Prefeitura anuncia Abril pra Dança 2023 para celebrar Dia Internacional da Dança

Clarin Cia de Dança, Raça Cia. de Dança e Focus Cia. de Dança são algumas das companhias que integram a programação com diversas vertentes de dança; atração internacional, grupo espanhol Iron Skulls Co. é destaque na programação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o Abril Pra Dança 2023. Ao longo de todo o mês, os equipamentos municipais culturais, de todas as regiões da capital paulista, recebem uma vasta programação para celebrar o Dia Internacional da Dança, em 29 de abril. O Festival acontece oficialmente entre os dias 7 e 30 de abril, com prévias a partir de 2 de abril, integrando o Circuito Municipal de Cultura.

A iniciativa volta para incentivar os profissionais desta linguagem artística a continuarem a expressar suas artes, além de exaltar a sexta arte em suas mais complexas modalidades e profundidades, como a Cultura Popular, Danças Urbanas, Cultura Ballroom, Flamenco e Dança Contemporânea.

O festival tem sua abertura com o espetáculo Azul Petróleo do grupo espanhol Iron Skulls Co., apresentado entre os dias 07 e 09 no Centro Cultural Vila Formosa; no dia 10, ainda há uma oficina de Theatrical Breakin, no Centro de Referência da Dança. Transitando entre danças urbanas e dança contemporânea, o espetáculo instiga a uma reflexão sobre como a participação em um grupo afeta a expressão de nossa natureza humana individual.

“Vamos levar para todos os cantos de São Paulo atividades para abraçar toda a diversidade dessa arte e da nossa população”, comenta a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres. “A dança é composta por diferentes vivências e culturas. Essa programação, que se estende ao longo do mês, vem justamente para celebrar toda sua complexidade”.

Entre os destaques, está a estreia nacional do espetáculo Fênix - Onde Nascem os Sonhos, da Clarin Cia de Dança, dia 5, no Centro Cultural Santo Amaro, integrando a prévia do festival pelo Circuito Municipal de Cultura. O espetáculo de dança contemporânea se inspira nos passos de funk e na cultura da periferia, a partir de uma reflexão instigada pela obra “Ou 9 ou 80”, na qual, em determinado momento, alegava-se: “Todo espetáculo periférico fala sobre tristeza e sempre envolve morte.”

O Abril pra Dança deste ano também conta com diversas apresentações realizadas em parceria com o Circuito Municipal de Cultura. Ainda na primeira semana, dia 05, às 16h, o Forró das Minas e Brasilidades traz toda a beleza da cultura popular para a Casa de Cultura Tremembé. Já as danças urbanas são protagonistas em B.E.C.O: B.boys em Construção Original, do Grupo Zumb.boys, no Museu Casa Modernista, em 14/04 às 15h. No final do mês, dia 30, o Dança Sem Fronteiras traz aos palcos do Centro Cultural Vila Formosa a vivência DanceAbility, às 16h.

Para aproveitar os momentos em família, o projeto traz para o público infantil a apresentação Bichos Dançantes, da Focus Cia. de Dança, entre 21 e 23/04 no Teatro Paulo Eiró, sempre às 16h. Já os interessados em se aprimorar na linguagem podem participar do workshop de dança contemporânea O que eles estão pensando?, no Centro Cultural São Paulo, aos sábados do mês (08, 15, 22, 29/04 e 06/05), às 14h.

Abaixo, confira a programação da primeira semana. Sujeita à alterações.

 

Zona Cinzenta - T. F. Style Cia de Dança [danças urbanas]
Sinopse: Zona Cinzenta dialoga corpo e arquitetura em um desejo consciente de habitar os entres. A obra situa um corpo entre o cotidiano e o extra cotidiano e convoca o espectador acinzentado a uma experiência de imersão entre as artes cênicas e as artes visuais, entre o movimento e a paralisia, entre a pulsão e a ruptura. Um estado de transformação que é instaurado pela permanência. Uma insistência pela presença e um convite para partilha e subversão. O tempo do evento é confundido com os períodos de visitação do museu e o público é capturado pela sua própria autonomia diante das ações que se espalham pelos espaços cinzentos. A quais estados o corpo será submetido? Sobreviver ou desistir?
Faixa etária: 12 anos
| Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro. Dia 02/04 às 17h.


Fênix - Onde nascem os sonhos - Clarin Cia de Dança [contemporânea]
Sinopse: A nova obra da Clarin Cia de Dança, surge a partir de uma frase dita sobre o espetáculo “Ou 9 ou 80”. Todo espetáculo periférico fala sobre tristeza e sempre envolve morte.” A companhia, mesmo tendo plena consciência de que os temas abordados pela companhia são temas necessários, políticos e reflexos da sociedade e o momento que se passa, tomou essa frase como uma provocação para se pensar na próxima obra de passinho/ funk. Buscou-se nas memórias da direção e do elenco, trabalhos deste estilo que não abordassem tristeza, mas não chegaram a bons resultados. Lembrou-se ainda de uma frase que a Juju ZL fala em sua cena, do espetáculo “ou 9 ou 80”: “Acham que na periferia não tem nada de bom. E quem fala isso, são as pessoas que nos colocaram lá e só esperam o pior da gente.” Esse pensamento é recorrente e, exatamente por isso que para todas as criações da Clarin Cia de Dança, que possui um elenco 100% periférico e em sua maioria preto, busca-se uma excelência na produção para um bom figurino, o melhor cenário, luz e trilha, pois devido à origem do elenco e o tipo de dança que a cia realiza, deve-se sempre mostrar duas vezes mais a excelência. Esse olhar não inibe a direção, pelo contrário, dá ainda mais energia para a busca do inimaginável.
Faixa etária: Livre
| Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro. Dia 05/04 às 15h.
| Centro Cultural Olido - Sala Paissandu, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 06/04 às 19h.
| Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa. Dia 26/04 às 21h.

