Dia do Forró celebra o aniversário de Luiz Gonzaga com Trio Sabiá, Anastácia e Neide Gara-pé

Dia do Forró promove shows em diversas Casas de Cultura da cidade

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove o Dia do Forró. A programação especial tem como destaque para Maria Fulô convida Valentina Guillén, reunindo shows em diferentes Casas de Cultura das quatro regiões da cidade. Os músicos prometem cantar e tocar os principais clássicos do forró para celebrar a forte presença do ritmo nordestino na capital paulistana. Para agitar o fim de semana de atrações, o Trio Virgulino se apresenta na Casa de Cultura do Campo Limpo no dia 17, com aquele forrozinho pé de serra que os amantes da música tanto gostam.

Confira, abaixo, a programação completa:

Nota - Caminhada do Forró em São Paulo
Em face da recente notificação oficial e início de reforma do calçamento das vias de pedestres da área delimitada como Triângulo SP, por parte da SP Obras, e em comum acordo sem prejuízo ao erário público, a atividade programada como "Caminhada do Forró", foi cancelada.


Tributo a Luiz Gonzaga com Maria Fulô - Música
Em dezembro de 2022 a música nacional comemora os 110 anos de nascimento de Luiz Gonzaga. Cantor, sanfoneiro e compositor, o artista pernambucano revolucionou a história da música nordestina e popularizou gêneros como o baião, o xote e o xaxado em vários países.
Maria Fulô e banda resgatam a vida e obra do Rei do Baião com diversas canções como “ Asa Branca”, “Que Nem Jiló”, “Sanfona Sentida”, “Olha pra o céu”, “Numa Sala de Reboco” E “Vida de Viajante” executadas ao vivo junto com sua banda formada só por mulheres.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 14/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó

Forró da Macaxeira - Cultura Popular e Tradicional
O Arrumadinho do Forró da Macaxeira resgata a cultura nordestina através de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Anastácia, Marinês e outros, com ritmos variados para ninguém ficar parado.
Em uma hora de apresentação tocaremos xote, xaxado, baião, forró, arrasta pé, maracatu e coco. Forró da Macaxeira é cultura nordestina, empoderamento feminino e diversidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 14/12 às 20h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó

De Onde Vem o Baião com O Que de Que - Cultura Popular e Tradicional
Em um pequenino salão de forró pessoas se encontram e se relacionam, homens e mulheres dançam ao longo do salão. A música de forró pé de serra acaba por invadir a cena, retratando a história do forró pé de serra que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passa por um processo de urbanização.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. Dia: 15/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro

PH Zabumbada Forró e Brasilidades - Música
PH Zabumbada vem com uma apresentação animada recordando o saudoso forró pé de serra, unindo estilos como forró universitário com a mistura da nossa MPB, tocando grandes sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Forróçacana, Alceu Valença, Cidade Negra, Skank, Baiana System e muitos mais, um espetáculo pra ninguém ficar parado, então venha se balançar com a gente com mais uma apresentação do “Somos nós no Forró.”
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Manoel Mendonça

Forró e Cangaço com Trio Amizade - Música
Forró, xote, xaxado, baião, arrasta-pé, tudo isso você encontra no baile do Trio Amizade.
Lampião e Maria Bonita já confirmaram presença para arrastar as sandálias e tirar uns retratos. Às sexta-feiras na Casa de Cultura, é uma tradição de muitos anos atrás acontecer o Baile da Terceira Idade, e este evento vem para fechar o último dia de baile em 2022, celebrando o Dia do Forró.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/12 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Manoel Mendonça


Show Trio Virgulino - Música

Em comemoração a semana do forró o Trio Virgulino vai estar na Casa de Cultura do Campo Limpo. Com aquele forrozinho pé de serra gostoso que a galera gosta! A trilha sonora mescla grandes sucessos e músicas autorais, prometendo sacudir a galera.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 17/12 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Forró Vila do Sossego - Música

Em uma apresentação intimista e envolvente, o grupo convida o público a se mexer e dançar. Trazendo em seu repertório a musicalidade nordestina somada às influências musicais e urbanas misturando o popular e o clássico.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 17/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça


Valdeck de Garanhuns
Sinopse: Folia Brasileira é um espetáculo literalmente popular. A história se passa na fazenda do coronel Vicente Pompeu que está realizando uma grande festa com manifestações da cultura popular para comemorar o noivado de Simão e Marieta. Para organizar a grande folia, ele manda chamar Simão de Lima Condessa, que é o noivo e seu braço direito. Simão fica encarregado de tudo, desde a culinária até a parte artística do evento, e para isso conta com a ajuda de sua companheira Marieta e alguns amigos. Simão começa os preparativos, mas é interrompido por um empresário gringo que quer modificar o esquema da festa com mediocridades da mídia. Com muita astúcia e ajuda da plateia Simão vai selecionando os artistas, e consegue realizar a festa, com atrações autênticas da nossa cultura popular, como: danças, folguedos, lendas ecologia, cidadania, culinária, costumes e tradições. O teatro de mamulengo é apresentado em qualquer lugar. Ele é de rua, porém pela sua versatilidade, pode muito bem ser apresentado em teatros e outros espaços alternativos. É acompanhado de música ao vivo (sanfona, triângulo, zabumba, pandeiro, ganzá, etc.) e versa sobre assuntos relacionados ao comportamento do povo.
Local, data e horário: Casa de Cultura do Butantã, 14/12 às 17h.


Trio Beijo de Moça
Sinopse: Formado por Juliana Lima (voz e sanfona), Beatriz Ramos (zabumba e vocais) e Bianca Calsavara (triângulo vocais), o Trio Beijo de Moça chega para deixar a sua marca. Tocando desde xote, forró pé de serra e baião, o grupo mostra-se versátil, trazendo sensibilidade e uma força de expressão que não deixa ninguém parado. Cada uma das suas integrantes tem projetos paralelos, Juliana Lima é cantora e compositora, Beatriz Ramos é e percussionista e professora de música. Bianca Calsavara é percussionista e dançarina. Elas se uniram para dar vida a esse projeto devido à paixão pela música nordestina e as suas raízes. “A música do nordeste, principalmente a de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, é carregada de lindas melodias, de uma poesia riquíssima, que com muita simplicidade e beleza, descreve o cotidiano da vida do homem do agreste, é lindo”, diz Juliana Lima. O trio iniciou a sua primeira formação em 2014, e lançou o primeiro CD Autoral, em 2017. Que contou com produção de Juliana Lima e Deni Wanderson. Teve também a participação especial do acordeonista Cleber Silveira e do rabequista Filpo Ribeiro. Em 2021 o grupo iniciou essa nova formação e lançou o 2ª CD Autoral, "Chega Pra cá", produzido pelo sanfoneiro Cicinho Silva, diretor musical de Anastácia. O grupo já se apresentou em Festas Juninas, Virada Cultural, Casas de Cultura, SESIs, SESCs, Festivais, entre outros. Sendo formado por três belas guerreiras mulheres e cheias de talento, o Trio Beijo de Moça esbanja simpatia por onde passa. Simplesmente imperdível.
Local, data e horário: Casa de Cultura do Butantã, 14/12 às 18h15.

Bando de Régia
Sinopse: O Bando de Régia é um grupo de forró pé de serra idealizado e liderado pela cantora e compositora Kelly Marques e conta com os músicos, compositores e irmãos Lucas Coimbra (sanfona), Vitor Coimbra (zabumba) e com o baterista e percussionista Lello Araújo no triângulo. Todos os integrantes são também professores e pesquisadores da cultura popular e da música brasileira. A definição do som do Bando aconteceu de forma natural e descontraída, fruto das vivências do grupo, juntos desde Agosto/2017. Mantendo um pé no forró de raiz e adicionando a influência musical eclética de cada membro (passando por Luiz Gonzaga, Anastácia, Trio Macaíba, Dominguinhos, Milton Nascimento, Belchior, Robert Glasper, Alicia Keys e muito mais).
Local, data e horário:
Casa de Cultura do Butantã, 14/12 às 19h20.
Casa de Cultura Freguesia do Ó, 18/12 às 19h.

 

Neide Gara-pé
Sinopse: Ivaneide Maria de Andrade filha de nordestinos aprendeu com o pai Luiz de Nazaré (apresentador e fundador da Praça do forró) o valor dessa cultura riquíssima que é o nosso querido forró pé de serra, aos 12 anos começou aprender instrumentos de percussão zabumba, triângulo. Aos 13 anos iniciou seu estudo de canto e sanfona no Conservatório Francisco Braga, atualmente Oreste Sinatra.
Local, data e horário: Casa de Cultura do Butantã, 14/12 às 20h30


Trio Flor de Mussambê
Sinopse: O Trio existe há 20 anos, fundado em 1998 e desde então realiza shows na Fundação Tide Setúbal a 11 anos na Festa de Cultura Caipira, Centro de Tradições Nordestinas CTN, Instituições e
eventos diversos, principalmente animando diversas festas juninas pelo Brasil afora.
Local, data e horário: Casa de Cultura Manoel Mendonça, 16/12 às 14h.

