Programação de Junho - Centros Culturais

Confira a programação completa

| Programação especial de Festa Junina |


Peixe Elétrico

Forró

O Peixelétrico surgiu em janeiro de 1999 no Guarujá, resultado do encontro informal de amigos músicos e surfistas na Prainha Branca. Em setembro do mesmo ano, o grupo foi convidado para tocar todas as quintas-feiras no Bar Radiola São Luís, na Vila Madalena. São três álbuns: o primeiro que leva o nome do grupo, lançado em 2001, o segundo chamado “Realidade ou Ilusão”, de 2004, e o terceiro CD intitulado “Ligação”, lançado em 2009. No repertório, influência dos diversos estilos como xote, baião e reggae, com arranjos de metais junto com sanfona e bateria com zabumba.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 05/06, às 18h. Livre. 80 minutos.

 

Forró das minas

Forró

“AS ARRUMADINHAS” é uma homenagem às grandes vozes femininas. Mulheres homenageando mulheres, um prestígio às grandes referências femininas do forró pé de serra. Um convite para movimentarem os corpos com leveza, bem-estar, felicidade, muita dança e diversão. Um quarteto de mulheres, sanfoneira, zabumbeira, trianguleira e rabequeira propagando a cultura popular nordestina.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 04, 11, 18 e 25/06, às 18h. Livre. 90 minutos.

 

Trio Virgulino

Forró

Em shows e trabalhos lançados, o Trio Virgulino conta com participações de grandes nomes da música como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Osvaldinho do Acordeon, Tato e Zeca Baleiro. O grupo de forró, com 40 anos de carreira, apresenta show com grandes sucessos da carreira e novas músicas.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 18/06, às 18h. Livre. 80 minutos.

 

O livro do mundo inteiro

Circo

Uma trupe de palhaços chega anunciando que veio escrever uma nova história no seu grande livro. Os palhaços pedem à plateia que os ajude a iniciar uma história, qualquer história... E encorajam as pessoas a participar da escrita do livro. O público dá uma ideia e a trupe as recria em cena, construindo uma nova história.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 11 e 12/06, às 14h. Livre. 90 minutos.

 

| Mês do Orgulho LGBT |

Residência CCD - Por Anos

Residência e exposição

O ator e performer André Medeiros Martins produz há mais de uma década intentos referentes à sexualidade, unindo um acervo de mais de 900 ensaios fotográficos, 2 longas-metragens auto-ficcionais e a publicação de 2 livros, entre outras ações no teatro e na performance. Em 2021 iniciou o projeto “Por Anos”, que passa por diferentes plataformas e formatos, utilizando-se desses meios para expandir o conceito de expressão por meio de corporalidades. Por Anos é composto por pessoas LGBTQIA+ e, a partir dessa constatação, o projeto tem como finalidade criar narrativas afirmativas ou que problematizam o restante dessas dramaturgias criadas, a partir de sinopses de filmes que não existem. O projeto inicia na fotografia, passa pela escrita e indica caminhos para o audiovisual, com conteúdo das artes plásticas e de design gráfico, tendo como contrapartida uma exposição.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01/5 a 31/5. Apresentação em 04/06 do material produzido durante a residência.

 

Residência CCD | Token

Residência e apresentação de espetáculo

No princípio eram os monstros, eles sobrevoavam os corpos sem rostos enfileirados no topo da montanha. Se alimentavam de pó e celebravam a sua soberania no mundo com danças eternas em volta dos oceanos. Não existiam homens, mulheres, crianças. Não existiam sapos, formigas, cavalos. Havia apenas a natureza. Os monstros, o vento e as árvores. Foi dos ciborgues e das bruxas que a humanidade nasceu. Eles são os Deuses da criação. Parir um filho pela boca e o gerar pela cabeça. Com Isabella Mariotti, Dadu Figlioulo e Lai Souza.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01 a 30/6. Apresentação em 26/6 no encerramento da residência

 

Exposição permanente Acervo CCDiversidade

Artes visuais

Trabalhos doados para o acervo do CCDiversidade serão colocados em exposição permanente na entrada do teatro. Obras de Eleonora Fabião, Nina Lins, Felippe Moraes, Rhebeca Luiza e Micaela Cyrino. Molduras, texto e sinalizações, além de um novo projeto de iluminação, fazem parte do projeto que visa também estimular novas doações.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Abertura: 01/06. Das 15h às 20h.

 

Wonder, Vem pra Barra Pesada

Teatro musical

Estreia mundial do musical que fez residência no CCD em dezembro de 2020. Neste ato de criação, evoca-se Claudia Wonder. Em sua trajetória de muitas artes, vidas e afetos, Claudia é o tempo presente que atravessa a brasil(idade) dos anos 1970 aos 2000, se amalgamando pela história que se conta do mundo. Das multidões à solidão, das dores e humores, a música, o teatro e a escrita foram fiéis companheiras de uma vida em ponto de ebulição. Numa evolução democrática travesti de si, Wonder, essa maravilha de ser humano que permeou as zonas de conflito e as áreas de risco do palco e das ruas, está aqui: revista e revisitada pelas vozes e atuação de Wallie ruy que, igualmente, fazem poesia da própria vida para um arranjo de múltiplas notas.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 11, 12, 18 e 19/06, às 20h. +14 anos. 90 minutos.

 

Joma

Música

O cantor e ator pernambucano apresenta seu espetáculo de trap.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 16/06, às 20h. 50 minutos.

