Dia Municipal do Reggae é celebrado no Memorial da América Latina com programação artística gratuita

Evento Reggae é Memória homenageia gênero musical com música, palestras, debates e exposições neste domingo (11)

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove o evento Reggae é Memória neste domingo (11), no Memorial da América Latina. Para celebrar o gênero musical, a iniciativa oferece uma diversa programação artística inteiramente gratuita, incluindo palestras, debates, exposições e shows, com destaque para Filosofia Reggae, Divas do Reggae e Filhos da Terra, além da participação do artista Danilo Moraes, também conhecido como Mutaman, como Mestre de Cerimônia.

“Essa é uma oportunidade de celebrar os valores que a cultura reggae nos traz e que devem integrar o nosso dia a dia: a cultura da paz, o amor ao próximo e a luta contra a desigualdade.”, declara a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres. “A cidade de São Paulo tem a honra de proporcionar esse evento que reconhece a importância do reggae para a cultura”, finaliza.

A banda Filhos da Terra se apresenta a partir das 14h20 e traz ao palco músicas pautadas na cultura da paz, espiritualidade, amor ao próximo e autoestima, presentes nos mais de 16 anos de história do grupo. Em seguida, Divas do Reggae exalta o protagonismo das mulheres no seu show, às 15h40, e apresenta Sistah Mari, Denise D'Paula, Mis Ivy, Manu Testa, Rafa Jazz, Jô Maloupas, Lenny Fya e Sue Cavalcante. Também destaca-se o show da banda Filosofia Reggae, às 17h20, que evidencia sua evolução e transformação ao longo dos anos de estrada.

Apesar de ter a música como destaque, a programação também incentiva a reflexão acerca de questões sociais tradicionalmente abordadas pelo gênero, como a desigualdade, o preconceito e a fome. Para isso, conta com palestras acerca dos assuntos: às 11h, o cantor e compositor Ras Soto traz ao palco mais de 17 anos de ativismo por causas sociais e de vivência no Movimento Rastafari na palestra Reggae/Rastafari nos dias de Hoje; já a partir das 15h, Bárbara Calistro, Talita Cabral, Dani Pimenta e May Sistah abordam o papel e a presença feminina no gênero em Mulheres do Reggae.

Confira, abaixo, a programação completa:

 

Domingo, 11/12

| Memorial da América Latina - Portão 2. Rua Tagipuru - Barra Funda.

 

PALCO

Mestre de Cerimônia - Mutaman

Danilo Moraes, também conhecido como Muta3Man está há mais de 15 anos na música. Começou sua jornada com a Banda Showcase, apresentando suas primeiras composições com o álbum 'JahMostra'.Começou seu trabalho solo e fundou a Banda Ethiopian Highlandahs, com apresentações do show 'Raízes & Cultura', de 2010 até 2012. Em 2015, ajudou a fundar a Negguz Produções e permaneceu até o ano seguinte. Em 2016, o lançamento do primeiro EP solo 'Som no Sistema' junto com Neguse Anbesa Productions e o álbum 'Zion I' junto com Zion Lab.2017, mais um EP com Neguse Anbesa Productions 'Fya' e em 2018, o EP 'Bun Down Babylon' junto com Jah Nilo e Red Skywalker Sounds.2019, "Pra Cima e Pra Frente" o quinto trabalho e mais uma parceria com Neguse Anbesa Productions 2021, junto com Red Skywalker Sounds o lançamento do EP 'Últimos Dias'. Nesse ano de volta às atividades a expectativa é a gravação do álbum 'Honorável' em tributo a Marcus Garvey.

 

[INTERVALOS] DJ Diego Davi*

A discotecagem terá uma sessão abrangendo a vasta pesquisa do DJ Diego Davi que já atua a 17 anos no cenário reggae em São Paulo, passando pelos principais clássicos e trazendo também novidades do cenário reggae mundial abordando as vertentes e sub vertentes do estilo.

 

[INTERVALOS] DJ Karen Matos*

Karen Matos teve contato com os discos de vinil através dos pais nos anos 90, onde conheceu os hits de Beatles, Bob Marley, Peter Tosh e outros. Participou da fundação do coletivo Caixa D'Água Posse em 2015 onde começou a colecionar reggae.

