PREFEITURA DE SÃO PAULO

Programas Piá, Piapi e Vocacional abrem inscrições de editais voltados à formação cultural

Artistas de diversas linguagens artísticas serão selecionados para atuar em equipamentos municipais culturais e educacionais; inscrições estão abertas até 21/11

25/10/2022 16h03

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e de sua Supervisão de Formação Cultural, anuncia a divulgação dos editais de concurso para contratação de artistas educadores para os Programas Vocacional, Piá e Piapi neste último sábado (22). Ao todo, 312 artistas serão selecionados nas linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro para atuar nos equipamentos culturais municipais, além dos espaços pertencentes à Secretaria Municipal de Educação e de parceiros, em diversos territórios de São Paulo. As inscrições para os editais ficarão abertas até 21 de novembro.

“Esses três editais oferecem à população a oportunidade de uma formação cultural, cada um voltado para um público específico. Temos a cultura como um direito de todos, fundamental para o desenvolvimento do conhecimento e para o exercício da cidadania”, comenta a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.

Desde 2021, a SMC se mostra comprometida com ações afirmativas para a sociedade, de modo a garantir a democratização do acesso à cultura e das oportunidades de formação, profissionalização e atuação no meio artístico para as minorias sociais. Para isso, promove cotas para artistas pretos, pardos, indígenas e com deficiência por meio de cotas, além de pontuações bônus para pessoas transsexuais - neste ano, essa afirmativa de pontuação se estende a artistas imigrantes, alinhado ao Plano Municipal da Pessoa Imigrante.

Feitas as inscrições, os candidatos passam por um processo seletivo com avaliação de currículo e um questionário de experiência profissional, além de uma avaliação em dinâmicas e entrevistas. O resultado final está previsto para final de janeiro de 2023, com início de contrato entre fevereiro e março.

O Programa de Iniciação Artística (PIÁ), voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos, incentiva a iniciação artística por meio da convivência entre os artistas educadores, aos quais as inscrições são voltadas, e as crianças, adolescentes e famílias em processos artístico-pedagógicos. Procura valorizar a infância e, para isso, investe no brincar como forma de aprendizagem e estabelece como princípios a ludicidade, a experimentação, o processo criativo, as temporalidades, a interlinguagem e o pertencimento.

Já o Programa de Iniciação Artística Para Primeira Infância (PIAPI), que também abre inscrições para artistas educadores, é voltado para os mais novos: bebês e crianças de 0 a 5 anos e suas famílias. Busca a valorização das culturas durante os primeiros anos de vida para possibilitar a criação de espaços de construção de afetos, conhecimentos e descobertas. Assim, considera a experiência estética, lúdica e o convívio como fundamento do desenvolvimento na primeira infância por meio da troca entre artistas educadores(as), crianças e famílias.

Por fim, o Vocacional é voltado para jovens e adultos, a partir dos 14 anos, e visa instaurar processos artístico-pedagógicos entre artistas vocacionados (público participante) e artistas orientadores (que podem se inscrever por meio do presente edital). Além disso, também busca promover a formação, ação e reflexão sobre a prática artística, ocupação de espaços públicos e exercício da cidadania por meio de atividades de linguagens artísticas diferentes, como artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro

Clique AQUI para acessar os editais e os links de inscrições.

 

Informações à Imprensa

Secretaria Municipal de Cultura

Fabiano Grisolia | Gabriel Fabri | Marina Baldocchi

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br