Centro Cultural São Paulo celebra o Centenário da Semana de Arte Moderna com a Instalação Artística Modernista

Iniciativa foi contemplada por projeto da SMC e permanece em cartaz até agosto

O Centro Cultural São Paulo apresenta a Instalação Artística Modernista, realizada pela Cia. Articularte Teatro de Bonecos. O projeto foi contemplado pela 37ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, e está disponível para visitação até 14 de agosto.

Alinhada às celebrações do Centenário da Semana de Arte Moderna, produzidas pela SMC, a exposição abriga quatro espaços de ambientação sensorial e diversidade artística, além de oferecer um mini teatro, com ocupação de 40 lugares e caracterizado como o Theatro Municipal, no qual são realizadas apresentações. A instalação é composta por três frentes: espetáculos teatrais; oficinas cênicas; e debates onlines.

Os espetáculos são realizados pela Cia. Articularte, que faz temporada com apresentações da Trilogia Modernista: A Cuca Fofa de Tarsila, O Trenzinho Villa-Lobos e Portinari Pé de Moleque. Há, também, a estreia da exibição infantil Farol de Cores.

"O Brasil tem uma cara. Com os nossos espetáculos, tentamos despertar o pensamento. E a gente vê que a criança quer participar, ela é ávida do conhecimento. É essa a importância de a gente levar [oportunidade] para as crianças: criar horizontes e ter uma troca.", comenta a produtora da Cia. Articularte, Deborah Correa. "Para nós, que voltamos do isolamento de dois anos, tem sido uma experiência incrível. A gente procura que eles tenham o acesso", finaliza.

Já as três oficinas de Expressão Cênica propõem contatos, debates e improvisos práticos a partir de um novo caminho para a expressão artística, dentro de três linguagens cênicas. Voltadas à classe teatral ou grupos de interesse, como professores, jovens, arte-educadores e vocacionais, os interessados devem escrever um pequeno texto relatando o porquê da inscrição e a importância social/pessoal da realização da atividade.

Por fim, os Debates do Século das Cores, realizados de modo on-line, abordam o tema "Artes versus Tempo" e buscam criar mesas de debates com descendentes ou herdeiros de tradicionais artistas modernistas, como João Cândido Portinari e Dado Villa-Lobos, ao provocar, com sensibilidade, o conhecimento histórico artístico ou crítico teatral.

Abaixo, confira a programação completa.

 

| INSTALAÇÃO ARTÍSTICA MODERNISTA |

A instalação pode ser feita até uma hora antes dos espetáculos, que iniciam às 10h e às 14h, nas sextas, e às 16h, nos finais de semana.

| Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Sextas, sábados e domingos: 04/06 a 14/08.

 

| OFICINAS |

Enviar texto de cerca de 10 linhas para o e-mail cia.articularte@gmail.com com o porquê da inscrição e a importância social/pessoal da realização da atividade.

 

| Bufonaria – Workshop para Linguagem de Clown, com Allan Benatti

Esta oficina tem como intuito introduzir o participante na linguagem da bufonaria. O bufão revela as “impurezas” da sociedade que, por ser amoral, não encontra dificuldades em expor o que jogamos descargas abaixo. Expõe nossas necessidades físicas como ações cotidianas, tornando o grotesco uma atuação costumeira ou política. Essa forma de agir deflagra, por exemplo, que todos os seres humanos precisam das mesmas coisas para sobreviver, não importando qual sua posição social.

Sobre Allan Benatti

Membro fundador do espetáculo Jogando no Quintal, ator e diretor do espetáculo Subsolo e elenco rotativo dos espetáculos Improvável e Noite de Improviso. É diretor da Cia. Laranja. Formador convidado da SP Escola de Teatro, Casa 11, Espaço da Comédia e Centro de Pesquisa da Máscara.

| Centro Cultural São Paulo - Sala de Ensaio 2. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Quarta e quinta: 29 e 30/06, das 14h às 18h. Até 25 participantes.

