Programação de Novembro - Centros Culturais

Confira a programação completa

| CENTRO DE CULTURAS NEGRAS

 

Griot, O Guardião do Circo

Teatro

Espetáculo infantil sobre a importância das frutas, dos legumes e das hortaliças na alimentação. Espetáculo interativo explorando formas, nomes e sabores.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 09/11 às 10h e 15h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Exposição dos Orixás

Exposição

Tecno Orixás começou em 2012 como a ideia de popularizar as imagens de orixás, deslocando imagens do olhar religioso e colocando no lugar de divindades mitológicas, assim como acontece com as greco-romanas, asiáticas, indianas, nórdicas e astecas. A primeira edição do projeto aconteceu em 2012 na Expo Center Norte. Dialoga diretamente com o afrofuturismo contemporâneo sem perder o caráter ancestral.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. Abertura: 18/11. Livre.

 

Festival de Humor Kndy

Stand up

Neste show, Kedny aborda os textos que viralizaram nas redes sociais "Futebol na igreja, serviço militar obrigatório e outros temas cotidianos da vida de casado.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 17/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Sarau Cativeiro

Sarau / feira

Sarau do Coletivo Cativeiro homenageia 12 personalidades negras, fortalecendo o vínculo cultural periférico com a comunidade e personalidades do entorno. Na atividade, poesia, feira de livros, danças culturais afro-brasileiras e outras atrações.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 19/11 às 15h. 120 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Preste Atenção

Música

O projeto tem como missão possibilitar a ocupação de espaços que ainda são negados à comunidade preta e evidenciar sua cultura dando visibilidade a artistas que mesclam militância com arte, com ritmos como axé,samba, ijexá e mais da música afro.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 20/11 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Made in Bahia

Música

Festa que traz a musicalidade do pagodão baiano e a beleza do samba, misturado com axé music potencializado pelas músicas em homenagem aos orixás. Isso tudo para contar a história da Bahia, primeira Capital do Brasil. Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Lagoa do Abaeté, Itapuã, Pelourinho, Elevador Lacerda, Península de Itapagipe, Cidade Baixa e Recôncavo são lugares inspirando canções.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 20/11 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Som de Laje

Música

O evento nasce das mãos, coração e ouvidos de Rodrigo Assumpção Roque, conhecido como Digo Cuts, beatmaker, produtor musical, DJ, músico, multi-artista e skatista. Tem como intuito a valorização da música e culturas populares preta e periférica, com cultura hip hop. Tem rap, trap, funk, soul, R&B, jazz, reggae, bossa nova e samba.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 20/11 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Sarau Clã Beats e Poesias

Sarau

Sarau Clã Beats e Poesias apresenta músicas afro, afrobeat, jazz, soul, funk, samba-rock, black, charme e rap, aliados a rimas e poesias. Com o microfone aberto, o DJ tem sua seleção de beats para a pessoa expor a sua arte ou simplesmente proclamar sua poesia.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 20/11 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Um dia Um Circo

Música

O espetáculo conta a história de um palhaço que recorda, com saudades, a infância e os momentos de alegria que o circo sempre proporcionou para a família dele.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 23/11 às 10h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Banda Black Rio

Música

Banda Black Rio com Gabriel Moura e Tonny Tornado com samba soul e samba jazz. Pioneira na combinação do funk e do soul com o samba e a música negra brasileira, a banda foi formada em 1976 durante a efervescência cultural do movimento Black Rio. O influente álbum “Maria Fumaça”, de 1977, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o 38º lugar, em termos de relevância, em uma lista dos 100 maiores discos de nossa música.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 27/11 às 20h. 120 minutos. Livre.

 

Mistura Saudável

Música

Peça teatral infantil que fala sobre a importância de uma alimentação saudável e como devemos cuidar e preservar a natureza e o meio ambiente.

| Centro De Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 30/11 às 10h e 15h. 40 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

O Reino sem Criança

Teatro

Xepa e Belão são dois artistas, servos da corte do reino de Andaluz. Ambos foram incumbidos de viajar por todos os reinos anunciando a boa nova: a proximidade do casamento de seu monarca. Em uma dessas viagens, Belão e Xepa vão parar no reino de Salamanca, governado por um rei um tanto quanto excêntrico, onde é proibido muitas coisas, inclusive crianças. A escandalosa diferença causa atritos, músicas e diversão.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 02 e 25/11 às 10h e 15h. 60 minutos. Livre.

 

Robson Lutchello e Trio Falta Um

Música

Robson Luthello e Trio Falta Um oferece uma releitura de clássicos da MPB, interpretadas de uma forma excêntrica: usando o violino em linguagem popular. Nesta mistura de ritmos, forró, hip hop, MPB, frevo e baião, mostrando a ampla possibilidade de musicar diversos estilos e ritmos. A apresentação conta com uma viagem pela nossa diversidade rítmica.

| Centro Cultural Santo Amaro - Saguão. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 05/11 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

O tribunal da Rosa dos Ventos

Teatro

A cidade chamada Rosa dos Ventos que há séculos vivia em equilíbrio, perfeitamente desenhada em preto e branco, está se apagando porque a cor preta está desaparecendo. Para investigar este mistério, o Velho Juiz convocou alguns habitantes para um tribunal extraordinário e te convida a fazer parte do Júri que decidirá a sentença.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 09/11 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Raquel Tobias e Mulheres no Sincopado

Música

Raquel Tobias e Mulheres no Sincopado é um projeto que vibra a força e a potência das mulheres do samba. Sete mulheres, sete experiências de vivências do que é ser mulher em rodas de samba, se juntaram em um intenso trabalho de pesquisa, resgate e exaltação dos(as) grandes compositores(as) e intérpretes do Brasil. Inspiradas em sambistas de grande representatividade, como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus, entre outras, elas trazem um repertório cheio de balanço e história.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 18/11 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Alegria e Cidadania

Circo

O palhaço Pirulito evidenciará a importância da arte circense para o bem-estar social e saúde mental, fazendo alusão à raça negra, ao meio ambiente e à comemoração do centenário da arte moderna. Alegria, magia, malabarismo e poesia.

| Centro Cultural Santo Amaro - Saguão. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 19/11 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | História de Áfrika

Música

Imbondeiro (Baobá) é uma árvore milenar que presenciou todos os momentos históricos como testemunha ocular e sua oralidade traz consigo grandes personagens de Reis e Rainhas, e reinos que construíram e marcaram a história do continente berço. Baobá narra histórias sobre as atrocidades trazidas pelos colonizadores no continente e suas consequências, envolvendo assim os personagens em narrativas que a sociedade ainda se nega em aceitar: fatos verídicos testemunhados pela árvore com dramaturgia contemporânea africana.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 19/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Paspashow

Circo

O espetáculo PaspaShow fala sobre o dia a dia de 9 palhaços no circo, tanto no picadeiro quanto por trás dele. Momentos cheios de atrapalhações e muito divertidos com a Trupe Os Paspalhões.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 20/11 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Cabaré da Mafalda

Circo

Cabaré da Mafalda é um espetáculo de resgate das gags do circo tradicional num ambiente que sugere também um cabaré cômico. O espetáculo é feito em rua, praça e espaços alternativos, o que possibilita uma formação de público para a linguagem do circo. A estrutura do espetáculo lembra o interior de um circo, mas está aberto sem a lona, o que permite o trânsito do público nos mais diversos níveis da encenação. Tem números clássicos, cenas cômicas musicais e cenas de habilidades circenses.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 23/11 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Crônicas cômicas

Literatura/slam

Crônicas Cômicas é composto por 5 mulheres que contam suas histórias pessoais de maneira engraçada para promover a identificação do público feminino e a empatia do público geral com os desafios de ser mulher. Histórias sobre relacionamentos, trabalho, estudos, velhice, família, negritude e PCD, entre outras.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 24/11 às 20h. 60 minutos.