Atualmente em carreira solo tem uma seleção musical que viaja por diversas vertentes do reggae fazendo todo mundo dançar.

 

11h | Lady Drika

Atualmente é vocalista da banda que leva seu nome – Lady Drika, além de faz parceria com outras bandas do gênero reggae, tem forte parceria com a banda Nyah Live (banda que acompanha cantores solos).

 

12h | Nyahbinghi Instituto Bola de Fogo

O Instituto Cultural Bola de Fogo iniciou as atividades em meados de 2008, objetivando difundir a cultura Rastafari, através de oficinas e vivências musicais com os ritmos Rastafari e de fabricação de tambores e outros instrumentos usados na tradição NyahBinghi Rastafari originário da Etiópia e das comunidades negras da Jamaica, com influência também de ritmos de outros países do Caribe e trazendo, a influência dos ritmos afro brasileiros, como os toques regionais/tradicionais.

O foco prioritário é a divulgação e troca de conhecimento sobre as diversas manifestações culturais afro-brasileiras vivenciadas pela população brasileira, em especial de moradores de periferias. Segundo os/as participantes: “União dos povos, preservação das tradições ancestrais, fortalecimento dos movimentos de diáspora africana, respeito e preservação da natureza, a igualdade econômica e de direitos, cultura de paz, direito à educação e elevação da mente dos povos, e a valorização da família e das crianças são os princípios básicos de sua filosofia.”

 

12h30 | Capoeira Mestre Ananias

Essa história se inicia em 1953 quando Mestre Ananias chega de São Félix / BA a São Paulo. Na ocasião fundou sua Associação de Capoeira Angola Senhor do Bonfim que hoje se perpetua na Casa Mestre Ananias. Foi junto à dupla pernambucana Venâncio e Corumbá, no tradicional Edifício Martinelli, que iniciou seu processo de transmissão de conhecimento da Capoeira na cidade de São Paulo. Após isso, o Mestre deu aulas em várias regiões de São Paulo, como Vila Maria Alta, Itaquera, Utinga, São Bernardo do Campo, Diadema, entre tantos outros pequenos trabalhos.A Associação ficou alguns anos sem sede fixa e foi na década de 90, a partir da Roda de Capoeira da Praça da República, que uma nova geração se aproxima do Mestre. Jovens que buscavam respostas para o fato de que o Mestre mais antigo dessa agremiação de capoeiristas, pioneiro na capital paulistana, não tinha seu próprio espaço e seguidores da sua Associação de Capoeira Angola.

 

13h | Etiópicos

A referência musical vem do Reggae Roots com o fundamento “RASTAFARI NYAHBINGHI”, influenciados por diversos mestres da linguagem, como por exemplo: Bob Marley The Wailers, Burning Spear, Ras Michael, Morgan Heritage, Twinkle Brothers. A palavra ETIÓPICO vem da tradição e junção de antigos idiomas e dialetos (também chamado de Ge'ezaté os dias de hoje), que posteriormente se tornou a língua oficial da corte Imperial da Etiópia, simbolizando assim para os músicos, a própria cultura Rastafari, a nova era, e simboliza os novos homens antigos.Os Etiópicos iniciaram em meados de 2015 na Zona Leste de São Paulo, com base no trabalho do músico e compositor Kiuadadaua, que desde 2009 articula va a carreira solo. Em 2016, o single “UM COMEÇO DINOVO” que tem como base a história dessa unificação, do músico Kiuadadaua & Banda, gera a banda “Etiópicos”, e o vídeo clipe intitulado “PELA MANHÔ é o início disso tudo.

