Programação de Junho - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Contação de História: Adriana Napoli - Contação de Histórias

Contos de Mulheres: Nesta apresentação serão narradas histórias que, de maneira lúdica, provocam uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. São contos da tradição oral de diferentes partes do mundo, que mostram mulheres que com inteligência, sagacidade e determinação buscam seus objetivos, apresentados por Adriana Napoli.

| Casa de Cultura Tremembé. Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. 02/06 às 17h30. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Banda Pixaim Forró - Música

Tem como proposta difundir o forró pé de serra e levar aos amantes da cultura brasileira, muita alegria através do seu jeito de fazer forró. Nesta apresentação, traz o Forró Junino com composições autorais e clássicas, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Trio Sabiá, Trio Virgulino entre outros grupos e bandas, que renovam o cenário e elevam o forró á nível internacional, como Banda Falamansa, Rastapé, Bicho de Pé, Forróçacana. A apresentação vai acontecer no palco interno da Casa de Cultura Chico Science.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Avenida Tancredo Neves, 1265 - Vila Nancy. 03/06 às 15h00. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

"AVANTE/22 – Colagens de um Brasil (não) moderno" por Yaga Goya - Intervenção Visual

A intervenção contará com 20 obras de colagem manual inéditas que serão incorporadas ao acervo permanente da Casa, onde a artista propõe a partir da comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, de toda a discussão que se aprofunda e das perspectivas contemporâneas do que é ser brasileira em 2022, as imagens que para além de retratos colados são reflexos do que se vi(vê) por aqui.

O conceito de “moderno” surge no século XIX-XX, assim como o “Modernismo” no Brasil, surgindo inicialmente como um movimento de constituir uma relação ambígua com a cultura, à agressão do mundo industrial e que valorizaria a cultura cotidiana, mas: quem falava? Do que e como se tratava? Que brasis eram esses? Você estava ali? Junto desse eterno ciclo errôneo da nossa construção social, temos um Brasil contemporâneo que segue complexo, que ora prospera, ora escorrega. Temos condições de colar o que nasceu quebrado?

Obras a serem apresentadas:

20 Obras - tamanho A4 (21x29,7cm) / molduras em vidro. Técnica: Colagem manual.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. 03/06 às 15h00. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Sarau Indiscretas - Sarau

Somos um coletivo em construção formado por 3 educadoras que acreditam fielmente que a arte é uma potente ferramenta de formação e pode ser grande potencializadora no ramo de empreendedorismo cultural. Gradativamente, o número de pessoas que sonham em viver de sua arte cresce e, na comunidade LGBT+A, a criatividade é uma marca de resistência, sendo assim, temos muito a contribuir com essa construção.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Refúgio. 03/06 às 19h00. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

A Princesa e a Costureira - Contação de Histórias

Cíntia é uma princesa prometida em casamento desde a sua infância e através de um encantamento de sua fada madrinha descobre que o verdadeiro amor vai além das convenções sociais.

| Casa de Cultura Raul Seixas. Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Itaquera. 04/06 às 13h00. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Aonde nasce o Arco Íris - Teatro Infantil

Na peça Onde Nasce o Arco-Íris, do Coletivo Cultural Sankofa, Maria, Rafa e Joca são três crianças que têm três formas diferentes de ser, brincar e ressignificar seus mundos. Para realizar seus sonhos, eles saem em busca do arco-íris numa aventura repleta de descobertas.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Rua Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes. 04/06 às 14h00. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Mamãe, tem uma Drag Queen contando histórias! - Contação de Histórias

Cíntia é uma princesa prometida em casamento desde a sua infância e através de um encantamento de sua fada madrinha, descobre que o verdadeiro amor vai além das convenções sociais.

O projeto “Mamãe tem uma Drag Queen contando histórias!” tem como objetivo incentivar a leitura através da contação de história. É falado sobre a relação da personagem Drag Queen e o quanto a leitura transforma. Em formato de Arena, com inspiração nos moldes ancestrais que contavam histórias em volta da fogueira.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. 04/06 às 17h00. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Catappum - Circo

Numa manhã cinzenta, um barulho ensurdecedor faz com que todos os habitantes de uma cidade “imaginária” caiam num sono profundo, CATAPPUM! No meio do emaranhado de corpos Shortz e Calarças são os
únicos sobreviventes acordados. Os atrapalhados palhaços se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair num sono profundo. Nesta busca eles se deparam com a falta de comunicação e o medo permanente de “dormir” a qualquer momento.

