Tão perto, tão longe: 8ª Jornada do Patrimônio anuncia programação completa

Passinho do Romano com Clarin Cia. de Dança, DJ Patatty e show do MC Bin Laden e Homenagem a Tia Cida dos Terreiros com Mart'nália, Amigas do Samba, Comunidade Maria Cursi, Irmãos Pessoa, Marcelo Tocão e Timaia integram o calendário; Nesta edição, são pautadas as diferentes centralidades de São Paulo e a compreensão de que a memória histórica e o intercâmbio cultural ultrapassam barreiras do centro e da periferia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Patrimônio Histórico, anuncia a programação da 8ª Jornada do Patrimônio. O evento acontece em diversos pontos da cidade de São Paulo nos dias 20 e 21 de agosto, com diversas manifestações culturais com temáticas relacionadas ao patrimônio histórico-cultural - dentre elas, música, teatro, moda, grafitti, artes visuais, circo e dança. O evento conta com mais de 350 atividades, grande parte propostas pela população e selecionadas por editais de roteiros de memória, oficinas e palestras, e visitas a imóveis históricos. São destaques como ações artísticas o Passinho do Romano com Clarin Cia. de Dança, DJ Patatty e show do MC Bin Laden, na Estação Jardim Romano; a Batalha do Santa Cruz, no Museu da Língua Portuguesa; Homenagem a Tia Cida dos Terreiros com Mart'nália, Amigas do Samba, Comunidade Maria Cursi, Irmãos Pessoa, Marcelo Tocão e Timaia, no CEU São Rafael; e Samba Rock com Os Opalas, na Casa de Cultura do Butantã.

Já em relação ao patrimônio material, destacam-se as atividades na Capela de São Miguel Arcanjo e as em torno da Avenida Sapopemba: Sapopemba - Uma viagem às raízes de dentro - Zózima Trupe; Oz Guarani e Coral Guarani convida Gaspar Z'África; e Festa Amply Fyah com DJ.

"A Jornada segue a diretriz desta gestão de descentralizar a cultura, de modo a não só levá-la para diferentes regiões de São Paulo, mas também tornar protagonistas as manifestações culturais das mais diversas vivências da cidade. Assim, expande suas ações para além do centro e coloca em evidência as práticas, intervenções e costumes de grupos comumente negligenciados", comenta a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres. "A cultura não é, e nem deve ser, algo polarizado. Ela está presente nos nossos patrimônios históricos e esse evento retrata justamente isso: a presença da cultura em diferentes polos".

Neste ano, o evento é pautado na discussão das diversas práticas culturais presentes nas várias regiões da capital paulista, assim como seus vínculos com o patrimônio material e imaterial. Alinhada ao conceito de incentivo ao intercâmbio cultural, a Jornada de Retorno, Inclusão e Fortalecimento da Cultura conta com uma programação descentralizada e aberta ao público.

Para incentivar o espírito da inclusão social, a Jornada Tão perto, tão longe destaca as mulheres homenageadas, como Tia Cida dos Terreiros, sambista preta da periferia de São Matheus, e Brenda Lee, militante transsexual brasileira considerada o “anjo da guarda das travestis”. “A Jornada deste ano homenageia mulheres à frente de seu tempo, que merecem ter a sua trajetória evidenciada e a sua importância redescoberta”, comenta a Secretária Aline Torres.

Ao designar um edifício como patrimônio histórico, reconhece-se que o imóvel cumpre funções sociais ligadas ao registro de memórias históricas e culturais, de interesse de toda a sociedade. Contudo, nem sempre estão abertos a visitação para a população, que muitas vezes conhece apenas o exterior de um edifício - ou nem sabe que se trata de um patrimônio histórico. Desta forma, a Jornada do Patrimônio, por meio da modalidade “Visitas a Imóveis Históricos”, busca promover visitações e, assim, contribuir para maiores interações entre a população e o seu patrimônio. Entre os imóveis participantes, estão edifícios com usos, tamanhos, e histórias bastante distintas, como o Palácio da Justiça de São Paulo, a Capela Nossa Senhora dos Aflitos, Palacete Jafet, o Edifício Ermírio de Moraes, a Casa Amarela da Vila Romana, o Memorial da Resistência de São Paulo e o Espaço Memória Carandiru, exemplos da diversidade da história da arquitetura paulista.

No Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, ocorre a instalação Exposição Ruptura: Cunhã Cacoare - Moara Tupinambá - Colabirinto, que traz o retrato de uma anciã indígena e de vários elementos relacionados às culturas imateriais, como: o samba paulistano, o carnaval e as manifestações de rua, hip hop e capoeira.

Esta edição explora, também, diversas temáticas sociais e educativas por meio de oficinas e roteiros tanto históricos, quanto contemporâneos, como o São Paulo Audiovisual, tour da Spcine pelo centro de São Paulo relembrando filmagens de destaque que ocorreram nos locais percorridos; o Tour Cafés Sampa, uma caminhada pelas melhores cafeterias de São Paulo para contar a história do café na cidade; e o Afro Sampa Walking Tour: Memória e Empreendedorismo Preto, parte das pesquisas do Coletivo Negras Memórias e uma experiência turística sob a narrativa do povo preto paulistano. Assim, é uma forma de incentivar o turismo na própria cidade, para os residentes e visitantes, e uma oportunidade de conhecer São Paulo por outros ângulos, alinhada ao tema “Tão perto, tão longe”.

Além da programação própria da Secretaria Municipal de Cultura, a Jornada do Patrimônio conta com atividades presentes, também, no Sesc e no Itaú Cultural. O Instituto Biológico e a Cinemateca também promovem visitas especiais.

Por meio desta iniciativa, o Sesc reafirma seu alinhamento com uma política de valorização e preservação da memória e do patrimônio que se efetiva pela preservação e disponibilização de seus acervos e edificações de interesse histórico, bem como pela promoção de iniciativas de viés socioeducativo sobre o assunto. "Trata-se de construir as condições para o entendimento das várias camadas que constituem nosso passado, como pressuposto para uma atuação mais inclusiva no tempo presente", destaca Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo.

Abaixo, confira os destaques da programação - para conferir a completa, acesse o site oficial da Jornada do Patrimônio 2022: https://jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br

 

Homenagem a Tia Cida dos Terreiros com Mart'nália, Amigas do Samba, Comunidade Maria Cursi, Irmãos Pessoa, Marcelo Tocão e Timaia

Linguagem: Música

A 8° Jornada do Patrimônio reconhece a importância da assistente social e sambista Tia Cida dos Terreiros (26/11/40 - ) na propagação e defesa do samba na região de São Mateus. Ao abrir o quintal de sua residência, Tia Cida propiciou que a comunidade tivesse um espaço de criação e convivência, tendo o samba como temática principal. Conhecida como uma das primeiras moradoras do bairro é também a responsável pelo movimento Berço do Samba de São Mateus, que reuniu durante décadas, compositores e intérpretes da região e convidados.

| CEU São Rafael. Rua Carmem Tortola, 30 - São Rafael. Domingo: 21/08, às 17h. Capacidade: 300 lugares. Duração: 2 horas. Livre. Ingressos disponíveis no CEU São Rafael - Departamento Gestão, a partir de 15/08.

 

Passinho do Romano com Clarin Cia. de Dança, DJ Patatty e show do MC Bin Laden

Linguagem: Dança, Música

O Passinho do Romano é uma dança que surgiu no Jd. Romano em meados de 2014, através de uma música criada por MC Bruno IP, em homenagem ao bairro que cresceu. Um vídeo de Magrão, morador do bairro, dançando, viralizou logo na sequência e se tornou uma febre. Desde então, a dança, vista por muitos como “desengonçada” é reverenciada e mantida viva pelos amantes do funk. A 8° Jornada do Patrimônio reconhece sua importância como patrimônio imaterial e convida artistas e moradores para dançar e valorizar a cultura periférica.

| Atividade realizada em área aberta. Rua Adobe, 35A - Jd. Romano. Sábado: 20/08, das 16h às 20h. Duração: 4 horas. Livre. Sem necessidade de retirada de ingressos.

