Intervenções artísticas promovem educação cultural com o projeto SP Cidade de Brincar

Projeto da SMC incentiva a participação social e a ocupação dos espaços públicos de São Paulo para a democratização da cultura

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o projeto SP Cidade de Brincar, realizado em parceria com a entidade SP Precisa de Você, segue até o dia 05 de agosto, em cinco locais de São Paulo: Praça Arlindo Rossi, Favela da Ilha, Museu da Casa Brasileira, Parque Linear Feitiço da Vila e Parque Buenos Aires. A iniciativa busca promover a participação social em diferentes regiões, incentivando a ocupação dos espaços públicos e seus territórios culturais.

O projeto parte da realização de cinco intervenções artísticas voltadas ao brincar, com dinâmicas lúdicas e participativas. Destas, duas são duradouras, permanecendo por meses mesmo após o término do projeto, e voltadas para a construção de mobiliário urbano e equipamentos de "brincar". Já as outras três são oficinas artísticas temporárias, com uma programação dedicada a toda a família, em especial às crianças.

Com essas atividades, SP Cidade de Brincar defende a participação das crianças na construção e difusão da cultura, bem como seus direitos culturais. Assim, promove a democratização dos processos culturais enquanto ferramentas de autonomia popular e consciência coletiva, pilares essenciais do exercício da cidadania.

Para além do processo socioeducativo cultural, essas intervenções estabelecem a integração entre as dimensões culturais e ambientais de cada local e, assim, promovem diálogos entre a infraestrutura, patrimônio material, acessibilidade e recursos naturais com o contexto histórico-cultural, como patrimônio imaterial, memórias, identidades culturais e coletivos locais de cada comunidade envolvida.

Abaixo, confira os locais de cada intervenção, junto aos horários.

 

| Evento Festejo Brincante. Praça Arlindo Rossi, Cidade Monções. 25/06, das 10h às 14h.

| Evento Festa Junina. Rua Glauber Rocha, Favela da Ilha, s/n - Sapopemba. 26/06, das 14h às 17h.

| Evento Mini Embaixadores da Sustentabilidade. Museu da Casa Brasileira, av Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano. 09/07, das 10h às 16h.

| Evento Bio-brincar. Parque Linear Feitiço da Vila. Rua Cortegaça, 25 - Campo Limpo. 23/07, das 10h às 16h.

| Evento Jogo de Ativação do Espaço Público. Parque Buenos Aires. Avenida Angélica, 1500 - Higienópolis. 30/07, das 10h às 16h.