Programação de Julho - Teatros

Confira a programação completa

Wonder!! Vem pra Barra Pesada

Música / Teatro

A história e o legado de Claudia Wonder são fios condutores para o espetáculo-show “Wonder! Vem pra Barra Pesada”. Como multiartista travesti, Claudia atuou no rock underground paulista, no cinema da pornochanchada, no teatro e na literatura, sempre intimamente ligada às vivências da população LGBTQIA+. Wallie Ruy é a atuadora que empresta sua história para que este encontro aconteça. Atuadora e Wonder juntas de mãos dadas, na barra pesada.

Ficha técnica | Atuação, autoria, dramaturgia e idealização: Wallie Ruy. Dramaturgia, autoria e direção: Rafael Carvalho. Banda: Felipe Botelho; Amanda Ferraresi e NBKÊ.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 01 a 03/07. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. +16 anos. 120 min.

 

Mês do Hip-Hop 2022 | Baile do DJ Tayan

Música

Ficha técnica | Tayan Ferreira Alves (DJ)

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 02/07, às 17h. Livre. 30 minutos.

 

Mês do Hip-Hop | Rosa Luz – MC

Música

Ficha técnica | Rosa Luz - MC

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 02/07, às 18h. Livre. 30 minutos.

 

Drag's no Alfredo

Humor / LGBTQIA+

Drag’s no Alfredo traz ao palco apresentações de vários estilos drags. Uma oportunidade de trazer grandes nomes da cena Drag/Transformista para celebrar a arte Drag de uma maneira interativa e divertida. Cada noite será um espetáculo diferente com muita pluralidade de estilos.

Ficha técnica | Luiz Alberto de Sousa (Thelores). Matheus Moreira de Miranda (Alexia Twister). Heitor Dias da Rocha (Alesha Broke). Gustavo Zanela (Antonia Pethit). Guilherme Chapina Dias (Bixa Fina). Denis da Silva Martins (Dmittry). João Bruno Amadeu (Eva X). Bruna Tieme Alves Kawagashi (Ginger Moon). Jaqueline Gomes Costa Damacena (Jcque Follet). Rodrigo Oliveira dos Santos (Lola Miranda). Vinícius de Carvalho Róveri (Roovie Fox). Caio Katchborian (Kaio Kay).

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 06, 13, 20 e 27/07, às 21h. Livre. 60 minutos. Ingressos: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia).

 

O Cravo e a Rosa em Confusão no Jardim

Teatro infantil

O Cravo quer se casar com Rosa, para juntos cuidarem do jardim como rei e rainha, mas será que o Girassol vai permitir? Em um jardim encantado, tudo pode acontecer.

Ficha técnica | Direção: Alexandre Battel. Elenco: Alexandre Battel, Bruno Gambini, Danilo Rodrigues, Érica Carvalho, Efraim Ribeiro, Ingrid Bryan, Karina Kiss, Patrick Cajaíba, Patrícia Hakkak.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 09 e 10/07, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

O Buda Quebrado

Teatro adulto

O casal Hermes e Matilda divide um jantar romântico. Motivo? Vinte e oito anos de casados. Tempo suficiente para temperar esse momento com frases triviais, humor, ironia e uma sufocante distância. O jantar torna-se um campo de batalha onde florescem os conflitos e diferenças entre marido e mulher.

Ficha técnica | Elenco: Flávio Costa e Priscila Scholz. Texto: Ed Anderson. Direção: Marcelo Costa.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 08 a 10/07. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. +14 anos. 60 minutos.

  

Ítaca

Teatro

Um barco chamado Ítaca, tripulado por um único, valente e pitoresco marinheiro, cruza o oceano. De repente, uma implacável tempestade muda o rumo da aventura. Barco e barqueiro, levados pela tormenta, encalham em uma ilha deserta. A luta pela sobrevivência apenas começou. Ali, a urgência da vida se traduzirá em cada gesto, cada rabugice e cada sonho. Com humor sensível e técnica apurada, é um espetáculo para todas as idades; uma oportunidade para refletir a partir dos desvios do destino.

Ficha técnica | Direção: Luciana Viacava. Concepção, produção e atuação: Thiago Andreuccetti.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 15 a 17/07. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Livre. 50 minutos.

 

Pequeno Monstro

Teatro adulto

Um adolescente que sente as paixões despertarem e começa a entender como lidar com a sexualidade é o tema do espetáculo Pequeno Monstro, inspirada no conto homônimo de Caio Fernando Abreu.

