Programação de Setembro - Casas de Cultura

Confira a programação completa

TPM Comédia - Stand-up

O TPM Comédia é um grupo de Stand up Comedy com elenco totalmente feminino, o que faz desta uma apresentação única, com o intuito de dar voz às comediantes mulheres, especialmente da nova geração!

| Casa de Cultura Campo Limpo. 01/09 às 19h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo musical Rei da Cocada Preta - Música

O cantor e compositor Marcelo Del Rio e a banda Os Empenhados, apresentam o espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com músicas e histórias de Itamar Assumpção, artista que morou grande parte de sua vida no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo, e que deixou uma obra reconhecida internacionalmente, baseada na mistura de gêneros e experimentações de ritmo, herança das tradições afro-brasileiras e do movimento da vanguarda paulista. Desde 2015, o grupo realiza apresentações em teatros, festivais e escolas públicas.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 01/09 às 20h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Show-Manifesto - Música

"A música e a poesia andam lado a lado assim como a resistência de pessoas trans anda lado a lado com a luta pela representatividade e Julian em seus mix trás essas 4 coisas de forma bem entrelaçada, sendo uma representatividade de um corpo transmasculino que fala de sua resistência e existência através da música e poesia marginal."

| Casa de Cultura Campo Limpo. 02/08 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dança do Toré - Cultura Popular e Tradicional

A Comunidade de Originários Karibokas é liderada pelo Pajé Laguna, líder principal da Comunidade e orientador espiritual e cultural. Nesta apresentação, os participantes irão demonstrar costumes e danças, manifestando suas tradições culturais.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 02/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Workshop de Sonorização com Marcus Mello - Palestra

Uma conversa sobre mesa de som, cabos, ligações e produção de palco, buscando desvendar os desafios da área, em uma iniciação, através de dois workshops de sonorização de 90 minutos cada, com um roteiro de fácil entendimento, que visa mostrar como montar uma boa estrutura para qualquer pequeno espetáculo.

| Casa de Cultura São Rafael. 02/09 às 16h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Karne Krua (SE) e Desacato Civil - Música

A Casa de Cultura do Butantã recebe a banda Karne Krua, o grupo mais antigo de hardcore de Sergipe, fundado por Silvio Campos no início de 1985. Se apresentam com a banda Desacato Civil, grupo de Hardcore punk de São Paulo, que sempre enfatiza seu posicionamento claro na luta de classes.

| Casa de Cultura Butantã. 02/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A origem do dia & A origem da noite - Contação de Histórias

Os mitos indígenas trazem diferentes versões para a origem do mundo, do homem, dos animais, das estações do ano, do dia e da noite. Alguns dizem que no começo havia só noite, outros dizem que no início do tempo só existia o dia. Nesta contação que aborda as duas versões, se conhece a origem tanto do dia como da noite.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 03/09 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Brasilândia Trap Tour com Quartinho 2x2 - Música

Um evento da Zona Norte com o intuito de trazer artistas do Trap da região, ritmo que cada vez mais se afirma e se reinventa. Quartinho 2x2 Selo musical é uma das atrações, trazendo composições inéditas e novos artistas de Trap da região.

| Casa de Cultura Brasilândia. 03/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brasilândia Trap Tour com Bnon - Música

Brasilândia Trap Tuor é um evento que tem o intuito de trazer artistas do Trap da Zona Norte, visando dar destaques para os artistas deste ritmo, que cada vez mais, se afirma e se reinventa. Junto com outros artistas do Selo Audiopala Bnon propõe mostrar toda a sua força e fase crescente que o Trap vem tendo, dentro da região.

| Casa de Cultura Brasilândia. 03/09 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Brasilândia Trap Tour com Torya Gang - Música

Neste evento a cantora Torya traz toda sua versatilidade do R&B ao Trap, para marcar toda a sua personalidade que faz questão de marcar em suas músicas, desafios, persistência e lutas que enfrentou ao longo de sua jornada, em um mundo marcado pelo machismo e o racismo estrutural, a arte se torna uma ferramenta para quebrar barreiras.

| Casa de Cultura Brasilândia. 03/09 às 15h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Pedra Rara - Música

Com mais de trinta anos dedicado à música, sendo 23 anos exclusivamente ao reggae como cantor e percussionista na banda Tribo de Jah, Zé Orlando traz muito mais que uma proposta musical, com o objetivo da “Pedra Rara” que enfatiza questões sociais e a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho; trata-se da concretização de uma filosofia de vida que o artista carrega consigo, desde que ingressou na Escola de Cegos no Estado do Maranhão, já que um de seus objetivos é trazer apresentações com parte da arrecadação revertida à instituições que apoiam projetos para pessoas com deficiência.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 03/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Final do Slam do 13 - Recital de poesia e literatura Slam

O Coletivo de poesia Slam do 13, realiza seu evento de final de ano para 2022, entre todos os poetas que venceram uma das edições mensais desde janeiro. A programação do evento começa com microfone aberto para o público presente recitar, depois se inicia a final do “13inho” (poemas de até 13 segundos), seguida pela final do “13ÃO” (poemas de até 3 minutos).

Os vencedores levam as vagas para o circuito estadual de poesia falada, a ser disputado ainda esse ano. Para encerrar o evento, Jéssica Campos, campeã do Slam BR 2020 e atual campeã do Slam SP, faz uma apresentação literomusical do seu último livro, Marginalizando o Amor.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 03/09 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

DJ Esteves - Música

Thais Esteves, 25 anos, nasceu na região do ABC paulista e teve seu primeiro contato com a cultura urbana através da influência de sua família e da cena do skate, que sempre foi muito forte no ABC. DJ Esteves, tem em sua formação musical e cultural a Black Music com base no Samba e nos blocos carnavalescos; quando conheceu o Hip-Hop e a música RAP se identificou tanto que sentiu a necessidade de se expressar através dos toca-discos.

Iniciou suas atividades no ano de 2017, através do incentivo de amigas que já tinham notado o talento da DJ, que já fazia seleções em festas e eventos de amigos, e que atualmente é considerada uma das principais DJs da cidade de São Paulo, quando o assunto é nova geração. Já se apresentou em diversas casas e agora participa da programação de aniversário da Casa de Cultura Chico Science, equipamento com mais de 30 anos de resistência no bairro do Ipiranga, que promove a diversidade e pluralidade dentro de sua agenda cultural.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 03/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Inventor de Sonhos - Teatro Infanto-juvenil

“O Inventor de Sonhos”, traz uma das mil facetas deste que é considerado um gênio da humanidade: Leonardo da Vinci. A partir das fábulas que o artista contava aos populares do seu tempo, a proposta visa construir uma dramaturgia lúdica e imaginária, para acender nas crianças e adultos, o amor à arte, aos artistas e a defesa da natureza, assim como Vinci lutou no seu tempo.

| Casa de Cultura Tremembé. 03/09 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Dandara - Teatro Adulto

Dandara não quer casar com ninguém, mas seu pai Valduir quer que ela se case a qualquer custo e não vê a hora de ser avô, além de precisar de um sucessor para sua delegacia. É aí que Sebastião vê a oportunidade de se dar bem na história; decidido a tomar o lugar de Valduir na delegacia, ele aceita casar-se com Dandara, mas não é o único.

Frederico que é muito esperto também está de olho no casório, ou melhor, no dote de Dandara, já que assim ele poderia salvar a sua falida fazendinha - única herança que recebeu do pai.

Mas Dandara descobre tudo e bate o pé que não casará nem com Frederico nem com Sebastião; o que ela não sabe é que seu destino, na verdade, está na mão de outra pessoa, ou melhor, de outras pessoas.

| Casa de Cultura São Miguel. 03/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

MEB - Música

Depois de uma pausa de dois anos por causa da pandemia, o “MEB Festival” volta com toda sua força criativa na música eletrônica brasileira, em sua 3ª edição. Reconhecida pelas características de inovação e modernidade, este festival irá apresentar neste retorno o artista e coordenador Luis Carneiro, em um live act de noise music. Eric Marke e Nuta Cookier assumem a continuação deste festival em um live de “acid techno”.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 03/09 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

LGBTQIA+ - Música

Mauro é Artista LGBTQIAP+ de São Mateus, tendo iniciado sua carreira no teatro e na dança aos seus 10 anos de idade e atualmente faz cover da artista Gloria Groover, desde o ano de 2018 em um evento de moda que participou na Cidade de Mauá-SP, fazendo sua primeira apresentação a convite. Passou por diversas formações até chegar na atual, recriando o mesmo espetáculo que tem apresentado no Lollapalooza e na Tour.

| Casa de Cultura São Rafael. 03/09 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Dexter - Música

Com a experiência de seus 32 anos de carreira, Dexter se apresenta cantando músicas de todos os seus álbuns gravados ao longo de sua carreira, em parceria com o rapper Gregory.

Seu repertório em ordem cronológica dialoga entre as duas fases do álbum, do período da vida de Dexter antes e após o exílio, como ele prefere chamar o tempo que esteve privado de sua liberdade. O evento propõe levar conscientização, ritmo, entretenimento, muita emoção e acima de tudo, muito amor por tudo quanto o rapper faz.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 03/09 às 18h. Livre. Grátis. 70 minutos.

 

Marginalizando o Amor - O Show - Música

Um espetáculo musical e poético, inspirado no livro Marginalizando o Amor, da escritora e slammer Jéssica Campos e seus convidados que propõem uma imersão, por músicas e poemas que tratam do amor homoafetivo."