O espetáculo traz a estética preta para o picadeiro dos palhaços, com música ao vivo, bonecos e jogos com a plateia. Os palhaços abrem um campo lúdico para satirizar as relações humanas na cidade.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. 04/06 às 18h30. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Calango Brabo & Quadrilha Junina Explosão Paulista - Cultura Popular e Tradicional

A Banda Calango Brabo convida a “Quadrilha Junina Explosão Paulista” para a Festa Junina da Casa de Cultura do Butantã. O Grupo apresenta um repertório dançante, além da performance do grupo, a fim de manter e resgatar a tradição das festas juninas.

| Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. 04/06 às 17h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

  

Irmãs de Pau - Música

Irmãs de Pau é uma dupla musical composta pelas multi artistas Isma Almeida e Vita Pereira. A partir de influências e ritmos transpretos, sobretudo o funk, constroem e destroem as narrativas do que é ser travesti no Brasil. As artistas usam da música, da dança e de uma nova linguagem visual para expressar suas inquietações e sentimentos enquanto travestis negras da periferia. As Irmãs de Pau, Isma Almeida e Vita Pereira, sobem ao palco para cantar cerca de 10 músicas, dançar e trocar experiências com o público a partir de suas vivências, composições e desejos.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. 04/06 às 19h00. 16 anos. Grátis. 70 minutos.

  

Ciência de Chico - Música

Ciência de Chico'' traz um tributo à obra de Chico Science & Nação Zumbi, banda que foi o expoente máximo do movimento artístico e cultural Manguebeat. O repertório da banda traz todos os sucessos da carreira de Chico Science tocando na íntegra os dois únicos álbuns gravados pelo artista, além de versões de outros artistas interpretadas pela banda.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Avenida Tancredo Neves, 1265 - Vila Nancy. 04/06 às 20h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

As Trinca Voz e Violão - Música

O grupo de rap "A's Trinca” faz apresentação em formato intimista, trazendo seus sucessos em formato acústico e apresentando ao público sua nova formação.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Rua Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes. 04/06 às 20h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A morte do Mané Bufão - Teatro Infanto-juvenil

Mané Bufão é um preguiçoso nato, mas muito esperto. Certo de que consegue dar nó em pingo d’água, deixa de pagar as contas da casa, no bar da dona Gervásia e tenta abusar da boa vontade da sua esposa Totonha, que não dá moleza para o cara de pau.

Cansado das mentiras desse preguiçoso, o delegado resolve prendê-lo. Mané indignado prefere morrer do que ser preso, só que a morte resolve atender pessoalmente seu pedido. Na visita inesperada um acordo é selado. Será que Mané Bufão vai cumprir o combinado.

| Casa de Cultura São Miguel. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. 05/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Travessia de Maria e seu irmão João - Intervenção Artística

Em tempos de guerra e fome Maria e seu irmão João enfrentam o medo do abandono, o escuro da floresta e os terríveis planos de uma bruxa. Com coragem, inteligência e de mãos dadas fazem a travessia que os levará de volta para casa. Espetáculo contemplado pela 23a edição do Cultura Inglesa Festival. Vencedor do Prêmio APCA 2019 - Teatro Infantil - categoria reconto.

| Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. 05/06 às 17h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Amor me leva - Música

A nova turnê “TRIBUTE” do cantor ngelo Máximo foca na saudade, emoção, entretenimento e muita alegria, com canções consagradas como Domingo Feliz, A Primeira Namorada, Volare, Io Che Non Vivo Senza Te, Dio come ti amo, Quando a Saudade Doer, La Bamba, Adoro Amar Você, entre outros grandes sucessos de todos os tempos; ngelo também se destaca pelo carisma e voz inigualável em palco. Nesta nova temporada ngelo homenageia Roberto Carlos “Nossa Canção”, “Como é grande o meu amor por você” e faz um emocionante tributo ao grande amigo Jerry Adriani “Doce Doce Amor” e “Deixe o mundo girar”.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. 05/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dj Zeme + Deassalto - Música

DJ Zeme + Deassalto é um evento para todos, com repertório que vai desde do trap funk ao afrobeat. Qj Zeme promete uma apresentação para todos. Como convidados o grupo LGBTQIA+ Deassalto uma dupla de gays que cantam rapper por toda cidade diretamente do Grajaú para zona leste.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Rua Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes. 05/06 às 20h00. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

A Onça e a Cutia e outros Contos populares! - Contação de Histórias

Extraídos da Cultura Popular, os contos narrados nesta sessão de contação de histórias, com música ao vivo, são fábulas, contos de animais e contos de esperteza. Inspiradas nas narrativas recolhidas por Câmara Cascudo. Elas são histórias divertidas e que fazem parte da nossa infância e que são passadas de geração a geração.