 

14h20 | Filhos da Terra

O Show Filhos da Terra "Raças e Raças", vem da construção de uma base sólida de musicalidade e críticas positivas no decorrer de cada apresentação. O espetáculo, que engloba toda a história através da música executada pelos mesmos,vem com toda bagagem e maturidade destes 16 anos . A banda traz no repertório doze composições e obras produzidas pela própria banda. Dentro do espetáculo, a banda navega pela linha do tempo trazendo também um “medley” que passeia por toda história do disco anterior “Amanhecer”, relembrando sucessos como “ser amigo é..., por isso louvo, amanhecer, plantai o amor e simplesmente fazer o bem”. O show “Raças e Raças”, traz toda a experiência sonora e envolvente á todos os ouvidos , com arranjos muito mais elaborados, influências mais refinadas.


15h40 | Divas do Reggae

O projeto “Divas do Reggae” propõe a realização de espetáculo musical trazendo o protagonismo das mulheres.As artistas que compõem este projeto são conceituadas na cultura e na linguagem reggae em especial e são elas: Sistah Mari, Denise D'Paula, Mis Ivy, Manu Testa, Rafa Jazz, Jô Maloupas,Lenny Fya e Sue Cavalcante. Juntas elas trazem um mix sensacional permeando desde o dancehall até roots composto por pickups de Dj para este espetáculo musical interpretado por essas"Divas do Reggae".Este projeto recentemente lançado pelo coletivo “Som na Praça” já se apresentou na Casa de Cultura São Mateus em 27 de março e no SESC Itaquera no dia 1o de maio e tem agenda programada para exibir o espetáculo no dia 14 de maio na Casa de Cultura Hip Hop Leste.

 

16h30 | Academia Dancehall

A cultura Reggae & Dancehall gerou diversas danças sociais e passos de dança que partem dos anos 80 até os dias atuais, diversos dançarinos como Gerald "Bogle" Levy e a Dancehall Queen Carlene se tornaram referências estimulando dançarinos do mundo todo o legado. No Brasil a Academia Dancehall é um grupo que promove de forma didática a ampliação de saberes dessa dança e cultura e seguindo esse legado oferece ao público uma experiência única para assistir e vivenciar o que há de melhor em dança e performance de cultura Reggae & Dancehall.

 

17h20 | Filosofia Reggae

"Vc & Eu" tem 14 faixas dentro de um projeto que inova desde a arte visual, até as versões finais das músicas selecionadas, além de evidenciar a evolução e transformação ao longo de tantos anos de estrada. Filosofia Reggae soma muitos anos de prestígio no mercado fonográfico, com uma bagagem que não é pra qualquer um. Um dos trabalhos mais reverenciados da banda foi a música "Sentimento bom", do álbum "Real Situação" lançado em 2003 e que rendeu muitos frutos para as irmãs. "Essa música estourou mesmo em 2004/2005. O sucesso foi tão grande, que até hoje o número de views de "Sentimento bom" no youtube não para de crescer. E pra galera que curtiu muito esse som, vale ressaltar que a música estará presente na faixa bônus do novo trabalho. As músicas de "Vc & Eu" já estão disponíveis nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music, Google Play, etc.) e a nova turnê levará, Brasil afora, a nova proposta da banda Filosofia Reggae. A garantia é de um formato mais original e bastante contemporâneo.

 

18h40 | Brasativa

A banda BRASATIVA apresenta o SHOW"Verdade Virá à Tona“, do álbum de mesmo nome que conta com participações de Rael, Cidade Verde Sounds, Dow Raiz, Denise D'Paula, Daniel Yorubá, Maestro Tiquinho entre outros. O projeto foi contemplado no Edital de Fomento à Linguagem Reggae da SMC de São Paulo. O escopo do projeto é a realização de um show referente a este álbum. O grupo impressiona pela pressão sonora,embora seja executada por um Power Trio. Influências do Reggae, Rap, Afrobeat e DUB estão presentes e vivas nessa apresentação.

 

20h | Bloco Jah É

O Bloco Jah É um coletivo de Carnaval de Rua, fundado em 2018, com base na cultura reggae localizado na Freguesia Do Ó, Zona Norte de São Paulo.Os estilos musicais predominantes no repertório do bloco são o'reggae, o samba reggae e vertentes como raggamuffin e ijexá.O Bloco Jah É impunha estandarte nas cores preto, verde e amarelo em referência às cores da bandeira da Jamaica,berço do reggae e um dos principais pólos de cultura periférica do mundo.

