Circuito Municipal de Cultura 2022 - Programação CEUs: Setembro

Confira as atrações do Circuito Municipal de Cultura nos CEUs em setembro

Nos Bastidores da Lona

Linguagem: Circo e teatro infantil

Como será que um palhaço acorda? Como será que ele se prepara para suas apresentações? É exatamente isso que vemos no espetáculo “Nos Bastidores da Lona”. A cooperação dos palhaços em não deixar o circo falir após uma crise é a chave da brincadeira! Entre números clássicos, música, acrobacia e muito humor, a história toma forma e nos mostra que na vida não conseguimos fazer nada sozinhos!!!

| CEU Cidade Dutra. Quinta: 15/09 às 14h.

 

Duo Pai & Filho

Linguagem: Música

Este trabalho é uma verdadeira viagem pela música popular brasileira. Pai e filho selecionam clássicos imortais da MPB, levando-os ao palco com algumas releituras de arranjos. Passando por diversos ritmos brasileiros. O DUO PAI & FILHO tem como objetivo recordar o melhor da música brasileira com aquela boa dose de diversão e descontração.

| CEU TRÊS PONTES. Sexta: 16/09 às 10h.

| CEU São Pedro/José Bonifácio. Sábado: 24/09 às 15h.

| CEU Vila Atlântica - Professor João Soares Filho. Terça: 27/09 às 15h.

 

Desde Que O Mundo É Mundo

Linguagem: Dança

Desde que o mundo é mundo, propõe uma discussão acerca do tempo, a partir da perspectiva dos corpos que falam das margens da cidade de São Paulo.

| CEU Água Azul. Quinta: 15/09 às 20h.

| CEU Aricanduva - Professora Irene Galvão de Souza. Segunda: 26/09 às 14h.

 

O Pirata Grilheta e os Dragões do Mar

Linguagem: Teatro

Em busca de um tesouro escondido, o Pirata Grilheta e seus marujos, partem em uma aventura pelo litoral brasileiro. "O Pirata Grilheta e os Dragões do Mar" Uma história repleta de aventuras, monstros e surpresas, nos faz refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente. O tema com foco na reciclagem artística - transformação de resíduos, como papel, papelão, madeira, vidros e plásticos, em objetos de arte a fim de estimular a criatividade das crianças.

| CEU Rosa da China. Quinta: 15/09 às 10h.

| CEU Lajeado. Segunda: 19/09 às 14h.

| CEU Abdias do Nascimento - Arthur Alvim. Sexta: 23/09 às 13h.

 

Criança que canta também dança

Linguagem: Música

Show tradicionalmente popular com canções destinadas ao público infantil. Côco, samba-reggae, maxixe, ciranda, baião, carimbó, xote, frevo e caboclinho são os ritmos que integram as composições de Hilda Maria inspiradas em escritos de Manoel de Barros, em mitos folclóricos brasileiros e até na grande Margareth Menezes. As coreografias criadas por Letícia Vaz, também conduzem o show como um convite às crianças para dançarem e aprenderem um pouco mais sobre cultura brasileira de forma simples e animada. Um show interativo para se divertir, aprender e gastar muita energia.

| CEU Capão Redondo. Quinta: 15/09 às 14h.

| CEU Formosa - Prof. Eden Silverio De Oliveira. Sábado: 24/09 às 10h.

| CEU Vila Alpina. Quinta: 29/09 às 15h.

 

Mulheres

Linguagem: Teatro

Mostrando sempre a importância do empoderamento feminino e da luta pela igualdade, falaremos sobre mulheres que fizeram e fazem a diferença no Brasil e no mundo! Contaremos histórias e cantaremos músicas de mulheres como: Carmem Miranda, Chiquinha Gonzaga, Cecília Meireles e outras mulheres que se destacaram na história! Um espetáculo infantil apresentado apenas por mulheres (uma atriz e três musicistas), com música ao vivo, fantoches, interação e histórias reais. Mostrando a força, garra e vontade dessas mulheres, que vieram ao mundo para fazer uma grande diferença! Após o final da apresentação, abriremos uma roda de conversa com o público sobre a importância das mulheres apresentadas nas histórias e da luta feminina pela igualdade de direitos e respeito.

| CEU Cantos do Amanhecer. Quinta: 15/09 às 14h.

| CEU Capão Redondo. Terça: 27/09 às 14h.

| CEU Guarapiranga - Florinda Lotainf Schain. Quarta: 28/09 às 14h.

