Biblioteca Hans Christian Andersen completa 70 anos e celebra com programação

Equipamento temático em contos de fadas oferece ambiente divertido para crianças e aconchegante aos leitores

A Biblioteca Hans Christian Andersen celebra 70 anos neste ano. O espaço foi inaugurado com o nome de Biblioteca Infantil do Tatuapé, na mesma data que a Biblioteca Cassiano Ricardo - durante o mês de julho, então, celebra-se o aniversário das Bibliotecas do Tatuapé. Assim como sua irmã, também é temática, mas em contos de fadas - três anos depois de ter aberto as portas, em 1955, passou a denominar-se Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen, em homenagem ao escritor dinamarquês conhecido por suas fábulas.

O espaço é ambientado para remeter aos contos de fadas e melhorar a experiência dos visitantes e de seu público alvo, as crianças. A sala temática é um dos exemplos: as estantes com os livros de literatura infantil e de contos de fada têm o formato de um castelo medieval. A fachada do auditório tem a figura de um sol - seus raios remetem a sua energia e brilho, que conduz os visitantes para o corredor encantado. Lá, encontram-se figuras e trechos de histórias de Hans Christian Andersen.

A Biblioteca Municipal oferece não só uma visita divertida aos apaixonados por contos de fadas, mas também um espaço prazeroso e aconchegante para a leitura. Durante julho, o equipamento conta com uma programação especial para comemorar o marco de 70 anos. Abaixo, confira os eventos.

 

PIÁ para crianças de 5 a 13 anos - Programa de Iniciação Artística

Quartas, das 10h às 12h e das 13h às 16h (4 turmas). Sextas, das 14h às 17h (2 turmas). Sábados, das 10h às 13h.

 

PIAPI de 0 a 5 anos - Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância

Quintas, das 14h30 às 16h.

De 25 a 30/07 haverá uma pausa para formação dos artistas-educadores.

 

OFICINAS / CURSOS / ENCONTROS

Oficina de introdução à arte de narrar histórias com José Carvalho

20 vagas | Inscrições no link: https://shre.ink/MLv

A oficina tem o objetivo de fazer você experienciar a ludicidade e despertar do imaginário, além de técnicas vocais e corporais para se sair bem diante do público ouvinte. Venha compartilhar, ouvir e contar histórias!

| Segundas. De 04/07 à 01/08, das 16h30 às 18h30.

 

O caderno das fadas: encadernação artística e mágica, com Prof. Dricco Simões

A oficina de encadernação artesanal das fadas para iniciantes é uma forma de desenvolver as técnicas de encadernação, por meio da exploração de diferentes costuras, materiais e ferramentas específicas do encadernador.

| Terças. 05/07 e 19/07, das 10h30 às 12h30.

 

Oficina "Papo de Menarca": contação de histórias para jovens e adultos com Dinah Feldman

Para 15 mulheres (jovens e adultas) | Inscrições através do link: https://linktr.ee/papodemenarca

Oficina de narração com o recorte temático das histórias de menarca - a primeira menstruação. A partir das histórias das participantes, apresentaremos a base da arte de contar histórias e chegaremos juntas em uma história-presente para compartilhar com as próximas gerações.

| Quarta, Quinta e Sexta. 27 a 29/07, das 10h às 12h.

 

"Yentl, a menina que queria estudar"

Teatro - Contação para jovens e adultos

Um trabalho lítero-musical que traz um recorte do universo feminino, tema tão amplo quanto complexo, através do diálogo entre a arte narrativa e a música.

| Sexta. 29/07, às 15h.

 

Contação de Histórias: Ao som de um violino

Classificação indicativa: 6 a 12 anos I Duração: 40 min.

Camila é uma menina de 12 anos que vive sozinha em uma velha casa em Florença, uma cidade da Itália. Desde que seu pai desapareceu, ela procura manter seu sustento vendendo flores aos turistas que chegam à cidade. Para esquecer a solidão e a saudade que sente do pai, Camila busca consolo na música e em seu único e fiel amigo, Luiggi, para quem ela conta todas as aventuras do seu dia. Mas o que ela não imagina é que existem pessoas que já observam seus passos há algum tempo.

Vamos desvendar juntos os mistérios que cercam a incrível história de Camila. O que será que aconteceu com o pai dela? O que acontecerá com a menina? Será que seu segredo vai ser descoberto?

| Quinta. 28/07, às 14h.

 

Clube de Leitura Secreto dos Bibliotecários

Google Meet | 10 vagas | Inscrições no email: bibliotecahans@gmail.com

Vamos falar sobre um livro incrível disponível para empréstimo nas Bibliotecas Públicas Municipais. Ação das Bibliotecas Hans, Menotti del Picchia e Raul Bopp.

| Quinta. 28/07, às 20h30.

 

Rainhas do Radiador apresentam Quizumba

Classificação indicativa: 7 a 14 anos I Duração: 50 min.