 

 

ARENA SOUND SYSTEM

Mestre de Cerimônia - Yabba Tutti

Yabba Tutti é uma Mc feroz que se destacou nas batalhas de rap e rodas de freestyle no ABC paulista, seu primeiro registro em vídeo batalhando é de 2013, na vivência dos bailes de rua começou a ter um contato mais profundo com o sound system. Yabba traz para sua música uma bagagem ancestral afropindoramica, e traduz em seu flow a história e os sentimentos de uma mulher preta que renasce das cinzas de um povo sequestrado e massacrado, renasce e brilha com a força dos poderosos mortos. Especializada no estilo dancehall, já passou pelos 4 cantos de SP como cantora, seletora e também como produtora de festas, Yabba Tutti tem uma década de experiência com a música de rua e a comunicação através dela.

 

 

ARENA FULL

13h | Arena Full - Mumma Powah

Mumma in Dub é um projeto multidisciplinar realizado de mães para mães, que abraça o empoderamento materno na música Reggae e na arte independente desde 2018.

Ao longo de um DJ set com a criadora do projeto; a seletora Renata Aguiar, mais conhecida como Rude Mamma; o projeto recebe convidadas DJs e cantoras (todas mães) para comandar a pista e fazer desse espaço um local acolhedor onde a missão é fazer com que essas mulheres possam voltar ao convívio social e partilhar com outras mães momentos de descontração e aliviar a solidão materna. Geralmente nas edições independentes, acontecem rodas de conversa, empreendedorismo materno periférico com exposição e venda de objetos e recreação para as crianças (já foram realizadas 6 edições).

O projeto já marcou presença em atividades da rede SESC, nas unidades Avenida Paulista, Ipiranga, Santo Amaro; foi contemplado pelo #4 Edital de Apoio à Criação Artística Linguagem Reggae da cidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de construir seu próprio sistema de som; o Mumma Powah Sound System, possibilitando maior autonomia de amplificar e levar o Mumma in Dub para diversos públicos e lugares.

 

14h | Arena Full - Descolonizasom

Reunião de cantores e cantoras que celebram a ancestralidade através de um repertório repleto de músicas que reverenciam a ritmica Reggae e todas as suas vertentes,passando pelo ska, mento, calipso, dancehall, Rocksteady, funky, rap entre diversos galhos dessa árvore.

 

15h30 | Arena Full - Sementes Livres Hi Fi

SeMentes Livres Hi-Fi consiste em, sistema de som, DJ & MCs, selo e produção musical, que vem desde 2015 representando e promovendo a música Reggae e a cultura sound system jamaicana em Botucatu-SP. Com caixas e um aparato sonoro projetado e construído artesanalmente, para reproduzir com alta fidelidade (hi-fi / high fidelity) todas as faixas de frequência dos arquivos musicais em vinil, e também de suas produções e gravações exclusivas (dubplates) com grandes artistas nacionais e internacionais. DJ Mano Jão comanda a nave e a crew tem a participação de grandes artistas no microfone: Marietta, Piteco, Ualê Figura, Likkle Jota, Osas Destiny (NIG) e Sistah Chilli.

Além de promover a cultura local com bailes mensais com grande público que somam mais de 100 edições ao longo dos últimos 7 anos, também tem como frente de trabalho a produção musical, fazendo essa "fusão" de soundsystem com gravadora, que tanto impulsionou a produção musical na Jamaica, como fizeram Coxsone Dodd e King Jammys.

 

17h | Arena Full - Mumma Powah

Mumma in Dub é um projeto multidisciplinar realizado de mães para mães, que abraça o empoderamento materno na música Reggae e na arte independente desde 2018.

Ao longo de um DJ set com a criadora do projeto; a seletora Renata Aguiar, mais conhecida como Rude Mamma; o projeto recebe convidadas DJs e cantoras (todas mães) para comandar a pista e fazer desse espaço um local acolhedor onde a missão é fazer com que essas mulheres possam voltar ao convívio social e partilhar com outras mães momentos de descontração e aliviar a solidão materna. Geralmente nas edições independentes, acontecem rodas de conversa, empreendedorismo materno periférico com exposição e venda de objetos e recreação para as crianças (já foram realizadas 6 edições).

