Praças da Cultura: Programação 10 e 11 de dezembro

A iniciativa leva atrações culturais para espaços públicos da periferia

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o projeto Praças da Cultura. Essa é mais uma iniciativa da pasta de fomentar a cultura na periferia, valorizando artistas locais e programando atrações gratuitas em praças e outros espaços públicos e abertos periféricos da cidade, preferencialmente, em regiões onde há pouca oferta cultural. Até o final do ano, serão mais de 100 apresentações entre os meses de novembro e dezembro.

O projeto prevê a realização das ações em todos os finais de semana até o final deste ano. Neste fim de semana, durante os dias 10 e 11, os espaços públicos recebem apresentações especiais. Em parceria com as subprefeituras, as atrações culturais acontecem em diversas regiões, com destaque para a Rua Geraldo Lopes, que será fechada para abrir o sábado de apresentações com o espetáculo Estado de Risco. Através de atividades circenses, três artistas de rua usam da relação com o público presente para viabilizar uma forma mais leve de levar a vida.

A vasta programação consegue agradar todos os gostos, ao trazer música, circo, teatro e literatura em forma de diversificadas atrações, apresentadas em diferentes equipamentos culturais, com horários acessíveis.
“Estamos levando cultura para espaços de convivência na periferia, valorizando os artistas e coletivos locais”, afirma a secretária Aline Torres. “É um projeto de descentralização da cultura e valorização da periferia, que vai deixar muita gente com um sorriso no rosto no final de semana.”

Confira a programação completa deste final de semana:

10/12/2022

| Subprefeitura Cidade Tiradentes

| Praça da R. Cachoeira de Campo Grande, 654 – Barro Branco II – Cidade Tiradentes

10H- João e Arthur
Espetáculo: Segismundo Extemporâneo- Teatro
Segismundo é um dos personagens da Vida é Sonho, escrito por Calderón De’lla Barca. Sua questão principal é a liberdade, dado que Segismundo era o filho renegado do príncipe da Polônia e preso em uma torre. As falas de Segismundo, personagem criado no século XVI, estarão em diálogo com as falas de uma pessoa com deficiência que vive no século XXI. Este trata sobre a falta de espaço que uma pessoa com deficiência tem, abordando a falta de acessibilidade atitudinal/ arquitetônica, falta de espaço para essas pessoas na mídia, no mercado de trabalho e nas artes, consequentemente comprometendo sua liberdade de viver sua vida em sociedade.
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos;
________________________________________
11H- Los Trespaceros
Espetáculo: Pensão misteriosa - Circo
Os palhaços Tralha e Jiló estão em uma longa viagem para encontrar a tão sonhada cidade de Vivorú. Nesse caminho param para descansar em uma pensão e ficam completamente encantados com a dona do estabelecimento. Esquetes clássicas como “A Flor Maravilhosa”, “A Sonâmbula” e “O Boxe” fazem parte dessa comédia envolvente. Um espetáculo que se comunica com a plateia o tempo todo e que causa uma empatia pela ingenuidade e (ao mesmo tempo) esperteza.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
12H- Cia Caracaxá
Espetáculo: Maracatu de Baque Virado com a Cia. Caracaxá- Música
A percussão do Maracatu de baque virado é composta de tambores, caixas, gonguê e xequerês. Toda essa estrutura vem acompanhada do canto e da dança com as toadas, que são vibrantes e não tem como não participar! A proposta da Cia Caracaxá é realizar uma apresentação breve para atrair o público passante, e na sequência realizar uma vivência com o público presente, principalmente as crianças, mostrando um pouco do toque do canto e da dança do Maracatu. Ao final da vivência faremos um pequeno cortejo utilizando tudo o que foi compartilhado. A Cia Caracaxá, grupo paulistano, situado na Barra Funda, reproduz essa manifestação com muito batuque, ritmo, dança e alegria
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos;
________________________________________

