Abertura do Território Hip Hop acontece no Centro de Formação Cultural Tiradentes e recebe artistas da cena Hip Hop nos dias 28 e 29/10

Bivolt, Rael, Kamau, Drik Barbosa e Rashid são destaques de sexta (28); no sábado (29), o espaço recebe Cris SNJ, GOG e Thaíde convida Xis, Filiph Neo E Ana Preta

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o evento de abertura do Programa Território Hip Hop nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Nestes dias, o espaço recebe uma série de shows que dão início ao programa de formação continuada, que acontece nos meses de novembro e dezembro em todas as regiões da cidade, e conta com diversas atrações, como Poesia Acústica, Thaíde convida Xis, Filiph Neo e Ana Preta, Cris SNJ e Rael convida Kamau, Drik Barbosa e Rashid.

“Muito do Hip Hop se aprende na troca. Assim, o Território Hip Hop é um programa de grande importância por divulgar, propor encontros e expandir o acesso à Cultura para todas as regiões. Quanto mais diversa a turma, mais rica culturalmente ela é.”, comenta o Coordenador do Núcleo de Hip Hop, Marcello Gugu. “Este projeto representa o resgate e a continuidade das vivências focadas nos elementos do Hip Hop. Elas são responsáveis não só pela formação de grandes artistas, mas também por contextualizar os interessados nos recortes raciais, sociais e culturais que compõem o movimento”, finaliza.

Além de apresentações musicais, também são realizadas vivências a partir de 1° de novembro nos equipamentos culturais municipais, divulgados nas redes sociais do Núcleo de Hip Hop. Elas são realizadas duas vezes por semana e presididas por diferentes arte educadores selecionados via edital. Nas categorias de Graffiti, Breaking, MC, DJ e Produção Cultural, os encontros continuam até dezembro.

Abaixo, confira a programação completa.

 

Sexta-feira, 28/10

13h | RENAN INQUÉRITO

Renan Inquérito é RAPeiro e SARAUzeiro, utiliza a música e a literatura como ferramenta de transformação e interferência social. Além dos palcos, percorre escolas e unidades do EJA, CRAS, CREAS e Fundação CASA,
realizando saraus, shows, debates e oficinas. Universidades, presídios e bibliotecas são territórios comuns para sua arte, suas letras já foram temas de vestibulares e são frequentemente utilizadas em aulas e livros didáticos, provando a afinidade do rap com a poesia e a literatura.

 

14h | PHANTON DK

Phantom de Las Kallez (Compositor e Improvisador), Toaster (Vocal Jamaicano), BeatMaker (Produtor de Instrumentais) e Poeta, é co- fundador e integrante do antigo e renomado grupo Andrômeda desde o inicio da século 21 (meados do ano 2000). Residente da Zona noroeste de Sampa (Jaraguá), músico versátil (compõe no dialeto Patois – Jamaicano, Inglês, Español além de seu idioma raiz a língua Portuguesa), e ao passar dos anos vem se destacando de forma ímpar na cena musical que vem crescendo ordenadamente ao passar dos dias e mostrando ainda mais a força de forma independente.

 

15h | RONEYOYO - O GUARDIÃO

Rooneyoyo é um artista versátil, iniciou sua carreira dançando Breaking no qual hoje é o atual presidente da Confederação Brasileira de Breaking – CBRB, dando visibilidade a nova modalidade olímpica, diretor criativo e produtor da mais tradicional competição de DJ’s, o DMC Brasil, e atual residente da festa mais antiga de Block Party em atividade, o Encontro São Bento, tem obras como grafiteiro na exposição “Nossos Segredos d'OsGêmeos", historiador e colecionador de artefatos de Hip-Hop.

 

16h | DOW RAIZ

Da zona oeste de Curitiba, Dow Raiz é destaque no cenário com sua forma particular de fazer rimas que retratam sua realidade, junto a uma musicalidade incrível. O palco, sua segunda casa. Sua jornada, a evolução. Desde muito cedo a arte esteve presente, com família envolvida no teatro. Em suas Influências, qualidade. Gêneros variados, dos clássicos aos inovadores.

 

17h | BIVOLT

Cantora brasileira, nascida no Ipiranga, cria das batalhas de mcs na cidade de São Paulo. Deu seus primeiros passos musicais ainda aos 12 anos. Destaca-se pela atitude e protesto nas letras, foi chamando atenção dos artistas locais, que "resgataram" a Bivolt, levando-a para conhecer eventos como a Rinha dos Mc's e oficinas de rima e Batalha do Santa Cruz.

Dona de uma lírica expressiva e construções melódicas bem particulares, em 2017 apresentou uma nova fase do seu trabalho, "DOCE" que abriu caminho para se apresentar em diversos programas de TV como “Caldeirão do Huck” e no festival internacional "Rock in Rio". O que leva ao palco é uma doçura esplêndida que hipnotiza e emociona seus espectadores.

