EMIA Chácara do Jockey é inaugurada no Aniversário de São Paulo

Ponto de leitura também é inaugurado no mesmo dia; confira a programação

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia as comemorações de 469 anos da cidade com o tema “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui”. Além da programação artística, São Paulo ganha um presente para as crianças. A inauguração de uma nova unidade da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística), no Parque Chácara do Jockey. O projeto de expansão das EMIAs, iniciado em 2022 com a EMIA Brasilândia, ainda contemplará a inauguração de duas novas unidades em 2023. A programação infanto-juvenil inclui a Viradinha Cultural, no dia 25, a partir das 10h.

Também na Chácara do Jockey, acontece a inauguração do Ponto de Leitura Chácara do Jockey. Esta é a primeira ação de parceria entre CSMB e EMIA que busca contribuir para o desenvolvimento humano, a formação de leitores, bem como a formação cidadã da população. Serão disponibilizados livros, jornais, revistas e programação cultural, gratuitamente, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. No dia da inauguração, será realizada uma ação de distribuição gratuita de livros.

As inscrições para o curso regular estão abertas até 1º de fevereiro no formulário clicando aqui. O curso regular inicia-se com crianças a partir dos 5 anos completos, podendo ingressar na escola até os 7 anos. As vagas oferecidas para 2023 são para as crianças nascidas em 2017, 2016 e 2015. 

INAUGURAÇÃO EMIA CHÁCARA DO JOCKEY

Viradinha Cultural

| Das 10h às 12h.

"Brincantes de todos os tempos" - Inauguração EMIA Chácara do Jockey

O espaço “Brincadeira de todos os tempos” é uma ação de salvaguarda e difusão da memória da infância, abarcando diferentes brincadeiras e brinquedos. Estes eventos contam com diversos artistas populares com muita experiência. Pedagogos, palhaços, circenses e brincantes. Terá atrações de circo, como: malabares, palhaços, contorcionistas. Teremos também oficineiros de abayomis, jardinagem e pintura no rosto. Será feita diversas brincadeiras de roda, bambolês, amarelinha, passa anel, entre outras. Haverá também contação de história e dinâmicas em grupo.

| Chácara do Jockey, 10h às 16h.

 

Porangas - Onde se guardam histórias

O GRUPO TEATRAL NEGRO SIM nasceu em 1998. Foi o primeiro núcleo de teatro negro com artistas periféricos criado na região do Butantã. Seu núcleo inicial era composto por 5 integrantes: Míriam Selma, Tony Moreno, Débora Carolyne, Paulo Costa e Ruffo Scarpinelo. Em 2000, novos integrantes passaram a fazer parte, Silvaní Moreno e Dimmy Anderson. Em 2008, Alex Bispo e recentemente em 2016, Daniel Pereira passaram a fazer parte do elenco. Há 22 anos o grupo realiza diversas atividades artísticas: espetáculos teatrais, esquetes, performances, oficinas culturais, workshops, palestras, entre outras, utilizando os mais variados espaços, como teatros, centros culturais, escolas, praças públicas, auditórios, congressos, convenções e ONGs. O intuito do grupo é de somar na luta contra as práticas racistas, preconceituosas e discriminatórias, que impõem o peso da exclusão. A realização desse propósito se dá pela valorização da memória e pelo resgate da cultura afro-brasileira, tradições que caminham sobretudo através da oralidade.

| Chácara do Jockey, 14h.

 

Grupo Cupuaçu

O Auto do Boi acontece em uma fazenda, onde se vai dar uma festa, em homenagem ao Boi mais premiado da fazenda. O amo, que leva a peça, orgulhoso de seu Boi, canta e dança com o vaqueiro, que encanta e leva o Boi com sua vara de ferrão. Em volta dele estão os indígenas, os caboclos de pena – entidades indígenas - que protegem nosso auto. Também muitos rajados: dançarinos com seus chapéus de fitas coloridas, que balançam e trazem encantamento para sua dança. Quem chega para balançar a festa é o negro Pai Francisco e sua esposa Catirina. Ela está grávida e quer comer a língua do Boi, convence seu marido a roubá-lo. A história se dá toda cantada e dançada por aí.

| Chácara do Jockey, 15h.