Prefeitura de São Paulo promove Festival de Natal em todas as regiões da cidade

Programação terá mais de 100 atividades em todas as regiões, incluindo pontos turísticos da cidade como Edifício Matarazzo, Mercado Municipal Paulistano, Avenida Paulista, Theatro Municipal de São Paulo, além de centros culturais, teatros municipais, bibliotecas e Centros Educacionais Unificados - CEUs

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria de Educação, inicia as celebrações do Natal na cidade com um festival plural e descentralizado. As atividades começam no dia 9 de dezembro e se estendem até dia 21.

“Esta edição do evento tem como diferencial a descentralização das atividades, dando a oportunidade para que os paulistanos, de todas as regiões, possam participar das atividades e vivenciar a experiência mágica do Natal. Para isso, estabelecemos parcerias já tradicionais e novas, com diversas instituições, possibilitando esta ampliação da oferta de atividades, além da diversificação nas opções de lazer”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

“O Natal da cidade de São Paulo vai ter um clima diferente esse ano: quem mora no extremo da zona leste, por exemplo, vai ter a visita do Bom Velhinho no seu bairro. Ou seja, vai ter Natal para todo mundo! Se antes grande parte da decoração e das atrações era destinada apenas ao centro, agora a cidade toda, do centro à periferia, vai ter um desfile de natal para chamar de seu', completa a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.


Com o tema “Encanto no Coração Paulistano”, as atividades estarão por toda parte e prometem encantar os paulistanos com atrações gratuitas para todas as idades. A abertura oficial do evento será no dia 12 de dezembro, às 18h30, com a ativação da árvore de Natal digital que estará em frente ao Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo. O local receberá também um balé aéreo duas vezes por dia, às 14h e 18h.


A iluminação dos prédios históricos do Centro acontecerá por meio de projeções mapeadas, que vão ocorrer no Largo São Bento, três vezes ao dia, das 19h30 às 21h.


Programação artística descentralizada

No dia 9, às 20h, a cantora Zizi Possi inicia a programação artística no CEU Aricanduva, na zona leste. O repertório combina canções de várias fases da carreira artística da intérprete paulistana, com destaque para os temas “Per amore” e “Asa morena”. No dia 12, é a vez de Assucena, considerada uma das principais representantes do movimento LGBTQIA+, a baiana que tornou-se reconhecida depois de integrar o grupo “As Bahias e a Cozinha Mineira”, se apresenta no CEU Jaguaré, na zona oeste.

A dupla Henrique e Diego, dona do hit “Suíte 14”, comemora 20 anos de carreira na música sertaneja e faz show no CEU Alvarenga, na zona sul.

Na região central, a cantora Fernanda Takai, que além da carreira solo também integra o grupo mineiro Pato Fu, apresenta faixas do álbum “Será que você vai acreditar?”, além de sucessos da banda. Outro destaque do Centro é a apresentação do Ballet de Paraisópolis no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 18 de dezembro, às 17h. Serão interpretados os programas: versão adaptada do clássico “O Quebra-nozes”, com “O Sonho de Clara” e “Paquita”.

No Centro Cultural Flávio Império, dia 21, às 20h, o cantor Lenine encerra a programação artística no dia 21, às 20h. O músico pernambucano e seu filho Bruno Giorgi tocam pela primeira vez juntos no show da turnê Rizoma.
A programação artística também inclui espetáculos teatrais para o público infanto-juvenil como Cantando e Recontando O Pequeno Príncipe, no Centro Cultural Santo Amaro e A Arca do Ébano e Banda Al Andaluz, montagem que será encenada no CEU Carrão.

Parada Mágica de Natal

Entre os destaques está a Parada Mágica de Natal, um espetáculo a céu aberto que chega a oito pontos periféricos da cidade: Campo Limpo, Perus, Butantã, Capela do Socorro, Itaquera, Casa Verde, Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista. Cada parada é composta por cinco carros alegóricos, duas bandas e intérpretes de escolas de samba. Na sequência dos desfiles, a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis se apresenta junto com um MC de funk diferente a cada show. Participam dessa ação MC Bin Laden, MC Mari, MC Neguinho do Kaxeta e Os Hawaianos.


Parada de Natal e Banda do Papai Noel no Mercadão

O Mercadão, localizado na região central, terá uma extensa programação entre os dias 18 e 21 de dezembro, às 11h, 13h e 15h. A Parada de Natal terá no repertório as canções “Noite feliz jazz funk”, “Bate o Sino com Baile de Favela”, “Anoiteceu no Frevo”, entre outras criações. Outra intervenção programada é a banda “Jazz Brothers”, mais conhecida como a Banda do Papai Noel, que trará um repertório repleto de temas natalinos nacionais e internacionais.

Árvores na Avenida Paulista e Parque Villa-Lobos

Um dos símbolos mais emblemáticos do Natal é a árvore, por isso, ela aparece em vários pontos da cidade. Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Paulista Viva irá presentear a cidade de São Paulo com uma árvore de Natal de 10 metros na Praça do Ciclista, nas imediações da Avenida Paulista.

No Parque Villa-Lobos está a tradicional Árvore de Natal de São Paulo, patrocinada pela Coca-cola. A estrutura de 52 metros de altura e terá uma estrela brilhante no topo, com decoração que remeterá às raízes natalinas.

Os visitantes poderão tirar fotos em diversos pontos da árvore, entre eles, a casa do Papai Noel, instalada na base da estrutura de 52 metros de altura. Com móveis de madeira e decorações típicas, o espaço conta com quarto de presentes, cozinha com ceia natalina e a tradicional poltrona. Repleta de enfeites característicos da época, o lar natalino também conta com a presença de soldadinhos, ursos polares e de pelúcia. A visitação estará aberta nos dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de dezembro, das 15h às 21h.

Centro das Tradições Nordestinas

Entre os parceiros desta edição do Festival de Natal de São Paulo, está o Centro das Tradições Nordestinas - CTN, com o evento Luz de Natal, que traz decoração, programação para a família, música e uma parada natalina com muitos momentos mágicos, com destaque para o acendimento de todas as luzes do espaço. Além dos artistas, bandas e trios de pé de serra que se apresentam todos os sábados e domingos. O cantor Gabriel Sater fará uma apresentação no dia 18 de dezembro, às 20h, com seu repertório tradicional e canções como “Amor de índio”.

Freguesia do Ó

Com o tema “Natal Encantado da Freguesia do Ó”, a 2ª edição da Vila de Natal e Parada Natalina promete emocionar moradores da região e turistas. O evento contará com 5 alegorias e 10 alas, que totalizam 120 componentes, entre bailarinos, artistas e ginastas circenses, além de figurinos e projeções personalizadas durante o espetáculo que mistura Natal e Carnaval. Já a Vila de Natal contará com a casa do Papai Noel e mais 8 casinhas temáticas personalizadas, que serão cedidas para 16 artesãos credenciados pelo Programa Mãos e Mentes Paulistanas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que poderão expor e vender seus produtos.

