Programação de Março - Centros Culturais

Confira a programação completa

| CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

 

XIII Circuito de Teatro em Português | Saudade

Teatro

Saudade é um monólogo cuja narrativa é calcada no drama poético a partir de estrofes de poesias e diferentes autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que escreveram sobre o tema ‘saudade’. Recorre ao mar como confidente ou inspirado pelo mar como fonte de saudade ou ponte pela qual se desperta o sentimento de saudade. Ou ainda o horizonte para além do qual se emanam as memórias de uma vida permeada pelo sufoco das saudades. O ator navega nas estrofes que, mesmo sendo de estruturas poéticas diferentes e de autores provenientes de diferentes países, aparentam uma unidade poética, uma linguagem comum por terem a mesma fonte de inspiração, o mar e a língua que os une.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 03/03 às 20h. 50 minutos. +16 anos.

 

A pequena semente do tempo

Teatro

Espetáculo infantil que mistura contação de histórias, teatro de sombras e manipulação de bonecos. Conta as aventuras de Julieta, uma garotinha de 7 anos, divertida e curiosa que ama ouvir as histórias de seu avô Nono - um senhor muito sábio. Juntos, embarcam num mágico universo de histórias que vai abrir as janelas da imaginação, contadas através da manipulação de objetos, roupas, tecidos e mamulengos.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 18, 19 e 21/03. Sábado e domingo, às 16h, e terça, às 10h30 e às 14h30. 55 minutos. Livre.

 

Sarau da Vila

O Sarau da Vila é uma iniciativa do CCVF que busca conectar artistas locais com o espaço, fomentando a cena artística no bairro da Vila Formosa. Será um evento de múltiplas linguagens, com participações especiais de cantores convidados e microfone aberto para todos expressarem sua arte.

| Centro Cultural Vila Formosa - Parte Externa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 18/03 às 17h. 180 minutos. +12 anos.

 

Senhora X, Senhorita Y

Teatro

Diversos temas que rodeiam a realidade da mulher em suas diversas fases de vida: expectativas de comportamento, maternidade, sexualidade e violência de gênero, entre outros. Leva para a cena o debate de questões relevantes relacionadas à ampliação dos direitos da mulher e das lésbicas, da perspectiva de como a construção do feminino se dá na relação entre mulheres, com a sedimentação de valores (sociais, estéticos, filosóficos) que impedem o pleno desenvolvimento da consciência do ser mulher e preservam para ela um lugar de subalternidade.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 23, 24, 25 e 28/03 às 20h. 60 minutos. +14 anos.

 

As Triunfais

Teatro / comédia / circo

Chá Verde, Suzana e Olívia do Hambúrguer são três palhaças que chegam para fazer os vocais de um show, mas a banda não apareceu. Com uma mala, um microfone, alguns elementos cênicos e a ajuda do público, elas estão determinadas a fazer o seu grande show acontecer. Um espetáculo para toda a família com números de humor clássicos reinventados e repletos de graça, dança e comicidade. As Triunfais é um coletivo de palhaçaria criado por Fabíola Pena, Fernanda Castello Branco e Olívia Bassini, com direção de Ana Paula Lopez.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 25/03 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | As meninas Velhas

Teatro / comédia

Com direção de Tadeu Aguiar e texto de Claudio Tovar, as atrizes Lucinha Lins, Bárbara Bruno, Nadia Nardini e Sônia de Paula contam a história de quatro mulheres sessentonas de espírito libertário, seus desejos, projetos e a amizade de uma vida inteira. A peça trata dos “novos 60”, ou seja, da nova forma de viver a fase madura da vida – com produtividade, alegria, desejos e projetos a realizar.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 26/03 às 19h. 80 minutos. Livre.

 

Pérolas em Histórias

Teatro / comédia

Neste espetáculo narrativo, destinado ao público infantil, o grupo Poesia no Espaço apresenta enredos da tradição oral que podem ser considerados verdadeiras pérolas de sabedoria. As histórias nos foram oferecidas por nossos antepassados e preservadas ao longo de muitas gerações. Algumas das fábulas que inspiraram esse espetáculo artístico são O sonho de Ismar e João, o Oleiro.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 26/03 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

 

Baile Pop

Música

O Baile Pop LGBTQIA+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar momentos de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar por meio da música a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. É realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de 3 horas.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 03/03 às 19h. 180 minutos. +16 anos.

 

Contos Brasileiros

Literatura

Regado por mistério e muita graça, Contos Brasileiros apresenta histórias que passam por diversas regiões do Brasil. Nesta montagem, os Viajantes da Mala Encantada contam os contos de Câmara Cascudo. São histórias que nossos avós contavam passando adiante de geração em geração e que mostram um pouquinho da nossa cultura popular e seus encantos.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 07/03 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Chapeuzinho Vermelho

Teatro

Com total interatividade do público, cantigas populares e muito humor, a montagem de Chapeuzinho Vermelho traça um paralelo das versões escritas pelo francês Charles Perrault e pelos Irmãos Grimm. A verdadeira história é contada através de um jogo de chapéus entre os dois atores e integrantes da platéia, que participam do espetáculo interpretando alguns personagens do famoso conto.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 15/03 às 09h20. 60 minutos. Livre.