O projeto já marcou presença em atividades da rede SESC, nas unidades Avenida Paulista, Ipiranga, Santo Amaro; foi contemplado pelo #4 Edital de Apoio à Criação Artística Linguagem Reggae da cidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de construir seu próprio sistema de som; o Mumma Powah Sound System, possibilitando maior autonomia de amplificar e levar o Mumma in Dub para diversos públicos e lugares.

 

19h | Arena Full - Muc Sound

Criado por amigos que frequentam, registram, fazem parte de alguma forma dos movimentos culturais em SP. Nossas primeiras movimentações ocorreram em 2014, aonde já realizamos eventos envolvendo música, esporte, dança e oficinas. MUC SOUND é um coletivo Inspirado diretamente pela cultura sound system, pra quem ainda não sabe Sound System, na teoria, é o nome dado às potentes caixas de som e equipamentos periféricos como equalizadores, mesas e sirenes, mas na prática é uma cultura sobre o amor ao próximo a empatia por diversas causas sociais, econômicas e políticas e principalmente a música que tocamos e a mensagem do reggae em si. Nós traçamos um caminho que busca levar cultura, informação e entretenimento para as comunidades periféricas da grande São Paulo.

 

 

ARENA SELECTAH

13h | Arena Selectah - No Gueto Sound

O coletivo “No Gueto” foi criado em 2019, por integrantes de várias locais da periferia da cidade com o objetivo de valorizar a cultura soundsystem, realizando eventos culturais e oficinas de diferentes linguagens, visando a democratização do acesso à informação, a expansão dos movimentos de culturas independentes, e buscando promover a autonomia e a ocupação das ruas, de forma a reivindicar o direito à cidade e espaços ao ar livre de lazer e cultura. “No Gueto” foi fundado por Kevin Romani, Arte Educador, xilógrafo e estudante do curso de ciências sociais; Everton Vinicius, grafiteiro e fundador da grife autônoma de roupasSELIGA, da Headshop 4 VERDE e criador de conteúdo e vídeo para a marca PAPELITO BRASIL, e A PITEIRA, Keyla Carolyne, produtora cultural, cineasta, criadora do SeloIncrespo e do projeto Desfile Afrofuturismo, formada em Eventos na Fatec e estudante de pós graduação em Moda e e Beatriz Rodrigues, produtora cultural diretora de arte e estudante de Geografia pela Unifesp. Atualmente o projeto consta no mapeamento de coletivos de sound system.

 

14h | Arena Selectah - Arcanjo Ras

Por ter uma forte influência da música clássica, Arcanjo Ras apresenta seu show "InterRAScional" como uma Opereta. Ou seja, uma pequena Ópera com vocal marcante, artes cênicas e dança, numa mistura de ritmos como Ragga, Rap e Ópera. O show traz músicas dos seus três discos autorais, destacando hits como "Mo Fya", "Dance Pro Anjo" e "Vibrações Positivas", do disco Respeito e Amor Sempre; "Punanny", "Dance Inna Hall" e "Guardião do trono" da Mixtape Mixturagga; e "Arcanjos", "Babilônia" e "Grave", do atual CD InterRAScional. Ele apresenta ainda algumas canções inéditas de seu próximo trabalho, além do single "Deixe Que Falem", recém lançado com um video clipe produzido pela produtora Príamo. No roteiro está inserido também um medley de hits clássicos nacionais e internacionais da música Reggae. A apresentação é interativa e altamente dançante, abordando temas como Paz, Amor, Igualdade e Espiritualidade. Sua formação conta com um Dj, um back vocal e um dançarino, além de levar sempre convidados inusitados como, um Cantor de Ópera, um Rapper, ou um Instrumentista.