Forró das Minas e Brasilidades - Forró das Minas [cultura popular]
Sinopse: O Coletivo Forró das Minas apresenta um quarteto de mulheres, sendo: sanfoneira, zabumbeira, trianguleira e flautista, em uma apresentação conhecida como “ As Arrumadinhas”. São mulheres que possuem seus trabalhos individuais ou com outros grupos e se misturam em uma formação única, garantindo assim um espetáculo diferenciado, diversificado, empoderado e animado. Comemoramos 5 anos de existência em março de 2023 e para festejar esse momento, preparamos um espetáculo lindo, onde homenageamos as grandes referências na música nordestina. Somos mais de 48 artistas fortalecendo a histo?ria da nossa cultura! Optamos por músicas clássicas do forró e do Côco que contagiam e envolvem o público, sendo a maioria composições de mulheres como Marinês, Anastacia, Elba Ramalho, Cecéu, dentre outras. Dentre as músicas cantadas, apresentamos as canções autorais das artistas do coletivo, que aproveitam o espaço para apresentarem e divulgarem seus trabalhos. Nosso espetáculo tem como diferencial o brincar, a dança e a integração com o público.

Faixa etária: Livre.
I Casa de Cultura Tremembé - R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 05/04 às 16h.
I Casa de Cultura M’Boi Mirim - Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. Dia 15/04 às 19h.


Só se for agora - Núcleo improvisação em contato [vivência]
Sinopse: A relação entre o conhecido e o imprevisível. Corpos que se encontram e buscam a improvisação e o contato físico como meio de comunicação na impermanência do instante. Com ou sem acordos prévios, sabemos que nunca dançamos sozinhas. Revelar o invisível através da dança, expressa-se na relação entre corpo, espaço e a música. Como criar conexões entre passado, presente e futuro? Preencher as lacunas da consciência enquanto nos movemos.

Faixa etária: Livre.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Dias 06, 07 e 08/04 às 21h.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Dias 09/04 às 20h.

Azul Petróleo - Iron Skulls Co. [contemporânea, danças urbanas]
Sinopse: Em repetidos momentos da história da evolução humana, ou melhor, da involução, as pessoas percebem que foram auto-domesticadas. Eles desenvolvem o consciente o suficiente para sentir como seus instintos foram oprimidos e eles anseiam por liberdade, que lhes permite expressar sua essência humana sem barreiras ou opressões. Esse processo leva a uma rebelião contra si mesmo e contra a sociedade e suas normas. Selvagens e animais de cada um são liberados e lutas de poder e hierarquias são estabelecidas. No entanto, com o tempo, os indivíduos aprendem a cooperar e se estabelecer pontes de comunicação e compreensão entre os membros de um grupo. Nessa convivência, a manifestação da própria criatividade é negociada e eles encontram maneiras de contribuir para o bom funcionamento do grupo. Azul Petróleo é uma busca pelo instinto onde assistiremos a uma reflexão sobre como a participação em um grupo afeta a expressão de nossa natureza humana individual. Através de uma linguagem de movimento que transita entre danças urbanas e contemporâneas; são apresentadas questões que têm pertencido à natureza humana para ao longo de sua existência: Quanto de nossa individualidade estamos dispostos a sacrificar para manter nossa adesão a um grupo?
Faixa etária: 12 anos
| Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa. Dia 07 e 08/04 às 20h.
| Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa. Dia 09/04 às 19h.

Dançando os orixás, Cantando pro Santo - Cia. Cambona [cultura popular]
Sinopse: "Aláfia”, na linguagem dos Orixás interpretada pelos babalorixás e yalorixás, através do jogo do búzio, quer dizer: caminhos abertos, respeito, união. Mestre Gabi Guedes: Dançando os Orixás Cantando pro Santo, em 50 minutos de espetáculo entrega técnica e potência, representando à sua maneira a guerra, a justiça, o impulso, a ginga, o cuidado e a comunhão como elementos fundamentais para construção da cultura de reexistência. Tal espetáculo vem como confronto, através da linguagem artística, ao projeto político-civilizatório e estrutural do Estado Brasileiro que é essencialmente racista e genocida pela negligência de políticas públicas, e o constante extermínio e invisibilização dos corpos negros, seus símbolos, códigos e sua cultura. O principal elemento é a dança afro-brasileira, que coloca em diálogo movimentos ancestrais e contemporâneos, embalados por uma trilha sonora bastante percussiva, além de cantos de domínio público e autoral. O nome faz uma alusão ao sincretismo religioso presente na quase totalidade das festas da cultura popular brasileira. Entre frestas e muita resiliência, a principal mensagem que se busca deixar é de união, respeito às tradições, aos mestres e principalmente de respeito às nossas diversidades. Aláfia!

Faixa etária: Livre
| Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana. Dia 19/4 às 21h.
| Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. Dia 30/04 às 17h.

Jam de Dança - Dança sem Fronteiras [vivência]
Sinopse: As JAMs (dinâmicas de improviso) são realizadas com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade dos participantes. A metodologia da Dança sem Fronteiras enfatiza o potencial de todos os participantes com o foco na criatividade e igualdade. A companhia trabalha com o processo de improvisação na dança e utiliza técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de dança-teatro e DanceAbility, criando um espaço de criatividade e igualdade. Esta prática de improvisação coletiva com a condução de Fernanda Amaral, tem o objetivo de possibilitar a participação de todos, incluindo pessoas com habilidades e características físicas, motoras e intelectuais diversas. São conduzidas em espaços abertos pela coreógrafa da companhia com a participação do elenco da Dança sem Fronteiras.

Faixa etária: Livre
| Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 07/04 às 18h.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro. Dia 16/04 às 17h.
| Casa de Cultura M’Boi Mirim - Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. Dia 19/04 às 17h.

