SMC-SP apresenta Ideogramas Sonoros, proposta inédita de múltiplas linguagens que incentiva o acesso à arte em bibliotecas municipais

Arte visual, sonora e poesia fazem parte das instalações interativas que ocupam três bibliotecas municipais em São Paulo

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta, de 15 de agosto a 30 de setembro de 2022, a mostra Ideogramas Sonoros: novos caminhos entre as linguagens, que reúne 27 obras e poemas da artista e jornalista Priscila Asche, além de músicas originais do compositor Fabio Guimarães. O projeto ocupa três bibliotecas municipais na cidade de São Paulo, Biblioteca Pública Municipal Alceu Amoroso Lima, Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa e Biblioteca Pública Municipal Affonso Taunay, e foi contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens - Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Usando a tecnologia para entrelaçar diferentes linguagens e proporcionar uma experiência imersiva do público com a arte visual, sonora e literária, a mostra busca ampliar a percepção cotidiana da escrita, da leitura e da música como forma de incentivar o exercício da liberdade de expressão, do pensamento e da imaginação. Tal proposição vai ao encontro da escolha das bibliotecas municipais como ambientes expositivos visto que são locais historicamente associados ao direito à educação, ao conhecimento, ao aprendizado e à informação. Ademais, o projeto convida o visitante para repensar o uso desses espaços uma vez que é constante a queda da frequência de jovens em bibliotecas.

As três instalações são diferentes entre si e foram projetadas para melhor se adequar à estrutura oferecida e à temática abordada em cada biblioteca. Telas, livros suspensos e painéis se tornam obras interativas que ganham sonoridade por meio do uso de uma plataforma digital acessada pelo celular no momento de encontro do público com os trabalhos expostos.

O projeto Ideogramas Sonoros: novos caminhos entre as linguagens está em diferentes bairros da capital paulista (Vila Mariana, Pinheiros e Mooca) a fim de atingir uma pluralidade de público. O formato descentralizado da exposição também visa minimizar os deslocamentos pela cidade e estimular a retomada do uso de equipamentos culturais públicos regionais.

 

Serviço: 

Ideogramas Sonoros: novos caminhos entre as linguagens

Artista: Priscila Asche

Compositor: Fabio Guimarães

 

| Biblioteca Pública Municipal Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros. 15/08 a 30/09. Segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h. Ingresso gratuito.

| Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana. 15/08 a 30/09. Segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h. Ingresso gratuito.

| Biblioteca Pública Municipal Affonso Taunay. Rua Taquari, 549 - Mooca. 15/08 a 30/09. Segunda a sexta, das 08h às 17h, e sábado, das 10h às 17h. Ingresso gratuito.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
imprensa.ideogramas@gmail.com