Organização e segurança são destaques no carnaval de rua de São Paulo

Prévia de pesquisa entre os foliões de ruas aponta que a organização teve aprovação de 96,3% com nota de 8,8, em escala de zero a dez. Já para o público que esteve no sambódromo, a nota final foi 9 (mais de 50% deram 10)

 A Cidade registrou até ontem, Quarta-Feira de Cinzas, 362 desfiles de rua, contados os quatro dias de folia e o pré-Carnaval. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura espera que até o fim deste mês, o total chegue a 464 desfiles. A organização e a segurança foram destaques neste ano com colocação de gradis, banheiros, revista policial e efetivo reforçado da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM)

Para alegrar a quem participou do carnaval na Capital, artistas como Pabllo Vittar, Juliette e Michel Teló e blocos tradicionais como Galo da Madrugada, Monobloco, Sargento Pimenta e Minhoqueens passaram pelas ruas e avenidas em todas as regiões da cidade.

Saúde e Limpeza

A logística de atendimento médico organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dedicada aos foliões, registrou um total 2054 atendimentos nos quatro dias oficiais de folia e no fim de semana pré-Carnaval, além de 67 remoções para unidades hospitalares.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp), retirou 694,45 toneladas de lixo das vias da capital ao longo dos dias 11, 12, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. A expectativa é reciclar mais de 50% do material coletado, número que pode variar em caso de chuva por contaminação do resíduo.

Em média, 2.653 pessoas atuaram por dia na varrição e 351 veículos foram usados na limpeza. Nos seis dias de festa, foram utilizados 3.395 metros cúbicos de água de reuso e 8.325 litros de desinfetante para a limpeza das vias. No trajeto dos blocos, foram disponibilizados em média diária, 286 contêineres, cestos aramados, 528 papeleiras e 170 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Com relação à segurança, além do efetivo de policiais militares, a Guarda Civil Metropolitana foi reforçada para toda a cidade. Por dia em média, 1.400 agentes da GCM e aproximadamente 300 viaturas, além de 60 motos extras estavam nas ruas dando proteção à população da cidade de São Paulo.

Aprovação

Segundo a prévia da pesquisa feita pelo Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura aponta que a organização do carnaval de rua, teve 96,3% de aprovação, resultado 14% maior que em 2020 com nota de 8,8, em escala de zero a dez. Já para o público que esteve no sambódromo a nota final foi 9 (mais de 50% deram 10).

Outro dado de destaque do levantamento foi o crescimento da participação feminina no evento. No carnaval de rua, até o último final de semana, elas totalizaram 57,8% do público, crescimento de 2,3% com relação a 2020. No masculino, houve uma queda proporcional de 3%, fechando em 41,9%. Para o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa responsável pela infraestrutura do carnaval paulistano, Gustavo Pires, “a presença maior de mulheres é relevante, mostrando que há tranquilidade e segurança na participação da festa”, acredita. O público feminino foi maior também no sambódromo, nos desfiles das escolas de samba: 59,7%.

 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835 / 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br