 

SEX...tou – Poéticas e Picâncias Orais

Contação de história

Drika Nunes e Ailton Guedes convidam o público para experimentar, por meio das metáforas, da cena e da interação, o poder da palavra falada na ampliação dos sentidos. Os narradores personalizam as histórias para narrá-las num jogo fictício de vivências eróticas, numa química perfeita entre o sensual e o provocativo. Só para maiores de idade.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 25/11 às 20h. 60 minutos. +18 anos.

 

Banda Doctor Play

Música

A banda apresenta show repleto de canções próprias e grandes sucessos das décadas de 70, 80 e 90. Festa energizante capaz de colocar todo mundo pra dançar.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 30/11 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

Mês da Consciência Negra | Feira Preta

Música

Neste ano, o projeto segue na celebração dos 20 anos de Feira Preta, conectando histórias, nutrindo e potencializando o empreendedorismo preto nas mais diferentes áreas: das artes à gastronomia, do feito à mão ao ultra tecnológico. Durante toda esta jornada, já reuniram cerca de 300 mil pessoas nos eventos presenciais e mais de 65 milhões nos eventos online.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 06/11 das 12h às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Exposição Obscuras

Audiovisual

Obscuras é uma exposição que trata da interação entre o universo digital e aquilo que entendemos como o mundo real. Assim, a proposta é transformar uma sala em uma câmera escura, dispositivo que inaugurou a fotografia no século XIX e que consiste em uma caixa dotada de um orifício em uma face, permitindo que a luz externa entre, atingindo a superfície interna oposta onde se enxerga o objeto de forma invertida. Assim, o espectador se sentirá nos bastidores do universo digital (um mundo paralelo ou invertido, uma alusão despretensiosa e simultânea a Stranger Things e ao funcionamento da câmera escura). A mostra torna-se especialmente relevante quando realizada na Vila Itororó que, com seu caráter histórico e material em contraste com este universo obscuro, digital e atemporal, cria uma fricção interessante e passível de suscitar diversas discussões.

| Centro Cultural Vila Itororó - Casa Café. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 08 a 20/11, às 19h. 501 minutos. Livre.

 

A Tragédia na Historiografia do Estado Brasileiro pela òtica de Jorge Andrade

Teatro

A partir do tempo erigido pela memória, Jorge Andrade coloca no palco o discurso das personagens, partindo de um fato histórico ele cria todo um universo simbólico que vai desembocar nos homens e nos espaços fragmentados da sociedade contemporânea. Pois, no passado o que predomina é a gente, os homens e as mulheres, os nervos, os músculos e o sangue, a lenta agonia da decadência. Essa é matéria-prima das peças de Jorge Andrade.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16 e 17/11 às 15h. 180 minutos. Livre.

 

Conhecendo a história de São Paulo através dos tijolos da Vila Itororó

Com Beatriz Ulloa, Benjamim Saviane e Naiara Amorim (Instituto Pedra)

Palestra

Tijolos, telhas, manilhas hidráulicas e outros elementos construtivos cerâmicos, embora tenham origem milenar, somente se tornaram populares no Brasil com a industrialização do país, na virada do século XIX para o século XX. O seu uso, na cidade de São Paulo, foi um dos propulsores para o expressivo crescimento urbano vivenciado naquele momento, representando a “virada” da cidade colonial, que era produzida com técnicas construtivas em terra crua - mais lentas e artesanais - para a cidade “moderna”, onde a alvenaria de tijolos cerâmicos e outros elementos industrializados possibilitaram um encurtamento dos tempos construtivos e o surgimento de novas escalas arquitetônicas e urbanas.
A Vila Itororó é um conjunto arquitetônico que é testemunho desse processo, onde pode ser vista uma grande variedade desses materiais cerâmicos, de diversas procedências e com as mais variadas aplicações. Estudos recentes, realizados durante as obras de restauração do conjunto arquitetônico da Vila Itororó, trouxeram a tona essa variedade de origens e técnicas de aplicação, que acabam representando um momento muito específico da história da construção civil em São Paulo, onde a substituição de materiais, por conta da industrialização, ocorreu de forma muito intensa e, ao mesmo tempo, experimental.

Nesta oficina, convida-se o público a participar dessas reflexões, estimulando um olhar atento para os materiais e componentes construtivos de edifícios históricos, ao identificar sua diversidade e suas características, contextualizadas historicamente.

A oficina é resultado de uma parceria realizada entre o Instituto Pedra e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da Universidade Federal da Bahia (MP-CECRE UFBA).
Certificados de participação serão emitidos. Trazer material de desenho (lápis, caneta, lapiseira). Outros materiais serão fornecidos pela organização do evento. Visita, prática coletiva e debate.

| Centro Cultural Vila Itororó - Casa 6 e Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16/11 às 14h. Livre.

 

Choro da Quitanda convida Trio Enmarañao

Música

O Choro é um gênero musical conhecido pelo encontro. Sendo a primeira manifestação musical brasileira urbana, cria diálogos entre diversos instrumentistas, gêneros, vivências, formas de tocar e estilos. Essas trocas têm seu lugar característico nas rodas de choro, onde nasceu o encontro do grupo brasileiro Choro da Quitanda com o Trio Enmarañao (Chile), que também se dedica a essa manifestação da música brasileira, incorporando elementos próprios de suas vivências e cultura.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Show O Grito e exposição Celebrando o Centenário do escritor José Saramago (7 Sóis)

Música

Show O Grito do artista CA CAU com convidados, apresentando a diversidade musical de ritmos e melodias “world Music”, além de uma exposição celebrando o centenário do escritor José Saramago, juntamente com os instrumentos da Lutheria Experimental, da ONG Tapera das Artes. celebrando o centenário do escritor José Saramago.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden e Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 26/11 às 10h. 60 minutos. Livre.

 

Ari Sanches e Dhean Brito

Música

Toda boa música marca uma história, um tempo, uma época, uma infância, uma juventude, uma velhice… O espetáculo Embolada do tempo foi criado após ser observado o grande número de pessoas em busca de música popular brasileira e jovem guarda, com saudosas lembranças de um tempo e de pessoas queridas.

| Centro Cultural Vila Itororó - Janelas Históricas da Vila. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 19/11 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Casa de Fayola

Residências Artística

Teatro

A dramaturgia do espetáculo Casa de Fayola é baseada no conto A Casa de Fayola, de Abílio Ferreira, publicado originalmente no Caderno Negro1 (1985). O conto narra a história conflituosa de Fayola e Alexandre, um casal negro que vive na Vila Itororó, conjunto de casas no bairro do Bixiga, histórico bairro negro na região central de São Paulo. O Impulso Coletivo atua no local desde 2008, tendo criado Cidade Submersa (2010), sua primeira peça no mesmo local junto aos moradores da Vila Itororó. Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 19, 20, 26 e 27/11 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Mostra As Crespas

Multilinguagem

Bate-papo sobre artes negras das mais variadas linguagens e encontro para experimentações. Na programação, ainda, lançamento da Revista Legítima Defesa, da Cia Os Crespos, com presença da atriz Léa Garcia e participação das Pastoras do Rosário (Igreja dos Homens Pretos) e Renato Gama, apresentando fragmentos do “Aquilombamento Sonoro - Auto de Libertação” - Cia Os Crespos. A Mostra As Crespas é um encontro de artes negras com diferentes linguagens artísticas, que vai acontecer durante o mês de novembro nos Centros Culturais.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden e Pátio. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 23/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Festival do Humor

Comédia

Dinho Machado sobe aos palcos com seu novo show Comedia com Pagode. Nele, conta de forma cômica de onde vem seu amor pelo samba, principalmente o pagode 90, além de sua relação com o cavaquinho e como o samba se torna trilha sonora em relacionamento. Além de stand up comedy e música com cavaquinho, Dinho conta com o percussionista e multi instrumentista Márcio Black.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 24/11 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Sexy y Blondie

Música

Numa pegada lovesong, a história de um casal muito caliente que se envolve antes da pandemia num baile de favela. A dupla flerta com a multiplicidade e plasticidade da música brasileira e latina, trabalha com samples, orgânicos, beats e arranjos vocais. A dupla possui os seus trabalhos solos bem estruturados com um público fiel que agora se junta e dança ao som sensual e caliente do Sexy y Blond.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 25/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Banda Rota Mineira

Música

A Banda Rota Mineira interpreta as canções do Clube da Esquina, movimento musical de músicos mineiros como Milton Nascimento e Lô Borges que surgiu no final dos anos 60 e que influencia a MPB até hoje. No show são apresentadas as principais canções da extensa obra do Clube da Esquina, com pequenas pausas para relatos sobre a criação e curiosidade das canções.

| Centro Cultural Vila Itororó - Janelas Históricas da Vila. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 26/11 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Tresillo Trio - Tango, Bolero e Música Brasileira

Música

Tresillo Trio é um show de valorização da cultura latinoamericana. A apresentação traz músicas de vários países de nossa região. O tango, o bolero e o chorinho são alguns dos estilos que formam o show e que colocam em pauta características regionais do continente, seu povo, poesia, amores e até mesmo seu humor.

