Programação de Setembro - Centros Culturais

Confira a programação completa

Piolin, O Palhaço Modernista

Circo

Traje do Palhaço Excêntrico | Visitação de 08/08 a 17/10.

Traje do Sabiá | Visitação de 19/10 a 18/12.

Neste ano de 2022, para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, o Centro de Memória do Circo inaugura exposição Piolin, o Palhaço Modernista com a exibição dos trajes de Piolin, acompanhados de material iconográfico, textual, áudio e audiovisual. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha e a curadoria de Verônica Tamaoki (coordenadora do Centro de Memória do Circo) em colaboração com a equipe do Centro de Memória do Circo, do SOU DE CIRCO - Programa de Formação e Experimentação em Museologia, Pesquisa e História do Circo, voltado para jovens circenses e ancorado no acervo do Centro de Memória do Circo, e com direção de produção de Roberta Castro.

Trata-se da exposição dos figurinos originais (2 conjuntos, em espécie de rodízio) do palhaço Piolin (Abelardo Pinto Piolin 1897/1973), que, em 1972, foram doados pelo próprio palhaço ao MASP, durante os festejos do cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972, quando o casal LIna Bo e Pietro Maria Bardi instalaram o Circo Piolin no Belvedere do MASP. Posteriormente, em 2015, o acervo foi transferido para o Centro de Memória do Circo - CMC, numa cerimônia em que participaram representantes da Secretaria Municipal de Cultura, museólogas, atores, cantores e, principalmente, palhaços.

A exposição será inaugurada dia 08 de agosto de 2022, na sala Mestre Maranhão, do Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido e é gratuita.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08/08 a 18/12 às 19h. Livre. Visitação: segunda a sexta das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (fechado às terças-feiras).

 

Daltônico

Exposição

A exposição é resultado experimental da Residência Artística do santista Kim Terra no espaço que está sob os cuidados do Coletivo Flanantes, fruto da parceria estabelecida através do Edital de Chamamento e Ocupação para Residências Artísticas nos apartamentos do Pólo Cultural Municipal da Vila Itororó. O daltonismo envolve a incapacidade ocular de distinguir entre tons de vermelho e verde, o que incide sob a percepção do artista sobre os materiais que manipula. Mas esta é apenas uma dimensão de seu trabalho…

| Centro Cultural Vila Itororó - Apartamento 4 Fundos. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. Até 12/09. Terça a domingo das 14h às 19h. Livre.

 

Formas de Estarmos Juntos

Intervenção artística visual

Intervenção artística site specific a partir da experiência e observação in loco do artista Vicente no espaço da Galeria Olido, identificando e criando formas e fluxos possíveis. A ação consiste em instaurar uma zona de observação, criando e instalando objetos originais para que os passantes possam apreciar, transformando e ressignificando o espaço.

Ficha técnica | Vicente Martos Moreira - Artista/Diretor.

| Centro Cultural Olido - Hall da Galeria. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01 a 24/09 às 10h. 720 minutos. Livre.

 

Sara Pacheco e Banda | Evento com a participação da oficina Afromix

Música

Sara Pacheco tem 23 anos e nasceu nem São Bento do Una - PE. Em seus 10 anos de carreira, já cantou e tocou em casas de Pernambuco e São Paulo. O estilo é a sofrência e hoje se apresenta com banda composta por:baixista, baterista, percussionista e guitarrista.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 03/09 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Casaco Vermelho

Circo

Obra que retoma a parceria entre os artistas que participaram da fundação da Cia Circo Delírio com o espetáculo Mafissimo Pan y Circo, que em 2004 fez turnê por 9 países da América do Sul. Também representa a superação de uma nova condição de vida porque Esteban Hetsch, em 2021, foi diagnosticado portador de uma doença autoimune, a Artrite Psoriásica, tendo passado por intensa recuperação física. No decorrer deste processo convidou Maria Luz, equilibrista e palhaça, e a artista circense Alicinha Medeiros para o desafio desta nova criação. No encontro com Brise, Bigosty retornou aos palcos trazendo um espetáculo divertido e inclusivo, adaptado às suas possibilidades atuais.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 03/09 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Maratona Eletrônica

Música

A Maratona Eletrônica vem em cena para promover o intercâmbio cultural entre as comunidades da periferia, por meio da música eletrônica. Difunde gêneros e subgêneros musicais, dança, comportamento e estilo. Incentiva a formação de novos artistas, sempre em conexão com artistas consagrados e possibilitando a troca de experiência entre a comunidade e outras regiões. Com Tatiana Carvalho, Vitor Lima e DJs Ramilson Maia e Kleber Barry.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 04/09 às 14h. 420 minutos. Livre.

 

Proseadeiras

Circo/Performance

E se o livro ganhasse vida e saísse pelas ruas contando suas histórias? Esta é a proposta do projeto Prosadeiras: levar as histórias e os livros onde as pessoas estão e, através da literatura, criar um momento lírico no meio da correria do dia a dia. Com figurinos da artista plástica Marina Reis, feitos com páginas de livros, duas contadoras de histórias passeiam pelas ruas, praças e escolas "vestidas de literatura" dos pés a cabeça, oferecendo breves histórias aos participantes.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 04/09 às 16h30. 60 minutos. Livre.

 

Pré-estreia do documentário Aquilo que Eu Nunca Perdi

Cinema | Direção de Marina Thomé

Documentário sobre Alzira Espíndola, cantora/compositora. Duração 50 minutos.

Nascida no interior do Mato Grosso do Sul, Alzira E começou a carreira musical com seus irmãos, Tetê e Geraldo Espíndola, até emigrar para São Paulo nos anos 80, onde construiu uma sólida carreira como compositora e intérprete com parceiros como Itamar Assumpção e Ney Matogrosso. Hoje, aos 65 anos, Alzira lidera uma banda de rock.

| Centro Cultural Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 04/09 às 16h30. 90 minutos. Livre.