 

Assucena Assucena

Música

Comemorando o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIO+ e abrindo o final de semana da Parada de São Paulo, o CCD apresenta um show com Assucena Assucena, ex As Baías e a Cozinha MIneira, em carreira solo com seu show “Rio e Também Posso Chorar”.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 17/06, às 20h. 50 minutos.

 

Cineclube Depois do Fim da Arte

Turma de alunos da ECA - USP/Artes Visuais e interessados assistem a um filme ligado ao tema Cinema & Guerrilha e discutem o tema após a exibição.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 29/06, às 19h30. Formato: exibição de filme seguida de debate. +18 anos. 90 minutos.

 

Generation Drag

Stand up + lipsync

Geração Drag é um show que une cinco duplas de drags queens (Silvetty Montilla e Thelore, Lysa Bombom e Sammy Queen, Alexia Twister e Dmittr, Danny Cowlt e Fedra e Leona Top Fluor e Alesha Bruke). Cinco artistas com carreira mais longínqua se unem com outras cinco performers com uma trajetória mais
recente. Cada dupla representa um estilo de show drag - glamour, pop, androginismo e bate cabelo. Mostrando que a história que foi construída continua viva e pode andar de mãos dadas com o presente e o futuro.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 30/06, às 20h. +16 anos. 60 minutos.

 

Trio Nós

Música

Trio Nós teve início em 2021, ano que também gravou o DVD Tributos, projeto que resgata grandes sucessos da música Brasileira e internacional. São 8 músicas: duas autorais e seis releituras que vão de Miley Cyrus a Milionário e José Rico. O grupo é formado por Renato Rosa (Ex-Rosa, da dupla Rosa e Rosinha), Michell Reis e a violinista Samira Zeber.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 - Parque América. 18/06, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Meu boizinho quer brincar – Coletivo Palco Cia de Teatro

Teatro

Um espetáculo interativo e lúdico, com música ao vivo, que transporta a plateia para um bailinho de carnaval de marchinhas, com máscaras, bonecos, bichos interativos, guerra de confete, guerra de serpentina e muitas tradições carnavalescas em diversas regiões do Brasil.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 - Parque América. 19/06, às 15h. Livre. 60min.

 

Baile de Forró – Trio Amizade

Música

O show Forró de Verdade, apresentado pelo Trio Amizade, tem percorrido vários espaços de São Paulo, fortalecendo o formato do forró pé de serra. Canta músicas autorais, mas também enaltece as obras do mestre Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Os Três do Nordeste, Ari Lobo e Sivuca, entre outros. O Trio Amizade também chama atenção pela alegria contagiante de seus componentes, com um visual colorido e com os tradicionais chapéus de couro.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 - Parque América. 25/06, às 19h. Livre. 60min.

 

Forró Capim Guiné

Música

Nesse dia a Banda Forró Capim Guiné vem para o centro cultural Grajaú mostrar em seu show o melhor do forró tradicional do nordeste, cantando suas músicas autorais e outras populares de outras autorias, para comemorar o mês do Forró. O nosso país, imenso em suas dimensões, é celeiro fértil para manifestações artísticas as mais variadas e assim como não poderíamos deixar o Forró tradicional pra trás o maravilhoso som da sanfona que deixa o ritmo mais efervescente que ninguém consegue ficar parado ao escutar um forrozinho. A música é um espelho disso e reflete também as transformações impostas pelo tempo. O objetivo aqui se restringe a trazer a lume a importância do chamado forró tradicional dentro do que de mais genuíno ele possui.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 - Parque América. 26/06, às 19h. Livre. 60min.

 

Baile do Nando Sagatiba

Música

Baile comemorativo que traz a vivência do samba-rock e da black music de São Paulo, mas com pitadas de samba, R&B, charme, flashback e rap.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 03/06, às 19h. Livre. 180 minutos.

 

Sarau Clã Beats & Poesias

Poesia

O Sarau Clã Beats & Poesias abre espaço aos jovens periféricos para demonstrar seu talento com rima e música através da dança (break), desenho (grafite), poesia (MC) e música (DJ). Junto, esportes como skate e basquete, malabares, jogos de mesa e eletrônicos, além de outros tantos elementos que cabem na cultura hip-hop.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 18/06, às 15h. Livre. 90 minutos.

 

Projeto Nu Balanço

Musical

Festa que traz a vivência do samba-rock e da black music de São Paulo, mas com pitadas de samba, R&B, charme, flashback e rap. No palco, 5 DJs se revezam para apresentar as melhores músicas dos anos 80, 90 e 2000.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 19/06, às 15h. 90 minutos.

 

011 Crew

Dança

011 Crew é um dos grupos mais tradicionais de breaking (danças urbanas) do pais. Surgiu em 2007 e já participou de diversos campeonatos em todo o mundo, além de conquistar diversos títulos no Brasil. Atualmente, o grupo também trabalha com apresentações artísticas para feiras, eventos, campeonatos e comerciais de TV.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 25/06, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Projeto Suingue Pai e Filho

Música

A mistura do suingue brasileiro conectado com a inovação da juventude em uma apresentação com encontro de gerações, com pai e filho no palco. Um show repleto de brasilidades. A musicalidade de Anderson Tobias e de seu filho Kako Chocolata passeia pelo samba-rock, MPB e sambas extraídos de clássicos de Djavan e João Nogueira, entre outros.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 26/06, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

Família Triplice

Música

Família Tríplice, grupo de rap baiano, agrega em seu repertório expressões populares da Bahia e faz a fusão de elementos da música negra popular (como pagode baiano, música afro e reggae) com elementos eletrônicos do rap. O show da Família Tríplice conta também com intervenções sonoras únicas.