 

 

Homenagem a Brenda Lee

A 8° Jornada do Patrimônio realiza uma série de ações em reconhecimento a importante atuação da ativista Brenda Lee (10/01/48 - 28/05/96) na defesa da saúde e acolhimento da população travesti e transexual. A Casa de Apoio Brenda Lee, localizada na Rua Major Diogo, 779 - Bela Vista, também conhecida como Palácio das Princesas, foi instituída formalmente no final dos anos 80 para abrigar pessoas soropositivas com o objetivo de dar assistência médica, social, moral e material. Brenda Lee faz parte do Patrimônio Imaterial da cidade de São Paulo.

Linguagem: Teatro, Música, Moda, Intervenção Artística

 

As ações em questão reverenciam Brenda de forma simbólica:

17h30 - bate papo com Thaís Azevedo (ONG Pela Vidda) e Renata Peron

18h30 - intervenção Artística + desfile com Vicenta Perrota + Magô Tonhon + Casa Florescer + Renata Peron e o Samba de Roda da Diversidade

 

Galeria Olido - Av. São João, 473, Centro Histórico.

Dia 20/08, Sábado, a partir das 17h30

Capacidade: 90 lugares

Duração: 5 horas

Classificação etária: 16 anos

Livre acesso ao debate e as intervenções artísticas

Para o musical os ingressos serão distribuídos no local a partir das 18h

 

Baile de Samba Rock com Os Opalas

Linguagem: Música

O Samba Rock, gênero musical que surgiu nas periferias e que também já foi conhecido como Sambalanço e Samba Swing, é uma típica manifestação paulistana que nasceu de frequentadores de bailes que misturavam passos do Rockabilly com o gingado do samba. Dançado por casais e com clima alegre e contagiante, tem como principais características giros e entrelaçados de braços. No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Samba Rock, que tem essa data como marco, em função do nascimento de Jackson do Pandeiro - que foi o responsável pela sua popularização. A 8° Jornada do Patrimônio reconhece a importância imaterial dessa manifestação e convida a todos para um dia todo dedicado a ele.

Aulas de dança Samba Rock com os professores: Nando Sagatiba, Bruno Magnata, Ébano e com os DJs Aluísio e Fernando.

13h às 14h | Oficina - Cantinho do Samba Rock

14h às 15h | Oficina - Mulheres do Samba Rock

17h | Show Preto Soul

19h | Show Os Opalas

| Casa de Cultura do Butantã. Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. Domingo: 21/08, a partir das 9h. Livre. Sem necessidade de retirada de ingressos para as atrações musicais.

 

Orquestra Paulistana de Viola Caipira

Linguagem: Música

A OPVC tem como objetivo a difusão e a divulgação da música caipira no cenário nacional. A valorização desse gênero musical como patrimônio cultural imaterial coaduna com a proposta da Jornada do Patrimônio, e incluir uma apresentação de parte dos profissionais desse grupo é uma forma de reverenciar seu legado.

| Capela São Miguel Arcanjo. Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 - São Miguel Paulista (Praça do Forró). Domingo: 21/08, às 18h. Capacidade: 80 lugares. Duração: 1 hora. Livre. Sem necessidade de retirada de ingressos.

 

Roteiros de Memória | Revivendo a história de São Miguel Paulista

O paulistano tem facilidade em gostar do mundo, certamente por a cidade oferecer uma programação cultural que não perde em nada para as principais metrópoles do mundo, porém pouco conhece da história de seu bairro e cidade. O roteiro a pé de turismo, educação e cultura, Revivendo a História de São Miguel Paulista, passará por questões históricas e culturais que te permitirá conhecer ou redescobrir a história, cultura e curiosidades sobre o bairro, situado na zona leste da cidade de São Paulo.

| Escada da Capela de São Miguel Arcanjo. Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), 10 - São Miguel Paulista. Sábado: 20/08, das 14h às 15h30. Inscrições no local, com meia hora de antecedência.