A artista parte da declaração de que existe sim amor em SP e a periferia está cheia. Muito além das dores, traumas e desigualdades, as margens da cidade seguem embebidas de afeto, afago e de um amor bem colorido que não poderia deixar de inundar as linhas dos poetas.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. 03/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mr.Becyk e seus devaneios - Hip Hop

Com mais de duas décadas de carreira, Mr.Becyk traz neste projeto: “Mr. Becyk e seus devaneios”, um olhar referenciado nos ensinamentos adquiridos com a cultura Hip Hop e suas vivências, a partir da região de São Mateus e todos os lugares por onde passou, com sua arte em voz e violão. O evento propõe uma interação com o público em prosas e versos.

| Casa de Cultura São Mateus. 03/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Milena Castro E Samba Pras Moças - Música

Uma apresentação exclusiva ao público feminino, preparado pela cantora Milena Castro, com participação das musicistas Tati Salomão, Kamilla Alcântara e Kelly Adolfo. A apresentação: "Milena Castro e o Samba Pras Moças" além de uma proposta alegre e dançante, traz uma pegada espontânea para não deixar ninguém parado.

A apresentação é composta com um repertório vindo das raízes do samba, algumas composições de Milena, além de grandes sucessos presentes do cancioneiro popular brasileiro.

| Casa de Cultura São Mateus. 03/09 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Estéticas das Periferias - Música

O Projeto Espremedor Coletivo atua há 14 anos na produção cultural, além de colaborar em diversas linguagens artísticas da periferia, e nesta quarta participação no Estéticas das Periferias, retornam à Casa de Cultura da Brasilândia para a apresentação do duo: “Dois imersos", no evento: "Espremedor na Casa" que celebra a 12º Edição do Estéticas da Periferias - Ballroom, Orgulho e Resistência.

| Casa de Cultura Brasilândia. 04/09 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Sarau do Vale - Literatura

Sarau do Vale trata-se de um evento cultural que nasceu em 2015 e desde então vem revelando artistas, como: músicos, compositores, poetas, poetisas, desenhistas e dançarinos no mercado de arte independente da cidade de São Paulo e do Brasil.

Em seus 4 anos de existência, o sarau vem sendo realizado mensalmente no bairro carente do extremo Leste de São Paulo, no jardim Vale do Sol, localizado no distrito de São Mateus.

| Casa de Cultura São Mateus. 04/09 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Bill Ramos - Cultura Popular e Tradicional

A apresentação “O melhor e autêntico forró nordestino” tem o propósito de mostrar o tradicional forró pé de serra, com um repertório selecionado de músicas autorais e covers.

A música autoral de título “Porta”, já foi reproduzida em rádios nas comunidades portuguesas de alguns países da Europa, como: França, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos e Canadá.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 04/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Independência? Uma visão humorística da independência do Brasil - Stand-up

O que se sabe do ano de 1822, o ano da independência? Será que os acontecimentos foram exatamente como são apresentados nas aulas de história do ensino fundamental?

Será que a mentalidade de quem comandava o país naquela época era muito diferente do que se vê atualmente nos políticos da atualidade? Será que as respostas para essas perguntas podem surpreender? É isso que o espetáculo propõe em "Independência? Uma visão humorística da independência do Brasil”, uma exibição de stand-up comedy temático, com muito humor, ironia e devaneios de Rafael Parreira.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 04/09 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ouvindo Histórias, Pintando Memórias - Intervenção Artística

Uma intervenção narrada de forma lúdica, permeada por cativantes lugares, personagens, situações e ilustrações diferentes, presentes no livro: “Nós” de Eva Furnari; em seguida, as crianças são convidadas a participarem da vivência de pintar ou continuar a história contada, permitindo um momento de expressão e criatividade, que será realizado de forma livre, fornecendo um ambiente seguro para que possam exprimir com tintas naturais e penas, o que compreenderam, sentiram e memorizaram da contação.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 05/09 às 12h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

A farsa da má informação - Teatro Infanto Juvenil

Sob direção de Carolina Portela, três atores encenam notícias recentes publicadas em jornais do Brasil, em intervenção de rua. Inspirados nas técnicas de Teatro Jornal, de Augusto Boal, eles interpretam personagens do cotidiano em suas falas mais corriqueiras e opiniões presentes aos assuntos em alta no país e na região.

Um espetáculo crítico ao fluxo de desinformação e fake news que acontece na sociedade contemporânea. Temas como: os desmandos do Ministério da Educação, a perda de leitores para o WhatsApp e a ascensão do movimento antivacina já entraram nesta intervenção urbana.

| Casa de Cultura Guaianases. 06/09 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cafe com Direito - Debate

O encontro tem como objetivo discutir temas ligados aos direitos humanos, como: “As mulheres”. As convidadas e demais presentes irão dialogar sobre a presença da mulher nos espaços culturais, o potencial das mulheres na maturidade e o desafio de ser mãe solo na periferia, abordando aspectos do machismo e a negativa de direitos, que são barreiras cotidianas enfrentadas por todas as mulheres.

Daniella é Produtora e ativista cultural, iniciou sua carreira aos 24 anos, é defensora dos direitos das mulheres da periferia, formada em advocacia e produção cultural.

| Casa de Cultura São Rafael. Dias: 06/09 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Sarau do Helipa - Sarau

Com o intuito de promover a difusão da poesia periférica na comunidade de Heliópolis, nos equipamentos e espaços de cultura, a Editora Gráfica Heliópolis promove o Sarau do Helipa, em comemoração ao aniversário da Casa de Cultura. O Sarau conta com artistas de diversas linguagens e abordagem.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 07/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Odisseia das Flores Convida - Hip Hop

Odisseia das flores convida é uma proposta de unir mulheres do rap e fazer uma conexão artística entre elas. De leste a sul, firmando o propósito do compromisso dentro do movimento Hip Hop. O grupo Odisseia das Flores apresenta seu repertório com faixas dos álbuns: As Palavras Voam e Acrostico e contará com as participações especiais de Souto MC com suas rimas afiadas onde fala sobre o resgate de sua ancestralidade indigena. e Tamires Rocha, cantando repertório de inéditas e homenageando seu pai Sabotage em canções como "Rap é Compromisso" e "Na Zona Sul"

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 07/09 às 18h30. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Kazanki - Circo

“O ovo” é uma apresentação de mágica do artista Julian Granito, residente no Estado de São Paulo há mais de dois anos, o colombiano reúne em sua apresentação palhaçaria e mágica, combinando números e truques que levam ao público momentos de surpresa, leveza e diversão.

| Casa de Cultura São Rafael. 08/09 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Sinaya - Música

O grupo Sinaya atualmente é a primeira banda de Deathcore do mundo formada apenas por mulheres. A banda também tem um extenso currículo de apresentações, tendo tocado em Festivais de Metal na Suíça, Brasil e Peru, e dividido o palco com renomadas bandas, como Suffocation, Exodus, Abbath, Primal Fear, Amon Amarth, Pyrexia, Pathology, Vader, entre outras.

| Casa de Cultura Butantã. 09/09 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Skamoondongos - Música

Skamoondongos dá as boas vindas ao público convidando a todos para uma imersão nos temas musicais e sucessos da discografia, com releituras de temas musicais da música jamaicana, música inglesa e latina; com elementos de Rock, MPB e Punk Rock de músicos e artistas de todos os cantos do mundo, que influenciaram a banda nos seus 26 anos de estrada.
Com uma apresentação de 90 minutos, a banda apresenta uma poesia operária, com temas antirracismo e sobre a luta contra preconceitos, aliados ao estilo enérgico da banda, com influências diretas da música jamaicana (ska reggae, rocksteady, raga e dub).

| Casa de Cultura Tremembé. 09/09 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Dj Tito Rodrigues | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

Uma apresentação de 60 minutos, discotecando e interagindo com o público presente, mixando um set musical todo voltado para a vertente do Hip Hop Nacional e Internacional.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 11h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Osmar Dantas Pereira | Grafiteiro - Hip Hop

Realização de grafite em comemoração ao aniversário da Casa de Cultura Hip Hop Sul, com o grafiteiro Osmar Dantas Pereira, que iniciou no graffiti no ano de 1998, desenvolveu aptidão realizando trabalhos na comunidade de Heliópolis, São Paulo, local onde reside e que lhe permitiu o empenho e possibilidades de ampliar intervenções, através do grafite de rua e na área social.

No ano de 2008 iniciou como arte educador na Casa do Hip Hop de Diadema, com oficinas e rodas de conversa.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 11h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Tribus Rap | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

Uma celebração da dança com os mais variados estilos e ritmos do Hip Hop para levar ao público, o que há de mais diverso nas dança urbanas do Brasil e do mundo, além de dialogar com as demais expressões artísticas. Dentro dessa diversidade, o TRIBUS Festival tem destaques como as batalhas em suas inúmeras manifestações que valorizam o que há de melhor e mais atual nas danças urbanas, incentivando sua divulgação e circulação.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 12h40. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

DJ Simonne LasDenas | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

DJ Simmone Lasdenas traz ao público uma nova proposta de apresentação musical de DJ na cultura Hip Hop, com performances criativas, agregando elementos como scratchs e técnicas de construção de batidas ao vivo com o “Turntablismo” em mixagens clássicas e inéditas, mantendo a tradição e a cultura do DJ e da discotecagem em evidência, aliadas às tecnologias digitais, garantindo o melhor som do baile.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 13h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Tasha & Tracie | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

A Casa de Cultura Municipal Hip Hop Sul, festeja no dia 10 de setembro o seu aniversário de 6 anos com muitas felicidades e temos a honra de convidar a todos para estar conosco nesse dia. A comemoração contará com apresentação das artistas Tasha & Tracie cantando músicas famosas do seu repertório.

“Somos arte, rua, África e não damos a mínima pras suas etiquetas”, assim é o principal lema de Tasha & Tracie – que são artistas, DJs, produtoras e muitas outras coisas. Mesmo com tantas habilidades, as irmãs têm como grande propósito o ativismo e trazem suas pautas em foco sempre consigo. O movimento “Expensive Shit” foi criado por meio de um blog delas, incentivando a autoestima e independência de jovens periféricos e negros.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Mc Rose | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

A experiência dos palcos de uma das pioneiras no Hip Hop de São Paulo, onde Rose tem orgulho de ser mulher preta e periférica no Brasil. Na apresentação a vibe positiva é uma experiência cultural, para dançar, cantar e refletir sobre o nosso lugar no Brasil e no mundo. Será a apresentação de lançamento do primeiro álbum solo da artista: Preta Poderosa.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Baile Black - Música

Team Black é um projeto criado em Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo. O evento propõe o resgate de culturas locais, prevenção à criminalidade, valorização dos espaços públicos e inserção de vertentes culturais como Hip Hop e Black Music.

