Programação de Julho - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Meu bairro é um cordel - Música

O cantor, compositor e poeta popular pernambucano, Cacá Lopes apresenta o espetáculo “Meu bairro é um cordel” que mistura o gênero musical do Forró e a declamação de Literatura de Cordel. No repertório, muita música e literatura de cordel autoral de Cacá, além de canções clássicas do Forró.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 01/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ceciro Cordeiro - Show Antenas - Música

Ceciro Cordeiro, poeta, cantor e compositor do agreste Pernambucano, migrou com a família para São Paulo aos 12 anos de idade trazendo na memória algumas influências da cultura popular nordestina. Trouxe consigo sua musicalidade ainda verde e o sotaque sobreposto, preservando até hoje a originalidade da forma de criar, compor e cantar suas músicas.
Neste espetáculo, Ceciro Cordeiro e a Banda Antenas apresentarão os clássicos do forró e das músicas do norte e nordeste do nosso país com uma sonoridade muito típica e cheia de memórias afetivas.

| Casa de Cultura Tremembé. 02/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sambando na Praça - Música

Groove Total é um grupo de percussão oriundo do samba, voltado para o samba raiz. Alcançando todo tipo de público, com um repertório super diversificado com músicas dos anos 90, Groove Total é um grupo multi talento da periferia do bairro, que se destaca em diversos eventos com a sua versatilidade no samba. Atraindo a admiração, e sendo referência para outros grupos que estão começando, eles trazem diversos sons durante a apresentação, mudando a característica percussiva de acordo com a passagem das músicas, fazendo lembrar o que é o samba raiz.

| Casa de Cultura Brasilândia. 02/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show - Souto MC - Música

Trazendo mensagens de força e autoestima, Souto MC traz na sua música também a valorização das mulheres e resgate da identidade indígena no Brasil. Com canções que falam de sua trajetória como artista independente há quase uma década, a rapper também fala sobre amor, relação com o movimento HIP HOP, entre outras lutas sociais.

| Casa de Cultura São Mateus. 02/07 às 19h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Samba Plus Size - Música

O Projeto Samba Plus Size é uma intervenção artística musical e poética de protesto, denúncia, informação e reflexão idealizada por três compositores (Flavia Pires, Caio Prado, Toinho Melodia); e que trata das questões ligadas a pressão estética e gordofobia, no que diz respeito aos traumas, preconceitos sofridos pelas pessoas e por sua luta e superação; tendo o samba autoral como veículo de expressão, comunicação e sociabilização, devido a sua natureza de resistência popular e coletiva. Atividade online desenvolvida pelos artistas do Campo Limpo.

| Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. 02/07 às 19h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Du Conceito - Hip Hop

O grupo Du Conceito se reinventou em 2020 trabalhando em seu novo álbum, criando projetos para lançamentos musicais e fazendo apresentações online através de lives nas plataformas digitais. Com uma apresentação de 60 minutos, ele mostra um pouco do seu repertório autoral no Rap Nacional com músicas de álbum já lançadas e com seus grandes novos sucessos, trazendo a realidade das periferias de São Paulo e incentivando a cultura, a reflexão e o conhecimento. As letras identificam que o Hip Hop vive e que o Rap Nacional salva vidas, além de contar também a história do grupo e sua trajetória.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 02/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Filme: Uma História de Amor e Fúria - Cinema

O filme retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa-metragem de Luiz Bolognesi (diretor) ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ.

| Casa de Cultura São Mateus. 03/07 às 14h. 12 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Sonho de Artista - Teatro Infanto-juvenil

Saltimbancos que não se conhecem escolhem a mesma praça para realizar a mesma peça, no mesmo dia e horário. Após discutirem e chegarem a um acordo, topam apresentar juntos a fábula comum a ambos, “a cigarra e a formiga''. Mas com o aparecimento de uma formiga que quer ser artista, essa antiga história ganha contornos surpreendentes. Será que a formiga conseguirá seguir com o sonho de ser artista?

| Casa de Cultura Raul Seixas. 03/07 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Mulheres no rock - Música

AS PREPOTENTES – Vem aí uma super banda só de mulheres, todas de artistas com experiência de pelo menos dez anos no meio musical, que resolveram unir as forças em um projeto ousado: uma banda formada só por mulheres chamada As Prepotentes. A ideia é realmente bem destemida, pois até hoje bandas exclusivamente femininas são expressões minoritárias no universo musical, seja no Brasil ou no exterior. É claro que as paradas estão cheias de cantoras de vários gêneros musicais (Pop, MPB, Samba, Sertanejo, Funk, Rap, etc), entretanto raramente encontramos bandas só de mulheres, em especial no Rock, Blues e Punk – principais influências musicais desta turma. “Prepotente” é um adjetivo utilizado para ambos os gêneros, masculino e feminino.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 03/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show La Janta - Música

"La Janta” é o segundo trabalho da rapper neste ano de 2021. Em janeiro, Monna Brutal lançou o álbum “2.0.2.1 – Lado A”, também realizado de forma independente na zona norte de São Paulo. O projeto trouxe narrativas relacionadas ao ano de 2020, onde, antes da quarentena, a cantora anunciou o fim de sua carreira e derrubou todas as suas redes sociais. As músicas do projeto transitam em vertentes como reggae, trap, rap, lo-fi, MPB e pop. São nítidas as diversas misturas encontradas no álbum, onde também são abordados assuntos dos mais diversos tipos.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 03/07 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Fabulinhando o Modernismo - Apresentação Infantil

FABULINHAR – Criar e recriar histórias a partir do desenho; inventar novas imagens para imagens já conhecidas; dar vazão àquilo que está dentro; dar forma àquilo que está dentro através de um ato lúdico. É um projeto voltado para a infância que reúne teatro, contação de histórias e artes visuais, no qual a experiência de leitura é ampliada a partir da criação de narrativas orais, tendo como ponto de partida obras modernistas, no qual dentro de um campo relacional, narrativas são criadas pelo público a partir de pinturas que caracterizam o modernismo brasileiro. Artistas como Anitta Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, dentre outros, terão suas obras apresentadas ao público infantil através de uma contação de histórias, apresentando os princípios que nortearam a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, as crianças irão criar dentro de um campo relacional, junto com os artistas-mediadores-contadores, narrativas e histórias a partir das suas observações das obras.

| Casa de Cultura São Rafael. 06/07 às 10h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Fabulinhando o Modernismo - Teatro Infanto-juvenil

FABULINHAR – Criar e recriar histórias a partir do desenho; inventar novas imagens para imagens já conhecidas; dar vazão àquilo que está dentro; dar forma àquilo que está dentro através de um ato lúdico.

