Secretaria Municipal de Cultura comemora aniversário da Cultura do Hip Hop com programação gratuita

Equipamentos municipais culturais recebem shows musicais, manifestações artísticas e atividades de reflexão sobre a visibilidade das mulheres e da população LGBTQIAPN+ no gênero

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Núcleo de Hip Hop da Cultura, celebra os 49 anos da Cultura Hip Hop com uma programação vasta e diversa entre os dias 11 e 14 de agosto, nos equipamentos culturais municipais - Centros Culturais, Casas de Cultura, Teatros e a Biblioteca Mário de Andrade. Além de manifestações como graffiti e exibições de painéis de palestras, destacam-se shows de grandes artistas e coletivos, como Rap Plus Size, Clara Lima, RPW (Rubia, Paul e W-Yo) e Batalha da Santa Cruz.

Para a comemoração, artistas e pessoas representativas do meio são convidadas para discursar e trazer provocações em atividades de reflexão sobre diferentes temas, como a história da Cultura Hip Hop em São Paulo e a visibilidade das mulheres e da população LGBTQIAPN+ na cultura, na Biblioteca Mário de Andrade, no dia 12 de agosto. 

“A Cultura Hip Hop é um estilo de vida, fundamental para a construção da cultura preta jovem. Sabendo disso, não podemos excluir o papel das mulheres e da população LGBTQIA+, que muitas vezes usaram da música para reivindicar seus direitos mas tiveram suas vozes invisibilizadas no movimento. Agora, celebramos não só a cultura, mas o despertar dessas vozes”, comenta a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.

No Centro Cultural Galeria Olido, as comemorações iniciam-se às 11h da quinta-feira (11), com as atividades habilitadas pelo edital do Mês do Hip Hop, e se estendem até às 18h. Em seguida, a Batalha do Point se apresenta, às 19h, junto ao DJ Set de Thaide nas Quadradas.

No dia seguinte (12), a Biblioteca Mário de Andrade apresenta dois painéis: “História da Cultura Hip Hop em SP e a visibilidade das mulheres e LGBTQIAPN+”, com Lunna Rabetti, Clássicas Hip Hop, Sara Donato e B. Girl Kika Souza, e “Produção Artística, Musical e Novas Tecnologias”, com Lets (ONERPM) e Fernanda Azambuja. Há, também, a exibição da obra "O Protagonismo das Minas: A Importância das Mulheres no Rap de SP", de Nerie Bento, o primeiro documentário a retratar o início do rap na década de 80, pela perspectiva das mulheres, às 15h. Na Praça Dom José Gaspar/BMA, também são realizadas atividades do Mês do Hip Hop, entre 12h e 14h - após as palestras, a Batalha da Santa Cruz chega ao local, seguido por Kalamidade: A Festa e Rap Plus Size, que fecha a noite de sexta-feira. 

No sábado (13), a programação conta com RPW, no Teatro João Caetano, e DJ Vivian Marques e o Show Especial: TUYO convida Stefanie MC e Stella Yeshua, na Galeria Olido. Para fechar o fim de semana, no domingo (14) a Casa de Cultura Hip Hop Sul recebe a manifestação artística Phanter Graffiti, enquanto a Casa de Cultura Hip Hop Leste apresenta mais atividades habilitadas pelo Edital do Mês do Hip Hop, seguidas dos shows de Clara Lima, DJ Zeme convida Eduardo Taddeo, Rappek, Batalha do Rodoanel e LEALL.

Os ingressos para as atividades são gratuitos - para os eventos RPW, no Teatro João Caetano, TUYO convida Stefanie MC e Stella Yeshua, na Olido, há retirada com 1 hora de antecedência (sujeito a lotação). Confira a programação abaixo.