O circo chega na cidade e traz consigo uma novidade: um corpo negro feminino que ocupa o centro do picadeiro e conduz o show, mas será mesmo uma novidade?

Ursa Maior chega com seu circo e arma a maior Quizumba junto com sua Capivara de estimação, trazendo para a cena números autorais de música, magia, mistério e eventos sobrenaturais que prometem muita interação e diversão com o público. Esta palhaça carrega também o seu grande tesouro, o mastro central que mantém de pé este circo atemporal são eles os ícones negros que revolucionaram o circo brasileiro e que, através da arte, conseguiram a sua emancipação.

O espetáculo "Quizumba" propõe uma reverência aos artistas negros ancestrais que fizeram parte da construção do circo brasileiro, homens e mulheres que, desconhecidos do respeitável público, abriram os caminhos para que outros artistas negros pudessem hoje protagonizar a cena.

| Sábado. 02/07, às 15h.

 

Cia Energia de Gerações apresenta "Quer Saber?"

Classificação: + 14 anos I Duração: 50 min.

Ana e sua família vieram do Interior para morar em um bairro da capital paulista. Na comemoração de aniversário da filha algumas situações aconteceram deixando-as surpresas. A peça propõe uma reflexão sobre a vida como ela é em seu dia a dia.

| Sábado. 02/07, às 16h.

 

Cia Lúdicos apresenta A Ciranda do Villa

Nossa história começa quando o pequeno Tuhu, apelido de Heitor Villa Lobos em sua infância, se entusiasma para conhecer o mundo. Ao receber a visita de Tia Fifina, o menino deseja viajar. Mas seus pais o impedem. De consolo, Tuhu recebe uma viola de presente. Triste, o menino adormece e em sonho inicia sua busca para descobrir a música.

| Sábado. 16/07, às 11h.

 

Duo Badulaque

Projeto: Primeira Infância | Classificação indicativa: 7 a 14 anos I Duração: 50 min.

O show do Duo Badulaque apresenta canções autorais que apostam na inteligência e na criatividade da criança. Julia toca percussão, canta, dança e usa uma bateria eletrônica acionada pela percussão corporal e pelo sapateado. Daniel toca violão e cria bases rítmicas de percussão vocal ao vivo. A cada canção um tema é abordado com adereços, figurinos e atividades interativas.

| Sábado. 16/07, às 15h.

 

Ocupação Literária: Livros e infâncias na cidade apresenta A saga - conversa com João Guimarães

Roda de conversa com o autor do premiado Sagatrissuinorana.

| Sábado. 23/07, às 10h.

 

Liz Moura apresenta Histórias da Rua das Casas Pequenas - Contos de Andersen

Contação de Histórias | Classificação indicativa: 7 a 14 anos I Duração: 50 min.

Uma casa é feita de paredes, portas, janelas, mobília, família, silêncio e saudade. As casas de Andersen vão além, são feitas de muitas histórias. Histórias da Rua das Casas Pequenas – Contos de Andersen, uma narração de histórias inspirada nos contos escritos por Hans Christian Andersen. São cinco pequenas casas que compõem uma rua, em cada casa mora uma história, ao abrir cada porta, vamos conhecer a história de amor entre um soldadinho de chumbo e uma bailarina, a aventura da pastora e o limpador de chaminés, a descoberta do mundo pelos olhos de cinco ervilhas e muitas outras histórias.

| Sábado. 23/07, às 14h.

 

Ocupação Literária: Livros e infâncias na cidade apresenta Um papo com a crítica: Como vai a crítica literária para literatura infantil e juvenil no Brasil?

Roda de Conversa | Classificação indicativa: + 16 anos I Duração: 120 min.

É a pergunta dessa conversa com Bruno Molinero, Paula Carvalho, Bia Reis, Cris Rogério e Isabella Trazzi - Mediação de Cris Tavares.

| Sábado. 23/07, às 15h.

 

PICNIC de Histórias com escritores e autógrafos

| Sábado. 30/07, às 11h.


Sarau Café com Poesia

Um Sarau com diversas expressões de artes e conteúdos, organizado em ciclos de apresentações intercaladas, com mensagens culturais e abertura de espaço para interação dos espectadores.

| Sábado. 30/07, às 12h30.

 

Ocupação Literária: Livros e infâncias na cidade apresenta Curadoria em foco - afetos e desafios

Os desafios e afetos na curadoria de obras pelos diversos atores do mercado (editores, ilustradores, mediadores de leitura, livreiros).

| Sábado. 30/07, às 15h.

 

Ocupação na Praça: Cia Caju Azul apresenta Fora da Casa

Um trailer com atividades artísticas e culturais para crianças e jovens. Em cada lado desse trailer abre um toldo colorido e vira um “cômodo da casa”

1. No quarto da arte: história da arte e vivências artísticas

2. No banheiro: música

3. Na sala : livros e jogos com muito raciocínio

4. Na cozinha: descobertas científicas Classificação indicativa: 7 a 14 anos I Duração: 120 min.

| Sábado. 30/07, às 15h.