 

Árvore dos Olhos - Poema Novo

Música

Apresentação que permite entrar em contato com a beleza da poesia, do repertório costurado de quadras e versos que procuram universalizar o regional. No Show Árvore dos Olhos busca-se a raiz, sua nutrição, seus caminhos poli forcados em troncos, ramos, folhas e as diferentes visões da sua expressão poética, rítmica e sonora.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 04/09 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Alzira E

Música

Alzira E tem mais de 160 músicas gravadas. As composições, em sua maioria, envolvem parceiros notáveis como Itamar Assumpção, Alice Ruiz, Iara Rennó, Lucina e Tiganá Santana, entre outros. Suas músicas foram gravadas por artistas como Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Fabiana Cozza, Maria Alcina, Simone e Duda Brack, entre outros, além de grupos como Trupe Chá de Boldo e Os Amanticidas. Em 2016, Alzira E e o músico- produtor Marcelo Dworecki criaram o projeto de uma banda, Corte, com sonoridade pesada e experimental. Alzira gravou 14 discos que registram sua presença na música brasileira contemporânea, mantendo posições marcantes de vanguarda e de inovação. Neste show, Alzira convida o músico e compositor Renato Gama.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 04/09 às 18h. 30 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Os Boêmios de Adoniran

Música

O musical Os Boêmios de Adoniran é um espetáculo que visa o resgate e a difusão da história do samba paulistano para o público em geral. Através das composições de Adoniran Barbosa e de uma história emocionante, jovens, adultos e idosos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade de São Paulo.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 04/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Leandro Fregonesi

Música

Leandro Fregonesi se apresenta na Sala Olido cantando sambas autorais e mostrando músicas que já foram gravadas por Maria Bethânia, Diogo Nogueira, Grupo Bom Gosto, Beth Carvalho, João Martins, Renata Jambeiro e outros.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 04/09 às 19h. Livre.

 

Forró da Olido - Trio Sabiá

Música

O Trio Sabiá já se apresentou nas melhores festas de forró do Brasil e traz suas canções dançantes para a Vitrine da Dança da Olido. É formado por João Oliveira de Almeida no sanfona e José Bezerra de Meneses e Geraldo Lucas da Silva nos vocais.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 05/09 às 16h. 240 minutos. Livre.

 

Fernanda Valencia e Natália Rodrigues

Música

A cantora gospel e também influencer digital Nathália Valencia apresenta, com sua banda, os lançamentos que tem apresentado nas plataformas de streaming digital.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 05/09 às 18h. 120 minutos. Livre.

 

O Rei da Cocada Preta

Música

O show é uma homenagem ao músico Itamar Assumpção. Foi gravado no Teatro Flávio Império pela banda Empenhados e será transmitido pelo facebook do CCP.

| Online pela página do Facebook do CCP. 06/09 às 20h. 120 minutos. Livre.

 

Mov_olA - Devolva 2 horas da Minha Vida

Dança

Contemplado pela 18ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o espetáculo está dividido em três atos com pausas para selfies. Um aplicativo foi especialmente criado para o espetáculo e também os óculos VR Google Cardboard aparecem para que o público possa interferir em algumas cenas. Com o artista Alex Soares.

| Centro Cultural Olido - Sala Paissandu. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06 a 08/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto retoma suas atividades presenciais com novas atrações, muitos jogos circenses, show de talentos e premiações.

| Centro de Memória do Circo. 08/08 às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Slam Perplexo

Literatura

No Slam Perplexo (em homenagem ao Calendário Perplexo do poeta José Paulo Paes), concorrem poemas recitados com até 15 segundos de duração, com cada poeta podendo se inscrever para a disputa trazendo consigo pelo menos três textos originais. O júri é formado pela própria plateia e convidados, dando notas de 0 a 10.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 08/09 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Jota.pê

Música

Jota.pê apresenta seu show autoral Garoa, mesmo título do EP lançado em fevereiro de 2021. Suas composições têm influências diversas da MPB, de Djavan a Caetano Veloso, passeando pelo manguebeat de Chico Science, entre outros.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 09/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Performance - 25 anos de Márcia Daylin

Dança/Performance

Apresentação dos 25 anos de carreira e história de Márcia Dailyn, primeira bailarina transexual do Theatro Municipal de São Paulo. No Centro de Referência da Dança, ela revisita o passado de um lugar ou uma memória viva e caminha pela construção do entendimento de sua própria existência, ocupando o espaço em arte.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 09 e 10/09 às 19h. 50 minutos. Livre.

 

Priscila Amorim

Música

A artista homenageia a cultura negra com canções que remetem às diversas histórias e traços culturais que chegavam nos litorais brasileiros através dos navios negreiros e através da dança, música e memórias compartilhadas.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 09/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

CORAL LGBT+

Música / performance

Grupo vocal performático formado por 50 pessoas da comunidade LGBTQIA+ desde 2017 na cidade de São Paulo, sob regência dos maestros Ettore Verissimo e Gabriel Fabbri. Com direção cênica de Péricles Martins e direção de movimento de Vanessa Rodrigues.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 09/09 às 20h. Livre.

 

 

Circuito Municipal de Cultura | Os caçadores de borbolivros

Teatro infantil

A Cia Navega Jangada de Teatro apresenta esta contação que apresenta, de forma lúdica e musical, oito títulos da literatura infantil Três caçadores viajam pelo mundo com a missão de resgatar livros que “voaram” de suas prateleiras por serem esquecidos pelos seus leitores, se tornando assim borbolivros. A proposta é que a criança resgate com uma rede o borbolivro que passará voando.

| Centro Cultural Penha - Hall da biblioteca ou Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 10/09 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Rádio Diáspora

Dança/Música

Concerto de música, dança e performance contemporânea com ênfase nos gêneros de free jazz, música eletrônica, experimentalismo sonoro e música exploratória, calcados no repertório da cultura afro-diaspórica. Com o artista Rômulo Alex Inácio.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 10/09 às 19h. 60 minutos.

 

Severina

Dança

O espetáculo mostra, pela linguagem do corpo, do movimento e da dança, sua interpretação artística sobre o icônico poema Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Fundamentada pela pesquisa híbrida entre as danças populares regionais pernambucanas em diálogo com a dança contemporânea, a dramaturgia mostra o percurso trilhado pelo retirante Severino através da dança e da performance.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 10 e 11/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Espetáculo Mariofagia

Música/Dança/Audiovisual

Vídeo Mappin no Palacete. Para celebrar os 100 anos da vila Itororó, o grupo Ateliê Digital Analógico apresentará um espetáculo visual que contará, de maneira lúdica, visual e sonora, um pouco desses 100 anos de história, patrimônio, convivência, comunidade e diversidade cultural da Vila Itororó. Com show de Eramir Neto, apresentação do Balé Jovem da Cidade com o espetáculo Mariofagia e outras atrações.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10/09 às 20h. 240 minutos. Livre.

 

Carol Nascimento e a Boca - Roda de samba só de mulheres

Música

Uma roda de samba na qual uma cantora e compositora interpreta músicas autorais e feitas em parceria. A banda que acompanha é a Boca de Axé, exaltando a memória ancestral do povo negro. Nesta Boca de Axé são entoados batuques, jongos, pagodes, mumunhas, catimbas e outras criações pretas.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 10/09 às 20h. 50 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Família Tríplice

Música

A Família Tríplice aposta na diversidade musical e informação para envolver o público. O grupo de rap baiano sempre agregou na sua música expressões populares da Bahia através da fusão de elementos da música negra popular como pagode baiano, música afro, reggae e a mistura com os elementos eletrônicos do rap.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 10/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

VR - Vivência Aberta em VR

Intervenção visual multimídia

Realizar uma vivência aberta em VR, dentro de uma galeria de artes desenvolvida para visualização nestas plataformas. A galeria apresentada é uma das criações desenvolvidas pelos membros do grupo K-list- doada ao projeto de extensão Zonas de Compensação, que foi utilizada em sua exposição e agora repaginada e com novas obras do artista Daniel Boanerges. Um mergulho em universos não reais com utilização de tecnologia de forma lúdica e aliada à arte.
Artistas | Daniel Rana Camarotto (Daniel Rana). Eduardo Ribeiro Gonçalves Affonso (Dhuba). Henrique Mendes Zadoroguoi (henrique.exe). Rodrigo Dorta Marques (Rodrigo Dorta). Rodrigo Rezende de Souza (RodrigoRez).

