PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria Municipal de Cultura anuncia inauguração da Galeria de Arte Urbana no Tendal da Lapa

O primeiro espaço público voltado à arte urbana foi construído ao redor de obra de Keith Haring e será aberto, neste sábado, com obra de Ciro Schu

09/06/2022 16h59

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a inauguração da Galeria de Arte Urbana do Tendal da Lapa neste sábado (11), às 13h. O espaço foi construído no entorno de uma obra do artista americano Keith Haring e será o primeiro voltado à arte urbana em um espaço público.

Conhecido por uma arte pop, que remete ao graffiti, Haring veio ao Brasil em 1984, um ano após participar da Bienal de São Paulo. Na ocasião, pintou uma parede em um dos galpões onde, hoje, funciona o Tendal da Lapa. Em 2019, a obra abstrata foi restaurada pela Prefeitura, em um processo capitaneado pela SMC.

"São Paulo é uma das principais capitais da arte urbana do mundo. A criação de uma galeria de arte urbana pública é um grande passo para a democratização do acesso aos bens culturais para toda população", comenta o Coordenador do Centro Cultural Tendal da Lapa, Bruno Pog. "Para os artistas, é um espaço importante para o reconhecimento público de suas artes, que têm sido apoiadas com programas como o Museu de Arte de Rua (MAR). Somos a capital do Graffiti no Brasil e berço de milhares de artistas, e a criação desse espaço potencializa a criação e produção deles", finaliza.

O espaço será inaugurado com uma obra do artista Ciro Schu, intitulada Amálgama. No sentido figurado, este é o nome dado a uma mistura de coisas diversas e heterogêneas - no caso do artista, remete às suas vivências, carregadas de sentimentos e cargas emocionais. Toda essa diversidade está refletida na composição da arte, que apresenta diferentes suportes: lonas de caminhão, madeiras, ferro, vidro e borracha, por exemplo. Interligados, esses materiais representam a história de Ciro.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Galpão 3. Rua Guaicurus, 1100 - Lapa. 11/06, das 13h às 20h.