Biblioteca Cassiano Ricardo completa 70 anos e celebra com programação

Espaço segue temática musical desde 2007 e oferece um acervo especial aos visitantes

A Biblioteca Cassiano Ricardo celebra seu 70º aniversário em 2022. Nomeada em homenagem ao poeta paulistano, foi inaugurada em 9 de julho de 1952 com um projeto considerado moderno para os padrões da época. Desde então, a primeira biblioteca do Tatuapé é um dos espaços de São Paulo que traz muita cultura para toda a população, mas com um diferencial - é temática.

Em 2007, o equipamento entrou em reforma e ganhou um espaço dedicado à música, que recebeu o nome de Espaço Itamar Assumpção, cantor e compositor paulistano expoente da Vanguarda Paulista. No mesmo ano, em novembro, passou a ser Biblioteca Temática de Música.

A ambientação do local trabalhou com diversos elementos ligados ao universo da música popular e erudita nacional, bem como ao patrono do espaço. Lá, os visitantes podem consultar um acervo musical impresso e sonoro, disponível também para empréstimo e audição no Espaço Itamar Assumpção e participar de oficinas de música e laboratório de línguas.

A programação cultural também segue a temática musical, sempre buscando expandir seu público e conquistar novos com uma agenda que inclui poemas, crônicas e canções especialmente selecionadas. Neste ano, contamos com uma ainda mais especial. Abaixo, confira o cronograma especial para os 70 anos da Biblioteca Cassiano Ricardo.

| Biblioteca Cassiano Ricardo. Avenida Celso Garcia, 4200 - Tatuapé. Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 17h. (11) 2092-4570.

 

Abaixo, confira a programação:

Festival 70 anos das Bibliotecas do Tatuapé | Bandas Mappaches e Radioattack

| 01/07, às 15h. Livre.

As Bibliotecas Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen vão iniciar as comemorações dos 70 anos das Bibliotecas do Tatuapé, com duas bandas que começaram conosco no Projeto Vocacional de Música e agora constroem sua carreira e ocupando os palcos mundo afora, levando o nome e tudo o que aprenderam na Biblioteca Temática em Música.

 

Festa Julina Literária - Espetáculo A Ciranda do Villa

| 16/07, às 11h.

Nossa história começa quando o pequeno Tuhu, apelido de Heitor Villa Lobos em sua infância, se entusiasma para conhecer o mundo. Ao receber a visita de Tia Fifina, o menino deseja viajar. Mas seus pais o impedem. De consolo, Tuhu recebe uma viola de presente. Triste, o menino adormece e em sonho inicia sua busca para descobrir a música.

12h | Quadrilha

14h | Bolo de aniversário

 

Sarau Modernista com os Jovens Monitores, CRIAs e participantes do Programa Vocacional de Música e Teatro

| 23/07, às 15h.

Celebrando o aniversário das Bibliotecas do Tatuapé, discutindo e celebrando o legado da Semana de Arte Moderna de 1922 e, em especial, a obra de nosso patrono, participante do Modernismo, Cassiano Ricardo, sob o olhar dos nossos jovens e suas experiências e impressões ao tomar contato com a obra do autor.

 

Sarau Café com Poesia

| 30/07, às 12h.

Evento tradicional da Biblioteca Hans Christian Andersen onde o nosso público leitor compartilha o seu talento literário e artístico e seus saberes uns com os outros com muito afeto e alegria.