Em versão instrumental, este trabalho conta com gaita, violino, bandolim e violão. O Trio valoriza o som acústico dos instrumentos musicais em arranjos preparados exclusivamente para este projeto. La Cumparcita, El Día que me Quieras, Uno, Sabor Ami e Pedacinhos do Céu são exemplos de grandes temas apresentados. O trio é formado por Paulo Souza (gaita/harmônica), Thiago Brisolla (violino e bandolim) e Fernando Alves (violão).

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 27/11 às 11h. 60 minutos. Livre.

 

Visita Mediada à Vila Itororó

Literatura

As visitas guiadas serão realizadas em grupos e abordarão a história da vila, do bairro do Bixiga e da cidade de São Paulo, tendo como foco principal a educação patrimonial. Visitação gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Bruna Burkert é especialista em acessibilidade cultural. É presidente do @riainstituto e autora do livro A Princesa que Não Sabia as Palavras. Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. Até 25/11. Quintas e sextas, das 14h às 18h. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Da ponte pra Cá

Sarau

Da Ponte pra Cá propõe a vivência do sarau com interação entre poesia, canto, contação de história e discotecagem. Um espaço de acolhimento e resistência a partir da construção do senso de coletividade, uma herança ancestral de se entender enquanto artista.

| Centro Cultural da Juventude - Biblioteca. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 05/11 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Zeferina

Música

Musicista, compositora, cantora, arranjadora, performer e poeta, Zeferina nasceu em São Paulo e iniciou sua carreira em 2006 nos saraus de literatura marginal e rodas de samba, cantando ao lado de grandes artistas da música brasileira. Atualmente segue em carreira solo em parceria com o selo da YB Músic e apresenta uma nova roupagem musical contemporânea trazendo a força dos ancestrais, que simbolizam o renascimento da alma através da força da mulher negra no cenário urbano. Seu som é afrofuturista, promove a transformação, retrata o divino e inspira a potencialidade do que é sagrado nos extremos da periferia para o mundo.

| Centro Cultural da Juventude - Biblioteca. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 05/11 às 17h. 90 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | DJ K-Mina

Discotecagem/Música

DJ K-Mina traz para o CCJ seu set com mixagens de diversos hits da música negra de diversos países, buscando promover conhecimento e alegria através dos ritmos e danças. Partilhando sua experiência musical, proveniente de vivências periféricas, fortalece o empoderamento e o bom sentimento através da música.

| Centro Cultural da Juventude - Calçadão. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 05/11 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Não desista do que faz sorrir - com Griô

Intervenção

A exposição do artista visual Griô é uma série de pinturas a óleo inéditas que explora o surreal que há dentro do universo da periferia de São Paulo. “E se pudéssemos ser quem realmente queremos? Se nossos sonhos se tornassem realidade em um piscar de olhos? E se um jovem de periferia ainda pudesse enxergar todas as possibilidades?”, questiona o artista. A intervenção descreve a vivência de bairro na Zona Norte, propondo o diálogo com o imaginário e a identidade coletiva.

| Centro Cultural da Juventude - Varanda. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 06 a 16/12, a partir das 10h. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Brrioni

Música

A papper Brrioni apresenta um repertório que conta com faixas de diversos trabalhos de sua carreira, como Escurecendo de 2019, seu álbum de estréia com 10 faixas, e Fogo Cruzado de 2021, o grande EP colaborativo com Mulambo, de apenas 4 faixas.

| Centro Cultural da Juventude - Varanda/Arena. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 06/11 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

É Difícil Chorar no Deserto

Teatro

A peça coloca em cena devaneios de um jovem que atravessa uma crise de insônia. A partir da criação de um conto fantástico, ele faz reflexões sobre o impacto da homofobia na vida e na saúde mental das pessoas. A narrativa faz uma ode à liberdade de viver, ao mesmo tempo em que revela as dores da população LGBTQIAP+ ao ter seus direitos básicos corrompidos ao longo da História.

| Centro Cultural da Juventude - Anfiteatro. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 20/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Original Groove

Música

O show Original Groove é fruto da longa trajetória de Binho Soul, com sua música e a apresentação de sons autorais e importantes intérpretes.

| Centro Cultural da Juventude - Calçadão. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 23/11 às 20h. 180 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | DJ MF

Música

No palco, DJ Pavilhão 9, Rockmaster Party, Beatmaster, Tsunami Allstars e Chemical Funk. Nesta intervenção, cultura hip hop tocada em vinil, com espaço feito para dançarinos.

| Centro Cultural da Juventude - Anfiteatro. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 12/11 às 18h. 180 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA

Mês da Consciência Negra | Phanton de Laz Kallez e convidados

Música

Do boombap nova-iorquino ao ragga Jamaicano. O espetáculo tem como base a ideologia do rap nascido no Queens, em Nova York, na década de 80 e suas respectivas bases artísticas abordadas nas periferias de todo o mundo. A intervenção passa também pelo pelo trap, drill e dubstep londrino. Tem ainda ragga jamaicano na voz potente de Phantom.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 11/11 às 20h30. 90 minutos. Livre.

 

Tendal Ataque | Banda Eskrota

Música

Devido ao ótimo retorno por parte dos fãs com a reprensagem do EP "Eticamente Questionável", do álbum "Cenas Brutais", e também do EP "T3RROR", a gravadora Marquee Records prepara para lançar o primeiro álbum ao vivo do grupo, No show no Tendal, um pouco do trash metal/crossover já consagrado da banda.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 13/11 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Tendal Ataque | Banda Santa Muerte

Música

Santa Muerte é uma banda paulistana de trash / crossover formada em 2012 influenciada pelos anos 80. Lançou no início do mês de janeiro o webclipe do single "Hipocrisia Never Ends" em seu canal do YouTube. O webclipe foi gravado no Badaroska Music Studio e Krypta Bestial com produção, captação e edição de Jhully Silva, baterista da banda.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 13/11 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Tendal Ataque | Banda Mystifier

Música

Devido à pandemia, o grupo não promoveu o último álbum.

Formada em 1989, em Salvador/BA, o grupo Mystifier é uma banda veterana do metal extremo. Com sonoridade chamada pela banda de profana, maligna, rápida e agressiva, criou seu estilo dentro do gênero. Originalmente, o grupo foi idealizado por Beelzeebubth (baixo/guitarra), Lucifuge Rofocale (bateria), Behemoth (guitarra) e Meugninousouan (vocal).

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 13/11 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Tendal Ataque | Banda Escombro

Música

Escombro é uma banda paulistana de hardcore, com letras ácidas e instrumental groovado. Lançou o single “Mundo Cão” recentemente, parte do próximo EP da banda, “Cicatrizes” (2022). A música apresenta riffs agressivos, pesados e intensos.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 13/11 às 17h. 60 minutos.

 

Tendal Ataque | Banda DFC

Música

Porrada. rapidez. revolta. insultos: essas palavras sempre foram sinônimos para o som da banda hardcore brasiliense DFC (Distrito Federal Caos) em seus 21 anos de existência. E é exatamente isso que você ouve em seu novo trabalho "Sequência Animalesca de Bicudas e Giratórias".