 

19h | POESIA ACÚSTICA

Clima de luau, banquinho e violão, juras de amor e... rap. A mistura faz cada vez mais brasileiros suspirarem - de paixão ou raiva. Quem reclama do açúcar no hip hop pode chorar mais, pois o sucesso continua.

Desde a segunda edição, o Poesia Acústica tem se destacado no rap nacional com astante procura para shows ao vivo ou conteúdo virtual. Para os momentos no palco, a cada temporada, 5 MCs e um DJ são escolhidos para se apresentarem!

 

20h | DJ FAUL

Cria da zona leste de São Paulo, DJ Faul é um dos grandes representantes da nova geração, indicado ao prêmio Sabotage da Câmara de São Paulo, com quase 10 anos de carreira, tem experiência com shows em grandes festivais pelo brasil como Cena 2k22 (São Paulo) e Queremos! (Rio de Janeiro), discotecagem em lugares de grande importância para a musica do brasil como Sambódromo do Anhembi (SP), Circo Voador (RJ), e Ópera de Arame (CWB). Iniciou nas Batalhas de MC, apresentou um projeto com artistas nacionais e internacionais como Talib Kweli e Drik Barbosa, e desde 2015 trabalha com a artista do selo Laboratório Fantasma. Já dividiu palco com grandes personalidades dessa geração como Emicida, Tássia Reis e DJ KL Jay, já se apresentou no programa Manos e Minas da TV Cultura e também Experimente do Canal Bis, além disso tem sua própria festa chamada VIBE onde apresenta o melhor da sua pesquisa musical.

 

21h | RAEL CONVIDA KAMAU, DRIK BARBOSA E RASHID

Rael

A história de Rael se confunde com a da cultura hip hop e a do rap nacional. Isso porque o primeiro contato do artista nascido no Jardim Iporanga, na Zona Sul de São Paulo, foi no Largo São Bento, berço do movimento no Brasil. A música virou a sua realidade e seu ofício a partir da fundação do coletivo Pentágono. Mas foi com a sua carreira-solo que ele deixou a sua marca de vez na música popular brasileira. Com uma discografia consistente, que lista quatros discos e dois EPs, Rael foi indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de música urbana e ganhou o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Cantor de Pop/Rock/Reggae/Hip Hop/Funk”. Com hits como "Envolvidão e "Ela Me Faz", ele coleciona parcerias com nomes diversos da música brasileira, entre eles IZA, Thiaguinho e Melim, além de ter dividido o palco com artistas do calibre de Caetano Veloso, Elza Soares, Seu Jorge e Jair Rodrigues.

Kamau

O trecho “para que alguns se sentissem no topo, alguém tinha que ser fundamento” de sua participação na música “Avuá” (trilha do desfile do Lab Fantasma no SPFW 2017), traduz bem a missão de Kamau na música. O paulistano do bairro do Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo, tem um papel essencial na história do rap brasileiro e continua relevante com seus mais de 20 anos de carreira, mesmo com tantas mudanças no mercado musical.

Drik Barbosa

Nascida em São Paulo, Drik compõe desde os 14 anos de idade. Antes de chegar ao seu momento de triunfo, no caso o álbum de estreia do ano passado, ela chamou atenção pelo seu freestyle na Batalha do Santa Cruz, berço do rap contemporâneo (dali, despontaram nomes como Rashid, Projota e o próprio Emicida). Passou a colaborar com diversos nomes do meio, como Flow MC, Amiri, Marcello Gugu, Projota e DJ Caique. Em 2013, ao lado de Emicida, ela participou da música “Aos Olhos de uma Criança”, da trilha do filme “O Menino e o Mundo” – um longa metragem de animação feita por Alê Abreu.

Rashid

A principal ferramenta de um rapper é a palavra. Por isso Rashid sempre enfatizou que leitura, seja qual for, é muito importante para exercitar a criatividade. Entendendo que o hábito da leitura pode parecer um pouco distante — e acessível — para algumas pessoas, ele sentiu a necessidade de escrever um livro na tentativa de aproximar o seu público para o universo da literatura.

 

Sábado, 29/10

13h | BEAT CLASH - A BATALHA DE BEAT

Mr. Zambi é produtor musical, produtor cultural, seletor, técnico de som e sound man. Como produtor musical, fez base de rap para o grupo TSM - Todos São Manos (2007), foi vencedor da 2oBatalha de Beats do Taboão da Serra (2011), lançou o single "Grave na Mente" com as mcs Astrid Hage e Cantay (2012), Participou da coletânea "Poulp Up Brazil" lançada pelo selo francês Fresh Poulp Records (2013) e também da coletânea "Baixas Frequências #3 e #4" do selo Noudrags de São Paulo-SP (2013-2014).