| Centro Cultural Olido - Galeria do Dj. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 03/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Modulação Preta com Melifona

Música

Modulação Preta é uma websérie constituída de live sets e entrevistas focadas nas pesquisas de artistas pretas e pretos em diálogo com as linguagens eletrônicas voltadas para a produção musical. O projeto mapeia, revisa, resgata e cria novos parâmetros para a história da música contemporânea produzida em território nacional. Neste episódio, o programa recebe RHR. Inspirado pelo funk old school, rap brasileiro, forró e capoeira, Ronieri Santos, a.k.a RHR, lançou em 2019 seu primeiro disco pelo selo OMNIDISC, dirigido por Danny Daze.

| Centro Cultural Olido - Galeria do Dj. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 04/06, às 16h. Livre. 90 minutos.

 

Street Jam

Música

O grupo que fomenta jams de dança de rua convida DJS para apresentação ao vivo.

| Centro Cultural Olido - Galeria do Dj. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 19/06, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Analógica - Marietta

Música

Um dos nomes mais importantes do cenário sound system paulistano, Marietta Massarock apresenta seu novo álbum, Analógica. A artista também é dona do álbum de dub Massarock, de 2010, considerado por críticos musicais como um dos discos fundamentais do reggae brasileiro no começo do milênio.

| Centro Cultural Olido - Galeria do Dj. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 24/06, às 20h. Livre. 120 min.

 

Manifesto Bicha Preta

Performance

O manifesto Bicha Preta é um convite para refletir, a partir da performance arte a homoafrossexualidade, lugares de fala e resistências. A performance integra o projeto Poéticas de Resistências da A Inacabada Cia. que tem em seu repertório os espetáculos Meninos Também Amam e HomOrgias Poéticas, que abordam a homossexualidade masculina, suas afetividades e também sua luta cotidiana contra a homofobia.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 25/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

  

Leyde e Laura - Viola Encanto de mulher

Música

O projeto Leyde e Laura - Viola Encanto de Mulher incentiva o protagonismo da mulher no cenário da música sertaneja de raiz. Propõe também um diálogo entre o novo e o consagrado no cenário cultural sertanejo feminino. Em sua primeira edição, foi idealizado por Volmi Batista e realizado pelo Clube do Violeiro Caipira. A ideia é destacar violeiras de várias gerações e de todo o Brasil, cantando e tocando viola e mostrando beleza, diversidade e pluralidade das duplas caipiras.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 01/06, às 18h. Livre. 40 minutos.

 

Festival Arrasta Penha

Música

Após dois anos sem a alegria das festas juninas, ceifadas pela pandemia, a animação está de volta. Para isto, o Centro Cultural Penha preparou uma programação especial com o melhor do forró, arrasta-pé, xote e baião para fazer a comunidade penhense e paulistana arrastar a sandália. O Festival Arrasta Penha traz grandes grupos em junho com shows animados nos quais não faltarão todos os ritmos nordestinos que transformarão o CCP no maior São João da zona leste. Os artistas se apresentam na frente do Centro Cultural Penha. Só tem feras: Trio Virgulino, Fabinho Zabumbão, Trio Lua Branca e muito mais.

 

03/06, às 20h | Banda de Régia

Bando de Régia é um grupo de forró pé de serra idealizado pela cantora e compositora Kelly Marques e conta com os músicos, compositores e irmãos Lucas Coimbra (sanfona), Vitor Coimbra (zabumba) e Lello Araújo (triângulo). Todos os integrantes são também professores e pesquisadores da música brasileira.

04/06, às 20h | Fabinho Zabumbão

Fabinho Zabumbão integrou a banda de Dominguinhos por mais de 15 anos. Para homenagear o grande sanfoneiro, convidou Liv Moraes (filha de Dominguinhos), além de outros músicos que integraram sua banda original.

10/06, às 20h | Lua Branca

Lua Branca são três músicos (pai e um casal de filhos) que se revezam no palco tocando três instrumentos e forró pé de serra de várias vertentes. Tocam Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e alguns sons do forró mais contemporâneo. Beto Rebouças, o pai, além de forrozeiro, tem uma oficina de sanfona na qual faz manutenção em acordeões, foles e correias, além de captação sonora, afinação e compra e venda de acordeon.

17/06, às 20h | Trio Virgulino

Com o sucesso do forró universitário, o Trio Virgulino levou a música brasileira para França, EUA, Inglaterra, Espanha e Suíça. Em seus shows e trabalhos lançados, já contam com participações ilustres de grandes nomes da música como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Osvaldinho do Acordeon, Tato e Zeca Baleiro.

23/06, às 14h | Trio Amizade

O Trio Amizade é um grupo de forró pé de serra idealizado por Nonato Araripe. Surgiu em 2012 na Zona Leste de São Paulo, com músicos de outras formações.

24/06, às 20h | Aluízio Cruz

Aluízio Cruz integrou o Trio Sabiá por 21 anos. Em carreira solo vem fazendo a alegria dos fãs de forró com muito xote e arrasta pé.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. Livre. 60 minutos.

