ausência”, com a Cia.de Ensaio (direção Leonardo Antunes, 2010), "O Mistério no Expresso do Oriente" (direção Maristela Chelala com a Cia. Expressa, vencedor do 15o Festival da Cultura Inglesa, melhor espetáculo infantil, 2011), "Experiência" (direção Cristiane Paoli Quito, 2013, indicada pelo Premio Femsa- Melhor atriz coadjuvante), “Um Bonde Chamado Desejo” (direção Rafael Gomes,2015), "A Máquina de Voar"(direção Eric Nowinski, 2017). Trabalhou como assistente de direção e como atriz no espetáculo “O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas” baseado no livro homônimo de Keka Reis.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Brasilândia. Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó. Dia 26/04 às 15h.

| Casa de Cultura Municipal de Itaquera – Raul Seixas. Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Jardim Bonifacio. Dia 02/04 às 15h.

 

B.E.C.O: B.boys em Construção Original

Espetáculo de dança

Os personagens do espetáculo vivem num mesmo ambiente, o B.E.C.O. Passam simultaneamente pelas mesmas situações do cotidiano, mas não se conhecem. Até que, em uma dessas oportunidades da vida, em uma fila, se encontram e, a partir daí, passam a lembrar de coisas do passado, jogos da infância e histórias relacionadas ao território incomum.

Faixa etária: Livre

| Museu Casa Modernista - R. Santa Cruz, 325 - Vila Mariana. Dia 14/04 às 15h.

 

PORONOMINARÉ - O Que De Que

Teatro

O espetáculo é um mergulho na cultura do povo Baré e nos apresenta a história dessa figura mítica, o Poronominaré, nascido entre os homens, mas que vive entre os deuses. Sua presença é pura inspiração e seus ensinamentos soam como música. Somos introduzidos às tradições e mitos desse povo tão antigo. Histórias e ritos ligados ao cotidiano da aldeia, como o plantio da mandioca, a celebração com a pimenta e a relação com as águas. São agregados ainda outros mitos, como a Cobra Grande, o Jurupari e o Curupira.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura São Mateus. Rua Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho. Dia 04/04 às 15h.

| Casa de Cultura Brasilândia. Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó. Dia 12/04 às 15h.

I Museu Chácara Lane. Rua da Consolação, 1024 - Consolação. Dia 13/04 às 11h.

I Casa de Cultura São Miguel Paulista. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. Dia 14/04 às 17h.

| Casa de Cultura Campo LImpo. Rua Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio. Dia 26/04 às 15h.

 

Fênix - onde nascem os sonhos - Clarin Cia de Dança

Contemporânea

A nova obra da Clarin Cia de Dança, surge a partir de uma frase dita sobre o espetáculo “ou 9 ou 80”. “Todo espetáculo periférico fala sobre tristeza e sempre envolve morte.” A companhia, mesmo tendo plena consciência de que os temas abordados pela companhia são temas necessários, políticos e reflexos da sociedade e o momento que se passa, tomou essa frase como uma provocação para se pensar na próxima obra de passinho/ funk. Buscou-se nas memórias da direção e do elenco, trabalhos deste estilo que não abordassem tristeza, mas não chegaram a bons resultados. Lembrou-se ainda de uma frase que a Juju ZL fala em sua cena, do espetáculo “ou 9 ou 80”: “Acham que na periferia não tem nada de bom. E quem fala isso, são as pessoas que nos colocaram lá e só esperam o pior da gente.” Esse pensamento é recorrente e, exatamente por isso que, para todas as criações da Clarin Cia de Dança, que possui um elenco 100% periférico e em sua maioria preto, busca-se uma excelência na produção para um bom figurino, o melhor cenário, luz e trilha, pois devido à origem do elenco e o tipo de dança que a cia realiza, deve-se sempre mostrar duas vezes mais a excelência. Esse olhar não inibe a direção, pelo contrário, dá ainda mais energia para a busca do inimaginável.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. Dia 05/04 às 15h.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 06/04 às 19h.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. Dia 26/04 às 21h.