Existimos há 4 anos, o baile Black não é somente um meio de entretenimento, mas sim um movimento em forma de resgate periférico, que leva a música, dança e a valorização da cultura Hip Hop para os espaços em forma de baile.

| Casa de Cultura São Rafael. 10/09 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Fábio Rogério | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

O DJ Fábio Rogério transita há quase 3 décadas na órbita do Hip Hop, Samba e Soul Music. Ele apresentará uma discotecagem com o melhor do Hip Hop permeando os principais sucessos de décadas atrás até os dias atuais.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 15h50. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Laysa Rapper | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

Em uma mistura de hip hop, ragga, trap e funk, o disco “129129” de Laysa Rapper amalgamou o mais clássico e mais inovador da sonoridade da ilha caribenha ao mais autêntico e moderno hip-hop, criando uma assinatura musical única e remexendo as pistas com uma carga eletrônica pesada.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Vivenciando a Cultura da Cidade - Debate

Nesta vivência o produtor cultural e ator Ivon Patrocínio compartilha com o público toda sua trajetória dentro da Cultura na Cidade de SP, falando de grandes produções que participou e seu rico conteúdo, explanando também sobre temas importantes como atuação, interpretação, estudos de personagens e pesquisas. Acrescido por histórias fantásticas de artistas com quem já trabalhou, a exemplo de Bezerra da Silva, Bocato, Luis Melodia entre outros da MPB.

| Casa de Cultura Tremembé. 10/09 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

"Revoada - Espetáculo de Dança para Crianças" - Dança

"Revoada” é um espetáculo de dança teatro nascido do vento com corpos pássaros que se deslocam e realizam aprendizados de voo. Revoada faz ninho nos cachos, assovia poesia no pé do ouvido e germina flor na ponta dos dedos. É uma menina brincando com passarinhas no quintal, planejando o dia que conseguirá revoar com elas. Convite a um tempo que desacelere, morada que resiste à ansiedade.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 10/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DJ HUM | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

O Dj Hum mostra nas pickups (toca-discos) a sua técnica e conhecimento musical através de uma seleção composta por seus sets especiais de grandes sucessos da Black Music de ontem e de hoje, passando pelo Hip Hop, Afro Beat, Disco Music, Jazz, Boogie 80s e Samba Rock, contando ainda com músicas de seu novo disco e composições de sucesso realizadas em sua carreira.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 16h20. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Massaru | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

O artista Massaru junto com a Gang Black Uzi apresenta um set que mescla trap, funk e drill. Seu repertório conta com singles virais como "Moda", que já soma 22 milhões de plays, música que foi um dos primeiros virais do aplicativo Tik Tok.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 17h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

DZK - Música

A banda DZK, uma das mais importantes do Punk Rock brasileiro, comemora 40 anos de trajetória tocando seus maiores clássicos em participação especial na Festa Punk da Casa de Cultura do Campo Limpo.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 10/09 às 17h00. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Negredo | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

A apresentação do Negredo é composto por músicas autorais baseadas no cotidiano das periferias, contando com letras consistentes, dialogadas e atuais, sempre com muito balanço e musicalidade afro-brasileira em diáspora que só o rap das periferias consegue fazer.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 18h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Pedra Rara - Música

Com mais de trinta anos dedicado à música, sendo 23 anos exclusivamente ao reggae como cantor e percussionista na banda Tribo de Jah, Zé Orlando traz muito mais que uma proposta musical, com o objetivo da “Pedra Rara” que enfatiza questões sociais e a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho; trata-se da concretização de uma filosofia de vida que o artista carrega consigo, desde que ingressou na Escola de Cegos no Estado do Maranhão, já que um de seus objetivos é trazer apresentações com parte da arrecadação revertida à instituições que apoiam projetos para pessoas com deficiência.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 10/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Nas Batalhas - Dança

Com o objetivo de trazer visibilidade para a cena Hip Hop de São Mateus, sobretudo a Street Dance, Eduardo Dialético convida o projeto: "Prática Vila Bela", para trazer o evento intitulado: "Nas Batalhas" em que dançarinos tem a proposta de se reunirem para performances, através de batalhas que serão divididas em duas categorias, como: Allstyle e Popping.

| Casa de Cultura São Rafael. 10/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Lixomania e Sandinistas - Música

"Lixomania, banda de punk rock brasileira, formada em 1979, uma das pioneiras no estilo no país irá se apresentar na Festa Punk da Casa de Cultura Campo Limpo, tocando canções épicas que se imortalizaram na Cultura Punk como ""O Punk Rock não Morreu"", ""Zé Ninguém"", e ""Os Punks Também Amam"". Neste evento o grupo convida a Banda Sandinistas."

| Casa de Cultura Campo Limpo. 10/09 às 18h00. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Detentos Do Rap | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

Detentos do Rap é um grupo de vanguarda que representa o Original Gangsta Rap Nacional. E após uma pausa de 11 anos vem, em 2022, comemorar seus 25 anos de carreira com seu 7? disco de estúdio. A proposta do disco é questionar o modelo que nossa sociedade entende como liberdade ao mesmo tempo que aumenta o horizonte de possibilidades e caminhos para se alcançar essa liberdade. Nosso País não é de ninguém, enquanto não for de todo mundo.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Ndee Naldinho | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

O Espetáculo Ndee Naldinho contempla uma hora de apresentação reunindo famosas canções de um dos maiores cantores e compositores do Rap brasileiro. Clássicas canções como O Melô da Lagartixa, Aquela Mina é Firmeza, O povo da Periferia, compõem o repertório de onze canções que embalam gerações de forma atemporal.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 20h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Dexter | 6 Anos de Felicidades CCM Hip Hop Sul - Hip Hop

Nós da Casa De Cultura Municipal Hip Hop Sul, festeja no dia 10 de setembro o seu aniversário de 6 anos com muitas felicidades e temos a honra de convidar a todos para estar conosco nesse dia. A comemoração contará com apresentação do grande artista Dexter cantando músicas famosas do seu repertório.

Marcos Fernandes de Omena (São Paulo, 17 de agosto de 1973), mais conhecido como Dexter, ex. integrante do Grupo de Rap 509-E, é um cantor e compositor brasileiro. Adotou o vulgo Dexter em meados dos anos 90, lendo a autobiografia de Martin Luther King Jr, quando descobriu que um de seus filhos se chamava Dexter, que significam vários adjetivos como: direito, correto, liberdade, etc.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/09 às 21h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

6º Parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes - Família Stronger - Música

Em 2022 acontece a 6º Edição da Parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes, com o tema: “Salve a democracia, vote contra LGBTIfobia”. O evento tem como objetivo dar visibilidade à população LGBTQIA+ periférica. Este ano a parada reuniu artistas LGBTI+ e diversos artistas periféricos em sua programação. Será uma Intervenção Artística de performance do grupo Família Stronger para esta 6º Edição do evento.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 11/09 às 13h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Poetas Pretos e Pretas - Debate

"Quantos poetas pretos e pretas você conhece?" - a partir dessa premissa, a roda de conversa aborda o gênero literário com foco no protagonismo de escritores/as negros/as, de diferentes países do mundo. Quem são, quais suas narrativas literárias, e alguns livros dessas personalidades são apresentados numa conversa que ainda conta com a récita de alguns poemas. Nomes como Jovina Souza, Elisa Lucinda, Maya Angelou e Carlos de Assumpção figuram entre os autores e autoras.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 11/09 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Mostra Cultural Maharannys Parelheiros - Intervenção Artística

O Grupo Maharannys vem reunindo ao longo do tempo coletivos locais, trazendo mostras culturais em diversos segmentos. Maharannys, um projeto que nasceu em 27 e traz consigo a reflexão cultural e social expressando-se através da arte, dos ritmos e das danças. Teremos nessa atividade, apresentação de RAP, contação de história, dança, zumba, tribal, indiana e do ventre.

| Híbrido no Facebook da Casa de Cultura de Parelheiros e no Teatro da M’boi. 11/09 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Ge Dreads "Não Prove Nada a Ninguém" - Hip Hop

Uma apresentação de performance musical acompanhado de outros músicos, com músicas autorais e releituras do reggae e hip hop.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 11/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tributo ao Artista - Teatro

O espetáculo “A Cidade das Máquinas - Tributo (ao artista) à John Lennon tem como pano de fundo a época do assassinato do super ídolo (John Lennon) anos 80. A peça conta a história de Cláudio Camargo, jovem poeta, ator, sonhador e idealista que divide um pequeno apartamento com Nilo, artista plástico, vendedor de quadros em feiras de artesanato, completamente cético em relação à vida. Nos diálogos entre eles há várias personagens paralelas que abordam as diversas mazelas da sociedade como: relações pessoais, o consumismo, irresponsabilidade ao volante, drogas, homofobia, religião, mídia, corrupção, política, entre outras, pois mostra o homem dentro de um contexto que nos leva a refletir sobre o dilema do destino inexorável das tragédias gregas e o existencialismo de Sartre, no qual o inferno são os outros.

| Casa de Cultura Butantã. 11/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Punk no Campo Limpo - Música

A banda Ratas Rabiosas participa da festa Punk do Campo Limpo em um dia voltado para as mulheres no punk. O grupo realizará uma apresentação tocando seu primeiro álbum na íntegra com as participações de Refugiadas e Crush ALL Tyranis.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 11/09 às 18h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

6º Parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes - Irmãs de Pau - Música

Irmãs de Pau dão continuidade à “Dotadas Tour”, turnê que tem rodado várias cidades do Brasil, levando ritmos trans pretos, sobretudo o funk periférico de São Paulo, para diversos outros lugares. Além das músicas do álbum de estréia: Dotadas, as Irmãs levam ao palco o mais recente single, intitulado: Vingança da Malo'key, produzido por Brunoso (São Luís-MA), além de muitos improvisos com a base do famoso mandelão e muita dança.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 11/09 às 18h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Balancero Tibless - Música

Balancero vem de balanço, gingado, swing - três palavras muito presentes nas letras das composições e na personalidade do cantor Tibless. Que o espetáculo Balancero do cantor e compositor tibless é cheio de balanço e ginga a gente já sabe; entre outras coisas, a novidade é que o artista atua pela primeira vez como intérprete de algumas canções.