É um projeto voltado para a infância que reúne teatro, contação de histórias e artes visuais, no qual a experiência de leitura é ampliada a partir da criação de narrativas orais, tendo como ponto de partida obras modernistas, no qual dentro de um campo relacional, narrativas são criadas pelo público a partir de pinturas que caracterizam o modernismo brasileiro. Artistas como Anitta Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, dentre outros, terão suas obras apresentadas ao público infantil através de uma contação de histórias, apresentando os princípios que nortearam a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, as crianças irão criar dentro de um campo relacional, junto com os artistas-mediadores-contadores, narrativas e histórias a partir das suas observações das obras.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 06/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo: O Impostor Geral - Teatro Infanto-juvenil

Em uma pequena taverna, diversas criaturas estranhas vivem e se divertem com muita música, dança e comida. Com a chegada de um viajante, que está a procura do teatro perdido de sua família, o cotidiano de todos se transforma ao descobrirem que sua taverna é este antigo teatro. Partindo do texto “O Inspetor Geral” de Nikolai Gogol, essas criaturas brincam de encenar uma peça e recriam diversos personagens, declamam versos e interpretam canções que tratam com delicadeza e ironia de assuntos como honestidade, generosidade e cidadania.

| Casa de Cultura São Rafael. 06/07 às 16h. 14 anos. Grátis. 70 minutos.

 

Espetáculo: Fuente Ovejuna - Teatro Adulto

A peça narra o drama dos cidadãos do pacato vilarejo Fuente Ovejuna, que sofrem com a tirania e as injustiças de um jovem comandante que foi enviado ao local para protegê-lo de possíveis ameaças. O abuso de poder e as desonras desse tirano provocam a revolta dos moradores da vila, que clamam por vingança.

| Casa de Cultura São Rafael. 06/07 às 19h. 14 anos. Grátis. 120 minutos.

 

Círculo Mágico - Circo

TROUPE NA RUA é um coletivo de circo em movimento formado em 2012, lutando pelo ideal de que o circo deve perpetuar por diversas gerações. A ideia é levar oficinas de circo presenciais, online e espetáculos circenses para crianças e seus familiares com muita alegria e diversão, sendo o maior objetivo de todos, já que brincadeira é coisa séria. O coletivo já esteve presente na Bienal do livro na Argentina em 2013, em feiras, festas comemorativas, em circo no picadeiro nas casas de Cultura de São Paulo, e principalmente nos becos e vielas desse Brasil levando arte onde ela não chega! Com reprises divertidas e números inéditos que vão das acrobacias de solo aos malabarismos e aos aéreos, esperamos você para viver esse momento conosco!

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 07/07 às 15h. Primeira infância. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha de Guaiana: Workshop de MC's - Hip Hop

A atividade proposta, em parceria com a Batalha de Guaiana, é uma oficina de freestyle e rima com Mlk de Mel (transmasculino, MC, cantor, compositor, organizador de batalha) para iniciantes e livre para todos os públicos. O público alvo é o público infanto-juvenil e LGBTQIA+ da região, a fim de envolver a juventude do território com a cultura, promovendo educação, entretenimento, lazer e novas perspectivas.

| Casa de Cultura Guaianases. 08/07 às 11h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Marcelo Smith - Forró no piano - Música

Com a proposta de ampliar o fluxo de possibilidades musicais e criar um universo experimental, o pianista e cavaquinista Smith que já defendeu nosso samba na Europa numa turnê de 5 anos e que também foi cavaquinista da escola de samba Vai-Vai, propõe nesta apresentação, fazer releituras de clássicos do forró introduzindo o piano, criando assim uma atmosfera de jazz. Resgatando Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Tangerino Godim, entre outros gênios da música no Brasil, Marcelo promete fazer um som incrível e super dançante!

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 08/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Garotos Podres - 40 anos - Música

Garotos Podres é uma das maiores bandas de punk rock do país. Formada em 1982, na cidade de Mauá, no ABC paulista, e com fortes influências do punk rock do fim da década de 70 e início da década de 80, o grupo carrega em suas letras um forte engajamento político e críticas sociais. A história da banda se une a diversas transformações da classe trabalhadora no país, entre revoluções e lutas antifascistas. Com 40 anos de estrada, 7 álbuns de estúdio e 2 discos ao vivo, a banda fará uma tour pelo Brasil durante todo o ano de 2022.

| Casa de Cultura Butantã. 08/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha de Guaiana, 1ª edição - Hip Hop

A Batalha de Guaiana, uma batalha com foco na diversidade e na juventude periférica, terá sua primeira edição na Casa de Cultura de Guaianases, com uma oficina de MC’s ministrada pelo oficineiro, rapper e MC - Mlk de Mel. Muita coisa vai rolar nesse dia, terá também uma batalha de conhecimento com 8 MC’s confirmados, de mulheres cis e pessoas trans com microfone aberto com um sorteio de R$100 para três dos artistas locais que participarem, no sentido de contribuir com a arte do território! Além disso, teremos Gabi Nyarai como mestre de cerimônia e os pockets shows de Sodomita e Souto MC.

| Casa de Cultura Guaianases. 09/07 às 13h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Banda Sinergia - Música

O rock nacional teve grandes nomes ao decorrer do tempo e inúmeras vertentes. Desde Legião Urbana, Capital Inicial, Cazuza e Mamonas Assassinas à Charlie Brown, Aurora Rules, Strike, Angra e Sepultura. Com o festival faremos uma viagem no tempo relembrando toda a história de como o rock nacional aconteceu e conquistou inúmeras pessoas ao redor do país e também no exterior. Durante a apresentação, a banda Sinergia contagia e anima o público com seu repertório repleto de composições autorais e de clássicas composições do rock nacional.