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 10 e 17/09 às 21h. 300 minutos. Livre.

 

Retirantes

Circo

Retirantes se passa num universo sertanejo e, através da brincadeira, da emoção e principalmente da memória, convida a pensar em todos somos retirantes.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 11/09 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

CCJ MÚSICA E ARTE FESTIVAL | Banda Paura

Música

Devido à pandemia, várias turnês internacionais foram adiadas, impedindo o grupo de promover o último álbum. A Banda Paura volta aos palcos com show com o melhor de seu hardcore.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 11/09 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Coleciono Retalhos de Memórias com Anna Cecília

Performance

Com sua estreia em maio de 2022 na Vila Itororó, a performance Coleciono Retalhos de Memórias, do projeto Ciclos e Fluxos, realizado pela artista Anna Cecília Junqueira, volta a acontecer uma vez por mês neste segundo semestre, dando continuidade à construção do grande manto coletivo a partir de retalhos trazidos pelos participantes, a fim de resgatar histórias e momentos vividos pelos moradores da região em relação ao espaço.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 11/09 às 15h. 120 minutos. Livre.

 

CCJ MÚSICA E ARTE FESTIVAL | Banda Metade de Mim

Música

O Metade de Mim lançou seus dois primeiros singles em 2019, e no ano seguinte entrou em estúdio para a gravação do primeiro EP. E em 2022 a banda lança seu segundo EP de punk rock. É formada por Renan Sales (vocal), Felipe Angelim (ex-Clearview, guitarra), Danilo Tanaka (bateria) e Giuliano Augusto (ex-Children of Gaia, baixo)

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 11/09 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Grajaú Rap City

Música

O Projeto Grajaú Rap City Tour é uma evolução da Batalha Grajaú Rap City, que desde 2017 ocupa o calçadão do Centro Cultural Grajaú envolvendo coletivos e artistas de batalha da região sul, sendo um amplo canal de difusão da cultura hip hop. O projeto inédito vem da vontade de seus integrantes de abranger mais regiões da cidade, incluindo artistas locais de cada território onde os equipamentos culturais contratantes estão inseridos, de maneira que diversifique e amplie ainda mais o raio de ação do evento. A turnê proposta tem o intuito de articular batalhas não só na zona sul, como também nas zonas leste, oeste, norte e centro, incluindo Centro de Culturas Negras, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural Tendal da Lapa, Centro Cultural da Juventude, contando com uma grande final no Centro Cultural Olido. O evento será um confronto das batalhas já pertencentes aos territórios contra os MCS da tradicional Batalha Grajaú Rap City, dando oportunidade para novos artistas se apresentarem, levando nomes renomados da cena, a fim de valorizar ainda mais o evento e trazer mais público para as edições, envolvendo uma maior quantidade de artistas e fortalecendo a interligação entre os equipamentos.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Área do circo. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 11/09 às 16h. 240 minutos. Livre.

 

CCJ MÚSICA E ARTE FESTIVA | Banda Sugar Kane

Música

Sete anos após o último disco Ignorância Pluralística, os curitibanos do Sugar Kane, banda fundada em 1997, apresentam 10 faixas inéditas. O quarteto lançou no dia 30 de julho o álbum Novidade Média, no qual aborda o momento pandêmico em que vivemos.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 11/09 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

CCJ MÚSICA E ARTE FESTIVAL | Banda John Wayne

Música

John Wayne é um grupo brasileiro de metal fundado em 2009 na cidade de São Paulo e é composto atualmente por Fábio Figueiredo nos vocais, Júnior Lima e Rogério Torres nas guitarras, Denis Dallago no baixo e Edu Garcia na bateria, que, por sinal, já foi do Sepultura.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 11/09 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Biro do Cavaco

Música

Em 1989, depois de muitas caminhadas como músico de palco, de estúdio e também de ter tido grande sucesso como empresário com seu Biru's Bar, Biro do Cavaco se lança no mercado fonográfico com seu primeiro LP, Trocando Olhares, uma homenagem ao amigo músico e compositor Tatá, o autor do sucesso Jéssica.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 11/09 às 17h. 180 minutos. Livre.

 

CCJ MÚSICA E ARTE FESTIVAL | Banda Norte Cardtel

Música

A banda de Hardcore do Rio de Janeiro fará uma série de shows pela América do Sul no fim de agosto e começo de setembro. Passará por Chile, Argentina e Uruguai. O novo álbum de estúdio, De Volta ao Jogo, tem na produção a participação de Fernando Badauí, do CPM22. Vem ao CJJ trazer seu hardcore com atitude e pegada ao estilo rock carioca.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 11/09 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Tropical Roots: Ducasco

Música

Formada no carnaval de 2001, a banda Ducasco nasceu como uma jam session de amigos da cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo. Após os singles Despedida e Quem Vai Querer conquistar o Circuito Reggae em 2005, a banda lançou seu primeiro álbum Nova Nau (2005) pelo selo K-Roots e o EP independente Basta Semear (2007), que juntos levaram a banda a ser conhecida nacionalmente.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 11/09 às 18h. 90 minutos. Livre.

 

CCJ MÚSICA E ARTE FESTIVAL | Banda Bullet Bane

Música

O novo projeto da banda Bullet Bane, BLLT, traz oito faixas que reforçam a capacidade de aliar composição, gravação, mixagem e masterização. A banda apresenta vasta produção original, entre álbuns, single, EPs e splits. Já realizaram performances por todos os estados brasileiros, além de uma apresentação no Rock in Rio.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 11/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Adriano Martins

Música

Show Ninguém é Dono de Ninguém do cantor sertanejo Adriano Martins com canções exclusivas e novos arranjos para os grandes sucessos da música sertaneja de todos os tempos.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 11/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

CCJ MÚSICA E ARTE FESTIVAL | Banda BAYSIDE KING’S

Música

Bayside Kings, por meio do seu hardcore moderno e ríspido, apresenta letras em português que contestam questões atuais da sociedade brasileira, com fúria e provocação..