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 13/11 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Tendal Ataque | Banda Bullet Bane

Música

O novo projeto,da banda, BLLT, traz oito faixas autorais que mostra uma fase experimental. Entre álbuns, single, EPs e splits, já realizaram performances por todos os estados brasileiros, além de uma apresentação no Rock in Rio em que dividiram o palco com NOFX, No Fun At All, A Wilhelm Scream, Belvedere, Less Than Jake, Millencolin, Mute, Close Your Eyes e Circa Survive.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 13/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Tendal Ataque | Banda SUgar Kane

Música

Sete anos após o último disco, “Ignorância Pluralística”, os curitibanos da Sugar Kane, fundada em 1997, oferecem aos fãs 10 faixas inéditas de hardcore com o álbum “Novidade Média”.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 13/11 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Tendal Ataque | Banda Paura

Música

Foi na pandemia que a Banda Paura gravou algumas composições em seu próprio home studio, no formato vinil 7, pela produtora Brazilian Ritual Records. Mais do bom e pesado hardcore da banda.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 13/11 às 21h. 60 minutos. Livre.

 

Seletiva de Break

Dança

Encontros Urbanos é um projeto/espetáculo criado em maio de 2007 para trazer elementos e interações diferentes entre público e artistas convidados. bboys, bgirls e dançarinos urbanos se encontram e disputam em clima de paz e cultura hip hop.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 18, 19 e 20/11, às 10h e 18h. 60 minutos. Livre.

 

Pedra no Sapato - Cia Laguz Circo e Teatro Itinerante

Circo

A peça discute a importância do respeito e da convivência com o outro. Em “Pedra no Sapato”, a história de dois palhaços e da relação que se desenvolve entre eles. Suspiro é o artista e Burbuja, a faxineira do teatro. Entre uma brincadeira e outra, com uma sequência de truques clássicos de palhaços, o espetáculo narra conflitos e soluções.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 22/11 às 10h. 50 minutos. Livre.

 

Juntas

Stand Up

Bruna Louise é um dos principais destaques da comédia stand-up no Brasil. Suas piadas audaciosas com fortes doses de acidez a fizeram conquistar um grande número de seguidores nas redes sociais. Em um mercado dominado pelos homens, Bruna construiu seu próprio espaço. E com o objetivo de ampliar a voz das mulheres na comédia.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 23/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Samba da Lona na Copa do Mundo

Música

Uma cultura por onde circulam e se manifestam saberes, costumes e filosofias milenares que trazem esperança ao serem alternativa ao modelo de civilização hegemônico. Sendo uma cultura de matriz africana, sua ciência abundante se manifesta através dos corpos, batucadas, canções, ervas e da escolha e preparo dos alimentos, na maneira de se organizar em coletivo e construir suas coisas. Postura do samba dos sonhos do Rio de Janeiro, um louvar à ancestralidade com Rogério Família e Mateus Professor, entre outros.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 24/11 às 14h. 300 minutos. Livre.

 

Sopa de Letras Leon ZNLovers

Artes visuais

O evento Sopa de Letras, realizado pela crew Zn Lovers, tem a intenção de manter viva a cultura do graffiti, e a essência desse estilo iniciado no fim dos anos 90.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 27/11 às 10h. 120 minutos. Livre.

 

Carol Murayama Graffiti

Artes visuais

Carol Murayama é uma artista paulistana, formada em design de moda pela Universidade Belas Artes de São Paulo. Iniciou sua carreira como estilista para marcas e atualmente é artista visual. Em foco, um retrato do feminino através de reflexões do cotidiano.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 27/11 às 10h. 120 minutos. Livre.

 

Selecta Tutti e Feminine HIFI

Música

Selecta Tutti e Feminine Hi Fi se reúnem no Tendal da Lapa para celebrar as mulheres no soundsystem. Com amplificação de TutiSound, o evento acontece até as 21h00 e tem seu line-up composto 100% por mulheres.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 27/11 às 14h. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

2ª Exposição Acervo CCD

Artes visuais

A primeira exposição do acervo de arte do Centro Cultural da Diversidade, “Nós Dizemos Resistência”, contou com 6 obras e aconteceu entre junho e novembro de 2022. Essa segunda exposição contará com 16 obras de artistas LGBTQIA+ contemporâneos e será instalada na entrada do teatro, que será remodelada com nova pintura e projeto de iluminação, e ocupará também as paredes laterais do hall. A reunião desses trabalhos é resultado de doações de obras de artistas. O projeto inclui novas instalações elétricas, pintura e ampliação da área expositiva, além de pequena reforma da reserva técnica para condicionar as obras do acervo em melhores condições.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Abertura: 19/11. Até 30/04/2023.

 

Lafetah + MaiaGemeos

Música

Cantor e compositor mineiro, Lafetah vem se destacando como o expoente LGBTQIA+ da nova geração musical, misturando música e teatro, pop e conceito, vídeo e poesia em um trabalho dançante e performático. Ele abre o show dos MaiaGemeos, que começaram a cantar por influência do pai, que é radialista e jornalista e também.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 26/11 às 20h. 50 minutos.

 

Genderless – Um Corpo Fora da Lei

Exposição interativa + 4 performances. Esta nova versão do espetáculo tem dinâmica introduzindo vídeos projetados em tecidos e quem dita a trilha sonora é Alexia, dando uma aula de indicações de artista trans. Performance multimídia onde o público é coadjuvante. A instalação interativa seguirá exposta por 30 dias no Centro Cultural da Diversidade.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 25/11 às 20h.

 

 

| CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

Mês da Consciência Negra | Xirê De Rua - Cia de Dança AfroOyá

Dança

Xirê de Rua vem da observação de como a comunidade negra cada vez mais vai criando e se recriando, construindo e se reconstruindo, sem perder a essência de luta, resistência, festa e religiosidade.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 06/11 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Um Conto de Pescador

Literatura

Um pescador contou causos de um peixe grande. Que fez viagens nas lendas e mitos do Rio Amazonas. Um conto que ensina o quanto os sonhos podem levar aos céus.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 08/11 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Negras Primaveras

Audiovisual

Série documental com oito episódios na qual cada um deles fala sobre grupos e artistas musicais independentes que estão na cena há algum tempo e outros que começaram há pouco. Os artistas/grupos são Filosofia Reggae, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Nego Bala MC, Thiago Sonho, Tonyyymon, Batalha Dominação (Gabi Nyarai), Emcee Lê e Martte. Cada episódio tem duração de 30 a 40 minutos, e a roda de conversa aconteceria logo após o lançamento, com duração de até 2h.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 09/11 às 09h. 240 minutos. Livre.

 

Baile Pop

Música

Baile Pop Lgbtqia+ é um evento periódico, mensal e no formato pop, com objetivo de propiciar lazer e e reafirmar por meio da música a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. É realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de 3 horas.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 11/11 às 19h. 180 minutos. +16 anos.

 

Os 3 Porquinhos e o Lobo Bom

Teatro infantil

A mamãe porca já estava farta de seus porquinhos malcriados. Ela então fez as malas e os mandou embora de casa. Os dois primeiros pegaram palha e gravetos e construíram suas casas, mas o terceiro era tão preguiçoso que foi morar em um galinheiro. Certo dia apareceu um Lobo... Um Lobo bom e descobriram que educação e respeito abrem muitas portas na vida.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 11/11 às 10h. 60 minutos. Livre.

 

Leitura Dramática do texto "Fica Frio" de Mário Bortolotto

Grupo Cemitério de Automóveis

Literatura

Á frente da produção do projeto “Submersivos - Um mergulho nos 40 anos do Grupo Cemitério de Automóveis”, aprovado pela 37ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, o grupo propõe esta atividade que consiste em Leituras Dramáticas de uma trilogia escrita por Mário Bortolotto.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 12/11 às 14h30. 60 minutos.