Fundado em 2020, o coletivo pretende estudar, difundir e promover a valorização das culturas tradicionais e populares do rock nacional, trazendo os gêneros post hardcore e post metalcore como suas principais referências e fonte de inspiração, em toda a sua amplitude étnica, rítmica e cultural. Com o intuito de revolucionar a cena do rock nacional.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/07 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Sarau Brutal Grind Fest para Brutal Grind

O evento Brutal Grind reúne bandas de diversos estilos na intenção de fomentar a musical autoral independente. Para esta edição a proposta é trazer exposições: de fotografia com o artista Vinicius Colla, que é fotógrafo e designer gráfico, e que atua no cenário independente registrando eventos culturais e de fanzines com Thina Curtis, fanzineira do ABC Paulista e a única mulher a ganhar o Prêmio Angelo Agostini - o Óscar do quadrinho nacional na categoria Fanzine. Acontecerá também as apresentações musicais das bandas: Cerberus Attack, banda de thrash metal de Santo André, lançando seu álbum mais novo “Abyss of Lost Souls”, disseminando a musicalidade thrash metal para os amantes do estilo; Obitto que é uma banda de grind core, que há dez anos está na ativa fazendo um som direto poderoso e intenso; Nuclear Frost, banda com vocal feminino que mescla musicalidade crust e noise com uma velocidade absurda e com mais de dez anos de carreira; e da banda Skarnio que é veterana da cena crust de São Paulo, trazendo novas composições realizadas durante o período de pandemia. Este festival pretende ser uma experiência de música extrema e uma imersão na arte em seu todo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/07 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Rolezinho Na Brasa/Delua - Música

De Dias e Lua, são duas cantoras que recentemente se juntaram e formaram a dupla chamada DeLua, com sucessos já lançados como "Bumbum do Poder" e "Tem Quem Queira", no estilo musical chamado BREGADEIRA que consiste na junção de: Arrocha, Brega, Pagodão Baiano e o Funk. Em suas apresentações, DeLua busca sempre trazer toda a alegria para seu público, com suas músicas sempre bem agitadas e dançantes.

| Casa de Cultura Brasilândia. 09/07 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

PARALLÈLES - Música

A Parallèles é uma banda brasileira formada por garotas tocando rock de garagem, influenciada pelo soul e pela música pop. A Parallèles começa a tocar em 2007, inicialmente formados por Carol Caliman na bateria e vocal e Tatiana Sanson nos teclados e vocal. Ambos vinham de bandas punk anteriores, como Mercedes e Infect. Logo recrutaram Paula Villas na guitarra e Andreia Crispim (FuzzFaces, Transistors) no baixo e vocal. Influenciados por grupos como Go-Go's, Marvelletes, Delmonas, Pandoras e música de garagem dos anos 60, Parallèles começou a misturar seus elementos musicais favoritos com vocais afiados e uma abordagem punk.

| Casa de Cultura Butantã. 09/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Boi Encantado - Apresentação Infantil

A Cia Boca de Cena, ONG especializada na pesquisa com teatro de bonecos no estado da Paraíba, há quase duas décadas desenvolve projetos e ações voltadas para o incentivo e reconhecimento dessa arte popular como um bem cultural, unindo o contemporâneo e a tradição com o propósito de estimular a dinamicidade de um processo de preservação do teatro de bonecos popular através de novas tecnologias.

| Casa de Cultura São Rafael. 09/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Rolezinho na Brasa/Mil.em.um - Música

Através da apresentação performática da DJ Mil.em.um, o público fará uma viagem no tempo, trazendo à tona todo o poder histórico que o funk carrega consigo. O intuito é evidenciar o protagonismo da mulher negra e o empoderamento do ritmo periférico através de sua própria cultura.

| Casa de Cultura Brasilândia. 09/07 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Early Morning Sky - Música

Early Morning Sky é uma banda paulista que traz em sua sonoridade guitarras distorcidas e letras que falam da vida urbana e crises do cotidiano adulto. Formada em junho de 2017 e com a força suficiente para criar canções que representam suas influências musicais e seus estilos antagônicos nas guitarras, foi necessária apenas a indicação de um amigo comum e algumas horas de conversa sobre o cenário musical alternativo, para que tudo pudesse acontecer. Com originalidade sonora e respeito a música alternativa, o Early Morning Sky faz parte da nova safra de bandas do cenário underground paulista.

| Casa de Cultura Butantã. 09/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Violeta de Outono - Música

Violeta de Outono é uma banda brasileira de rock formada em São Paulo. Bastante influenciada pelos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin e Gong, eram originalmente uma banda de pós-punk com alguns elementos psicodélicos embutidos, mas gradualmente acabariam por abandonar suas influências pós-punk e acrescentar elementos mais progressivos à sua sonoridade com o passar do tempo. A banda passou por inúmeras mudanças em sua formação desde sua fundação; o único membro fundador remanescente é o vocalista/guitarrista Fabio Golfetti.

| Casa de Cultura Butantã. 09/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Rolezinho na Brasa/MC Luanna - Música

MC Luanna, 27 anos, é cantora e técnica em saúde bucal. Investe na sua carreira musical há cerca de um ano, e sobe no palco para mostrar a importância do rosa na vida das meninas negras da quebrada. É do bonde da hello kit que ela traz muita verdade e vivência em suas letras.

| Casa de Cultura Brasilândia. 09/07 às 19h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Time Bomb Girls - Música

No cenário do rock desde 2019, o power trio feminino Time Bomb Girls, formado por Camila Lacerda (bateria e voz), Déia Marinho (baixo e voz) e Sayuri Yamamoto (guitarra, gaita e voz), lança seu primeiro álbum, “Las Tres Destemidas” (2020), com a chancela da Monstro Discos e de festivais independentes respeitados como o Goiânia Noise e o Psycho Carnival (em Curitiba).