Passeio Ônibus Iluminado - SPTrans

A população paulistana vai ganhar um presente de Natal nos fins de semana de dezembro: a volta dos passeios dos ônibus iluminados. Após dois anos de pausa em virtude da pandemia de Covid-19, a SPTrans volta a organizar viagens de três pontos da cidade rumo ao Parque do Ibirapuera, onde estará instalada uma árvore de Natal, dentre outras atrações disponíveis. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, que disponibilizou monitores para guiar os passeios no interior dos coletivos, e fornecerá a infraestrutura para o evento.

Os tradicionais ônibus iluminados e decorados com temas natalinos já começaram a circular pelas ruas da cidade neste fim de novembro e no próximo sábado (3/12), terão início os passeios gratuitos com destino à árvore de Natal do Ibirapuera.
A iniciativa é uma parceria da SPTrans com as empresas operadoras do sistema municipal de transporte público, e disponibilizou mais de 90 coletivos com luzes, decoração natalina e motoristas vestidos de Papai Noel. Neste ano, os ônibus iluminados partirão em carreatas de três regiões da cidade para facilitar a mobilidade da população de pontos estratégicos da cidade.

Os passeios serão aos sábados e domingos (dias 3 e 4, 10 e 11 e 17) das 18h às 20h, sempre em direção ao Ibirapuera.
As partidas ocorrerão da Praça Charles Miller (Pacaembu), na Zona Oeste; da Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde), na Zona Leste, e do Shopping Interlagos, na Zona Sul.

Confira a programação completa
A programação está sujeita à alteração. Verificar no site www.natalsp.com.br

Programação Artística
Dia 09/12 - sexta-feira

Zizi Possi, 20h.
CEU Aricanduva - Avenida Olga Fadel Abarca, s/n - Jardim Santa Terezinha
450 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
A cantora abre o Festival de Natal com um repertório inédito e grandes sucessos que pontuaram sua carreira como as músicas “Perigo”, “Asa Morena”, “A Paz”, “Pedaço de Mim”, “Meu Erro”, “Per Amore” e “O Amor Vem Pra Cada Um”, versão de “The Love Come To Everyone”, de George Harrison.
Projeções Mapeadas
Largo São Bento, s/nº
As apresentações acontecem no Largo São Bento, com 20 minutos de duração, diariamente, das 19h30 às 21h (3 vezes ao dia)


Dia 10/12 - sábado

Ciranda da Retina e Cristalino, 15h
Centro Cultural Olido - Sala Olido - Avenida São João, 473 - Centro
139 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
O espetáculo da cia. “Dança sem Fronteiras”, criado no período de afastamento social, traz os personagens (Retina, Cristalino, Cecília, Iris, Corneia e Desfocado) todos com baixa visão, isolados em seus círculos, mas conectados por suas narrativas corporais, que se unem em uma só coreografia que os levam a uma grande ciranda da memória.

Cheganças e Folias - Um Auto de Natal, 16h
Praça Malheiros, s/n - Glicério
Um cortejo composto por violeiros, circenses, atores e folia de reis num Auto de Natal 100% Brasileiro. São 15 artistas populares em cena com figurinos feitos de led para dar mais luz e vida ao espetáculo.

Renata Peron e a Roda de Samba da Diversidade, 18h
CEU Paraisópolis - Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n - Jardim Parque Morumbi
170 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
Comandada por Renata Peron, a Roda de Samba da Diversidade tem como proposta levar o samba a espaços onde a cultura LGBTQIAP+ não alcança, levando a música, o som e dando representatividade à comunidade no samba.

Ceumar, 20h
Centro Cultural Olido - Sala Olido - Avenida São João, 473 - Centro
139 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
A cantora celebra 20 anos de carreira com o disco “Espiral” com um show repleto de canções que percorrem uma curva que vai da raiz mais íntima da artista até seus novos saltos, num trajeto ascendente que move sua discografia e a própria vida da compositora.

Dia 11/12 - domingo

Disco é Brinquedo, 14h
CEU Vila do Sol - Avenida dos Funcionários Públicos, 369 - Vila do Sol
185 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
DJ Carlu apresenta uma discotecagem especial para o público infantil que mistura brincadeiras com dança e músicas infantis, além de explicar o funcionamento do toca-discos, formado por prato, braço, capsula e agulha.

Cheganças e Folias - Um Auto de Natal, 16h
Praça Memória do Jaçanã, Vila Nilo
Um cortejo composto por violeiros, circenses, atores e folia de reis num Auto de Natal 100% Brasileiro. São 15 artistas populares em cena com figurinos feitos de led para dar mais luz e vida ao espetáculo.

Joabe Reis, 17h
Galeria Olido - Avenida São João, 473 - Centro
Sala Paissandu / 139 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
O show apresenta as músicas do primeiro álbum “Crew in Church”, disco autoral lançado em 2020, que remete a relação do cantor com a música gospel de sua infância, somadas ao hip-hop e música urbana na metrópole São Paulo.

Renata Peron e Samba de Roda da Diversidade, 17h
CEU Vila do Sol - Avenida dos Funcionários Públicos, 369 - Vila do Sol
185 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
Comandada por Renata Peron, a Roda de Samba da Diversidade tem como proposta levar o samba a espaços onde a cultura LGBTQIAP+ não alcança, levando a música, o som e dando representatividade à comunidade no samba.

Larissa Luz, 19h
Centro Cultural do Grajaú - Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América
Sujeito à lotação / 60 minutos
Considerada uma das representantes da música negra contemporânea, a cantora baiana apresenta as músicas do novo EP “Deusa Dulov”, além de homenagear Elza Soares, que interpretou recentemente no musical “Elza”.

Dia 12/12 - segunda-feira

Troco um Causo por um Conto com Daniel Viana (Intervenção Artística Literária), 18h
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato - Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque
80 lugares / Sujeito à lotação / 120 minutos
Nesta intervenção o poeta ocupará o interior da biblioteca com sua máquina de datilografar para transformar as memórias pessoais do público em poemas. O resultado é datilografado em papéis coloridos e entregue aos participantes.

Ligiana Costa, 20h
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato - Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque
80 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
O show “Errante Voz Ativa” reúne canções e algumas parcerias inteiramente arranjadas para vozes, processadas ou naturais. Cada canção carrega o nome de uma mulher, uma homenagem à multiplicidade de vozes femininas.

Assucena, 20h
CEU Jaguaré - Avenida Kenkiti Simomoto, 80, Jaguaré
180 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
Considerada uma das representantes do movimento LGBTQIA+ na MPB, a baiana traz músicas do show “Minha Voz e Eu”. O público poderá ouvir a canção autoral inédita “Partido Alto” e uma releitura-homenagem de “Ela”, gravada por Elis Regina há 50 anos.

Decorações

Balé Aéreo
Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá, 15 - Centro Na fachada do Edifício Matarazzo, um balé especial, das 14h e 18h (2 vezes ao dia)

Árvore Interativa de LED
Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá, n°15 - Centro
Na frente da entrada principal da Prefeitura, a cidade ganha uma árvore interativa de 15 metros de altura, composta por 227 m2 de painéis de LED que são visíveis mesmo durante o dia. A árvore terá ainda luzes em movimento programadas no topo, simbolizando a estrela de Natal.