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 11/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Tropical Roots: Nazireu Rupestre

Música

Formada na regia?o leste de São Paulo, conhecida como os Rastapunk’s, a banda apresenta músicas autorais que se banham de reggae roots, punk rock e brasilidades. São quatro álbuns lançados, além do projeto Tosh Attack (2016), um tributo a Peter Tosh.No comec?o eram viola?o e tambores. Hoje, guitarras distorcidas, baixo e bateria que se fundem a?s harmonias de teclados e mensagens marcantes de paz.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 11/09 às 20h. 90 minutos. Livre.

 

Baile do Batuca

Música

Baile do Batuca é a união das cultura samba rock e hip hop, unindo o acústico com músicas eletrônicas, mistura de culturas afrodescendentes ancestrais e futurísticas. Na apresentação, dança, projeção artística e inclusão social. Com o músico Gerson (Batuca).

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 12/09 às 18h. 180 minutos. +16 Anos.

 

As aventuras atrapalhadas de gibiló e graveto

Circo

Abandonado por seus companheiros de picadeiro, Gibiló, O Rei do Poropopó, procura um novo parceiro para retornar aos tempos de sucesso do Circo Pirilampo, do qual foi dono e estrela principal. Assim encontra Graveto, palhaço fanfarrão que, para ganhar o emprego no circo, deverá passar por vários testes.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 14/09 às 9h30. 60 minutos. Livre.

 

A Princesa e a Costureira

Contação de histórias/ infantil

Cíntia é uma princesa prometida em casamento desde a sua infância e, através de um encantamento de sua fada madrinha, descobre que o verdadeiro amor vai além das convenções sociais. A drag Queen Helena Black, uma caixeira viajante, percorre o mundo colhendo histórias e tira as memórias de onde passou de sua mala. A história é contada utilizando mala, bonecas e objetos que se transformam no decorrer da narrativa.

Apresentação com tradução de Libras.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 14/09 às 11h. 50 minutos. Livre.

 

Espetáculo Rapunzel

Teatro

O espetáculo Rapunzel, inspirado no clássico dos irmãos Grimm, é dirigido não só ao público infantil, como a todo espectador que aprecia uma história bem contada. Adaptado e dirigido por Marcelo Monthesi, propõe mudanças de espaço e tempo, mas que proporciona o jogo lúdico com o espectador sem a necessidade de ilustrar um local.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 14/09 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Cocô de Passarinho

Teatro infanto-juvenil

Premiado pelo APCA como melhor espetáculo de animação/boneco, o espetáculo conta a história dos poucos moradores de uma nova vila, que se encontram todos os dias na praça, mas que não tem muito que falar. Suas vidas monótonas e sem perspectivas são transformadas por um problema que enfrentam todos os dias: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 14/09 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Tribo Guaru

Música

A Banda Tribo Guaru foi contemplada no Edital de Fomento à Cultura Linguagem Reggae. Conscientização, igualdade, amor e paz são mensagens transmitidas nas letras da banda guarulhense Tribo Guaru. Formada em 2014, lançou seu primeiro álbum Eterno Aprendiz em 2019 em parceria com o produtor musical e arranjador Luizinho Nascimento.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 14/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Grajaú Rap City

Hip hop batalha de rap

Em meados de 2017, Ladakipnis (Clube do Berro), Gah MC (Canella Fina) e JPA Epycentro embarcaram em um projeto para o desenvolvimento de artistas locais. Assim nasceu a Batalha Grajaú Rap City, que acontece duas vezes ao mês, sendo uma no Centro Cultural Grajaú. A festa reúne milhares de pessoas de todas as cidades, idades e gêneros. Se tornou uma das maiores batalhas de MC’s do Brasil reunindo mais de 8 mil pessoas em cada evento, proporcionando shows gratuitos de grandes nomes do rap nacional, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 15/09 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Dramaturgia Projetada - Escritas de [nois]

Teatro

A dramaturgia negra e marginalizada como lugar de potência e enaltecimento de vozes e estéticas afro-orientadas e também daquelas silenciadas por meio de processos de subtração de seus conhecimentos, saberes e subjetividades. Nesse projeto, a intenção é construir um local de troca sobre as diversas formas de escrever a cena, fomentando o aprendizado e debate, a fim de enaltecer esses saberes ancestrais nas escritas.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 15 e 29/09 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Contos Africanos

Literatura

Contos Africanos é uma apresentação de narrações de histórias criada a partir de contos que falam sobre a liberdade. Um deles é originário da Tanzânia, A Encantadora Canção do Pássaro Mágico, e o outro Elefante Antes, Elefante Outra Vez, da região de Chade, ecoada da voz do povo de Saras. As histórias são contadas de maneira dinâmica, interativa e entremeadas de trilhas e paisagens sonoras.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 16/09 às 10h. 60 minutos. Livre.

 

T.F Cia de Dança – Carne Urbana

Dança/Teatro

A instalação coreográfica busca refletir sobre a fisicalidade dos corpos urbanos e as transformações do corpo, revelando percepções ora silenciadas internamente, ora escancaradas no bando, e que emanam nesta exposição de carnes.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 16/09 às 19h. 60 minutos. +14 anos.

 

Charles JapoNego

Música

O cantor Charles Japonêgo se apresenta em formato trio acústico (voz e violão / baixo e percussão) trazendo o lançamento de seu EP Um lugar do Nosso Jeito, com versões das músicas de grandes artistas brasileiros como Tim Maia, Racionais MC’s e Belchior.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 16/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

O Vazio dos Teus Olhos - Marta Baião

Performance

O Vazio dos teus Olhos, texto de Marta Baião publicada no livro de dramaturgia do Satyros, aborda as relações de gênero de ordem patriarcal como relações de poder que acontecem no dia a dia, disfarçados de amor/paixão.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 16 e 17/09 às 19h. 40 minutos. Livre.

 

Rafael Duaity

Música

Rafael Duaity e banda interpretam músicas Cazuza, uma mistura de poesia e rock´n´roll.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 16/09 às 21h. 50 minutos. Livre.

 

Batucando pelo Bairro

Bateria com Crianças

Entra na “avenida” crianças com aparelhos de percussão, tamborim, prato, repique, chocalho, caixa de guerra, cuíca, agogô, reco-reco, pandeiro e triângulo.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 17/09 às 14h. 90 minutos. Livre.

 

Mês do Hip Hop | JB1 + 1 Rapcomunidade

Música

Ficha técnica | Josinaldo Brito de Souza - MC.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 17/09 às 15h30. 30 minutos. Livre.

 

Mês do Hip Hop | Rapper Jota

Música

Ficha técnica | Junio Cesar Frederico - MC.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 17/09 às 16h. 30 minutos. Livre.