Fresta Poética: Tempo Corpo - Dança sem Fronteiras [contemporânea]
Sinopse: Apresentam cenas lúdicas, intrigantes envolvendo os bailarinos e o público, que é convidado a entrar na ação, na dança, na brincadeira criando um espaço colorido e diverso. A ideia é tornar visível as pequenas danças, gestos e afetos do corpo em relação ao espaço, seus habitantes e suas habilidades. A natureza e o corpo com suas muitas maneiras de resistir às situações e impedimentos do tempo ou falta do tempo, criando brechas para seguir seu fluxo, mostrando uma grande resiliência às situações adversas, a pesquisa da Cia segue rompendo barreiras e ocupando os espaços com a diversidade.

Faixa etária: Livre
I Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 07/04 às 17h.
I Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro. Dia 16/04 às 16h.
I Casa de Cultura M’Boi Mirim - Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. Dia 19/04 às 15h.


Workshop de dança contemporânea - O que eles estão pensando? [workshop]
Sinopse: Convidamos 10 personalidades com orientações artísticas distintas na dança contemporânea para um ciclo de workshops onde cada professor/ coreógrafo partilha a sua energia, seu ponto de vista e seu próprio momento. A proposta é estimular saberes intrínsecos e extrínsecos que não são construídos a partir de uma técnica específica imposta a um corpo rígido e uniforme. Outrossim, é estimular o conhecimento e toda a forma de ensino?aprendizagem que se dá por meio de fluência, contato, sensibilidade, entrega, reciprocidade e percepção, que pressupõe liberdade e autonomia de cada corpo físico e emocional em contato com o outro e em contato com todos. Neste sentido, toda e qualquer pesquisa teórico?prática se valida também no saber do outro, no corpo que materializa e interpreta este saber. Voltado a mulheres e homens de todos os gêneros indistintamente, o ciclo de Workshops "O que eles estão pensando?" vem, portanto, facilitar esses contatos e propiciar um ambiente aberto à fruição de novos saberes oriundos do corpo e da história de quem há muito tempo vem fazendo, junto a quem começou não faz tanto tempo assim, além de estimular convicções, dúvidas, ideias e perspectivas que somadas edificam um saber artístico-físico?emocional não de outro tempo, mas do nosso, o contemporâneo.

Faixa etária: 16 anos.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Sábados dias 08, 15, 22, 29/04 e 06/05 às 14h.


Erupção: O levante ainda não Terminou - A coletivA Ocupação [contemporânea]
Sinopse: Corpos dissidentes criam mundos todos os dias. Em quais espaços a erupção pode ocorrer na realidade presente? Os corpos-criaturas provocam outras temperaturas e se encontram com histórias ligadas a uma experiência que transfigura o mundo na forma que conhecemos. O que é o fim do mundo para mundos que já terminaram há muito tempo? Erupção é o segundo processo de criação da coletivA e se iniciou durante a pandemia em 2020. O grupo criou laboratórios para corpos em erupção a partir de frentes de pesquisa de dramaturgia, corpo/performatividade, música e estética. A coletivA se coloca agora junto a novas radicalidades em cena, a partir da investigação da linguagem de nossos próprios corpos e no espaço que eles ocupam.

Faixa etária: 14 anos
| Centro Cultural Olido - Sala Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 08/04 às 19h.
| Centro Cultural Olido - Sala Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 09/04 às 16h.

Theatrical Breakin - Iron Skulls Co. [vivência]
Sinopse: Esta vivência em dança mostra a evolução técnica da linguagem do coletivo. Para isso trabalharemos os aspectos fundamentais nos quais o coletivo se baseia para encontrar sua identidade e desenvolvemos ferramentas que nos ajudem a entender o borramento das fronteiras territoriais por onde o grupo transita. Desta maneira nos situamos em um espaço de encontro entre danças urbanas, contemporânea, butoh e artes marciais. Assim, esta forma de trabalhar nos facilitará achar o lugar para abordar nossa prática em aspectos como: dissociação e coordenação, trabalho de chão, acrobacias, interpretação e a relação com o grupo através de exercícios de parceria. Quebrar os limites da coreografia convencional. Trabalho sobre a metodologia de criação instantânea coletiva (hierarquia horizontal), principalmente quando se trata de compor, independentemente da técnica ou habilidade do indivíduo, mas estética no nível do grupo.

Faixa etária: LIVRE
Vagas disponíveis: 30.
| Centro de Referência da Dança - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Praça Ramos de Azevedo. Dia 10/04 das 14h às 17h.

 

Smob - SM Crew [intervenção artística]
Sinopse: Um grupo periférico, LGBTQI+ que transforma suas lutas em dança. Mostrando que é possível sobreviver de arte, seja ela periférica, do povo, da rua, pois estas são as armas de resistência para que continuemos na jornada. Criando o SMob, uma maneira de levar assuntos urgentes de forma totalmente descontraída. Nesses flash mobs o público é surpreendido e atravessado com diversas danças e corpos, que se utilizam de espaços abertos para poder construir essa narrativa interativa.

Faixa etária: Livre
I Praça do Patriarca - Centro Histórico de São Paulo. Dia 10/04 às 13h e às 17h30.
I Praça da República - República. Dia 11/04 às 13h e às 17h30.
I Praça da Liberdade - Liberdade. Dia 12/04 às 13h e às 17h30.
I Praça das Artes - Av. São João, 281 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 29/04 às 17h30.