 

Forró das Minas e Brasilidades

Música

O Coletivo Forró das Minas apresenta um quarteto de mulheres, sendo: sanfoneira, zabumbeira, trianguleira e flautistas, em uma apresentação conhecida como “ As Arrumadinhas”, são mulheres que possuem seus trabalhos individuais ou com outros grupos e são juntadas e misturadas em uma formação única, garantindo assim um espetáculo diferenciado, diversificado, empoderado e animado. Comemoramos 5 anos de existência em março de 2023 e para festejar esse momento, preparamos um espetáculo lindo, onde homenageamos as grandes referências na música nordestina. Somos + de 48 artistas fortalecendo a histo?ria da nossa cultura! Optamos por músicas clássicas do forró e o Coco que contagiam e envolvem o público. Dentre as músicas cantadas, apresentamos as canções autorais das artistas do coletivo, que aproveitam o espaço para apresentarem e divulgarem seus trabalhos. Nosso espetáculo tem como diferencial o brincar, a dança e a integração com o público. Mulheres diversificadas, empoderadas, que fortalecem a cena cultural feminina do forro? pe? de serra, dividem o palco com suas vozes, seus instrumentos, suas músicas e que vão contagiar a todos neste lindo show divertido e inspirador. O repertório contém composições e canções clássicas do forró pé de serra, sendo em sua maioria de mulheres: Marinês, Anastacia, Elba Ramalho, Cecéu, dentre outras. Essas mulheres valorizam o legado de outras mulheres ta?o significativas na histo?ria da nossa cultura.

Faixa etária: Livre

I Casa de Cultura Tremembé. Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 05/04 às 16h.

I Casa de Cultura M’Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. Dia 15/04 às 19h.

 

Pérolas em Histórias - Poesia no espaço

Teatro

Neste espetáculo narrativo, destinado ao público infantil, o grupo Poesia no Espaço apresenta ao público enredos da tradição oral que podem ser considerados verdadeiras pérolas de sabedoria. As histórias aqui narradas nos foram oferecidas por nossos antepassados e preservadas ao longo de muitas gerações, e ao quando ouvi-las com a escuta do coração, somos guiados a uma vida de bem-aventurança. Algumas das fábulas que inspiraram esse espetáculo artístico são "O sonho de Ismar" e "João, o oleiro".

Faixa etária: Livre

I Casa de Cultura M’Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. Dia 05/04 às 15h.

| Casa de Cultura Municipal de Itaquera – Raul Seixas. Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Jardim Bonifacio. Dia 22/04 às 15h.

 

Provavelmente Saramago - Vinícius Piedade

Teatro

"Provavelmente Saramago” é um solo cuja trama gira em torno de um ator que, depois de ser preterido num casting para um filme (ficcionado) sobre Saramago, resolve montar um espetáculo de teatro no qual, ao mesmo tempo que revela a sua decepção com o cinema, partilha, com o público, as suas interpretações sobre a vida e obra de Saramago, bem como, rascunhos de encenações em torno de alguns dos seus romances. A cada nova tentativa de adaptação cênica, o ator revê-se nas suas ideias e tramas, cruzando ficção e realidade num labiríntico jogo de espelhos.

Faixa etária: 14 anos

I Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 13/04 às 19h.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. Dia 28/04 às 19h.

| Casa de Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. Dia 08/04 às 20h.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. Dia 05/04 às 21h.

 

Dragões da Real

Show musical

A escola de Samba Dragões da Real, fundada em 2000 é a caçula do carnaval de São Paulo e vem crescendo muito desde sua fundação. No circuito, apresenta um espetáculo de música e performances usando os elementos do Carnaval, tais como a Bateria, a ala show e as fantasias habitual em espetáculos carnavalescos. Com elenco dividido entre ritmistas da bateria da Escola de Samba Dragões da Real e performers fantasiados com temática carnavalesca, serão tocados e cantados sambas que exaltam a cidade e seu estilo boêmio de ser, apresentadas músicas de domínio popular. Com um elenco de nossa própria agremiação, a ala show da Dragões da Real fará desse grande espetáculo um evento sócio cultural, levando a todos um evento colorido, alegre e muito animado para o qual a plateia será convidada a participar ativamente.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Chico Science. Avenida Pres. Tancredo Neves, 1265 - Ipiranga. Dia 02/04 às 19h.

I Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 08/04 às 14h.

| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz. Dia 29/04 às 16h.

 

Sarau do Binho

Sarau

Nesta apresentação, poetas e músicos do Sarau do Binho, convidam o público presente a compartilhar de sua poesia, provocando e instigando a que todos participem, mostrando o artista que vive dentro de cada um.

Ficha técnica: Livre

I Casa de Cultura São Miguel Paulista. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. Dia 07/04 às 17h.

| Museu Casa do Sertanista, Praça Ênio Barbato, s/n - Caxingui. Dia 15/04 às 11h.

 

Eliana de Lima

Música

Uma mulher que derrubou preconceitos. Considerada “Rainha do Pagode" pelo programa “Band Brasil”, a carreira de Eliana de Lima tem sido um sucessivo transpor barreiras rumo à vitória. O início de sua carreira é marcado por desafios relacionados a seu gênero, mas logo conquista espaços, determinada a vencer desafios e fazer um bom trabalho. Sua trajetória é marcada por diversas escolas de samba como a Escola de Samba Cabeções de Vila Prudente (1979), Escola de samba Príncipe Negro (1980), onde defendeu o samba-enredo “Cultura, divindade e tradição de um povo”. Passou pelas quadras da Mocidade Alegre, Unidos do Peruche, Imperador do Ipiranga, Acadêmicos do Tucuruvi, Nenê da Vila Matilde, Barroca Zona Sul e Leandro de Itaquera, reinando em todas elas, abrindo a voz nas quadras avenidas e sambódromos. Carrega indicações a prêmios como Prêmio Sharp de Música, Troféu SBT de música, Troféu Imprensa, Troféu Rádio Globo nacional entre outros.

Seu mais recente trabalho é a música “Dona de Casa”, de autoria de Xande de pilares, Gilson Berlini e Dinny da Villa, que trata a questão da mulher e sua força em vencer desafios.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Santo Amaro/Júlio Guerra, Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro. Dia 07/04 às 17h.

 

Fresta Poética: Tempo Corpo - Dança sem Fronteiras

Contemporânea

Apresentam cenas lúdicas, intrigantes envolvendo os bailarinos e o público, que é convidado a entrar na ação, na dança, na brincadeira criando um espaço colorido e diverso. A ideia é tornar visível as pequenas danças, gestos e afetos do corpo em relação ao espaço, seus habitantes e suas habilidades. A natureza e o corpo com suas muitas maneiras de resistir às situações e impedimentos do tempo ou falta do tempo, criando brechas para seguir seu fluxo, mostrando uma grande resiliência às situações adversas, a pesquisa da Cia segue rompendo barreiras e ocupando os espaços com a diversidade.

Faixa etária: Livre

I Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 07/04 às 18h.

I Casa de Cultura Hip Hop Sul. Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro. Dia 16/04 às 18h

I Casa de Cultura M’Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. Dia 19/04 às 17h.

 

Jam de Dança - Dança sem Fronteiras

Contemporânea

As JAMs (dinâmicas de improviso) são realizadas com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade dos participantes. A metodologia da Dança sem Fronteiras enfatiza o potencial de todos os participantes com o foco na criatividade e igualdade. A companhia trabalha com o processo de improvisação na dança e utiliza técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de dança-teatro e DanceAbility, criando um espaço de criatividade e igualdade. Esta prática de improvisação coletiva com a condução de Fernanda Amaral, tem o objetivo de possibilitar a participação de todos, incluindo pessoas com habilidades e características físicas, motoras e intelectuais diversas. São conduzidas em espaços abertos pela coreógrafa da companhia com a participação do elenco da Dança sem Fronteiras.

Faixa etária: Livre

|Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 07/04 às 17h.

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro. Dia 16/04 às 16h.

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. Dia 19/04 às 15h.

 

Nega Tana

Intervenção artística

Nega Tana em sua apresentação trará Capoeira com movimentos que envolvem musicalidade, agilidade e harmonia, trazendo como referência: o samba de roda, coco de roda que tem origem nordestina e uma forte influência nos batuques africanos, xaxado, puxada de rede, entre outros. Nessa apresentação a arte se faz presente em tudo através da música e da manifestação cultural que foi criada por negros na época da escravidão que preza pelo respeito e disciplina.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Cidade Tiradentes. Rua Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes. Dia 08/04 às 19h.