 

Karina Buhr na FLIPENHA - Festa Literária da Penha

Literatura / Música

Organizada desde 2018 no bairro da Penha, a Flipenha é uma Festa Literária que promove a formação de leitores, encontro de diferentes gerações, grupos e intercâmbio entre diversas linguagens com foco na promoção do Livro, Leitura e Literatura. Mesmo no período de pandemia, a festa continuou a ser realizada no formato online. Em 2022 chega à 5ª edição como uma das festas literárias referência na Zona Leste.

O show de fechamento será realizado pela cantora e escritora Karina Buhr. Ela nasceu em 1974 em Salvador e aos oito anos mudou-se para Recife, onde iniciou sua carreira como cantora e compositora. Em 2000 entrou para a companhia Teatro Oficina, participando das montagens de As Bacantes e Os Sertões. Lançou os discos Eu Menti pra Você (2010), Longe de Onde (2011), Selvática (2015) e Desmanche (2019). Além de MAINÁ, é autora do livro de poemas Desperdiçando Rima (Rocco, 2015).

| Centro Cultural Penha - Largo do Rosário. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 17/09 às 16h30. 60 minutos. Livre.

 

Mês do Hip Hop | Origens

Música

Ficha técnica | Edson Claudino de Souza: Vocalista. Pretta Flor: Cantora, Backing Vocal e Compositora.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 17/09 às 16h40. 30 minutos. Livre.

 

Mês do Hip Hop | Jam Aricanduva

Batalha / Breaking

Ficha técnica | Mestre de cerimônia e DJ Everton de Jesus Costa Rosa.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 17/09 às 17h20. 30 minutos. Livre.

 

Nanny Soul

Música

Neste show intimista, uma cronologia da vida da artista contada através de diferentes ritmos, pontuando seus gostos e percepções, ligando memórias com sensações.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Geração Drag

Humor

Última apresentação do projeto do Cria do CCD. Show que une artistas drags de diferentes épocas, umas com uma carreira longínqua e outras iniciantes. Mostrando que a história que foi construída continua viva e pode andar de mãos dadas com o presente. Nesta edição, drag queens que têm performances de humor em formato stand up comedy.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 17/09 às 20h. 45 minutos. +14 anos.

 

Ana Lessa Show Mourão - Quarteto

Música

Em um grande enredo, o espetáculo conduz o público de uma música a outra por recortes de textos e poemas, construindo um discurso. Dos versos e melodias de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Roque Ferreira e outros compositores do passado e do presente, surge um caminho entre um Brasil sentido pelas gerações anteriores e um Brasil visto pelos olhos do agora. Esse novo olhar emerge de nomes como Douglas Germano e Larissa Finocchiaro.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 18/09 às 11h. 60 minutos. Livre.

 

Grajaú Rap City Tour

Literatura

O Projeto Grajaú Rap City Tour é uma evolução da Batalha Grajaú Rap City, que desde 2017 ocupa o calçadão do Centro Cultural Grajaú envolvendo coletivos e artistas de batalha da região sul, sendo um amplo canal de difusão da cultura hip hop. O projeto inédito vem da vontade de seus integrantes de abranger mais regiões da cidade, incluindo artistas locais de cada território onde os equipamentos culturais contratantes estão inseridos, de maneira que diversifique e amplie ainda mais o raio de ação do evento. A turnê proposta tem o intuito de articular batalhas não só na zona sul, como também nas zonas leste, oeste, norte e centro, incluindo Centro de Culturas Negras, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural Tendal da Lapa, Centro Cultural da Juventude, contando com uma grande final no Centro Cultural Olido. O evento será um confronto das batalhas já pertencentes aos territórios contra os MCS da tradicional Batalha Grajaú Rap City, dando oportunidade para novos artistas se apresentarem, levando nomes renomados da cena, a fim de valorizar ainda mais o evento e trazer mais público para as edições, envolvendo uma maior quantidade de artistas e fortalecendo a interligação entre os equipamentos.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 18/09 às 16h. 240 minutos. Livre.

 

Mês do Hip Hop | Meu Nome é Ivy

Música

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 18/09 às 16h. 30 minutos. Livre.

 

Proseadeiras

Circo/Performance

E se o livro ganhasse vida e saísse pelas ruas contando suas histórias? Esta é a proposta do projeto Prosadeiras: levar as histórias e os livros onde as pessoas estão e, através da literatura, criar um momento lírico no meio da correria do dia a dia. Com figurinos da artista plástica Marina Reis, feitos com páginas de livros, duas contadoras de histórias passeiam pelas ruas, praças e escolas "vestidas de literatura" dos pés a cabeça, oferecendo breves histórias aos participantes.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 18/09 às 16h30. 60 minutos. Livre.

 

Eternos Suspeitos Convida

Show

Ericsson Carlos (B.Boy Banks) e Lindemberg Alves (MC Cérebro IDP), poetas e compositores, são idealizadores do projeto Pointer’s Slam, com intervenções poéticas e atuação em shows, como de Emicida, Thaíde, Z’africa Brasil e SP Funk.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 18/09 às 17h. 90 minutos. Livre.

 

Trio Calesita

Dança

Com formação instrumental de acordeom, violino e violão, o Trio Calesita aposta em tangos e, entre as músicas, versões instrumentais de tangos clássicos e populares da Argentina e Uruguai, como La Cumparsita, Caminito e Por una Cabeza, bem como interpretações de obras de Astor Piazzolla em arranjos adaptados à formação.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 18/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Batalha da Juventude

Intervenção artística

A Batalha da Juventude ZN é um evento jovem na cena, mas bastante determinado na busca da desmarginalização do rap, do MC e da cultura hip hop em geral, mas sobretudo na tentativa de abrir espaço para o encontro da arte e expressão com o jovem periférico. É um projeto semanal, nascido no CCJ e que acontece toda segunda-feira.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 19/09 às 17h. 240 minutos. Livre.

 

Grajaú Rap City Tour

Música

O Projeto Grajaú Rap City Tour é uma evolução da Batalha Grajaú Rap City, que desde 2017 ocupa o calçadão do Centro Cultural Grajaú envolvendo coletivos e artistas de batalha da região sul, sendo um amplo canal de difusão da cultura hip hop. O projeto inédito vem da vontade de seus integrantes de abranger mais regiões da cidade, incluindo artistas locais de cada território onde os equipamentos culturais contratantes estão inseridos, de maneira que diversifique e amplie ainda mais o raio de ação do evento. A turnê proposta tem o intuito de articular batalhas não só na zona sul, como também nas zonas leste, oeste, norte e centro, incluindo Centro de Culturas Negras, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural Tendal da Lapa, Centro Cultural da Juventude, contando com uma grande final no Centro Cultural Olido. O evento será um confronto das batalhas já pertencentes aos territórios contra os MCS da tradicional Batalha Grajaú Rap City, dando oportunidade para novos artistas se apresentarem, levando nomes renomados da cena, a fim de valorizar ainda mais o evento e trazer mais público para as edições, envolvendo uma maior quantidade de artistas e fortalecendo a interligação entre os equipamentos.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 19/09 às 17h. 240 minutos. Livre.