 

Cola Show

Linguagem: Circo

Um Shows que surpreende, pois são duas artistas, que parecem a mesma pessoa, se aventurando como artistas de rua em meio a uma sociedade machista. As gêmeas malabaristas mais carismáticas de Ribeirão Preto vem para desconstruir tantos conceitos ultrapassados, além de cativar todo o público com esse espetáculo que explora o mundo do malabarismo através de números contemporâneos e experimentais, prometendo proporcionar ao espectador um êxtase de alegrias e risadas, se desafiando a tornar o show cada vez mais impressionante, mais emocionante e mais difícil.

| CEU Tiquatira. Quinta: 15/09 às 14h30.

| CEU Heliópolis Prof. Arlete Persoli. Terça: 20/09 às 14h.

| CEU Caminho do Mar – Professora Dulce Salles Cunha Braga. Segunda: 26/09 às 10h.

 

Amor Mundi

AMOR MUNDI se inspira na nossa relação de cuidado e responsabilidade com o mundo. É sobre AÇÃO que se faz em grupo. Sobre risco, imprevisibilidade, codependência, eminência de colisão. Um desejo de insurgir, romper e deixar nascer o que não se sabe.

| CEU Cidade Dutra. Sexta: 17/09 às 14h30.

| CEU Rosa da China. Terça: 20/09 às 14h.

| CEU Vila Rubi - Jornalista Alexandre Kadunc. Quarta: 28/09 às 14h.

 

Comédia Paranormal

Linguagem: Teatro

Trazer seu humor de volta! Essa é a promessa desse paranormal nada normal, filho de uma cigana e um índio, criado por um tamanduá bandeira e um lobo guará. Amadeus Tavendo tem poderes psíquicos e promete levar você às gargalhadas com suas histórias e poderes mediúnicos. Sua primeira incorporação em uma tendinha em Francisco Morato, sua primeira encarnação como uma inocente planta, a vez que veio ao mundo como uma prostituta francesa que fazia a alegria dos homens, ou quando veio como um primo de Moisés são algumas das situações que você verá nesse espetáculo que nos faz rir e refletir sobre a vida e nossas atitudes. Dirigida por Jarbas Homem de Mello, um dos mais consagrados atores de musicais Brasileiro, diretor de grandes nomes como Claudia Raia, Adriana Lessa entre outros e espetáculos como Concerto para Dois, MPB- Musical popular brasileiro e Forever Young a peça traz humor leve e inteligente com uma produção pensada nos pequenos detalhes e que prima pela qualidade como todos os trabalhos por ele assinado. Pedro Fabrini além de dar vida ao personagem assina o texto, autor de comédias de sucesso em cartaz há mais de 15 anos em São Paulo.

| CEU Paraisópolis. Terça: 20/09 às 14h30.

| CEU Vila Rubi - Jornalista Alexandre Kadunc. Terça: 27/09 às 20h.

| CEU Vila Curuçá - Irene Ramalho. Quarta: 28/09 às 10h.

 

Líquida

Linguagem: Dança

Líquida é o primeiro espetáculo da Cia Líquida de dança contemporânea e possui 65 minutos de duração e classificação livre. Em Líquida, cinco mulheres em cena, em sua maioria negras, constroem, através das movimentações e da representatividade de seus corpos, uma ambiência baseada no humor das águas para acesso poético às simbologias de Iemanjá. Iemanjá é vida, é oceano dentro e fora de cada um de nós. Da saliva que escorre na garganta ao imenso mar, cada gota é energia que vibra, vento que acaricia o rosto, ventania que modifica mares e faz tempestade. O humor das águas tem rosto de mulher.

| CEU Parque Bristol. Terça: 20/09 às 15h.

| CEU São Mateus. Segunda: 26/09 às 14h30.

| CEU Sapopemba - "Dora Mancini". Sexta: 30/09 às 19h.

