Segunda edição do Festival Mário de Andrade acontece em outubro e ocupa diferentes espaços da região central

Inscrições continuam abertas até dia 18 de agosto para editoras, livrarias e iniciativas literárias que desejam participar da Feira de Livros do evento

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro deste ano a Secretaria Municipal de Cultura promove a segunda edição do Festival Mário de Andrade, desta vez tendo como tema “Literatura e Artes na Pauliceia 2022”. Com foco na literatura brasileira e sua diversidade atual, o evento trará, entre outras atividades, palestras, debates, oficinas, saraus e slams com autores de todo o país.

As atividades se concentram nos dois prédios da Biblioteca Mário de Andrade – o edifício-sede e o anexo, onde está localizada a Hemeroteca da instituição –, na Sala do Conservatório da Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, com tendas e outros espaços de exposição e convivência. O festival também mobiliza outras instituições culturais localizadas nas proximidades da Biblioteca, tal como o Museu da Língua Portuguesa, que apresentará uma programação especial para o evento.

“Levando em conta a proximidade territorial, a ideia é unir diversas instituições culturais em torno da literatura e do livro, especialmente neste ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna”, afirma Jurandy Valença, diretor da BMA desde outubro de 2021, quando aos poucos a Biblioteca retomava as atividades presenciais.

Uma dos grandes destaques da programação deste ano é a Feira do Livro do festival, que acontecerá nos dias 22 e 23, sábado e domingo, das 10 às 18 h. De forma democrática, a experiência colocará o público em contato com produções editoriais diversas, abarcando uma pluralidade de gêneros e formatos, além de mostrar os pontos de contato da literatura com as outras artes, como a fotografia e as artes plásticas.

Desde o dia 25 de julho, editoras, livrarias e iniciativas literárias que desejam participar da Feira de Livros já podem se credenciar através do formulário acessível aqui. As inscrições foram prorrogadas até 18 de agosto. Mais informações sobre a documentação necessária para efetuar a inscrição e os critérios de seleção podem ser encontradas no edital de chamamento, publicado pela Secretaria Municipal de Cultura, acessível neste link.

A formação de leitores é um dos objetivos mais importantes do Festival Mário de Andrade, que em sua segunda edição já mostra potencial para se firmar como um dos mais importantes festivais literários do país. “Após dois anos de pandemia, com longos períodos de isolamento, queremos que as pessoas redescubram o livro físico, esse objeto mágico capaz de criar mundos novos”, conclui Jurandy.

 

Manual - Festival Mário de Andrade