 

Setembro Amarelo

Teatro infantil

Nando anda desanimado com a vida. Tudo parece estar errado, fora de sintonia, além de não gostar do seu emprego, a vida pessoal também não anda nada bem. O rapaz entra em uma tristeza profunda e agora tem que lidar com seus monstros internos. Procura um grupo de autoajuda onde pode expor seus problemas e sua melancolia. Lá conhece Ansiedade, Estresse e Tristeza, sentimentos que faziam parte dele. Com a ajuda de seus novos amigos, e falando bastante sobre o tema "depressão", Nando tem a missão de transformar o Estresse em Paz, Ansiedade em Harmonia, e a Tristeza em Alegria.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 20 e 21/09, às 9h30 e 14h30. 120 minutos. Livre.

 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças | Cabaré de Gala

O Cabaré de Gala é um grande encontro de mulheres que exercem o ofício de palhaça, mulheres que contribuem com a história da palhaçaria feminina no Brasil e no mundo. Apresentam seus números, compartilhando muito riso e reflexão sobre a comicidade feminina.

| Centro de Memória do Circo. 20/09 às 15h. 60 minutos.

 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças | Mesa Palhaçaria Feminina

Em sua 8a edição, o EIMPA - Encontro Internacional de Mulheres Palhaças e o Centro de Memória do Circo, abrem a programação 2022 com o lançamento do livro: Somos Palhaças de Michelle Silveira - Palhaça Barrica, seguida da Mesa Palhaçaria Feminina.

| Centro de Memória do Circo. 20/09 às 15h. 120 minutos.

 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças | Gran cortejo

O cortejo no EIMPA cumpre a tradição dos festivais e encontros de Palhaços e Palhaças de sair na rua para palhacear, tomando o espaço público como picadeiro e se relacionado com a cidade de maneira intensa, criativa e crítica! O Encontro das Palhaças na rua em Cortejo é para nós uma intervenção/ocupação, levamos em conta a realidade social e o nosso desejo artístico, compondo uma caminhada potente!

| Centro de Memória do Circo. 21/09 às 15h. 60 minutos.

 

Era uma Vez um Tirano

Teatro infanto-juvenil

A peça conta a história de três crianças que, criativamente, conseguem unir o povo e acabar com a tirania de sua cidade. Utilizando da imaginação da plateia e do jogo proposto pelos atores, os personagens vão sendo criados em cena com a trilha sonora ao vivo do compositor Alexandre Mello e a iluminação de Felipe Tchaça.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 21/09 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças | Filme: Guarany - Histórias do Circo dos Pretos

O documentário resgata a história do Circo Teatro Guarany, fundado pouco após a abolição por João Alves da Silva, homem negro filho de mãe escravizada. No picadeiro do pai, Maria Eliza interpretava o Palhaço Xamego, personagem que a acompanhou até a velhice. A artista, que já fazia seu clown nos anos 1940, foi uma pioneira na palhaçaria feminina no Brasil, explica a neta Mariana Gabriel, diretora desta série.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 22/09 às 14h. 90 minutos. Livre.

 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças | Mesa de Comicidade Pegra

A mesa de debate realizada após a exibição do filme: Guarany - Histórias do Circo dos Pretos Família Xamego, propõe uma discussão sobre a comicidade negra e suas vertentes no Brasil.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 22/09 às 15h30. 90 minutos. Livre.

 

Plano Sequência / Caixa Preta - TAKE 3

Com Jorge Garcia Cia de Dança

Dança

Plano sequência / Caixa Preta tem como narrativa o desenrolar de uma festa sem fim, um desencadear de situações onde o looping de acontecimentos visuais e ficcionais se entrelaçam e são construídas relações de fricção entre os intérpretes / personagens deste acontecimento, inspirados em festas que duram dias, com corpo e mente entorpecidos a partir de um determinado ritual.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 22, 23, 24, 25, 29 e 30/09 . Quinta, sexta e sábado, às 19h, e domingo, às 18h. 60 minutos. +16 anos.

 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças | Espetáculo: Vermelho, Branco e Preto

O espetáculo solo de Cibele Mateus, parte da figura cômica afrodiaspórica “Mateus” da brincadeira do Cavalo Marinho pernambucano em confluência com as narrativas do Nego Fugido - Aparição de Acupe/BA e a narrativa de Macurá Dilê - "O Tempo que teve início, mas não tem fim". A intérprete tece de forma (po)ética, narrativas caboclas (Vermelho); o sistema colonial (Branco); a máscara preta (negrume) como afirmação de identidade, ancestralidades e espiritualidades (Preto), trazendo o riso como resistência e denúncia.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 22/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Vermelho, Branco e Preto

Circo

Espetáculo solo de Cibele Mateus, que é parte da figura cômica afrodiaspórica Mateus, da brincadeira do Cavalo Marinho pernambucano, em confluência com as narrativas do Nego Fugido (aparição de Acupe/BA) e a narrativa de Macurá Dilê (“o tempo que teve início, mas não tem fim"). Aqui,a intérprete tece, de forma (po)ética, narrativas caboclas.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 22/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças | Palco de rua

Circo

O Palco de Rua surge com o desejo de trazer para o Encontro a pesquisa de mulheres que trabalham com a palhaçaria e o circo em espaços não convencionais. Fomentando assim a valorização da arte de rua realizada por mulheres palhaças.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 23/09 às 15h. 60 minutos.

 

Mês do Hip Hop 2022 | Espetáculo de Lay

Música

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 23/09 às 16h40. 30 minutos. Livre.

 

Banda Livro dos Dias

Música

Da paixão pela música, pelo rock e pela irreverência de Renato Russo nasceu a banda Livro dos Dias. Em 2013, Rubens Lira iniciou a formação deste tributo à Legião Urbana e convidou amigos para se aventurarem no passado e reviverem a memória dos seus maiores ídolos. Um projeto que mistura toda a irreverência e identidade da Legião com a musicalidade e teatralidade atual, em formato interativo.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 30/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Lorenza Pozza

Música

Para o show no Vila Itororó, Lorenza se apresenta acompanhada do violonista Iury Cardoso e apresenta repertório que mescla as suas releituras de maior sucesso junto às canções autorais lançadas no álbum Para se Lembrar de Acreditar (2022).

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 23/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças | Cabaré da Rede de Palhaças

Circo

Esse Cabaré é uma ação da rede Nacional de palhaçaria feminina, organização que conecta palhaças do Brasil todo a fim de promover empatia, geração de renda e trocas artísticas. O EIMPA abre espaço para a rede se encontrar e neste ano será com todas em cena, trazendo suas narrativas e sua comicidade. Viva as palhaças do Brasil!