 

Rei na Rua

Linguagem: Teatro

'Rei na Rua' é um espetáculo de teatro de rua, que utiliza também elementos da linguagem do circo e da narrativa de histórias e reconta o clássico texto 'A Roupa Nova do Rei' de Hans Christian Andersen, onde um Rei que abusa de seu poder para garantir a manutenção da sua luxúria e a ignorância de seu povo é desnudado em praça pública por artistas de rua.

| CEU Paraisópolis. Quinta: 22/09 às 14h30.

| CEU Guarapiranga - Florinda Lotainf Schain. Terça: 27/09 às 10h.

 

Cantando e recontando o Pequeno Príncipe

Linguagem: Teatro

“Cantando e recontando O Pequeno Príncipe” é um espetáculo de contação de história que reconta, através de narrativa, performance, música e teatro de sombras, a história contada no livro “O Pequeno Príncipe” pelo escritor francês Antoine de Saint-Exuperry. O espetáculo adaptado pelo contador, compositor e cantor Pedro Ivo é apresentado pela Cia Família Canta Cantos. Foram compostas oito músicas exclusivamente para a montagem. As músicas são intercaladas com a narrativa. Simultaneamente a narrativa da história são projetadas no cenário imagens de teatro de sombras, criando uma atmosfera de suave beleza. Alë Vilhena interpreta, canta, toca flauta transversal, percussão e faz sonoplastia. Pedro Ivo narra, toca violão, canta e interpreta. A jovem Lira Flor é responsável pela projeção das imagens de sombras. A apresentação tem duração de 40 minutos e é seguida de uma breve conversa a respeito da obra “O Pequeno Príncipe” e do seu autor Antoine de Saint-Exupery

| CEU Lajeado. Sexta: 23/09 às 10h.

| CEU Enedina Alves Marques - Cidade Tiradentes. Sábado: 24/09 às 16h.

| CEU Profª Virgína Leone Bicudo. Sábdo: 24/09 às 10h.

| CEU Abdias do Nascimento - Arthur Alvim. Sexta: 30/09 às 13h.

 

35 anos de Tribo de Jah

Linguagem: música

Depois de 35 anos de estrada a banda Tribo de Jah finalmente conseguiu lançar um Cd “inclusivo”, com inscrições em braile, levando em conta que o grupo tem 4 deficientes visuais entre seus 9 integrantes. Independente da questão da deficiência visual, a banda tem uma sólida carreira consolidada no Brasil e no exterior, tendo se firmado como a principal referência do reggae nacional. Originária do Maranhão, a Tribo conquistou uma legião de fãs por todo o território nacional tendo realizado shows também em diferentes países das Américas do Sul, Central e do Norte, da Europa, África e Ásia.

Este novo trabalho é o décimo sétimo cd da carreira da banda que lançou ainda 2 dvds e 1 documentário. Com mensagens politizadas e letras contundentes, a banda imprimiu sua marca com notável originalidade. Para o lançamento deste novo cd que denota toda a maturidade e a evolução da banda. Depois de incontáveis shows realizados ao longo destes 30 anos, o que tem sido mais gratificante para os integrantes da banda é a vibração intensa dos fãs que definem o show como “a maior vibe” ou “o maior alto astral”, uma experiência plena que passa para os fãs toda a intensidade de um trabalho realizado com amor e devoção.

| CEU Formosa - Prof. Eden Silverio De Oliveira. Terça: 27/09 às 10h.

| CEU Campo Limpo. Sexta: 28/09 às 19h30.

