Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes comemora 10 anos com shows de Rashid e Quebrada Queer

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o CFCCT promove uma programação super especial gratuita com uma diversidade de atrações

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia uma programação especial para a comemoração dos 10 anos do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes entre os dias 10 e 18 de dezembro. Entre os destaques, estão shows de Rashid e Quebrada Queer, além de feira de gastronomia periférica.

Inaugurado em dezembro de 2012, o CFCCT é o maior equipamento cultural da Prefeitura Municipal na Zona Leste paulistana, abrigando um dos maiores conjuntos habitacionais da América do Sul - a Fazenda Santa Etelvina. O espetáculo A Andarilha abre o primeiro dia do evento, que se encerra com show do rapper Rashid.

O equipamento cultural se localiza no bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da cidade de São Paulo, contando com mais de 200 mil habitantes. Dentre as instalações do equipamento se destacam a Biblioteca temática Maria Firmina dos Reis e o Laboratório Digital Fablab. Desse modo, o Centro oferece um considerável acervo cultural à população, através de qualificação profissional, atividades artísticas, esportivas, lazer e meio ambiente.

Confira, abaixo, a programação completa:

Sábado (10/12)

10h - Espetáculo A Andarilha

A palhaça Rufina vem chegando em algazarra com seu carrinho de bebê. Muito carismática, tenta incansavelmente lidar com os desafios de ter um bebê e desperta no público diversas sensações e sentimentos ligados a essa temática.

11h - Exposição Atabaques

Acervo contendo mais de 15 instrumentos, artefatos da diáspora percussiva, fotos, ilustrações e pinturas.

11h - Espetáculo Circo do Asfalto

Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura.

12h - Espetáculo Excêntricos Musical Buzanfina, Patita e Miriam

A Cia do Circo é formada pelas famílias tradicionais circenses Brede e Orteney, que trazem em seu espetáculo a alegria do Circo Tradicional com números virtuosos desde Malabarismo, acrobacias aéreas e de solo, palhaços, excêntricos musicais é muito mais.

13h - Unidos Somos Mais Fortes

Nas ruas e praças o Palhaço Tibério encontra seu espaço, para gentilmente compartilhar sua arte, a sua longa, cômica e trágica história de anos no circo.

12h - Festival Projeta Quebrada

O Projeta Quebrada é um projeto múltiplo, que além do Festival, apresenta documentários de curta e longa-metragem, com abordagens sobre o empreendedorismo social e cultural na Quebrada. “O Festival será um evento grandioso, teremos shows de artistas do Nebulosa Selo, do Projeto Viela e, principalmente, do Rashid, ponto alto da grande festa na Quebrada”, conta Sylvio Rocha da Tocha Filmes, produtora responsável pelo Projeta Quebrada.

12h - Gastronomia Periférica

Feira de gastronomia periférica.

18h - Show Rashid

O Festival será um evento grandioso, teremos shows de artistas do Nebulosa Selo, do Projeto Viela e, principalmente, do Rashid.

Sexta (16/12)

11h - Exposição Atabaques

Acervo contendo mais de 15 instrumentos, artefatos da diáspora percussiva, fotos, ilustrações e pinturas.

18h - Baile Pop

O Baile pop Lgbtqia+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar por meio da música a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. E será realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de 3 horas

19h - Show Quebrada Queer

QUEBRADA é um termo apropriado e adotado pela periferia para lembrar luta e resistência. Já o QUEER é usado para representar xs LGBTQIA+, seu significado provém da gíria inglesa, que literalmente significa “estranho, talvez ridículo, excêntrico, raro, extraordinário”.

20h - Baile Pop

O Baile pop Lgbtqia+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar por meio da música a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. E será realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de 3 horas.

Sábado (17/11)

11h - Exposição Atabaques

Acervo contendo mais de 15 instrumentos, artefatos da diáspora percussiva, fotos, ilustrações e pinturas.

13h30 - Baile Black

O evento propõe o resgate de culturas locais, prevenção a criminalidade urbana, valorização do espaços públicos e inserção de vertentes culturais como o HIP HOP, BLACK MUSIC, além do resgate da cultura afro brasileira inserida nas músicas tocadas.