 

Batalha do Point

A Batalha do Point existe desde 2012 e é responsável por revelar vários artistas de notoriedade dentro da cena Hip Hop. Preza pela inclusão social, cultural e artística dos MCs, anônimos e carreiras artísticas no mercado fonográfico e musical. É atuante até os dias de hoje, com relevância dentro do mercado musical e social, sempre focada no crescimento cultural.

| Galeria Olido - Externo. 11/08 às 19h.

 

Thaide nas Quadradas

Thaíde iniciou sua carreira na década de 80 como b-boy. Foi um dos fundadores da equipe de break Back Spin, é rapper, compositor, ator, apresentador, locutor e produtor musical. É um dos pioneiros do Hip Hop no país, sendo um dos primeiros artistas de rap a gravar músicas.

Tocando 100% vinil, Thaíde leva o público a diversão em um passeio musical com um set aberto, passando por várias décadas da black music à brasilidades.

| Galeria Olido - Externo. 11/08, às 20h. DJ Set.

 

Exibição do documentário “O Protagonismo das Minas: A Importância das Mulheres no Rap de SP”, de Nerie Bento

É o primeiro documentário a retratar o início do rap na década de 80, pela perspectiva das mulheres.

A obra traz fatos do início de um dos elementos do Hip Hop no Brasil ,e tem como principal objetivo evidenciar o papel das mulheres na construção do movimento e do gênero musical para que ele pudesse ser o que é hoje. O documentário foi uma iniciativa premiada pelo Edital n. 31/2018 Hip Hop e teve apoio da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.

Nerie Bento é comunicadora, produtora executiva e pesquisadora do Rap Nacional. Atualmente é Supervisora de Comunicação do Centro Cultural São Paulo.

| Biblioteca Mário de Andrade - Auditório. 12/08, às 15h.

 

Lunna Rabetti, Clássicas Hip Hop, Sara Donato e B. Girl Kika Souza | Painel: História da Cultura Hip Hop em SP e visibilidade das mulheres e LGBTQIAPN+

LUNNA RABETTI

Organizou os livros Perifeminas l, ll e lll. Participou da coletânea “Pelas Periferias do Brasil V e VI”, revista “Mulheres de Palavras”, os filmes "Pelas Margens" e “As 3 do Capão” e o documentário “O Protagonismo das Minas: A Importância das Mulheres no Rap de SP”. Em 2021, lançou a autobiografia “A vida marginal de Luana Rabetti - Entre linhas, folhas e tintas”.
Canta desde 96, participou dos CDs “12 Revelações da 105 FM”, “Reviravolta Máfia”, “Mulheres Guerreiras de Brasília”, “São Paulo tem a Voz” e “Minas no mic”. Premiada no Hutuz/RJ, Hip Hop Top/SP e Jovem em Destaque/2016 e 2021.

Fundou o site “Mulheres no Hip Hop”, premiado com o certificado do Cultura Viva comunicação. Fundadora e presidente da Coletiva FNMH2, coordena o Quilombo da Parada, integra o “Coletivo Esperança Garcia” e “Casa de HH Centro” e é proprietária da empresa “Rabetti Produções”.

CLÁSSICAS HIP HOP

Clássicas Hip Hop é a união de três rappers da primeira geração de MCs no Brasil. O reencontro em 2019 fez com que Sharylaine, Rubia RPW e Rose MC realizassem o desejo de conectar os três estilos, tão distintos e ao mesmo tempo com vivências tão similares. Essa tríade comunga pelo menos 9 décadas de vivência na Cultura de Rua. Cada uma tem a sua trajetória artística musical, todas com registros fonográficos, e neste projeto estas vozes se encontram.

Além do trabalho solo de cada uma, têm realizado várias ações conjuntas. A primeira foi o vídeo CHALLENGER, onde reuniram mulheres Old School de todos os elementos: DJs, MCs, B.Girls e Graffiteiras. Esta ação resultou no desdobramento da produção de lives de conhecimento: ”PAPO RETO", "ENTREVISTA" E "CONVIDA".