Maria Fulô convida Valentina Guillén
Sinopse: Valentina Guillen, cantora nascida em Montevidéo, é convidada de Maria Fulô, sanfoneira e compositora pernambucana. Com a banda musical formada só por mulheres, os artistas vão homenagear grandes nomes como: Luiz Gonzaga, Marinês, Elba Ramalho, Amelinha, Hermelinda, Dominguinhos, Sivuca, Alceu Valença. Em parceria com o SP Forró e a prefeitura de São Paulo, esses talentosos artistas vão animar o público em comemoração ao Dia do Forró e aniversário de 110 anos de Luiz Gonzaga, que é comemorado em 13 de dezembro.
Local, data e horário: Casa de Cultura Manoel Mendonça, 16/12 às 15h30

Carolina Soares com Trio Caiçara
Sinopse: Encontro de três artistas Iguapenses, Carolina Soares -Vocal, Netto Pio - Violão e Vocal e Wilson Grimaldi - Bateria . No repertório, clássicos da MPB Nacional em um passeio pelos principais ritmos Brasileiros, baseado nos mais de 25 anos de Carreira da Cantora, explorando também o repertório dos CDs da Carolina. Netto Pio tem 5 discos e mais de 20 anos de carreira e leva sua experiência ao show. Wilson Grimaldi, já trabalhou com vários grandes nomes como Art Popular, SPC e Benito Di Paula, contribui também para o projeto com toda a sua musicalidade e ritmo.
Local, data e horário:
Casa de Cultura Manoel Mendonça, 16/12 às 17h.
Casa de Cultura Freguesia do Ó, 18/12 às 16h.


Trio da Lua
Sinopse: Em 2022 o Trio da Lua completa 12 anos de estrada, pesquisa feita nos artistas brincantes do nordeste, onde tem o objetivo de manter viva as tradições do forró tradicional. Trio da Lua apresenta grande show que contará com músicas populares, tais como: cortejo, xaxado, baião, xote, forró, arrasta pé, coco ,maracatu além de atuação brincante com lampião e Maria Bonita, quadrilha junina improvisada com público presente além de um casamento caipira com Lampião e Maria Bonita ou casal do público. Inicia uma emocionante volta às origens da cultura popular brasileira. Um mergulho em brincadeiras tradicionais com influências das bandas cabaçais, reisados e bumba meu boi, além dos tradicionais trios de forró pé de serra. A apresentação agrada a melhor idade,grandes e pequenos a viver momentos mágicos de muita alegria, visitando e construindo novas memórias, com artistas experientes com bagagem internacional. Na discografia tem seu primeiro CD lançado no Estádio Arena Corinthians em Setembro de 2012 sendo o primeiro grupo a se apresentar e lançar CD no local, lançou o vídeo clip bola no pé batuque na mão onde alcançou mais de 200 mil visualizações na internet, Idealizou BLOCO DO BAIÃO em 2012 para homenagear o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga o Rei do Baião.
Local, data e horário: Casa de Cultura São Rafael, 17/12 às 15h.


Anastácia
Sinopse: Iniciou a carreira artística em 1954, no Recife. Em 1960, veio morar em São Paulo. Em 1961, gravou seu primeiro LP pela Chantecler. Dona de hinos do cancioneiro popular e regional, tais, como “Saudade Matadeira” e “Alegria de Pé de Serra”, “Tenho Sede”, e “Eu Só Quero Um Xodó”, . Mais de 30 discos gravados, mais de 800 composições, mais de 60 anos de carreira, inclusive internacional, indicação ao Grammy Latino, e aos 82 anos de vida ainda em plena atividade.
Local, data e horário: Casa de Cultura São Rafael, 17/12 às 16h30.