O espetáculo é recheado de vários recursos lúdicos, como bonecos articulados, fantoches e mamulengos, além de brincadeiras cantadas.

| Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. 09/06 às 14h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Contos de Sabedoria Africana - Contação de Histórias

Em Contos de Sabedoria Africana, são narrados contos de tradição oral africana, valorizando a sabedoria do povo africano, “O Coração do Baobá”, nos conta sobre os tesouros que podem ser encontrados dentro dessas árvores e que também podem ser encontrados fora dela, como o brilho da amizade e o amor... Em “ Duas Mulheres e o Céu”, trata-se de um conto sobre a origem das estrelas, finalizando com “N’Golo e Bendé Bendé”, uma divertida aventura vivida por alguns animais das savanas africanas. As histórias são permeadas de cantos e ritmos que reforçam ainda mais a potência das histórias.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. 10/06 às 16h00. 16 anos. Grátis. 60 minutos.


Viva São João - Música

Viva São João será um show em homenagem às festas juninas que celebram seus maiores representantes como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, 3 do Nordeste, Mestre Zinho e Anastácia, entre outros ícones do forró pé de serra. Além disso, a cantora Janayna Pereira interpretará músicas autorais como: " Nosso Xote", "No Escurinho" e "Que Seja", sendo os maiores sucessos de quando ela era vocalista e compositora da Banda Bicho de Pé.

| Casa de Cultura Tremembé. Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. 10/06 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brincando no Nordeste - Música

O espetáculo musical promove o resgate de brincadeiras infantis, cantigas de roda e danças populares do Nordeste, contagiando e animando os baixinhos ao som de ritmos como coco-de-roda, ciranda, cacuriá, samba-de-coco e bumba-meu-boi, ritmos estes que são patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ao mesmo passo em que a molecada interage e cai na folia através de brincadeiras, cantigas populares e coreografias, aprendem o significado e as histórias de cada uma destas manifestações culturais que misturam as culturas africana, indígena e europeia, mas que são genuinamente nordestinas e brasileiras. Vem brincar sem encostar!

| Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. 11/06 às 14h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cia Beleleu - Intervenção Artística

Nesta encenação, o grupo Beleléu Cia de Artes leva a arte de contar histórias, incentivando o prazer pela leitura por meio da descoberta das histórias propostas pelos livros e das rodas de contação das mesmas, estimulando o imaginário, mantendo a história viva, com destaque para a cultura afro-brasileira.

| Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. 11/06 às 14h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Bailão 77 - Música

Batalha da encruzilhada apresenta: “Baile 77”, um festival que busca fomentar artistas LGBTQIA+ independentes, periféricos e PCD’s. Serão apresentados artistas do território, mesclando com artistas de outros, visando assim misturar e somar os públicos. Esse evento contará com a presença de 8 artistas e 7 vagas para participação de MCs presentes no evento a serem sorteados no dia. DJ Tayan traz balão no set e DJ Akin é responsável por fechar com chave de ouro com o GRIME aberto ao vivo!

| Casa de Cultura Brasilândia. Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó. 11/06 às 15h. Livre. Grátis. 420 minutos.

 

Pra Você - Música

O cantor Vitor Satie traz uma apresentação contagiante que promete conquistar o coração e os ouvidos do público. A apresentação conta com a consagração de seu trabalho, apresentando um EP com duas músicas que sem dúvida serão hits, “on line” e “pra voce”. As músicas e hits marcantes e uma presença de palco surpreendente, com um repertório de sucessos atuais e suas belas canções autorais garantem um evento incrível.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha. 11/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Calango Brabo & Quadrilha Junina Explosão Paulista - Cultura Popular e Tradicional

A Banda Calango Brabo convida a “Quadrilha Junina Explosão Paulista” para a Festa Junina da Casa de Cultura Campo Limpo. O Grupo apresenta um repertório dançante, além da performance do grupo, a fim de manter e resgatar a tradição das festas juninas.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Refúgio. 11/06 às 16h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Trovadores Literários - Intervenção Artística

Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. Dois atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura.

| Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. 11/06 às 16h00. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Fera Neném - Música

A banda Fera Neném surge com um repertório autoral destinado ao público infantil (de zero a cem anos), com canções como “Rio de cocô”, “O voo do jacaré”, “Monstro banguela”, “Morfeu” e “Bicho papão”. O Fera Neném é um quarteto de baby rock, quase punk, meio reggae, mais precisamente panqueca. Formada por Gustavo Cabelo (baixo e voz), Lia Biserra (voz), Pedro Gogom (bateria e voz) e Peri Pane (guitarra e voz), a banda tem influência de diversos gêneros musicais como os já citados rock’n’roll e reggae, além de baião, fado, pop e marchinhas de carnaval. O repertório é formado por canções inéditas compostas pelos próprios integrantes da banda.

| Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. 11/06 às 16h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

  