Ligadas pela veia musical, Sharylaine, Rubia RPW e Rose MC partiram para o objetivo principal do projeto: produzirem músicas juntas e trazerem ao público a potência de três vozes pioneiras do Rap paulistano.

SARA DONATO

Sara Donato, 27 anos, é nascida e criada no interior de São Paulo. Iniciou sua carreira em São Carlos no grupo Verso Consciente, tornando-se militante do movimento Hip Hop a partir dos 14 anos. No ano de 2013 lançou seu primeiro álbum solo intitulado “Made in roça”. O nome surgiu quando um produtor paulistano sugeriu que a MC abandonasse seu sotaque na hora de rimar, contrariada pela proposta, Sara escreveu a faixa que deu nome ao disco. A Mc também integra a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop e atualmente mora na Zona Norte de São Paulo. Sara também realiza diversas ações socioculturais e, junto com a produtora DMNA, fundou a Batalha Dominação em 2016. No final de 2015 se uniu com Issa Paz para a criação da parceria RAP Plus Size que trás à tona discussões essenciais para o Rap e o Hip Hop, como o feminismo, a luta de classes, o antirracismo, e temas de resistência que questionam a sociedade. Desde então, a dupla fez diversas participações e lançamentos que possibilitaram um reconhecimento de destaque nacional no cenário Hip Hop.

B.GIRL KIKA SOUZA

Co-fundadora e intérprete-jogadora do Coletivo Rangers Urban Force, que surgiu durante o processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), recebendo menção honrosa da instituição por seu desenvolvimento.
Possui ao longo de sua trajetória vivências no Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Dança de Salão e Danças Brasileiras. Cursou dança contemporânea para iniciantes e dança moderna na Escola de Dança de São Paulo (Fundação Theatro Municipal) em 2021.

Arte-educadora com metodologia voltada para o público infantil, também atua na cena das danças urbanas como participante de batalhas, juradas, palestrante em saraus e rodas de conversa sobre a cultura Hip Hop e mulheres na cena das danças urbanas.

| Biblioteca Mário de Andrade - Auditório. 12/08 às 15h.

 

Lets e Fernanda Azambuja | Painel: Produção Artística, Musical e Novas Tecnologias

LETS

Letícia Santos (LETS), 21 anos, é, atualmente, um dos principais nomes em ascensão do Music Business, com foco em música preta e periférica. Letícia foi apresentadora do Prêmio Genius Brasil 2021 e do Prêmio Inverso de Rap BR 2021, marcou presença no radar WME - plataforma de música e negócios focada no protagonismo feminino, colaborou na produção do estudo sobre a presença de mulheres nas plataformas de streaming para a revista "Voz das Minas", ministrou a palestra sobre Planejamento Musical para a Batalha da Rubi e participou da websérie "Papo de Visão" da Black Pipe, em entrevista exibida na mostra de cinema do Centro Cultural São Paulo.

Em 2021, com objetivo de auxiliar artistas independentes em seus lançamentos, Letícia fundou a REF Music, selo de rap e funk que conta, atualmente, com equipe e casting próprio de artistas e já atendeu, em menos de um ano, mais de 40 artistas da cena.

FERNANDA AZAMBUJA

Fernanda Azambuja é jornalista com MBA em marketing e empresária com expertise em divulgação profissional, já atendeu mais de 250 cases entre clipes, singles e shows, além de ser CEO da “Seu Clipe na TV” e da “Seu Som na Playlist”, empresas inovadoras e específicas que fomentam a música independente com prestação de serviços de divulgação profissional.

Apesar da entrada no mundo da música via cultura Hip Hop, atendendo inicialmente logo o Dexter, sua experiência no mercado fonográfico foi ampliada ao criar duas start ups inéditas no país e passar a atender todos os ritmos musicais. Hoje tem cases de pop rock, punk, folk, progressivo, psicodélico, MPB, POP, samba, piseiro, RAP, trap, drill, lo-fi, reggae, funk, trap funk, soul, bossa nova, infantil, jazz, bachata, forró, gospel, brega funk, instrumental.