 

Círculo Mágico

Circo

Reprises clássicas do circo tradicional brasileiro, com um cortejo de chamamento onde o círculo é criado. Traz a ideia de que todos podem ser artistas e aposta no humor puro e infantil, típicos de circos mambembes. Isso tudo através de reprises de palhaços, magia cômica, fogo, malabares, monociclos, perna de pau, acrobacias, música e trechos da literatura brasileira infantil, além de irreverência e humor.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 21/03 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Voltando a ser Criança

Múltiplas linguagens / infantil

A ideia é implementar no CFCCT um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas na área do parque. Atividades como oficinas, gincanas, brincadeiras e apresentações teatrais, colocando todos em conexão.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Parque. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 26/03 às 13h. 300 minutos. Livre.

 

Baile Black 80’s

Música

Baile Black 80's é movimento, uma forma de resgate musical com DJs, grafiteiros, dança e muito groove. O objetivo é evidenciar os problemas existentes da sociedade atual, como preconceito e racismo. Propõe também a valorização da cultura hip-hop e dos bailes black tão tradicionais na cidade de São Paulo..

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 31/03 às 19h. 180 minutos. +16 anos.

 

 

| CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

 

Diversidade.XR

Realidade aumentada

Sessões com agendamento dos 8 conteúdos em realidade virtual do licenciadas Mysticah, Ocupação e Lavrinthos, do acervo de Danna Lisboa, Vulkanika Pokaropa e Tábua de Esmeraldas e de acesso gratuito de Abrolhos e Itatiaia.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Até 30/06, terça a sexta das 12h às 18h.

 

Da Silva Brokers

Instalação artes visuais

Será anunciada a extensão megalomaníaca do centro cultural através de campanha que consiste em um grande banner publicitário, distribuição de panfletos e nas redes sociais. O complexo de edifícios fictícios deve atrair a atenção através de sua forma e tamanho e suscitar debates em torno da discriminação, gentrificação e direitos de grupos minorizados. Para isso, contamos com o império imobiliário fictício Da Silva Brokers, construído ao longo de 12 anos pelo artista alemão Anton Steenbock, que conta com uma rede de larga escala de instituições fictícias, fundações, contas de mídia social e funcionários controlados pela IA.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Até 30/03. Terça a domingo das 12h às 18h. Pelas ruas do Itaim Bibi.

 

Águas do Mundo

Teatro

O encontro de uma mulher com sua aprendizagem do prazer de viver e de amar. A protagonista busca desaprender a vergonha e a proibição do prazer. A peça explora a reversão do mito bíblico do pecado original e confere à mulher a entrada no Paraíso. Como diz o texto: “Ao contrário de Eva, ao morder a maçã, entrava no paraíso”. Durante uma ocorrência trivial, ao banhar-se no mar, ela se vê revelada numa realidade mais profunda. Baseado em Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, com proposição, dramaturgia, interpretação e direção de Vanessa Bruno

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 17 a 19/03. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. 50 minutos.

 

Brincar de Pensar - Contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas

Teatro infantil

Apresentada em capítulos, como se o público estivesse virando as páginas de um livro, a peça abre a porta da memória para que objetos, histórias e seus personagens saiam do esquecimento, evocando oito contos de Clarice Lispector. Um convite a imaginar, perguntar, lembrar, inventar, duvidar, entender e filosofar.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 22 e 23/03 às 11h. 60 minutos.

 

Senhora X, Senhorita Y

Teatro + oficina

Sob o pretexto de representar a peça A Mais Forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo? Direção geral e dramaturgia de Silvana Garcia. No elenco: Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto. Texto: Silvana Garcia, Ana Paula Lopez e Sol Faganello

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 09 a 12/03. Quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. 60 minutos.

 

Oficina de teatro ministrada pelas artistas do espetáculo

As artistas irão dividir com o público princípios dos processos de criação vivenciados na construção do espetáculo: improviso, performatividade, movimento e sonoridades. Público alvo: mulheres atrizes, bailarinas, artistas performáticas, não-artistas, estudantes e interessadas em geral.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 11/03, das 14h às 18h. 04 horas. 20 vagas. +16 anos.

 

Residências CCD | SaPatrônicas

Performance com audio tours

O Projeto SaPatrônica propõe uma cartografia afetiva lésbica na cidade de São Paulo, criando uma espécie de guia/mapa audiovisual de vivências, memórias e afetos sapatão, por meio da criação de pequenos documentários poéticos e audiotours. A proposta é que o material esteja disponível num site que servirá de base do projeto. Os conteúdos serão criados a partir de pesquisas históricas e entrevistas feitas pelas proponentes, bem como a partir de vivências abertas realizadas em caráter de Laboratórios de Criação, com lésbicas que se inscrevam para participar do projeto. Direção de Marina Bastos e Beatriz Cruz.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Residência de 01 a 31/03. Apresentação em 28/3 às 12h. 60 minutos.

 

KickAss Plays for Women

Teatro

Adaptação e estudo de cenas em duas peças curtas do livro de Jane Sheppard, Kick Ass Plays For Women (Nine/Nove e Commencing/Começando). Antoniela Canto e Isabella Lemos são duas atrizes com uma baita vontade de gritar dores e delícias no palco. A autora é uma premiada roteirista e dramaturga americana, com trabalhos lançados mundialmente. Sua obra traz lirismo contemporâneo, com sagacidade e perspicácia. Discutir heteronormatividade, opressão e imposição social e cultural sobre as mulheres, através da convergência dos textos escolhidos que tocam em extremos, mostrando o autoritarismo e abusos.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Residência de 01 a 31/03. Apresentação em 24/03 às 20h. 60 minutos.

