“Erótica - Uma Comédia Gozada” se inspira no Teatro de Revista para falar da conjuntura política atual

Peça tem única apresentação neste sábado, dia 23, no Centro Cultural da Diversidade

Tendo o erotismo como ponto de partida, o espetáculo “Erótica - Uma Comédia Gozada” chega ao Centro Cultural da Diversidade com números musicais, performances burlescas e esquetes irreverentes, no formato de Teatro de Revista, e que fazem provocações sobre a conjuntura política atual. Com direção de Marco Fentanes, a peça é apresentada neste sábado, dia 23, com entrada franca.

“Erótica - Uma Comédia Gozada” é uma remontagem de um espetáculo encenado em 1988, no Teatro Mambembe em São Paulo. “Na época, o Governo Sarney tinha o bordão ‘Tudo Pelo Social’, então montamos o ‘Erótica - tudo pelo Sensual’”, conta Marco Fentanes. A peça pode ser considerada como Teatro de Revista, gênero popular no qual diversas esquetes independentes, com humor ácido e crítico, formam o espetáculo.

Na montagem de 1988, Caio Fernando Abreu sugeriu um de seus textos para uma esquete. Na época, o texto foi lido pela artivista travesti Claudia Wonder, ícone da cultura LBGTQIA+ brasileira. Agora em 2022, os dois são homenageados com uma esquete. “Erótica - Uma Comédia Gozada” também traz reflexões sobre a violência contra a mulher na cultura brasileira, colocando em xeque canções como “Se eu te agarro com outro te mato”, de Sidney Magal; e sobre a polarização política atual, com uma luta de MMA que vira um Kama Sutra. “Tudo com muito espírito, muita crítica, sem ser maniqueísta, por que, no fundo, eu sou um anarquista”, conclui Fentanes.

Por Gabriel Fabri

Serviço: | Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 23/07, às 21h. 18 anos. 70 minutos.