 

Corpo Presente: Ninguém perguntou sobre seu Ser - Gustav Coubert [contemporânea]
Sinopse: “CORPO PRESENTE- NINGUÉM PERGUNTOU SOBRE SEU SER" é uma narrativa performática de uma corpa ambígua, pesada e despadronizada que existe, persiste e resiste, reivindicando sua existência e seu espaço. Cada ato conta uma história da corpa, que estão ligadas às suas memórias, cicatrizes, movimentos e sua forma de existir, ora na presença, ora na ausência.
Faixa etária: 12 anos
I Museu Casa Modernista - R. Santa Cruz, 325 - Vila Mariana. Dia 11/04 às 13h.
I Museu Casa do Bandeirante - Praça Monteiro Lobato - Butantã. Dia 29/04 às 14h.

—------------------

Caminho da Seda - Raça Cia. de Dança [contemporânea]
Sinopse: “Caminho da Seda” nos transporta para a ponte que une o Oriente e o Ocidente na rota da seda e iguala corpos e gêneros. Os mais de 400 metros de tecido em cena, revelam uma obra atemporal, que ganha novos contornos nesta remontagem dançada pelo atual e jovem elenco da Raça Cia. de Dança.
Faixa etária: Livre
I Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa. Dia 12/04 às 21h.
I Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 27/04 às 19h.


Desbunde Geral - Coletivo Desvelo [contemporânea]
Sinopse: Desbunde Geral é um estado de êxtase provocado pelos performers que, acompanhados por uma musicalidade ritmada, gera em seus corpos possibilidades de diálogo com a rua e com o seu entorno. Pensando no cinquentenário da luta não armada e pela permanência da vida de corpos e identidades dissidentes, o Coletivo Desvelo transita entre as resistências afro-referenciadas, o brilho e orgulho LGBTQIA+ e a era de aquário. Ambas as lutas que tiverem outras formas de se fazer presente e digna de fruição de existência.
Faixa etária: Livre
I Casa de Cultura Tremembé - R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 12/04 às 16h.
I Casa de Cultura Itaim Paulista - R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles. Dia 30/04 às 17h.


Espetáculos “Pedreira” e “Posição Amorosa” - Núcleo Entretanto [espetáculo de dança]
Sinopses:
Posição Amorosa, terceiro trabalho da série Situações de Atrito, do coreógrafo e bailarino Wellington Duarte, fricciona questões homoeróticas a partir de uma livre inspiração na obra homônima do artista visual Hudinilson Jr. A peça tem um caráter de manifesto LGBTQIA+ cujo formato acolhe várias linguagens artísticas, tendo como base a dança, linha de força do corpo que Wellington Duarte exercita há mais de trinta anos. A investigação de um pensamento disjuntivo de corpo realizada pelo coreógrafo, a conexão entre arte e política, bem como suas inquietações como artista gay, somam força ao ativismo presente na obra visual de Hudinilson Jr para a construção desse manifesto--?coreográfico.
O projeto Pedreira! surgiu no ano de 2019 como pesquisa de criação para um espetáculo cênico protagonizado pelo ator e dançarino Kleber Lourenço. A pesquisa é continuidade de suas investigações poéticas com dança, performance e manifestações populares afro-?? diaspóricas, desenvolvidas ao longo da sua trajetória artística. Partiu do desejo de construir um manifesto dançado sobre existências e ancestralidade evocadas simbolicamente pelo pluri-verso das corporeidades negras. O movimento aciona a memória do corpo que é ao mesmo tempo pessoal e coletiva, provocando percepções limiares entre tempo e espaço. Espiral e pedra. A mitopoética de Xangô é ponto de partida para uma releitura simbólica que tematiza a relação do homem com o território: a cidade, a natureza e sua luta por justiça.

Faixa etária: 16 anos.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Dias 13, 14 e 15/04 às 21h.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Dia 16/04 às 20h.


Ensejos - São Paulo Companhia de Dança [dança]
Sinopse: “Ensejos” é um espetáculo composto por 4 obras de cerca de 15 minutos com até 8 bailarinos cada uma, e que nasce de boas conjunturas e oportunidades conectando artistas de diferentes olhares, como são os coreógrafos Arílton Assunção, Liliane De Grammont, Eduardo Fukushima e Poliane Fogaça. A iluminação fica a cargo de Caetano Vilela e os figurinos de Claudia Chapira fechando a equipe criativa de obras singulares apresentadas em uma noite sob direção de Inês Bogéa e curadoria de Mark Van Loo. Sejam muito bem-vindos a esta mini temporada da São Paulo Companhia de Dança na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo dentro de nossa programação do “Abril para Dança”.

Faixa etária: Livre.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Dias 13, 14 e 15/04 às 20h.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Dias 16/04 às 19h.


B.E.C.O: B.boys em Construção Original - Grupo Zumb.boys [danças urbanas]
Sinopse: Os personagens do espetáculo vivem num mesmo ambiente, o B.E.C.O., e passam simultaneamente pelas mesmas situações do cotidiano, mas não se conhecem. Até que, em uma dessas oportunidades da vida, em uma fila, se encontram e, a partir daí, passam a lembrar de coisas do passado, jogos da infância e histórias relacionadas ao território incomum.

Faixa etária: Livre
| Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro. Dia 04/04 às 19h e 20h.
| Museu Casa Modernista - R. Santa Cruz, 325 - Vila Mariana. Dia 14/04 às 15h.

A Borboleta e o Cubo de Vidro - Cia. Flamenca Ale Kalaf [flamenco]
Sinopse: O gatilho para criação desse espetáculo solo foi racional e intelectual: uma pesquisa da antropóloga Mirian Goldenberg onde ela perguntou para 5.000 homens e mulheres o que eles mais invejavam no gênero oposto. E as respostas, serviram como uma faísca em terreno seco, para a criação de um trabalho que fala sobre uma questão urgente no país, a(s) violência(s) contra a mulher. Esse espetáculo nasce então como um contraponto para as inúmeras tentativas de reduzir uma jovem a nada.

Faixa etária: 16 anos
I Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa. Dia 15/04 às 21h.
I Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa. Dia 16/04 às 19h.