 

15h | ADR BRASIL

ADR Brasil, iniciou suas atividades musicais em meados do ano de 2012, em uma reunião com Gonzalo (GRINGO) que já fazia parte da ADR Chile nessa reunião com Fabiano Cardoso(MDF), que já estava no cenário do Rap no Brasil há 11 anos(hoje atuante no movimento há 18 anos), morador da Cidade Tiradentes/SP Extremo leste, decidirão juntos formar um novo grupo que se chamaria ADR Brasil, no intuito de levar as pessoas informação, ideologia no estilo rap.

 

16h | DJ ROGER

Já viajou o Brasil e dividiu palco com diversos artistas da música brasileira, expandindo os horizontes de sua arte além do seu estilo musical (o Rap). Entre tantos estão: Vânia Bastos, Jair Rodrigues, Jair de Oliveira, Luciana Melo, Luís Melodia, Leci Brandão, Simoninha. Na noite paulistana, já tocou e toca em casas noturnas das mais conhecidas.

 

17h | BILLY SAGA

Com uma trajetória de duas décadas de dedicação ao rap e ao ativismo social, o músico cadeirante Billy Saga é considerado, atualmente, um dos mais autênticos e combativos rappers a abordar, nas entrelinhas de suas músicas com temas diversos, o direito das pessoas com deficiência. As letras de Billy trazem à tona o tema da resistência, com a reflexão sobre o combate à exclusão social, historicamente ressaltada pelo racismo, preconceito e violência destes grupos subalternizados.

 

18h | SHAODREE

Shaodree, vulgo de Luke Gabriel, tem apenas 17 anos e vem causando ótimas impressões na cena do Trap Br. Nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, desde pequeno foi sendo influenciado pela cultura estadunidense, pelos clipes de R&B que passavam na MTV. Segundo o próprio Shaodree, sua evolução e imersão na cena vem de bastante estudo ao longo dos últimos anos. Ele buscou descobrir o que queria trazer na sua música, para em seguida se lançar da melhor forma possível. É perceptível que existe a dificuldade de ser um artista independente no Brasil, principalmente quando se é negro. Logo, é importante saber o que quer, saber onde quer chegar e de onde veio. Shaodree parece compreender tudo isso dentro da sua música.

 

19h | CRIS SNJ

Cristiana Aparecida de Souza, mais conhecida como Cris SNJ, Negona ou, ainda, Cris Negona, é uma rapper de grande importância na história do rap nacional. Nascida e crescida na zona sul de São Paulo, ganhou notoriedade por fazer parte do renomado grupo SNJ (sendo composto, atualmente, também por DJ Gilmar de Andrade, Rebeld e Sombra), se tornando uma das maiores influências no meio underground, noventista e feminino.

 

20h | GOG

Genival nasceu em Sobradinho, Distrito Federal, em 1965, tendo se mudado em 1973 para o Guará, onde residiu até 1991. A aproximação com a literatura marginal e os movimentos culturais são essenciais para a sobrevivência do texto e do teor evolutivo do Hip Hop, segundo Gog, que estreita alianças com vários ativistas: Sérgio Vaz, Cooperifa, Férrez, 1daSul, Nelson Maca, Coletivo Blackitude, Alessandro Buzo, Suburbano Convicto e Sacolinha Graduado, entre vários outros.

 

21h | THAÍDE CONVIDA XIS, FILIPH NEO E ANA PRETA

Thaíde

Thaíde é conhecido como um artista multimídia, seu talento transita pela arte como rapper, compositor, apresentador, repórter, produtor musical, DJ, ator e podcaster. Além de toda versatilidade e carisma reconhecido pelos profissionais da mídia,ele também é porta-voz da periferia representante da massa nos meios de comunicação.

XIS

Xis lançou em novembro de 2020 o disco “Arquivo Xis”, seu terceiro disco solo com músicas inéditas que foram produzidas por KL Jay, DJ RM, Grandmaster Duda e Plinio Profeta. Destaque para A VOZ DA PERIFERIA com sample de O GUARANI de Carlos Gomes, QUERO VOCÊ AQUI, ENTRE O AMOR E O ÓDIO e NA PONTA DA AGULHA com scrathes do multicampeão mundial DJ Erick Jay.

FILIPH NEO

A história dele com a música começou cedo pois vem de família de músicos. de cantor não demorou muito para ter a finida de como cavaco, seu primeiro instrumento, passando por diversos outros com o teclado, baixo, guitarra, violão e bateria. Aos 11 anos, precocemente começou a se envolver com produção, gradativamente se tornando um produtor musical e dominando todo processos de produção de um álbum, como arranjos gravação, mixagem e masterização.

ANA PRETA

Começou a escrever suas rimas ainda quando só dançava, e logo migrou para a música rap. no ano de 2010 lançou sua primeira música ok mama, e começou a se apresentar ao lado do mestre da cultura hip-hop ''thaíde''.