 

| Mimo Corpóreo – O corpo como metáfora, com Victor de Seixas

Esse curso visa a partir da técnica do Mimo Corpóreo explorar a criação de metáforas conceituais, se referindo às possíveis representações linguísticas do corpo, quanto às suas qualidades e funções, peso, tônus, fluidez, etc. Pensando na criação de cenas, objetificando o corpo e se relacionando a objetos externos.

Sobre Victor de Seixas

Filósofo, Mímico e Diretor, doutorando e mestre pela USP, desde 1992 pesquisa linguagens relativas ao teatro físico, dança e mímica, estudou na International School of corporeal Mime (UK), School of Physical theatre (UK), Dance Research Studio (UK), entre outras, coordenou o Projeto Mímicas, organizando a Mostra de Mímica Contemporânea e atualmente dirige o Núcleo Angatu na cidade de São Paulo.

| Centro Cultural São Paulo - Sala de Ensaio 2. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Quarta e quinta: 27 e 28/07, das 14h às 18h. Até 25 participantes.

 

| Clowns e Bonecos – Triangulação de narizes entre atores e bonecos, com Cida Almeida

Uma introdução à expressiva arte do clown, englobando trejeitos de atores e deslocamentos de bonecos. No primeiro encontro, serão focadas estruturas sobre o clown em busca de suas reações diante dos objetos e do mundo. E no segundo encontro, um desafio para provocar as ações, reações e triangulações entre atores e bonecos, agregando técnicas de luvas, bonecos de meias (bocas falantes) e articulados.

Sobre Cida Almeida

Atriz e diretora formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Cida especializou-se em treinamento, conscientização e preparação corporal para atores, além de realizar pesquisa sobre a comédia e linguagem Clown em uma constante busca pelas “essências” e procedimentos desta forma de arte.

| Centro Cultural São Paulo - Sala de Ensaio 2. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Quarta e quinta: 10 e 11/08, das 14h às 18h. Até 25 participantes.

 

| ESPETÁCULOS TEATRAIS |

Sextas, às 10h e 14h - apenas para escolas. Sábados e domingos, às 16h - público geral. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.

 

O Trenzinho Villa-Lobos

A peça encena as aventuras e peraltices de Tuhu (apelido de infância de Heitor Villa-Lobos), seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação. A trama fala da sensibilidade musical que existe em todos nós. E mostra também o difícil relacionamento do menino Heitor com o seu pai, bastante severo e de uma época antiga. O espetáculo é uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, que compôs mais de 1.000 peças musicais.

Ficha técnica | Direção e texto: Dario Uzam. Elenco: Surley Valério, Renato Bego, William Lobo, Tânagra Andria Antônio e José Flávio Borzi (Suplente). Bonecos: Surley Valerio. Trilha sonora: Pesquisa e edição da Cia. Articularte. Iluminação: Dario Uzam. Cenografia: Hernandes de Oliveira.

| Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. 04 e 05/06, às 16h; 10/06, às 10h e 14h; 11, 12, 18 e 19/06, às 16h.

 

A Cuca Fofa de Tarsila

O espetáculo inventa e conta de forma singela uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila. O Passarinho Verde fofoca e aumenta a notícia do duelo e tudo se transforma em uma confusão tamanha, que a Negra Tarsila terá que resolver com a ajuda de entes fantásticos ou folclóricos como a Urutu, a Uiara e a Cuca. Através da técnica de Teatro de Bonecos adaptado da arte oriental Bunraku, a peça é inspirada na obra da artista plástica Tarsila do Amaral.

Ficha técnica | Texto e Direção: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério. Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira. Sonoplastia e Iluminação: Dario Uzam. Elenco: Surley Valério, Tanagra Andria, Renato Bego, William Lobo, José Flávio Borzi, (Suplente).

| Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. 24/06, às 10h e 14h; 25 e 26/06, às 16h; 01/07, 10h e 14h; 02 e 03/07, às 16h; 08/07, às 10h e 14h; 09 e 10/07, às 16h.