I Casa de Cultura São Miguel Paulista. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. Dia 15/04 às 19h.

 

Juçara Marçal

Show Musical

Juçara Marçal está longe de ser uma estreante. Já são mais de vinte anos de carreira iniciada com o grupo vocal Vésper, com quem lançou quatro discos, Flor D’Elis (1998), Noel Adoniran -180 Anos de Samba (2002), Ser Tão Paulista (2004) e Vésper na Lida (2013). Com o grupo A BARCA, Juçara lançou dois discos, Turista Aprendiz (2000) e Baião de Princesas (2002), além de participar do importante trabalho de pesquisa do grupo realizado em nove estados brasileiros entre 2004 e 2005 e que resultou no registro em áudio e vídeo de mais de trinta mestres de cultura tradicional, presentes nas caixas Trilha, Toada e Trupé e Coleção Turista Aprendiz. Ao lado de Kiko Dinucci, iniciou uma parceria que há alguns anos investiga e desenvolve um trabalho a partir das tradições afro-brasileiras. Dessa parceria já foram lançados Padê (2007) e os dois discos com o grupo Metá Metá (que além de Juçara e Kiko tem em sua formação o saxofonista Thiago França), são eles, Metá Metá (2011) e Metal Metal (2012). Depois dessa extensa carreira discográfica, Juçara Marçal se aventura agora em seu primeiro trabalho solo e o faz de maneira surpreendente. Encarnado (2014), mais do que um apanhado de sua longa trajetória artística, é quase uma nova estreia, apontando em uma direção arriscada e inesperada, inimaginável até para aqueles que acompanharam seu longo percurso até aqui.

Faixa etária: Livre

I Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. Dia 09/04 às 17h.

 

Luana Bayô

Show Musical

Luana Bayô é cantora, compositora e educadora. Uma mulher negra nascida e criada no bairro do Campo Limpo, zona Sul de São Paulo. A cantora tem um trabalho primoroso fortemente marcado pela música negra na diáspora. Sua carreira artística é múltipla o que lhe permitiu atuar em espetáculos como “Peles Negras, Máscaras Brancas” da Cia. Treme Terra, na peça “Baraúna e Abaré” da Cia Ataré de Teatro, onde ficou em cartaz nas Bibliotecas Mário de Andrade, Arthur Azevedo e Sesc Ipiranga. Além de participar de blocos afro de São Paulo e integrar o coletivo de Mulheres Negras no Samba “Massembas de Ialodês”, da Plataforma Samba Sampa.

Faixa etária: Livre

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. Dia 11/04 às 18h.

 

Corpo Presente - ninguém perguntou sobre seu ser - Gustav Coubert

Contemporânea

“CORPO PRESENTE- NINGUÉM PERGUNTOU SOBRE SEU SER" é uma narrativa performática de uma corpa ambígua, pesada e despadronizada que existe, persiste e resiste, reivindicando sua existência e seu espaço. cada ato conta uma história da corpa, que estão ligadas às suas memórias, cicatrizes, movimentos e sua forma de existir, ora na presença, ora na ausência..

Faixa etária: 12 anos

I Museu Casa Modernista. Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana. Dia 11/04 às 13h.

I Museu Casa do Bandeirante. Praça Monteiro Lobato - Butantã. Dia 29/04 às 14h.

 

Desbunde Geral - Coletivo Desvelo

Contemporânea

Desbunde Geral é um estado de êxtase provocado pelos performers que acompanhados por uma musicalidade ritmada gera em seus corpos possibilidades de diálogo com a rua e com o seu entorno. Pensando no cinquentenário da luta não armada e pela permanência da vida de corpos e identidades dissidentes, o Coletivo Desvelo transita entre as resistências afro-referenciadas, o brilho e orgulho LGBTQIA+ e a era de aquário. Ambas as lutas que tiverem outras formas de se fazer presente e digna de fruição de existência.