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 23/09 às 20h. 60 minutos.

 

Bando de Seu Pereira

Música

No show Forró Pé na Terra, o Bando de Seu Pereira traz no seu canto o amor pelo chão. Do verde das matas, dos rios e do povo, tudo através do forró. Com clássicos dos mestres Gonzaga, Dominguinhos, Gil e Pereira, bons de ouvir e dançar.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 23/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Festival Internacional Paideia de Teatro | Naifs

Teatro infanto-juvenil

A marionetista e multiartista Daiane Baumgartner e o compositor e multi artista João Sobral unem suas experiências na Performance Naïfs. Os artistas tramam o cotidiano de uma senhora (boneco - híbrido) e um músico inventor que toca com sua vassoura, construindo um ambiente poético e lúdico. Através da mistura de música, bonecos e dança, entram em cena as alegrias e dores, os anseios e vazios contidos na memória e nas histórias experimentadas pelos dois personagens nos propondo um convite a valorização do nosso dia a dia.

Com Daiane Baumgartner e o músico João Sobral.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 24/09 às 10h. 40 minutos. Livre.

 

Festival Internacional Paideia de Teatro | Capuchinho

Teatro para bebês

Mamãe, avó, floresta, bolo. A palavra dita, narrada a partir de um livro que se abre, sugere o poder transformador do cenário em imaginário. Cuidado, lobo, perigoso. A narradora-mãe adverte o desconhecido. E a Capuchinho-bailarina, em seu singular percurso, dança ao luar com o lobo mentiroso, na floresta que também é a casa da avó de boca tão grande que afinal era o lobo, que não era assim tão mau mas que tinha fome. O caçador ouve o grito e não mata, mas salva. A moral é apaziguadora. Com direção de Paulo Alexandre Cosme Lage e elenco com Cheila Alexandra Cunha de Lima, Duarte Oliveira Martins de Pinho e Melo e Sofia Loureiro Mascarenhas Ferreira.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 24/09 às 11h. 22 minutos. Livre.

 

Grajaú Rap City

Música

O Projeto Grajaú Rap City Tour é uma evolução da Batalha Grajaú Rap City, que desde 2017 ocupa o calçadão do Centro Cultural Grajaú envolvendo coletivos e artistas de batalha da região sul, sendo um amplo canal de difusão da cultura hip hop. O projeto inédito vem da vontade de seus integrantes de abranger mais regiões da cidade, incluindo artistas locais de cada território onde os equipamentos culturais contratantes estão inseridos, de maneira que diversifique e amplie ainda mais o raio de ação do evento. A turnê proposta tem o intuito de articular batalhas não só na zona sul, como também nas zonas leste, oeste, norte e centro, incluindo Centro de Culturas Negras, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural Tendal da Lapa, Centro Cultural da Juventude, contando com uma grande final no Centro Cultural Olido. O evento será um confronto das batalhas já pertencentes aos territórios contra os MCS da tradicional Batalha Grajaú Rap City, dando oportunidade para novos artistas se apresentarem, levando nomes renomados da cena, a fim de valorizar ainda mais o evento e trazer mais público para as edições, envolvendo uma maior quantidade de artistas e fortalecendo a interligação entre os equipamentos.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 24/09 às 15h. 240 minutos. Livre.

 

Circle – Agência de Circo

Circo

A Circle: Agência de Circo surgiu em 2007, trazendo a comunicação e o design de Daniele Ribeiro e o conhecimento circense de Wellington Ramos. Aqui, circo através de diferentes artistas circenses. A Circle trabalha exclusivamente com pernas de pau, malabaristas, palhaços, pirofagistas, artistas aéreos (tecido, lira, trapézio, faixas), contorcionistas, acrobatas e mágicos, entre outros.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 24/09 das 15h às 16h e das 17h às 18h. 120 minutos. Livre.

 

Jazz Café

Música

O duo interpreta clássicos do jazz, blues, bossa nova e pop com canções de Cole Porter, Gershwin, Coltrane, Tom Jobim, Pixinguinha, Stevie Wonder e Beatles, com roupagem moderna e sofisticada. A apresentação acontece com a presença de baristas, que servem ao público diversos tipos de cafés, em experiência musical e gastronômica.

| Centro Cultural Penha - Fundos do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 24/09 às 16h. 120 minutos. Livre.

 

Wakandaê

Música

Mesclando samba, pagode e MPB, a banda Wakandaê foi formada em 2020 e apresenta suas músicas marcadas por mensagens de alegria e paz.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 24/09 às 17h. 90 minutos. Livre.

 

Grupo É Mania

Música

Formado no bairro da Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, o grupo Perfeisamba mescla samba raiz, romântico, swing, MPB e partido alto, com influências musicais de artistas como Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Exaltasamba e Djavan, Jorge Vercilo, entre outros.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 24/09 às 18h. 240 minutos. Livre.

 

Forró Capim Guiné

Música

A banda Forró Capim Guiné mostra o melhor do forró tradicional do Nordeste, com músicas autorais e outras populares de outros artistas. Tudo para comemorar o Mês do Forró.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 24/09 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Marquinhos Sensação

Música

O artista assumiu carreira solo há 15 anos, mas ainda toca com os amigos. São 35 anos de carreira com o Sensação, 18 CDs com o grupo e mais de 300 músicas gravadas. Neste show, os grandes sucessos da carreira do pagodeiro.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 24/09 às 19h. 90 minutos. Livre.

 

Zeferina

Música

Zeferina lançou o livro Rio Vermelho no começo de 2022 e transformou as palavras em ação. Nesta intervenção, ela canta as poesias escritas no livro. Uma contação de histórias musicada na qual a artista vem acompanhada de dois músicos.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 24/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Grupo Vocal P7

Música

A Perseptom Banda Vocal é um grupo musical que adota um estilo ecológico, educativo e sustentável de tocar, não usando nenhum instrumento musical para criar seus sons.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 24/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Na vala e no vão

Artes visuais

Na Vala e no Vão é uma instalação visual criada pela artista multimídia Tankian, e propõe aos visitantes uma observação direta com eixos que perpassam território, disputa, acessos, violações e demarcação, entre outros.

| Centro Cultural Vila Itororó - Sala Café. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 25/09 às 10h. 6 horas. Livre.

 

Intervenção Artística Estação África no CCJ

Música

Evento voltado à comunidade africana, com DJs tocando músicas do continente e com apresentação de um cantor africano, além de barracas com comidas e doces tradicionais. Quem se apresenta é o cantor ON Oliver.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 25/09 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Grazzi Brasil

Música

Criada em terreiros de matriz africana, a artista Grazzi Brasil apresenta o espetáculo. É na Gira, com cantigas que tratam de fé, amor e caridade.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 25/09 às 18h30. 60 minutos. Livre.