FIM - VÃO [contemporânea]
Sinopse: FIM é uma peça coreográfica que parte do interesse por uma prática de coexistência entre “estar junto” e “estar só”. Propondo uma experiência de escuridão e imaginação compartilhada com o público, o trabalho convoca a imaginar um tempo comum onde seria possível viver a reciprocidade entre solidão e coletividade assim como uma espacialidade em que coubesse simultaneamente a distância e a proximidade. Como viver só em bando? Essa foi a pergunta disparadora do projeto em que essa criação foi desenvolvida. Em uma sociedade pautada pela experiência da luz, da clareza e da razão, FIM propõe a escuridão não somente como lugar de experiência compartilhada, mas também como metáfora e convite para experimentar uma política das relações humanas cuja delicadeza sustente as diferenças que nos definem.
Faixa etária: 16 anos
| Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1770 - Santana. Dia 15/04 às 21h.
| Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1770 - Santana. Dia 16/04 às 19h.

Eles Fazem Dança Contemporânea - Leandro [contemporânea]
Sinopse: Eles Fazem Dança Contemporânea é uma peça coreográfica solo gerada pelo emaranhamento da fala, do corpo e do objeto. Por meio do refrão da música "Am I Black Enough For You" do cantor e compositor afro-estadunidense Billy Paul e de uma pilha de cabelos sintéticos, o artista procura por uma cena síntese capaz de dar vazão aos dilemas, ruídos e tensões, envolvendo as presenças negras na dança/arte contemporânea ocidental. Em Eles Fazem Dança Contemporânea a dança é articulada a partir de novos entendimentos sobre coreografia, dialogando com as artes visuais e da performance.

Faixa etária: 16 anos.
| Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 - Penha de França. Dia 15/04 às 20h.
I Museu Solar da Marquesa - R. Roberto Simonsen, 136 - Centro. Dia 26/04 às 13h.

L.A.M.A - Núcleo Ajeum [contemporânea]
Sinopse: L.A.M.A anuncia a invenção da pessoa. Das profundezas de um rio ou pela transformação da chuva é que surge a matéria prima e a possibilidade de ser corpo. Corpo este que vivencia e re-aprende suas relações com os objetos, com o outro, com as emoções e conflitos do mundo. O que é amor? O que é violência? O que é gênero? Quem sou e quem posso ser? L.A.M.A traz essas perguntas sendo moldadas por seres que vivem no entre a vida, morte e seus mistérios, seres esses que vieram do balançar de um ibiri.

Faixa etária: Livre
I Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. Dia 16/04 às 17h.
I Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. Dia 19/04 às 21h.


Dança de Atake: Homenagem às rodas sagradas - Asili Coletiva [cultura popular]
Sinopse: Envolvida no toque ao vivo do tambor e nos cantos nossos, a Dança de Atake é uma brincadeira que, com respeito e seriedade, todo mundo participa. Quando nos levantamos foi pra expulsar tudo que não servia mais pro nosso corpo, foi uma limpeza, um renascimento, uma Dança de Atake. E hoje ela é nosso gesto símbolo de homenagem às rodas sagradas da população preta nesse território, saudamos a Capoeira, a antiga Tiririca, o Jongo, o Coco de Roda, a Gira, o Xirê!

Faixa etária: Livre
I Praça da República - República. Dia 17/04 às 13h.
I Parque do Povo - Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros. Dia 29/4 às 13h.

Trupe - Focus Cia. de Dança [cortejo]
Sinopse: É uma obra realizada em meios urbanos, trazendo ao espaço público um diálogo sobre a arte. Inspirado em grupos teatrais de rua e em coletivos mambembes, a obra é uma homenagem a esse universo tão rico, que é o das manifestações culturais. Traz à tona questões relacionadas à alegria e à crueldade, existentes num possível bloqueio criativo e na perda da inspiração, que um artista pode sofrer, além de apresentar uma atmosfera de coragem e persistência tão presentes no cenário artístico atual.
Faixa etária: Livre
I Parque Buenos Aires - Av. Angélica, 1500 - Higienópolis. Dia 19/04 às 11h.
I Parque Augusta - R. Augusta, 200 - Consolação. Dia 19/04 às 15h.
I Parque da Independência - Av. Nazaré, s/n - Ipiranga. Dia 20/04 às 15h e às 17h.

Desmontagem: Negro de Estimação - Cia Visível Núcleo de Criação [contemporânea]
Sinopse: Neste formato da desmontagem cênica, o intérprete em diálogo direto com o público transita entre os personagens da peça e os relatos das experiências vivenciadas em 16 anos de espetáculo. Atua, dança, conversa e discute nesse processo de desvelamento poético, a necessidade de todos nós falarmos sobre a identidade racial e étnica no Brasil. O espetáculo criado se desenrola partindo do estudo da ação dramática existente nos contos do livro. Durante cinquenta minutos de espetáculo, vão se revelando quadros que mostram uma trajetória do corpo negro, desde informações históricas aos questionamentos atuais. O corpo se desdobra em personagens que contam suas estórias e em movimentos fragmentados do universo das manifestações populares. Fala-se de identidade racial, religiosidade, exploração sexual, violência e racismo, permeados com humor, acidez e poesia, características fortes na obra de Marcelino Freire. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos.