 

Elas Entre Elas - Intervenção Cenográfica

Teatro

“Elas entre Elas” não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção, gerando um lugar de experiência no público presente. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, discutindo a estrutura social patriarcal em alguns setores.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 15/11 às 10h. 180 minutos. +14 anos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Serginho Madureira

Música

O Show “Quilombola” leva o nome de uma das suas recentes canções de Serginho, que retrata o racismo estrutural, e a apresentação traz também a essência do artista com novas composições e sucessos consagrados. Serginho Madureira foi fortemente influenciado por Almir Guineto, sendo ele o responsável por despertar no artista o gosto em compor.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 15/11 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Elas Entre Elas - Intervenção Cenográfica

Teatro

“Elas entre Elas” não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção, gerando um lugar de experiência no público presente. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, discutindo a estrutura social patriarcal em alguns setores.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 16/11 às 10h. 180 minutos. +14 anos.

 

Prosarias e Cacarecos

Circo

Mata Sete é um costureiro que após matar sete moscas que o importunavam, resolve escrever numa tabuleta ”Mata sete de uma vez”, e a coloca na frente do seu estabelecimento. Sem saber que se tratavam de moscas, sua fama de valente se espalha pelo reino e o Rei o chama para auxiliá-lo em questões de extrema valentia. Essa história faz parte da coletânea dos contos tradicionais do Brasil de Câmara Cascudo, tendo derivações pelo mundo como o Alfaiate Valente da obra dos Irmãos Grimm.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 16/11 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Entrevista Elas Entre Elas Eliana Monteiro e Mawusi Tulani - Atuação

Teatro

“Elas entre Elas” não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção, gerando um lugar de experiência no público presente. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, discutindo a estrutura social patriarcal em alguns setores.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 17/11 às 10h. 60 minutos. 14 anos.

 

Elas Entre Elas - Intervenção Cenográfica

Teatro

“Elas entre Elas” não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção, gerando um lugar de experiência no público presente. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, discutindo a estrutura social patriarcal em alguns setores.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 18/11 às 10h. 180 minutos. 14 anos.

 

Elas Entre Elas - Vivência Dramaturgica com Bruna Menezes

Teatro

“Elas entre Elas” não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção, gerando um lugar de experiência no público presente. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, discutindo a estrutura social patriarcal em alguns setores.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 18/11 às 10h. 150 minutos. +14 anos.

 

Mês da Consciência Negra | Circuito Municipal de Cultura | Em Busca de Judith

Teatro

Até os 32 anos, Jéssica Barbosa acreditava que Judith Alves Macedo, sua avó paterna, havia falecido num acidente de carro. A história que lhe era contada desde a infância ganhou uma reviravolta quando a atriz se deparou com uma fotografia num livro e ouviu um relato familiar, gatilhos que disparam a busca pela história real de Judith. A mulher negra, mãe de cinco filhos, foi internada compulsoriamente num hospital psiquiátrico, onde permaneceu até a sua morte, em 1958. É sobre as buscas e descobertas dessa história, permeada pelo silenciamento das vozes femininas e questões que atravessam o sistema manicomial que trata o espetáculo idealizado por Jéssica e Pedro Sá Moraes, que também assina a direção.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 18/11 às 20h. 75 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Circuito Municipal de Cultura | Grupo Tádito - Brincadeiras de todos os tempos

Intervenção e Vivência

Intervenções artísticas e culturais que serão realizadas pelo grupo Tácito, grupo este que ao longo de 20 anos vem trabalhando com multi linguagens artísticas realizadas por artistas pretos e LGBTQIA+. Para esta programação as intervenções contemplam circo, cultura popular, contação de histórias e outras atividades e convidados.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 19/11 às 15h. 180 minutos. Livre.

 

Jardim da Tiradentes

Artes Visuais

Painel artístico com técnica de graffiti mostrando as formas da natureza na parede no jardim interno (2º andar) do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Área do Jardim. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 19/11 a 18/12, das 08h às 20h. Livre.

 

Elas Entre Elas - Intervenção Cenográfica

“Elas entre Elas” não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção, gerando um lugar de experiência no público presente. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, discutindo a estrutura social patriarcal em alguns setores.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 19/11 às 10h. 180 minutos. +14 anos.

 

Elas Entre Elas - Vivência Performática com Mawusi Tulani

Teatro

“Elas entre Elas” não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção, gerando um lugar de experiência no público presente. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, discutindo a estrutura social patriarcal em alguns setores.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 19/11 às 10h. 180 minutos. +14 anos.

 

Elas Entre Elas

Apresentação da Performance da Jessica Nascimento e Mawusi Tulani

Teatro

“Elas entre Elas” não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção, gerando um lugar de experiência no público presente. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, discutindo a estrutura social patriarcal em alguns setores.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 20/11 às 15h. 40 minutos. +14 anos.

 

Mês da Consciência Negra | Circuito Municipal de Cultura | Risadas Pretas Importam

Teatro

“Risadas Pretas Importam” é um espetáculo criado por Hélio de La Peña e Paloma Santos, que reúne grandes nomes do stand up nacional, todos pretos, num show de cerca de uma hora. Um dos principais temas - explorado sempre com muito humor - é a negritude. Mas a história do caminho trilhado até aqui por comediantes pretos também é lembrada, com uma homenagem a nomes como Jorge Lafond, Paulo Silvino e Mussum.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 20/11 às 18h. 70 minutos. +14 anos.

 

A Espetacular Volta ao Mundo

Circo

Com muita diversão, dois palhaços charlatões, através de muita confusão e brincadeiras, tentam convencer o público que deram a volta ao mundo. Nestas viagens trouxeram personalidades incríveis vindas de terras distantes com habilidades inimagináveis, como telepatia, tiro ao alvo, adestramento de fera, acrobacia e malabares.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 22/11 às 11h. 60 minutos. Livre.

 

Baile Black

Música

Projeto periódico realizado toda última sexta-feira de cada mês no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. O evento propõe o resgate de culturas locais, prevenção à criminalidade urbana, valorização dos espaços públicos e inserção de vertentes culturais como hip hop, black music e cultura afro-brasileira;

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 25/11 às 19h. 60 minutos. +16 anos.

 

Mês da Consciência Negra | Os Coloridos - Cia Os Crespos

Teatro

O espetáculo traz personagens que apresentam diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afrobrasileiros e indígenas e convida o público a fazer parte da brincadeira. Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Mas com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 26/11 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Cartas a Madame Satã ou me Desespero Sem Notícias Suas - Cia Os Crespos

Teatro

Em seu quarto, um homem negro se corresponde com a figura mítica de Madame Satã. Fragmentos de histórias revelam, através das cartas, trajetórias e casos de amor numa cidade-país carregada de doenças, que mantém sob cárcere privado um jovem apaixonado. A personagem, em tom confessional, mescla a força do gesto com a delicadeza no discurso, buscando a cumplicidade do espectador para tornar público uma afetividade cercada de tabus. A peça é entrecortada por manifestos poéticos, através dos quais a encenação brinca com estereótipos e expõe diretamente questões políticas. O monólogo é todo costurado por sambas que dialogam com a figura de Madame Satã e com um arquétipo negro por essa figura reconstruído.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 26/11 às 19h30. 80 minutos. +14 anos.

 

Mês da Consciência Negra | Vermelho, Branco e Preto - Cia Os Crespos

Teatro

O solo se debruça no Mateus, figura cômica afrodiaspórica presente no Cavalo Marinho pernambucano, Bumba-meu-boi, Reisado, Guerreiro e outras tradições afro indígenas brasileiras.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 27/11 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Protagonistas - Cia Os Crespos

Teatro

Uma dramaturgia que ressalta a estética e poder. Prot{AGÔ}nistas é uma celebração com sonoridade contemporânea e discurso de empoderamento.O elenco ocupa palco guiado pelo ritmo em corpos potentes em expressão e força. As coreografias vão da capoeira ao hip hop, do balé ao gumbootdance, e trazem o tom acrobático que permeia todo o espetáculo com performances organizadas por Washington Gabriel. O espetáculo tem sequência com cenas e números circenses de faixa, palhaçaria, tecido, malabares, trapézio, contorcionismo, perna de pau e equilíbrio.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 27/11 às 17h. 80 minutos. Livre.