Portando os Docs: Produção Cultural - Palestra

O "Portando os Docs" tem como objetivo facilitar a compreensão de artistas e produtores da periferia sobre os processos burocráticos dentro da profissão. Será um encontro palestra/roda de conversa com Rafaella Leão e Bina Oliveira, fazendo uso da tradição oral para desbloquear os caminhos e marcar possíveis rotas dentro da profissão artística.

| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz. 11/06 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Rony & Lucas - Música

A dupla Rony & Lucas formada desde 2011 vem se apresentando em diferentes espaços da grande São Paulo, sempre buscando resgatar as raízes sertanejas dentro de suas músicas e composições. O projeto da dupla visa reavivar uma visão melhor do sertanejo, utilizando a primeira e segunda voz, um dueto de vozes. O motivo da criação da dupla é explorar o potencial do trabalho com duas vozes, duas ideias e duas opiniões em prol de um único trabalho. A dupla tem como diferencial ser eclética, que apresenta tanto o de raiz, universitário, o sertanejo que vem tocando hoje em dia, aos mais atuais. Com músicas românticas, MPB, Pop e Rock, algo diferente que todos gostem de ouvir e pedir, agradando o público em geral, desde a criança até a terceira idade.

| Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. 11/06 às 18h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Quebrada Viva Projetando os 6 Anos da Casa de Cultura Casarão - Artes Visuais

"O Quebrada Viva reúne artistas expoentes de uma arte preta em suas várias matizes, para amplificar o alcance de suas palavras com uma projeção a laser em larga escala nas periferias e no Centro da Cidade. A ideia do projeto é agregar diferentes perspectivas na construção e ocupação desse espaço da cultura.

Homenageando os 6 anos da Casa de Cultura Casarão, a projeção na fachada e laterais do prédio, com frases, músicas, depoimentos de usuários, fatos da linha do tempo da casa e do prédio como patrimônio histórico, entre outras figuras, serão um convite para a festa de aniversário composta por uma repleta e diversa programação cultural. Representando assim o trabalho de todas as pessoas que fizeram e fazem a Casa de Cultura acontecer.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. 11/06 às 18h30. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Forró made in Caruaru - Música

O Forró Made in Caruaru apresentado pelo cantor Azulinho tem percorrido vários espaços de cultura popular em Pernambuco, Paraíba e São Paulo, fortalecendo desde o forró pé de serra de Azulão ao PISEIRO que está em alta aceitação no Brasil e na Europa.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles. 11/06 às 19h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Trio Amizade - Música

O Forró de Verdade, apresentado pelo Trio Amizade tem percorrido vários espaços de São Paulo fortalecendo o formato do forró pé de serra, já tendo marcado presença em vários lugares: o Maria da Cachaça em Jundiaí, o CTN – Centro de Tradições Nordestinas no Bairro do Limão e o Circuito Rede Shoppings da Capital e região do ABC e Academias de Danças de Jaime Aroucha e do famoso Carlinhos de Jesus.

O Forró de Verdade com o Trio Amizade, também chama atenção pela alegria contagiante de seus componentes e o figurino escolhido pelo produtor cultural do grupo, com um visual colorido e os tradicionais chapéus de couro. Busca resgatar a tradição e apresentar para novas gerações a riqueza cultural e musical das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

| Casa de Cultura São Miguel. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. 11/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

OCUPARUA: Tarde Cultural

OcupaRua: Tarde Cultural é um projeto de férias com duração de três dias de muita comemoração, com apresentações de perna de pau, monociclo, contação de histórias e outras atrações de classificação livre. Junto a esta gama de atividades para todos os públicos, alguns artistas realizarão um grafitaço na escadaria que liga a Rua da Feira à Casa de Cultura de Parelheiros, para que possa trazer mais visibilidade a um dos importantes pontos da Cultura local.

| Casa de Cultura de Parelheiros - Escadão da Rua da Feira de Parelheiros. Rua Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari. 11/06 às 16h00. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Histórias Mágicas - Música

Através de histórias como OS TRÊS DESEJOS, PRESENTES MÁGICOS e O ESPELHO MÁGICO. O público é convidado a sentir como a existência humana é mágica e a construir varinhas mágicas para transformar o mundo. A apresentação traz canções criadas especialmente para o trabalho, além de uma divertida brincadeira de rimar inspirada no livro VARINHA DE IMAGINAR de Marco Antonio Ponce.

| Casa de Cultura São Miguel. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. 12/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

As Arrumadinhas - Música

No forro? chamamos de Arrumadinho quando misturamos artistas de bandas diversas, ou seja um integrante de cada banda, para dividirem o mesmo palco.

As integrantes do coletivo realizam suas performances com muita presença, beleza e interação com o público, em um convite para movimentarem os corpos com leveza, bem estar e felicidade.