Filpo Ribeiro
Sinopse: O grupo Filpo e a Feira surgiu em 2014, dando continuidade à pesquisa do músico Filpo Ribeiro acerca da rabeca e da viola de 10 cordas, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo (2007-2014). Junto ao produtor musical e multi-instrumentista paulistano Marcos Alma, com quem já havia produzido os dois CDs do Pé de Mulambo, formou o núcleo deste novo trabalho. De lá pra cá contaram, nos shows e gravações, com os músicos paraibanos Guegué Medeiros (percussão e bateria) e Diogo Duarte (percussão e trompete); além das participações de artistas como Zé Pitoco, Nilton Júnior, Sebastião Biano, Dona Rosália, Júnior Caboclo, Tião Carvalho, Oswaldinho do Acordeon, Carol Panesi, Luiz Paixão, Nicolas Krassik, Mestrinho, Seu Nelson da Rabeca e Dona Benedita. A formação atual conta com as presenças do músico e bailarino recifense, Alisson Lima, que passou a integrar a banda em 2017, como percussionista, e o multi-instrumentista paulistano Lipe Torre, desde 2018, responsável pela zabumba. O primeiro CD Contos de beira d’água (Tratore - 2017) foi contemplado pelo edital ProAc da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, resultando, além da gravação, em atividades como shows de lançamento e oficinas por diversas cidades. O grupo lança agora seu segundo CD, Morada do vento (Tratore - 2022), e tem composições em parceria com Nilton Júnior (PE) do grupo Coco de Toré Pandeiro do Mestre; Luana Florentino (CE), Antônio Freire (PB/MS); e Lailton Araújo (PE), da banda Moxotó.
Local, data e horário: Casa de Cultura São Rafael, 17/12 às 18h.


Flavinho Lima
Sinopse: Nascido na cidade de São Paulo, filho de mãe pernambucana e pai paraibano, sempre teve o nordeste enraizado em suas veias, sendo assim foi criado ouvindo músicas e artistas tradicionais do lugar como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Os 3 do Nordeste, Marinês e até os violeiros e repentistas. Percussionista, cantor e compositor possui uma grande experiência com mais de 20 anos como músico profissional em shows e gravações em estúdio.
Local, data e horário: Casa de Cultura Freguesia do Ó, 18/12 às 17h30


Trio Sabiá
Sinopse: Sua História no cenário musical iniciou-se em 1986 quando foi lançado o primeiro LP intitulado “Maria Grande” pela gravadora Arca Som. Na época Tio Joca, Pilão e Roxinho. Com essa formação 4 LP’s foram lançados. Maria Grande em 1986, Mistura Nordestina em 1987, Tudo Por Você em 1988, Prova de Amor em 1989. No ano de 1990 segue no Trio Sabiá, Tio Joca, Zito e Tião. No total de 3 LP’s gravados. São eles: Nós Vamos Arrepiar, Gostoso Pra Danar e Em Cada Beijo Uma Rosa. No ano de 1993 o Tio Joca, Zito e Aluízio. Com essa formação foram gravados 2 LP’s, 8 CD’s e um DVD. São eles: Nordeste Crescendo, Incendiado, A Festa é Nossa, Trio Sabiá, Água Barrenta, Fazendo a Festa, Tome Safadeza, Pra Sacolejar, 20 Anos. 25 Anos (CD e DVD). No ano de 2014, Já com nova formação. Tio Joca, Zito e Lucas Gravaram um CD Intitulado “(Pra Cantar Forró)”. A trajetória do Trio Sabiá é sempre de sucessos com respeito aos companheiros. Trio Sabiá uma História musical brilhante com um currículo invejável. Já se apresentou nos melhores forrós dos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Distrito Federal, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Onde faz o São João desde 1986, na grande maioria no interior do estado. Sempre com praças lotadas. Já mostrou suas músicas no exterior como: Inglaterra (Londres). Apresentou-se por vários programas de Rádio e TV pelo Brasil. Programas de TV: Globo, Record, SBT, Gazeta, Rede TV, NGT, TV Brasil. Canal Rural, TV Boa Vontade. Na TV Cultura de São Paulo apresentou-se nos programas: Viola Minha Viola, Metrópole, Sr. Brasil, Mosaico e Ensaio. Entre outros, vários canais de internet. Sempre com o propósito para a cultura Nordestina, recebendo e dando oportunidade para novos compositores com uma música de qualidade. O Trio Sabiá canta músicas de sua própria autoria e de parceiros Compositores e Intérpretes como: Luiz Gonzaga, entre outros
Local, data e horário: Casa de Cultura Freguesia do Ó, 18/12 às 20h30