Cidade de São Paulo realiza primeira Virada ODS para envolver população nas ações de desenvolvimento sustentável

Com objetivo de popularizar a importância das metas de sustentabilidade da ONU, evento inédito no mundo será nos dias 8, 9 e 10 de julho na Bienal do Ibirapuera, Hub Green Sampa e em oito CEUs. Além de atividades culturais e educativas, programação inclui feira de negócios, hackathon e um congresso internacional

A Prefeitura de São Paulo, em uma ação intersecretarial, realiza a primeira Virada ODS mundial entre os dias 8 e 10 de julho. Com o objetivo de popularizar metas de sustentabilidade e engajar moradores de todas as regiões da cidade de São Paulo, o evento destaca a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e promove atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon e um congresso internacional.

Em uma iniciativa de apoio aos preceitos da Virada, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza os grafites de 18 murais em escolas municipais de todas as regiões da capital paulista - um para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um adicional pautado no combate ao racismo, pauta compartilhada pela SMC, e alinhado à iniciativa da SMRI - São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural. A ação integra o Museu de Arte de Rua (MAR) de São Paulo, que busca difundir a Arte Urbana nas macrorregiões da cidade.

As obras tiveram início em 25 de junho e, cada uma, é realizada por artistas diferentes, como Carol Murayama, Thais Gil, André Hullk, Griô e Nazura. Elas estão localizadas em diversas escolas públicas - Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), uma Escola Estadual (E.E), uma Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental Médio (EMEFM).

"A Virada ODS é uma iniciativa de extrema importância para a nossa cidade e aborda assuntos que a Secretaria Municipal de Cultura acredita integralmente. A arte é um dos principais pilares para a construção de um mundo mais evoluído e igualitário", comenta a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.

Ao considerarmos a Agenda 2030 da ONU, que prevê a concretização dos 17 ODS até 2030 e tem como objetivo não deixar ninguém para trás, a realização destes murais nas escolas públicas retrata o papel da Cultura não só na educação, mas também na caminhada para uma sociedade mais inclusiva. "Os temas dos murais são pautas importantes e presentes nos projetos culturais da SMC, entre eles destaco o mural da artista Nazura que trata sobre o combate ao racismo, um assunto prioritário na minha gestão, além do protagonismo da cultura das periferias", finaliza.

A Virada ODS é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e foi anunciada em 25 de setembro de 2021, Dia de Ação Global pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta data, comemorou-se seis anos da publicação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que prevê a realização dos 17 ODS até 2030 para traçar um caminho sustentável.

“O objetivo da Prefeitura não é apenas fortalecer o trabalho que já está sendo feito, como também incrementar as ações da cidade em relação aos ODS”, afirmou, na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes. Para ele, com a Virada ODS, a cidade ocupará, mais uma vez, uma posição de vanguarda. “São Paulo é a capital mundial da vacina, da sustentabilidade ambiental, da qualidade de vida, da segurança alimentar, da questão da paz e da mobilidade. Assim, a Virada ODS está atrelada a todas as secretarias e ao nosso Programa de Metas”, explica o prefeito.

“Temos muito a agradecer aos parceiros da Prefeitura, do terceiro setor, e redes internacionais porque foi necessária a união de todos para que a cidade possa comunicar os ODS, sensibilizar e engajar a população na agenda. A nossa proposta é fazer uma virada de chave para o futuro. As metas são ambiciosas: diminuir a pobreza, eletrificar a frota de ônibus, aumentar o número de parques, entre várias outras iniciativas”, disse a Secretária Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Marta Suplicy.

Já a Gerente de Projetos da SMRI e Coordenadora da Virada ODS, Malu Molina, observa que, com o evento, “São Paulo poderá atrair novos negócios e parcerias internacionais no interesse de uma agenda que valorizará o desenvolvimento e a sustentabilidade, uma lógica mais verde, inteligente e inclusiva, além de engajar a população paulistana nos ODS”.

 

Programação

O projeto acontece em torno de seis áreas, dentre os 17 ODS: Comunicação; Inovação e Tecnologia; Desenvolvimento Econômico; Justiça; Educação e Cultura. A Virada ODS é realizada no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera e em mais nove polos espalhados por toda a cidade de São Paulo.