Faixa etária: 16 anos.
I Centro Cultural da Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França. Dia 19/04 às 20h
I Centro Cultural da Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França. Dia 20/04 às 20h

 

Espetáculos “Véspera”, “Paquita” e “Bando” - Companhia Jovem Ballet Paraisópolis [espetáculo de dança]
Sinopse: Fundado em 2012 o Ballet Paraisópolis (BP) tem como objetivo transformar a vida de famílias que moram na segunda maior comunidade de São Paulo, oferecendo aulas gratuitas de dança a crianças e jovens da região, proporcionando assim o contato direto com a arte, educação e cultura. Com duração de nove anos os selecionados passam por uma trajetória enriquecedora onde ao final deste período recebem um certificado com formação livre em dança, abrindo novas possibilidades e caminhos profissionais na área das artes. Ao longo de seus dez anos de atividades, o Ballet Paraisópolisjá?se apresentou em diversos palcos nacionais, como Teatro B32 (2021), Auditório Ibirapuera (2015 a 2019), Teatro Municipal de São Paulo (2017 e 2020), MASP (2017), Teatro Municipal de São Sebastião (2016) e, em 2019, fez sua estreia internacional como convidado da XVII Gala New York da Brazil Foundation. Participou de importantes festivais, como o Festival de Dança de Joinville (2017, 2018, 2019 e 2021), e recebeu premiações com diferentes coreografias em categorias diversas. Em junho de 2021 o BP foi reconhecido oficialmente pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, como Ponto de Cultura, e em outubro do mesmo ano recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, um prêmio voltado para organizações que desenvolveram ações em prol da diversidade e promoção dos direitos humanos.

Faixa etária: Livre.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Dias 20, 21 e 22/04 às 21h.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Dia 23/04 às 20h.


Bichos Dançantes - Focus Cia. de Dança [infantil]
Sinopse: Este trabalho é um convite ao entretenimento para crianças de 0 a 100 anos, e é também uma oportunidade de compartilharem um momento lúdico e de aprendizado através da arte e da dança. O espetáculo é uma aventura onde oito bichos se deparam com um desejo em comum, e assim recebem um desafio de Elisa, uma jabuti que completa cem anos e quer fazer dessa data tão especial algo inusitado. 14 personagens desenham essa jornada cheia de mensagens e pensamentos que serão absorvidas tanto por crianças quanto por adultos. As vozes dos personagens aparecem em off dubladas por grandes artistas brasileiros, são eles: Lucinha Lins, Reynaldo Gianechini, José Loreto, Mateus Solano, Juliana Alves, Fernanda Abreu, Gabriel Leone, Evelyn Castro, Tânia Alves, Bianca Byington, Vilma Melo, Jefferson Schroeder, Paula Raia e Pedro Lima. Essas potentes vozes são interpretadas pelos corpos dos bailarinos da Focus Cia de Dança que dão vida a esses personagens. O texto é de autoria do próprio coreógrafo que, além de estrear o espetáculo infantil, também estreia como autor e lança o livro com a história e diálogos da peça. As músicas são compostas pela dupla TUIM (Felipe Habib e Paula Raia) com letras e arranjos todos originais e criados especialmente para esse espetáculo. As canções e a trilha incidental complementam a narrativa que mistura humor, alegria, questionamentos e muita diversão. Uma oportunidade para avivar nossas crianças interiores e constatar que o desafio de Elisa - que na verdade, todos nós procuramos; está mais perto do que imaginamos.
Faixa etária: Livre
I Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 21/04 às 16h.
I Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 22/04 às 16h.
I Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 23/04 às 16h.

As Canções Que Você Dançou Pra Mim - Focus Cia. de Dança [contemporânea]
Sinopse: Sucesso de público, “As Canções que Você Dançou para Mim" foi eleita um dos melhores espetáculos de 2011 segundo o jornal carioca O Globo, e de 2012 pela Folha de São Paulo. Os trabalhos são dirigidos e coreografados por Alex Neoral. Todas as composições são sempre na voz do próprio Roberto, em versões originais de clássicos lançados entre as décadas de 1960 a 1980. Verdadeiras pérolas também por guardarem vários momentos e tons da voz do grande Roberto Carlos. O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis. Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, “As Canções que Você Dançou para Mim” traz figurinos em tons de azul, aludindo aos modelos e roupas da moda da época retratada, com toques contemporâneos.

Faixa etária: Livre
| Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 21/04 às 21h.
| Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 22/04 às 21h.
| Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 23/04 às 19h.


Samba de Roda - Mestre Kenura e Grupo Água de Menino [intervenção artística]
Sinopse: Nesta apresentação o público é convidado a participar do samba de roda, aprender as músicas e desfrutar de uma verdadeira festa popular. O samba de roda baiano possui suas particularidades e diferenciações internas como o samba chula e o samba corrido. Muito provavelmente foi a partir dele que as demais vertentes de samba existentes no Brasil se desenvolveram. São expressões musicais, coreográficas, poéticas e festivas das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Especialmente fortes e mais conhecidas na região do Recôncavo baiano, exerceram influência em diversos ritmos contemporâneos brasileiros, sendo decisivos para a identidade cultural brasileira.


Faixa etária: Livre
| Parque Praia do Sol - Avenida Atlântica, 3100 - Guarapiranga. Dia 21/04 às 13h.
| Parque da Aclimação - Rua Muniz de Sousa, 1.119 - Aclimação. Dia 22/04 às 13h.
| Parque Augusta - R. Augusta, 200 - Consolação. Dia 23/04 às 13h00.

Duo para dois perdidos - Cia Dual [contemporânea]
Sinopse: Baseado no universo do texto teatral “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, de Plínio Marcos, o espetáculo Duo Para Dois Perdidos aborda a relação entre dois mundos corporais distintos em choque e diálogo a partir de suas singularidades. O espetáculo propõe uma interface com o teatro e lança olhares sobre a desigualdade, a exploração e a injustiça social, que contracenam sob um vocabulário corporal que evidencia contrastes. Investigando elementos da cultura hip hop, os dois bailarinos propõem uma escrita dramatúrgica que descola a superfície da realidade para revelar o brilho do ser humano em sua condição essencial e em suas singelezas mais plenas.