Para o evento, preparou dicas para pitching do Spotify for Artists e comunicação com os curadores de playlists. Assuntos como boas práticas com playlists colaborativas e como encontrá-las também devem ser abordados.

| Biblioteca Mário de Andrade - Auditório. 12/08 às 17h.

 

Batalha da Santa Cruz

A Batalha da Santa Cruz tornou-se a primeira batalha periódica da cidade. Com seus 13 anos de existência, foram poucos os sábados em que não aconteceram as disputas e ao longo do tempo, inspirou a criação de muitas outras, como Rinha dos MCs organizada pelo talentoso artista Criolo, Batalha da Aldeia, Batalha o point, sexta free entre outras que nasceram em vários estados pelo Brasil. Foi ainda palco – literalmente – de centenas de confrontos memoráveis, inspirando dezenas de jovens a se interessarem pela cultura Hip Hop e chamando a atenção de todo o país por seu formato, respeito adquirido pelos participantes e espectadores, e por continuar acontecendo depois de tanto tempo. É a pioneira do movimento em São Paulo e expoente da cultura - de lá emergiram nomes como: Emicida, Drika Barbosa entre outros.

| Biblioteca Mário de Andrade - Praça Dom José Gaspar. 12/08 às 19h.

 

Kalamidade: A Festa

A discotecagem do Kalamidade é uma parte do coletivo composta pelos DJs Yume, Pepeu, Nobru Izru, DZ, Neew, Rua e Nacao, que se alternam para apresentar ao público o Hip-Hop em sua essência, com pitadas de House, RnB, Breakbeat, Grime e Drum and Bass, do underground ao mainstream. Sua primeira festa foi em março de 2020, e desde então o coletivo já tocou em mais de 20 eventos, incluindo seu formato clássico com shows: "Kalamidade Convida".

| Biblioteca Mário de Andrade - Praça Dom José Gaspar. 12/08 às 20h.

 

Rap Plus Size

Sara Donato e Jupi77er compõem desde 2016 a dupla Rap Plus Size. Cantando empoderamento, coletividade, força e autoestima nos seus versos através do Rap, do Funk e de ritmos intrínsecos à periferia paulista, da qual são oriundes. Rap Plus Size já marcou presença em grandes eventos e festivais pelo Brasil, como o carnaval de Recife e Olinda (2018 e 2019), Festival Contato (2018), Virada Cultural de São Paulo (2019 e 2022) e, recentemente, num dos maiores festivais do mundo, o Lollapalooza em Abril de 2022.

| Biblioteca Mário de Andrade - Praça Dom José Gaspar. 12/08 às 21h.

 

RPW

RPW é a inicial dos nomes dos integrantes: Rubia, Paul e W-Yo. O grupo ganhou notoriedade no cenário do rap nacional com o single Pule ou Empurre, lançado em vinil no ano de 1994, produzido por Fábio Macari e DJ Paul. Pule ou Empurre é considerado o primeiro registro oficial dentro do estilo de rap Bate Cabeça, popular até os dias de hoje na Cultura Hip Hop brasileira. Com a rápida ascensão do RPW e o sucesso do single, o estilo dominou os bailes black de São Paulo na época, tornando-se, assim, uma grande referência e influência para outros artistas, a exemplo da dupla Emicida e Criolo, que homenageia o grupo em seus shows cantando o hit Pule ou Empurre, entre outros clássicos do Rap Nacional. O RPW também foi um dos primeiros grupos do rap brasileiro a ter um videoclipe na programação da antiga MTV Brasil.