A abertura ocorre na sexta-feira (8), às 10h, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera,1º andar, com autoridades e convidados. No próprio dia e local, e também no sábado, serão realizados bate-papos sobre o tema dos ODS com convidados que responderão perguntas nas seguintes temáticas: Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável; Smart Cities, as cidades do futuro; Saúde pós-Covid e mudanças; Igualdade de Gênero, direito e oportunidades para as mulheres; Combate ao Racismo, como combater o racismo estrutural; Paz, justiça e instituições eficazes; e Combate à fome e à pobreza.

O segundo piso da Bienal, nos dias 8, 9 e 10, será ocupado pelas atrações do Festival Green Nation: um espaço com atividades lúdicas e experimentais, que trabalha a sensibilização nos 17 ODS. No terceiro piso, serão realizadas durante o evento rodadas de negócios entre participantes selecionados previamente por editais.

No Hub Green Sampa, haverá competições nos dias 9 e 10 com a premiação ocorrendo no próprio domingo. Já a programação marca eventos e oito Centros Educacionais Unificados (CEUs): Parelheiros, Butantã, Cidade Dutra, Heliópolis, Água Azul, Jardim Paulistano, São Rafael e Jaçanã.

 

Participação

Para participar das palestras na Bienal e do Festival Green Nation, é necessário se cadastrar por meio do site da Virada ODS (www.viradaodssp.sp.gov.br), onde também é possível encontrar informações para inscrever os projetos da maratona do Hackathon, que será realizado por meio de edital.

 

MAR & Virada ODS

1º: Erradicação da Pobreza - Diogo Rustoff

Nesta intervenção de 150m², o artista Diogo Rustoff trata o tema do objetivo 1º da ODS: Erradicação da Pobreza sobre acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

| EMEF Antenor Nascentes. Rua Antônio Fernandes de Oliveira, 112 - Jardim Ubirajara.

 

2º: Fome Zero e Agricultura Sustentável - Finok

Nesta intervenção de 150m², o artista Finok trata o tema do objetivo 2º da ODS: Fome Zero e Agricultura Sustentável sobre Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

| EMEF Vicentina Ribeiro da Luz. Rua Ailton Negrão Fazzio, 59 - Parque Santo Eduardo.

 

3º: Saúde e Bem Estar - Carol Murayama

Nesta intervenção de 150m², a artista Carol Murayama trata o tema do objetivo 3º da ODS: Saúde e Bem Estar, sobre garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

| EMEF Profª. Marlene Rondelli. Rua Acácio Caristo, 21 - Parque Tomas Saraiva.

 

4º: Educação de Qualidade - Odé Frazão

Nesta intervenção de 178m², o artista Odé Frazão trata o tema do objetivo 4º da ODS: Educação de Qualidade sobre garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

| EMEI Mary Buarque. Rua Restinga, 150 - Tatuapé.

 

5º: Igualdade de Gênero - Ana Kia

Nesta intervenção de 150m², a artista Ana Kia, trata o tema do objetivo 5º da ODS: Igualdade de Gênero sobre alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

| EMEF Olavo Fontoura. Rua Dr. Lafaiette de Sousa Camargo, 72 - Jardim Climax.

 

6º: Água Potável e Saneamento - Fernando Berg

 

Nesta intervenção de 150m², o artista Fernando Berg, trata o tema do objetivo 6º da ODS: Água Potável e Saneamento sobre garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

| EMEF Prof Antonio de Sampaio Dória. Praça Tito Pacheco, 7 - Jardim Miriam.

 

7º: Energia Limpa e Acessível - Tioch

Nesta intervenção de 150m², o artista Tioch, trata o tema do objetivo 7º da ODS: Energia Limpa e Acessível sobre garantir o acesso a fontes de energia viáveis, sustentáveis e modernas para todos.

| EMEF Raul Fernandes. Rua Nair Ramos Shuring, 158 - Vila Brasilândia.

 

8º: Trabalho Decente e Crescimento Econômico - Thais Gil

Nesta intervenção de 150m², a artista Thais Gil, trata o tema do objetivo 8º da ODS: Trabalho Decente e Crescimento Econômico sobre promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.

| EMEF - Candido Portinari. Rua Guilherme Correia de Melo, 408 - Perus.

 

9º: Indústria, Inovação e Infraestrutura - Will Ferreira

Nesta intervenção de 150m², o artista Will Ferreira trata o tema do objetivo 9º da ODS: Indústria, Inovação e Infraestrutura sobre construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

| EMEF Professor Mário Schenberg. Rua Papa Gregório Magno, 133 - Vila Missionária.