 

Mulheres na Sanfona

Música

Coletivo de 47 mulheres da cultura popular brasileira, do Norte e Nordeste, trazendo representatividade como protagonista de uma cena cultural tão ocupada por homens. As integrantes do coletivo são lésbicas, nordestinas, pretas, periféricas, mães solos e, por isso, trazem como conceito fundamental a diversidade.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 04/03 às 20h. 60 minutos.

 

Revista Babadeira

Teatro de revista

A diretora Neyde Veneziano, especialista em teatro musical brasileiro, trocou as tradicionais vedetes por drag queens. No palco, Alexia Twister e Thelores, as duas commères, ou apresentadoras, buscam um tema para o espetáculo. Após conversas com os Deuses do Olimpo, a quem recorrem para inspiração, se encontram com Harmônio (Mercedez Vulcão), um jovem cantor sertanejo recém-chegado do interior. Ele foi expulso de casa por ser homossexual e procura por seu tio, que teria sofrido o mesmo, anos atrás. Com música, dança e o tradicional teor satírico, a peça se constrói a partir de 18 quadros, mantendo o formato de revista.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 25 e 26/03. Sábado, às 20h, e domingo, às 19h. 90 minutos.

 

 

| CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

 

Especial Mês da Mulher | Batalha Grajaú Rap City

Música

A Batalha Grajaú Rap City se tornou uma das maiores batalhas de MC’s do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para novos artistas mostrarem toda sua criatividade. Nesta edição, o evento dá ênfase às MCs femininas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão do CCG. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 09/03 às 19h. 120 minutos. +16 anos.

 

Especial Mês da Mulher | Projeto Coletivos (Carolinas Soltem Suas Vozes)

Literatura

O projeto Coletivos foi pensado para oferecer espaço, voz e assessoria aos coletivos do território. Nesta primeira edição, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o convidado é o coletivo Carolinas Soltem Suas Vozes. As palavras escritas por Carolina Maria de Jesus convidam a repensar o papel social da mulher no mundo. A partir de seus escritos, amplia o olhar para as diversas realidades que cercam essas existências.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 10/03 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Vozes do Samba - Nega Núbia Olliveira

Música

Nubia Lafaiete de Oliveira Hirose, conhecida como Nega Núbia Oliveira, foi criada em uma família de músicos e bebeu na fonte de grandes expoentes da cultura brasileira. Suas referências musicais são Candeia, Roberto Ribeiro, Fundo de Quintal, Originais do Samba, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Clementina de Jesus.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 17/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Projeto Conexões Diretas

Música

Intervenção artística de múltiplas linguagens: música, teatro e dança. Nessa edição, o projeto contará com a participação do Grupo Graja Sul, que promove o rap através de mostras e shows. Fração SM é um coletivo composto por artistas da dança que mesclam múltiplas linguagens artísticas, como teatro e poesia. Além das apresentações, a atividade conta com uma intervenção seguida de bate-papo com microfone aberto para o público expressar suas ideias.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 16/03 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Especial Dia do Circo | Amateur - Palhaço Satin

Circo

Amateur é simples, imperfeito, otimista, tonto, sonhador, fantasioso, delirante e louco. Do encontro entre Satin e o público nasce uma cumplicidade. A intenção deste jogo é a diversão mútua e, por um momento, esquecer as adversidades da vida e rir, sobretudo rir. Um espetáculo dinâmico que utiliza as técnicas do palhaço, teatro físico, mímica corporal, malabarismo com lenços mágicos, malabarismo com bolas de pingue-pongue manipulando objetos (isolation).

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 26/03 às 15h. 50 minutos. Livre.

 

Especial Dia do Circo | Circo Malabarístico - Irmãos Becker

Circo

Com diálogos nonsense e piadas rápidas, os artistas do circo selecionam voluntários na plateia para ficarem sob a passagem de facas e apresentam um desengonçado balé jogando malabares com cones de rua. Com malabaristas cômicos, o Grupo Irmãos Becker realiza pesquisas na área circense voltadas às técnicas do malabarismo, equilibrismo e a arte do palhaço.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 26/03 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Batalha Dominação

Música

A Batalha Dominação é um evento quinzenal que reúne artistas do rap, dos slams, dos saraus e dos movimentos sociais de empoderamento feminino, LGBTQIA+ e movimento negro. Um espetáculo de rua aberto ao público que contempla uma batalha de rimas improvisadas sobre assuntos sugeridos pela plateia.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 31/03 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

 

Especial Mês da Mulher | Exposição Representatividade feminina no STICKER

Intervenção artística

A pesquisa desta exposição mostra de que forma a arte urbana tem ocupado a cidade de São Paulo desde os anos 70 por meio de uma atuação majoritariamente masculina. Enfatiza, assim, a resistência das artistas urbanas para ocupar os espaços públicos. Representatividade feminina no STICKER reúne as artistas Nihau, Nina e Badfish, com impressão e colagem de sticker freehand (à mão livre) e de tipografia urbana (bomb, tag, throw up, piece e persona).

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 01 a 31/03. Terça a domingo, das 10h às 22h. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Ajuliacosta

Música

Revelação da cena rap brasileira, Ajuliacosta ocupa o CCJ no mês da mulher utilizando pautas pertinentes ao tema, como empoderamento feminino. Aos 24 anos, a artista traz esses temas com a fúria que precisa: em um ritmo mais movimentado e com rimas fortes e marcantes.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 04/03 às 20h. 50 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Rap Delas

Música

O Centro Cultural da Juventude mais uma vez é palco para rappers de qualidade e na edição 2023 do Rap Delas reúne nomes potentes da cena feminina como Janaina (Palavra Feminina), Priscila MC, Chai Odisseiana e Nathy Zica.

| Centro Cultural da Juventude - Anfiteatro. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 04/03 às 16h. 120 minutos. Livre.