Balanceiro revisita as principais canções da banda “Vitrolla 70” formada e idealizada por Tibless, além de músicas inéditas, apresenta também versões novas de sucessos de outros artistas. Um convite para os amantes do samba rock, passinho e dança de salão, para ninguém ficar parado.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 11/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Se Joga 180x260 - Dança

Os integrantes do Núcleo Ximbra se debruçaram nas experiências vividas dentro de seus territórios durante a pandemia, onde criaram as narrativas de como é ser um artista periférico em suas casas. Os metros quadrados ali dados são as respostas das angústias corporais de cada um (uma); o espetáculo que teve sua versão presencial desde 2018 foi criado nos becos da rua Ututu na zona leste de São Paulo que deu origem a sua ideia, e contará com um/uma artista convidado em cada apresentação retomando a sua forma original.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 11/09 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Avoapé - Dança

"O espetáculo Avoapé conta os desafios da pandemia e a aridez da vida do trabalhador brasileiro. Através da dança híbrida e da poesia, Rodrigo Alcântara nos conta a história de tantas e tantas pessoas, que lutam nesse momento contra ainda mais adversidades e desamparo social. Entre folhas, flores e tropeços, Rodrigo segue trilhando os caminhos que reivindica para todos nós e clamando por Njila, pelas Yabás, por suas ancestrais vivas e por seus irmãos da terra. Entre agonias e pandemias, o artista segue resistindo de dentro de casa, das ruas, dos terraços e dos espaços entre artistas independentes. Trilhando seu caminho, um pé atrás do outro, até voltar a alçar voo. Avoapé nasce e se potencializa a partir das colaborações artísticas periféricas, contando com a participação dos bailarinos Terená Kanouté, Nayara Romana, Sofia Serafim e Rafael Oliveira, e trilha sonora de Clarianas.”

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 11/09 às 19h00. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

6º Parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes - WD - Música

A 6º edição da Parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes tem como objetivo disseminar uma cultura de respeito à diversidade sexual, conectando profissionais e empresas com a comunidade e artistas LGBTs, enaltecendo o compromisso em promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a diversidade sexual e cultural e a democracia, além de fomentar o setor da economia criativa, tornando-o mais plural, diverso, afetivo, artístico e democrático.

Este ano, em um momento especial e importante de retomada das atividades culturais na Cidade de São Paulo a sexta parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes, será realizada na Avenida Naylor de Oliveira S/N, na Cidade Tiradentes, com diversas apresentações artísticas que dialogam diretamente com a comunidade LGBTQIA+.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 11/09 às 21h. 14 anos. Grátis. 45 minutos.

 

Contos, quadras poéticas e outros encantos! - Contação de histórias

Esta proposta é uma intervenção artística que mistura contação de histórias, literatura, música e várias dinâmicas de interação, pensadas para o público da terceira idade. Constituída por um trio de artistas, a Cia Terezinha narra contos curtos que retratam saberes, memórias e ancestralidade, bem como convidam o público a desfrutar das quadras poéticas, que são pequenos versos da nossa Cultura Popular. Tudo envolvido com muita música.

A performance visual oferece ao público versinhos e quadras ao pé do ouvido. As quadras são comuns em todas as regiões do país, porém, mais fortemente presentes no Nordeste brasileiro; também chamadas de trovas, elas são anônimas.

| Casa de Cultura Tremembé. 15/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Intervenção #oficinascasarao por Bomcrioulo - Artes Visuais

Convidamos o artista visual Bomcrioulo, jovem multiartista negro, LGBTQIA+ e habitante da comunidade periférica na zona Norte de São Paulo, para através de sua narrativa moderna mostrar uma ancestralidade afrodescendente que une técnicas que permite ter uma visão ampla e abstrata cheia de texturização, colagem e movimentos para assim retratar as múltiplas linguagens das oficinas culturais da Casa de Cultura Casarão.

A ideia é desenvolver ilustrações únicas e exclusivas através da observação das atividades culturais que acontecem na Casa e representá-las através do lambe-lambe, colagens, pintura e texturização nas paredes e portas dos banheiros da Casa de Cultura que somam uma área total de 45 metros quadrados.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 16/09 às 15h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Slam da Norte - Recital de poesia e literatura Slam

Com o intuito de celebrar os campeões das edições que aconteceram ao longo deste ano, essa edição especial do Slam da Norte na Casa de Cultura traz todos os campeões para disputarem uma vaga como representante do Slam no Batalha Slam SP.

| Casa de Cultura Brasilândia. 16/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Militância, Groove e Poesia! com Favela Soul - Música

"Para contar essa história e disseminar as ideias, Favela Soul selecionou dez canções. Cinco inéditas, “Cultive o Amor”, “Mantendo a Conduta”, “Disposição”, “Pronto Pra Vencer” e “Essa Menina”, com grandes mensagens de otimismo para esses tempos pesados. E novas versões do EP “Solta Esse Black”, lançado em 2017, incluindo “Black que é Black”, vencedora do II Festival Em Cantos de Alagoas.

Com referências nacionais e internacionais, como The Roots, Planet Hemp, Cypress Hill, Nação Zumbi e De Falla, e bebendo em ritmos como funk, rap e rock, Favela Soul construiu uma sonoridade mais pessoal nesse trabalho."

| Casa de Cultura São Mateus. 22/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Urbanista Concreto - Sarau

"Sarau Urbanista Concreto'' é um coletivo ligado à poesia e a literatura, com sede própria na Organização Força Cultural, que se apresenta em diversos locais, e nos mais variados, e possíveis eventos culturais.

Realizado pelo escritor, idealizador e poeta Germano Gonçalves, o Sarau percorre os territórios, com seus poetas, sempre com o objetivo de levar conhecimento e literatura periférica.

| Casa de Cultura São Rafael. Dias: 16/09 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Música Popular Underground - Música

Música Popular Underground é um selo musical composto pelos artistas Adiel Veras, Demark, Doug, Gab Ribeiro, Lucas e Rafael Delazare com influências do Hip-Hop. O selo é resultado de um experimento musical que busca misturar diferentes vertentes do Hip-Hop, Pop e MPB, com elementos eletrônicos e instrumentos orgânicos.

Atualmente, além de trabalhos solo, o projeto produz o álbum “Rádio MPU” que conta com a participação de vários outros artistas da cena. A banda anuncia uma breve turnê por São Paulo com apresentações pontuais em lugares tradicionais que incluem o Área 86 Bar e Fábricas de Cultura.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 16/09 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Kyan Maloka - Música

Renan MC nasceu na Praia Grande, ouvindo as relíquias locais do funk. Em 2014 foi apadrinhado pelo MC Pedrinho Jr e começou a escrever e cantar suas músicas, foi então que Lucas Zetre, amigo e videomaker, propôs partir para o trap e foi assim que o Renan MC renasceu como Kyan.

A primeira música gravada chegou no Don Cesão e fez com que Kyan chegasse onde está hoje: no time da Ceia, ao lado de nomes como Djonga, Tasha&Tracie e Febem.

| Casa de Cultura Butantã. 16/09 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

"Histórias do vô Biu na beira da fogueira" com Danilo Minharro Produtores independentes do bairro - Contação de Histórias

O projeto “Histórias de Cidade e de Habitantes” busca colher e recontar histórias passadas no interior da metrópole, levando em conta as várias cidades que nela co-existem.

Nesta ocasião Danilo Minharro apresenta a história de Biu, um músico muito idoso que começa a conversar com Lucas, um menino muito curioso sobre a festa junina. O senhor explica ao menino como a cidade se transformou, se lembrando do tempo em que pulava fogueira e comia pé de moleque escondido, junto com seus amigos.

Seu Biu conta para Lucas como a cidade era quando o Rio Tietê ainda era limpo, na cidade havia ainda muitos terrenos baldios, onde se faziam quermesses, se armavam circos. Conta que, como ele, muitos nordestinos vieram para São Paulo e aqui, recriaram sua cultura e tradições, construindo e modificando a cidade e sendo transformados por ela.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 17/09 às 12h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Masthô Nazoteles - Grafite

Masthô apresenta sua Intervenção inédita pela segunda vez na Casa de Cultura de Parelheiros “Pixo Francês Compra” na praça Júlio Campos, e também no muro da entrada da Casa de Cultura de Parelheiros, dois lugares próximos que foram para contribuir com a paisagem do prédio com seu personagem "Pedaço de Lua", e na praça por ser um local especial para artistas de rua do bairro que funciona como difusora de arte e cultura. A intervenção contará com a exposição de poesias dos artistas expostas em cavaletes que acompanham fotos tiradas especialmente para os textos. A Intervenção começa na casa de cultura, termina na praça, tudo isso ao som de Black Music e MPB.

| Facebook da Casa de Cultura de Parelheiros. 17/09 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Recarregando as energias - Música

Cabeça Pilhada é uma banda paulistana com influências de hardcore-punk, metal, rock em geral e reggae formada em 2013 para 2014. Com letras que envolvem temas do cotidiano e sátiras, a banda sempre apostou em um som com muita energia, por isso o nome “Cabeça Pilhada" que também reflete o dia-a-dia dos moradores da cidade de São Paulo.