 

10º Redução das Desigualdades - Griô

Nesta intervenção de 150m², o artista Griô, trata o tema do objetivo 10º da ODS: Redução das Desigualdades sobre reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

| EMEF Des' Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz. Rua Prof. Corrêa Brito, 355 - Jardim Pedreira.

 

11º: Cidades e Comunidades Sustentáveis - Alexandre Puga

Nesta intervenção de 150m², o artista Puga, trata o tema do objetivo 11º da ODS: Cidades e Comunidades Sustentáveis sobre tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

| E.E Professor Jacob Thomaz Itapura De Miranda. Rua Antônio Felipe Filho, 93 - Jardim Somara.

 

12º: Consumo e Produção Responsáveis - Priscila Amoni

Nesta intervenção de 128m², a artista Priscila Amoni trata o tema do objetivo 12º da ODS: Consumo e Produção Responsáveis sobre garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.

| EMEI Heitor Villa Lobos. Rua Curitiba, 232 - Paraíso.

 

13º: Ação Contra a Mudança Global do Clima - Rasmoke

Nesta intervenção de 150m², o artista Rafael Rasmoke, trata o tema do objetivo 13º da ODS: Ação Contra a Mudança Global do Clima sobre adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

| EMEBS Anne Sullivan. Rua Rodrigues Pais, 512 - Chácara Santo Antônio.

 

14º: Vida na Água - Lu Bicalho

Nesta intervenção de 150m², a artista Lu Bicalho, trata o tema do objetivo 14º da ODS: Vida na Água sobre conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

| EMEFM Professor Linneu Prestes. Avenida Adolfo Pinheiro, 511 - Santo Amaro.

 

15º: Vida Terrestre - André Hullk

Nesta intervenção de 150m², o artista trata o tema do objetivo 15º da ODS: Vida Terrestre sobre proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

| EMEF Joaquim Nabuco. Praça Dr. Wadih Safady, 10 - Jardim Maria Estela.

 

16º: Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Michel Cena7

Nesta intervenção de 150m², o artista Michel Cena7, trata o tema do objetivo 16º da ODS: Paz, Justiça e Instituições Eficazes sobre promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

| EMEF Profª Marina Melander Coutinho. Avenida Rubens Montanaro de Borba, 862 - Jardim Regis.

 

17º: Parcerias e Meios de Implementação - Dolores Esos

Nesta intervenção de 150m², a artista Dolores Esos, trata o tema do objetivo 17º da ODS: Parcerias e Meios de Implementação sobre Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

| EMEF Guilherme de Almeida. Rua Faustino Paganini, 647 - Chácara Cruzeiro do Sul.

 

Adicional: Combate ao Racismo - Nazura

Nesta intervenção de 133m², a artista Nazura, trata o tema do objetivo X da ODS: Combate ao Racismo sobre o Combate ao Racismo Estrutural, ainda muito presente no Brasil e no mundo. A proposta tem a intenção de conscientizar todos os participantes da Virada ODS 2022 e quanto mais pessoas possível sobre a necessidade por uma mudança tão necessária de cultura em relação à população negra. Essa virada de chave vai além dos direitos humanos e mira na promoção do potencial da população negra para impulsionar um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

| EMEF Clotilde Rosa Henriques Elias. Rua Arroio Campo Bom, 215 - Conj. Hab. Santa Etelvina II.

 

Parcerias

A concepção e organização da Virada ODS é da SMRI, em parceria com a SPTuris e apoios das secretarias municipais: Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Verde e Meio Ambiente, Governo, Comunicação, Direitos Humanos e Cidadania, Justiça, Segurança Urbana, Transportes (CET e SPTrans), Esportes e Lazer, Subprefeituras, Mudanças Climáticas, Planejamento e Entregas Prioritárias, Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e Prodam. No terceiro setor, a Green Nation. Redes internacionais que apoiam: Unicef, Pnuma, ONU Mulheres, ONU - Habitat, Unesco, Opas/OMS, UNOSSC, C-40, Iclei, Ucci, Mercocidades, UNODC, FAO, Pacto Global da ONU.

 

Redes Sociais

Instagram | @viradaods

Facebook | /viradaods

LinkedIn | https://www.linkedin.com/company/virada-ods

Twitter | @viradaods

TikTok | @viradaods