Dia 13/12 - terça-feira

Troco um Causo por um Conto com Daniel Viana (Intervenção Artística Literária), 17h
Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 – República
170 lugares / Sujeito à lotação / 120 minutos
Nesta intervenção o poeta ocupará o interior da biblioteca com sua máquina de datilografar para transformar as memórias pessoais do público em poemas. O resultado é datilografado em papéis coloridos e entregue aos participantes.

Zé Manoel, 19h
Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 – República.
170 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
O cantor e pianista traz músicas do seu terceiro EP “Do Meu Coração Nu”, que apresenta uma narrativa sobre negritude, dores e curas da perspectiva de quem precisa e quer contar sua própria história. Destacam-se no show as canções “História Antiga” e “Não Negue Ternura”.

Céu, 20h
CEU Lajeado - Rua Manuel da Mota Coutinho, 293 – Lajeado
184 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
Com 6 discos e 17 anos de carreira, a cantora é hoje um dos principais nomes de sua geração. A turnê “Um gosto de Sol” marca a dedicação da vencedora de 3 Grammys Latinos à interpretação. O show traz canções de João Gilberto, Rita Lee, entre outros nomes.

Dia 14/12 - quarta-feira

Henrique e Diego, 20h

CEU Alvarenga - Estrada do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco
450 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
Neste show, a dupla apresenta sucessos e comemora 20 anos de carreira na música sertaneja. Desde a mudança de Cuiabá para Curitiba, a dupla já gravou 8 CDs, 19 singles, fez dezenas de shows, além de receber importantes premiações.

Dia 15/12 - quinta-feira

Gaby Cunha, 13h
Rua Álvares Penteado X Rua da Quitanda - Centro
60 minutos
O show exalta a cultura africana e os estilos musicais soul music e funk dos anos 70. Idealizado e dirigido pela cantora, o espetáculo “Negr’Alma” traz releituras de intérpretes como Stevie Wonder, Aretha Franklin, Tim Maia, Djavan e Michael Jackson, além de composições próprias.

Fernando Anitelli – Voz e Violão (O Teatro Mágico), 20h
CEU Três Pontes - Rua Capachós, s/n - Jardim Célia
170 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
O compositor vem apostando no formato em voz e violão, inspirado pelo cancioneiro popular, mostrando o Teatro Mágico de uma forma mais intimista, em seu estado essencial, colocando o público cara a cara com o artista.

Dia 16/12 - sexta-feira

Cheganças e Folias - Um Auto de Natal, 16h
Centro Cultural da Juventude: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades.
Um cortejo composto por violeiros, circenses, atores e folia de reis num Auto de Natal 100% Brasileiro. São 15 artistas populares em cena com figurinos feitos de led para dar mais luz e vida ao espetáculo.

CoralUSP, 18h30
Fachada da Faculdade de Direito - Largo São Francisco, 95 – Centro
60 minutos

Fernanda Takai, 20h
Faculdade de Direito - Largo São Francisco, 95 – Centro
Salão Nobre / 800 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
Comemorando 15 anos de carreira solo e 30 anos ao lado do Pato Fu, a cantora retorna aos palcos com um repertório pop, com destaque para a faixa do álbum “Será que você vai acreditar?”, finalista do Grammy Latino como “Melhor Álbum de Música Pop Contemporânea”.

Dia 17/12 - sábado

Sandra Fidalgo e Swani Júnior, 15h30
Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/nº - Saguão B - Centro
200 lugares - Sujeito à lotação / 60 minutos
Sandra Fidalgo apresenta ao público as canções realizadas em parceria com o violinista Swani Jr. Uma celebração do encontro da musicalidade afro-lusitana com o violão de 7 cordas brasileiro. A cantora portuguesa será acompanhada pelo multi instrumentista Webster Santos.

Cheganças e Folias - Um Auto de Natal, 16h
Centro Cultural da Penha: Largo do Rosário, 20 - Penha de França
Um cortejo composto por violeiros, circenses, atores e folia de reis num Auto de Natal 100% Brasileiro. São 15 artistas populares em cena com figurinos feitos de led para dar mais luz e vida ao espetáculo.

Dia 18/12 - domingo

Cantando e Recontando O Pequeno Príncipe, 15h
Centro Cultural Santo Amaro - Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro
Teatro Leopoldo Fróes / 111 lugares / Sujeito à lotação / 40 minutos
É um espetáculo de contação de história concebido pelo contador e músico Pedro Ivo. O grupo “Família Canta Contos” apresenta através de narrativa, música e teatro de sombras, a história do livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor Antoine de Saint-Exupéry.

A Arca do Ébano e Banda Al Andaluz, 15h
CEU Carrão - Rua Monte Serrat, 230 - Tatuapé
274 lugares / Sujeito à lotação / 50 minutos
A peça infantil traz a estória de Mariama Keitá, uma menina afro-brasileira de etnia malinke. Num passeio escolar, ela e seu amigo João Gabriel encontram uma Arca de Ébano e decidem abri-la. Quais mistérios esconde a Arca de Ébano?

"O sonho de Clara" + "Paquita" e o Ballet Paraisópolis, 17h
Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo, s/n - Centro
1.200 pessoas / Sujeito à lotação | 70 minutos
O Ballet Paraisópolis apresenta a sua versão adaptada do Quebra Nozes - “O Sonho de Clara” e “Paquita”.O primeiro balé traz a história da menina que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta pelo boneco quebra-nozes (40 m). O segundo balé, apresenta a história da cigana Paquita e do conde Lucien d’Hervilly, ambientada na Espanha durante a ocupação do exército de Napoleão. (30 m).

Samuel Messias, 18h
Centro Cultural Flávio Império - Rua Professor Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
206 lugares / Sujeito à Lotação /60 minutos
O cantor é considerado uma das maiores revelações do gospel nos últimos anos. O show apresenta músicas inéditas e sucessos como “Eu Não Perdi o Controle”, “A Promessa Está de Pé” e “Gerado no Altar”. Em 3 anos de carreira, Samuel ultrapassou 28 milhões de streams no Spotify.

Dia 19/12 - segunda-feira

Coral, 13h
Largo São Bento - Centro
60 minutos

A cantora apresenta show baseado no seu novo EP “Os loucos anos XX”. Além das 6 faixas do álbum, mostra outras composições autorais como “Cigana”, “Fugitivo” e “Quimera”. A baiana com 15 anos de carreira, é considerada uma presença significativa na cena musical independente.

Dia 20/12 - terça-feira

Peça seu Cover - A Jukebox Humana, 16h
Largo São Bento - Centro
60 minutos

O espetáculo é uma instalação musical diferente. O público tem o poder de escolher num catálogo de 20 artistas, as músicas que deseja assistir a performance. Uma experiência divertida que traz a junção excepcional do teatro com a música.

Rap Craly, 18h
Largo São Bento - Centro
60 minutos
O cantor começou a carreira em 2003, após ser vítima de bala perdida. Seu show apresenta músicas do seu álbum com letras que abordam questões sociais, drogas, amizades, festas, fé, entre outras pautas das periferias.

Badi Assad, 20h
Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca
Capacidade: 500 pessoas - Sujeito à lotação | 60 minutos
A cantora apresenta a turnê do seu álbum atual "Ilha", com canções inéditas, grandes sucessos e releituras de clássicos da MPB, canções de Gilberto Gil e Lenine, por exemplo. Badi tem 19 álbuns lançados, sendo um deles incluído na lista de 100 melhores do mundo pela BBC London.