A banda lançou o seu primeiro álbum em 2018 contendo 12 faixas, gravado e mixado por Ciero (Oitão) no estúdio Datribo e distribuído pela própria banda. Contam também com três clipes bem trabalhados: Mendigos do Wi-Fi com participação do humorista Ivo Holanda do SBT, 1964 (nunca mais) que conta com Mao (Garotos Podres) dividindo o vocal com Luiz Fernando e Terezinha Satanás, no qual o humorista Guilherme Uzeda (a tia) da Gazeta interpreta a personagem.

| Casa de Cultura Tremembé. 17/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mapeamento: Essa Gente Que Menstrua - Mapeamento: Cia Essa Gente Que - Teatro Adulto

Quatro Amazonas cravam as trincheiras da luta contra o patriarcado diante dos olhos do público. Com seus corpos — mulheres, grávidas da experiência de ser o que se é – mulher no Século XXI - buscam parir o caminho para um novo tempo.

| Casa de Cultura São Miguel. 17/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

MARYÁKORÉ - Música

Maryákoré é uma guerreira em meio às batalhas cotidianas pela vida e pela arte, é uma obra-síntese da dedicação da artista, de sua fina sensibilidade musical, poética e social. É a voz de Consuelo de Paula frente aos desafios dos nossos tempos. É um espetáculo autoral de cerca de 60 minutos no formato solo do mais recente álbum da artista Consuelo De Paula, o Maryákoré.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 17/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Uma mala para dois palhaços - Cia Conta Outra Vez - Contação de Histórias

Amendoim é palhaço e anda sempre carregado de uma mala, e conforme viagem ele descobre que seus objetos podem se transformar e ter novos significados. Junto com o elenco, o público viaja na imaginação e consegue criar personagens.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 17/09 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Ovelha - Música

O cantor Ovelha apresenta os grandes hits de sua trajetória e faz uma releitura de grandes sucessos da música popular brasileira. E junto com sua banda ele traz todo o seu carisma, seu talento e toda sua musicalidade que será apresentada em um espetáculo ao vivo. Diversão garantida!!!

| Casa de Cultura Tremembé. 17/09 às 17h15. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vestir o Pai - Teatro Adulto

Em um subúrbio qualquer, se encontra a casa de uma família, composta por Alzira, esposa e mãe dedicada à sua família e seus dois filhos (Júnior e Regina); no momento em que o patriarca da família está à beira da morte. A cena que teria tudo para possuir um forte potencial dramático é transformada em comédia quando os filhos e a futura viúva tentam decidir qual roupa o homem usará no caixão. A escolha acaba por trazer a tona os interesses mesquinhos na herança, o passado da família, e da hipocrisia de alguns relacionamentos familiares.

| Casa de Cultura Butantã. 17/09 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Apresentação da Performance coreográfica 'Uma Pitada de Axé no Contemporâneo' - Dança

Trazemos para a Casarão a mestra Silvana de Jesus apresentando a performance: "Uma Pitada de Axé no Contemporâneo", uma reverberação do processo de pesquisa apresentado pelas corpas dançantes do curso livre da EDASP.

Silvana de Jesus é arte educadora e bailarina há mais de 15 anos. Atuou na Cia Ivaldo Bertazzo, Cia Antônio Nóbrega de Dança; e ministrou aulas em projetos sociais e centros culturais.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 17/09 às 19h. Livre. Grátis. 20 minutos.

 

Kyan - Música

Renan MC nasceu na Praia Grande, ouvindo as relíquias locais do funk. Em 2014 foi apadrinhado pelo MC Pedrinho Jr e começou a escrever e cantar suas músicas. E foi assim que Renan MC renasceu como Kyan; alinhou-se ao produtor MU540, já conhecido por misturar outros gêneros.

A primeira música gravada chegou no Don Cesão e fez com que Kyan chegasse ao lado de nomes como Djonga, Tasha&Tracie e Febem.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 17/09 às 19h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Show - Manifesto - Música

"A música e a poesia andam lado a lado assim como a resistência de pessoas trans com a sua luta pela representatividade, e Julian em seus mix traz esses conceitos de forma bem entrelaçada, sendo uma representatividade de um corpo transmasculino que fala de sua resistência e existência através da música e poesia marginal."

| Casa de Cultura Campo Limpo. 17/09 às 19h. 16 anos. Grátis. 220 minutos.

 

Kyan - Música

“Renan MC nasceu na Praia Grande, Baixada Santista, ouvindo as relíquias locais do funk. Em 2014 foi apadrinhado pelo MC Pedrinho Jr e começou a escrever e cantar suas músicas. Assim que o Renan MC renasceu como Kyan.”

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 17/09 às 19h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Show Oficina de Arte e Cultura Canta Paulo de Mesquita - Música

A Oficina de Arte e Cultura, coletivo cultural liderado pelo Maestro Roberto Mendes Barbosa, doravante chamado Coletivo OAC, elaborou o “Show Oficina de Arte e Cultura Canta Paulo de Mesquita” para lançar o último trabalho do cantor e compositor Paulo de Mesquita, “Um Segundo É Tempo Demais”.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 17/09 às 20h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

De Férias com Omar - Cremosa Cia de Arte - Circo

Federica e Turipi trabalham há muito tempo nas ruas, sobrevivendo da cultura do chapéu, com a Kombi Cremosa e decidem tirar férias na praia, mas, não sem antes aprenderem tudo sobre as aventuras e desventuras que os esperam no mar.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 18/09 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Tributo RBD sem o RBD - Magia RBD cover - Música

Magia Rbd Cover é um grupo com 5 anos de estrada realizando apresentação ao Tributo do RBD, uma banda que marcou gerações nos anos 2000, e que até os dias atuais segue com sucessos. Composto por 6 integrantes, e estreando uma apresentação e trazendo um pouco da lembrança da época que marcou gerações Rebelde. Para o público infantil, adolescente e adultos.

| Casa de Cultura São Rafael. 18/09 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Roda de Samba - União da Vila - Música

Um encontro de samba que tem o objetivo de homenagear da melhor maneira, os maiores ídolos e intérpretes do samba raiz, agregando mais parceiros e sempre prezando por uma maior qualidade artística. A missão é transmitir alegria por meio da música, agregando mais parceiros e sempre prezando por uma maior qualidade artística, porque a UNIÃO faz O samba.

| Casa de Cultura São Rafael. 18/09 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Mulheres no Samba - Roda de Buteko - Música

O grupo “Roda de Buteko” é composto por mulheres musicistas e vem ganhando espaço num meio extremamente competitivo e protagonizado por homens.

Traz consigo um vasto repertório musical, a malemolência e o compromisso de exaltar a cultura popular do “Samba Cantado” com o toque feminino, cada vez mais reconhecido e respeitado.

Focado na preservação da memória de grandes intérpretes e compositoras que contribuíram para nossa cultura, tais como: Ivone Lara, Lecy Brandão, Alcione, entre outras. Repertório este, que vai de Clementina de Jesus a Tereza Cristina.

| Casa de Cultura São Mateus. 18/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Transfluências Modernistas - Macaco Fantasma - Produtores independentes do bairro - Música

O espetáculo Transfluências Modernistas é uma homenagem que o grupo faz aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Sob uma ótica contemporânea, o grupo visita autores das três fases do Modernismo Brasileiro e resgata a relevância e atualidade desse movimento que também influenciou outros movimentos fundamentais da cultura popular brasileira, como o Tropicalismo e a Vanguarda Paulistana.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 18/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró pra Criançada – Uma viagem pelos ritmos nordestinos

Bando de Régia - Música

Quem não gosta de um forrózinho? Um ritmo que tem a magia de captar a percepção das crianças e dos adultos através da riqueza sonora, das danças e de canções marcadas nas nossas vivências que falam de amor, liberdade e trazem em primeiro plano o lúdico do universo infantil. O Bando de Régia traz essa energia no palco no apresentação Forró pra Criançada com muita diversão, originalidade e balanço. Um espetáculo alegre, didático e que aborda nossas raízes sonoras.

| Casa de Cultura São Miguel. 18/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A farsa da má informação | Núcleo Flutuante - Teatro Infanto-juvenil

Sob direção de Carolina Portela, três atores encenam notícias recentes publicadas em jornais do Brasil, em intervenção de rua. Inspirados nas técnicas de Teatro Jornal, de Augusto Boal, eles interpretam personagens do cotidiano em suas falas mais corriqueiras e opiniões presentes aos assuntos em alta no país e na região.

Um espetáculo crítico ao fluxo de desinformação e fake news que acontece na sociedade contemporânea. Temas como: os desmandos do Ministério da Educação, a perda de leitores para o WhatsApp e a ascensão do movimento antivacina já entraram nesta intervenção urbana.

| Casa de Cultura São Rafael. 18/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Florilégio Pombas - Urbanas - Apresentação Infantil

O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, entre poesias, músicas, danças, lutas, também, espetáculo circense para toda a família.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 18/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Orquestra de Berimbau - Música

A ideia de uma Orquestra de Berimbau surgiu nos encontros informais que aconteciam na pracinha do Morro do Querosene, quando Dinho Nascimento e alguns amigos se reuniam para tocar, jogar capoeira e passar seus ensinamentos aos mais jovens e outros recém-chegados.

A Orquestra de Berimbau foi regida por Aluá Nascimento, músico percussionista popular e erudito que também fez os arranjos e a escolha do repertório das apresentações no Parque D. Pedro e na Praça do Patriarca, centro da cidade. Desde então, muitas apresentações se sucederam em academias e eventos de capoeira, nas festividades do Bumba Meu Boi no Morro do Querosene, em outras comunidades e organizações.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 18/09 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Banda Gricerina no Festival Reação Underground - Música

O Coletivo promove festivais mensais, intercalados em duas ocupações da quebrada. A Okupação Cultural C.O.R.A.G.E.M., e a Ocupa Reação, que são dois pontos de extrema importância para a comunidade, com participação das bandas: Pé Suju e Maluria.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 18/09 às 18h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Indaiz - Música

Indaíz, a “Indomável Raiz” inspirada na biografia de Nelson Mandela, evoca a ideia de uma essência que não se pode domesticar, que possui em si uma firme rebeldia. Da raiz ainda vem a ideia do alicerce, conexão com a terra, respeito e reverência às origens. Assim, surge em 2009, na periferia de São Paulo, a banda Indaíz.