| Praça na Av Metalúrgicos, 1100, esquina com a Rua Nascer do Sol

10H- Gunnar Vargas e Cúmplices
Espetáculo: Além de Mim -Música
Este projeto Foi idealizado pelo cantor, violonista e compositor Gunnar Vargas, e teve inicio na cidade de São Paulo ao longo do ano de 2007 com apoio da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo por meio do edita lVAI I – Valorização de Iniciativas Culturais.O sucesso e a repercussão do projeto culminaram na gravação de um CD homônimo em 2008 cujo lançamento ocorreu na Galeria Olido, em São Paulo. O Encontro de Compositores foi realizado em diversos locais da zona sul da cidade, especialmente no Centro Cultural Monte Azul, onde se concentraram suas atividades.
Já em 2014 as atividades foram concentradas no Espaço Comunidade, com o apoio do programa Agente Comunitário de Cultura.Seu formato inicial se trata de um encontro de artistas com espaço de fala e microfone aberto para apresentações diversas semelhante a um sarau, porém em 2015 houve um desdobramento do projeto chamado “Noite de Compositores”, desenvolvido dentro do Ponto de Cultura do Centro Cultural Monte Azul e que aconteceu em caráter mensal pelo período de dois anos.Nesta nova roupagem Gunnar Vargas idealizador e compositor anfitrião, convida um compositor ou compositora com quem desenvolvia um show em torno do repertório de ambos, abrindo espaço para histórias sobre a vida e composições de cada um. Neste formato foi apresentado também em alguns espaços da cidade como Sarau das Madrugadas no Pq. Do Ibirapuera, Teatro Cacilda Becker e Virada Cultural.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
11H- Cia Tortos
Espetáculo: Quem Não Tem Lona Pede Carona- Circo
Um espetáculo inspirado no circo brasileiro e sua trajetória itinerante. Um picadeiro cheio das atrações mais incríveis que fazem rir da criança até o avô. Os tradicionais números circenses realizadas pela dupla de palhaços mais famosos do Brasil.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
12H- Grupo Faça Beats
Espetáculo: ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL- DO PAREDÃO AO BOOMBOX -Música
A MÚSICA DIGITAL É UMA TENDÊNCIA FORTÍSSIMA NAS PERIFERIAS E QUEBRADAS DO MUNDO, E AQUI NA ZONA LESTE NÃO PODERIA SER DIFERENTE. O PROJETO DO ESPETÁCULO SHOW ORQUESTRA DIGITAL NASCEU DOS ENCONTROS DE BEATMAKERS E BATALHAS DE BEATMAKERS REALIZADOS , QUE ACONTECEM ESPECIFICAMENTE NA REGIÃO DE ITAQUERA E CIDADE TIRADENTES. A ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL É UM DESDOBRAMENTO DAS NOSSAS AÇÕES E É FORMADA POR COMPOSITORES DIGITAIS, OU TAMBÉM CHAMADOS DE BEATMAKERS, RESIDIDOS NO EXTREMO LESTE DE SÃO PAULO E CONTA COM SETE COMPOSITORES DIGITAIS. USANDO COMPUTADORES OU CELULARES, PROGRAMAS DE PRODUÇÃO MUSICAL OU APP GRATUITOS.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________