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Gritando HC - Música

A banda Gritando HC, liderados pela vocalista Lê, é uma das principais vozes do punk e hardcore de São Paulo. O som do Gritando HC resgata o peso e a energia do punk nacional do anos 1980, aliado a vitalidade do Hard Core americano, com letras que vão da apologia ao movimento punk, revolta social, aspectos românticos e tudo mais que merece um grito de protesto. Suas apresentações com o público são vibrantes e cheias de energia. O grupo continua produzindo material novo e prepara disco de inéditas, além de promover o filme "Gritando", lançado em 2021.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dança em Quadrinhos - Dança

A apresentação de danças urbanas tematizadas se utiliza de personagens de histórias em quadrinhos, filmes, séries, animes, desenhos e jogos difundindo essas linguagens que resultam numa intervenção artística híbrida e que neste caso, são abordadas 05 (cinco) modalidades: Breaking, Locking, Popping, Hip Hop Freestyle e “Lagarto”, além de utilizar de muito humor durante as coreografias.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 10/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


MUNDANO - Apresentação Infantil

“Mundano” apresenta dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir e se questionam se conseguem fazer outra coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir.

| Casa de Cultura São Miguel. 10/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Sinergia - Música

O rock nacional teve grandes nomes ao decorrer do tempo e inúmeras vertentes. Desde Legião Urbana, Capital Inicial, Cazuza e Mamonas Assassinas à Charlie Brown, Aurora Rules, Strike, Angra e Sepultura. Com o festival faremos uma viagem no tempo relembrando toda a história de como o rock nacional aconteceu e conquistou inúmeras pessoas ao redor do país e também no exterior. Durante a apresentação, a banda Sinergia contagia e anima o público com seu repertório repleto de composições autorais e de clássicas composições do rock nacional.

Fundado em 2020, o coletivo pretende estudar, difundir e promover a valorização das culturas tradicionais e populares do rock nacional, trazendo os gêneros post hardcore e post metalcore como suas principais referências e fonte de inspiração, em toda a sua amplitude étnica, rítmica e cultural. Com o intuito de revolucionar a cena do rock nacional.

| Casa de Cultura Guaianases. 10/07 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Sarau Brutal Grind 

O evento Brutal Grind Attack reúne bandas de diversos estilos na intenção de fomentar a música autoral independente. Para esta edição a proposta é trazer exposições: de fotografia com o artista Vinicius Colla, que é fotógrafo e designer gráfico, e que atua no cenário independente registrando eventos culturais e de fanzines com Thina Curtis, fanzineira do ABC Paulista e a única mulher a ganhar o Prêmio Angelo Agostini - o Óscar do quadrinho nacional na categoria Fanzine. Acontecerá também as apresentações musicais das bandas: Cerberus Attack, banda de thrash metal de Santo André, lançando seu álbum mais novo “Abyss of Lost Souls”, disseminando a musicalidade thrash metal para os amantes do estilo; Obitto que é uma banda de grind core, que há dez anos está na ativa fazendo um som direto poderoso e intenso; Nuclear Frost, banda com vocal feminino que mescla musicalidade crust e noise com uma velocidade absurda e com mais de dez anos de carreira; e da banda Skarnio que é veterana da cena crust de São Paulo, trazendo novas composições realizadas durante o período de pandemia.

Este festival pretende ser uma experiência de música extrema e uma imersão na arte em seu todo.

| Casa de Cultura Guaianases. 10/07 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Roda de Samba Pagode do Áurea - Música

O “Pagode do Áurea” foi idealizado por amigos e moradores do Jardim Áurea e região do bairro de Guaianases, no extremo da Zona Leste de São Paulo. Formado em 02 de setembro de 2018, a partir da união de dois grupos de samba, o "Quinto Batuque" e o "Samba", somaram-se talentos com a ideia de curtir uma boa roda de samba, além de resgatar e manter viva a essência do ritmo. A receita apresentou-se perfeita para levar alegria e cultura musical a um público, em geral, carente também de diversão e entretenimento.

O evento nasceu na rua Joaquim de Sá, no Jardim Áurea, em Guaianases, e até o início da pandemia, o encontro era realizado todo primeiro domingo do mês. Atualmente o projeto é realizado quinzenalmente no Cariocas Bar, em Itaquera, com a participação de artistas da região.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 10/07 às 17h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Keila Quer Mais - Debate

Keila tem 26 anos, é uma mulher preta LGBTQIA+ que precisa lidar com suas ambições profissionais e amorosas. Em tom de comédia romântica, a protagonista vai em busca de encontrar o emprego de seus sonhos e o amor da sua vida. Mas a realidade parece ser mais difícil do que as fantasias criadas em sua imaginação, assim como muitas mulheres LGBTQIA+ da mesma faixa etária, Keila mora com amigas e trabalha como atendente de telemarketing. A história se passa entre seu ambiente de trabalho, as consultas com sua terapeuta e o convívio com as amigas. Ela é uma verdadeira sonhadora, mas, na tentativa de buscar aceitação sobre a sua sexualidade e a tranquilidade de uma vida estável, Keila acaba se metendo em muitas confusões.

| Casa de Cultura São Mateus. 10/07 às 18h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos - Teatro Adulto

fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos. é uma obra de Teatro Performativo com dramaturgia e trilha sonora autorais. Em cena temos Tangerine, a personagem dessa obra. Sozinha, ela não é mulher, nem homem. Talvez uma bicha travesti afeminada e agressiva que canta e dança mágoas desafinadas em seu talk show solitário. Isso não importa! O necessário é reconhecer que esse corpo está em purgatório, vem do lixo e é brasileiro. Em suas memórias, Tangerine mescla identidade de gênero e subversão dos sentidos em um processo frenético para que aceitem seu corpo e a deixem existir mesmo que morta. Hibrida. Viva. Desobediente. Fluída. Como cavalas-marinhos!