 

Slam do Cortez

Poesia

Slam do Cortez é um projeto idealizado pelo poeta Dariel Costa em parceria com o CCJ. Busca intercalar apresentações literárias e musicais para tratar de vivências periféricas.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 03 a 31/03. Sextas, às 14h. 120 minutos. Livre.

 

Radioteca

Música

Encontro divertido que possibilita vivência de rádio aberta encenada em interação com conteúdos literários e sonoros para todos os públicos.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 07 a 28/03. Terças, às 14h. 120 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Festival eletrônico UhmanasTv

Música

A ideia é construir um canal no qual mulheres são protagonistas e encontram um espaço de acolhimento e liberdade para colocar sua voz. UhmanasTv traz visibilidade para produções de mulheres de vários lugares do Brasil e do mundo e seus trabalhos musicais das mais variadas vertentes e formatos. Tudo a partir de transmissões ao vivo de seleções musicais no Twitch, estendendo-se a outras redes sociais e plataformas com conteúdos diversos.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 18/03 às 14h. Livre.

 

Samba de Caboclo

Música

O Samba de Caboclo nasceu em 2020 a partir de uma iniciativa de um grupo de amigos. Aqui, samba raiz com resistência e alegria.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 21/03 às 16h. Livre.

 

BIA - Vivências da Terra

Intervenção artística

Como artista residente na zona Norte de São Paulo, Bia oferece oficinas sobre arte e saberes de terreiro ministrados por integrantes da comunidade do terreiro de candomblé Angola Nzó Kyloatala. Dança, canto, toques de candomblé e culinária fazem parte da vivência e influenciam diretamente as composições de Valverde.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 21/03 às 12h. Livre.

 

Arena IDM x Rockmaster Party 2023

Dança

Em março, o Arena IDM x Rockmaster Party 2023 traz a junção de estilos de dança, com break e outras danças urbanas. Uma festa para a família toda dançar.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 25/03 às 13h. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL PENHA

 

Especial Mês da Mulher | Sexta do Riso - Mulheres que riem com lobos

Teatro / Humor

Um espetáculo de variedades com artistas palhaças, comediantes de improviso, de stand up, poetas e musicistas, entre outras linguagens, subindo ao palco com criações autorais para rir, encantar e emocionar o público com a riqueza e a subjetividade da experiência feminina, seus prazeres e percalços. A cada apresentação, o grupo homenageia uma artista que fez história, entre elas Dercy Gonçalves (3/03), Gal Costa (10/03), Zezé Macedo (17/03) e Selma do Côco (24/03). Elenco: Paula Simões, Amanda Massaro, Maria Silvi, Luana Farnezi, Marcela Galvão, Paula Cancian, Bárbara Arakaki, Leticia Negretti, Eugênia Cecchinni e Maria Bia.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 03 a 24/03. Sextas, às 20h. 60 minutos. 14 anos.

 

Jornada

Teatro / Audiotour

Jornada e? uma obra permanente e um lugar de encontro, movimento, cidadania e pertencimento, que revela percepc?o?es micro e o macro sobre vida e o existir, a partir de uma dramaturgia poe?tica, informativa e por vezes divertida. O projeto foi criado especialmente para o Centro Cultural Penha. Trata-se de experie?ncia autônoma de audiotour imersivo, com cerca de 1 hora de duração. O pu?blico, usando seus pro?prios smartphones e fones de ouvido, acessa um QR CODE no CCP e então é guiado por ruas, prac?as, pre?dios e locais histo?ricos de uma regia?o, enquanto descobre o passado escondido por tra?s de paredes, monumentos e nomes de ruas. Através de uma pesquisa histórica e sensível sobre o bairro e também a partir de conversas com moradores locais e suas histórias únicas sobre a vida na região, o texto cria uma experiência imersiva com o espaço ao redor.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 04/03. 60 minutos. Livre.

 

As histórias de Benê

Teatro infantil

O espetáculo apresenta uma trupe de circo recheada de contos que chega à cidade Livraria do Norte e conta a história de Benê, uma criança que não gosta de ler e tem dificuldade para se comunicar. Ele então mergulha em um livro mágico e se depara com contos populares de tradição oral disseminados em diversas regiões do Brasil. Aprender que os livros e o aprendizado de novas linguagens podem ser sua ponte para o futuro e o conhecimento. Com a Trupe Arlequinos & Colombinas.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 04/03 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

SPCine | Amora Paulada

Cinema

Exibição do vídeo da peça teatral Amora Paulada, seguida de bate-papo com os atores e diretor da peça. A Cia Sá Menina de Teatro apresenta Amora Paulada, quando três homens desconhecidos se encontram levando suas crianças para brincar em um parque público e acabam por partilhar suas dores, alegrias, aflições e projetos acerca das suas subjetividades, masculinidades e paternidades.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 05/03 às 15h. 120 minutos. Livre.