 

Espetáculo Brasilidade

Sarau

Brasilidade é uma brincadeira popular em que três andarilhos se conhecem em São Paulo e decidem viajar pelo Brasil para viver uma grande aventura, descobrindo suas cores, sabores , ritmos e cânticos. Uma jornada com música, dança, curiosidades, causos e a alegria do povo brasileiro.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 30/11 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL OLIDO

O Hip Hop que TRansforma

Exposição

A exposição será instalada na Galeria do DJ e trará os desdobramentos do que se tem produzido ao longo do tempo a partir da cultura hip hop e seus elementos artísticos, bem como aqueles que dialogam desde sempre, tais quais rádios, jaquetas, a memória de festivais, tipos de organizações e literatura, entre outros símbolos raros para a cultura.
Ficha técnica | Renata Cristina Batista - Curadora. Vivien Miwa Kozuma - Curadora. Ildslaine Mônica Da SIlva - Diretora.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01/11/2022 a 31/03/2023. Terça a domingo, das 10h às 18h. Livre.

 

Caminos Invisibles...La Partida com Cia Nova de Teatro

Teatro

Composto por atores brasileiros e bolivianos, o espetáculo narra a trajetória de imigrantes sul-americanos, com destaque para os povos andinos, que deixam seus países em busca de melhores condições de vida e chegam à grande metrópole paulistana. Este cenário se funde com as situações de ilegalidades na luta pela sobrevivência.

Ficha Técnica | Direção e dramaturgia: Carina Casuscelli. Direção artística e iluminação: Lenerson Polonini.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 04 a 06/11 às 20h. 60 minutos. +16 anos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Em Busca de Judith

Teatro

Até os 32 anos, Jéssica Barbosa acreditava que Judith Alves Macedo, sua avó paterna, havia falecido num acidente de carro. A história que lhe era contada desde a infância ganhou uma reviravolta quando a atriz se deparou com uma fotografia num livro e ouviu um relato familiar, gatilhos que disparam a busca pela história real de Judith. A mulher negra, mãe de cinco filhos, foi internada compulsoriamente num hospital psiquiátrico, onde permaneceu até a sua morte, em 1958. É sobre as buscas e descobertas dessa história, permeada pelo silenciamento das vozes femininas e questões que atravessam o sistema manicomial, que trata “Em Busca de Judith”, idealizado por Jéssica e Pedro Sá Moraes, que também assina a direção.

| Centro Cultural Olido - Sala Paissandú. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 05/11 às 20h. 75 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Travessia

Dança

Em 2019, Felipe Oládélè esteve em Cabo Verde, com passagens nas ilhas de São Vicente, Ilha do Sal e Santo Antão. Um encontro de um Atlântico real com um Atlântico singular. A busca transatlântica da memória como persistência e invenção. A experiência ao conhecer um território pela primeira vez integra uma das pulsões para a construção da dramaturgia corporal deste espetáculo que é tecido a partir desta experiência de viagem, de corpos, deslocamentos, encontros e aproximações com o outro.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06/11 às 20h. 45 minutos. Livre.

 

Forró da Olido - Trio da Lua

Música

Trio da Lua apresenta um grande show com músicas populares como cortejo, xaxado, baião, xote, forró, arrasta pé, coco e maracatu, além da atuação brincante de Lampião e Maria Bonita, quadrilha junina improvisada com público presente e casamento caipira com Lampião e Maria Bonita (ou casal do público). Um mergulho em brincadeiras tradicionais com influências das bandas cabaçais, reisados e bumba meu boi, além dos tradicionais trios de forró pé de serra. A apresentação agrada a melhor idade, grandes e pequenos a viver momentos mágicos de muita alegria, visitando e construindo novas memórias, com artistas experientes com bagagem internacional.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08/11 às 17h. 240 minutos. Livre.

 

Variete Circense | Mostra Itinerante de Circo Brasileiro e Centenário Roger Avanzi

Circo/intervenção/vivência

Trata-se da programação especial de 2022 do Centro de Memória do Circo, intervenção composta por um ciclo de programações artísticas, com números de circo, música, audiovisual, instalação interativa e vídeo cenários em homenagem ao Centenário de Roger Avanzi (1922-2018) e aos Circos Itinerantes de Lona.

| Centro Cultural Olido - Cine Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 09/11 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Tassia Reis canta Alcione

Música

Tássia Reis celebra Alcione e seus 50 anos de carreira, cantando alguns de seus sucessos.

Ficha Técnica | Tássia dos Reis Santos - cantora. Andre Luis Da Silva - DJ. Felipe Pizzutiello - Baixo. Otis Selimane Remane - Bateria. Dennys Alfredo Mateus da Silva - Percussão. Rodolfo Nascimento Oliveira - Violão e Guitarra.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 10/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Variete Circense | Mostra Itinerante de Circo Brasileiro e Centenário Roger Avanzi

Circo/intervenção/vivência

Trata-se da programação especial de 2022 do Centro de Memória do Circo, uma intervenção composta por um ciclo de programações artísticas, com números de circo, música, audiovisual, instalação interativa e vídeo cenários em homenagem ao Centenário de Roger Avanzi (1922-2018) e aos Circos Itinerantes de Lona.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 11/11 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Mustache e os Apaches

Música

Hoje com dez anos de estrada, três discos e dois compactos lançados, a banda já realizou shows em importantes festivais e teatros do Brasil e do exterior. Agora com nova formação, em quarteto, se consolida dentro da MPB como um grupo com humor e ginga.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 11/11 às 18h30. 60 minutos. +14 anos.

 

Variete Circense | Mostra Itinerante de Circo Brasileiro e Centenário Roger Avanzi

Circo/intervenção/vivência

Trata-se da programação especial de 2022 do Centro de Memória do Circo, intervenção composta por um ciclo de programações artísticas com números de circo, música, audiovisual, instalação interativa e vídeo cenários em homenagem ao Centenário de Roger Avanzi (1922-2018) e aos Circos Itinerantes de Lona.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 12/11 às 11h. 120 minutos. Livre.

 

Experiência VR

Intervenção artística Visual

Vivência aberta em VR, dentro de uma galeria de artes desenvolvida para visualização nestas plataformas. A galeria em si é uma das criações desenvolvidas pelos membros do grupo K-list-, doada ao projeto de extensão Zonas de Compensação que foi utilizada em sua exposição e agora repaginada e com novas obras do artista Daniel Boanerges. Um mergulho em universos não reais, possibilitado pelos óculos de realidade virtual e sua facilidade de construção de mundos.

| Centro Cultural Olido - Vitrine Multimídia. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 12/11 às 15h. 300 minutos. Livre.

 

Caminos Invisibles...La partida com Cia Nova de Teatro

Teatro

O espetáculo, composto por atores brasileiros e bolivianos, narra a trajetória de imigrantes sul-americanos, com destaque para os povos andinos, que deixam seus países em busca de melhores condições de vida e chegam à grande metrópole paulistana. Este cenário se funde com as situações de ilegalidades na luta pela sobrevivência.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 11 a 13/11 às 20h. 60 minutos. +16 anos.

 

Mês da Consciência Negra | Seminário de Saúde da População Negra

Intervenção e Formação Cultural

O encontro teve como objetivo discutir as diversas ações realizadas no combate ao racismo dentro dos equipamentos de saúde da região central da capital.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 11/11 às 14h. 240 minutos. Livre.

 

Discotecagem Amazônia Transfronteiriça

Música

O show da Carol Tucuju é inspirado na diversidade da cultura brasileira, amazônica e latina, tendo Carol Tucuju como DJ.

| Centro Cultural Olido - Hall da Galeria Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 16 e 17/11 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Variete Circense | Mostra Itinerante de Circo Brasileiro e Centenário Roger Avanzi

Circo/intervenção/vivência

Trata-se da programação especial de 2022 do Centro de Memória do Circo, intervenção composta por um ciclo de programações artísticas, com números de circo, música, audiovisual, instalação interativa e vídeo cenários em homenagem ao Centenário de Roger Avanzi (1922-2018) e aos Circos Itinerantes de Lona.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 16/11 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Baile do Batuca

Música

Baile do Batuca traz a união das cultura samba rock & hip hop, unindo o acústico com músicas eletrônicas, mistura de culturas afrodescendentes ancestrais e futurísticas com dança, projeções artísticas e inclusão social.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 16/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Jonathan Ferr e Xênia França cantam Djavan

Música

O pianista brasileiro Jonathan Ferr e a cantora Xênia França convidam artistas para quebrar paradigmas (estética e musical).com composições consagradas de Djavan.