 

Roteiros de Memória | É tudo nosso

O grupo irá se deslocar da Casa de Cultura de São Miguel Paulista até a Praça do Forró (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra), durante o percurso refletiremos e discutiremos sobre a ocupação indígena pré-colonial na região e, posteriormente, a ocupação da população nordestina, na década de 1950. O encontro contará com a presença de um artista do bairro (Juninho ArtMuve) que irá cantar músicas de Luiz Gonzaga, contribuindo para as reflexões críticas sobre as problemáticas sociais do território através da arte.

| Casa de Cultura de São Miguel Paulista. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. Sábado: 20/08, das 16h às 17h30. Inscrições no local, com meia hora de antecedência.

 

Roteiros de Memória | Jornada fotográfica: Memórias e patrimônios históricos de São Miguel Paulista

O encontro será Estação São Miguel Paulista, lá iremos caminhar até a Capela histórica de São Miguel Paulista construída pelos índios e padres jesuítas, logo no caminho iremos caminhar até outro patrimônio, as ruínas bandeiristas do Sítio Mirim e encerraremos na Estação Comendador Ermelino. Todo o caminho será relatado sobre o Brasil colonial, memória e a formação desse território apresentado no percurso com as fotos apresentadas pelos participantes.

| Estação São Miguel Paulista. Rua Salvador de Medeiros, 449 - São Miguel Paulista. Sábado: 20/08, das 9h às 10h. Inscrições por Whatsapp: (11) 93355-4597.

 

Roteiros de Memória | Central e periférico: São Miguel Paulista

A ocupação de São Miguel Paulista remonta a tempos mais distantes que a fundação oficial de São Paulo. Entre o longe e o perto há um conjunto de referências que demonstram a centralidade do bairro dito periférico. A Capela de São Miguel, a Praça do Forró e a Nitro Química relacionam-se à presença indígena, memória dos trabalhadores, cultura dos migrantes e à sociabilidade que resiste e se altera dia a dia. O percurso questionará a presença dessas referências no campo do patrimônio.

| Capela de São Miguel Arcanjo. Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), 10 - São Miguel Paulista. Sábado: 20/08, das 10h às 12h. Inscrições por e-mail: yasmindarviche@gmail.com.

 

Roteiros de Memória | São Miguel Paulista: as histórias do bairro

Tudo começou por volta de 1622 com uma aldeia indígena localizada na atual e popular Praça do Forró, espaço que abriga a Capela de São Miguel de Arcanjo preservada até hoje. Ao longo do tempo, o bairro recebeu indústrias, comércios, escolas e faculdades. Sua história merece e deve ser lembrada. Assim, nosso objetivo é percorrer instituições, locais de memória e patrimônios para (re)contar histórias e memórias de São Miguel Paulista, um dos bairros mais importantes da Zona Leste de São Paulo.

| Catracas da Estação São Miguel Paulista. Rua Salvador de Medeiros, 449 - São Miguel Paulista. Domingo: 21/08, das 10h às 11h30. Inscrições por e-mail: vinicius_costa@usp.br.

 

Roteiros de Memória | Descubra o bairro de São Miguel Paulista

(Re)descubra a história de um dos bairros mais importantes da cidade, São Miguel Paulista. Este local, que já foi território indígena, abriga diversos patrimônios como a primeira igreja de São Paulo, o Complexo da Companhia Nitro Química, a antiga Estação "Baquirivu", o Rio Tietê e as ruas de comércio popular.

| Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra - São Miguel Paulista. Domingo: 21/08, das 14h às 15h30. Inscrições por meio deste link.