Lançou durante sua carreira, 3 álbuns de estúdio, 1 ao vivo e 1 DVD documentário de 20 anos via edital Proac, também fez grandes shows como o Festival 300 anos de Zumbi que aconteceu no Vale do Anhangabaú em 1995, com cobertura da MTV Brasil, e na festa de pré-lançamento do clássico álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC's no ano de 1997.

| Teatro João Caetano. 13/08 às 17h.

 

DJ Vivian Marques

Vivian Marques sempre gostou muito de música, sonhava em ser dançarina, mas quando descobriu o hip hop ao invés de tornar-se b-girl optou por ser DJ. Aluna de DJ Kl Jay (Racionais MCs), ela vem mostrando que talento e atitude independem de gênero.

Em 2007 criou, em parceria com Tati Laser e Juju Denden, o projeto "As Minas Pá" que tinha como intuito influenciar mulheres a discotecar, especialmente, dentro do Hip Hop onde a maioria dos DJs são homens.

Além da discotecagem e produções de festa tais como: “Futuro do Hip Hop”, “Todos por Um” e “Nos tempos da Soweto” com parceria de DJ Kl Jay e Tio Fresh no Templo Club, DJ Vivian criou o projeto O Futuro do Hip Hop, em 2009, que tem o intuito de inserir na vida de crianças e adolescentes as técnicas de mixagem, scratch e back to back.

| Galeria Olido - Vitrine Olido. 13/08 às 19h.

 

Show Especial | TUYO convida Stefanie MC e Stella Yeshua

TUYO

Sempre guiado pela complexidade das emoções humanas e em constante movimento, o trio Tuyo forma uma combinação de sentimentos e sons difícil de ser encaixada em algum rótulo. Esse “não-lugar” ocupado por Lio, Lay Soares e Machado é o que serve de inspiração para a criação das camadas que arquitetam a sonoridade que trouxe o grupo até aqui.
Percorrendo por caminhos mais pop, a banda amplia o olhar sobre a individualidade de cada um de seus integrantes. Tal movimento, contudo, não é feito de forma solitária (como o título do novo álbum sugere). Luccas Carlos, Jonathan Ferr e Lucas Silveira são alguns dos nomes presentes no registro fonográfico.

STEFANIE MC

Se destaca não apenas por ser uma mulher negra no movimento Hip Hop, mas por sua qualidade musical. Nascida e criada em Santo André, foi influenciada pela militância política de consagrados grupos de Rap dos anos 90 e, em 2004, decidiu ousar e criar a sua versão da história.

Gravou com grandes nomes da música, tais quais: Emicida, Kamau, Rashid, Rincon Sapiência, Luedji Luna, Cynthia Luz, Kmila CDD, Tássia Reis, Drik Barbosa, Lurdez da Luz, Max B.O, Arnaldo Tifú, entre outros. Também foi convidada a reescrever a track “Rua Augusta” na “Remixtape” do rapper Emicida. Em uma linha mais romântica, prova de sua versatilidade, também aparece no single “Perto de Mim”, produzido por Sorry Drummer e com participação do MC Rashid e Tatiana Bispo e no single “Espelho, ao lado de DriK Barbosa.

STELLA YESHUA

Formada em marketing e magistério, Stella Yeshua é rapper, criadora de conteúdo e colunista da revista Vogue. Começou seu trabalho nas redes sociais ao publicar um vídeo no qual relatava um episódio de racismo sofrido de “forma irônica e sem lamentações”.

| Galeria Olido - Teatro Sala Olido. 13/08 às 20h.

 

Phanter Graffiti

Luiz Gledson, nome artístico "Panther", é um artista urbano, grafiteiro, artesão, oficineiro, MC, escritor, apresentador, locutor e produtor. integrante do grupo Ataque de Expressão, Afável, Viagem Consciente Crew, atua na região da Americanópolis – Cidade Ademar e adjacências, desde o ano de 2002 elaborando projetos socioculturais, organizando e promovendo atividades com fins culturais para comunidade. Panther é uma artista cheio de funcionalidade dentro da cultura, porém sua principal linguagem é o "GRAFFITI" e, dentro disso, também faz seus artesanatos.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 14/08 às 13h.