Marcelo Jeneci, 20h
CEU José Bonifácio - Rua Professora Lucila Cerqueira, 194 - Jardim São Pedro
266 lugares / 60 minutos
O show apresenta músicas do disco “Guaia”, um disco altamente brasileiro. Neste trabalho, o artista reúne arquétipos de sua formação no agreste de Pernambuco e na periferia de São Paulo.
Dia 21/12 - quarta-feira

Lenine, 20h
Centro Cultural Flávio Império - Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba
2.000 lugares / 60 minutos
Lenine e o filho Bruno Giorgi tocam pela primeira vez juntos no show da turnê Rizoma. Capturando elementos das gravações originais, os dois transportam para o palco o ambiente sonoro de cada faixa, com um repertório que abrange todos os álbuns já lançados pelo músico pernambucano.

Natal - Dia de Noite Feliz com Luiza Possi, Jean William e banda, 20h
CEU Jaçanã - Rua Francisca Espósito Tonetti, 105 - Jardim Guapira
399 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
Espetáculo com 12 músicas, sendo 7 delas inéditas, escritas por Edgard Poças, criador da Turma do Balão Mágico. Um emocionante concerto nas vozes de Jean William e Luiza Possi, além de um quinteto de cordas, piano, percussão, instrumentos de sopro e arranjos especialmente elaborados para a ocasião, que privilegia a alegria da confraternização tão necessária no Natal.

Parada de Natal e Banda do Papai Noel no Mercadão
Dias 18, 19, 20, 21 de dezembro.
Mercado Municipal Paulistano - Rua da Cantareira, 306 - Centro
Parada de Natal
O Mercado Municipal Paulistano recebe a chegada do Papai Noel com uma animada Parada de Natal. Os personagens com figurinos especiais e maquiagens no estilo Cirque Du Soleil fazem uma apresentação de 30 minutos, ao lado de uma banda que traz um repertório natalino divertido com fusões de funk, jazz e mpb. No repertório “Noite Feliz Jazz Funk”, “Bate o Sino com Baile de Favela”, “Anoiteceu no Frevo”, entre outras criações.
Banda do Papai Noel
A banda “Jazz Brothers”, mais conhecida como a Banda do Papai Noel fará diversos shows. Para entrar no clima, os músicos se caracterizam do bom velhinho e apresentam um repertório repleto de temas natalinos nacionais e internacionais como “Jingle Bells”, “Noite Feliz”, “O Velhinho, Anoiteceu”, “Jingle Bells Rocks”, “Então é Natal”, “White Christmas”, “When the Saints”, “Quero Ver Você Não Chorar”, entre outras canções.
| às 11h, 13h e 15h

Parada Mágica de Natal
Das 17h às 22h
O evento é um grande espetáculo apresentado a céu aberto. Conta com 130 integrantes, distribuídos entre componentes fantasiados e 02 bandas formadas por 25 músicos cada uma, sendo que uma delas se apresentará na grande Tocata Natalina. A parada terá 05 alegorias e as vozes potentes de 05 intérpretes de escolas de samba, percussionistas formados por 06 mestres de bateria do carnaval de São Paulo. O evento terá ainda a participação da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis e shows de MCs.

Dia 10/12
MC Bin Laden
Subprefeitura Capela do Socorro - Avenida Inácio Cunha Leme, 20, Jardim Ipanema

Dia 11/12
MC Hawaianos
Subprefeitura Perus - Rua Mogerio, 237, Perus

Dia 17/12
MC Mari
Subprefeitura Campo Limpo - Avenida Carlos Caldeira Filho, 3615, Cidade Auxiliadora

Dia 18/12
MC Neguinho do Kaxeta
Subprefeitura Casa Verde / Cachoeirinha - Avenida Inajar de Souza, 2525, Limão

Dia 19/12
MC Mari
Subprefeitura Butantã - Rua Tomé de Lara Falcão, 143, Jardim Esmeralda

Dia 20/12
MC Neguinho do Kaxeta
Subprefeitura Itaquera - Avenida Nagib Farah Maluf, 1087, Itaquera

Dia 21/12
MC Mari
Subprefeitura Cidade Tiradentes - Avenida dos Metalúrgicos, 921-833, Cidade Tiradentes (altura da Rua Santo Rizzo)

Dia 22/12
MC Bin Laden
Subprefeitura São Miguel Paulista - Avenida Marechal Tito (Mercado Municipal de São Miguel)

Festival Gastronômico
O Festival Gastronômico conta com 48 estabelecimentos da região central que prepararam menus e promoções exclusivas para participar do Festival de Natal no Triângulo SP.

01 - Alcachofra Natural (@alcachofranaturaloficial)
Restaurante vegetariano com opções veganas. Culinária natural, saudável e saborosa.
Rua da Quitanda, 114b
(11) 96375-5530
Segunda a Sexta - Das 11h30 às 15h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

02 - Badaró Art Caffé (@badaroartcaffe)
É um espaço contemporâneo permeado por arte e design e gastronomia no Centro.
Rua Líbero Badaró, 408
(11) 99516-3206
Segunda a sexta - Das 7h às 21h
Menu: Quiche Finlândia com salada natalina e de sobremesa rabanada com sorvete de baunilha.

03 - Bar 34 (@bar34sp)
Aberto em 1953, o tradicional boteco ao lado da Bolsa de Valores, permanece no mesmo ponto servindo os pratos típicos da culinária paulistana.
Rua do Comércio, 34
(11) 3115-2649
Segunda - Das 11h às 16h. Terça a sexta - Das 11h às 23h. Sábados - Das 12h às 19h.
Menu: Todas as nossas porções de torresmo com 15% de desconto! Porções: Torresmo crocante, Torresmo biquinho e Torresmo rolo.

04 - Bar do Urso (@patiometrosaobento)
O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. O espaço conta com opções de alimentação, serviços e varejo, além de uma ampla programação cultural gratuita.
Largo São Bento, 109, dentro do metrô São Bento.
(11) 99909-6299
Segunda a sexta - Das 8h às 20h. Sábados - Das 8h às 18h. Domingos - Das 10h às 16h
Menu: Compre 1 chopp e leve 2 (*promoção válida apenas para o copo de 330ml). 1 utilização por pessoa, mediante apresentação do guia.

05 – Bombacafé (@bombacafeoficial)
É uma cafeteria temática no térreo da Fundabom e ao lado do quartel histórico do comando geral do Corpo de Bombeiros. Oferece grãos selecionados, doces, bolos e salgados, além de uma loja com brindes.
Rua Anita Garibaldi, 25, Sé
(11) 93009-5333
Segunda a sexta, Das 08h30 às 17h30
Menu: “Café dos Heróis” em grão, 100% arábica moído na hora, embalagem 250g por R$ 29,00.