O repertório contém músicas clássicas do forró e canções autorais das artistas do coletivo. Buscamos em sua maioria, composições e canções de mulheres, homenageando algumas referências como: Marinês, Anastácia, Elba Ramalho, Cecéu, Hermelinda, dentre outras.

| Casa de Cultura São Mateus. Rua Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho. 12/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró Made in Caruaru - Música

O Forró Made in Caruaru apresentado pelo cantor Azulinho tem percorrido vários espaços de cultura popular em Pernambuco, Paraíba e São Paulo, fortalecendo desde o forró pé de serra de Azulão ao PISEIRO que está em alta aceitação no Brasil e na Europa.

| Casa de Cultura São Mateus. Rua Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho. 12/06 às 17h20. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Shawty Sounds - 1º Edição - Música

O Dancehall é um estilo musical popular jamaicano que nasceu no fim da década de 1970 - otermo também designa o tipo de dança associada ao gênero musical. Shawty Sounds nasce com intuito de trazer e difundir essa cultura cada vez mais efervescente dentro do contexto periférico, servindo como um momento em que os jovens são acolhidos e têm os ritmos jamaicanos como um refúgio.

| Casa de Cultura Brasilândia. Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó. 12/06 às 17h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Recontos de Tontos - Apresentação Infantil

Os Recontos de Tontos apresenta os contos populares que trazem heróis tolos e bobos, do grande ciclo do tonto, muito importante na narrativa popular. E essas figuras atrapalhadas, que fazem mil coisas erradas, no fim, meio sem querer, acabam se dando bem. Adaptadas da obra do autor Ricardo Azevedo.

| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz. 15/06 às 10h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

O Boi Encantado - Teatro de Bonecos

Cia de Teatro de Bonecos paraibana que há mais de duas décadas se dedica exclusivamente a pesquisar, fomentar e produzir teatro de bonecos popular no Brasil.

| Casa de Cultura São Mateus. Dia: 15/06 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pro mundo virar - Teatro Infantil

A menina Ela gosta de dançar e de cantar desde a barriga da mãe. O tempo vai passando e, durante seu crescimento, a garota enfrenta dificuldades para fazer com que suas criações e inspirações tenham lugar nos vários espaços da vida. Até que uma duvidosa solução para seus conflitos a faz escorregar para um outro tempo e espaço. Lá, Ela encontra Peia, uma centopeia que mostra um mundo onde cantar, criar e bailar é tão comum quanto respirar, e onde a atitude inventiva do ser criança é parte fundamental da vida.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 16/06 às 16h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mamãe, tem uma Drag Queen contando histórias - A Princesa e a Costureira - Contação de Histórias

Cíntia é uma princesa prometida em casamento desde a sua infância e através de um encantamento de sua fada madrinha, descobre que o verdadeiro amor vai além das convenções sociais

| Casa de Cultura Guaianases. Dia: 17/06 às 14h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Intelectualidade Selvagem - Música

A apresentação conta com novas canções do seu terceiro álbum que está em andamento e algumas homenagens e releituras da música Pop/Rock nacional. Cuba e Outras Ilhas apresenta ainda canções de seu mais recente lançamento, o álbum "Chuva de Inseto" presente em todas as plataformas digitais. Mixado por Daniel Maia (Tom Zé) e masterizado por Omar Campos, todas as autorais são de Alexandre Cuba e alguns parceiros da vida, mostrando que sua sonoridade continua cada vez mais múltipla e que os diversos ritmos explorados chegarão em revoada aos ouvidos e corações de quem está a fim de desembarcar nesse rico arquipélago musical.

| Casa de Cultura São Miguel. Dia: 17/06 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Acústico Brasilidades - Música

O Acústico Brasilidades foi inspirado no ideograma “SANKOFA”, que na tradição africana significa captar o essencial da prática de Abdias, o Sankofa, representado por um pássaro que volta a cabeça à cauda, símbolo que é traduzido por: retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro, o artista Anderson Tobias traz a cena musical um repertório maduro e plural evidenciando sua influência do Samba, da Bossa, do Samba Jazz e da MPB. O Projeto Acústico Brasilidades apresenta neste espetáculo ritmos que dialogam com esta brasilidade, como nas canções de Luiz Gonzaga, Luiz Melodia, Claudio Zoli, Cazuza, Wilson da Neves, João Nogueira, Marcos Valle, Mart'nália entre outros gênios da música brasileira."

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 17/06 às 20h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Grafite na Casa - Intervenção Visual

O Coletivo OPNI dará sequência a sua proposta de desenvolver na casa e em todo seu entorno uma identidade visual, transformando, assim, nossa região em uma grande galeria a céu aberto.

| Casa de Cultura São Mateus. Dia: 18/06 às 11h00. Livre. Grátis. 560 minutos.