Indaíz é uma banda de periferia, para a periferia. É uma banda que usa o delicioso balanço do reggae como pano de fundo para fazer política social. Afinal, de que adianta ser artista e não se posicionar?

O quinteto - formado por Sandro Indaiz (compositor, vocal e guitarra base), Bob Della Rua (bateria), Fabrício Amaro (contrabaixo), Zazera (guitarra solo e voz) e Marcelo Jah (teclado) - escolheu o reggae para transmitir suas mensagens de consciência política social. Suas influências vêm das lutas periféricas, do movimento popular, das rimas, das rodas de samba do rap e saraus de poesia.

| Casa de Cultura Brasilândia. 18/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Claudio Fontana - Música

"Durante a apresentação e a cada sucesso a ser interpretado, Cláudio conta a história do momento da composição e como compartilhou suas músicas aos amigos Antônio Marcos (O Homem de Nazareth), Nelson Ned (Feliz Cumpleaños – Parabéns, Parabéns querida) Wanderley Cardoso (Doce de Coco), Julio Iglésias (Mi amor es más joven do que yo), Agnaldo Timóteo (Eu vou sair para buscar você), Chitãozinho e Xororó (Choro Apaixonado), Jair Rodrigues (A Idade do Homem), Nilton César (Amigo Não), Originais do Samba (Sanduiche de Artista), Demétrius (O Passo mais errado da minha Vida), entre muitos outros e conta ainda suas histórias do tempo em que morava com grandes artistas e recebia em reuniões e almoços o rei Roberto Carlos onde falavam sobre música, composições, público e muitas outras histórias."

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 18/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Um Canto Para Todos os Cantos - Música

Evinha do Forró é uma intérprete eclética que canta vários ritmos com ampla experiência de palco. Já participou de vários festivais de música, sendo premiada em 3 deles com músicas autorais, programas de televisão e já cantou com conceituados artistas, tais como: Hermeto Paschoal, Dominguinhos e Genival Lacerda.

Compositora, dubladora, atriz, professora de canto, coralista no madrigal, soprano e fomentadora da cultura popular. Atualmente possui um grupo de músicos de alto nível onde vem se apresentando por todo o Brasil.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 18/09 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Você Salvou o Que Era Pra Ser Um Dia Ruim - Música

"UmBrado é uma banda de pop rock criada pelo músico e compositor Dedé Vieira. Atualmente a formação é Dedé Vieira na voz e violão e José Luis com guitarra e voz. As letras transitam com um olhar pontual pelo cotidiano árduo do ser humano, porém adocicado com a musicalidade instrumental que levam. Nessa construção, misturam o Pop Rock, MPB e o Folk."

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 18/09 às 20h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Contos de Mulher - Giuseppina Burigo - Contação de Histórias

Giu, se recorda das histórias que sua avó contava na janela na hora do almoço, todas as histórias tem como protagonista mulheres, que quebram paradigmas e proporcionam sabedoria a quem as observa, mulheres que não aceitam abusos e posicionam-se, mulheres que diante de uma grande dor se reinventam. Não são mulheres guerreiras, são apenas mulheres inseridas em contextos sociais machistas e que tornam-se livres!

| Casa de Cultura Raul Seixas. 20/09 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Cirandando - Apresentação Infantil

"A intervenção musical Cirandando, propõe um cortejo brincante pelos ritmos, danças e brincadeiras populares do Nordeste. A viagem musical começa na Bahia, com brincadeiras e cantigas tradicionais do recôncavo baiano, passa pelo Pernambuco onde brinca com as diversidades de personagens e trupes do cavalo marinho e finaliza na Paraíba, brincando cantando e dançando os diversos tipos de coco de roda. Nesse passeio musical, as crianças são convidadas a conhecer mais o nordeste brasileiro as danças e os ritmos que ainda hoje vemos presente no sudeste preservadas por meio da memória ancestral."

| Casa de Cultura Brasilândia. 21/09 às 14h e às 16h. Primeira Infância. Grátis. 40 minutos.

 

Kazanki - Circo

“Kazanki” é uma apresentação de mágica do artista Julian Granito, residente no estado de São Paulo há mais de dois anos, o artista colombiano reúne na sua apresentação palhaçaria e mágica, combinando números e truques que levam ao público momentos de surpresa, leveza e diversão.

| Casa de Cultura Guaianases. 22/09 às 10h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Porco conta: Os Três Porquinhos - Teatro Infantil

"Os contos de fadas incentivam o aprendizado das crianças. Nessa história interativa e divertida, elas ajudam o Porco a encontrarem soluções para os problemas dos personagens, aprendendo com eles.

Quando os dois Porquinhos escolhem o jeito mais fácil e rápido para terminar suas casas, acabam por trazer consequências no futuro. O Porco mais velho, com mais experiência, percebe a importância de se planejar e se dedicar para alcançar seus objetivos com sucesso e segurança. Elas aprendem conforme vão adquirindo suas experiências, através das histórias e seu cotidiano."

| Casa de Cultura São Mateus. 22/09 às 10h e às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Kika Capucha - Grafite

Kika Capucha, nascida na zona sul da cidade de São Paulo, hoje atua pintando muros nas periferias coletivamente com outros artistas, elevando a importância da interação com moradores, principalmente as crianças desses lugares. A linguagem visual de Kika é gritante pelas cores, adornos e estampas nos seus personagens contraculturais, cyberpunks, ancestral e futurista, exaltando subculturas periféricas.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 22/09 às 11h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Graffiti Casa de Cultura Campo Limpo - Intervenção Visual

"Para comemorar o aniversário da Casa de Cultura do Campo Limpo, o artista Beto Silva realiza intervenção artística na fachada da Casa de Cultura Campo Limpo em homenagem à atriz e produtora cultural Dora Nascimento, que agora dá um novo nome à Casa de Cultura."

| Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 23/09 às 10h. 14 anos. Grátis. 960 minutos.

 

Matuto - Rapha Santacruz - Circo

Rapha Santacruz apresenta Matuto, um misto de mágico e palhaço, esse personagem parece saído de um Folheto de Cordel. Em uma linguagem típica do Nordeste brasileiro, ele vai apresentando seu universo de encantamento, com os elementos que saem da sua mala de vaqueiro sertanejo.

Forró, xaxado, coco, cavalo-marinho fazem parte da animada trilha sonora desse espetáculo onde a magia tem sotaque matuto. Diversão garantida para todas as idades. O mágico matuto é danado de bom!

| Casa de Cultura São Miguel. 23/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Navio Negreiro - Cultura Popular e Tradicional

"Jorge Marciano é músico, compositor, percussionista, produtor e arranjador, e hoje possui mais de 25 anos de experiência na área e trabalhos de pesquisa. Tornou-se profundo conhecedor da música contemporânea e suas nuances, transgredindo normas e conceitos. Buscou uma linguagem própria que demonstra o amor pelo Jazz e suas referências históricas, fazendo-o estudar e passear pela música erudita, promovendo ritmos brasileiros e afro cubanos de forma própria, com uma linguagem subjetiva e natural."

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 23/09 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

Tributo a Francisco Alves - Música

O cantor e pesquisador Roberto Seresteiro faz um tributo a Francisco Alves, por ocasião dos 70 anos de seu falecimento. No repertório, um passeio pela trajetória de mais de 30 anos de vida artística do "Rei da Voz", passando por diversos gêneros tradicionais da música brasileira, tais como valsas, sambas, modinhas, maxixes e sambas-canções. Recordando o repertório de Chico Alves, com pérolas de Ary Barroso, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Sinhô, Herivelto Martins, Ataulfo Alves, entre outros baluartes.

| Casa de Cultura Tremembé. 24/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Concerto Sentido - Música

Deo Lopes e Victor Mendes vão fazer uma apresentação “Concerto Sentido”. Com composições inéditas de Deo Lopes, importante compositor que veio do Vale do Paraíba para São Paulo nos anos setenta se tornando uma das principais referências da MPB e da regional do país.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 24/09 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vogue for Life - Dança

Criado no ano de 2019, VOGUE FOR LIFE tem como principal objetivo levar a cultura Ballroom e a cultura preta, latina e LGBTQIAP+, e suas discussões de forma artística a todos (as/es). Sendo inicialmente feito de forma autônoma e logo depois em parceria com ONGS, Centros Culturais e grupos, o projeto também visa instrumentalizar e instruir pessoas Trans no mercado de trabalho da Arte.

A cultura Ballroom é uma subcultura norte americana existente dentro da Comunidade LGBTQIAP+ voltada para pessoas negras. Trata-se de um movimento que une moda, beleza, dança e competição. Que tal conhecer um pouco mais dessa cultura na prática com o VFL Lab? Serão 5 vivências, sendo práticas e teóricas, com duração de 1hr e 30 min cada. As vivências serão voltadas para o aprofundamento e conhecimento sobre “O que é cultura Ballroom” e suas categorias competitivas.

| Casa de Cultura Butantã. 24/09 a partir das 18h. Livre. Grátis. 210 minutos.

 

Show Caruso - Música

Caruso Rodrigues é artista LGBTQIAP+ e nesta apresentação traz seu primeiro álbum intitulado: Boutique, em parceria com a produtora e Compositora Skye e um feat. Com o artista Guigo (Quebrada queer).

| Casa de Cultura Guaianases. 24/09 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Preparadas com Delua - Música

De Dias e Lua duas cantoras que recentemente se juntaram e formaram a dupla chamada DeLua, com sucessos já lançados como "Bumbum do Poder" e "Tem Quem Queira", no estilo musical chamado BREGADEIRA que consiste na junção de: Arrocha, Brega, Pagodão Baiano e o Funk. Em seus shows DeLua busca sempre trazer toda a alegria para seu público, com suas músicas sempre bem agitadas e dançantes.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 24/09 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Baile Black Red7 - Música

O evento é pensado através dos artistas da nossa quebrada para nossa quebrada, conta com atrações de todas as vertentes do hip hop, de artistas do bairro e convidados de outros locais da Zona Leste. É um movimento de resgate e de celebração da cultura local, ocupar os equipamentos culturais é um direito nosso!