15h30 - Arena do Flow

O evento Arena do Flow começa sua trajetória no final de 2014, com a necessidade de fomentar lazer, arte, cultura e entretenimento, de qualidade para o distrito de Guaianazes, zona leste de SP, região no qual há grandes necessidades desse tipo de demanda.

18h30 - Show Neguinho do Caxeta

Neguinho do Kaxeta começou sua carreira no final dos anos 1990. Primeiro, era apenas Neguinho e fazia dupla com Lan. Depois, embarcou na carreira solo e "ganhou" o complemento Kaxeta no nome artístico graças a MC Primo. Kaxeta é o nome de uma favela em São Vicente, SP, onde Júlio César nasceu.

20h - Show MC Hariel

Hariel Denaro Ribeiro, mais conhecido como MC Hariel, nasceu e cresceu no bairro Vila Aurora, zona norte de São Paulo. Seu primeiro contato e interesse pela música aconteceu dentro da própria casa, pela influência de seu pai, Celso Ribeiro, que era músico da banda “Raíces de América”. O tempo passou, Hariel foi aprimorando cada vez mais o seu dom, em 2011 publicou o primeiro vídeo no YouTube e em 2014 deu início à sua carreira profissional. As primeiras músicas lançadas foram “Como Passei Sorrindo”, “Mundão Girou” e “Passa Devagar”.

21h30 - Show Recayd Mob

Fenônemo do trap nacional, a Recayd Mob é inovadora: um coletivo não apenas de artistas, mas de profissionais de toda a cadeia do entretenimento, como fotógrafos e videomakers. Cobrir a cena musical brasileira em 360° fez com que o videoclipe “Plaqtudum”, lançado no fim de 2018, atingisse 100 milhões de visualizações no Youtube.

Domingo (18/12)

11h - Exposição Atabaques

Acervo contendo mais de 15 instrumentos, artefatos da diáspora percussiva, fotos, ilustrações e pinturas.

11h - Recreação Infantil Voltando a Ser Criança

A ideia é implementar na cidade de São Paulo um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas pelo projeto em centros culturais, parques, ruas, etc. Expressões artísticas como: apresentações teatrais, circenses, danças, musicais e artes visuais, iremos colocar todos em conexão com a arte e suas vertentes.

15h - Bailão Funk

O projeto BAILÃO FUNK é o famoso baile de quebrada, que tem como elementos a música tocada em alto som, público de maioria negra, criatividade nas danças e estilo chavê, característico de todo moleque de quebrada que curte o segmento, muitas vezes criminalizado devido a ser de origem periférica.

16h - Batalha Tik Tok

O objetivo do evento é desenvolver habilidades e dar oportunidade à pequenos artistas e influenciadores locais, divulgar e incentivar seus trabalhos ou inseri-los pela primeira vez em mídias sociais por meio de uma nova forma de expressão que é a “tiktoker”, uma febre social que já bate cerca de 4,72 milhões de usuários no Brasil.

17h - Show Os Havaianos

13 de agosto de 2003, Os Hawaianos começaram nesta data , com muitas dificuldades mas sempre fortes e sem perder as esperanças. A música vem kikando estourou na comunidade, mas sem ter a oportunidade de mostrar qual grupo estaria por trás dessa música.

18h30 - Show MC Lipe

Nascido na cidade de São Paulo, o funkeiro MC Lipi, de 20 anos, já contabiliza mais de 2 bilhões de visualizações em seu canal do YouTube. O artista já tem músicas conhecidas em todo território nacional e vem fazendo seu nome como um dos líderes do movimento “Funk Consciente”.

20h - Show MC Livinho

MC Livinho ou simplesmente Livinho, é um cantor, compositor musical de funk, acumula milhões de visualizações no Youtube, possuiu mais de 4 milho de ouvintes mensais no Spotify, é dono do Hits do momento “Na movimentação” e “Pras Novinhas”.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Rua Inácio Monteiro, 6.900 - Sítio Conceição - Cidade Tiradentes

@cfcct_