 

Clara Lima

Nascida e criada em Ribeiro de Abreu, comunidade da Zona Norte de BH, Clara Lima ficou conhecida após vencer uma série de batalhas no duelo de MCs, em 2014. em 2015 foi finalista do duelo nacional e, nesse mesmo ano passou a integrar o coletivo dv tribo – grupo de rap que contava com nomes como Djonga, FBC, Hot e Oreia. A partir disso, começou a gravar e produzir seus trabalhos solo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 14/08 às 16h.

 

DJ Zeme convida Eduardo Taddeo

DJ Zeme é produtora artística e cultural e iniciou sua carreira em 1989, aos 12 anos de idade, como DJ na equipe de som TecnoPop, na qual permaneceu até 1995. Foi DJ do grupo de Hip Hop feminino Guetto Z.O e do grupo “Otraversão da banca 1 da Sul”. Participou como DJ e produtora de vários eventos como Cut 1° de Maio (SP), Planeta in Hip Hop (SP) e Festival Lollapalooza (SP palco Grajaú 2013).

EDUARDO TADDEO

Cantor, escritor, ativista, palestrante e compositor, é considerado um dos melhores rappers do Brasil, foi um dos fundadores e líderes do grupo Facção Central, onde era vocalista e compositor de todas as letras, deixou o grupo no dia 18 de março de 2013 para atuar em carreira solo. Eduardo faz palestras por todo Brasil e periodicamente visita a Fundação Casa. Apesar de não ter concluído seu ensino fundamental, ele incentiva em entrevistas, shows e palestras, os jovens da periferia a estudarem alegando que ter um diploma e estar bem informado é mais audacioso que portar metralhadoras. Em 2012, ele lançou A Guerra Não Declarada na Visão de um Favelado, seu primeiro livro. Em 2016 lança volume 2 com mesmo título. Na palestra fala dos livros, seu cotidiano e a realidade de quem mora na periferia.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 14/08 às 17h.

 

Rappek - Show Tropical

O show Tropical apresenta o novo trabalho artístico de Rappek. Inspirado por suas vivências pessoais e com uma vibe litorânea, o artista aborda temas como praia, verão e festividades da época. Além do título, a apresentação se desenvolve como uma linha do tempo, unindo e conectando faixas de todo seu repertório, onde o diálogo age como um veículo que transporta o ouvinte para diversas situações cotidianas que possam causar reflexões... é a mescla perfeita entre informação, autoconhecimento, denúncia e diversão.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 14/08 às 19h.

 

Batalha do Rodoanel - BDR

Batalha do rodoanel, mais conhecida como BDR, tem o intuito de trazer a essência do hip-hop nas batalhas e realiza um espetáculo de roda cultural, convidando alguns MCs de Freestyle para realizar uma Batalha de MCs de forma mais tradicional e algum artista local para realizar um pocket-show, criando assim uma nova oportunidade para o artista.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 14/08 às 20h.

 

LEALL - Faça dinheiro e se mantenha vivo

O MC carioca, LEALL, conhecido por ser um dos maiores nomes do Grime/Drill brasileiro, vem ganhando reconhecimento e acumulando feitos numa carreira de pouco mais de 3 anos. Vanguarda de um gênero, um dos maiores discos do ano, primeiro clipe brasileiro numa loja oficial da NIKE e com mais de 50 milhões de reproduções online.

O cantor e compositor nascido na zona norte carioca ganhou notoriedade em 2019, quando alcançou números estratosféricos com o single “Cachorrada”. O clipe marcou a cena do rap brasileiro, numa mistura de imagens da realidade Fluminense, bailes funk dos anos 90 e blogueiras famosas, LEALL inovou na estética do Grime, com a cara de Brasil."

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 14/08 às 21h.