Ficha técnica | Dramaturgia e Direção: Pedro Leão. Atuação: Henrique Figueiredo.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 22 a 24/07. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. +14 anos. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | O Desmonte

Do mesmo autor de Solilóquios, a peça de Amarildo Felix foi concebida em parceria com o ator Vitor Placca. O monólogo questiona o coletivo a partir do estado de melancolia gerado pelo desmonte de uma relação amorosa e da chegada de uma visita inesperada.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 29/07, às 21h. +14 anos. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | Casasa

Circo

André Sabatino e Mariana agregam suas habilidades circenses em um espetáculo que traz consigo a comicidade e o teatro físico. Cenas divertidas colocam em xeque os conceitos e paradigmas de um casal perfeito, mostrando quem nem tudo acontece como nos contos de fada. Todos nós esperamos o grande amor de nossas vidas, mas não temos o controle de quando o cupido vai nos acertar e nem por quem iremos nos apaixonar. Assim aconteceu com Ioni e Tino, que mostram de forma inusitada a arte do encontro, da conquista e da convivência. Números de equilibrismo, malabarismo, parada de mão, acrobacias e duo de bicicleta acrobática completam este espectáculo.

Ficha técnica | Andre Sabatino e Mariana Rodrigues Maekawa.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 30 e 31/07, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | Senhora X, Senhorita Y

Sob o pretexto de representar a peça A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe, elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?

Ficha técnica | Camila Couto, Sol Faganello, Ana Paula Lopez, Silvana Garcia.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 30 e 31/07. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. +14 anos. 60 minutos.

 

No fim, viveremos!

Durante a Segunda Guerra Mundial, duas irmãs judias vivem escondidas em um sótão na esperança de sobreviverem aos horrores da guerra. O som do rádio e as notícias que leem nos jornais, tornam os dias mais frios e incertos. A chegada inesperada de alguém traz à tona, além de sentimentos, dúvidas e temores de uma guerra que antes acontecia somente fora das quatro paredes.

Ficha técnica | Texto: Erica Alves. Direção: Fernanda Faran. Elenco: Erica Alves, Fábio Dantas, Guilherme Barros, Renata Maria Nogueira e Shirlei Souza.

| Teatro Arthur Azevedo - Sala Multiuso. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 01 a 10/07. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. +12 anos. 90 minutos.

 

Da cor de cobre

Da Cor de Cobre é uma releitura poética do auto do Bumba-Meu-Boi. Este trabalho apresenta histórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico, através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar.

Ficha técnica | Direção: Kelson Barros. Intérpretes criadores: Alex Araújo, Carol Monteiro, Gabriela Bacaycoa, Fernando Ramos, Kelson Barros, Loke Wolf, Renata Damasco, Thales Felipe, Vivian Maria e Weverton Souza.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 01 a 03/07. Sexta e sábado, às 21, e domingo, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Vacamundi

Baseado na obra de Michele Iacocca, Vacamundi conta a jornada épica-histórica da conquista e ocupação, por “valentes” parasitas desbravadores, de um “território não-civilizado”: uma vaca. Para contar essa saga, o Maracujá Laboratório de Artes criou um espetáculo cômico-musical que mostra, de forma irônica, os parasitas que ocupam não só a vaca, mas o nosso planeta Terra.

Ficha técnica | Adaptação, concepção e direção: Sidnei Caria. Elenco: Dani Theller; Lucas Luciano; Luiã Borges; Nayara Konno; Sidnei Caria e Silas Caria.

| Teatro Arthur Azevedo - Estacionamento. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 02 e 03/07, às 17h. +10 anos. 75 minutos.

 

Concerto Matinal

O Concerto Matinal da Camerata Quattro Stagioni proporciona aos ouvintes a distinção de músicas erudita e popular bem como o conhecimento e identificação de instrumentos musicais.

Ficha técnica | João Carlos - Maestro Titular/Diretor Musical. Spalla - Diego. Violino I - Heber, João Victor, Jonas, Guilherme e Alan. Violino II - Gustavo, Matheus Duarte, Raphael, Matheus, Gilberto, Jorge Almeida, João Vinício e Jonas Verdadeiro. Viola - Gustavo, Dione, Gabriel, Phellipe, Henrique e Matheus. Cello - Leandro, Adriano, Edgar e Pedro. Baixo - Leandro Turcci. Oboé - Alpheu e Marcos Alberto. Fagote - Elson , Rutyero e Vinny. Trompa - Everson e Phellipe. Flauta - Vinício e Giovanni.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 03/07, às 11h. Livre. 90 minutos.

 

Sapiens

O espetáculo Sapiens trata sobre compreender a essência humana, debatendo sobre a construção deste corpo na era contemporânea. O fato de nos comunicarmos, as crenças e rituais, a busca pelo aperfeiçoamento, evolução, acolhimento humano e reconhecimento da ancestralidade, tudo está em pauta, além de outros que nos separam por questões de construção social, como a existência das desigualdades, o mundo contemporâneo (mundo do trabalho), o silenciamento das necessidades humanas e suas afetividades, as guerras traçadas pela própria espécie em divisão pelo poder.