 

15h | Arena Selectah - Edmonlive

Do seu mais novo EP Intitulado Edmonlive Redenção o artista de reggae Nacional apresenta um repertório de músicas autorais, que enaltece o reggae e o trap brasileiro com letras marcantes e beats inovadores, levando o público a refletir sobre vários aspectos e responsabilidades de suas vidas como Indivíduos. E dessa vez com convidados especiais, o Rapper Pew Mark sobe no palco para cantar um de seus maiores sucessos a música o convite, uma mistura de Ragga e rap fazendo o público balançar nesse ritmo.

 

16h | Arena Selectah - PretahCin & Dj Zambol

No ano de 1992 fez sua primeira apresentação no Banzai Surf Bar, em São Caetano do Sul – SP, pioneiro no estilo musical reggae. Foi DJ residente do bar por 5 anos, o que lhe possibilitou reconhecimento na profissão de DJ e divulgador de bandas nacionais e internacionais.Pretah Cin mulher preta, portadora de deficiência visual monocular, natural de São Caetano do Sul, 34 anos, cantora profissional há 17 anos com fortes referências do "Soul, Reggae e R&B.

 

17h | Arena Selectah - Trezeroots

Nascido e criado na Vila Maria (ZN) REGGAE EM TODOS OS CANTOS é um show único e autoral, que conta com história, cultura e o forte sentimento da vivência social dos povos negros e jamaicanos, com a misigenação existentes nas vertentes, propagar o reggae e quebrar preconceitos e seus paradigmas, são os alicerces do show, bem como, de ampliar, fortalecer e democratizar espaço para que novos artistas apareçam no movimento.

 

18h | Arena Selectah - Mis Ivy

Mis Ivy é a maior referência de mulher no Ragga do Brasil , nascida e criada na periferia de São Paulo, seu primeiro contato com a música Jamaicana digital aconteceu durante o ano que a cantora morou na Alemanha. Voltando ao Brasil a cantora começa então a fazer parte do coletivo Família 7 Velas a crew fundadora de dancehall no país.Em carreira solo lança uma mixtape em riddins jamaicanos “Ao Som do Ragga “ essa mix lhe rendeu então shows pordiversos lugares dentro e fora do país e mais um disco com participações dos maiores nomesdo reggae mexicano.

 

18h30 e 19h30 | Arena Selectah - Intervenção Academia Dancehall

A cultura Reggae & Dancehall gerou diversas danças sociais e passos de dança que partem dos anos 80 até os dias atuais, diversos dançarinos como Gerald "Bogle" Levy e a Dancehall Queen Carlene se tornaram referências estimulando dançarinos do mundo todo o legado. No Brasil a Academia Dancehall é um grupo que promove de forma didática a ampliação de saberes dessa dança e cultura e seguindo esse legado oferece ao público uma experiência única para assistir e vivenciar o que há de melhor em dança e performance de cultura Reggae & Dancehall.

 

19h | Arena Selectah - Red Lion

Nascido e criado no Jardim Zaíra, na cidade de Mauá.Red Lion começou como MC no J*Sound System Roots Phavella,sistema de som que leva as iniciais do seu bairro de origem.Iniciou sua carreira solo em 2017 com o lançamento de 2 EP 's,"De Onde eu Vim" e “Coração Quebrado".

 

20h | Arena Selectah - Lys Ventura

Influenciada pela cultura dos bailes de família, Lys cresceu num ambiente onde o rádio, instrumentos musicais, discos de vinil e passinhos de dança sinalizavam seus rumos profissionais. Seu show traz a base da música jamaicana como o Reggae e o Dancehall, que coleciona em discos de vinil. Em suas performances, Lys também apresenta a tradição do deejay como MC, através dos seus vocais e live mix, enfatizando a versatilidade da cultura Sound System.

 

EXPOSIÇÃO

REGGAE É MEMÓRIA - Fotos do acervo dos anos anteriores.

A exposição “Reggae é memória" conta a memória coletiva da sociedade civil a partir da linguagem e cultura reggae, onde se organizou e construiu a partir de ocupações artísticas e musicais o diálogo plural que permeia a cidade de São Paulo. Promovendo protagonismo periférico, preto, feminino e rastafari assim integrando, coletivos, famílias, artistas e fãs. Composta por imagens que retratam encontros, reuniões e os eventos do Dia Municipal do Reggae de 2017, 2018 e 2019 em celebração a sanção da lei 17.805/22 de fomento ao Reggae Rastafari.