06- Boteco 28 (@boteco28oficial)
É um restaurante inspirado na culinária da Paulistânia, nascido para valorizar as iguarias que são encontradas no interior com elementos da cozinha caipira, preservando a história e a tradição que fazem parte das nossas memórias afetivas.
Rua João Brícola, 24, 28º andar
(011) 97031-9139
Terça a domingo - Das 11h30 às 20h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

07 - Boteco Central (@boteco central)
Bar temático de futebol com comida de boteco, vários petiscos e cozinha contemporânea.
Rua Álvares Penteado, 221
(11) 3106-4701
Segunda a sexta -Das 11h30 às 23h. Sábado das 11h30 às 18h
Menu: Carne seca desfiada puxada na manteiga de garrafa, acompanha baião de dois e mandioca frita / Bife ancho grelhado, acompanha arroz com brócolis e purê de batata.

08 - Burger King (Pátio Metrô São Bento)
Desde 1954, o Burger King oferece seus deliciosos hambúrgueres grelhados no fogo como churrasco.
Largo São Bento, 109, dentro do metrô São Bento
(11) 99909-6299
Segunda a sexta - Das 8h às 20h. Sábados - das 8h às 18h. Domingos 10h às 16h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

09 - Cacau Show (Pátio Metrô São Bento)
Na maior rede de chocolates finos do Brasil você encontra uma variada gama de produtos para todas as ocasiões.
Largo São Bento, 109, dentro do metrô São Bento
(11) 99909-6299
Segunda a sexta - Das 8h às 20h. Sábados - Das 8h às 18h. Domingos – Das 10h às 16h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

10 - Café 174 (@cafe174)
O Café 174 inaugurado em 2014 em São Paulo, localizado no Centro Histórico, trabalha servindo clientes e amigos que amam um café de qualidade e uma boa sobremesa.
Rua Álvares Penteado, 151 – Centro
(11) 97555-9342
Segunda a sexta – Das 08h às 19h
Menu: Red Velvet e Cheescake (com massa de biscoito e cream cheese com baunilha e geleia de frutas vermelhas, feita por nós).

11 - Café Brasil
Instalado aos pés do Edifício Martinelli, com face para a avenida São João, o estabelecimento oferece um café arábico gourmet e salgados veganos.
Avenida São João, 65
(11) 97529-1438
7h às 17h30
Menu: Suco laranja mais salgado esfiha carne

12 - Café Canelinha (@cafe_canelinha)
A cafeteria serve há 29 anos o melhor café de São Paulo.
Avenida Cásper Líbero, 79 - Santa Ifigênia
(11) 96640-7198
Segunda a sexta - Das 8h às 19h. Sábado - Das 8h às 13h.
Menu: Bolacha de Natal acompanhando café e bolo de laranja.

13 - Cafe Capítulo 1 (@cafecapitulo1)
Cafeteria ao lado do Ministério Público. Oferece vários métodos de preparação do café, doces e bolos feitos pela proprietária Fabiana como o Red Velvet, Banoffe e Chocotorta Argentina.
Rua Riachuelo 85
(11) 94975-5344
Segunda a sexta - Das 7h30 às 18h
Menu: Todos bolos e tortas doces com 10% de desconto.

14 - Café Girondino (@cafegirondino)
É um espaço privilegiado no Centro, além de café de alta qualidade, há uma vitrine com opções doces e salgados, almoço e opções para o happy hour. Um dos carros-chefes é um lanche que leva filé mignon, cogumelos, rúcula e mostarda.
Rua Boa Vista, 365
(11) 4502-4752
Segunda a quarta - Das 8h às 20h. Quinta e sexta - Das 8h às 21h. Sábado - Das 8h às 19h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

15 - Café Girondino CCBB (@cafegirondino)
Em 2022, o café mais tradicional e clássico de São Paulo ampliou seus horizontes e iniciou uma nova operação num dos edifícios mais icônicos do Triângulo São Paulo, o CCBB, local que abrigou a primeira agência do Banco do Brasil.
Rua Álvares Penteado, 112
(11) 4297-0600
Quarta a segunda - Das 9h às 19h30
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

16 - Café Martinelli (@cafemartinelli)
Inaugurado em 1993, localizado no mais antigo arranha-céu da cidade e inspirado na belle époque paulistana. Foi primorosamente desenhado para dar a impressão de estar em um bistrô parisiense. No cardápio: cafés gourmets, quiches e salgados.
Rua Líbero Badaró, 508
(11) 99973-9555
Seg a sexta - Das 09h às 17h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

17 - Cafeteria Gosto de Grão (@cafeteriagostodegrao)
Estilosa loja de bolos e cafés e salgados está localizada nas imediações da Praça da Sé. Chamam atenção os bolos super recheados que ficam na vitrine.
Rua Silveira Martins, 86
(11) 3101-4393
Segunda a sexta - Das 7h30 às 17h / Sábado - Das 8h às 13h
Menu: Café expresso e 1 cookie.

18 - Caffe Latte Cafeteira (@caffelatteoficial)
Inaugurado em 2004, instalou primeiramente no Centro de São Paulo, com o intuito de ser referência entre as mais tradicionais cafeterias cosmopolitas. Localizada em um edifício histórico do século XIX.
Rua do Comércio, 58
(11) 3242-1700
Segunda a sexta - Das 8h às 19h
Menu: Café microlote coado no V60 + Tiramisu (10% de desconto).

19 - Caffe Latte Piccolo (@caffelatteoficia)
O café é a síntese de 15 anos de atuação no mercado de cafés especiais. Um espaço compacto, incorporando a torra do café à cafeteria, proporcionando uma nova experiência sensorial ao consumidor.
Rua Dr. Miguel Couto, 18
(11) 3112-0031
Segunda a sexta feira - Das 8h às 18h
Menu: Drink de café gelado + broa de milho (10% de desconto)

20 - Casa Godinho (@casagodinho)
Mercearia com mais de 130 anos, patrimônio imaterial da cidade de São Paulo. Famoso por suas empadinhas e pela oferta de vinhos e azeites de várias partes do mundo. No balcão, é possível pedir cafés, doces e salgados.
Rua Líbero Badaró, 340
(11) 3104-1520
Segunda a sexta - Das 7h às 18h30. Sábados - Das 8h às 14h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

21 - Confeitaria Delícias da Vovó (@confeitariadeliciasdavovo)
Fundada em 2013, foi sendo ampliada ao longo dos anos. Atualmente, além dos bolos, há também outros tipos de doces, cafés e outras bebidas.
Praça da Sé, 33
(11) 3104-0154
Segunda a sexta - Das 7h30 às 18h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

22 - Doce Atração Produtos Alimentícios Ltda
Cafeteria, doceria e restaurante por kilo estabelecida há trinta anos no local, trabalhando com produtos artesanais de qualidade elaborados com cuidado e amor.
Rua Venceslau Brás, 163
(11) 3104-8580
De segunda a sexta - Das 7h às 16 h
Menu: Combo: Pudim cremoso de leite condensado + Café por R$ 16,00 / Bolos confeitados e secos (sob encomenda) com desconto de 10%.

23 - Dolcíssimo Lanchonete e Café Ltda
Estabelecimento que pertence ao grupo de cafeterias, totalizando 16 espaços em cinco cidades brasileiras. As marcas registradas tanto no ambiente quanto no cardápio, são a modernidade e o conforto, com qualidade.
Rua Três de Dezembro, 9, Centro
(11) 98981-8681
Das 06h às 22h
Menu: Pão de queijo + Café expresso por R$ 8,99.