Faixa etária: Livre

I Casa de Cultura Tremembé. Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 12/04 às 16h.

I Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles. Dia 30/04 às 17h.

 

Caminho da Seda - Raça Cia de Dança

Espetáculo

“Caminho da Seda” nos transporta para a ponte que une o Oriente e o Ocidente na rota da seda e iguala corpos e gêneros. Os mais de 400 metros de tecido em cena, revelam uma obra atemporal, que ganha novos contornos nesta remontagem dançada pelo atual e jovem elenco da Raça Cia. de Dança.

Faixa etária: Livre

I Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. Dia 12/04 às 21h.

I Centro Cultural Municipal Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 27/04 às 19h.

 

Oralidades Pretas - Sarau Musical da Capoeira

Sarau

Sarau Musical da Capoeira traz a junção da oralidade oriunda de culturas tradicionais de matriz africana como a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o rap, as danças afro, em um ambiente de mistura poética, um espaço dedicado à poesia corporal, musical e falada onde a diversidade é convidada de honra na celebração por meio de ritmos e batucadas. O coletivo de artistas que nasce das oficinas de capoeira realizadas na Casa de Cultura Chico Science na afirmação da execução da cultura negra pelo próprio negro à sua representatividade busca fomentar a oralidade às novas gerações e recriar o papel histórico dos mestres do saber (griots) das linhagens de matriz africana.

Faixa etária: LIvre

| Casa de Cultura Municipal de Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. Dia 13/04 às 10h.

 

SP é Samba Rock! - MACAI Produções

Intervenção artística

O evento SP É SAMBA ROCK terá a duração total de duas horas e 30 minutos e contará com a discotecagem nos campo do Samba-Rock e da Black Music promovendo uma experiência musical dos anos 60 ao atual para o público presente poder dançar de forma livre e descontraída nesta abertura do ano de 2023. Os DJs residentes da Macai Produções e do Coletivo Eu Soul Sambarock experientes atuantes na Cultura Samba-Rock na cidade de São Paulo convidam para esta edição do “ SP é Samba Rock!” que trará esta legitimamente paulistana que é o Samba-Rock para um grande baile aberto à comunidade.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. Dia 16/04 às 19h.

 

Chá Comigo

Circo

Uma cozinha sem teto, aberta. Quatro cadeiras vazias. Um fogão que aquece ingredientes sem receita. Duas colheres de emoção, uma xícara de poesia e uma pitada de improviso. Uma excêntrica anfitriã que cozinha com equilíbrios e tempera com afeto. Mistura com malabarismos. Adiciona circo. Despeja em uma assadeira sem forma. Leva ao fogo e serve pratos com graça e riso.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Municipal de Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. Dia 20/04 às 10h.

| Casa de Cultura Municipal de Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. Dia 27/04 às 14h.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. Dia 30/04 às 16h.

 

Atravessamento - MONNA BRUTAL

Música

Monna Brutal fará um show em destaque da sua última produção musical "Atravessamento". Produzido em parceria com Fre3lex e Z-Rock e produção executiva noiznaprod, trabalho autoral que traz a essência do Boom Bap - batida clássica do rap além de todas suas vivências nas periferias de SP. Para além dessa sua nova produção , ela vem em doses homeopáticas trazendo muita musica boa como GIGANTE, que traz em seu novo show.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 20/04 às 19h.

 

Bichos Dançantes - Focus Cia. de Dança [infantil]