 

XIII Circuito de Teatro em Português | Mar Me Quer

Teatro

Mar me Quer conta sobre uma história de amor e conquista à beira mar, com segredos e confissões, entre a gorda e bela Luarmina e o despreocupado pescador Zeca Perpétuo, intermediados pelo avô Celestiano.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 08/03 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

 

Circuito Municipal de Cultura | A Menina e a Capa Vermelha

Teatro infantil

Teresa perdeu seu papagaio Loresvaldo para o horripilante (e terror do mundo encantado) El Malvadon. Com muito bom humor e gags de palhaço, a menina perpassa por contos infantis clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Gato de Botas e Os 3 Porquinhos para recuperar seu amigo.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 11/03. Sábado, às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | As Meninas Velhas

Teatro adulto

Corina (Nadia Nardini), Zuleika (Lucinha Lins), Norma (Barbara Bruno) e Edith (Sônia de Paula) são quatro amigas da vida inteira que se encontram todos os dias na casa de uma, de outra ou no banco da praça vizinha. Dependendo do dia, tem jogatina ou lanche coletivo. Nesses encontros, as meninas (na faixa dos sessenta) discutem a vida e compartilham alegrias e tristezas. A peça trata dos “novos 60”, ou seja, da nova forma de viver a fase madura da vida.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 11/03 às 20h. 80 minutos. 12 anos.

 

Mozart Moments - Grupo Sobrevento

Teatro infantil

Mozart Moments é formado por cinco quadros curtos, em um total de pouco menos de uma hora, criados basicamente para um público infanto-juvenil, através dos quais crianças de todas as idades podem conhecer um pouco mais da vida de um dos maiores compositores de todos os tempos.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 18/03 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Festim

Música / Gastronomia

Festim é um projeto de música e gastronomia. Todos os sábados do mês, o CCP recebe uma dupla ou trio musical para se apresentar, enquanto na copa comidinhas e bebidas são servidas. No dia 18/03, o projeto receberá Vaisy Alencar no show Conversa Brasileira. Já no dia 25/03 é a vez de Dedo de Prosa com a Cangalha Teatral Peabiruo.

| Centro Cultural Penha - Palco Deck. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 18 a 25/03. Sábados, às 18h30. 120 minutos. Livre.

 

Grupo Sobrevento

Teatro infantil

O Sobrevento é um grupo que se dedica à pesquisa da linguagem teatral. Considerado internacionalmente um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação, desenvolve desde 1986 trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos e realização e curadoria de festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos. Nas tardes de sábados apresentarão os espetáculos infantis Mozart Moments (no dia 18/03) e Anjo e a Princesa (no dia 25/03).

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 18 a 25/03. Sábados às 16h. 50 minutos. Livre.

 

O Anjo e a Princesa - Grupo Sobrevento

Teatro infantil

A peça narra a primeira experiência de um anjo da guarda e trata de suas desventuras ao tomar conta de uma princesa, a quem lhe cabe proteger. Vaidosa, ela manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo para uma grande festa. Somente depois de um ano de tristeza e arrependimento, na primavera, voltam a nascer as flores. O anjo que ampara a princesa mostra-se, na peça, somente como um observador e deixa a cargo da própria vida, e de seu curso natural, os milagres que deveria fazer.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 25/03 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Paula Lima

Música

Paula Lima, com sua voz singular e presença marcante, é paulistana e nascida na Vila Mariana. É formada em Direito pela Universidade Mackenzie e em piano erudito. Tem indicações no Prêmio Multishow, Tim, Grammy Latino e recebeu o Troféu Raça Negra. Estreia no Teatro Martins Penna seu novo show intitulado Eu, Paula Lima.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 26/03 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Sexta do Riso - Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras

Teatro / humor

Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras conta a história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “plateia do lado de lá”. O espectador considerado “o público do lado de cá”, por meio de flashbacks reais e também pelo depoimento de nossa protagonista, tem acesso a uma realidade deturpada dos fatos, porém logo acaba por saber que algo mais grave se passou na fatídica apresentação.

| Centro Cultural Penha - Fundos do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 31/03 às 20h. 60 minutos. 14 anos.

 

 

| CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

 

Zazou, um amor de bruxa

Teatro

O espetáculo apresenta a doce e divertida história de uma bruxa que, com a ajuda de seu urubu rabugento, faz poções fedidas que empesteiam toda a cidade, mas ajudam a ensinar crianças malcriadas a serem mais humanas e educadas. Porém, um dia, cansadas das lições de Zazou, duas crianças resolvem dar fim a seu caldeirão mágico sem saber que o plano acabaria aproximando a bruxa de seu grande amor Mirabô, um vendedor de perfumes.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 01/03 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Elas por Ela - Mulheres no Samba

Música

O show conduzido pela cantora Neide Nell traz o universo musical das grandes intérpretes e compositoras femininas do samba. Enaltece, além do gênero musical, as mulheres e sua trajetória de relevante importância na música brasileira. Neide Nell vem acompanhada por sua banda formada por mulheres. É mulher na voz, na harmonia, inspiração e na batucada do samba.

| Centro Cultural Santo Amaro - Deck. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 08/03 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Especial Dia do Circo | Zig Zag Show

Circo

Palhaço e cantor, Zig Zag arma show especial em homenagem ao Mês do Circo. Uma versão em show do seu Programa Zig Zag Show, exibido na TV. Nele, inúmeras atrações circenses, além de uma gincana feita sob medida pras crianças.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 25/03 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Cross Over Trio

Música

Trio formado por Fausto Ito (pianista e diretor musical) e pelos vocalistas Larissa Furtado e Marcel Azevedo, apresenta trilhas de filmes da Disney, Hollywood e Broadway, com jazz, bossa nova, brasilidades e temas de novelas, além de tributos musicais ao Queen, Elton John e outros importantes artistas.

| Centro Cultural Santo Amaro - Saguão. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 17/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Voz Bixa

Teatro

Desde a infância, meninos afeminados são constantemente repreendidos. É negado a eles o modo genuíno com o qual se relacionam com o mundo. A voz é silenciada antes que ele aprenda a falar. Voz Bixa é uma narrativa biográfica e forjada para reencontrar um sussurro de voz na intimidade escondida, reconstruindo um universo de memórias individuais mas também coletivas.

| Centro Cultural Santo Amaro - Deck. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 03/03 às 20h. 60 minutos.