Scream Studios nasceu da parceria entre os artistas Doliros e Zero, e passou a se concretizar com nomes como Zack e Ray V se adentrando ao selo, todos artistas são nascidos no Parque São Rafael. A Scream Studios é um coletivo cultural, que tem como proposta reunir artistas independentes para além do meio musical, incentivando e produzindo movimentos artísticos.

| Casa de Cultura São Rafael. 24/09 a partir das 15h com intervalos. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Festival Rock in Pira com Banda Crexpo - Música

Com músicas autorais de identificação com questões atuais, sociais e culturais ressaltando a realidade do universo das periferias da cidade, a banda Crexpo explora durante a sua apresentação as variantes do universo do Hardcore nacional em identificação com os anseios de seu público.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 24/09 às 18h. 10 anos. Grátis. 120 minutos.

 

Casarônika Festival Urbano - Intervenção Visual

 

Com o objetivo de possibilitar maior inserção de intervenções artísticas urbanas na Cultura Casarão, a jovem monitora cultural Helena Araújo apresenta seu projeto de intervenção "Casarônika" - um festival de arte urbana que valoriza a música eletrônica, a performance do corpo e as práticas artísticas relacionadas com a performance visual em tempo real (Visual Jockey - VJ).

 

Das 18h às 22h30, as Djs e produtoras musicais Transvegana, MindTricky e Kiara Felippe ocuparão o pátio da Casarão num palco feito pela Vj Ana Lopes alinhando técnicas de projeção mapeada e cenografia para as artistas Lua Negra e Gaia apresentarem performances feitas especialmente para a festa. "Casarônika Festival Urbano" tem curadoria de Helena Araújo e Neyson Cezar.

 

 

Programação:

 

18h30 | MINDTRICKY X AIA

19h20 | TRANSVEGANA X LUA NEGRA

20h10 | KIARA FELIPPE X GAIA

Artes visuais:

QUEBRADA VIVA

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 24/09 a partir das 18h30. 16 anos. Grátis. 270 minutos.



Preparadas com MC Vovó Benta e as vovós da Tiradentes - Música

As vovós do Funk apresentam músicas autorais e prometem não deixar ninguém parado. Tudo começou quando a MC Vovó Benta decidiu deixar a aposentadoria de lado e criar um grupo de funk e rap com suas colegas da Cidade Tiradentes, bairro no extremo leste de São Paulo. O projeto ganhou forma em agosto de 2020. O objetivo, alcançado com sucesso, era animar a população da terceira idade na pandemia de covid-19.

“Comecei um quadro de depressão, síndrome do pânico e crise de ansiedade. Dividia meus sentimentos com amigas que tenho há mais de 30 anos e passavam por situação parecida. Então surgiu o grupo MC Vovó Benta e as Vovós da Tiradentes, conta Benta Antonia dos Santos, a MC Vovó Benta. Ela tem 61 anos, dois filhos e duas netas de 16 e 4 anos de idade.

A primeira composição do grupo foi o funk É Chapa Quente: as Vovós da Tiradentes que funciona como um cartão de visitas do projeto e um convite para que as pessoas, independentemente da idade, curtam a vida.

O produtor musical Pury Black, também da zona leste, ouviu a música e decidiu gravar o grupo e lançar um videoclipe na internet. No filme gravado no bairro em que moram, crianças e idosos compartilham coreografias enquanto MC Vovó Benta canta a letra."

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 24/09 às 20h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Resplandecer 80 anos Clara Nunes - Música

“Em Resplandecer: um grito para Clara”, Rosa Morena interpreta as canções de seu disco autoral e músicas da artista brasileira Clara Nunes, trazendo referências do samba popular, através de uma releitura sensível e intensa. Em comemoração aos 80 anos de Clara Nunes em 2022, os espetáculos buscarão aproximar diversos públicos com o samba cantado e interpretado por essa mineira radicada em São Paulo.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 24/09 às 19h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Mapeamento: Não Desista - Mapeamento: Grupo AKT - Hip Hop

O grupo fundado em 2017 por Alexsandro Viana de Oliveira (D.Ment), Keila Fabricia Teixeira de Sousa (MC Keyla) e Tayná Lopes Viana (MC Tayná), mescla em suas músicas autorais o "Gangasta Rap", Trap, Funk Soul e Blues. Contando com a experiência de D.Ment, o Flow de Keyla e a Lírica de Tayná, A.K.T. tem conquistado seu espaço em festivais e aberturas de espetáculos."

| Casa de Cultura São Miguel. 24/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Rock in Pira com Banda Volts Rock - Música

A banda “Volts Rock”, formada em agosto de 2021, apresenta inovações e variedades, sempre buscando entregar a melhor experiência ao público com um entrosamento dinâmico, profissionalismo, versatilidade e uma vasta experiência musical de todos os integrantes, que atuam há anos nas principais casas de shows de São Paulo e região.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 24/09 às 19h. 10 anos. Grátis. 120 minutos.

 

Baque Mulher - SP - Dança

Em sua apresentação, o Baque Mulher SP apresenta músicas que trabalham com o maracatu de baque virado. Em diversas delas, propõe a reflexão sobre o empoderamento da Mulher na sociedade contemporânea e sobre as suas conquistas históricas.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 25/09 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Histórias para não esquecer de brincar - Flor de Cosme - Arte e infância - Contação de Histórias

Histórias para não esquecer de brincar é fruto de uma pesquisa acerca dos orixás Ibejis, da tradição oral e do universo da brincadeira. A série conta com três histórias que trazem saberes e experiências ancestrais da infância através de uma releitura contemporânea. Todos os contos são embalados por música autoral ao vivo, estimulam a movimentação corporal dos espectadores e possuem textos originais.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 25/09 às 12h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Bolha de sabão gigantes - Brincante

Nesta vivência vamos brincar com ar e água montando bolhas de sabão - Brincadeira antiga que sempre se transforma e encanta por onde passa. A bolha tem vários formatos: gigantes, múltiplas e também pequenas. Montaremos um espaço com raquetes, varetas, bacias com líquido atóxico e todo tipo de suporte para formar bolhas de sabão e aos poucos vamos convidando as crianças e o público para brincar.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 25/09 às 13h. Primeira Infância. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha Do Rodoanel - Hip Hop

A Batalha do rodoanel tem o objetivo de trazer a essência do Hip-Hop nas batalhas com um espetáculo de roda cultural, que convida alguns Mcs de Freestyle para realizar uma batalha tradicional e autêntica no formato Mc Contra Mc ou no formato nacional com o “tradicional 30 segundos”.

Além da batalha de Mcs, em seus espetáculos, BDR sempre convida algum artista local para realizar um pocket-show, valorizando e criando assim, nova oportunidade para o artista que participa, agregando novas experiências e promovendo o conhecimento destes artistas para o público de sua região.

| Casa de Cultura São Mateus. 25/09 às 13h00. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Dom Domina Tour - Hip Hop

Bruno Dom traz um repertório dinâmico que mescla o Rap, o Reggae com pitadas do Rock e do Blues e com diversidade musical. A banda é composta pelos instrumentistas Ernesto (Guitarra), Franja (Guitarra Solo - Planta e Raiz), Caio Pires (Baixo - Original Soma), Fred (Teclado), Juca (Bateria - Planta e Raiz) e na percussão contamos com Gian Carllo, tudo sob o comando do Maestro do Reggae DJ Zambol, com uma selecta original representando o Sound System. Com sua nova tour “Dom Domina” Bruno Dom promete trazer uma nova experiência de conhecimento, união, amor, boas vibrações e muita música boa.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 25/09 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

QCS - Quente como o Sol - Hip Hop

"No show "Girassóis ao Campo", Marcellius (Membro e fundador do QCS) traz um espetáculo musical com uma versatilidade entre as músicas, que vai do R&B, Ragga, Funk, Trap, BoomBap, Drill entre outros. O espetáculo conta com dois Mcs, uma DJ/backvocing, cantora e dançarina.

Trazendo uma nova experiência visual a partir do Cenário/Figurino/Iluminação/Coreografia, a ideia é fazer com que o público tenha a sensação de estar em um campo de girassóis. Uma apresentação com um conteúdo completamente diferenciado do rap nacional, sempre buscando novidades e inovações"

| Casa de Cultura São Mateus. 25/09 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Domingo Azul (Viradinha) - Intervenção Artística

"A Companhia Caju Azul começou com Juliana Roberta que é atriz, comediante e produtora. Juntando suas experiências profissionais, criou projetos como Clubinho do Livro, Pistinha, Camarim Mirim, Karaokê Kids e diversas vivências criativas.
Sempre pensando no desenvolvimento, no acolhimento, na liberdade e no estímulo à autonomia dos pequenos, esses projetos agradam crianças e adultos em diversos eventos públicos na cidade de São Paulo como: Disco Baby, Virada Cultural, Circuito Municipal de Cultura, Jornada do Patrimônio, Slow Kids, entre outros. A Cia Caju Azul também percorreu a cidade levando oficinas a centros culturais e bibliotecas municipais. Com foco constante na criatividade, arte e uso de materiais reciclados, atendemos mais de 5.000 crianças nesse período."

| Casa de Cultura Campo Limpo. 25/09 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Nilton Junior e o Coco do Pajé - Música

Nilton Jr. expoente da cultura pernambucana, traz a apresentação: "Coco de Toré", em que o artista apresenta toda a magia do coco afro-indígena do Nordeste brasileiro e de suas composições.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 25/09 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Show: Vibe Sonora - Hip Hop

Vibe Sonora é uma apresentação musical composta por Pew Mark como vocalista principal, Edmonlive (back vocal e guitarrista) e André Mannrich como DJ. O espetáculo é dinâmico e tem um repertório diversificado e autoral; versos e refrões marcantes são cantados em cima de beat's originais e dançantes. No decorrer da apresentação acontece o quadro (homenagens) onde o mestre de cerimônia Pew Mark relembra músicas de Sabotage, Racionais e Natihut's interagindo com o público de forma direta e descontraída, e assim acontece a apresentação do Vibe Sonora!

| Casa de Cultura Campo Limpo. 25/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pedra Rara - Música

Zé Orlando tem mais de 30 anos dedicado à música, sendo 23 anos exclusivamente ao reggae como cantor e percussionista na banda Tribo de Jah. Em 2009 ele deixou a outra banda para formar a Pedra Rara.