 

Show Coisas da Vida - Dhean Britto

Música

Cantor, versionista, compositor e intérprete, Dhean Britto transita por diversos estilos musicais, tendo sido influenciado pela música popular maranhense, MPB, pop, rock, samba, reggae, bossa-nova, jazz e black music, sempre imprimindo uma interpretação ímpar que o coloca, apesar da pouca idade, ao lado de grandes intérpretes. Tem também sido influenciado por artistas nacionais como Maysa, Maria Gadú, Tim Maia, Caetano Veloso, Phil Veras, Malú Magalhães e Duda Beat, e internacionais como Whitney Houston, Michael Jackson, Demi Lovato, Miley Cyrus, Shawn Mendes e Cold Play para citar alguns.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 05/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

CATAPPUM

Circo

Numa manhã cinzenta, um barulho ensurdecedor faz com que todos os habitantes caiam num sono profundo, CATAPPUM! No meio do emaranhado de corpos, Shortz e Calarças são os únicos sobreviventes acordados. Os atrapalhados palhaços se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair no sono profundo. Nesta busca eles se deparam com a falta de comunicação, e o medo permanente de dormir a qualquer momento.Contemplado pelo Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

| Centro Cultural Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 09/06, às 14h. Livre. 60 minutos. Também online no Facebook do CCP.

 

Circuito Municipal | Marlene Andrade

Música

A cantora pernambucana Marlene Andrade se inspira no rei do baião, Luiz Gonzaga, em Alceu Valença e na cantora Elba Ramalho. No repertório, os mais variados ritmos do nordeste brasileiro, como o baião, xote, xaxado, forró e arrasta pé. Acompanhada por um trio formado com sanfona, zabumba e triângulo, Marlene apresenta músicas autorais e sucessos de grandes nomes brasileiros.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 11/06, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal | Show do IDM

Dança

Em Movimento é um grupo de dança de jovens da periferia de São Paulo que, através da arte da street dance, ajuda na formação cultural de seus integrantes.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 12/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

20ª Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França | Abertura da Exposição, “20 Anos de Rosário, O Futuro É Ancestral”

Artes Visuais

Abertura da Exposição, “20 Anos de Rosário, O Futuro É Ancestral”, com grupo Ururay e Coral do Rosário.
A Comunidade do Rosário da Penha surgiu para dar visibilidade ao patrimônio cultural que existe no bairro da Penha de França, trata-se da Igreja do Rosário dos Homens Pretos. Patrimônio este reconhecido pelos órgãos do Condephaat e Conpresp.

Ao longo do mês de junho a Comunidade realiza a Festa Rosário que ocupa tanto o largo do Rosário onde está localizada a Igreja, como dentro da igreja e também em alguns equipamentos públicos de cultura e de educação existentes no bairro.
A igreja do Rosário foi construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, em pleno Brasil Colônia. Estes irmãos e Irmãs do Rosário, passaram a ter reconhecida esta capela na data de 16 de junho de 1802.
Após 200 anos de existência da Igreja, surgiu a Comunidade do Rosário num momento onde este patrimônio corria o risco de desabar e toda a sua história tinha caído no esquecimento.

A Intervenção/Exposição tem como objetivo trazer através de imagens, textos e objetos a trajetória dos festejos ao longo desses 20 anos de existência. O local de realização será no Centro Cultural da Penha, ocupando o térreo e o mezanino, nos períodos que vão de 16 de junho até 30 de setembro de 2022.

| Centro Cultural Penha - Hall de exposições. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 15/06, às 19h30. Livre. 120 minutos.

 

Exposição, “20 Anos de Rosário, O Futuro É Ancestral”

Artes Visuais

A Intervenção/Exposição tem como objetivo trazer através de imagens, textos e objetos a trajetória dos festejos ao longo desses 20 anos de existência. O local de realização será no Centro Cultural da Penha, ocupando o térreo e o mezanino, nos períodos que vão de 16 de junho até 30 de setembro de 2022

| Centro Cultural Penha - Hall de exposições. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 15/06 à 30/09. Terça à domingo - Das 10h às 21h. Livre.

 

Ingrid Bryan - Mês do Orgulho LGBTQIA+

Teatro

Protagonizado pela Drag Queen Ingrid Bryan, o espetáculo é um show de humor com stand up, personagens e esquetes, onde a mesma e seus convidados especiais divertem o público com histórias do cotidiano e suas criações bem humoradas.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 26/06, às 19h. +12 anos. 60 minutos.

 

Varanda de violeiros com as Irmãs Volpi

Música

A Atividade Cultural Todos Juntos promovem um encontro de violeiros para apreciadores da música sertaneja. Com a participação de Maria e Marleine, as Irmãs Volpi, o Encontro garante uma variedade de estilos e um bom papo animado, um espaço para artistas que não tem onde mostrar seu talento.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 30/06, às 19h30. Livre. 60 minutos.

 

O grande tesouro

Teatro infantil

Show musical interativo para pais e filhos com teatro e manipulação de bonecos em uma divertida e emocionante caça ao tesouro.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 11/06, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Sarau do Binho

Literatura / Sarau

Festa literária cheia de poesia, música e performance artística.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 09/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Espetáculo Poemas Atlânticos

Dança

Poemas Atlânticos, a mais recente criação do Menos1 Invisível Núcleo de Dança, inspirada no pensamento do ensaísta, filósofo e poeta negro martinicano Édouard Glissant, aborda a necessidade de cooperação interracial como forma de sobrevivência num mundo hostil ao diferente. As discussões sobre imigração forçada, necropolítica e direitos humanos partem do quadro Navio Negreiro (1840), do pintor pré-impressionista Willian Turner, que denuncia o descarte criminoso de milhares de pessoas africanas escravizadas no século 19. Tendo a água como fio condutor, os seis bailarinos-criadores (Inajá Tetembuá, Felipe Cirilo, Paulina Alves, Rafael Carrion, Rafael Markhez e Cléia Plácido) abordam temas relacionados à ancestralidade de um corpo forçado a fazer sua travessia sobre o Atlântico.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 03 e 04/06, às 19h. +16 anos. 50 minutos.