 

Quixote na Surdina - Música

Quixote e a banda Na Surdina levam a musicalidade dos artistas de rua em canções autorais com influências do reggae, samba, rock e rap. Trazendo faixas lançadas e produzidas pelo próprio artistas, com temas que passam pelo capacitismo, racismo, abuso de autoridade, afetos, amores e a esperança nessa autoprodução, como luz no fim do túnel.

| Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 18/06 às 14h00. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Uma Mala Para Dois Palhaços - Circo

As histórias são contadas por Biscoito e Amendoim, dois palhaços itinerantes que andam sempre carregados de malas. O curioso é que a partir de suas malas pessoais de viagem vão descobrindo objetos que podem se transformar e significar muitas coisas. Além dos atores criarem seus personagens a partir dos objetos tirados de suas malas, também convidam o público a imaginar junto com eles e até a criar personagens

| Casa de Cultura Guaianases. Dia: 18/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Marlene Andrade apresenta Forró Danado - Música

Marlene Andrade se apresenta em uma apresentação dançante com um quarteto formado com Sanfona, Zabumba, Baixo e Triângulo, mostrando os mais variados ritmos do nordeste, como: Baião, Xote, Xaxado, Forró e Arrasta Pé. Com músicas autorais e sucessos dos grandes nomes Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Jackson do Pandeiro, Anastácia, entre outros.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. Dia: 18/06 às 14h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pro mundo virar - Teatro Infantil

A menina Ela gosta de dançar e de cantar desde a barriga da mãe. O tempo vai passando e, durante seu crescimento, a garota enfrenta dificuldades para fazer com que suas criações e inspirações tenham lugar nos vários espaços da vida. Até que uma duvidosa solução para seus conflitos a faz escorregar para um outro tempo e espaço. Lá, Ela encontra Peia, uma centopeia que mostra um mundo onde cantar, criar e bailar é tão comum quanto respirar; e onde a atitude inventiva do ser criança é parte fundamental da vida.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 18/06 às 16h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Adriana Sanches em Salve Lua - Música

Considerada uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade. Além da sua prestigiada carreira solo, é uma das fundadoras e líder da banda feminina Barra de Saia, com uma indicação ao Grammy latino .A cantora interpretará canções de Luiz Gonzaga.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. Dia: 18/06 às 16h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jam Hip Hop|Baile da Sul - Hip Hop

Os DJ’s, Siqueira, Gordo, Zeca, Fox e Blade, estarão na Casa de Cultura Municipal Hip Hop Sul com o Baile da Sul onde apresentarão ao público músicas e performances ligadas ao gênero Hip Hop desde a sua origem até as versões mais atuais. A apresentação terá uma duração de cinco horas com revezamento entre os DJ’s e interação do público.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 18/06 às 16h00. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

O Trio Canta Clássicos - Música

O Trio formado pelo pianista aclamado Fausto Ito e os vocalistas Larissa Furtado e Marcel Azevedo, interpretam clássicos de Frank Sinatra, Tony Bennett, Tom Jobim, Vinicius de Moraes; e contemporâneos como Michael Bublé, além de standards de jazz de George Gershwin, Duke Ellington, Cole Porter, Irving Berlin, Jerome Kern, Erroll Garner; e temas de Bossa Nova e MPB de Tom Jobim, Roberto Menescal, Cesar Camargo Mariano e Noel Rosa. Cancioneiro de interpretações virtuosas de "Night and Day", "Misty", "The Way You Look Tonight", "My Favorite Things", "Wave", "Chega de Saudade", "Besame", "Você", "Conversa de Botequim", entre outras.

| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 18/06 às 16h000. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Calango Brabo & Quadrilha Junina Explosão Paulista

A Banda Calango Brabo convida a “Quadrilha Junina Explosão Paulista” para a Festa Junina da Casa de Cultura Hip Hop Leste. O Grupo apresenta um repertório dançante, além da performance do grupo, a fim de manter e resgatar a tradição das festas juninas.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 18/06 às 16h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Zé da Lua apresenta Brasil Hexa Campeão - Cultura Popular e Tradicional

Desde 2010 Zé da Lua vem compondo para a Copa do Mundo para o Brasil, em 2014 compôs "Bola no Pé Batuque na Mão" e em 2018 “Paixão Popular Brasileira” e agora para 2022 vem com " Brasil Hexacampeão", música com ritmo de forró.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. Dia: 18/06 às 17h30. Livre. Grátis. 75 minutos.