| Subprefeitura Vila Prudente

| Praça do Samba - Rua Irmã Maria Umbelina, 255


10H-Macaco Fantasma
Espetáculo: Palavrarma, palavramor, palavra mór- Música
Macaco Fantasma é o ponto exato onde a literatura e a música encontram-se. Influenciados pela Vanguarda Paulistana, o grupo se apresenta mergulhado na poesia de grandes mestres, como José Paulo Paes e Hilda Hilst, além de suas canções e poemas autorais. O grupo também conta com a participação de uma performer (Chris Cruz) que dilui ainda mais as aparentes diferenças entre as linguagens artísticas.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
11H- Cia Palhadiaço
Espetáculo: Quatro palhaces em um cortejo musical convidam a plateia para se reunirem em
torno da lona para assistirem o espetáculo. Posicionados, o primeiro número é anunciado e dá-se início a uma apresentação repleta de malabares, acrobacias, música e muita palhaçada. O Espetáculo Espetacular é uma montagem com números de habilidades autorais e gags clássicas de circo, além de trabalhar o improviso, o jogo junto a plateia e a versatilidade do palhace. A apresentação se encerra com música convidando a plateia a dançar e
festejar junto com os palhaces.
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos;
________________________________________
12H- O Grande Ogro
Espetáculo: Projeto Torto- Música
Rock instrumental do trio paulista O Grande Ogro, que nasceu em 2011 e é formado por André Astro (Guitarra), César Carlos (Bateria) e Marcelo Henrique (Baixo). O Power trio faz um rock com vertentes de math rock e peso na medida certa, e que pode ser conferido nos EPs ‘O Grande Ogro’ (2013), ‘Nashville Sessions’ (2015), ‘Discurso para Mentes em Silêncio’ (2016) tem uma abordagem bem diferente sobre a forma de música instrumental, tendo a sacada de deixar a instrumentação em primeiro plano sem precisar de exageros performáticos ou virtuose. Ao saber que às vezes harmonias gritam tão alto quanto palavras, a banda torna o combo guitarra/baixo/bateria protagonista de sua arte, os espetáculos em si pois mesmo sem utilizar do recurso vocálico conseguem expressar sua mensagem através de afiadas guitarradas e linhas de baixo empolgantes que contam várias histórias. Durante o show são exibidas projeções criadas pela própria banda que complementam a ambientação da performance
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos;
________________________________________

| Subprefeitura Itaim Paulista

| R. Des. Fernando de Albuquerque Prado, 650

10H- Circo Di Sóladies | Nem Sóladies
Intervenção: Des cantadas- Circo
O Circo di SóLadies|Nem SóLadies convida o público a conhecer novas versões das músicas infantis. Duas palhaças e ume palhace interagem com o público enquanto circulam pelo espaço com seus instrumentos musicais e muito riso e improviso!
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
11H- Companhia Bisclof
Espetáculo: Pergaminhos De Histórias - Intervenção
“Pergaminhos De Histórias” É Uma Intervenção Artística, Que Pode Ser Itinerante Ou Não, Na Qual Dois Viajantes Carregam Uma Bolsa Repleta De Pergaminhos E Outra Cheia De Instrumentos Musicais. Em Cada Pergaminho Há Uma Diferente História Ilustrada. Na Medida Em Que A História É Narrada Pelos Viajantes, O Pergaminho Vai Sendo Desenrolado Pouco A Pouco Revelando Assim As Ilustrações Desta História Para O Público. Além Da Oralidade E Do Recurso Visual, As Histórias Também São Acompanhadas Por Música Ao Vivo E Efeitos Sonoros.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
12H- João e Arthur
Espetáculo: Segismundo Extemporâneo- Teatro
Segismundo é um dos personagens da Vida é Sonho, escrito por Calderón De’lla Barca. Sua questão principal é a liberdade, dado que Segismundo era o filho renegado do príncipe da Polônia e preso em uma torre. As falas de Segismundo, personagem criado no século XVI, estarão em diálogo com as falas de uma pessoa com deficiência que vive no século XXI. Este trata sobre a falta de espaço que uma pessoa com deficiência tem, abordando a falta de acessibilidade atitudinal/ arquitetônica, falta de espaço para essas pessoas na mídia, no mercado de trabalho e nas artes, consequentemente comprometendo sua liberdade de viver sua vida em sociedade.
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos;

________________________________________
| Subprefeitura São Miguel

| Praça Cristã- Rua Líbero Ancona Lopes, 1030 (Próximo ao conjunto habitacional Nossa senhora Aparecida)