 

Oficina | Horas das Brincadeiras

As brincadeiras tradicionais historicamente fazem parte das nossas infâncias, um momento único de troca de experiências de compartilhamento entre gerações antigas para novas gerações, nesta oficina terá as brincadeiras cantadas como cantigas de roda, ritmos, corporais, brincadeiras de mãos, imaginação e improvisação.

| Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró) - São Miguel Paulista. Domingo: 21/08, das 13h30 às 16h. Inscrições no local, com meia hora de antecedência.

 

Oficina | Memória nossa de cada dia

A oficina propõe investigar como são construídas as memórias individuais e coletivas, para tanto realizaremos uma atividade de investigação e observação das expressões artísticas periféricas, a fim de perceber as similaridades dos processos de construção da nossa memória e das diversas identidades coletivas.

| Casa de Cultura São Miguel. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. Sábado: 20/08, das 14h às 15h30. Inscrições por e-mail: katiam.museologa@gmail.com.

 

Oficina | Forró pra Geral

Oficina de Forró para todo mundo dançar! Para quem quer aprender ou incrementar seu forró incluindo e considerando heranças regionais e históricas, lembrando que o forró vai muito além da dança de salão e passos complicados. Vamos discutir a relação entre as culturas paulista e nordestina, a partir de brincadeiras e exercícios para destravar movimentos, criar consciência das possibilidades que o corpo oferece e aprender a identificar e respeitar seus limites.

| Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). Avenida São Miguel, 9663 - São Miguel. Sábado: 20/08, das 14h às 16h. Inscrições por e-mail: marianequeirozs@gmail.com.

 

Sapopemba - Uma viagem às raízes de dentro - Zózima Trupe

Linguagem: Teatro

A Zózima Trupe, grupo que pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, de descentralização e democratização do acesso às artes, e que vem desenvolvendo ações artísticas de ressignificação da cidade, do transporte público e da viagem de trabalhadores periféricos, propõe uma experiência itinerante e interativa num ônibus do transporte público, que trafegará pela Avenida Sapopemba (que em tupi significa "raiz angulosa") - maior via da cidade de São Paulo, com 45 km e que cruza 53 bairros. Nesta viagem no tempo para dentro de si, pela longa estrada que é a própria vida, lugar distante e longínquo que leva muitos minutos para se chegar. O grupo adentra dois espetáculos de seu repertório "Dentro é lugar longe" (2013) e "Os minutos que se vão com o tempo" (2016) ambos tem em sua tessitura dramatúrgica as histórias orais, cantigas e a exaltação da memória, com o intuito de propor um olhar para o tempo e para a vida por diversos ângulos, enquanto o ônibus corta a cidade.

| Ponto de encontro no Terminal Parque Dom Pedro II - Plataforma 0, ao lado das catracas. Domingo: 21/08, às 15h e 18h. Capacidade: 100 lugares / 70 sentados / 30 em pé. Duração: 90 min. Livre. Reservas por meio deste link.

 

Oz Guarani e Coral Guarani convida Gaspar Z'África

Linguagem: Música

Fundado em 2014 por Karai Djeguaka Xondaro, o RAP indígena OZ GUARANI, interpreta canções de resistência e de fortalecimento da luta indígena por seus direitos, através do RAP e HIP HOP, idealizando um projeto de reflexão e cultura, conhecimento e resistência através da música. O Coral Guarani Mbya mantém acesa a chama da preservação da língua e do rezo que entoam através da música sagrada chamada Mborai. Nesta apresentação OZ Guarani e o Coral convidam Gaspar Z'África.

| Praça Noêmia Campos de Sica - Jd. Sapopemba (Praça do Botafogo). Domingo: 21/08, às 16h. Duração: 1 hora. Livre. Sem necessidade de retirada de ingressos.