 

PALESTRAS

11h | Reggae/Rastafari nos dias de Hoje - Ras Soto (60’)

Ras Soto é um renomado cantor e compositor moçambicano de Reggae, Dancehall e Ragga Muffin. Sua carreira é marcada, não somente pela atuação musical, mas também pelo ativismo em relação às causas sociais e do movimento Rastafari. Ras Soto acumula uma vasta experiência ao longo de 17 anos de vivência Rastafari. Já frequentou diversas comunidades Rastafari ao redor do mundo, de forma mais intensa na África do Sul e em Moçambique, ocasiões nas quais pode ter contato com a essência dessa cultura. No ano de 2010 batizou-se na Melchizedek House, na Etiópia, solidificando ainda mais a presença do Rastafari na sua vida pessoal, comunitária e artística. Atualmente reside na cidade de São Paulo, onde segue com seu trabalho musical e ministra palestra e oficinas sobre a cultura Rastafari.

 

13h | Educação Alimentar - Dani Oshiro (60’)

A palestra destaca a importância da Educação Alimentar dentro da sociedade e de suas respectivas culturas, com o propósito de ressaltar a notoriedade da cultura Rastafari a culinária I-tal. Serão abordados os seguintes assuntos na palestra: Educação alimentar & Cultura Rastafari, Alimentação saudável, Hábitos alimentares, Escolha dos alimentos, Segurança alimentar, Consumo de alimentos orgânicos e de produtores locais, Formas de preparo dos alimentos. O enfoque é promover a saúde, levando informações que incentivam a melhora na qualidade de vida através de boas escolhas na alimentação diária, estimulando novos hábitos alimentares saudáveis. Ao final da palestra será distribuída uma degustação de Suco Natural para os participantes.

 

15h | Mulheres do Reggae - Bárbara Calistro (60’)

A mediadora Bárbara Luiza, ou Babi Roots como é conhecida na cena reggae independente paulistana, desde de 2016 participa das articulações do movimento cultural Fórum do Reggae SP, e da Associação Nacional Reggae - Portal RAS e coordena o grupo de trabalho de artesanatos, organizando a Feira Afro Reggae. Ainda em 2016, iniciou o projeto Babi Roots Moda Afro, fabricando artesanatos em MDF, materiais sustentáveis e facilitando oficinas de turbantes.Participou da escrita da lei 17.805 (09/05/2022), que institui o Programa Municipal de Fomento à Linguagem de Cultura Reggae/Rastafari na cidade de São Paulo. De 2017 até hoje media rodas de conversas facilitadas pela Coletiva Cultural Código da Arte, em sua maioria mães, que produzem atividades artísticas culturais em periferias do território noroeste de São Paulo. Atualmente, também é manager artística do rapper Raffa Kiq.

 

15h | Mulheres do Reggae - Talita Cabral (60’)

Cantora, Produtora Cultural e formada em Licenciatura Plena em Música pela FMU/FAAM, Talita Cabral, de São Caetano do Sul, SP, iniciou sua carreira como Backing Vocal e, posteriormente, na educação musical (Canto e Preparação Vocal de grupos/est. de gravação). Em 2014 passou a compor os Backings na banda "Mato Seco" e a partir de 2018 iniciou seus solos e lançou seu primeiro álbum: "InterPretaTiva - Regge'n'Blues" SMCSP Edital Reggae. Em 2021 realizou o “Festival REGGAE ROOTS Cultural SP”,sendo a idealizadora e produtora contemplada pelo mesmo edital de Linguagem Reggae o qual conseguiu gravar seu CD.