Este trabalho é um convite ao entretenimento para crianças de 0 a 100 anos, e é também uma oportunidade de compartilharem um momento lúdico e de aprendizado através da arte e da dança. O espetáculo é uma aventura onde oito bichos se deparam com um desejo em comum, e assim recebem um desafio de Elisa, uma jabuti que completa cem anos e quer fazer dessa data tão especial algo inusitado. 14 personagens desenham essa jornada cheia de mensagens e pensamentos que serão absorvidas tanto por crianças quanto por adultos. As vozes dos personagens aparecem em off dubladas por grandes artistas brasileiros, são eles: Lucinha Lins, Reynaldo Gianechini, José Loreto, Mateus Solano, Juliana Alves, Fernanda Abreu, Gabriel Leone, Evelyn Castro, Tânia Alves, Bianca Byington, Vilma Melo, Jefferson Schroeder, Paula Raia e Pedro Lima. Essas potentes vozes são interpretadas pelos corpos dos bailarinos da Focus Cia de Dança que dão vida a esses personagens. O texto é de autoria do próprio coreógrafo que, além de estrear o espetáculo infantil, também estreia como autor e lança o livro com a história e diálogos da peça. As músicas são compostas pela dupla TUIM (Felipe Habib e Paula Raia) com letras e arranjos todos originais e criados especialmente para esse espetáculo. As canções e a trilha incidental complementam a narrativa que mistura humor, alegria, questionamentos e muita diversão. Uma oportunidade para avivar nossas crianças interiores e constatar que o desafio de Elisa - que na verdade, todos nós procuramos; está mais perto do que imaginamos.

Faixa etária: Livre

I Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 21/04 às 16h.

I Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 22/04 às 16h.

I Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 23/04 às 16h.

 

Trio Marrom - Forró pé de serra

Show

A obra do Trio Nordestino, repleta de sucessos, sempre fez parte do repertório dos shows do Trio Marrom. Por isso, em 2020, sem shows e com tempo de sobra, Curisco deu início ao projeto de fazer um álbum homenageando os companheiros de profissão. Com a produção do álbum em andamento, eles resolveram dar início às apresentação do show Trio Marrom canta Trio Nordestino. O Trio Nordestino, formado inicialmente por Dominguinhos e batizado por Luiz Gonzaga, nasceu em 1957. Com mais de 60 anos de carreira, o trio que já está em sua quarta formação, tem mais de 26 lançamentos entre LPs, compactos e CDs. Sua obra influenciou toda uma geração de forrozeiros e artistas.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 22/04 às 20h.

 

Feminine Hi-Fi

Show musical

Pautada e inspirada na cultura soundsystem jamaicana, que se espalhou pelo mundo em uma forte e importante representatividade diaspórica e encontra no Brasil um de seus mais amplos legados, a apresentação da Feminine Hi-Fi traz os elementos do clássicos bailes soundsystem de reggae e dub. A DJ e pesquisadora Dani Pimenta apresenta seleções que incluem, além de suas amplas pesquisas, lançamentos do selo Feminine Hi-Fi Records, 1° selo brasileiro dedicado à gravação, promoção e distribuição musical de vozes femininas do reggae. A cantora e MC Laylah Arruda apresenta o repertório de suas músicas autorais, além de releituras da música reggae, interagindo com o público presente. Para esta apresentação, convidam as cantoras e MCs Marietta, Mis Ivy, Jungle Jun, Culture B e Sol Valdes.

Faixa etária: Livre

| Casa de Cultura São Mateus. Rua Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho. Dia 22/04 às 18h.

 

Contos de Brincar - Grupo êBA

Teatro infantil

O Grupo êBA! nasceu em 2012, com o objetivo de proporcionar um novo tipo de encontro entre culturas. As histórias, brincadeiras e músicas transformaram-se em instrumentos para chegar até as crianças, levando leitura, alegria e muita imaginação. É formado por Amanda Lioli, pedagoga e intérprete de LIBRAS, Brunna Talita, contadora de histórias e educadora e Li Albano, psicóloga social e percussionista. Além de contar com artistas surdos e ouvintes convidados, de acordo com as especificidades de cada projeto.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Lapa . Dia 26/04 às 14h.

I Centro Cultural Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. Dia 30/04 às 11h.

 

Slam das Minas

Sarau

Batalha de poesias com três rodadas eliminatórias. Regras: textos autorais de até 3 minutos, não pode usar objeto cênico, nem figurino e acompanhamento musical. Júri escolhido pelo público. Cinco poetas convidadas e inscrições abertas.

Faixa etária: 12 anos

I Museu Chácara Lane. Rua da Consolação, 1024 - Consolação. Dia 28/04 às 15h.