 

Eyes of Beholder

Linguagem: Música

Com uma trajetória que completa 10 de anos de carreira, a banda paulistana Eyes of Beholder volta aos palcos com sua nova turnê Visions, esse ciclo completo, o grupo decidiu prestar homenagem ao homem e sua eterna busca pelo autoconhecimento e promete aos fãs com uma turnê épica.

| CEU Alto Alegre - Prof. Paulo Suyoshi Minami. Terça: 27/09 às 19h.

 

O Amigo Fiel

Linguagem: Teatro

O AMIGO FIEL baseia-se no conto homônimo de Oscar Wilde. Por meio do Teatro de Sombras e bonecos construídos com galhos de árvores, o espetáculo propõe uma reflexão profunda sobre o cinismo, a tolerância, o individualismo e a amizade. Em um jardim abandonado, amigos falam sobre a vida, sobre como cuidar de uma planta para que ela possa dar frutos.

| CEU Pêra Marmelo. Quinta: 15/09 às 16h.

| CEU Navegantes. Segunda: 19/09 às 14h.

 

Peixeletrico

Linguagem: Música

O Grupo Musical Peixelétrico tem 23 anos de carreira. Em janeiro de 2022 lançou a música VALEU com a Banda FALAMANSA . Em abril de 2021 lançou o seu quarto álbum, +AMOR, com 12 músicas inéditas. O Peixelétrico surgiu em 1999 no Guarujá impulsionado pelo movimento “Forró Universitário”.

| CEU Uirapuru. Sexta: 16/09 às 19h.

| CEU São Miguel. Domingo: 18/09 às 15h.

 

Jarbas Homem de Mello canta Queen

Linguagem: Música

Um show em tributo à famosa banda de rock britânica que se consagrou nos anos 70, 80 e 90. Uma homenagem a Farrokh Bulsara, mais conhecido como Freddie Mercury, vocalista da lendária banda Queen e uma das maiores vozes da música mundial de todos os tempos.

Com os maiores hits da banda em um novo e emocionante show, Jarbas Homem de Mello traz ao palco versões dos clássicos da banda Queen e da carreira solo de Freedie Mercury como I Want break free, Radio Gaga, Somebody to love, Killer queen, We are the champions, We will rock you, Love of my life entre outros.

Uma experiência incrível que fará com que você entoe grandes clássicos e reviva os sucessos de uma das maiores bandas de todos os tempos.

| CEU Inácio Monteiro. Quinta: 29/09 às 14h.

| CEU Jambeiro - José Guilherme Gianetti. Sexta: 28/09 às 20h.

 

Se essa rua fosse minha

Linguagem: Teatro

Uma peça de teatro infantil versátil e totalmente interativa na qual os espectadores assistem à história “brincando” todo o tempo junto aos atores de brincadeiras colhidas do folclore infantil brasileiro. “Teresinha de Jesus” e “Alecrim Dourado” são personagens brincantes, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. Enquanto brincam, eles tecem reflexões e comentários sobre a vida, e, sobre a experiência única para cada indivíduo que é o crescer e o amadurecer.

| CEU Carrão - Carolina Maria de Jesus. Sábado: 17/09 às 15h.

| CEU Vila Alpina. Sábado: 24/09 às 14h.

| CEU Jaguaré. Terça: 27/09 às 14h.

 

Bichos do Brasil

É comum falar que as crianças da cidade pouco conhecem os bichos do campo. Além disso, diversas imagens de bichos nos são apresentadas formando um imaginário muitas vezes artificial, distante da fauna do país. A mídia, o comércio e até mesmo educadores se deixam levar por imagens de bichos da fazenda ou desenhos que nem sempre correspondem aos bichos que vivem em nossas matas. Se, atualmente, enfrentamos a extinção de fato de alguns deles, não podemos deixar que muitos, que felizmente estão longe disto, acabem sofrendo uma extinção dentro do imaginário popular. “Bichos do Brasil” é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, onde os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, esta produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral. São bonecos feitos a partir de materiais naturais, cujas formas são estabelecidas por cabaças, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos. É a retomada da Pia Fraus às suas origens, fundamentada em temas, formas e pensamentos que formaram a companhia.

| CEU Parque Bristol. Segunda: 19/09 às 09h.