 

Os Amores da Terra

Dança

Espetáculo sobre a memória, lembranças que reconstroem nas vozes e corpos dos atores-performers, seus amores perdidos no tempo. Uma curta narrativa sobre as primeiras descobertas homoafetivas e a tentativa de naturalizar e legitimar discursivamente este amor. 10 anos após sua primeira encenação, o desafio é compartilhar com o público nestes tempos de pandemia um respiro de saudades sobre as muitas terras que partimos e nossos amores partidos.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 17 e 18/06, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Broderagem - Núcleo Vagal

Dança

Quatro corpos. Quatro elementos. Corpos de homens cis, corpos de homens negros, corpos de homens não brancos, corpos de homens gays, corpos erotizados, corpos afeminados, corpos masculinos, corpos. A partir de uma trajetória pessoal, esses quatro corpos se encontram para potencializar sua semelhança.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 30/06, 01 e 02/07. 19h. 12 anos. 50 minutos.

 

Fruto do Jofgo - Curta Animado

Cinema

Filme em forma de curta-metragem com 1 minuto de duração, O Fruto do Jogo mostra que, apesar de fazer parte desse mundo, não somos reféns do cotidiano violento que nos cerca. O artista transforma a vivência dos moradores da zona norte em arte animada com a proposta de capacitar o espectador, mostrando possibilidades além da violência das ruas. Funciona também como uma espécie de apresentação para a série de pinturas que será exposta durante a exibição.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 01 a 30/06, às 19h. Livre. 60 minutos

 

Crônica Mendes na Batalha do CCJ

Crônica Mendes volta aos palcos em um show celebrando a Batalha do CCJ. Mostra clássicos de sua carreira como Castelo de Madeira e leva ao palco o show Eleve-se com participações especiais de DJ e guitarra. O rapper de 39 anos aborda neste show temas como a corrida frenética ao topo das plataformas digitais, o jogo dos poderes políticos, as aventuras dos palcos, as experiências e o contato com vertentes musicais de outros estados brasileiros.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 05/06, às 16h. Livre.

 

Cacá Lopes

Música

Cacá Lopes, pernambucano de Araripina, é cantor, compositor, violonista, cordelista e educador popular. Licenciado em Letras e radicado em São Paulo desde 1985, já conta com mais de 30 anos de profissão. É fomentador de duas expressões culturais que são referências em sua arte: o cordel e o forró MPB. O show Semeando Sonhos apresenta suas músicas autorais ou em parcerias compostas há 20 anos. Músicas que retratam os valores do músico e sua paixão pela vida.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 09/06, às 17h. Livre.

 

CCJ Independente com Banda Majestic

Música

Voltas Que o Mundo Dá apresenta o mix de música brasileira com beats eletrônicos já característico de Majestic, mas agora ainda mais orgânico e musical. O álbum faz reverência ao samba de raiz e bossa. Mistura essa que é a essência do artista hoje.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 12/06, às 16h. Livre.

 

CCJ Independente com Banda Avontz

Música

A banda paulistana Avontz traz para o CCJ independente seu show que mescla rock com samba, hip hop com maracatu, reggae com funk e ritmos regionais com ritmos dançantes. Com 15 anos de história, o grupo é formado atualmente por Charlie, Silvinho, Vlad, Jabá e Brum, que cantam do amor às críticas sociais.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 12/06, às 17h30. Livre.

 

DJ Emy

Música

A cultura sound system, que surgiu na Jamaica na década de 50 e que chegou no Brasil para ficar, ganha edição especial com DJ Emy e muitas caixas de som.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 26/06, às 16h.

 

Estreia Documentário: O que Começa Depois do Fim da Trupe Las Manas

Circo / Cinema

Contemplado pelo Programa VAI, o documentário aborda e questiona a realização de projetos culturais de circo-teatro em meio à pandemia de Covid-19. Após a introdução da história da coletiva Trupe Las Manas, as atrizes e palhaças convidam outros coletivos circenses para um bate-papo descontraído a respeito da cena.

| Centro de Memória do Circo - Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 17/06, às 18h. Livre. 90 minutos.

 

Encontro de Estudos da Palhaçaria

Circo

O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tem como objetivo proporcionar troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.

| Centro de Memória do Circo - Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06, 13, 20 e 27/06, às 14h. Livre. 90 minutos.

 

Exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

No dia 10/12/2012 nasceu a exposição Hoje Tem Espetáculo, a primeira exposição do CMC com caráter permanente. O projeto expositivo, gráfico e cenográfico é de Carla Caffé, que foi também selecionado para participar da 10ª Bienal Brasileira do Design Gráfico. Dentro da exposição há também um espaço de convivência que recebeu o nome de Café dos Artistas, onde acontecem a maior parte dos eventos públicos. O espaço tornou-se ponto de encontro da classe circense, substituindo lugares que antes sediaram a reunião dos artistas.

Hoje Tem Espetáculo apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Reúne documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais e maquetes distribuídos em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias e Café dos Artistas. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, e uma sala do térreo. A curadoria de Verônica Tamaoki, coordenadora do CMC, foi agraciada em 2013 com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e o projeto expográfico de Carla Caffé foi selecionado pela 10a Bienal do Design.

| Centro de Memória do Circo - Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06, 13, 20 e 27/06, às 14h. Livre. 90 minutos.