10H- Coletivo Batalha da Teles
Espetáculo: Batalha da Teles- Literatura
A batalha da Teles apresentará uma EDIÇAO especial de batalha de rima no formato Temático ( trazendo vários temas relacionados a educação, a cultura e sobre a periferia). Essa edição é uma forma de trazer a cultura Hip Hop para a praça trazendo conhecimento através do freestyle realizado por Mc 's ( mestre de cerimônias) um contra o outro e tendo uma votação para quem expressou melhor sobre a temática do tempo.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
11H-Sarau do Map
Espetáculo: Sarau do Map- Literatura
O Sarau da Praça do MAP está para completar 10 anos de existência e resistência e convida a todas e todos para participarem de uma incrível atividade de reconhecimento e contemplação da arte periférica. Sarau + Funk Slam, vai ter poesia e diversas intervenções de convidados, além do tradicional espaço aberto para quem quiser se expressar como se sentir a vontade. A praça é nossa!
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
12H-AKT
Espetáculo: Não Desista- Música
Numa apresentação de 60 minutos o grupo apresenta seu álbum "Diamante do Guetto” com músicas autorais enquanto interage com o público. Com o estilo diferenciado, o grupo usa seus beats envolventes para passear entre o “gangsta rap”, Trap e Blues, desafiando as produções já ouvidas na periferia. Toda a apresentação é regada a mensagens de positividade e esperança. Entre uma música e outra, contarao um pouco da história do grupo, de suas letras, inspirações, referências e experiências. O grupo cativa o espectador com suas obras reflexivas e que fazem pensar no atual momento. Entre as musicas apresentadas estão: “Diamante do Guetto”, “Quem não sabe”, “Sopra o Vento Leste”, “Tendes bom Animo”, “AKT” e "Não Desista".
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________

| Subprefeitura São Mateus

| Praça VIP - Rua Vercinio Pereira de Souza, 1.185

10H- Cia Terezinha
Espetáculo: Cordel De Feira- Literatura
Cordel de Feira é um Trocadilho com pastel de feira! É uma performance poética e musical, que integra música, versos e literatura de cordel.
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos;
________________________________________
11H- Cia Flor de Cosme
Espetáculo: Histórias Pra Não Esquecer De Brincar- Música
Sinopse: As histórias mais fascinantes surgem de todos os cantos do mundo. "Histórias pra não esquecer de brincar" é uma trilogia composta por contos inspiradas em Itans dos Ibejis - orixás gêmeos que regem o equilíbrio, a dualidade e a multiplicação. As histórias interagem com quem as ouve, estimulando a movimentação corporal, e são tecidas com canções autorais. "Brincando com fogo", "As crianças enganam a morte" e "A fonte subterrânea" nos lembram que no jogo da vida é preciso astúcia e saber se divertir.
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos;
________________________________________
12H- Trio Amizade
Espetáculo: Forró de Verdade- Música
O Show Forró de Verdade, apresentado pelo Trio Amizade tem percorrido vários espaços de São Paulo fortalecendo o formato do forró pé de serra, já tendo marcado presença em vários lugares: o Maria da Cachaça em Jundiaí, o CTN – Centro de Tradições Nordestinas no Bairro do Limão e o Circuito Rede Shoppings da Capital e região do ABC e Academias de Danças de Jaime Aroucha e do famoso Carlinhos de Jesus. Canta músicas autorais, mas também enaltece as obras dos mestres Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Ari Lobo, Sivuca entre outros. O Forró de Verdade com o Trio Amizade, também chama atenção pela alegria contagiante de seus componentes e o figurino escolhido pelo produtor cultural do grupo, com um visual colorido e os tradicionais chapéus de couro. Busca resgatar a tradição e apresentar para novas gerações a riqueza cultural e musical das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________

| Parque Jardim Santo André (Roots Skate Park) - Rua Miguel Ferreira de Melo, 889

