Em parceria com o DPH, escaneamento a laser 3D é realizado no Monumento à Independência e Casa do Grito

Centro Diaprem (Desenvolvimento de procedimentos automatizados para o restauro de monumentos) da Universidade de Ferrara, na Itália, realizou o escaneamento em parceria com o DPH e a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), anuncia a parceria realizada com o Diaprem da Universidade de Ferrara, na Itália, que realizou o escaneamento a laser 3D do Parque da Independência, a começar pelo Monumento à Independência, escaneado em 2018, em conjunto com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2022, ano em que se comemora o Bicentenário da Independência, foram escaneadas a Casa do Grito e o restante da área do eixo monumental entre o Monumento e o Museu do Ipiranga.

A iniciativa se deu com o escaneamento do Museu do Ipiranga, realizado entre 2017 e 2018, em parceria entre o Centro Diaprem (Desenvolvimento de procedimentos automatizados para o restauro de monumentos) da Universidade de Ferrara e a Universidade de São Paulo. Posteriormente, em parceria com o Departamento do Patrimônio Histórico, foram realizados os escaneamentos dos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e do eixo monumental do Parque da Independência, tombados pelos órgãos de preservação municipal, estadual e federal. Esses serviços contribuíram com o projeto de reforma e restauro do Museu do Ipiranga, e agora com o projeto do Monumento à Independência e da Cripta Imperial. Além disso, a nuvem de pontos (arquivo produzido pelo escaneamento) pode servir de base para novos diversos projetos e estudos, nas mais diversas áreas, da produção de maquetes 3D até mesmo para a realização de jogos interativos. O escaneamento permite uma análise mais precisa de características arquitetônicas, angulações e também identificar deformações da estrutura.

“Essa parceria foi muito importante pela troca de conhecimento e aprendizagem sobre o processo de escaneamento a laser 3D, ferramenta ainda pouco utilizada no Brasil para o registro de edificações históricas”, afirma Alice de Almeida Américo, coordenadora do Núcleo de Monumentos e Obras Artísticas do DPH. “Com a doação da nuvem de pontos e do arquivo em Revit, foi possível obter um levantamento da edificação e suas esculturas com grande precisão de medidas e detalhes, o que pode auxiliar em futuras restaurações”.

Mais informações no site ipirangadigital.org