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 10/07 às 19h. 18 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Statues On Fire convida Blastfemme - Música

Banda de punk rock/hardcore formada em 2013, tem na bagagem três álbuns lançados por selos e gravadoras dos EUA e Alemanha, distribuição no Japão e diversas turnês européias. Statues on Fire desponta como um dos nomes mais promissores do gênero no país. Nesta apresentação, a banda convida a banda carioca Blastfemme. Idealizada por mulheres da cena autoral e independente, Blastfemme flerta com o punk usando melodias dançantes da Disco Music.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 17/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Trancar não é tratar: A liberdade é o melhor cuidado! - Debate

Para que não se esqueça. Para que nunca aconteça. Por uma sociedade sem manicômios! Bate papo com Allys em torno do tema: saúde mental da população de São Mateus. Em seguida a exibição do curta metragem: “A Loucura Na Sala de Jantar”, que conta a história de Wanatta Rodrigues, morador da comunidade do Alto Vera Cruz em Belo Horizonte, que vem se destacando por suas produções na cena do grafite. Nesse documentário Wanatta compartilha seu depoimento que exemplifica estratégias de cuidados antimanicomiais através das suas experiências em internações psiquiátricas.

| Casa de Cultura São Mateus. 10/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cine-teatro Canto das Ditas - Intervenção Artística

Cine_Teatro Canto das Ditas, nasce para refletir sobre como a África se manifesta no dia a dia das moradoras da cidade Tiradentes. Encaramos o desafio de ‘afrografar’ o bairro - referência ao termo ‘afrografias’ da poetisa e ensaísta Dra. Leda Maria Martins, que coloca em evidência e consciência a nossa herança africana. O trabalho da coletiva mapeou esse legado ancestral por vários ângulos: ao próprio redor, junto a parentes, pessoas próximas e até mulheres desconhecidas que caminham pelo bairro.

| Casa de Cultura São Rafael. 13/07 às 19h30. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Soniquete - Circo

Acompanhando o “soniquete” dos seus sapatos, Elça dança. Clarinete, sinos e guizos preenchem o ar à medida que o espetáculo avança. Essa composição poética, melódica e autoral tem como centro a relação da artista com uma caixa percussiva de madeira que servirá como base para danças, acrobacias, contorções, malabares e inusitadas pesquisas musicais, fazendo do espetáculo uma emocionante, inesperada e inesquecível vivência humorística!

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 14/07 às 10h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Ande com elas - Intervenção Artística

Mural graffiti na Casa de Cultura São Miguel Paulista, intitulado “Ande com elas", o mural contará através da arte visual a força das mulheres indígenas do nosso país com cores fortes e vibrantes.

| Casa de Cultura São Miguel. 14/07 às 11h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Soniquete - Apresentação Infantil

A artista apresenta diversas técnicas circenses com muito humor e carisma com uma trilha sonora envolvente, onde utiliza da interação com seu público em diversas cenas para que a apresentação fique mais envolvente.

| Casa de Cultura Guaianases. 14/07 às 15h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

COLORANÇA - Artes Visuais

O projeto ‘’COLORANÇA’’ foi pensado para as férias da criançada, neste período trabalharemos diretamente em contato com tinta e trabalhos coloridos, utilizando as mãos para atrair o interesse das crianças para ter cada vez mais vontade de realizar as atividades propostas.

| Casa de Cultura São Rafael. 15/07 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Chama do Rock - Cuba e Outras Ilhas - Música

A apresentação conta com canções novas do seu terceiro album que foi realizado antes da pandemia. Cuba e Outras ilhas apresenta do álbum. Chuva de Insetos, presente em todas as plataformas digitais. Mixado por Daniel Maia e masterizado por Omar campos, todas as canções de autoria de Alexandre Cuba e alguns parceiros. Mostrando uma sonoridade múltipla explorando os mais diversos ritmos, com predominância do ROCK.

| Casa de Cultura Júlio Guerra. 16/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

RAFROUGODZILLA 25 ANOS - Música

Neste espetáculo de 25 anos de carreira RAFROUGODZILLA irá apresentar todos os principais hits de seu repertório e também músicas que foram lançadas com outras parcerias como Mc's, SP FUNK, RZO e A FORÇA.

| Casa de Cultura Tremembé. 16/07 às 16h. 12 anos. Grátis. 80 minutos.