10H- Núcleo Ofó
Espetáculo: Corpo Estória- Teatro
‘Corpo Estória’ é um espetáculo infantil, que conduz o público a imergir nas histórias contadas por nossas avós, que permeiam o imaginário e a construção da identidade do nosso povo. O enredo do espetáculo se da através de contos indígenas, afro diásporicos e nordestinos e, a partir deles, o público é convidado a interagir e contribuir com o desenvolvimento da peça, através de brincadeiras e da dança popular brasileira
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos;
________________________________________
11H- Asfalto de Poesia
Espetáculo: Futebol de Palhaças- Circo
Você sabia que o futebol feminino já foi proibido por lei? Sabia que as mulheres não podiam viajar sem a autorização de um homem? As mulheres não podiam votar! Hoje, já viramos esse jogo! MAS AINDA TEMOS QUE LUTAR PELA NOSSA DEFESA! São muitos ataques: Violência, Salários Desiguais, Sobrecarga, Preconceitos e Estereótipos. Para falar sobre conquistas, defesas e ataques, a cia. Asfalto de Poesia criou uma intervenção artística lúdica que diverte e faz refletir sobre ser mulher. Convidamos as participantes a vestir nossa camisa, enfrentar as barreiras, reverter as faltas e vibrar com cada conquista! O jogo de nossos direitos é coletivo e é preciso muita garra para fazer parte deste time!
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
12H- Cia Terezinha
Espetáculo: Cordel De Feira- Literatura
Cordel de Feira é um Trocadilho com pastel de feira! É uma performance poética e musical, que integra música, versos e literatura de cordel.
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos;
________________________________________

11/12/2022

| Subprefeitura Cidade Tiradentes

| Praça da R. Cachoeira de Campo Grande, 654 – Barro Branco II – Cidade Tiradentes

10H- Gunnar Vargas e Cúmplices
Espetáculo: Além de Mim -Música
Este projeto Foi idealizado pelo cantor, violonista e compositor Gunnar Vargas, e teve inicio na cidade de São Paulo ao longo do ano de 2007 com apoio da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo por meio do edita lVAI I – Valorização de Iniciativas Culturais.O sucesso e a repercussão do projeto culminaram na gravação de um CD homônimo em 2008 cujo lançamento ocorreu na Galeria Olido, em São Paulo. O Encontro de Compositores foi realizado em diversos locais da zona sul da cidade, especialmente no Centro Cultural Monte Azul, onde se concentraram suas atividades.
Já em 2014 as atividades foram concentradas no Espaço Comunidade, com o apoio do programa Agente Comunitário de Cultura.Seu formato inicial se trata de um encontro de artistas com espaço de fala e microfone aberto para apresentações diversas semelhante a um sarau, porém em 2015 houve um desdobramento do projeto chamado “Noite de Compositores”, desenvolvido dentro do Ponto de Cultura do Centro Cultural Monte Azul e que aconteceu em caráter mensal pelo período de dois anos.Nesta nova roupagem Gunnar Vargas idealizador e compositor anfitrião, convida um compositor ou compositora com quem desenvolvia um show em torno do repertório de ambos, abrindo espaço para histórias sobre a vida e composições de cada um. Neste formato foi apresentado também em alguns espaços da cidade como Sarau das Madrugadas no Pq. Do Ibirapuera, Teatro Cacilda Becker e Virada Cultural.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
11H- Companhia Bisclof
Espetáculo: Pergaminhos De Histórias - Intervenção
“Pergaminhos De Histórias” É Uma Intervenção Artística, Que Pode Ser Itinerante Ou Não, Na Qual Dois Viajantes Carregam Uma Bolsa Repleta De Pergaminhos E Outra Cheia De Instrumentos Musicais. Em Cada Pergaminho Há Uma Diferente História Ilustrada. Na Medida Em Que A História É Narrada Pelos Viajantes, O Pergaminho Vai Sendo Desenrolado Pouco A Pouco Revelando Assim As Ilustrações Desta História Para O Público. Além Da Oralidade E Do Recurso Visual, As Histórias Também São Acompanhadas Por Música Ao Vivo E Efeitos Sonoros.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
12H- Lona Preta
Espetáculo: O Circo Fubanguinho- Teatro
“O Circo Fubanguinho” é um espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As
músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro,
tentam se inserir a qualquer custo.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________