Ficha técnica | Direção e coreografia: Renan Marangoni. Elenco: Ane Caroline Matos, Amanda Vital, Camila Amaral, Fauston Della Flora, Jakeline Lima, Samuel Oorun, Tatiane Santos e Wallesson Gomes.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 08 a 10/07. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Livre. 50 minutos.

 

Circuito Municipal | O Desmonte

Do mesmo autor de Solilóquios, a peça de Amarildo Felix foi concebida em parceria com o ator Vitor Placca. O monólogo questiona o coletivo a partir do estado de melancolia gerado pelo desmonte de uma relação amorosa e da chegada de uma visita inesperada.

Ficha técnica | Victor de Jesus Placca.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 15/07, às 21h. +14 anos. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | Senhora X, Senhorita Y

Sob o pretexto de representar a peça A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe, elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?

Ficha técnica | Camila Couto, Sol Faganello, Ana Paula Lopez e Silvana Garcia.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 16 e 17/07. Sábado, às 21h, e domingo, às 19h. +14 anos. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | Neurastenia

Dois soldados inimigos, exibindo suas armas fantásticas, xingamentos bárbaros e métodos incrivelmente ineficazes, vivem a rotina de uma batalha. Na busca pelo poder e pela vitória acabam ferindo inocentes que nada tem a ver com a guerra que é comum aos dois. Permeado por esquetes clássicas do circo e pelo jogo do palhaço, a peça Neurastenia trata dos conflitos humanos, dos relacionamentos e da falta de diálogo de forma leve e despretensiosa com uma mensagem arrebatadora.

Ficha técnica | Alberto Guilherme Silva Vizoso, Darlan Júnior Souza dos Santos e Thiago Cardoso dos Santos.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 16 e 17/07, às 16h. Livre. 55 minutos.

 

O Buda Quebrado

O casal Hermes e Matilda divide um jantar romântico. Motivo? Vinte e oito anos de casados. Tempo suficiente para temperar esse momento com frases triviais, humor, ironia e uma sufocante distância. O jantar torna-se um campo de batalha onde florescem os conflitos e diferenças entre marido e mulher.

Ficha técnica | Elenco: Flávio Costa e Priscila Scholz. Texto: Ed Anderson. Direção: Marcelo Costa.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 15 a 17/07. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. +14 anos. 60 minutos.

 

Geek Concert

Geek Concert é um concerto exclusivo com repertório de games, filmes, animes e séries. É apresentado pela Hyper Sonora, sob regência do Maestro Eduardo d'Alcântara.

Ficha técnica | Violinos: Denys Bordelli, Fernando Goh, Eldio Alves, Adriano Anízio. Violoncelo: Wallan Pimentel. Contrabaixo: Thiago Ferreira. Flauta & Piccolo: Jefferson Carvalho. Flauta & Clarinete: Rafael Galindo. Oboé: Alpheu Guilherme. Clarinete & Sax Soprano: Jean Carvalho. Trompete: Márcio Vieira. Eufônio: Josué Freitas. Bateria: Phillip Obata.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 17/07, às 11h. Livre. 60 minutos.

 

Dimensões

O ser humano se relaciona a partir das distâncias que estabelece entre os corpos, diferentes significações de contato são estimuladas em nossos espaços privados, íntimos, pessoais, sociais e públicos. Através de uma composição coreográfica de Dança Contemporânea, o coletivo busca experimentar a construção das relações eu-outro em diferentes contextos.

Ficha técnica | Direção: Ana Caroline Recalde. Intérpretes: Ana Caroline Recalde, Camila Morais, Jakeline Leite e Taisa Garcia. Produção: Ana Caroline Recalde.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 22 a 31/07. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. Livre. 45 minutos.

 

Morte acidental de um Anarquista

Um louco cuja doença é interpretar pessoas reais é detido por falsa identidade. Na delegacia ele vai enganando uma a um, assume várias identidades e se passa por um juiz na investigação do misterioso caso do anarquista. Brincando com o que é ou não é real o Louco desmonta o poder e acaba descobrindo as verdades escondidas por todos.

Ficha técnica | Direção: Hugo Coelho. Texto: Dario Fo. Elenco: Marcelo Laham, Henrique Stroeter, Claudinei Brandão, Alexandre Bamba, Maira Chasseraux e Rodrigo Bella Dona. Sons ao vivo: Demian Pinto.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 21 a 31/07. Quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Não haverá apresentação no dia 28/07. +10 anos. 85 minutos.