Faixa etária: Livre
I Em frente ao Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República. Dia 24/04 às 17h.
I Em frente ao Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República. Dia 25/04 às 17h.
I Em frente ao Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República. Dia 26/04 às 17h.

Tico-Tico no Fubá - Escola de Dança de São Paulo e Trio Ensamble de São Paulo [dança]
Sinopse: Baseada na obra “Season March” de Pina Baush, os bailarinos constroem quadros vivos dialogando com a estrutura musical e seus elementos sonoros.

Faixa etária: Livre.
| Saguão do Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República. Dia 25.04 às 16h40.
| Saguão do Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República. Dia 26.04 às 12h e 16h40.

Lei Di Dai - Gueto pro Gueto [soundsystem]
Sinopse: Lei Di Dai é Mc do “Gueto pro Gueto sistema de som”, desde de 2012 que valoriza a cultura “sound system”, nascida na Jamaica. Realiza de forma democrática, eventos ao ar livre. O dj Vinnie comanda a seleção musical e a Lei Di Dai canta nos riddins jamaicanos e entre as músicas ela conta sobre a influência da cultura sound system pelo mundo. Convidados o MC Cabes e Bianca Hoffmann. Temos também uma aula aberta de dança com a Karla Mendes especialista em danças caribenhas e Fhernanda Oliveira dançarina de Dancehall ritmo dançante do Reggae. Incentivando todas as pessoas a acreditarem no seu próprio talento, com união amor e respeito.

Faixa etária: Livre
| Praça Dom José Gaspar - Rua Dr. Bráulio Gomes - República. Dia 26/04 das 12h às 14h.


Lançamento do livro “Frestas Poéticas” - Dança sem Fronteiras [dança contemporânea e lançamento de livro]
Sinopse: O lançamento do livro “Frestas Poéticas” da companhia de dança “Dança sem Fronteiras” acontecerá no dia 26/04 e contará com uma grande celebração. A companhia apresentará duas performances, Jam de Dança e Fresta Poética: Tempo Corpo, na Biblioteca Mário de Andrade. Abaixo informações sobre início de cada espetáculo e da recepção do livro.

Faixa etária: Livre
| Biblioteca Mário de Andrade - R. da Consolação, 94 - República. Dia 26/04.
Cronograma:
Espetáculo "Jam de Dança” - 18h
Espetáculo “Fresta Poética” - 18h30
Lançamento do Livro: Fresta Poética - 19h


Mesa de Conversa - Clarin Cia. de Dança [mesa de conversa]
Sinopse: A proposta dessa palestra é dar foco ao processo criativo dos espetáculos da Clarin Cia de Dança, especialmente voltada para a nova criação da companhia: FÊNIX - onde nascem os sonhos, que irá estrear dentro da programação do Festival Abril Para Dança. Além de diretor, contará com a participação de Pablinho IDD, que está na companhia desde 2020 e RD Ritmado, ambos bailarinos de funk e passinho.

Faixa etária: Livre
| Centro de Referência da Dança (Sala Plural) - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Praça Ramos de Azevedo. Dia 27/04 às 17h.

 

Memória + Cordas do Coração - Ballet Stagium [ballet]
Sinopse: “MEMÓRIA”: Trazer à memória de um processo significa entrar em contato com a natureza do tempo, num trânsito constante entre a experiência vivida e as percepções que se criam em torno dela. A obra "Memória" traz momentos que marcaram este percurso singular de 51 anos do Ballet Stagium.
Em “CORDAS DO CORAÇÃO”, o diálogo acontece entre a música de Bach, a música caipira e o toque de viola. Além de homenagear as raízes da música nacional, o Stagium segue em sua busca de uma brasilidade, ultrapassando rótulos e modismos. "A transversalidade de Cordas do Coração nos impulsionam para a compreensão das nossas relações, criando eixos geradores de saberes e emoções", comenta o idealizador Décio Otero. Músicas antológicas como "Tristeza do Jeca" de Angelino de Oliveira, que em 2018 completou cem anos, e "Viola Quebrada" de Mário Andrade, cujos versos nos transportam para a alma do artista, "Cordas do Coração" amplia o diálogo com as palavras/versos de Rolando Boldrin, um dos maiores divulgadores da autêntica música brasileira e grande contador de "causos"; destas terras.

Faixa etária: Livre
I Centro de Referência de Dança (Espaço cênico) - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. Dias 27, 28 e 29/04 às 19h.


Stagium, Dança e integração - Ballet Stagium [vivência]
Sinopse: A oficina Stagium, Dança e Integração estará promovendo aos participantes uma visão ampliada das possibilidades da arte da dança. As Oficinas terão como eixo norteador, provocar uma reflexão sobre o que vem a ser um profissional na área de dança. Sempre promovendo a diversidade e a inclusão, como na trajetória dos 51 anos do Ballet Stagium. Todas as práticas serão introduzidas e finalizadas pela direção do Stagium, na pessoa de Marika Gidali, solicitando verbalmente a todos os participantes, um por um, a sua visão de dança, de mundo e de como arte trabalha para a construção da identidade individual e coletiva.

Faixa etária: 18 anos
I Centro de Referência de Dança (Espaço cênico) - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. Dia 27, 28 e 29/04 às 15h.

Carimbó Pai D’Égua - Carimbó Pai D’Égua [cultura popular]
Sinopse: O renomado Grupo Carimbó Pai D´Égua vai fazer uma intervenção artística durante o evento Abril pra Dança. Músicos e dançarinos paraenses e paulistanos trazem a missão de promover e disseminar a cultura popular amazônica. O carimbó é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, sendo referência da cultura popular brasileira. Lindo de se ver e um ritmo contagiante.

Faixa etária: Livre
| Parque Praia do Sol - Av. Atlântica, 3540 - Capela do Socorro. Dia 28/04 às 15h00.
| Parque da Luz - Praça da Luz, s/n - Bom Retiro. Dia 29/04 às 14h00.
| Parque Augusta - R. Augusta, 200 - Consolação. Dia 30/04 às 15h00.