| Praça na Av Metalúrgicos, 1100, esquina com a Rua Nascer do Sol


10H- Lona Preta
Espetáculo: O Circo Fubanguinho- Teatro
“O Circo Fubanguinho” é um espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As
músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro,
tentam se inserir a qualquer custo.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
11H- Núcleo Ofó
Espetáculo: Corpo Estória- Teatro
‘Corpo Estória’ é um espetáculo infantil, que conduz o público a imergir nas histórias contadas por nossas avós, que permeiam o imaginário e a construção da identidade do nosso povo. O enredo do espetáculo se da através de contos indígenas, afro diásporicos e nordestinos e, a partir deles, o público é convidado a interagir e contribuir com o desenvolvimento da peça, através de brincadeiras e da dança popular brasileira
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos;
________________________________________
12H- Cia Flor de Cosme
Espetáculo: Histórias Pra Não Esquecer De Brincar- Música
Sinopse: As histórias mais fascinantes surgem de todos os cantos do mundo. "Histórias pra não esquecer de brincar" é uma trilogia composta por contos inspiradas em Itans dos Ibejis - orixás gêmeos que regem o equilíbrio, a dualidade e a multiplicação. As histórias interagem com quem as ouve, estimulando a movimentação corporal, e são tecidas com canções autorais. "Brincando com fogo", "As crianças enganam a morte" e "A fonte subterrânea" nos lembram que no jogo da vida é preciso astúcia e saber se divertir.
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos;
________________________________________

| Subprefeitura Vila Prudente

| Praça do Samba - Rua Irmã Maria Umbelina, 255

10H- Sarau do Map
Espetáculo: Sarau do Map- Literatura
O Sarau da Praça do MAP está para completar 10 anos de existência e resistência e convida a todas e todos para participarem de uma incrível atividade de reconhecimento e contemplação da arte periférica. Sarau + Funk Slam, vai ter poesia e diversas intervenções de convidados, além do tradicional espaço aberto para quem quiser se expressar como se sentir à vontade. A praça é nossa!
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
11H- Cia Tortos
Espetáculo: Quem Não Tem Lona Pede Carona- Circo
Um espetáculo inspirado no circo brasileiro e sua trajetória itinerante. Um picadeiro cheio das atrações mais incríveis que fazem rir da criança até o avô. Os tradicionais números circenses realizadas pela dupla de palhaços mais famosos do Brasil.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
12H- BALÉ POPULAR CORDÃO DA TERRA
Espetáculo: Cortejo Boi Preto- Música
Fruto de uma pesquisa que se iniciou em 2013, nosso cortejo apresenta diversos ritmos brasileiros que referenciam a figura do boi, em especial os maranhenses, como o Boi de Matraca, o Boi da Baixada e o Boi de Zabumba. Além disso, faz também referência às figuras do Auto do Boi, como o Pai Francisco, a Mãe Catirina, o Vaqueiro e o Cazumbá.
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos;
________________________________________