 

Mês do Hip-Hop | Gênese Rap - MC

Esta contratação não requer sinopse pois foi avaliada e habilitada por uma comissão especial de seleção do mês do hip hop 2022.

Ficha Técnica | Inara Cristina do Santos (MC). Fabrício Fernandes Rodrigues (MC). Gustavo Aderito Abrunhosa (MC). Agata Lima Barbosa dos Santos (MC).

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 23/07, às 17h. Livre. 30 minutos.

 

Mês do Hip-Hop | Diego Bocão - MC

Ficha Técnica | Diego Gianini (MC)

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 23/07, às 18h. Livre. 30 minutos.

 

Cineclube SPcine | Filme: Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão (2009)

A banda Ratos de Porão, liderada pelo vocalista João Gordo, é um ícone do punk rock brasileiro desde 1981. Neste filme, Fernando Rick e Marcelo Appezzato contam os detalhes e os podres desses 30 anos de histórias em que não faltam aventuras e reviravoltas.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 27/07, às 19h. +14 anos. 120 minutos.

 

Aos Olhos de Francisco

A cantora apresenta o show Aos Olhos de Francisco em que mostra de maneira personalíssima suas versões de canções compostas por Chico César e Chico Buarque de Holanda. Com raízes fincadas na MPB e no Samba de Raiz , a atriz e cantora carrega toda a emoção em sua interpretação delicada, formando repertório que faz uma reflexão sobre “o olhar” desses dois artistas sobre amor, mulher, cotidiano, suas raízes de influência na música popular e a sua importância como caminhos para uma reflexão sobre a real sociedade brasileira.

Ficha técnica | Vocal: Mayara Lima Costa. Violão: Sergio Brescancini Bello. Percussão: Fábio Bergamini.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 28/07, às 21h. Livre. 60 minutos.

 

Mês do Hip-Hop | Pimpo da Saboia

Ficha Técnic | MC Pimpo da Saboia

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 30/07, às 17h. Livre. 30 minutos.

 

Mês do Hip-Hop | Sou DI - MC

Ficha Técnica | MC Sou Di

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 30/07, às 18h. Livre. 30 minutos.

 

Garotas Mortas

Teatro adulto

A peça é uma adaptação do livro homônimo da escritora argentina Selva Almada e narra a investigação de três feminicídios, não resolvidos, ocorridos nos anos 80. O espetáculo articula a história de vida das garotas assassinadas, reflexões sobre violência de gênero e feminismo a partir de uma linguagem de cinema-teatro.

Ficha técnica | Direção Geral: Coletiva Palabreria. Encenação, adaptação dramatúrgica e elenco: Fernanda Machado, Luiza Romão e Sofia Boito.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 03 a 24/07. Domingos, às 19h. +12 anos. 75 minutos.

 

Caro Kafka

Teatro infantil

Caminhando solitário por um parque, o escritor Franz Kafka nota uma menina que chora, sentada em um banco. Ele se aproxima e pergunta o motivo de sua tristeza. A menina Pina lhe responde que sua boneca, Felicia, havia sumido. Comovido, ele inventa que a boneca não desapareceu, mas fez uma viagem. Ele se apresenta como “o carteiro das bonecas”. Um episódio real da vida de Franz Kafka (1883-1924), um dos maiores escritores do século 20, inspirou a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico a criar o infantojuvenil Caro Kakfa, com dramaturgia de Carla Kinzo e Marcos Gomes e direção de Marcelo Lazzarato.

Ficha técnica | Dramaturgia: Carla Kinzo e Marcos Gomes. Direção: Marcelo Lazzaratto. Elenco: Pedro Haddad, Chiara Lazzaratto e Julia Alves.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 02 e 03/07, às 16h. 50 minutos.

 

Pompeia Confraria do Rock - A Liverpool brasileira

Música

Mais que uma banda de rock, uma confraria de amigos que possuem os mesmos objetivos musicais. Tocar os clássicos do rock com representantes da Pompéia. Com releituras de bandas ou artistas de Rock como: Beatles, Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Van Halen, Whitesnake, Cream, Rainbow, The Who.

Ficha técnica | Bateristas: Carlinhos Machado, Henrique Iafelice e Fábio Xepa. Baixistas: Maurício Mauricio Lamussi (que também toca violão), Vitor Schifnaguel e Ricardo Ravache. Guitarristas: Marcelo Frisoni, Daniel Gerber e Geraldo Guimarães Júnior (GG). Vocalistas: Luiz Correa, Bruno Scola, Paula Mota e Fabiano Alcidori. Tecladista: Antonio Pereira.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 13/07, às 21h. Livre. 120 minutos.

 

VAMBORA!