TA | Sobre Ser Grande - Corpo de Dança do Amazonas [contemporânea]
Sinopse: “TA” significa Grande para os Tikunas – povo originário do Amazonas, que ocupa uma vasta área. Expressão curta carregada de sentidos, a língua para esses povos é parte deles, os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, sejam pardos, roncos, chiados e tantos quantos conseguem escutar, define onde vivem como “TA”. Um território que abriga, acolhe, alimenta e precisa também de cuidados. Carrega nos corpos e expressa toda força de um povo que vive nessa amplitude – o Amazonas, a trilha sonora é do DJ Marcos Tubarão.

Faixa etária: Livre
I Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 28/04 às 21h.
I Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 29/04 às 21h.
I Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Dia 30/04 às 19h.

Girança - Grupo Batakerê [cultura popular]
Sinopse: Espetáculo que expressa a beleza da dança, música e das brincadeiras afro-brasileiras, corpos políticos periféricos dando continuidade aos saberes ancestrais. As vozes, os sons das afinações dos instrumentos, as caminhadas para lá e cá preparando o espaço para que as expressões sejam manifestadas de forma acolhedora e que cada uma/um se sinta parte, vai conectando quem por ali passa. Aos poucos a música vai ganhando ecoando, os corpos vão se manifestando, o povo vai se achegando, a roda se formando trazendo para perto as pessoas presentes. A cada parada uma dança, uma música conectando com o lugar. A Girança segue fazendo o povo circular pelos espaços vividos. Finalizando com um grande show percussivo para todo mundo dançar.

| Casa de Cultura de Itaquera – Raul Seixas, Rua Murmúrios da Tarde, 211 Jardim Bonifácio. Dia 29/04 às 15h.

AMEM: Experiência Ballroom - Coletivo AMEM e Vogue for Life [performance]
Sinopse: No dia Mundial da Dança o Coletivo AMEM e Vogue For Life apresentam uma programação dedicada a Cultura Ballroom, cultura de baile que exalta pessoas trans, negras, latinas e periféricas através da arte. Evidenciando danças, movimentos e corpas marginais, o evento convida o público presente para caminhar na passarela das "Ball Isso é Baile!" com categorias dedicadas ícones da dança e "Fall Ball" dedicada a categoria Runway inspirada pela outono.


Faixa etária: 12 anos.
I Praça das Artes - Av. São João, 281 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 29/04 das 18h às 21h.


Galeria experimental do Corpo - Coletivo Coletores [vídeo projeção]
Sinopse: O Hub Coletivo Coletores, propõe para o dia mundial da dança a intervenção artística com vídeo mapping: Galeria experimental do Corpo, nessa atividade a arquitetura do prédio da Praça das artes se tornará uma galeria de arte digital a céu aberto, exibindo uma série de trabalhos que discutem: corpo, movimento e memória. A partir dos fluxos culturais da dança entre o Território Amazônico e as periferias do sudeste. A atividade acontecerá dia 29/04/2023 das 19:00hs até as 22:00hs na Praça das Artes.


Faixa etária: LIVRE.
I Praça das Artes - Av. São João, 281 - Centro Histórico de São Paulo. Dia 29/04 das 18h às 21h.


Ou 9 ou 80 - Clarin Cia de Dança [contemporânea]
Sinopse: "ou 9 ou 80” - São 9 mortes em Paraisópolis – SP e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe – RJ, fora os inúmeros acontecimentos que não são registrados pela mídia. Utilizando essa linha de acontecimentos o grupo leva ao palco as vidas dos dançarinos das periferias dessas cidades, trazendo a necessidade do desenvolvimento humano em busca da felicidade contada através das letras do funk e dos corpos dos dançarinos. É um espetáculo que busca reverberar a dança urbana no coração de cada um, e mesmo com todas as dificuldades, celebrar a beleza da vida.

Faixa etária: Livre.
| Casa de Cultura do Ipiranga, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 . Dia 29/04 às 19h


DanceAbility - Dança Sem Fronteiras [vivência]
Sinopse: A Cia. trabalha com a metodologia do DanceAbility com dinâmicas de improvisação com o foco no potencial de todos os participantes, na criatividade e igualdade. A DanceAbility é um método de dança contemporâneo criado pelo norte americano Alito Alessi em 1987 nos EUA, baseado no respeito mútuo entre todos os participantes e a capacidade única e individual de cada um mover e dançar. Ele acredita que todas as pessoas devem ter a oportunidade de se expressar através da dança independentemente de seu nível de habilidades. A filosofia da DanceAbility é de que todas as pessoas podem dançar sem isolar ninguém, e as condições físicas ou cognitivas das pessoas não são um problema. “Isolamento e separação são os problemas a serem resolvidos, e a DanceAbility faz exatamente isso”, diz Alito Alessi.

Faixa etária: Livre
I Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa. Dia 30/04 às 16h.

As pegadas do Kurupyra - Flying low [cultura popular]
Sinopse: Inspirado no folclore e desenvolvido a partir de entidades indígenas e africanas, o espetáculo As Pegadas do Kurupira é resultado da pesquisa sobre lendas folclóricas e encantos. Com manifestações que se expressam por meio da dança breaking e o estudo do corpo. O Coletivo Flying Low surgiu em 2017 pelos Bboys Lee Anderson e Eddie Guedes com o desejo de estimular a criatividade e promover conhecimentos técnicos da dança, desenvolvendo uma linguagem híbrida misturando danças urbanas com dança Contemporânea.
Faixa etária: Livre
| Casa de Cultura de Itaquera – Raul Seixas, Rua Murmúrios da Tarde, 211 Jardim Bonifácio. Dia 30/04 às 16h.