 

Piolin, o palhaço modernista da Paulicéia

Circo

Exposição de parte do acervo do palhaço Piolin (Abelardo Pinto Piolin 1897/1973), que em 1972 foi doada pelo próprio palhaço ao Masp durante os festejos do cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972. Na época, o casal Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi instalaram o Circo Piolin no Belvedere do Masp. Posteriormente, em 2015, o acervo foi transferido para o Centro de Memória do Circo em uma cerimônia na qual participaram representantes da Secretaria Municipal de Cultura, museólogos, atores, cantores e, principalmente, palhaços. Neste ano de 2022, para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, o CMC prepara a exposição acompanhada de material iconográfico, textual, áudio e audiovisual. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha e a curadoria de Verônica Tamaoki (coordenadora do CMC) e Henrique Vasques.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 27/06, às 17h30. Livre. 90 minutos.

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto retoma suas atividades com novas atrações e novidades.

| Centro de Memória do Circo - Em frente à Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 27/06, às 15h30. Livre. 90 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO - Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos

Teatro

fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO é uma obra de teatro performativo com dramaturgia e trilha sonora de Morgana Olívia Manfrin e Coletiva Profanas. Em cena temos Tangerine. Sozinha, ela não é mulher nem homem. Talvez uma bicha travesti afeminada e agressiva que canta e dança mágoas desafinadas em seu talk show solitário. Isso não importa! O necessário é reconhecer que esse corpo está em purgatório, vem do lixo e é brasileiro. Em suas memórias, Tangerine mescla identidade de gênero e subversão dos sentidos em um processo frenético para que aceitem seu corpo e a deixem existir mesmo que morta. Híbrida. Viva. Desobediente. Fluída. Como cavalas-marinhos!

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 01/06, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

Forró Xelengodengo

Música

O Forró Xelengodengo bebe da fonte dos forrós instrumentais. Camarão e sua onda agafieirada, das elaboradas composições de Sivuca, Hermeto e Dominguinhos. No âmbito da canção, o grupo se debruça sobre o frescor da sonoridade do forró dos anos 70 e 80 quando são anexados à formação típica do pé de serra (sanfona, zabumba e triângulo) com outros instrumentos como baixo elétrico, guitarra, Rhodes e bateria, trazendo um novo sotaque, um novo sabor para o baile.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 04/06, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Jazz Café

Música Instrumental

O duo interpreta clássicos do jazz, blues, bossa nova e pop com canções de Cole Porter, Gershwin, Coltrane, Tom Jobim, Pixinguinha, Steve Wonder e Beatles. A apresentação acontece com a presença de baristas, que servem ao público diversos tipos de cafés, fazendo do evento uma experiência musical e gastronômica.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 05/06, às 10h. Livre. 60 minutos.

 

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo | Performance ELA com Vina Amorin

Performance

Após a performance, a mesa visa problematizar os processos criativos em dança no contexto atual brasileiro, tendo como disparador algumas matrizes poéticas provindas da dança butô e suas reverberações. O luto, a morte e a doença oferecem-se como pontos de fuga e pólos que circunscrevem um campo de forças poéticas, permitindo o surgimento de uma dança feita de vestígios da memória, feita não por abstrações conceituais, e sim pelo peso da carne. Uma inominável feita de carne, desejos e poesia. Uma dança secretada por um corpo pleno de fissuras. Uma dança, uma doença, uma morte, uma travessia... Ela.

| Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 09/06, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Pocket show Ayô Tupinambá

Música

Dores Doces e Amargores é uma obra de arte nas linguagens de música e literatura que retrata a vivência travesti, preta e gorda da artista Ayô Tupinambá. Com esse pocket show, a artista compartilha o revisitar de sua própria história, seu corpo, suas emoções, afetividades e sexualidade após sua transição. Alcançar o futuro, ser no presente, olhar o passado e se perceber ali sempre travesti.

| Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 09/06, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Residências Artísticas | Mesa de Conversa Arquitetura espaço e modos de ocupar a cidade

Bate-papo

Conversa com o arquiteto Daniel Maccarie e as arquitetas Carol Braz (Estúdio Escora) e Ana Clara Souza sobre os atravessamentos e processos de construção e ocupação da Vila Itororó, um espaço ainda inacabado e em constante transformação. Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó.

| Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 09/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo | Performance proCURAVA ser afetada com Efe Godoy

Performance

O trabalho é um experimento performático para tratar do afeto na infância e falar da confiança da alma de uma criança que acredita na essência de existir apenas. Um ritual para entender que podemos ser "afetadas".

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10/06, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo | Pocket show Isis Broken convida Aqualien

Música

Pocket show do novo álbum de Isis Broken, o Bruxa Cangaceira, que traz reflexões sobre corpos travestis pretos e nordestinos. A apresentação terá base de 50 minutos, com intercessão de Aqualien, homem trans e marido de Isis Broken.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10/06, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Graça Braga Canta Geraldo Filme

Música

Dama do samba de São Paulo e dona de uma voz grave, Maria da Graça Braga se encontra com a obra de Geraldo Filme, ambos herdeiros e representantes da mesma imensa nobreza ancestral. Por meio do Edital de Apoio à Cultura Negra da Secretaria Municipal de Cultura. A obra do cantor e compositor é resultado da confluência de importantes universos da cultura negra paulista: os batuques de Pirapora, as rodas de samba do Largo da Banana, na Barra Funda, e o Vai-Vai. Nesse show, Graça irá apresentar todas essas faces de Geraldo Filme, em sambas que retratam o universo rural como A morte de Chico Preto ou a crônica social Garoto Pobre, além do hino Vai no Bexiga pra Ver.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 11/06, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Choro da Quitanda