Muito mais que uma proposta musical, o objetivo da banda Pedra Rara é também defender questões sociais e a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho. Trata-se da concretização de uma filosofia de vida que Zé Orlando carrega consigo desde que ingressou na Escola de Cegos no Maranhão, já que um de seus objetivos é fazer apresentações com parte da arrecadação revertida a instituições que apoiam projetos para pessoas com deficiência.

| Casa de Cultura Butantã. 25/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Skamoondongos - Música

"Fundada em novembro de 1994 por Wagner Bagão e Wellington De Mello, a banda Skamoondongos trilhou o caminho do Ska 2tone e da terceira onda no Brasil, partindo de uma fita demo em K7 (Oito Pistas) para a coletânea Ska Brasil onde alcançou sucesso com a composição "Pobre Plebeu" que foi o auge nas paradas durante o verão de 1996/1997, lançando posteriormente seu primeiro álbum autoral chamado "Segundo" pela Gravadora Paradox Music."

| Casa de Cultura Butantã. 25/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Raquel Tobias - Mulher, Amor incondicional - Música

Raquel Tobias em formação de trio, vem se apresentando desde 2001, tendo como objetivo trazer uma apresentação compacta e requintada. Com sua voz potente.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 25/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Voz do Vinil - Música

O projeto “A Voz do Vinil” desde sua criação vêm fazendo parte de vários eventos na região com o DJ e Fundador Rubens Guilherme. O DJ Rubens, arte educador, produtor e organizador de eventos desde 1991, vêm participando de grandes eventos e nessa edição traz grandes sucessos do samba rock.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 25/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau do Binho - Intervenção Artística

O Sarau do Binho acontece há 20 anos na zona sul de SP, promovendo encontros e articulando artistas de diversas linguagens em seus territórios. O Sarau do Binho desenvolve diversas ações de incentivo à leitura, tais como: A Bicicloteca, Os Livros no Ponto e também a Felizs-Feira Literária da Zona Sul. Um evento que acontece há oito anos na região de Campo Limpo, São Luís e Capão Redondo, valorizando a literatura e a arte produzida por moradores da região e circulando por diversos espaços culturais e educacionais.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 25/09 às 18h30. Livre. Grátis. 690 minutos.

 

Mato Seco - Música

A banda, que é um dos destaques no cenário do reggae brasileiro, apresenta uma seleção de sucessos que marcam a comemoração dos seus 20 anos de carreira e canções do EP “Carta da Humanidade para A Humanidade” que foi produzido e gravado ao longo da quarentena na pandemia da covid – 19.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 25/09 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Kyan Maloca - Hip Hop

"Renan MC nasceu na Praia Grande, Baixada Santista, ouvindo as relíquias locais do funk. Em 2014 foi apadrinhado pelo MC Pedrinho Jr. e começou a escrever e a cantar suas músicas. Foi então que Lucas Zetre, amigo e videomaker, propôs partir para o gênero trap em que renasceu como Kyan.”

| Casa de Cultura São Mateus. 25/09 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Na Vila de Heitor - Tricotando palavras - Contação de Histórias

A apresentação narra a história de Heitor, um menino muito inteligente e curioso, seu apelido era Tuhu, pois adorava imitar o som do trem e de tudo que escutava. E de tanto escutar ainda criança se encantou pela música. Heitor Villa-Lobos foi um maestro e compositor importante na Semana de Arte Moderna de 1922. Na Vila do Heitor tem história e tem música, tem Rosa Amarela, Capelinha de Melão, Formiguinhas, e lá Cai até balão. A apresentação conta com bonecos e é permeada pelas cantigas de Heitor Villa-Lobos para crianças.

| Casa de Cultura Guaianases. 27/09 às 10h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Refletindo sobre o suicídio com a apresentação teatral Chuva de anjos e roda de conversa - Teatro Adulto

No mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, a proposta é apresentar a peça Chuva de Anjos seguida de roda de conversa. Escrita em 2001, Chuva de Anjos apresenta um diálogo improvável entre duas mulheres em uma praça, rodeadas de edifícios altos, de onde se atiram alguns suicidas. “Um encontro casual entre duas desconhecidas que nos permite visualizar um mundo apocalíptico, mas também reversível. Com humor, estas mulheres expõem suas fraquezas e forças. São um reflexo de nós mesmos, como testemunhas e em parte cúmplices da queda de um paraíso perdido”, afirma o autor Santiago Serrano.

| Casa de Cultura São Rafael. 27/09 às 10h e às 14h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

O Velhinho do Busão - Circo

Um busão muito doido, um motorista bêbado, um cobrador cagueta, um pedreiro folgado e um velhinho, que seria o Sr. Matusalém. Esses são os primeiros personagens da trama “O Velhinho do Busão”, onde muita bagunça pode acontecer num ônibus coletivo do mundo clown, com manobras absurdas e cheias de style como diria o motorista até que...

Bum! Um grande acidente acontece. O busão se espatifa em um poste e o velhinho se esborracha no chão ficando todo quebrado, desde a perna até o olho. A polícia é chamada, alguns interrogatórios malucos, mas nada é resolvido. O jeito é recorrer a um tribunal clownesco para descobrir quem é o culpado pelo acidente.

“O Velhinho do Busão” promete muitas gargalhadas com uma mensagem social bem-humorada e de grande relevância para a vida de qualquer pessoa.

| Casa de Cultura Butantã. 28/09 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sonho de artista - Borbolina Cia - Teatro Infanto-juvenil

Saltimbancos que não se conhecem escolhem a mesma praça para realizar a mesma peça, no mesmo dia e horário. Após discutirem e chegarem a um acordo, topam apresentar juntos a fábula comum a ambos: “A cigarra e a Formiga''. Mas com o aparecimento de uma formiga que quer ser artista, essa antiga história ganha contornos surpreendentes. Será que a formiga conseguirá seguir com o sonho de ser artista?

| Casa de Cultura São Rafael. 28/09 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

O Velhinho do Busão - Circo

Um busão muito doido, um motorista bêbado, um cobrador cagueta, um pedreiro folgado e um velhinho, que seria o Sr. Matusalém. Esses são os primeiros personagens da trama “O Velhinho do Busão”, onde muita bagunça pode acontecer num ônibus coletivo do mundo clown, com manobras absurdas e cheias de style como diria o motorista até que...

Bum! Um grande acidente acontece. O busão se espatifa em um poste e o velhinho se esborracha no chão ficando todo quebrado, desde a perna até o olho. A polícia é chamada, alguns interrogatórios malucos, mas nada é resolvido. O jeito é recorrer a um tribunal clownesco para descobrir quem é o culpado pelo acidente.

“O Velhinho do Busão” promete muitas gargalhadas com uma mensagem social bem-humorada e de grande relevância para a vida de qualquer pessoa.

| Casa de Cultura Butantã. 28/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 

A Rabeca - Apresentação Infantil

"A rabeca é um instrumento da tradição oral que, assim como os contadores de histórias, tem personalidade e voz própria. Sua raiz popular está nos recitadores, nos músicos de rua e nas manifestações populares. A literatura e a rabeca, já caminharam juntas por diversas vezes. Seja nos cordéis, nas poesias musicadas, ou mesmo aparecendo em algum conto compilado da tradição oral, esse instrumento faz parte do imaginário da cultura popular brasileira. Este projeto resgata a imagem do contador de histórias que, tal qual nos jograis medievais, chegavam nas praças das cidades e narravam acompanhados de seu instrumento musical, unindo conto, poesia e música."

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 29/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Na terra, no céu e no mar... tem histórias pra viajar! - Contação de Histórias

Contos pelo mundo "Da boca ao ouvido, do ouvido ao coração... um livro na palma da mão" para público em geral, focado para crianças a partir dos 7 anos.

| Casa de Cultura São Mateus. 30/09 às 10h e às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show musical "Árvore dos Olhos" - Música

A apresentação do grupo permite entrar em contato com a beleza da poesia, do repertório costurado de quadras e versos que procura universalizar o regional de todos os territórios e culturas estudado para o espetáculo. Na apresentação Àrvore dos Olhos, como o título insinua, busca-se a raiz, sua nutrição, seus caminhos, seus troncos e ramos.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 30/08 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Voguinho de uma Sexta a Noite: adentrando a ballroom - Dança

A Cia. Manuela vive a Ballroom como eixo principal de suas pesquisas e vivências e, por meio do voguing vem criando novas narrativas a fim de potencializar corpas trans e LGBTs periféricas. A Cia Manuela enxerga a dança como veículo de mensagem: "A dança nos faz expressar as nossas realidades e indagações, é a forma mais legítima do corpo responder em qual lugar estamos, o que queremos comunicar e para onde queremos ir."

| Casa de Cultura Butantã. 30/09 às 18h. 16 anos. Grátis. 120 minutos.

 

Banda de Quebrada - Música

A paixão de três amigos pela música brasileira, fez com que começassem a estudar maneiras de produzir arranjos originais e contemporâneos para grandes sucessos do samba rock e MPB e buscar novos talentos do gênero na música. O resultado foi a Banda de Quebrada, criada em 2010, que passou a se apresentar em diversas casas de show e bares em São Paulo.

Swing é o forte do grupo, que apresenta um espetáculo eclético e variado, com pitadas de samba, samba-rock, soul e bossa. Além do trabalho autoral, o repertório é composto de versões de Jorge Ben Jor, Tim Maia, Seu Jorge, Djavan, Gilberto Gil, entre outros.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 30/09 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.