 

Saco de Ratos - Música

A apresentação da banda saco de ratos, apresentando composições autorais. Formada baseada tendo como referência ao rat ack, um grupo de arruaceiros do showbiz americano das décadas de 50 da qual faziam parte frank sinatra, dean martin e sammy davis junior.

| Casa de Cultura Júlio Guerra. 16/07 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vazio + Porno Massacre - Música

“A banda paulista Vazio iniciou seus trabalhos em 2016 formado por um experiente time de músicos de outras bandas como Armagedom, Social Chaos, Nuclear Frost e Creptum”. O som da banda Vazio mistura o metal extremo com sonoridades obscuras e rápidas do black-metal somando momentos da música experimental e ritualística. “A apresentação conta com a presença da banda Porno Massacre, tendo destaque a vocalista Lupe e o visual agressivo.”

| Casa de Cultura Campo Limpo. 16/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

CCM Hip Hop Sul Convida: RPW 30 Anos - Hip Hop

RPW, grupo formado por Rubia, Dj Paul e W-yo neste ano de 2022 comemora 30 anos de carreira e irá tocar em suas apresentações hits como o clássico "Pule ou Empurre" além das músicas que marcaram épocas como: "Você está comigo", "BCSP," "Vergonha na cara" e "cada um com seus problemas" e muito mais. O espetáculo promete ser eletrizante com músicas clássicas e inéditas.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 16/07 às 19h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Sarau Omìndelè – Sarau

Sarau ÒMINDELÈ através da poesia, do canto falado e da oralidade histórica do batuque fará uma homenagem ao Samba de Roda, originário da região do Recôncavo Baiano. O samba de roda foi o primeiro gênero musical brasileiro a tornar-se patrimônio cultural oral e imaterial da humanidade pela Unesco, em 2005. Tradição cultural ligada ao Égbè Asé Òsun Òmindelè, situada em Cidade Tiradentes.

| Casa de Cultura Guaianases. 17/07 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Cólera - Grito Suburbano 40 anos - Música

Banda pioneira do Punk Rock, Cólera apresenta um show com debate + exposição dos trabalhos do líder Redson, que faleceu em 2011. O grupo, que continua ativo há mais de 40 anos, continua produzindo material inédito, sempre na ativa. Além do show, será realizado um debate + exposição sobre o legado do vocalista.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 17/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Rolezinho na Praça com Caio Prince - Música

"Em um fabuloso DJ Set colaborativo, Prince fará uma apresentação especial em alusão ao Dia Estadual do Funk, comemorado no dia 7 de julho. Além disso, propagar e reafirmar, através do seu set, todo o poder histórico que essa cultura periférica carrega."

| Casa de Cultura Brasilândia. 17/07 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Rolezinho na Brasa com MC Luanna - Música

MC Luanna, 27 anos, é cantora e técnica em saúde bucal. Investe na sua carreira musical há cerca de um ano, e sobe no palco para mostrar a importância do rosa na vida das meninas negras da quebrada. É do bonde da hello kit que ela traz muita verdade e vivência em suas letras.

| Casa de Cultura Brasilândia. 17/07 às 19h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Statues On Fire convida Blastfemme - Música

Banda de punk rock/hardcore formada em 2013, tem na bagagem três álbuns lançados por selos e gravadoras dos EUA e Alemanha, distribuição no Japão e diversas turnês européias. Statues on Fire desponta como um dos nomes mais promissores do gênero no país. Nesta apresentação, a banda convida a banda carioca Blastfemme. Idealizada por mulheres da cena autoral e independente, Blastfemme flerta com o punk usando melodias dançantes da Disco Music.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 17/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Marcelo Smith - Forró no piano - Música

Com a proposta de ampliar o fluxo de possibilidades musicais e criar um universo experimental, o pianista e cavaquinista Smith que já defendeu nosso samba na Europa numa turnê de 5 anos e que também foi cavaquinista da escola de samba Vai-Vai, propõe nesta apresentação, fazer releituras de clássicos do forró introduzindo o piano, criando assim uma atmosfera de jazz. Resgatando Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Tangerino Godim, entre outros gênios da música no Brasil, Marcelo promete fazer um som incrível e super dançante!

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 22/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Círculo Mágico - Circo

TROUPE NA RUA é um coletivo de circo em movimento formado em 2012. Levando oficinas de circo presencial, online e espetáculos circenses para crianças e seus familiares, como uma verdadeira TROUPE NA RUA, alegria e diversão são os seus maiores objetivos, pois acreditam que brincadeira é coisa séria. Passando pelos becos e vielas desse Brasil levando a arte onde ela não chega, nos sentimos como uma grande família, unidos pelo mesmo ideal, que o circo deve continuar se perpetuando através das diversas gerações.

Com reprises divertidas e números inéditos que vão das acrobacias de solo aos malabarismos e aos aéreos, venha viver esse eterno presente conosco!

| Casa de Cultura Brasilândia. 23/07 às 16h. Primeira Infância. Grátis. 60 minutos.

 

Contando África em Contas - Contação de Histórias

Contando África em Contas traz memórias de três histórias que passeiam pelos países do continente africano e vão de encontro com assuntos universais que são essenciais para o resgate, valorização, preservação e formação cultural de jovens e adultos, pois percebemos o quanto os países africanos, influenciaram e ainda influenciam o mundo. Porém, o pouco que o tema é abordado nas escolas e na sociedade é visto de forma equivocadamente estereotipada, tanto nos livros de histórias, pouco encontrados nas bibliotecas como em materiais didáticos. Assim acontece com os contos africanos, quando a figura mais importante de algumas comunidades africanas, os mestres “griôs”, transmitem os ensinamentos como forma de nunca deixar a tradição de seu povo se acabar e sempre se lembrar de seus antepassados, valorizando todos os elementos de sua cultura.

| Casa de Cultura Butantã. 23/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Arraial Sonzando - Brincante

O Sonzando vem propor um ARRAIAL cheio de músicas misturadas as brincadeiras típicas da festa Junina, quadrilha, arrasta pé, forró ,coco, ciranda , tudo com muito amor e acolhimento às pessoas.

| Casa de Cultura Butantã. 23/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Michel Prudêncio no Programa Estúdio Casarão - Música

"NORDESTINIDADES” é o espetáculo de voz e violão de Michel Prudêncio, intérprete e músico cearense que aglutina em sua apresentação a musicalidade do povo do sertão, com canções covers e autorais, Prudêncio apresenta elementos da cultura nordestina por meio de cantigas, contos e poemas de Cordel que narram quadrinhas poéticas de aventuras e amor. Nordestinidades é uma louvação ao viver sertanejo com suas mitologias e sua maneira de amar.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 23/07 às 18h30. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Baile da Atuzs - Hip Hop

O DJ e beatmaker Shocolate tem mais de 20 anos de carreira dedicados à cultura Hip Hop e é o responsável por conduzir o Baile da Atuzs! O Baile da Atuzs é um projeto consolidado e recorrente, que visa dar oportunidades a novos talentos, maior visibilidade e exposição aos artistas e potencializar as manifestações culturais e artísticas voltadas ao Hip Hop. Nessa edição teremos a presença de: Shocolate, Lili Black, Monge do Caos, Vpf Gang, Toddyflow, Jacóbi e Mc B.O..