| Subprefeitura Itaim Paulista

| R. Des. Fernando de Albuquerque Prado, 650

10H- AKT
Espetáculo: Não Desista- Música
Numa apresentação de 60 minutos o grupo apresenta seu álbum "Diamante do Guetto” com músicas autorais enquanto interage com o público. Com o estilo diferenciado, o grupo usa seus beats envolventes para passear entre o “gangsta rap”, Trap e Blues, desafiando as produções já ouvidas na periferia. Toda a apresentação é regada a mensagens de positividade e esperança. Entre uma música e outra, contarao um pouco da história do grupo, de suas letras, inspirações, referências e experiências. O grupo cativa o espectador com suas obras reflexivas e que fazem pensar no atual momento. Entre as musicas apresentadas estão: “Diamante do Guetto”, “Quem não sabe”, “Sopra o Vento Leste”, “Tendes bom Animo”, “AKT” e "Não Desista".
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
11H-Grupo Faça Beats
Espetáculo: ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL- DO PAREDÃO AO BOOMBOX -Música
A MÚSICA DIGITAL É UMA TENDÊNCIA FORTÍSSIMA NAS PERIFERIAS E QUEBRADAS DO MUNDO, E AQUI NA ZONA LESTE NÃO PODERIA SER DIFERENTE. O PROJETO DO ESPETÁCULO SHOW ORQUESTRA DIGITAL NASCEU DOS ENCONTROS DE BEATMAKERS E BATALHAS DE BEATMAKERS REALIZADOS , QUE ACONTECEM ESPECIFICAMENTE NA REGIÃO DE ITAQUERA E CIDADE TIRADENTES. A ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL É UM DESDOBRAMENTO DAS NOSSAS AÇÕES E É FORMADA POR COMPOSITORES DIGITAIS, OU TAMBÉM CHAMADOS DE BEATMAKERS, RESIDIDOS NO EXTREMO LESTE DE SÃO PAULO E CONTA COM SETE COMPOSITORES DIGITAIS. USANDO COMPUTADORES OU CELULARES, PROGRAMAS DE PRODUÇÃO MUSICAL OU APP GRATUITOS.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
12H- Coletivo Batalha da Teles
Espetáculo: Batalha da Teles- Literatura
A batalha da Teles apresentará uma EDIÇAO especial de batalha de rima no formato Temático ( trazendo vários temas relacionados a educação, a cultura e sobre a periferia). Essa edição é uma forma de trazer a cultura Hip Hop para a praça trazendo conhecimento através do freestyle realizado por Mc 's ( mestre de cerimônias) um contra o outro e tendo uma votação para quem expressou melhor sobre a temática do tempo.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________

| Subprefeitura São Miguel

| Praça Cristã- Rua Líbero Ancona Lopes, 1030 (Próximo ao conjunto habitacional Nossa senhora Aparecida)


10H-Cia Caracaxá
Espetáculo: Maracatu de Baque Virado com a Cia. Caracaxá- Música
A percussão do Maracatu de baque virado é composta de tambores, caixas, gonguê e xequerês. Toda essa estrutura vem acompanhada do canto e da dança com as toadas, que são vibrantes e não tem como não participar! A proposta da Cia Caracaxá é realizar uma apresentação breve para atrair o público passante, e na sequência realizar uma vivência com o público presente, principalmente as crianças, mostrando um pouco do toque do canto e da dança do Maracatu. Ao final da vivência faremos um pequeno cortejo utilizando tudo o que foi compartilhado. A Cia Caracaxá, grupo paulistano, situado na Barra Funda, reproduz essa manifestação com muito batuque, ritmo, dança e alegria
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos;
________________________________________
11H- Los Trespaceros
Espetáculo: Pensão misteriosa - Circo
Os palhaços Tralha e Jiló estão em uma longa viagem para encontrar a tão sonhada cidade de Vivorú. Nesse caminho param para descansar em uma pensão e ficam completamente encantados com a dona do estabelecimento. Esquetes clássicas como “A Flor Maravilhosa”, “A Sonâmbula” e “O Boxe” fazem parte dessa comédia envolvente. Um espetáculo que se comunica com a plateia o tempo todo e que causa uma empatia pela ingenuidade e (ao mesmo tempo) esperteza.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
12H- Asfalto de Poesia
Espetáculo: Futebol de Palhaças- Circo
Você sabia que o futebol feminino já foi proibido por lei? Sabia que as mulheres não podiam viajar sem a autorização de um homem? As mulheres não podiam votar! Hoje, já viramos esse jogo! MAS AINDA TEMOS QUE LUTAR PELA NOSSA DEFESA! São muitos ataques: Violência, Salários Desiguais, Sobrecarga, Preconceitos e Estereótipos. Para falar sobre conquistas, defesas e ataques, a cia. Asfalto de Poesia criou uma intervenção artística lúdica que diverte e faz refletir sobre ser mulher. Convidamos as participantes a vestir nossa camisa, enfrentar as barreiras, reverter as faltas e vibrar com cada conquista! O jogo de nossos direitos é coletivo e é preciso muita garra para fazer parte deste time!
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________