Ficha técnica | Xênia França - Vocalista. Jonathan Ferr - Pianista. Mikuym - Baterista. Jonatas Oliveira - Tecladista. Alex Sá - Saxofonista. Rerisson Luz - Baixista.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 17/11 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | A história da Afrika

Dança

Imbondeiro (Baobá) é uma árvore milenar que presenciou todos os momentos históricos como testemunha ocular e sua oralidade traz grandes personagens de reinos que construíram e marcaram a história do continente berço. Baobá narra histórias para os espectadores sobre as atrocidades trazidas pelos colonizadores no continente, e suas consequências, envolvendo assim os personagens em narrativas que a sociedade ainda se nega em aceitar, fatos testemunhados pela árvore.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 18/11, às 15h e 19h. 90 minutos. Livre.

 

Mostra Olido Hub

Intervenção Artística

Mostra de talentos artísticos que mistura múltiplas linguagens e traz para a Olido propostas que conectam a cultura digital a tradições populares, unindo a rua ao espaço interno. Proporciona experiências singulares através da música popular do cantor de rua Thiago Morrinhos, as serestas e histórias da Singela Trupe e a inovação tecnológica e alegórica de Otávio Donasci e sua vídeo-criatura desenvolvida especialmente para a Mostra Olido Hub.

| Centro Cultural Olido - Vitrine Multimídia. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 19/11 às 17h. 240 minutos. Livre.

 

Caminos Invisibles...La Partida com Cia Nova de Teatro

Teatro

O espetáculo, composto por atores brasileiros e bolivianos, narra a trajetória de imigrantes sul-americanos, com destaque para os povos andinos, que deixam seus países em busca de melhores condições de vida e chegam à grande metrópole paulistana. Este cenário se funde com as situações de ilegalidades na luta pela sobrevivência

Ficha Técnica | Direção e dramaturgia: Carina Casuscelli. Direção artística e iluminação: Lenerson Polonini.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 18 a 20/11 às 20h. 60 minutos. +16 anos.

 

Híbrido Olido

Intervenção/residência artística

Híbrido Olido é uma intervenção artística que convida o público a interagir com a literatura junto a novas tecnologias, criando ambientes de convívio presencial e digital.

| Centro Cultural Olido - Corredores e Vitrine Multimídia. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 19/11 a 10/12 às 10h. 480 minutos. Livre.

 

Lança Bits

Intervenção artística visual

A residência “Lança Bits” propõe um cruzamento das novas mídias com o ambiente tradicional da leitura. Busca interatividade com dispositivos digitais, proporcionando um ambiente fértil para fruição digital a partir de uma reformulação da antiga sala de leitura Moacyr Scliar, localizada no piso térreo do Centro Cultural Olido. Telas de projeção interativas, hologramas 3D, cabine de games retrô, interatividade com sensores eletrônicos e espaço para lançamento de livros e palestras sobre tecnologia listam os atributos dessa sala multimídia.

| Centro Cultural Olido - Vitrine Multimídia. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 25 a 27/11 às 18h. 180 minutos. Livre.

 

Caminos Invisibles...La Partida com CIa Nova de Teatro

Teatro

O espetáculo, composto por atores brasileiros e bolivianos, narra a trajetória de imigrantes sul-americanos, com destaque para os povos andinos, que deixam seus países em busca de melhores condições de vida e chegam à grande metrópole paulistana. Este cenário se funde com as situações de ilegalidades na luta pela sobrevivência.

Ficha Técnica | Direção e dramaturgia: Carina Casuscelli. Direção artística e iluminação: Lenerson Polonini.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 25 a 27/11 às 20h. 60 minutos. +16 anos.

 

Mês da Consciência Negra | Circuito Municipal de Cultura | Améfrica

Teatro / performance

O espetáculo fundamenta-se em três atos. Narrativa épica/ fantástica criada a partir de histórias diversas sobre personagens presentes nos levantes históricos, nas cosmovisões e nas narrativas negras e indígenas, incluindo as diferentes práticas rituais e literaturas orais existentes no país. A partir da noção de Amefricanidade, cunhada por Lélia Gonzalez, do Conceito-ação de Retomada, dos Tupinambás da Serra do Padeiro e do Conceito de Confluência, elaborado por Antônio “Nego Bispo”, serão feitos contrapontos aos personagens da história oficial colonial no continente americano.

Ficha técnica | Eugênio Lima – diretor / DJ. Luciana Aline Ribeiro Lima – performer. Tatiana Rodrigues Ribeiro - atriz. Luiz Fernando Porfírio Francisco - ator. Walter José Balthazar – performer. Janaína Silva – atriz. Jhonas Araújo – ator. Nádia Lúcia Bittencourt Rocha – atriz. Marcial Lourenço Macome – performer. Luan Charles de Oliveira Ferreira – performer. Gilberto da Costa Cruz – ator. Thaís Peixoto da Silva – atriz.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 25 e 26/11 às 19h. 110 minutos. Livre.

 

O Show de talentos da Kimberly

Teatro

Kimberly é uma máquina de escrever que apenas busca aprovação por seus nobres talentos cênicos. Sem perceber, cai num processo irreversível de transformar-se em um ser humano. O espetáculo consiste em uma reflexão sobre o "quê" é o ser humano, e o que nos diferencia de simples máquinas. Os eventos desencadeantes para cada passo da transformação da personagem representa os níveis de exposição emocional aos quais cada pessoa se vê ao longo da vida. É sobre esses eventos, segundo a teoria de definição de "Humanidade" apresentada no material, que é construído nosso conceito de "Eu".

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 25/11 às 20h. 30/11 às 16h e às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Feira Preta

Intervenção Artística

O Festival Feira Preta terá mais de 130 atrações nacionais e internacionais, entre shows, workshops, espetáculos, intervenções artísticas e painéis.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 26/11 às 15h. 240 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Subterrâneo

Dança

O espetáculo traça um paralelo entre a experiência dos mineiros africanos do século XIX e a sobrevivência da população negra e periférica das grandes metrópoles brasileiras nos dias de hoje. Suburbanos explorados cotidianamente, com suas memórias sendo soterradas e suas vozes abafadas por regimes de extermínio que avançam.

Ficha técnica | Diretor e coreógrafo: Rubens Oliveira. Direção musical: Lenna Bahule e Rubens Oliveira. Trilha sonora gravada: Lenna Bahule, Alysson Bruno e Rubens Oliveira. Roteiro: Naruna Costa e Rubens Oliveira.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 29/11 às 20h. 45 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL PENHA

Flipenha - Festa Literária da Penha

Literatura

A Festa Literária da Penha, Flipenha, chega à sua 5ª edição tendo como escritora homenageada Patrícia Rehder Galvão, Pagu (1910-1962). Ilustradora, desenhista, escritora, jornalista e com grande engajamento em atividades artísticas, políticas e culturais, Pagu foi muitas em uma, sendo reconhecida, relida e reapropriada como um símbolo pela sua participação ainda jovem junto ao Movimento Modernista de 22 e seguiu sendo referendada como mulher questionadora e inquieta. A nova edição pretende ampliar o impacto da Festa Literária no território da Penha, estabelecendo novas parcerias, fortalecendo vínculos com artistas locais e, principalmente, divulgando e difundindo a discussão em torno do livro. A edição acontece através de parcerias no território, como CEU Tiquatira, CEU Quinta do Sol, Biblioteca José Paulo Paes, Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil, Senac Penha, Memorial Penha de França, Coletivo Papo de Comadre e Movimento Cultural Penha.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP e Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 08 a 12/11, das 10h às 22h. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Circuito Municipal de Cultura | Africanizando

Música

O Coruja EmCena é um grupo de que une música e teatro Infantil que, através dos seus shows e espetáculos, transmitem para as crianças (pequenas e grandes) a beleza da cultura brasileira; da reutilização, da musicalidade e de como podemos fazer tanto com a nossa imaginação!