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 23/07 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos - Teatro Adulto

"fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos é uma obra de teatro performativo com dramaturgia e trilha sonora autorais. Em cena temos Tangerine, a personagem dessa obra. Sozinha ela não é mulher, nem homem. Talvez uma bicha travesti afeminada e agressiva que canta e dança mágoas desafinadas em seu talk show solitário. Isso não importa! O necessário é reconhecer que esse corpo está em purgatório, vem do lixo e é brasileiro.

Em suas memórias, Tangerine mescla identidade de gênero e subversão dos sentidos em um processo frenético para que aceitem seu corpo e a deixem existir mesmo que morta. Híbrida. Viva. Desobediente. Fluída. Como cavalas-marinhos!"

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 23/07 às 19h. 18 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Du Conceito - Hip Hop

O grupo Du Conceito se reinventa em 2020 trabalhou em seu novo álbum, criou projetos para lançamentos musicais, fazendo apresentações online através de lives nas plataformas digitais. O artista apresentará um show de 60 minutos mostrando um pouco do seu repertório autoral no Rap Nacional, músicas de álbum já lançadas e com seus grandes novos sucessos, o show traz a realidade das periferias de São Paulo, incentivando a cultura, a reflexão e o conhecimento. Letras que identificam que o Hip Hop vive e que o Rap Nacional salva vidas. A apresentação contará também a história do grupo e sua trajetória.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 23/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quixote na Surdina - Música

Artista independente de praça, rua, metrô e de qualquer lugar onde possa tocar ou não, Quixote é um multi artista capixaba que está em São Paulo há 5 anos e que conta nessa apresentação com a presença da banda Na Surdina, para levar sua musicalidade brasileira e independente de gravadoras no formato banda. É cofundador da CASA 56 e do home studio onde desenvolve suas alquimias sonoras. “A AUTO PRODUÇÃO É A LUZ QUE EMANA DO FIM DO TÚNEL."

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 23/07 às 20h. Livre. Grátis. 70 minutos.

 

Pé na Estrada e Tributo à Raul Seixas - Música

O Zathon vem apresentando desde sua formação composições autorais, com o melhor do estilo Rock’n Roll. Apresentam dois projetos atualmente, sendo um autoral e outro tributo ao Raul Seixas, tocando músicas próprias como: “Quero descer” e “Entre a paz e a guerra”; e também músicas de Raul Seixas, homenageando-o, como “Aluga-se”, “Medo da Chuva”, “Maluco Beleza”, “O Homem” e “O Segredo da Luz”, entre outras. Estrearam com esta homenagem a Raul Seixas no Pompeus Rock Bar, Santo André em 2006.

| Casa de Cultura São Rafael. 24/07 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

CIA FANKAMA - Dança

Kodon (Sol Nascente na lingua Malinké). A Cia busca trazer reflexões sobre a continuidade inevitável da vida e seus ciclos, exaltando a soberania das forças da natureza das quais os seres humanos dependem. O trabalho se utiliza das linguagens da dança, teatro, acompanhado pela música ao vivo, recriando vivências diárias muito comuns tanto na África como no Brasil. Evento especial que marcará a homenagem do Casarão para todas as Mulheres Pretas, Latino Americanas e Caribenhas.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 24/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tuingo e Bastião uma Noite de São João - Circo

"Tuingo e Bastião'' é uma dupla que passeia com seu trabalho entre a música popular nordestina e a comicidade. Costumam dizer que é para todas as faixas etárias, desde a criancinha até os mais velhinhos, pois todos gostam, geralmente, de rir, cantar e dançar!

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 24/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tributo a Elvis - Música

Aos sete anos de idade, Bob Lee conheceu ELVIS PRESLEY ouvindo a música “Always on my Mind”. Desde então começou o interesse pela música e pelo seu ídolo, sempre tentando imitá-lo, muitas vezes sem sucesso, porém mesmo assim nunca desistiu. Até se aperfeiçoar e ser aclamado nos locais onde hoje demonstra toda sua performance e seu talento. E em 2003, foi quando um amigo lhe incentivou e deu apoio para que se tornasse COVER de Elvis Presley, e mostrasse ao público um pouco mais sobre o maior ídolo da música.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 24/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ponto de Encruza - Dança

"O espetáculo “Ponto de Encruza”, apresenta o encontro de 4 jovens periféricos, que enxergam em Exu e Pombogira um caminho para expurgar, e desatar o nó que a hegemonia colonial deixa como rastro. Com o povo da rua, transmutamos e construímos o corpo-encruzilhada. Ponto de Encruza nasce a partir de jovens artistas que compreenderam em coletivo a importância de estarem juntos e na formação por redes de contato pela cidade, na busca por uma metodologia, uma ética de criação que atinja outros artistas e corpos na cidade, alavancando a força motriz de cada integrante e indivíduo beneficiado pelas ações.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 24/07 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

As novas aventuras de Chapeuzinho Vermelho - Teatro Infantil

Quando todos se preparavam para o almoço especial de família, algo estranho acontece, a vovó desaparece. O caçador descobre que o autor da façanha é o lobo mau. Ele terá que salvar a vovó e no lobo dar uma lição, antes que ele apronte mais confusão. Uma comédia infantil que fala das aventuras da menina mais famosa do mundo e da importância da família, respeito e tolerância.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 29/07 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Banda Doctor Play - Música