| Subprefeitura São Mateus

| Praça VIP - Rua Vercinio Pereira de Souza, 1.185

10H- Cia Suno
Espetáculo: Estripulias No Circo- Circo
Inspirado nas tantas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, o espetáculo resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A narrativa se desenrola contando a história da “FAMÍLIA SUNO”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Personagens clássicos utilizando números de equilibrismo, mágica, contorcionismo, mímica, dança, acrobacias e malabarismo
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
11H- O Grande Ogro
Espetáculo: Projeto Torto- Música
Rock instrumental do trio paulista O Grande Ogro, que nasceu em 2011 e é formado por André Astro (Guitarra), César Carlos (Bateria) e Marcelo Henrique (Baixo). O Power trio faz um rock com vertentes de math rock e peso na medida certa, e que pode ser conferido nos EPs ‘O Grande Ogro’ (2013), ‘Nashville Sessions’ (2015), ‘Discurso para Mentes em Silêncio’ (2016) tem uma abordagem bem diferente sobre a forma de música instrumental, tendo a sacada de deixar a instrumentação em primeiro plano sem precisar de exageros performáticos ou virtuose. Ao saber que às vezes harmonias gritam tão alto quanto palavras, a banda torna o combo guitarra/baixo/bateria protagonista de sua arte, os espetáculos em si pois mesmo sem utilizar do recurso vocálico conseguem expressar sua mensagem através de afiadas guitarradas e linhas de baixo empolgantes que contam várias histórias. Durante o show são exibidas projeções criadas pela própria banda que complementam a ambientação da performance
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos;
________________________________________
12H- Macaco Fantasma
Espetáculo: Palavrarma, palavramor, palavra mór- Música
Macaco Fantasma é o ponto exato onde a literatura e a música encontram-se. Influenciados pela Vanguarda Paulistana, o grupo se apresenta mergulhado na poesia de grandes mestres, como José Paulo Paes e Hilda Hilst, além de suas canções e poemas autorais. O grupo também conta com a participação de uma performer (Chris Cruz) que dilui ainda mais as aparentes diferenças entre as linguagens artísticas.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________

| Parque Jardim Santo André (Roots Skate Park) - Rua Miguel Ferreira de Melo, 889

10H- Circo Di Sóladies | Nem Sóladies
Intervenção: Des cantadas- Circo
O Circo di SóLadies|Nem SóLadies convida o público a conhecer novas versões das músicas infantis. Duas palhaças e ume palhace interagem com o público enquanto circulam pelo espaço com seus instrumentos musicais e muito riso e improviso!
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
11H- Cia Palhadiaço
Espetáculo: Quatro palhaces em um cortejo musical convidam a plateia para se reunirem em
torno da lona para assistirem o espetáculo. Posicionados, o primeiro número é anunciado e dá-se início a uma apresentação repleta de malabares, acrobacias, música e muita palhaçada. O Espetáculo Espetacular é uma montagem com números de habilidades autorais e gags clássicas de circo, além de trabalhar o improviso, o jogo junto a plateia e a versatilidade do palhace. A apresentação se encerra com música convidando a plateia a dançar e
festejar junto com os palhaces.
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos;
________________________________________
12H- Cia Suno
Espetáculo: Estripulias No Circo- Circo
Inspirado nas tantas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, o espetáculo resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A narrativa se desenrola contando a história da “FAMÍLIA SUNO”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Personagens clássicos utilizando números de equilibrismo, mágica, contorcionismo, mímica, dança, acrobacias e malabarismo
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;