 

Sex…tou - Poéticas e Picâncias Orais

Contação de história

Drika Nunes e Ailton Guedes apresentam narrativas trazidas pelas bocas da tradição oral e pelas mãos da literatura tradicional, numa química perfeita entre o sensual e o imaginário. Os narradores personalizam as histórias para narrá-las num jogo fictício de vivências eróticas, imprimindo mistério e sensualidade.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 31/03 às 20h. 60 minutos. +18 anos.

 

Cabaré CirqueTal

Teatro

Ao comando de Tico Toco, o espetáculo traz uma atração internacional, um russo considerado (por ele mesmo) o homem mais forte do mundo. Traz também a maravilhosa Polenta, que demonstra toda sua habilidade e precisão com um chicote, além de malabarismo com bolas e claves. Tem o Sevefino, palhaço que é só amor em seu grande número com a participação de crianças e adultos da plateia. E ele, o Nelson do Bigodinho, que adora tocar seu glorioso instrumento (um trompete em miniatura), mas sempre o faz na hora errada e faz com que Tico, sem paciência, lance um perigoso desafio.

| Centro Cultural Santo Amaro - Saguão. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 29/03 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

 

| TENDAL DA LAPA

 

SHN

Artes Visuais

Intervenção com grafite e lambe-lambe. O Coletivo SHN é composto por Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos e Marcelo Fazolin. Multidisciplinar, reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas. A serigrafia sempre foi um ponto de partida gráfico para a pesquisa de mídias apresentada pelo coletivo, que trabalha com ícones universais, ressignificando o conceito de logotipo e marca em uma abordagem bem humorada e crítica. Apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias, atravessam a discussão proposta pelo coletivo.

| Tendal da Lapa - Área Externa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 01/03 às 08h. 06 horas. Livre.

 

Sísmicas Banda

Música

Cantoras, compositoras e instrumentistas, Laya, Malu Maria e Tika formam a banda de mulheres Sísmicas. O trio leva ao palco suas guitarras, tambores, flauta, violão, programações, vozes e performances, entrelaçando suas composições e criando um show diverso, aberto, com as particularidades e diferenças de seus trabalhos individuais, sendo percebidas e colocadas em jogo.

| Tendal da Lapa - Rua interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 03/03 às 19h. 90 minutos. Livre.

 

Banda Custódia

Música

Custódia é uma banda de hardcore equatoriana que existe desde 2007. Já realizou sete turnês internacionais, com um LP, uma demo e um disco compilatório.

| Tendal da Lapa - Rua interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 04/03 às 15h. 05 horas. Livre.

 

Exposição 100 Minas

Artes Visuais

100 Minas na Rua é um movimento que desde 2018 realiza ações de grafitti com o objetivo de promover a representatividade feminina dentro do contexto das artes urbanas e revitalizar áreas degradadas, ressignificando espaços públicos através da arte. A exposição promete ser a maior coletânea de graffiti feminino da América do Sul.

| Tendal da Lapa - Galpão 1. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 16/03 às 14h. Duração: 45 dias. Livre.

 

Feminine - HiFi

Música

Feminine Hi-Fi, formado pelas DJs Dani Pimenta e Lovesteady e a cantora Laylah Arruda, é um projeto musical especializado nas conexões rítmicas entre Jamaica, Brasil e o reggae mundial. É união feminina, empoderamento, energia que flui, junta e se multiplica por meio da música e da mensagem contida nas canções. É o mergulho nas ondas sonoras da música jamaicana sob a ótica feminina.

| Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 12/03 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Clake

Circo

Clake é um espetáculo cômico que acentua o trabalho da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria cômica, física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades.

| Tendal da Lapa - Lona. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 16/03 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

 

| VILA ITORORÓ

 

Jazz Café - Degustação Café

Música / Jazz

Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 05/03 às 11h. 60 minutos. Livre.

 

Show Pretagonísta - Mana Black

Música

A artista Mana Black tem sua energia ancestral. Suas músicas são autorais, seus beats são produzidos com batidas sensoriais ousadas e impactantes. O show tem muita resistência, afrofuturismo e militância negra LGBTQIAPN+. Um espetáculo de afrontamento, erguendo a voz contra as injustiças sociais. Um show eletrizante com participação especial da artista e sua companheira Gabi Antero.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 04/03 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Ana Cañas

Música

Em show criado especialmente para celebração do Dia Internacional da Mulher, a cantora e compositora paulistana apresenta clássicos de sua carreira e canções que ficaram imortalizadas por icônicas vozes femininas, como Elis Regina, Nina Simone, Rita Lee e Édith Piaf, entre outras. Acompanhada por dois exímios violonistas, apresenta um show envolvente e emocionante que atravessa gerações.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Carolina Zingler

Música

O novo show da cantora apresenta canções dos seus últimos discos e também músicas inéditas na formação de baixo, bateria, percussão e guitarras, acompanhada pelos músicos Bárbara Mucciollo, Tomás Oliveira, Fernando Lima e convidados especiais.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 11/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Grandes Mestres do Choro em Conversa Brasileira - Degustação Café