 

Ampli Fyah SP Convida Fya Sound

Linguagem: Música

O projeto vem desde 2013 ocupando a Av. São João, 235 - 281 (Praça das Artes) e outras regiões da cidade, se tornou assim a ocupação itinerante Sound System mais antiga da cidade, oferecendo eventos culturais gratuitos que visam propagar a cultura na cidade de São Paulo por meio de ocupações culturais que utilizam o espaço público como espaço de interação e convivência, criando pertencimento ao território onde jovens e adultos podem interagir livremente permitindo também o intercâmbio entre artista e público, como com os mais de 100 convidados já experienciaram e desta vez recebemos o Dj. Fya Sound que desde 2010 realiza festas fenomenais que flertam com a cultura Reggae Sound System em suas mais diversas vertentes na periferia da Zona Leste.

| Praça Noêmia Campos de Sica - Jardim Sapopemba (Praça do Botafogo). Domingo: 21/08, das 17h às 21h. Capacidade: 1000 pessoas. Duração: 8 horas. 16 anos. Sem necessidade de retirada de ingresso.

 

Exposição Ruptura - Cunhã Cacoare - Moara Tupinambá - Colabirinto

Linguagem: Artes Visuais

Cunhã Cacoare foi construída a partir da inspiração do que é patrimônio material e imaterial em São Paulo. A obra traz um retrato de uma anciã indígena, onde na composição sai de sua cabeça, vários elementos relacionados às culturas imateriais, como: o samba paulistano, o carnaval e as manifestações de rua, hip hop e capoeira. São Paulo é uma megalópole e foi construída pelas mãos de pessoas invisíveis, como a população indígena e afrodescendente. Os prédios que aparecem, como os presentes no Largo São Bento e a Igreja Matriz da Cidade de São Paulo, são um pouco do retrato de uma São Paulo histórica, o início da cidade que começa pela parte central. A obra também faz referência ao Rio Anhangabaú, que sai da cabeça da personagem. Na lateral trazemos também a presença do povo Pankararu, indígenas que vieram do nordeste para construir também São Paulo e que hoje estão localizados no Real Parque no Morumbi. Ao lado temos um retrato antigo de pessoas tocando o samba das periferias de São Paulo.

| Edifício Matarazzo. Viaduto do Chá, 18 - Centro Histórico. De 10/08 à 22/08. Livre.

 

Cabaré da Pequena Trupe

Linguagem: Circo

O espetáculo resgata a tradição circense de espetáculos de variedades, um cabaré de variedades circenses, um formato tradicional no mundo do circo onde os artistas desenvolvem os mais variados números circenses, malabares, acrobacias cômicas, magia, paradas de mão, corda bamba e monociclo coordenados pelo irreverente mestre de pista que faz a ligação entre os números num clima intimista e descontraído. A apresentação será realizada na Rua Dom José de Barros ao lado do Centro Cultural Olido

| Centro de Memória do Circo. Sábado: 20/08, das 15h às 16h. Gratuito, sem necessidade de ingresso.

 

Roteiros de Memória | Piolin - de palhaça pra palhaço

A atriz, palhaça e arte-educadora Nayara Rocha propõe uma visita a alguns pontos do centro histórico de São Paulo importantes na trajetória de um dos maiores artistas brasileiros, o palhaço Piolin.

| Centro de Memória do Circo - Sala Maranhão/Galeria Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico. Sábado: 20/08, das 10h às 21h. Inscrições no local, com meia hora de antecedência.

 

Palestra | A influência de Piolin e do circo entre os intelectuais modernistas

Em 1925 os intelectuais modernistas visitaram o Circo Alcebíades e conheceram o palhaço Piolin. Foi uma grande descoberta cultural, pois a partir dali apontaram as entradas e as comédias do palhaço como a grande referência da arte brasileira, genuína em sua expressão popular. A aproximação de Mário de Andrade e Oswald de Andrade do palhaço rendeu debates em artigos de revistas literárias, a influência do circo na produção de ambos e na pintura modernista, entre outras.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico. Sábado: 20/08, das 13h30 às 15h. Inscrições por e-mail: waltersousa11@gmail.com.