 

15h | Mulheres do Reggae - Dani Pimenta (60’)

Dani Pimenta é jornalista, pesquisadora musical, produtora cultural e DJ, com foco nas relações entre a música jamaicana e a brasileira e seus desdobramentos. É fundadora do Groovin Mood, site criado em 2008, dedicado à cena reggae e sound system no Brasil, e criadora/co-autora do projeto Mapa Sound System Brasil, mapeamento pioneiro dos sound systems dedicados ao reggae/dub no país, transformado em livro em 2019, em plataforma em 2021 e finalista do Prêmio Profissionais da Música 2021. É praticante no projeto Sonic Street Technologies, da Goldsmiths University of London (Reino Unido), e em 2022 foi a única palestrante brasileira no congresso Music Cities Convention, realizado em Tulsa (EUA).

 

15h | Mulheres do Reggae - May Sistah (60’)

MaySistah é multi-instrumentista, cantora, professora, compositora, Produtora, Podcaster, MC e comunicadora na rádio Planeta Reggae.

 

 

ARENA Re Criar

11h - 12h | Florescendo & Bamboleando

Um coletivo de artivistas de palhaços, Músicos e Jardineiros que trabalha com arte e educação ambiental através da divertida linguagem da palhaçaria Uma Entrada triunfal da Jakombina que desfila pelo espaço estaciona para a grande explosão de dentro dela saem os palhaços interagindo e recepcionando com lindas flores todos que estiverem chegando no evento.

 

12h - 13h | Alegro Verde

O ato de plantar é um saber essencial que mescla elementos importantíssimos entre o homem e a natureza. A oficina da Alegro Verde vem com a proposta de enaltecer esse saber a crianças e família e preservar o ambiente com objetivo primordial para o planeta e para alimentar a alma do Mundo. Aqui criamos arranjos únicos e vasos artesanais de concreto inspirados na diversidade e arte orgânica da natureza. Conte conosco para retomar sua intimidade com o verde e sentir diariamente os benefícios que isso faz.

 

13h - 15h | Beleza Ancestral

Oficinas de Tranças

O ato de trançar é um saber ancestral que mescla elementos atuais como os novos materiais e cores, por exemplo, essa arte além de enaltecer a autoestima da população preta, tem emancipado financeiramente muitos afroempreendedores, é um verdadeiro instrumento de luta social. A oficina ministrada tem intenção de colaborar no aperfeiçoamento e ensinar diversas técnicas e penteados afros, técnica rápida e eficaz, que aborda na prática, detalhes primordiais, como: tranças afro e sua forma correta de trançar, base de penteados com tranças, acabamento, higiene e manuseio dos cabelos. Sem falar nas incríveis dicas de tendências e novidades do mercado, que propõem bastante conhecimento e interatividade com os participantes. A atividade tem como objetivo valorizar a tradição e estética preta, além de desenvolver a autoestima e autoafirmação dos nossos.

A oficina tem a duração de 1h. Abordaremos temas práticos: Tranças Enraizadas; tiarinha; lateral; rabo de cavalo; boxeadora; tranças soltas - box braids; repartição triangular e quadrado; pontas finas; pontas presas.

 

Oficina de Turbantes

Promover a visibilidade da cultura preta, por meio da promoção do conhecimento, valorizando a beleza além da estética, da qual gera a auto valorização e auxiliar na construção da autoestima de cada um. Também faremos um resgate histórico sobre a origem do turbante e amarrações, trazendo até os dias de hoje que temos essa ferramenta estética como um símbolo político de resistência negra. Com a duração de 1h. Serão ensinadas diversas maneiras de entrelaçar tecidos, contando de forma simultânea, a importância da história da cultura africana e influências na cultura afro-brasileira.

 

15h - 16h | Pintando e Esculpindo o 7

A atividade tem como objetivo transformar um camarim de pintura facial, viajando em mundo mágico despertando criatividade e o sonhos onde entram crianças e saem onças, elfos unicórnios, sereias assim também teremos as esculturas de balões.

 

16h - 17h | Catação de Microlixo

Performance mais clássica, uma divertida interação com o objetivo de sensibilizar e trazer o público como protagonista.

 

17h - 18h | Palhaceata da Alegria

A ação de despedida em alto estilo com nossa Palhaceata, uma manifestação pelo nosso direito de ser felizes, com pernas de pau, show de bolhas de sabão, e muita alegria! Não um adeus e sim um até logo.