Música / Instrumental

O acordeonista Marcos de Sá e a clarinetista Vaisy Alencar juntam suas vivências musicais no Conversa Brasileira, projeto que surgiu durante a quarentena como forma de trazer calmaria para momentos de inquietude. Apresentando uma das formações mais clássicas dentro da música, piano e clarinete, até uma formação mais inusitada como acordeom e clarone, apresenta música brasileira com diferentes roupagens, trazendo no repertório compositores como Pixinguinha, Guinga e Jacob do Bandolim, além da música erudita de José Guerra Vicente e Edmundo Villani-Côrtes. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 12/03 às 11h. 60 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Mulheres de 10 mil Metros de Altura" da Cia Manifesta Maria

Teatro

O projeto Warmi Sankofa Ayni foi contemplado no edital de ocupação e residência artística da Vila Itororó e convida a Cia Manifesta Maria. Com a peça Mulheres de 10 mil metros de Altura, narra a história de quatro mulheres importantes para o movimento feminista e que geraram transformações sociais no Brasil. Voltado para o público jovem, quer provocar reflexões sobre a resistência das mulheres e a capacidade delas de mudar os rumos da história. Discute a desigualdade de gênero, as diversas violências que sofrem, e celebra as leis de proteção a elas.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Bruto Afável

Música

O show Bruto Afável apresenta canções inéditas para piano e voz, criadas a partir de uma parceria entre o Fora de Linha e autores da cidade de São Paulo. O trabalho tem como raízes duas heranças da música brasileira: a articulação entre poetas e músicos e a relação entre a canção e a cidade. Contemplado pela 5ª Edição do Edital de Apoio à Música para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura, foi idealizado pela atriz e cantora Suellen Leal e o músico Matheus Alvisi, que desde 2013 investigam a criação artística na intersecção entre palavra, música e cena.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Banto Blue – Luana Bayô

Música

Banto Blue é uma apresentação musical que revela a cantora Luana Bayô a partir de uma nova perspectiva. Flertando com o som do blues, do samba, do jazz, e dos batuques, tem como fio condutor os cantos de trabalhos, a música espiritual e os batuques advindos da África. Sobretudo a cultura dos povos do grupo linguístico Bantu. A apresentação conta com uma formação muito próxima vista nos concertos de blues, com a forte presença da guitarra, do baixo acústico e da bateria, ecoando o som dos tambores. São cantigas de terreiro, que falam da força feminina como “Antes de salvar o mundo” e dos desafios de se ser uma pessoa negra em diáspora.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 18/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Nicolas Krassik com Gian Correa - Degustação Café

Música / Instrumental

O violinista francês radicado no Brasil Nicolas Krassik se apresenta com o paulistano Gian Correa, violonista de 7 cordas. A proposta do duo é criar um diálogo entre esses instrumentos, uma vez que ambos são solistas. O público poderá desfrutar de composições autorais e releituras de clássicos da MPB. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 19/03 às 11h. 60 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

 

Exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

No dia 10/12/2012 nasceu a exposição Hoje tem Espetáculo, a primeira com caráter permanente do CMC. O projeto expositivo, gráfico e cenográfico é de Carla Caffé - que foi selecionado para participar da 10ª Bienal Brasileira do Design Gráfico. Dentro da exposição há também um espaço de convivência, que recebeu o nome de Café dos Artistas, onde acontecem a maior parte dos eventos públicos. O espaço tornou-se ponto de encontro da classe circense, substituindo lugares que antes sediaram a reunião dos artistas.

Hoje tem Espetáculo apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais e maquetes, distribuídas em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias, e Café dos Artistas. A curadoria de Verônica Tamaoki, coordenadora do CMC, foi agraciada em 2013 com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e o projeto expográfico de Carla Caffé foi selecionado pela 10ª Bienal do Design. Conta os quase 200 anos da história do circo no Brasil e ocupa a sobreloja e térreo do Centro Cultural Olido. Possui cerca de 300 imagens, de autores diversos, documentos tridimensionais, audiovisuais e maquetes

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs. (Fecha às terças). Livre.

 

Visitas Mediadas à exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pela exposição “Hoje Tem Espetáculo” e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (fecha às terças). Livre. Gratuito.

 

Encontro de Estudos da Palhaçaria

Circo

O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral. Tem como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Todas as segundas do mês, às 14h. 180 minutos. Livre.

 

Dia do Circo

O Dia do Circo é em 27 de março e foi instituído no estado de São Paulo em 1972, ano em que se comemorou o cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em homenagem ao palhaço Piolin (Abelardo Pinto - 1897/1973) que nasceu nesse dia. Tendo sido forjada no Largo do Paissandu, onde os modernistas “descobriram” Piolin e o elegeram o maior talento cênico do Brasil, a data tem sido celebrada pelo Centro de Memória do Circo desde sua fundação com cortejos, espetáculos, palestras, exibição de filmes etc. A programação do dia 25 vai ser dedicada ao público infantil. Para isso será realizado trabalho de divulgação junto às escolas públicas e ocupações do entorno do CMC. Intervenções através dos demonstrativos dos saberes e artes circenses, gastronomia circense e brinquedos educativos ocuparão o corredor térreo da Galeria Olido, entre às 11h e 16h.