Teatro infanto-juvenil

Dividida em três paisagens distópicas, apresenta personagens que revelam a tragédia que se anuncia em um possível fim do planeta. Elas buscam, por meio de pequenos lampejos de utopia, novas possibilidades e espaços para viverem. VAMBORA!m é o novo espetáculo da Cia La Leche, que comemora 15 anos e encerra a trilogia iniciada com os espetáculos SALVE, MALALA! e EXISTO!

Ficha técnica | Direção Geral: Cris Lozano. Dramaturgia: Alessandro Hernandez. Elenco: Ana Paula Lopez e Alessandro Hernandez.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 30 e 31/07, às 16h. Livre. 50 minutos.

 

Morte Acidental de um Anarquista

Um louco cuja doença é interpretar pessoas reais é detido por falsa identidade. Na delegacia ele vai enganando uma a um, assume várias identidades e se passa por um juiz na investigação do misterioso caso do anarquista. Brincando com o que é ou não é real o Louco desmonta o poder e acaba descobrindo as verdades escondidas por todos.

Ficha técnica | Direção: Hugo Coelho. Texto: Dario Fo. Elenco: Marcelo Laham, Henrique Stroeter, Claudinei Brandão, Alexandre Bamba, Maira Chasseraux e Rodrigo Bella Dona. Sons ao vivo: Demian Pinto.

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 07 a 10/07. Quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. +10 anos. 85 minutos.

 

Mês do Hip Hop | Transmasculino do Gueto: Joseph Rodriguez

Música

Ficha técnica | Joseph Rodriguez (DJ).

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 02/07, às 17h. Livre. 30 minutos.

 

Mês do Hip Hop | Thayniggas

Música

Ficha técnica | Thayná Freitas Braz Lobo (MC)

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 02/07, às 18h. Livre. 30 minutos.

 

Testando a Senhorita Moss

Música

O conto adaptado de Katherine Mansfield vira espetáculo e conta a saga de uma cantora contralto que não consegue mais pagar sua sobrevivência. A cobrança da dívida do aluguel do seu quarto numa pensão e a fome fazem com que essa senhorita se submeta a testes humilhantes para uma artista. De maneira poética e patética, a personagem revela, com doçura e força, a maldade e a crueldade daqueles que não reconhecem a importância da arte.

Ficha técnica | Adaptação e Direção Geral: Ester Laccava. Elenco Filmagens: Adyel; Ariane Roveri; Fernanda Gonçalves; Flavia Pucci; Geraldo Mário da Silva (Geraldinho); Germano Melo; Ivan Capúa; Izabela Pimentel; Maria Manoella; Mário Bortolotto; Ondina Clais; Roseane Muniz. Ao vivo: Luluh Pavarin.

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 05 a 30/07. Terça a sábado, às 19h. Presencial e online pelo Youtube do Teatro João Caetano. +10 anos. 60 minutos.

 

Mês do Hip Hop | Escurecer, Arte de deixar Nítido em meio ao Fogo Cruzado com MC Brrioni

Música

Ficha técnica | Mc Brrioni

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 09/07, às 17h. Livre. 30 min.

 

Mês do Hip Hop | Show com MC Ornellas

Música

Ficha técnica | Mc Ornellas

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 09/07, às 18h. Livre. 30 minutos.

 

Orquestra Filarmônica Sinos Azuis

Série de Concertos: Sinos de Inverno

Música

A Orquestra Filarmônica Sinos Azuis segue com a série de concertos Sinos de Inverno, apresentando a Abertura Djopoi de Edmundo Villani Cortes, o Concerto para Tuba Solo e Orquestra de Vaughan Williams e a Sinfonia no 4 Italiana de Félix Mendelssohn. Repertório especial para saudar o inverno e aquecer o coração.

Ficha técnica | Viola: Daniel Magano, Leonardo Daniel Marques de Oliveira, Alex Jesus Corrêa, André Luiz Ferreira da Fonseca e Rodrigo A. M. Yabiku. Violino: Samuel Moreira de Mello, Renan Rodolfo Lemos, Alisson Queiroz Muniz, Edinilso de Oliveira Antonio, Gabriel Meca Herculano, Heloísa Buzeto Pires, Mikaela Keyse de Andrade, Wallace Emiliano de Oliveira e Luciano Nestares Marques. Violoncelo: Kimayr Rodrigues dos Santos e Carolina Vitória Cavalcante Braz. Contrabaixo: Maurício Xavier Florêncio, Renan Araujo Dias Barbosa Franco e Webster Silas da Silva. Clarinete: Ana Yae Tateishi Okuma, Josué Rodrigues dos Santos Junior e Kerollin Evelyn Rodrigues. Fagote: Gisele Santos da Silva, Auro Augusto de Araújo. Flauta: Leonardo Soares Matos Paladino e Vívian Navarro dos Santos. Percussão: Rafael Dalchau de Oliveira.