 

Chocolatte da Vila Maria

Linguagem: Música

Com mais de 30 anos de estrada, o sambista já acompanhou grandes artistas como: Beth Carvalho, Demônios da Garoa, Jamelão, Jair Rodrigues, Monarco, Quinteto e Branco e Preto entre outros. Com muitos vistos na bagagem ele se apresentou em diversos festivais como: Montreux Jazz Festival (Suíça), Jazz à Vienne (Áustria), Guida Festival (Itália), Mega Music – Newtown, Logan Square Auditorium (Chicago/EUA).Seu repertório conta com grandes sucessos como: Chora Neném, Herança Popular, Na Beira da Esquina, Zeca Fumaça e muito mais.

| CEU Parque Anhanguera. Terça: 20/09 às 19h30.

 

Altemar Dutra Jr - O Melhor de Mim

Linguagem: Música

Em 2014 Altemar Dutra Jr entra em estúdio para gravar um tributo a seu saudoso Pai lembrando a passagem do 30o aniversário de falecimento do eterno trovador. Mais que um tributo, o CD “Sentimental Nós Somos” é um registro histórico e a celebração do que há de melhor na seresta, bolero e canção de todos os tempos e base de seus eventos. Músicas como “Brigas”, “Sentimental Demais”, “Tudo de Mim”, “Contigo Aprendi”, entre outras que imortalizaram seu Pai, tem agora uma releitura toda especial, mas mantendo a essência e a interpretação brilhante que estas faixas exigem. Tão especial quanto sua música é o desenvolvimento de seu trabalho no palco. Seu show é a mistura harmoniosa de cores, ritmos e musicalidade, nas proporções corretas, que fazem de Altemar Dutra Jr um dos artistas mais aplaudidos por onde tem passado, pois, além das músicas de seu próprio CD, ele interpreta grandes sucessos de outros artistas, em releituras cheias de originalidade. Com uma produção de padrão internacional, repertório alegre, romântico e com muito balanço, desenhos de luzes especialmente elaborados e uma equipe técnica e musical de primeiríssima qualidade, Altemar Dutra Jr é sempre a melhor opção para animar seu evento. Se você gosta de boa música romântica, com certeza vai adorar o novo trabalho de Altemar Dutra Jr.

| CEU Vila Atlântica - Professor João Soares Filho. Sábado: 24/09 às 15h.

| CEU Perus. Segunda: 26/09 às 15h.

| CEU Campo Limpo. Quinta: 29/09 às 16h.

 

O Sonho de Chuvinha

Linguagem: teatro

Chuvinha busca um sentido para sua vida, já que, por nascer onde a chuva é escassa, não encontra seu lugar no mundo. Aparecem em seu caminho personagens que o ajudam a enxergar o mundo de outra forma. Com muita música ao vivo e manipulação de bonecos, nossa apresentação tem a duração aproximada de 30 minutos.

| CEU Taipas - Profa. Maria Beatriz Nascimento. Sábado: 24/09 às 18h.

| CEU Heliópolis Prof. Arlete Persoli. Segunda: 26/09 às 18h.

| CEU Carrão - Carolina Maria de Jesus. Quarta: 28/09 às 14h.

 

Batuke Geral

Linguagem: Música

O grupo Batuke Geral nasceu no ano de 2004 na comunidade do Alto das Almas, Guaratinguetá-SP, por ritmistas da Escola de Samba Embaixada do Morro, com o intuito de propagar e valorizar a música brasileira e em especial o Samba e Pagode. Ao longo desses anos o grupo vem se destacando por todo o interior de São Paulo, Sul de Minas e Sul Fluminense.

| CEU Inácio Monteiro. Sexta: 16/09 às 14h.

| CEU Casa Blanca - Prof. Sólon Borges Dos Reis. Terça: 27/09 às 10h.