 

Liga do Vinil | Tributo ao Robson Presidente - Música

A Liga do Vinil, criada pelo DJ Robinson - Mister Presidente, é um evento que faz quinze anos de existência e merece uma celebração. No entanto, o DJ Robinson foi mais uma vítima da COVID 19 em 2021 - e agora recebe esta homenagem em nome de seus companheiros musicais e de toda a comunidade onde atuou. O homenageado, DJ Robinson, tem sua trajetória musical desenvolvida no Capão Redondo, posteriormente fomentada em diversas outras regiões da Zona Sul, Norte, Leste, Oeste e Centro.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 18/06 às 18h00. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Associação Livre Invisível - Música

A banda Associação Livre Invisível retorna aos palcos da Casa de Cultura Chico Science com seu mais novo show, que traz músicas dos álbuns Trânsito e Avisos Luminosos, e o novo single Terra da Farinha Podre. Com uma nova roupagem a Associação propõe ao público um mergulho em seu universo múltiplo de sons, ritmos e poéticas.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 18/06 às 18h00. 16 anos. Grátis. 90 minutos.

 

Junior Black e Banda Reggae Style nos 6 Anos da Casa de Cultura Casarão - Música

Nascido e criado na periferia da zona norte de São Paulo, Junior Black Style é hoje um dos nomes da música reggae independente. Em 2006, Junior iniciou sua carreira solo investindo no mercado lançando singles e fazendo participações especiais em vários discos e cyphers de reggae e rap. Junior Black é um dos artistas locais que participaram da conquista da Casa de Cultura Casarão, e é muito especial realizar este espetáculo e o reencontro de artistas que construíram esta história, nas comemorações de 6 do Casarão.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 18/06 às 19h00. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Down Raiz nos 6 Anos da Casa de Cultura Casarão - Música

Da zona oeste de Curitiba, Dow Raiz é destaque no cenário com sua forma particular de fazer rimas que retratam sua realidade, junto a uma musicalidade incrível, com gêneros variados, dos clássicos aos inovadores - rap, jazz, reggae, dub e ragga. O palco é como a sua segunda casa e na sua jornada busca a evolução levando consigo suas influências de qualidade.

Em 2016 lançou o primeiro disco solo, "Antibióticos de Rua", que o levou ao grande reconhecimento e a participar do programa "RapBox" de SP que influencia diversos amantes do rap, emplacando milhões de views nos vídeos lançados. O projeto pode ser de rap, jazz, reggae, com banda, com DJ/MC e jam sessions, a facilidade que tem com a arte faz com que todos parem e observem a beleza de suas letras e a qualidade sonora que preenche o ambiente.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 18/06 às 20h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Apresentação Digo Ferreira - Intervenção Artística

O evento Forró Chorão é a mistura entre o Nordeste e o Sudeste desse Brasil que é um continente cheio de culturas. O Forró e o Choro são duas expressões muito importantes e que em muitos momentos se cruzaram na história. Digo Ferreira traz nesse espetáculo essa viagem cultural passeando por Brasileirinho, Tico Tico no Fubá, Asa Branca, Xodó, entre outros clássicos.

| Online no Facebook da Casa de Cultura de Parelheiros. Dia: 19/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Boi Encantado - Apresentação Infantil

Cia de Teatro de Bonecos paraibana que há mais de duas décadas se dedica exclusivamente a pesquisar, fomentar e produzir teatro de bonecos popular no Brasil.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 19/06 às 17h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró junino - Música

Com o estouro do chamado forró universitário, Trio Virgulino pôde levar o melhor da nossa música para a França, EUA, Inglaterra, Espanha e Suíça, retratando de forma clara sua alegria e espontaneidade que conquistou o Brasil. Em suas apresentações e trabalhos lançados, já contaram com participações ilustres de grandes nomes da música como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Osvaldinho do Acordeon, Tato e Zeca Baleiro.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 19/06 às 19h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Cabaret D'Água - Nosso Corpo é Político - Intervenção artística

O espetáculo "Cabaret D'Água - Nosso Corpo é Político" é um espaço para dar voz aos artistas LGBTQIA+ do passado e presente, propondo uma aproximação da memória de quem já fez e a de quem está fazendo esse marco atemporal na história política deste movimento. Corpos que buscaram e buscam ser uma figura forte, que empodera quem ainda não consegue sentir-se parte da sociedade como indivíduo que soma. O corpo, que antes era apenas violentado, hoje é o corpo que fala e se coloca em lugar de admiração. As Drags do Coletivo Acuenda sempre se dedicam a performances que dialogam com o público e inspiram sentimentos e desejos por dias melhores para os corpos periféricos e dissidentes. Desejamos e celebramos um cotidiano com cada vez menos violência para os corpos LGBTQIA+. Na voz de Cazuza, Elza Soares, Elis Regina, Ney Matogrosso, Pabllo Vittar, Gloria Groove, Liniker , entre outros, o coletivo performa estes artistas e suas canções através da linguagem Drag Queen.