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 12/11 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Mês da Consciência Negra | Festival Penha Rap

Hip Hop

O CCP recebe grandes representantes do hip hop nacional.

17/11 às 20h | Mylssão e Jenny D

18/11 às 20h | Os Guerreiros

19/11 às 20h | $mokey Dee

20/11 às 19h | Sombra

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 17 a 20/11. 60 minutos. Livre.

 

Madriquê Grupo Vocal

Música

Madriquê é um grupo vocal independente que reúne cantores e cantoras de diversas partes da cidade de São Paulo. Funcionando como laboratório de experimentações musicais e explorações artísticas, tem como objetivo ser canal de cultura por meio da arte que enaltece a música brasileira, difundindo a arte vocal e levando acesso à cultura para todos.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 26/11 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Noite de Gala - Circos Itinerantes de Lona

Circo

O circo itinerante de lona foi uma das atividades mais prejudicadas pela pandemia, e que agora retorna a todo vapor. Quais são os circos que continuam na estrada? Que espetáculo estão apresentando? Que público os assiste? Para responder estas e outras perguntas, o Centro de Memória do Circo realiza uma noite de gala, na Sala Olido, numa grande homenagem ao setor. Cada companhia se fará representar por um número apresentado atualmente no seu espetáculo.

São números de equilibrismo, palhaço, acrobacia, aéreos, entre outros, intercalados por projeções de imagens do circo homenageado. São sete circos no total, que atualmente encontram-se armados na cidade de São Paulo e cidades vizinhas: Com circos Bremer, Di Napoli, Marambio, Moscou, Salomé, Spadoni e Stankowitch.

| Centro de Memória do Circo - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 16/11 às 19h. 90 minutos. Livre.

 

Centenário Roger Avanzi (1922-2018)

Circo

Em razão do centenário de Roger Avanzi (1922-2018), o Centro de Memória do Circo realiza uma série de atividades em homenagem ao artista que tanto colaborou com a existência e a implantação do circo. Roger Avanzi nasceu no dia 7 de novembro de 1922 na cidade paulista de São José do Rio Preto, numa temporada que o Circo Nerino, de seu pai, fazia na cidade. No circo, Roger cresceu e se tornou artista, um dos mais importantes da sua geração. Acrobata, trapezista, equilibrista, músico, trompetista, cantor, arranjador, ator, encenador, fotógrafo, e, por fim, em 1955, palhaço, o Picolino. Também foi professor, primeiro no circo e, a partir do final dos anos 1970, em escolas de circo e de palhaço, que surgiram no país, em que o artista ensinou sua arte. Foi também um dos mais importantes memorialistas do circo brasileiro. O livro Circo Nerino, de sua autoria em parceria com Verônica Tamaoki, influenciou toda uma geração e propiciou a criação do Centro de Memória do Circo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Afirmando sua vocação à profissão pela qual dedicou sua vida, Roger Avanzi faleceu, aos 96 anos de idade, em 10 de dezembro,justamente no Dia do Palhaço..

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 07 a 16/11. Quarta a segunda, das 9h às 18h. Livre.

 

Instalação Multimídia Circo Nerino

Vitrine Multimídia

Exposição montada a partir de imagens estáticas captadas desde o início do século até os anos de 1960, em diversas regiões do país e registradas por diversos fotógrafos como Luis Alfredo e Pierre Verger, além do próprio Roger Avanzi, reunidas através dos temas “Transporte”, “Espetáculo”, “Arquitetura Nômade do Circo” e “Música e Circo”.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 07 a 16/11. Abertura às 17h. Livre.

 

Exposição Roger e Anita, Dois Corações Unidos pelo Circo

Vitrine do Atelier do Centro de Memória do Circo

Exposição fotográfica e cenográfica que tem como tema o casal Roger Avanzi (1922-2018) e Anita Garcia (1922-2019), artistas de destaque nos anos 1940 de dois dos mais importantes circos da época, o Nerino e o Garcia. Neste projeto expográfico, elementos cenográficos utilizados na apoteose da peça “O Céu Uniu dois Corações”, de Antenor Pimenta, muitas vezes interpretada pelo casal homenageado.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Abertura: 7/11 às 19h. Quarta a segunda, das 9h às 18h. Livre.

 

Cadê Roger? Show Musical

Música

Show baseado no CD “Circo Nerino”, lançado em 2013 na abertura do I Festival Sesc Internacional de Circo, em comemoração ao centenário do Circo Nerino e à vida de Roger Avanzi, que em 2022 completaria 100 anos. A banda é formada por Dvoreck (violão, guitarra, baixo e cavaquinho), Bongo (bateria), Douglas (trombone) e Otávio Ortega (sanfona, piano e responsável pela direção musical).

| Centro de Memória do Circo - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 09/11 às 19h.

 

Lá vem Picolino - Entradas e Reprises de Palhaço

Circo

Uma das atividades de relevância na carreira de Roger Avanzi foi a de iniciador e formador de palhaços. Desde o final dos anos de 1970, na Academia Piolin de Artes Circenses, passando na década seguinte na Escola Picadeiro, Projeto Enturmando e, por fim, na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria. Este espetáculo reúne alguns dos seus alunos e colegas como Fernando Sampaio, do grupo La Minima, Gilberto Caetano, Willams Arms e Cássia Venturelli, responsável também pelo roteiro e direção.

| Centro de Memória do Circo - Sala Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 12/11 às 11h. Livre.

 

Piolin, O Palhaço Modernista

Circo

Neste ano de 2022, para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, o Centro de Memória do Circo inaugura a exposição “Piolin, o Palhaço Modernista” com a exibição dos trajes de Piolin, acompanhados de material iconográfico, textual, áudio e audiovisual. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha e a curadoria de Verônica Tamaoki (coordenadora do Centro de Memória do Circo) em colaboração com a equipe do Centro de Memória do Circo, do SOU DE CIRCO (Programa de Formação e Experimentação em Museologia, Pesquisa e História do Circo, voltado para jovens circenses e ancorado no acervo do Centro de Memória do Circo) e com direção de produção de Roberta Castro.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 2ª da temporada: Até 18/12. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (fechado às terças-feiras).

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto segue suas atividades presenciais com novas atrações, muitos jogos circenses, show de calouros e premiações.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 10/11 às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto segue suas atividades presenciais com novas atrações, muitos jogos circenses, show de calouros e premiações.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 24/11 às 15h. 90 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO DE REFERÊNCIA DE DANÇA

Mostra de Mulheres em Cena

Dança

Há muitos anos, o trabalho desenvolvido pela Cia Fragmento de Dança se inspira em mulheres que desbravaram um mundo hostil com as suas formas ousadas de viver e sofreram as consequências de suas inadequações aos padrões sociais impostos. Essa inspiração se dá não somente como um lugar poético a ser investigado, no corpo e na cena, mas também como um possível espaço para tornar visível o debate que trata da relação mulher e arte. No ano de 2018, a Cia resolveu, de forma independente e sem aporte financeiro, criar o projeto Mulheres em Cena. A partir de então foram 5 edições com diferentes perspectivas. A terceira delas, por exemplo, teve como recorte a “maternidade”.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 08 a 12/11 às 17h. Livre.

 

Hamlet em Necropolis - Taanteatro Cia

Dança/Performance

“Hamlet em Necropolis” é a primeira parte de APOKÁLYPSIS, projeto teatro-coreográfico e cinematográfico da Taanteatro Companhia. Uma meditação sobre a morte em face à pandemia da Covid-19 e um protesto poético contra uma desastrosa política governamental de saúde. A filmagem foi realizada em São Paulo, no cemitério Vila Formosa, a maior necrópole da América do Sul, e num imenso barranco de terra e barro, resultado do desmatamento e aterramento de um morro na Mata Atlântica em São Lourenço da Serra/SP.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 19/11 às 19h. 60 minutos. Livre.