 

Malazarte

Linguagem: Teatro

Encontramos o caráter astucioso e vivaz de Malazarte em histórias recolhidas em várias partes do mundo. A partir desta constatação, o grupo selecionou três, de diferentes origens, trazendo-as para um contexto com referências brasileiras. A primeira história, adaptada de um conto do Vietnã, intitulada A Mosca, tem como herói uma criança, que poderia, sem dúvida, ser um Malazarte menino. Nela, o pequeno Pedro já se mostra bastante consciente da exploração que um senhor rico e avarento impõe aos seus pais. Com esperteza, consegue ajudá-los a se livrarem das dívidas contraídas com o velho ricaço. Na segunda narrativa, coincidem dois contos: um, recolhido por Câmara Cascudo, em Contos Tradicionais do Brasil e o outro, pelo italiano Ítalo Calvino, em seu livro Perde Quem Fica Zangado Primeiro. Surge aqui um Malazarte juvenil, que através de suas artimanhas, escapa das trapaças de um rico fazendeiro e ainda conquista um grande amor. A última história, adaptação de outro conto recolhido por Ítalo Calvino, em Contos Italianos, trata-se de uma licença poética.

Colocamos em cena um Malazarte já maduro, casado e com filhos, narrando uma fantástica

| CEU Jaguaré. Quarta: 28/09 às 14h.

 

Música Eletrônica Literária

Linguagem: Música

O Show "Música Eletrônica Literária", é uma produção infanto-juvenil, composta por canções autorais da Cia. Som em Prosa, inspiradas em obras literárias que fazem parte do repertório de contações de histórias da companhia, produzido ao longo dos 10 anos de sua trajetória. No show, as canções 13 canções que fazem parte de seu repertório são “costuradas” por trechos de dramaturgia, de modo que se situe o contexto ficcional, bem como a obra literária, à qual determinada ação pertence. De modo que, ao experienciar o show, o público revive a memória da trajetória da companhia enquanto transita entre os diversos universos literários. Trajeto musical que contará com beats mestiços, na medida em que promovem a junção de ritmos pertencentes à cultura popular brasileira.

| CEU Perus. Sexta: 23/09 às 15h.

 

Jurema Pessanha

Linguagem: Música

Show “Linha de frente”. Nascida na zona leste de São Paulo, cresceu junto aos movimentos Morro das Pedras, Boteco do Tim Maia e Samba da Lage, participou de várias rodas de samba no quintal da Tia Cida, onde também se deu o nascimento do Berço do Samba de São Mateus, grupo o qual foi back vocal durante muitos anos. Apresenta-se atualmente o show “Linha de frente”, título de seu 1º CD. Repertório com clássicos do samba e outros grandes nomes do samba contemporâneo.

| CEU São Miguel. Domingo: 25/09 às 15h.

 

Fora da caixa repertórios corporais

Linguagem: Dança

“Fora da Caixa - Repertórios corporais Cia Pé no Mundo", é uma intervenção coreográfica que experimenta livremente o repertório corporal da companhia, em diálogo com estímulos gerados pelos diferentes espaços percorridos na intervenção. O objetivo dessa performance é levar corpos pretos para espaços em que não estão representados, discutir o que é o clássico, quem foi que cunhou o cânone, como é formado o imaginário do clássico em artes no Brasil, como podemos furar uma bolha para criar fora da caixa, dos rótulos e estereótipos que nos colocam em alguns lugares e retiram de tantos outros. Para nós, a grande reflexão deste trabalho é: Qual será o clássico brasileiro no futuro?”. Dançando, estamos (re)visitando nossas histórias e (re)conhecendo nosso passado. Assim, lançamos nossas flechas para o futuro.

| CEU Alvarenga. Sexta: 30/09 às 14h.