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 10/07, às 11h. Livre. 60 minutos.

 

Sapiens

Dança

O espetáculo Sapiens surge da necessidade de compreender a essência humana, debatendo sobre a construção deste corpo na era contemporânea. O fato de nos comunicarmos, as crenças e rituais, a busca pelo aperfeiçoamento, evolução, acolhimento humano e reconhecimento da ancestralidade estão em pauta, porém há outros que nos separam por questões de construção social, como a existência das desigualdades, o mundo contemporâneo (mundo do trabalho), o silenciamento das necessidades humanas e suas afetividades, as guerras traçadas pela própria espécie em divisão pelo poder.

Ficha técnica | Direção e coreografia: Renan Marangoni. Elenco: Ane Caroline Matos, Amanda Vital, Camila Amaral, Fauston Della Flora, Jakeline Lima, Samuel Oorun, Tatiane Santos e Wallesson Gomes.

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 14 a 17/07. Quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Livre. 50 minutos.

 

Sobreviventes

Intervenção Artística

Nas intervenções Sobreviventes do Holocausto e Os Três Sobreviventes de Hiroshima, realizados com os próprios sobreviventes, são contados momentos ocorridos nos campos de concentração e de extermínio. O texto leva à reflexão sobre paz, resiliência, superação e também de alerta ao antissemitismo, racismo e discriminação. Em cena, eles atuam no formato de teatro-documental, com fotos originais, vídeos e canções da época.

Ficha técnica | Roteiro e direção: Rogério Nagai.

HIROSHIMA

Intérpretes/performers: Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara, Ricardo Oshiro, Junko Watanabe e Rogério Nagai.

HOLOCAUSTO

Intérpretes/performers: Márika Gidali, Joshua Strul e Rogério Nagai.

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 21 a 31/07. Quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia. +10 anos. 60 minutos.

 

Mês do Hip Hop | Abre Caminhos com ONÃ

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 30/07, às 17h. Livre. 30 minutos.

 

Mês do Hip Hop | Maria Preta

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. 30/07, às 18h. Livre. 30 minutos.

 

Sapiens

Dança

O espetáculo Sapiens surge da necessidade de compreender a essência humana, debatendo sobre a construção deste corpo na era contemporânea. O fato de nos comunicarmos, as nossas crenças e rituais, a busca pelo aperfeiçoamento, evolução, acolhimento humano e reconhecimento de nossa ancestralidade estão em pauta, porém há outros que nos separam por questões de construção social, como a existência das desigualdades, o mundo contemporâneo (mundo do trabalho), o silenciamento das necessidades humanas e suas afetividades, as guerras traçadas pela própria espécie em divisão pelo poder.

Ficha técnica | Direção e coreografia: Renan Marangoni. Elenco: Ane Caroline Matos, Amanda Vital, Camila Amaral, Fauston Della Flora, Jakeline Lima, Samuel Oorun, Tatiane Santos e Wallesson Gomes.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 01 a 03/07. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 50 minutos. Livre.

 

Concerto Ofisa

Música

O concerto especial do mês de julho da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro com o Concerto do Rock, com repertório trazendo uma retrospectiva do rock dos anos 50 até os nossos dias! Estão no programa: Jerry Lee Lewis, Beatles, Elvis Presley, Queen, Deep Purple, Led Zeppelin, Kansas, Scorpions, Bon Jovi, U2, Guns n’Roses e Imagine Dragons.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 10/07, às 11h. Livre. 60 minutos.

 

Da Cor de Cobre

Dança

Da Cor de Cobre é uma releitura poética do auto do Bumba-Meu-Boi. Este trabalho apresenta histórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico, através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar.

Ficha técnica | Direção: Kelson Barros. Intérpretes criadores: Alex Araújo, Carol Monteiro, Gabriela Bacaycoa, Fernando Ramos, Kelson Barros, Loke Wolf, Renata Damasco, Thales Felipe, Vivian Maria e Weverton Souza.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 08 a 10/07 . Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | O Desmonte

Teatro

O Desmonte, peça que estreou no Sesc Consolação no mês de janeiro, e realizou temporadas no Teatro Pequeno Ato, na Oficina Oswald de Andrade e na Biblioteca Mário de Andrade, é um espetáculo solo fruto da parceria entre autor e ator Amarildo Felix (dramaturgia e direção) e Vitor Placca (atuação). A peça trata da chegada de tempos tristes em decorrência do fim de um relacionamento amoroso, da melancolia que paira num apartamento na cidade, onde um homem avesso a amigos e a visitas vive só e recebe, na madrugada de mais uma noite solitária, uma visita inesperada: um Rato surge para destruir tudo e dar novo sentido à sua vida.