 

Dario França Palhaço Fonso

Circo

Um carrinho cênico, com temática circense, se mistura ao cenário urbano em meio a outros carrinhos de comércio ambulante, porém o produto é a arte circense, com uma chamada clássica do circo tradicional usando números de mágica, ventriloquia e malabarismo. Assim, o palhaço ganha as ruas fazendo do céu sua lona e da praça seu picadeiro.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 27/09 às 9h e 14h. 90 minutos. Livre.

 

Pimenta de Buteco | Evento com a participação da oficina de Samba Rock

Música

Pimenta de Boteco é um grupo de samba de raiz e samba rock da região do Ipiranga, formado por Nahuel Caran (violão e voz), Ricardo Cabeça (cavaco e voz), Daniel Lacerda (percussão e voz), Adel (surdo) e Didi (voz) . O grupo foi criado em 2017 em um encontro de amigos e músicos de várias vertentes musicais (que vai do rock ao forró).

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 27/09 às 18h30. 60 minutos. Livre.

 

Prosarias e Cacarecos

Circo

Mata Sete é um costureiro que, após matar sete moscas que o importunavam, resolve escrever numa tabuleta: ”Mata sete de uma vez” e a coloca na frente do seu estabelecimento. Sem saber que se tratavam de moscas, sua fama de valente se espalha pelo reino e o rei fica sabendo dessa sua “valentia”. Aí começa a história…

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 28/09 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Encontro da literatura marginal com Varneci

Literatura

Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba, o poeta e cordelista Varneci Nascimento escreve cordéis, poesia brasileira popularmente conhecida na região nordestina do país..No CCJ, o artista discorre sobre suas obras com citações de poesia.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 28/09 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Encontro da literatura marginal com Ferréz

Literatura

Ferrez é romancista, contista, poeta e empreendedor. É considerado fundador da nova literatura marginal por ser desenvolvida nas periferias das grandes cidades e tratar de temas relacionados a este universo. Já publicou diversos livros, entre eles Fortaleza da Desilusão (1997), Capão Pecado (2000), Amanhecer Esmeralda (2005), Ninguém é Inocente em São Paulo (2006). Deus foi Almoçar (2012) e Os Ricos Também Morrem (2015). É fundador do 1DaSul, grupo interessado em promover eventos e ações culturais na região do Capão Redondo, ligado ao movimento hip hop. Fundou a Ong Interferência que trabalha com crianças da Zona Sul e o Selo Povo, editora que já lançou 7 livros.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 28/09 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Samba Chic

Música

O projeto dá novas perspectivas aos sambas tradicionais já consagrados pelo grande público e também dá voz aos novos compositores. Com sambas tradicionais de Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Cartola, Assis Valente, Orlando Silva, Herivelto Martins, Dalva de Oliveira, Heitor dos Prazeres, Zé Kétti, Riachão, Luiz Gonzaga, Luiz Caldas, Aracy de Almeida, Irmãs Batista, Maysa, Dolores Duran, Isaurinha Garcia, Paulo César Pinheiro, João Bosco e a nova geração de compositores.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 28/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto retoma suas atividades presenciais com novas atrações, muitos jogos circenses, show de talentos e premiações.

| Centro de Referência da Dança - Sala Mestre Maranhão. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 29/09 às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Egresso: o Corpo em Função da Solidão - Solo de Pedro Scalice

Dança

Esse solo completa a trilogia Excesso: o Corpo em Função da Dor (2019) e Regresso: o Corpo em Função do Medo (2019). Nesta última interpretação do tema, o performer busca emanar fisicamente o que a solidão pode causar nele, mas também o que a solidão causa em um corpo coletivo.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 30/09 e 01/10 às 19h. 40 minutos. +12 anos.

 

Baile Black - Red7

Música

Projeto periódico que será realizado toda última sexta-feira de cada mês no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Propõe o resgate de culturas locais, prevenção à criminalidade urbana, valorização dos espaços públicos e inserção de vertentes culturais como hip hop e black music. além do resgate da cultura afro-brasileira.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro do CFCCT. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 30/09 às 19h. 60 minutos. +16 anos.

 

Olhos D’Água” Paloma Alecrim | Projeto CRIAtividades

Teatro/Performance

A partir do original de Conceição Evaristo, Olhos D’água, nasce o solo Mãe, Qual é a Cor Tão Úmida dos seus Olhos?, escrito e encenado pela artista Paloma Alecrim. A obra se assenta no tempo-espaço como um ritual cênico feminino em sua condição de resistência e reverência ancestrais. Em cena, elas são muitas mulheres tecendo recordações enquanto tentam lembrar a cor dos olhos de suas mães.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 30/09 e 01/10 às 20h. 40 minutos. 12 anos.

 

Cinekombi

Audiovisual

A proposta do Cinema Itinerante do Bando é se utilizar da potência da comunicação audiovisual como ferramenta de sensibilização para as questões ambientais e sociais.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 30/09 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

No dia 10/12/2012 nasceu a exposição Hoje Tem Espetáculo, a primeira exposição com caráter permanente do CMC. O projeto expositivo, gráfico e cenográfico é de Carla Caffé - que foi também selecionado para participar da 10ª Bienal Brasileira do Design Gráfico.

Dentro da exposição há também um espaço de convivência, que recebeu o nome de Café dos Artistas, onde acontecem a maior parte dos eventos públicos. O espaço tornou-se ponto de encontro da classe circense, substituindo lugares que antes sediaram a reunião dos artistas. Hoje tem Espetáculo apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais, maquetes, distribuídas em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias, e Café dos Artistas. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, e uma sala do térreo.

As visitas são mediadas.

| Centro de Memória do Circo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Livre.

 

Ocupação Expedycto Lyma na Vitrine Ateliê Tabajara Pimenta

Circo/Audiovisual/Teatro

Ocupação Expedycto Lyma é uma homenagem ao popular Polaco, ator, produtor, cineasta, criador do Circo Theatro do Alemão, que percorreu o interior do estado de São Paulo na virada dos anos 1970, derramando causos de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele. Após dificuldades para manter seu circo, ele forma um grupo teatral mambembe até conhecer a câmera super-8. Maravilhado com a arte cinematográfica, produz dez longas entre 1979 e 1984, o que o torna o cineasta com mais longas em S-8 no país, exibidos em seu ‘pavilhão cinematográfico’, que circulava pelas zonas rurais. E em VHS, fez mais de uma dezena (1996 a 2002), também restaurados através do projeto Cinema é Sonho. Com vocês, o Circo Theatro do Alemão, pela primeira vez na capital!

ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA.

| Centro de Memória do Circo. Até 30/09, das 10h às 18h. Livre.

 

Encontro de Estudos da Palhaçaria

Circo

O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, proporciona uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.

| Centro de Memória do Circo. Todas as segundas às 14h.90 minutos. Livre.