 

Show do IDM

Linguagem: Dança

O grupo de dança Identidade em Movimento, traz consigo uma apresentação de 30 minutos, cheio de dança e alegria. Criado em 2009 na Zona Norte de São Paulo, através do projeto Vocacional, durante esses 13 anos de trajetória, fizeram diversas apresentações por São Paulo, ganharam diversos editais tais como: Programa Vai, Mês do Hip Hop, Virada Cultural e ETC. Onde fez apresentações que contagiaram a plateia, com diversos estilos de dança, por isso o nome do grupo "Identidade em Movimento", pois o movimento representa a dança e a identidade que mostra cada um, e cada um tem aquele estilo de dança que prefere, assim a Identidade em Movimento apresenta seu show com diversos estilos de dança em um único show, sendo: Danças Urbanas (Break, Popping, Locking, Waacking, Vouguing, Dance Hall, Ragga, House), Dança Contemporânea, Ballet Clássico e Dança de Salão. Levando sempre uma mensagem positiva para as pessoas que assistem, levando alegria, esperança, liberdade e mostrando que dança é para todos.

| CEU Profª Virgínia Leone Bicudo. Quinta: 29/09 às 16h.

 

Minhas queridas

Linguagem: Teatro

Clarice Lispector viveu 15 anos em trânsito por diversos países, acompanhando o marido em missão diplomática. Durante esse tempo, escreveu sempre às irmãs, Elisa e Tânia, por quem nutria um amor incondicional. São correspondências íntimas que revelam o percurso interior dessa experiência. O recorte proposto nessa montagem inédita de Minha Queridas mostra a relação com seu trabalho como escritora, mas sobretudo o que esses anos como “esposa de diplomata” lhe causaram na alma.

| CEU São Mateus. Segunda: 19/09 às 14h30.

| CEU Pinheirinho - Luís Gama. Sábado: 24/09 às 14h.

 

Torturas de um Coração

Linguagem: Teatro

Torturas de um Coração ou em Boca Fechada não Entra Mosquito, comédia de Ariano Suassuna originalmente escrita para teatro de mamulengos, foi adaptada para ser encenada por atrizes. Com música executada ao vivo, é um divertido jogo cênico inspirado nos moldes da comédia popular e Benedito está apaixonado pela jovem Marieta.

| CEU Pinheirinho - Luís Gama. Sexta: 30/09 às 17h.

 

Adriana Farias

Linguagem: Música

Ela e a Viola mescla composições próprias com clássicos consagrados da música caipira e chega com a proposta de ser um elo entre o tradicional e o moderno, um projeto concebido com cuidado essencial em matéria de sonoridade, pautado pelo bom gosto e singeleza das letras e arranjos Aposta que só poderia ser elaborada por Adriana Farias uma cantora e musicista que faz questão de inovar, adotando um estilo único, porém sem deixar de lado as raízes que tanto inspiram sua trajetória.

| CEU Parque Anhanguera. Segunda: 19/09 às 19h30.

 

Voa Besouro

Linguagem: Dança, música, teatro.

A roda de leitura “Voa Besouro” proporciona um encontro lúdico com nossas ancestralidades por meio da leitura coletiva de alguns contos coleção literária besouro, “Ruas do Brincar”. Além da leitura dos contos, os participantes conhecerão alguns jogos africanos praticados em grupo como o Shisima e Ouri. Todos os participantes recebem um exemplar gratuito da coleção ao fim da atividade. A mediação do encontro é feita pelo autor Israel Neto.

| CEU São Rafael. Sexta: 16/09 às 14h.

| CEU Parque São Carlos. Sexta: 23/09 às 14h.

| CEU Parque São Carlos. Segunda: 26/09 às 10h.

 

Escambinho

Linguagem: Intervenção

O Coletivo Escambinho propõe realizar um sarau com microfone aberto para o público infantil em que as crianças possam expressar-se de forma artística. Direcionando e auxiliando o público presente, os integrantes também realizarão a leitura de poesias a fim de fomentar a literatura.

| CEU São Rafael. Quarta: 21/09 às 10h.