 

Gueto pro Gueto - Sistema de Som

Show musical

LEI DI DAI “CRAZY BASS” é o nome do novo álbum musical que comemora 13 anos de carreira solo da rainha do Dancehall brasileiro e será lançado pelo seu próprio selo “Rainha da lata”. A cantora e compositora de música eletrônica jamaicana vem se destacando na cena internacional e fez conexões com os melhores produtores musicais da atualidade durante suas turnês pela Europa. Embarcando na loucura natural da cultura Bass! As primeiras faixas foram produzidas no estúdio RedBull Berlim – Alemanha pelo Symbiz, em Florença – Itália pelo Kalymatic e finalizando em Londres – Inglaterra com Sleep Ghost part. Kosher, Shumba Youth, Patrick D. Dots, Arrival Sound, CRT CLSSX por Aaron Horn and Jamie Rodigan, One ground reggae band e masterizado por Buguinha Dub. O disco celebra a conexão através da cultura sound system.

Faixa etária: Livre

I Casa de Cultura Tremembé. Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 28/04 às 16h.

 

Brisa Flow [show musical]

Show musical

Brisa Flow faz o show do terceiro álbum da sua carreira intitulado Janequeo, lançado em 2022, com a presença da banda. A obra musical foi inspirada na história de Janequeo, uma guerreira do povo originário Mapuche, fala sobre amor, coragem e autonomia.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Lapa. Dia 28/04 às 20h.

 

Funmilayó Afrobeat Orquestra

Show musical

A Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta o show de lançamento de seu primeiro disco “Funmilayó”. contando com participações mais que especiais de Monna Brutal e Josy.anne. A banda apresentará suas novas composições, frutos do projeto agraciado pelo edital “Rumos Itaú Cultural - 2019/2020”. Partindo do afrobeat como principal influência, a banda apresenta composições coletivas que foram inspiradas pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras somadas às experiências particulares de cada integrante.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. Dia 29/04 às 19h.

 

Carmen - Coletivo Calcâneos

Espetáculo

Carmen, uma pesquisa sobre o passado, na tentativa de compreensão da exaustão emocional do corpo periférico no presente. O corpo que invade o pensamento e surge o questionamento: Quantas vezes nós matamos a nós mesmos? Ressignificando dores e pensamentos, podendo o fim ser um novo começo. O espetáculo vem com um olhar sensível sobre as questões que permeiam as relações. Num entendimento metafórico entre o que é o nascer e morrer ao entendimento desse corpo que vive às margens, e como ressignificar essas experiências em vida. Na humanidade e na empatia, há também espaço para a tristeza e revolta. Dentro disso, a dor toma ação como motivação; depois de tanto sentirmos, entendemos essa dor como forma de resistência. Existem diversos atravessamentos de um passado, e tudo pode se tornar potência para o existir no presente, evidenciando a exaustão emocional desses corpos periféricos que aqui falam.

Faixa etária: 10 anos

I Centro Cultural Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. Dia 29/04 às 19h.

 

DANCEABILITY - Dança Sem Fronteiras

Vivência

A Cia trabalha com a metodologia do DanceAbility com dinâmicas de improvisação com o foco no potencial de todos os participantes, na criatividade e igualdade. A DanceAbility é um método de dança contemporâneo criado pelo norte americano Alito Alessi em 1987 nos USA, baseado no respeito mútuo entre todos os participantes e a capacidade única e individual de cada um mover e dançar. Ele acredita que todas as pessoas devem ter a oportunidade de se expressar através da dança independentemente de seu nível de habilidades. A filosofia da DanceAbility é de que todas as pessoas podem dançar sem isolar ninguém, e as condições físicas ou cognitivas das pessoas não são um problema. “Isolamento e separação são os problemas a serem resolvidos, e a DanceAbility faz exatamente isso”, diz Alito Alessi.

Faixa etária: Livre

I Centro cultural Vila Formosa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. Dia 30/04 às 16h.

 

Quando acordei, o circo já tinha ido embora - Trupe Trapaceros

Circo

"Quando acordei o circo já tinha ido embora” é um espetáculo que trata das nossas memórias de infância. Recheado de números circenses de acrobacia, aéreos, malabarismo e palhaçaria, o espetáculo revive as lembranças dos circos brasileiros e é embalado por músicas autorais tocadas ao vivo.

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. Dia 30/04 às 14h.