24 - Empório Datavenia (@emporiodatavenia)
Empório de grãos a granel, cafés, doces, queijos, embutidos, vinhos e bebidas em geral.
Rua Senador Paulo Egídio, 70
(11) 3112-2182
Segunda a sexta - Das 10 às 19 h. Sábados - Das 10h às 20h
Menu: Tábua de frios e embutidos com vinho ou espumante / Empanadas com café

25 - Espaço Priceless (@espacopriceless)
O espaço Priceless, ambiente gastronômico e cultural da Mastercard, que contempla o Notiê Restaurante e o Abaru Bar e Restaurante, assinados pelo chef Onildo Rocha, está localizado no terraço do edifício do Shopping Light.
Shopping light - acesso pelo estacionamento - Rua Formosa, 157, Centro
(11) 2853-0373
Terça a Quinta - Das 12h às 23h. Sexta e sábado - Das 12h às 0h. Domingo – Das 12h às 17h
Menu: Rabanada, doce de leite, laranja e sorvete de nata.

26 - Fazenda Café (@fazendacafee)
Tradicional cafeteria em frente à Faculdade de Direito. No cardápio há várias opções de chocolates e diferentes métodos de extração para os apreciadores de café.
Largo São Francisco, 20
(11) 3101-8117
Segunda a sexta - Das 07h às 18h
Menu: Fatia de bolo do dia, Bebida quente pequena (Espresso, Macchiato ou Chocolate Quente Pequeno) e Pão de Queijo

27 - For Quality Cafeteria e Restaurante (@for_quality)
A For Quality é uma cafeteria, que também funciona como restaurante focado em alimentação saudável no centro da cidade.
Rua XV de Novembro, 317 - 2 andar
(11) 95443-3777
Segunda a sexta - Das 7h às 15h
Menu: 10% de desconto no Café Expresso ou Coado Ciribelli. Descontos especiais nos Bowls de Salada.

28 - Grão do Pátio
Café que prima pela simpatia, bom atendimento, qualidade do produto e satisfação do cliente.
Rua Roberto Simonsen, 88
(11) 98436-8816
Das 7h10 às 16h
Menu: Torta de Maçã, Torta Banoffe e Pão de queijo.

29 - Maria Cristina Doces (@mariacristinadocesoficial)
Tradicional doceria portuguesa, localizada no Triângulo SP. Há quase quatro décadas oferecendo os sabores genuínos e reveladores dos doces portugueses artesanais.
Rua Álvares Penteado, 188
(11) 3101-3840
Segunda a sexta - Das 9h às 17h. Sábado - Das 10h às 14h.
Menu: Bailey's Xmas Frozen Delicioso (Frozen com sorvete de creme inglês, calda de caramelo e licor Bailey's, decorado com chantilly e confeitos natalinos. R$ 16,50).

30 – Montana Grill (Pátio Metrô São Bento)
O Montana Grill oferece seus tradicionais pratos com grelhados, além de porções e lanches.
Largo São Bento, 109 - dentro do metrô São Bento
(11) 99909-6299
Segunda a sexta - Das 8h às 20h. Sábados - Das 8h às 18h. Domingos - Das 10h às 16h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

31- Orange Sucos, Café, Comidinhas (@orangecafebr)
O cardápio inclui café e bebidas afins, pão de queijo gourmet, tortas salgadas sucos detox, tapiocas, omeletes, crepes. Destaque para o picadinho da casa e famoso bolo de chocolate sem glúten com cobertura de brigadeiro.
Rua Quinze de Novembro, 12
(11) 94470-3954
Segunda a sexta - Das 7h30 às 18h
Menu: Bolo de chocolate com calda de brigadeiro, Bolo de maçã com passas e nozes e Capuccino natalino

32 - Padaria Santa Efigênia (@padariasantaefigenia)
Fundada em 1956, no coração de São Paulo por imigrantes portugueses. Com o passar dos anos, foram inauguradas várias filiais e a área de produção foi modernizada. O resultado é um amplo cardápio de doces, salgados e cafés.
Rua da Quitanda 151
(11) 3311-6632
De segunda a sexta - Das 7h às 18h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

33 - Pateo Cuccina (@pateocuccinarestaurante)
Restaurante estabelecido há 40 anos atendendo com tradição, qualidade e bons serviços.
Rua Roberto Simonsen, 122
(11) 3107-4205
Segunda a sexta - Das 11h30 às 15h
Menu: Capelete ao Pateo do Collegio (massa tradicional com molho de tomates, tiras de filé, gorgonzola e mussarela de búfala) e Pudim de leite R$ 46,20

34 - Pizza Crek (@patiometrosaobento)
Com uma massa crocante e saborosa, o estabelecimento oferece mais de 70 sabores de pizza.
Largo São Bento, 109 - dentro do metrô São Bento
(11) 99909-6299
De segunda a sexta - Das 8h às 20h. Sábados - Das 8h às 18h. Domingos - Das 10h às 16h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

35 Prainha da Praça (@prainhadapraca)
Restaurante tradicional, cozinha contemporânea com opções de peixes e frutos do mar.
Largo do Café, 12
(11) 3106-4701
Segunda a sexta - Das 11h30 às 23h. Sábado - Das 11h30 às 18h
Menu: Risoto de Camarão com alho poró - R$ 43,90 e Polpetone recheado com queijo - R$ 36,90, acompanha meia Salada Caprese ou massa com molho.

36 Predebon Restaurante (@predebon_grill)
Excelente buffet com muita variedade de pratos quentes, saladas, grill e carnes de alta qualidade.
Rua da Quitanda, 77
(11) 3106-5451
De segunda a sexta - Das 11h às 16h
Menu: Picanha, Bife Ancho, Bife de Tira e uma grande variedade de saladas e pratos quentes com 15 % desconto.

37 - Python Boo Coworking Ltda (@pythonboo)
Lugar agradável com gente bacana, cultura, coworking, experiências e os melhores cafés e acompanhamentos no Centro de São Paulo.
Largo São Francisco,26
(11) 3101-4206
Segunda a sexta – Das 9h às 12h
Menu: Bolo de Panetone + Café Rabanada + Média

38 – Ragazzo
O restaurante oferece vários sabores de coxinhas, sempre fresquinhas e crocantes.
Largo São Bento, 109 - dentro do metrô São Bento.
(11) 99909-6299
Segunda a sexta - Das 8h às 20h. Sábados - Das 8h às 18h. Domingos - Das 10h às 16h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

39 - Restaurante Aroma & Sabor (@restaurantearomaesabor)
Com vista panorâmica para o Mosteiro de São Bento e o viaduto Santa Ifigênia, o restaurante está estabelecido no centro há três décadas. A casa possui ambiente agradável, comida variada e ampla varanda a céu aberto.
Rua São Bento, 545 - 1º andar
(11) 99971-3083
De segunda a sexta - Das 11h às 15h
Menu: Dia 09/12 - Almoço de Natal: Tender, pernil Assado, chester, farofa e sobremesas variadas

40 - Restaurante Bancário (@restaurantebancario)
Restaurante tradicional no Centro de São Paulo desde 1942, oferece cozinha contemporânea e buffet completo por kilo.
Rua da Quitanda, 92
(11) 3101-3449
Segunda a sexta - Das 11h30 às 16h
Menu: Salmão Oriental (salmão grelhado, acompanha arroz primavera e molho shimeji e shiitake - R$ 46,90) e Filé Mignon a Suíça (filé mignon grelhado coberto de molho 4 queijos arroz branco e purê de batata - R$ 45,90).