A Banda Doctor Play preparou um repertório especial para comemorar o Mês do Rock na Casa de Cultura M'Boi Mirim, um mix de ritmo e encanto com músicas de romantismo, alegria, Pop Rock e resgate ao passado.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 30/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Pérolas Pretas - Debate

Pérolas Pretas é um projeto que tem como proposta dar vozes às mulheres pretas empreendedoras que trazem através de sua história, maneiras de evidenciar o nascer de seus sonhos, empoderando-se da sua ancestralidade e missão. Um projeto que tem como inspiração a história da Rainha Teresa de Benguela, uma guerreira de Quilombo, que fez todo o diferencial na história do povo preto.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 30/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

MC Luanna - Música

MC Luanna, Investe na sua carreira musical há cerca de um ano, chega para mostrar a importância do rosa na vida das meninas negras de quebrada. É do bonde da hello kit e traz muita verdade e vivência em suas letras. No evento a MC vai trazer seus hits e uma performance como uma referência direta ao Dia Estadual do Funk, comemorado no dia 7 de Julho. Valorizando essa expressão que dita o ritmo das periferias paulistanas.

| Casa de Cultura Butantã. 30/07 às 17h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Dançando para o Sagrado - Debate

"As Matrizes Africanas acreditam que um corpo que cede aos movimentos sagrados e históricos dos Òrìsà é um corpo saudável. Um corpo que se flexibiliza e dança, flexibiliza a mente e torna a vida mais leve e elástica. Por isso, dançar é fundamental. Ao longo da vida fomos enrijecendo e o ocidente nos ensina que rigidez é força. Olhemos as folhas, as árvores, a água do rio e as ondas do mar, todas em algum momento, cedem ao vento. E a beleza da natureza está no movimento. Traremos ao debate tudo aquilo que um dia nos enrijeceu, para entender os significados de cada movimento de Matriz Africana que ecoam em nosso corpo. "

| Casa de Cultura Brasilândia. 30/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cintya Rodrigues - Performance

"O número Orisun criado pela artista Cintya Rodrigues, faz uma homenagem às suas raízes afro-brasileiras se inspirando em histórias da mitologia dos Orixás, mais precisamente de Oxum e Oxóssi. Utilizando e compondo o espaço, a artista desenvolve um número acrobático com parada de mão e dança afro-brasileira, no qual manipula e se equilibra em duas cadeiras de ferro, tal performance é acompanhada de uma trilha sonora feita por Manoel Trindade, trazendo mais encanto e magia para o número."

| Casa de Cultura Tremembé. 30/07 às 18h30. Livre. Grátis. 20 minutos.

 

Irmãs de Pau - Música

Irmãs de Pau dão continuidade à Dotadas Tour, turnê que tem rodado várias cidades do Brasil levando ritmos transpretos, sobretudo o funk periférico de São Paulo, para diversos outros lugares. Além das músicas do álbum de estréia, Dotadas, as Irmãs levam pro palco o mais recente single Vingança da Malo'key, produzido por Brunoso (São Luís-MA), muitos improvisos com a base do famoso mandelão e muita dança também.

| Casa de Cultura Butantã. 30/07 às 16h. 18 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Tambor de Mulher - Música

Juremas é um grupo feminino de música vocal e percussiva principalmente, que se formou em 2019 e se baseia nas culturas de matriz afro-indígena e popular para criar seu repertório de músicas autorais e de domínio público, fortalecendo as mulheres, suas forças e ancestralidades através de ritmos brasileiros, como Coco, Boi, Afoxé e Jongo, em uma formação que inclui, atabaque, djembe, alfaia, caixas do divino, pandeiros etc.

O espetáculo Tambor de Mulher traz canções que falam de ancestralidade e força, tendo como mote de pesquisa as memórias de afeto cultivadas pelas integrantes.

| Casa de Cultura Tremembé. 30/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mayara Costa - Música

"A cantora paulistana Mayara Costa, 25 anos, se lançou na música através dos laços íntimos com o samba criado dentro de casa, do terreiro de candomblé de sua avó e das folias de cada fevereiro de sua vida, sendo parte integrante e desde criança da Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara.

A cantora apresenta o espetáculo “Aos Olhos de Francisco” em que mostra de maneira personalíssima suas versões de canções compostas por Chico César e Chico Buarque de Holanda. Com raízes fincadas na MPB e no Samba de Raiz de São Paulo, a atriz e cantora carrega toda a emoção em sua interpretação delicada, formando repertório que faz uma reflexão sobre “o olhar” desses dois artistas sobre o amor, a mulher, o cotidiano, suas raízes de influência na música popular e a sua importância como caminhos para uma reflexão sobre a real sociedade brasileira."

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 31/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Arraiá com Trio da Lua - Música

"Em 2020 o Trio da Lua completa 10 anos de estrada e para comemorar lança o espetáculo “FORRÓ BRINCANTE”. Com a pesquisa feita a partir dos artistas brincantes do nordeste, o objetivo é tocar, dançar e encenar durante a apresentação, fazendo cortejos pelo espaço, ficando lado a lado com o público presente. O trio, que adotou o nome em homenagem a Luiz Gonzaga, também conhecido como Mestre Lua, faz pesquisas na cultura popular brasileira além do tradicional forró pé de serra.

Formado por Zé da Lua, Luiz Fernando e Ricardo Gonçalves, eles lançaram seu primeiro CD em 2012 no Estádio Arena Corinthians, sendo o primeiro grupo a se apresentar e lançar CD no local; depois lançaram o vídeo clip ""bola no pé, batuque na mão"" onde alcançou mais de 200 mil visualizações na internet. Em 2017 idealizou o movimento SP FORRÓ para lutar por políticas públicas para o forró no município e no estado de São Paulo."

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 31/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.