Ficha técnica | Atuação: Victor de Jesus Placca. Peça: Amarildo Felix. Produção: Gabrielle Araujo.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 22/07, às 21h. +14 anos. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | Casasa

Circo

André Sabatino e Mariana agregam suas habilidades circenses em um espetáculo que traz consigo a comicidade e o teatro físico. Cenas divertidas colocam em xeque os conceitos e paradigmas de um casal perfeito, mostrando quem nem tudo acontece como nos contos de fada.

Ficha Técnica | Palhaço/acrobata: Andre Sabatino. Acrobata: Mariana Rodrigues Maekawa.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 23 e 24/07. Sábado e domingo, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | Senhora X, Senhorita Y

Teatro

Sob o pretexto de representar a peça A Mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe, elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?

Ficha técnica | Atrizes: Camila Regina Couto, Solange Faganello, Ana Paula Lopes Vieira e Silvana Garcia. Produção: Damas Produção.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 23 e 24/07. Sábado, às 21h, e domingo, às 19h. +14 anos. 60 minutos.

 

O que teria acontecido à Dona Língua Portuguesa?

Teatro infanto-juvenil

A história da peça trata do desaparecimento de Dona Língua Portuguesa. Personagens excêntricos e exóticos farão parte de um enredo que apresenta muitas idas e vindas, além de incríveis reviravoltas. Um Investigador chamado Aurélio Pasquale de Holanda Cegalla Duarte se encarregará de desvendar o mistério. Mas será que ele consegue? É o que iremos descobrir neste espetáculo que trará, além da gramática, muita diversão.

Ficha técnica | Texto: Sandro Coimbra e Zé Da Silva. Direção: Sandro Coimbra. Elenco: Igor Castanheira, Kassiadora, Nanni Souza, Marco Marrioto, Sandro Coimbra.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 30 e 31/07. Sábado, às 21h, e domingo, às 16h. 70 minutos.

 

Karina França

Música

Karina França, ressalta nomes e da voz literalmente a belas e grandiosas composições que entraram para a história da música brasileira. Relembrando e apresentando grandes compositores, que fizeram e fazem parte do cenário musical.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 08/07, às 19h. Livre. 50 minutos.

 

A Louca das Frutas

Circo

Espetáculo circense de humor, musica e malabarismos com objetos inusitados.Malabarismo com maçã equilíbrio de melancias e manipulação de abacaxis adocicada com muito Carisma criou essa salada de fruta música Latina e dança excêntrica termina. com por este versátil cortejo de habilidades música e tudo com muito sabor.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 15, 16 e 17/07. Sexta às 15h, sábado, às 16h, e domingo, às 15h e 18h. Livre. 50 minutos.

 

Edvaldo Santana - Eu Quero é Mais Humanidade

Música

O planeta precisa com urgência que algumas virtudes sejam realçadas e praticadas pelos seres humanos que o habitam. Usar a inteligência não é só fazer conta exata, mas também cultivar consideração, afastar o preconceito, erradicar a fome, respeitar todas etnias Cuidar do próximo e dos animais. Neste novo show o cantor e compositor Edvaldo Santana trás para a cena da música brasileira elementos de sua reflexão, do momento em que vivemos. Apresenta canções significativas de seus mais de 40 anos de estrada, assim como músicas produzidas durante o período de pandemia.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 15/07, às 19h. Livre. 50 minutos.

 

Coco dos Encantados

Vídeo

O coco Dos Encantados vem homenagear cantando Chico Science e Nação Zumbi na batido do coco de roda trazendo aos dias de hoje toda ancestralidade de uma nação que resiste com arte e cultura musicada. A sambada trás a vivencia de ritmos da cultura popular do Brasil da região do nordeste. O coco de roda, uma manifestação cultura popular estado de Pernambuco e criadora do movimento mangue beat informa e forma diálogos com as manifestações culturais e toda sua musicalidade juntando o côco de roda, maracatu, frevo, ciranda, cavalo marinho, capoeira, xote, forró, e Baião. O coco dos encantados Vem apresentar o Sondus Quilombos, uma sambada de encanto que mistura e transforma o passado em um futura presente dos mestres e mestras da cultura popular de Pernambuco onde os tambores não calam, e o corpo dialoga na pisada do côco e no baque do tambor… Chico Science um cidadão do mundo e como um caranguejo de andada, mostrou pro mundo no movimento manguebeat a diversidade da musicalidade e ritmos regionais.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 16/07, às 19h. Livre. 50 minutos.