A programação do dia 27, entre às 14h e 18h, inicia com um cortejo formado por palhaços, artistas circenses, e coro do Teatro Oficina representando os artistas modernistas e cantando músicas de Villa Lobos, acompanhado pelo boneco gigante Piolin. O cortejo dará uma volta no entorno e seguirá para o Largo do Paissandu, onde, numa homenagem da comunidade circense ao movimento negro fará lavagem da estátua da Mãe Preta. Na sequência, dá-se início a um espetáculo circense na Rua Dom José de Barros. Pela primeira vez, o Centro de Memória do Circo instalará arquibancadas no local em que realiza o Picadeiro Aberto.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 25 e 27/03. Sábado, das 11h às 16h, e segunda, das 14h às 18h. Livre.

 

 

| CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

 

Universo Invisível

Dança

Universo Invisível é um projeto sobre dança e literatura livremente inspirado na obra de Valter Hugo Mãe, Homens Imprudentemente Poéticos, que trata da alma humana de forma sensível e intensa. O texto escolhido foi A Lenda do Poço.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 01 a 04/03 às 19h. 60 minutos. +14 anos.

 

Espetáculo Avoapé

Dança

Avoapé conta os desafios da pandemia e a aridez da vida do trabalhador brasileiro. Através da dança híbrida e da poesia, Rodrigo Alcântara conta a história de tantas e tantas pessoas que lutam nesse momento contra ainda mais adversidades e desamparo social. O espetáculo é a continuidade da pesquisa cênica do projeto Diário de um Certo Artista, iniciada em 2019. Para a criação da obra de 2021, o Coletivo Diário se aprofundou na cena Currículo, refletindo sobre os caminhos que se abrem e se fecham o tempo todo para quem não tem o exigido pelo sistema.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 08, 10 e 11/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

1ª Mostra de Residentes CRD - Processo de Criação

Dança

A Mostra de Artistas Residentes apresenta o processo de criação de artistas e coletivos que utilizam regularmente o espaço do CRD para suas práticas, criações e ensaios, como residentes do equipamento em 2022. A Mostra dá oportunidade aos residentes de apresentarem suas investigações no estágio em que estão, sem que estejam necessariamente finalizadas ou concluídas, a fim de poderem comunicar e trocar seus processos de pesquisa com colegas da área.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 14 a 18/03 às 18h. 120 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Espetáculo Filhas - Sopro Cia de Dança

Dança

Sobre a ótica dos símbolos mitológicos em várias culturas, como grega, judaico-cristã e africana, Filhas vale-se do elenco feminino da Sopro Cia de Dança para expressar a essência da mulher, seja ela qual for. Fortes, intrigantes, resistentes, contos de amor, beleza, ciúme, dominação, revolta. A concepção é da bailarina Tatiana Portella, assinado pelo coreógrafo Roberto Amorim. As bailarinas dançam ao som de Bach numa obra repleta de movimentos fortes e impactantes, que se misturam à leveza e harmonia das presenças femininas e suas cicatrizes.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 24 e 25/03 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL OLIDO

 

Denilto Gomes para Sempre Dança

A exposição traz imagens de momentos marcantes da trajetória artística deste bailarino e criador nos movimentos da dança entre as décadas de 1970 a 1990. Proposta pela Cooperativa Paulista de Dança em parceria com o Centro Cultural Olido, a exposição ficará aberta para visitação até o final do mês de março no foyer da Sala Olido.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01 a 31/03. Livre.

 

HUB Leitura

Intervenção Artística

A obra Hub Leitura buscará, através da criação de painéis pictóricos e grafite, trazer elementos da literatura brasileira em diálogo com as artes urbanas. Será um processo de intervenção artística que acontecerá nas paredes e portões principais do Centro Cultural Olido, marcando a nova fase conhecida como Olido Hub, que busca o foco na cultura digital, artes híbridas e conexões entre artistas e público.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 03 a 12/03 às 12h. 360 minutos. Livre.

 

Especial Mês da Mulher | Mulheridade e Cárcere

Intervenção Artística

O projeto ocupa o espaço da Galeria Olido, no mês das mulheres, e propõe provocar reflexões, movimentos e imagens sobre o encarceramento feminino e de como ele reverbera nas “corpas” das presas, na memória coletiva e na sociedade como um todo.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08 a 14/03 às 14h. 360 minutos. Livre.

 

Cortejo de Maracatu de Baque Virado com a Cia. Caracaxá

Música / Dança

Os cortejos de Maracatu são parte de uma manifestação cultural tradicional do Estado de Pernambuco, presente nas Nações de Maracatu de Baque Virado. A Cia Caracaxá, grupo paulistano situado na Barra Funda, reproduz essa manifestação com muito ritmo, dança e alegria. O diferencial do coletivo é a diversidade. O grupo é composto por mulheres cis, trans, pessoas não binárias, homens cis e a liderança com o apito feminino de Luciana Felix, arstista preta periféica, mostrando toda a força e beleza das mulheres no batuque. A percussão é composta de tambores, caixas, gonguê, ganzás, xequerês e o canto com as toadas, que são vibrantes e fazem todo público cantar e dançar ao som do Maracatu.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 17 e 18/03 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Manicômica Show

Teatro

Uma noite de comédia stand up e música eletrônica. É um projeto de empoderamento e diversidade que valoriza os mais loucos pontos de vista de maneira inclusiva, enfatizando a representatividade feminina, LGBTQIAP+ e negra. O Manicômica Show vem formando novos públicos e construindo pontes com a cena da música eletrônica paulistana para mostrar que existe um humor progressista circulando pela comédia stand up. Com elenco composto por comediantes em ascensão que apresentam textos autorais numa perspectiva mais desconstruída, o show visa promover a democratização do riso. Um diferencial do projeto é que além do show de comédia, DJs sets se apresentam ao longo da noite.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 11/03 às 18h. 120 minutos. +12 anos.