Música Instrumental

O Choro da Quitanda foi formado em 2016 por seis jovens instrumentistas que se encontravam no centro de São Paulo promovendo e participando de rodas de choro. Valendo-se de diversas referências, que passam tanto pela música popular quanto pela música de concerto, o grupo aproveita uma instrumentação característica de choro para desenvolver um repertório com novas linguagens e sotaques, visitando clássicos como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim, e chegando em artistas atuantes na cena musical atual como Carol Panesi, Luisa Mitre, Zé Barbeiro e Toninho Ferragutti, que compuseram inéditas em homenagem ao grupo.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 12 e 26/06, às 10h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Badi Assad

Música

Badi Assad, virtuosa cantora, compositora e violonista, a musicista de São João da Boa Vista é reconhecida pelos seus malabarismos vocais e performances criativas que sempre exploram novos efeitos e sons. Neste show, apresenta com a percuterista Priscila Brigante uma seleção de canções que dialogam com a vida e a arte do interior paulista.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 12/06, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Xaxado Novo

Música

Com rabeca, violão, zabumba, sousafone e percussão, o grupo Xaxado Novo resgata (com o projeto Outros Caminhos) uma formação atípica para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propõe um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música brasileira, como os povos árabes, caribenhos, africanos e de todos os continentes. Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais, vai além da parte musical, envolvendo performances e intervenções nas suas apresentações.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 12/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | In Vênus

Música

Novo álbum da banda paulistana de pós-punk segue seu cunho político com questionamentos sobre a sociedade, mas também aponta novas possibilidades de futuro. Sintoma marca um novo momento para a banda que, há mais de um ano com nova formação, experimentou novas formas de tocar, conferindo um caráter mais experimental e rítmico ao som do quarteto. A banda é composta por Cint Murphy (voz e teclado), Jiulian Regine (bateria), Rodrigo Lima (guitarra) e Patricia Saltara (baixo).

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 15/06, às 20h. Livre. 50 minutos.

 

Juca, o Fusca que Contava História na Vila

Teatro Infantil

Projeto itinerante que usa como base de transporte e fonte de histórias um tradicional fusca branco de 1978. A cena começa com o fusca chamado Joaquim chegando de uma de suas longas viagens e procurando um lugar para estacionar e descansar. Estaciona e de suas malas tira lembranças e histórias de todas as partes do Brasil e do mundo pelos quais passou. O espetáculo, acompanhado de leitura de sinais (Libras), é realizado pelo grupo êBA!, formado por ouvintes e uma atriz surda convidada. No repertório, histórias autorais que mostram a realidade da cultura surda, contribuindo para sensibilizar o público em relação à Língua de Sinais.

| Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16/06, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Carla Pronsato e Luís Passos

Música

Apresentação da dupla formada por Carla Pronsato (piano e escaleta) e Luís Passos (bandolim e violão), com arranjos próprios de um repertório de músicas que vão do tradicional ao atual universo da música instrumental brasileira, principalmente o choro. Desde harmonias mais tradicionais das músicas de Pixinguinha, Dilermando Reis e João Pernambuco até harmonias mais complexas presentes nas composições de Radamés Gnattali, Garoto, Guinga, Egberto Gismonti e outros. Um repertório riquíssimo da música popular brasileira.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/06, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Aydê

Música

Show especial de festa junina no qual a artista canta músicas que embalam as festas juninas como forró e quadrilha: uma festa dançante pra toda a família.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 18/06, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Jazz Café

Música Instrumental

O Duo interpreta clássicos do jazz, blues, bossa nova e pop com canções de Cole Porter, Gershwin, Coltrane, Tom Jobim, Pixinguinha, Steve Wonder e Beatles. A apresentação acontece com a presença de baristas que servem ao público diversos tipos de cafés: uma experiência musical e gastronômica.

| Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 19/06, às 10h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Curumin

Música

O cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista paulistano Luciano Nakata Albuquerque, mais conhecido como Curumin, apresenta o show BAJA no qual apresenta repertório formado pelos hits de seus 4 discos: Boca (2017), Arrocha (2012), Japan Pop Show (2008) e Achados e Perdidos (2003).

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 19/06, às 17h. Livre. 50 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Travas da Sul

A Coletiva Travas da Sul propõe intervenções artísticas múltiplas como apresentação de drag show, poesia, performance, apresentações musicais e também abre o microfone para participação espontânea do público.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 22/06, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

Quadrilha Pernaltas de Quinta

Circo

A Vila Itororó é a casa dos Pernaltas de Quinta, grupo de estudantes das pernas de pau que se formou na oficina oferecida no espaço cultural. No dia de São João, eles se inspiram nas quadrilhas tradicionais para fazer o casamento entre as águas do Itororó, Saracura e Japurá. Essa apresentação é resultado do território fértil que as pernas de pau encontraram na Vila Itororó. Aos comandos da puxadora Rachel Monteiro, essa quadrilha se movimenta em formações e coreografias que desafiam o equilíbrio dos artistas. A ação é resultado da oficina de Perna de Pau na Vila.

| Vila Itororó - Quadra. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 24/06, às 18h30. Livre. 10 minutos.