 

O Buda Quebrado

Teatro

No início da década de 70 um casal, Hermes e Matilda, se sentam a mesa para mais um jantar romântico, dentre muitos que já tiveram em vinte e oito anos de casados. Tempo suficiente para temperar esse momento com frases triviais, humor, ironia e uma sufocante distância, que só quem já esteve muito tempo junto pode saborear. Nesse jantar, envolto no clima do auge da ditadura no Brasil, além de serem servidos vários sabores, que hora são doces, hora são amargos; são servidos também sentimentos distintos que serão digeridos aos poucos pelos personagens e pelo público, enquanto a relação despedaçada é exposta.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 22 e 23/07, às 19h. Livre. 50 minutos.

 

Brincar de Quê? Caixotes Viajantes

Música

O Espetáculo Brincar de quê?! Reúne em seu roteiro vivências de Azeitona, Gildazio e Jotaerry em projetos desenvolvidos na comunidade da zona leste de São Paulo e nos ambientes escolares. São experimentos que dialogam com a infância no Nordeste. Juntos irão conduzi-los para experiências da ludicidade, do olho no olho, do afeto, da cultura popular, da história oral, do encontro em roda, da música popular, do manuseio e construção de brinquedos. O espetáculo pretende recuperar traços da memória de nossa população, onde a troca e a experiência entre Azeitona, Gildazio e Jotaerry fazem da roda um quintal e do público a turminha que brinca junto.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 22/07, às 16h. Livre. 50 minutos.

 

Semente Criola

Música

O Grupo de Coco Semente Crioula, formado em 2014, é composto exclusivamente por mulheres periféricas que buscam aprofundar-se na cultura do coco e suas variações (música, dança, poesia…), contribuir com a visibilidade da presença e protagonismo feminino nas culturas tradicionais, além de rememorar e fortalecer manifestações de origens negra, indígena e nordestina, com foco no coco de roda, relacionando-as ao contexto em que está inserido e em suas práticas poético-políticas. Da reverência às origens que vêm de longe e também de perto, o grupo faz nascer um repertório carregado das memórias e vozes das mulheres que as antecederam, ao mesmo tempo em que é carregado de suas próprias vozes.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 24/07, às 16h. Livre. 50 minutos.

 

Diga o que Quizer que Serei Feliz a Beça

Vídeo

Lançamento do documentário sobre o poeta Daniel Marques.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 24/07, às 16h. Livre. 50 minutos.

 

Colcha de Palhaços

Circo

“COLCHA DE PALHAÇOS” tem sua construção dramatúrgica baseadas em quadros clássicos do universo da palhaçada popular brasileira e principalmente nordestina, onde o enredo se desenvolve como uma grande colcha de retalhos costuradas por uma trupe de jovens palhaços de pernas firmes em suas andanças pelas estradas do país, carregando em sua trajetória e espetáculo, muita poeira, pó vermelho de estrada, histórias para contar e cantar, poesia popular, e muita gargalhada. Através da união entre elementos da poética do circo e a cultura popular nordestina.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 30/07, às 16h. Livre. 50 minutos.

 

A Milionária

Teatro Adulto

A MILIONÁRIA começa com Epifânia, uma das mulheres mais ricas da Europa, reunindo-se com seu advogado para discutir a possibilidade de seu provável suicídio. Pretende deixar, como forma de punição por infidelidade, toda a sua fortuna para seu marido. Seu casamento fora resultado de um desafio. Seu finado pai, por quem Epifânia tem fixação assumidamente edipiana, impôs uma condição: para se casar com ela, o marido deveria receber uma quantia inicial razoável e, em seis meses, transformá-la em uma fortuna. O marido, boxeador e esportista, vence o desafio através de manobras financeiras e – ironia suprema – pela produção de uma peça teatral. Apesar disto, Epifânia desinteressa-se por ele. Após jogar escada abaixo um amigo que ofendera seu pai, ela encontra um médico egípcio e muçulmano, filho de uma lavadeira, por quem se apaixona. Para sua surpresa, ao propor casamento ao médico, é informada que sua humilde mãe também impôs um desafio como condição à mulher que desejasse desposá-lo: a pretendente deveria receber uma quantia miserável e sobreviver, unicamente através do seu trabalho, durante seis meses. Só assim seria merecedora da mão do filho. Ao aceitar o desafio, Epifânia começa um movimento irresistível, desvendando o modo de agir e pensar de sua classe social, poucas vezes retratada em cena.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 29, 30 e 31/07, às 19h. Livre. 50 minutos.

 

Rock de Todos os Tempos

Música

Festival de Rock no Teatro Flávio Império, envolvendo três bandas da região que farão uma programação voltada para o mês do rock, ocupando uma trade no parque Daniel Marques. Fazendo releituras de clássicos do rock, músicas autorais, nos mais variados estilos do rock. Do Rock-Rural ao Pop-Rock.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 30/07, às 14h. Livre. 50 minutos.