 

Portinari Pé de Moleque

Uma vizinha invejosa coloca “olho gordo” (sem querer querendo) em uma obra de Cândido Portinari, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do um quadro recém pintado. Denise é curiosa e faz algumas artes marotas, quando derruba uma sacaria de café, deixando furioso o bravo Capataz que quer dar uma lição na menina. A boneca Denise passa por uma verdadeira aventura de diversão e suspense entre as obras do seu avô Portinari para encontrar o seu carneiro fujão, antes que suas tintas sequem. O espetáculo tem grande dinâmica e acontece com algumas músicas cantadas ao vivo pelos quatro atores animadores.

Ficha técnica | Texto e Direção: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério. Escultura das Cabeças: Altair de Pádua Siqueira. Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira. Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto. Iluminação: Dario Uzam e Cia. Articularte. Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Tanagra Andria e William Lobo. Suplente: Flávio Borzi. Produção: Dario Uzam– Teatro de Bonecos.

| Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. 15/07, às 10h e 14h; 16 e 17/07, às 16h; 22/07, às 10h e 14h; 23 e 24/07, às 16h.


Farol de Cores

Um espetáculo que apresenta uma personagem divertida, palhaça e exagerada, que vive com ideias inventivas. A menina-boneca ANITA se mostra como autora de brincadeiras insólitas, transformando e agitando todos ao seu redor. Seu vizinho, o menino Di, fica uma noite por semana na casa de Anita. E os dois brincam de quase tudo e também brigam por suas ideias. O que eles mais gostam de fazer é desenhar. E quando Di abre a janela da sala, as luzes do Farol do morro invadem tudo e projetam na parede seus desenhos com formas inusitadas. Assim, eles desenham cada vez mais rapidamente, para aproveitarem os movimentos da luz do Farol. Anita e Di inventam histórias sobre a terra, as nuvens e o mar. Vão surgindo personagens surpreendentes cada vez mais. E o que será que vai acontecer quando a luz do Farol se apaga de repente?

| Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. 29/07, às 10h e 14h; 30 e 31/07, às 16h; 05/08, às 10h e 14h; 06 e 07/08, às 16h. 12/08, às 10h e 14h; 13 e 14/08, às 16h.

 

| DEBATES DO SÉCULO DAS CORES | ONLINE |

Informações divulgadas nas redes sociais do CCSP próximas às datas de realização.

 

Debate sobre a obra de Tarsila do Amaral

Com a presença de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da modernista, abordando as diversidades e influências históricas provocadas por Tarsila do Amaral. Presença do Crítico Teatral Dib Carneiro Neto e Márcia Camargos – especialista em Modernismo. Moderação da Cia. Articularte – Teatro de Bonecos.

| Terça: 28/06, às 20h.

 

Debate sobre a importância, curiosidades e complexidade das obras dos dois modernistas

Estarão presentes João Cândido Portinari (filho de Cândido Portinari) e o músico Dado Villa-Lobos, representante de Heitor Villa-Lobos. Presença no debate do Crítico Teatral Dib Carneiro Neto e Márcia Camargos – especialista em Modernismo. Moderação da Cia. Articularte – Teatro de Bonecos.

| Terça: 26/07, às 19h.

 

Debate sobre detalhes expressivos das obras de Anita Malfatti e Di Cavalcanti

Abordagem sobre as intensidades, jogos e danças de cores e tintas de dois artistas singulares do Modernismo brasileiro. Presença no debate do Crítico Teatral Dib Carneiro Neto e Márcia Camargos – especialista em Modernismo e Presença da crítica teatral Mônica Rodrigues da Costa. Moderação da Cia. Articularte – Teatro de Bonecos.

| Terça: 09/08, às 19h.

 

Por Marina Baldocchi

 

Informações à imprensa

Gabriel Fabri | Marina Baldocchi

Secretaria Municipal de Cultura

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br