 

Forró do Assaré

Música

Formado inicialmente por mulheres que se uniram pelo gosto à festa e à dança, o grupo elabora os arranjos das músicas de forma divertida e dançante, explorando os recursos que sua formação – pouco usual para um grupo de forró – possibilita. Dois instrumentos de sopro (flauta e clarinete) e três vozes femininas somam-se aos instrumentos dos clássicos trios de forró (sanfona, zabumba e triângulo), resultando em versões próprias e diversificadas de cada música executada. Um forró animado que traz a sutileza das melodias e o balanço dos baiões, xotes, arrasta-pés e frevos em um jogo colorido de vozes e interpretação instrumental.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 24/06, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Trio Lua Branca

Música

Formado por uma família de músicos nordestinos, o trio apresenta um refinado e seleciona repertório com o autêntico forró de raiz.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 25/06, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Choro da Quitanda

Música Instrumental

O Choro da Quitanda foi formado em 2016 por seis jovens instrumentistas que se encontravam frequentemente no centro de São Paulo promovendo e participando de rodas de choro. Valendo-se de diversas referências, que passam tanto pela música popular quanto pela música de concerto, o grupo aproveita uma instrumentação característica de choro para desenvolver um repertório com novas linguagens e sotaques, visitando clássicos como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim e chegando em artistas da atualidade como Carol Panesi, Luisa Mitre, Zé Barbeiro e Toninho Ferragutti, que compuseram inéditas em homenagem ao grupo.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 26/06, às 10h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Marlene Andrade

Música

A cantora Pernambucana se inspira no rei do baião Luiz Gonzaga, no cantor Alçeu Valença e na cantora Elba Ramalho. Seu repertório tem como base os mais variados ritmos do nordeste brasileiro como baião, xote, xaxado, forró e arrasta pé. Acompanhada por um trio formado com sanfona, zabumba e triângulo, um legítimo forró pé de serra.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 26/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Zudzilla

Música

Em 2022, o rapper Zudizilla volta aos palcos com a turnê do seu novo disco, Zulu Vol. 2: De Cesar a Cristo. Acompanhado do DJ Micha, o rapper reproduz ao vivo canções como Afortunado, Hora Dourada e Matrix, além de canções do disco Zulu Vol.1: De onde eu possa alcançar o céu sem deixar o chão (2019). Neste show, conta com a participação especial da rapper Stefanie.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 29/06, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Oficina de Jongo com Luiz Fonseca Lobo

Música

Essas oficinas consistem em levar a vivência do jongo em todos os seus aspectos. Desde a afinação dos instrumentos através do fogo, a percussão, o canto e a dança, e ainda refletir acerca de todas as questões que circundam as músicas, as culturas tradicionais de origem afro-brasileiras e indígenas.

| Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 04, 11, 18 e 25/06, às 10h. +14 anos. 180 min.

 

Oficina de Capoeira com o Mestre Peroba

Aulas práticas através de movimentos de defesa e ataque, acrobacias e musicalidade para compor o jogo, e aulas teóricas de capoeira trazendo a história do povo preto, a história do Brasil que se funde à história da capoeira e temáticas diferentes a serem pesquisadas e discutidas em conjunto com os alunos.

| Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 04, 11, 18 e 25/06, às 15h. +14 anos. 180 minutos.

 

Oficina Dança de Salão com Adriana Cabral

Dança

Atividade que proporciona de forma prática, lúdica e fluida a melhora do ser humano como um todo. De forma dançante, sempre com música, promove exercícios de aquecimento para depois incitar a coordenação motora de cada ritmo, com interações individuais em pares e em grupos.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 15/06 a 14/12. Todas as quartas, às 14h. Livre. 180 minutos.

 

Oficina de Crochê

Técnicas Manuais

A oficina pretende fazer trabalhos manuais criativos e sustentáveis mostrando como todos podemos dar novos usos a materiais que muitas vezes são vistos como resíduos sem valor. Alcançando, assim, boas práticas inteligentes, lúdicas, simples e de muita serventia, por propiciar formas de trabalhar diversos materiais..

| Vila Itororó - Ateliê. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 15/06 a 14/12. Todas as quartas, às 14h. Livre. 180 minutos.

 

Oficina de Meditação Ativa

Técnicas Corporais

As Meditações Ativas são realizadas através de música, expressão vocal e movimento corporal. Elas produzem um relaxamento muscular e mental. Melhora a coordenação motora e foco, além de outros benefícios.

| Vila Itororó - Pátio de Casa. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/06 a 16/12. Todas as sextas, às 10h. Livre. 120 minutos.

 

Oficina de Fotografia

Artes Visuais

O curso de fotografia básico visa mostrar ao aluno os pilares da fotografia, partindo da premissa que será ensinado a operar a câmera no modo manual: ISO, velocidade, abertura do diafragma, distância focal, profundidade de campo, fotometria interna da câmera, tipo e tamanho de arquivo na câmera digital, balanço de brancos etc. Tudo para que o aluno possa trabalhar com as diferentes possibilidades que o acerto da câmera oferece.

| Vila Itororó - Casa 6. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/06 a 16/12. Todas as sextas, às 14h. +14 anos. 180 minutos.

 

Oficina de Circo com Jorge Ribero

Técnicas Circenses

A oficina de técnicas circenses consiste em encontros que promovem a iniciação, experimentação, reflexão e aproximação dos participantes à arte e cultura do circo. Nesses encontros: preparo físico para circo, alongamento, acrobacias, pirâmides, equilibrismo, malabarismo e apresentação de cenas por meio de atividades práticas, recreativas e lúdicas com caráter pedagógico, interativo e alegórico.

| Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 21/06 a 13/12, às 14h. Livre. 180 minutos.