41 - Restaurante Serra Dourada (@restauranteserradourada)
Restaurante e café com mais de 50 anos de atendimento no Centro de São Paulo..
Rua 15 de Novembro, 136
(11) 3115-0826
Segunda a sábado - Das 6h às 19h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

42 – Cama e Café São Paulo - Restaurante, Cafeteria e Espaço Cultural
Com mais de 150 anos de história. O sobrado de 1870 foi residência de Francisco Antônio Dutra Rodrigues, conselheiro de Dom Pedro II e presidente da província de São Paulo quando a Princesa Isabel assinou a lei áurea.
Rua Roberto Simonsen, 79 - Sé
(11) 3101-3760
Almoço - 11h às 16h. Café – Das 09h às 16h30. Jantar – Das 18h às 20h
Menu: Almoço: Filet Mignon à moda Papai Noel (medalhão de carne ao molho madeira, purê de batata e arroz branco). Café Feliz Natal: 01 café coado com rabanada e 02 cafés coados com pão de queijo. Jantar: Buffet de Caldos Natal de Luz com 03 opções de caldos e 05 acompanhamentos.

43 - Sabores da Empada (Pátio Metrô São Bento)
O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. O espaço conta com opções de alimentação, serviços e varejo, além de uma ampla programação cultural gratuita.
Largo São Bento, 109 - dentro do metrô São Bento
(11) 99909-6299
Segunda a sexta - Das 8h às 20h. Sábados - Das 8h às 18h. Domingos 10h às 16h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

44 - Spoleto (Pátio Metrô São Bento)
O Spoleto do Pátio Metrô São Bento é inspirado na culinária italiana, no restaurante o cliente é o chef e pode montar seu prato da maneira que preferir.
Largo São Bento, 109 - dentro do metrô São Bento
(11) 99909-6299
Segunda a sexta das 8h às 20h. Sábados das 8h às 18h. Domingos 10h às 16h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

45 - Starbucks Brasil Comércio de Cafés Ltda (@starbucksbrasil)
Rede de cafeterias norte-americana com várias unidades na cidade, abriu sua loja dentro do shopping em 2019.
Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, térreo áreas 22 e 23
(11) 0800777-8252
Segunda a sábado - Das 10h às 22h. Domingo e feriados - Das 11h às 18h
Menu: Promoções e descontos variados. Consulte o menu especial de Natal no estabelecimento.

46 - Subway (Pátio Metrô São Bento)
O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. O espaço conta com opções de alimentação, serviços e varejo, além de uma ampla programação cultural gratuita.
Largo São Bento, 109 - dentro do metrô São Bento
(11) 99909-6299
De segunda a sexta - Das 8h às 20h. Sábados - Das 8h às 18h. Domingos - Das 10h às 16h
Menu: Lanche de 15cm de churrasco com cheddar + Refri de 300ml + cookie por R$26,00.

47 - Tradição do Mineiro
Culinária mineira com gostinho da comida da vovó, uma mistura de cores, sabores e aromas marcantes. O restaurante oferece uma variedade com mais de 70 pratos para todos os gostos.
Rua Líbero Badaró, 310
(11) 3105-7304
Segunda a sábado – das 11h às 17h
Menu: Leitão Pururuca (serve 3 a 4 pessoas), Feijoada, Escondidinho de Carne de Sol.

48 - Viella São Bento (@viellasaobento)
O restaurante vem fazendo história desde 2015 no Centro. Ambiente propício para encontro com a família e amigos. A casa tem um cardápio com várias opções e no happy hour, várias cervejas e drinques clássicos.
Rua São Bento, 514 - Centro
(11) 3241-0187
Segunda e terça - Das 11h30 às 21h. Quarta e quinta - Das 11h30 às 22h. Sexta - Das 11h30 às 23h. Sábado – Das 11h30 às 17h.
Menu: Salmão ao molho de maracujá, acompanha arroz com brócolis e batata frita.

Natal nas igrejas
Presépio da Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco de Assis
De 11 a 21 de dezembro
Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco de Assis - Rua São Francisco, 173 - Sé
Fundada em 1787, a Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco de Assis (anexa ao antigo convento, onde hoje está estabelecida a Faculdade de Direito da USP) terá missa com exposição do presépio da própria igreja todos os domingos, às 9h.
A adoração eucarística será realizada no dia 15 de dezembro, das 13h às 16h.
Para visitas monitoradas a igreja, o agendamento deve ser feito pelo email: votchagas@gmail.com

Natais pela Cidade
Ações de parceiros que recebem o apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da SMTUR.

Árvore da Paulista
De 09 a 26 de dezembro
Praça do Ciclista - Avenida Paulista, 2452, esquina com a Consolação
Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Paulista Viva (APV) irá presentear a cidade de São Paulo com uma Árvore de Natal de 10 metros de altura na Av. Paulista. O projeto busca resgatar a tradição dos Natais em família e amigos reunidos e será a primeira com um espaço para interação do público para fotos instagramáveis.

Árvore da Coca Cola
De 09 a 21 de dezembro
Parque Villa-Lobos - Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros
A Coca-Cola FEMSA Brasil retorna com a tradicional Árvore de Natal de São Paulo aberta ao público. A estrutura de 52 metros de altura por 22,2 metros de diâmetro terá uma estrela brilhante no topo e decoração que remeterá às raízes natalinas.
A grande novidade deste ano é a Casa do Papai Noel totalmente instagramável, instalada na raiz da árvore de Natal. Com móveis de madeira e decorações típicas em vermelho, o espaço conta com quarto de presentes, cozinha com ceia natalina e a tradicional poltrona do bom velhinho.
| Aberta à visitação de terça a domingo, das 15h às 21h.

Vila de Natal e Parada Natalina - Freguesia do Ó
De 09 a 21 de dezembro
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó – Freguesia do Ó
Com o tema “Natal Encantado da Freguesia do Ó”, a 2ª edição da Vila de Natal e Parada Natalina promete emocionar todos os espectadores. O evento contará com 5 alegorias e 10 alas, que juntas somam 120 componentes, entre bailarinos, artistas e ginastas circenses, além de figurinos e projeções personalizadas durante o espetáculo que mistura Natal e Carnaval.
Já a Vila de Natal contará com a casa do Papai Noel e mais 8 casinhas temáticas personalizadas, que serão cedidas para 16 artesãos credenciados pelo Programa Mãos e Mentes Paulistanas, que poderão expor e vender seus produtos, gerando renda e fomentando a economia criativa.
Desfiles da Parada Natalina: 10 e 17 de dezembro (sábados), a partir das 17h30.
Feira de Artesanato: 03 a 23 de dezembro - das 14h às 19h
Programação Cultural Gratuita
Dia 10 de dezembro:
18h - Show com Papai Noel Band;
19h - Apresentação de dança com o Grupo IDM;
20h - Parada Natal Encantado.
Dia 17 de dezembro:
16h - Círio de Nossa Senhora do Ó – Festa da Padroeira com Missa e presença do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo - Dom Carlos Lema Garcia;
18h - Apresentação da Orquestra de Heliópolis (Instituto Baccarelli);
19h - Apresentação de dança com o Grupo IDM;
20h - Parada Natal Encantado;
21h30 - Show com o sambista Fê Braga;
22h - Ato Carnavalesco de Natal.

Natal de Parceiros
Passeio Ônibus Iluminado - SPTrans
Os tradicionais ônibus iluminados e decorados com temas natalinos já começaram a circular pelas ruas da cidade, realizando passeios gratuitos, e terão como destino à árvore de Natal do Ibirapuera.
A iniciativa é uma parceria da SPTrans com as empresas operadoras do sistema municipal de transporte público, e disponibilizou mais de 90 coletivos com luzes, decoração natalina e motoristas vestidos de Papai Noel. Neste ano, os ônibus iluminados partirão em carreatas de três regiões da cidade para facilitar a mobilidade da população de pontos estratégicos da cidade.
Os passeios serão aos sábados e domingos (dias 3 e 4, 10 e 11 e 17) das 18h às 20h, sempre em direção ao Ibirapuera. O retorno para os bairros será às 22h.
As partidas ocorrerão da Praça Charles Miller (Pacaembu), na Zona Oeste; da Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde), na Zona Leste, e do Shopping Interlagos, na Zona Sul.
Confira o roteiro dos passeios dos ônibus iluminados:
Linha Zona Leste
Saída: Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde)
Linha Zona Sul
Saída: Shopping Interlagos
Linha Zona Oeste
Saída: Praça Charles Miller (Pacaembu)


Centro das Tradições Nordestinas (CTN)
De 09 a 18 dezembro
Rua Jacofer, 615 - Limão
O CTN sediará o evento Luz de Natal que traz decoração, programação para a família, música e uma parada natalina com muitos momentos mágicos, com destaque para o acendimento de todas as luzes do espaço.
O público será presenteado com uma decoração incrível, centenas de lâmpadas, laços vermelhos, árvore de Natal, bolas natalinas gigantes, festões e espaços “instagramáveis”.

Parada Natalina
A Parada Natalina acontecerá após as 18h30 com um desfile encantado, com direito a trio de forró, duendes, dançarinos e o amado Papai Noel. O desfile encerra quando todas as luzes do CTN são acesas e a emoção toma conta do público.
Todos os sábados e, no último domingo do evento (18 de dezembro). Das 18h30 às 20h.

Música
Além da lista de artistas, bandas e trios de pé de serra, no último dia, um show promete encantar o público. O cantor Gabriel Sater fará uma apresentação com seu repertório cheio de tradicionalismo e sentimentos. Entrada gratuita, às 20h.
Todos os sábados e domingos, das 14h às 22h.
Oficinas Infantis
Duas oficinas prometem encantar toda a família. A primeira voltada ao público infantil ensinará os pequenos a criarem suas lembranças natalinas. Já a segunda dará ao público a chance de criar sua própria ecobag sustentável. A participação é 100% gratuita.
Todos os sábados e domingos, às 14h e 20h.

Comida Nordestina de Natal
Além dos clássicos pratos nordestinos que já fazem sucesso no CTN, diversos restaurantes e quiosques do local prepararam opções maravilhosas e diferenciadas como o baião de dois com pernil, além de doces e drinks.
Todos os sábados e domingos, das 11h às 22h.

Pateo do Collegio
Pateo do Collegio, 2 - Centro
Concerto de Natal com o Coral Paulistano
Dia 11 de dezembro
O Coral Paulistano apresentará seu tradicional Concerto de Natal após a missa das 10 horas no Pateo do Collegio. Formado em 1936, o Coral Paulistano é considerado um marco da história da música em São Paulo. O grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922.

Missa de Vigília de Natal
24 de dezembro
A Vigília de Natal acontecerá às 19h no Pateo do Collegio. A primeira missa do Natal é considerada uma noite especial para os católicos para orar e agradecer o nascimento de Jesus Cristo.

 

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB)
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB São Paulo) apresenta sua programação com exposições, teatro e cinema durante o Festival de Natal.
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
De 09 a 21 de dezembro
Exposição Playmode
Térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares
A exposição coloca os visitantes diante de experiências lúdicas, sensoriais e conceituais. Entrada gratuita.
Todos os dias, exceto às terças.Das 9h às 20h.
Ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB
De 09 a 18 de dezembro

Teatro Caim
Baseado no romance homônimo de José Saramago, Caim foi o último livro a ser publicado pelo escritor. O monólogo integra a Programação Oficial das Comemorações do Centenário de José Saramago.
Duração: 70 minutos. Classificação indicativa: 14 anos
Quarta a sexta, às 19h e Sábados e domingos às 17h.
Ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB
Dias 10 e 17 de dezembro

Teatro Uma Viagem no Tempo
A rádio “A Máquina do Tempo”, que faz o transporte entre o passado, presente e futuro, apresenta uma programação especial com uma vendedora de flores, um engenheiro, uma fotógrafa e um grupo de músicos, todos saídos da década de 30 para a de 20. Perdidos dentro do prédio do Banco do Brasil, vão se relacionando com o público e apresentando a história de formação e transformação da cidade.
Duração: 40 minutos. Classificação indicativa: livre (recomendado a partir de 07 anos). Entrada gratuita.
Todos os sábados, 11h
Ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB
Dia 10 de dezembro

Cinema Leitura Dramática - Babilônia Tropical - A Nostalgia do Açúcar
A obra trata de episódios relevantes do momento em que os holandeses governaram o nordeste brasileiro entre 1630 e 1654, pelo ponto de vista de uma mulher que viveu na época e ocupou uma posição singular naquela sociedade.
Duração: 90 minutos. Entrada gratuita.
Sábado, 19h
Ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB

9ª Mostra Latino-Americana Dança à Deriva
De 09 a 17 de dezembro
Local: Centro de Referência da Dança - Galeria Formosa - Baixos do Viaduto do Chá, s/n - Centro.
Em sua nona edição, a mostra é um encontro colaborativo de co-criação e co-participação, um espaço de reflexão e crítica promovendo debates e análises sobre as poéticas latino-americanas, para colocar em discussão os muitos corpos e as muitas cenas que se formam por uma ampla rede de estéticas, narrativas e discursos dramatúrgicos.

Shopping Light
De 09 a 21 dezembro
Local: Shopping Light - Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 - Centro
O Shopping Light promove um Natal com foco na diversidade. A decoração deste ano terá como tema “Candy e a Família Urso”, com itens para tocar no coração das crianças. A ideia é fazer uma grande festa da diversidade e da inclusão, com personagens da Família Urso (brancos, negros e pardos), para que todas as pessoas se identifiquem com os personagens. Haverá ainda apresentação dos corais Mix no 10 de dezembro, às 14h e Coral Ser em Cena no dia 17 de dezembro, às 16h.