| Casa de Cultura São Miguel. Dia: 21/06 às 18h30. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Mamãe, tem uma Drag Queen contando histórias"- Helena Black A Princesa e a Costureira - Contação de Histórias

Cíntia é uma princesa prometida em casamento desde a sua infância e através de um encantamento de sua fada madrinha, descobre que o verdadeiro amor vai além das convenções sociais. O projeto “Mamãe tem uma Drag Queen contando histórias!” tem como objetivo incentivar a leitura através da contação de história. É falado sobre a relação da personagem Drag Queen e o quanto a leitura transforma. Em formato de Arena, com inspiração nos moldes ancestrais que contavam histórias em volta da fogueira.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 22/06 às 14h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Graffiti na Brasa - Grafite

Lyncon Eléuterio, mais conhecido como "Grio” nas ruas de São Paulo, é um artista independente. É ilustrador, grafiteiro e animador 2D; trabalhou com publicidade, editorial e intervenções urbanas, mas começou oficialmente no mundo da arte através do grafite. A proposta é revitalizar espaços da Casa de Cultura Brasilândia a partir do tema Fauna/Flora, e grafitar os muros com personagens e caricaturas criados pelo artista, representando a poética imagética do morador da periferia de São Paulo.

| Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 24/06 às 11h00. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Senta que lá vem histórias - Contação de Histórias

Depois de uma grande seca, os animais da floresta se vêem diante da necessidade de atravessar um rio para ir buscar alimento do outro lado da margem onde árvores frutíferas exibem seus frutos. Porém, a aranha caranguejeira não sabe como fazer e resolve pedir ajuda para o amigo urubu que a carrega nas costas num lindo vôo para o outro lado da margem. Mas a dona aranha começa a ter comportamentos não muito solidários após se fartar com a ajuda do amigo urubu. Ela encontra pela frente o Quibungo, um ser mitológico que tem um buraco nas costas e está a pescar nas margens do rio.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 24/06 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arraiá do Trio Lua Branca - Música

O trio Lua Branca formado por Beto Sanfoneiro, Denise e Felipe Maciel resgatam o bom e velho forró nordestino, executando músicas consagradas desse gênero musical.

| Casa de Cultura São Rafael. Dia: 24/06 às 18h30. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

O Coronel e o Curupira - Contação de Histórias

Espetáculo com bonecos que apresenta vários elementos do nosso folclore. O lirismo, a festa, o lado alegre e misterioso do imaginário popular são apresentados pelo Bumba-meu-Boi, o Saci, a Cuca e o Curupira. Estes seres fantásticos interferem na vida dos personagens, ajudando um casal a enfrentar um Coronel mandão.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Balancê Garapé - Música

A apresentação é a mistura entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil que é um continente mesclado de ritmos. Forró e Choro são duas expressões muito importantes e que em muitos momentos se cruzam.

| Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 25/06 às 13h30. Livre. Grátis. 75 minutos.

 

Lançamento do filme "Jogo da Vida" - Cinema

Jogo da vida é um filme que fala sobre a "uberização" no(s) trabalho(s) em uma linguagem cômica e ao mesmo tempo sarcástica. O filme foi produzido misturando técnicas de cinema e de animação. E tem classificação livre. Após a exibição do filme faremos uma roda de conversa sobre a produção e criação da obra.

| Casa de Cultura São Mateus. Dia: 25/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DeLua - Música

A dupla DeLua fará uma apresentação eletrizante juntamente com o grupo de dança Identidade em Movimento, que dançará as músicas, enquanto elas cantam e contagiam a galera. Com uma apresentação super diferente, pois são dançarinas também, o repertório contará com o hit “Bumbum do Poder” que inclusive teve o clipe lançado no canal da KondZilla, e também com outras músicas incríveis, tais como: “Tem Quem Queira”, “Habilidosa”, “Livre e Louca” e “Quero ver você descer”.

| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Uma Luiza convida Palomaris e Baobá - Música

A artista, cantora e compositora Uma Luiza convida para participações especiais em seu show de músicas autorais diversos artistas trans da ZL de São Paulo.

| Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 25/06 às 16h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa de Cultura do Butantã: 30 anos apresenta Coletivo da Quebrada - Intervenção Artística

O Coletivo da Quebrada apresenta documentário sobre os 30 anos da Casa de Cultura do Butantã. O Coletivo de audiovisual narra a história e a importância da Casa de Cultura na região, seus personagens e suas estórias.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 25/06 às 16h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa de Cultura do Butantã: 30 anos apresenta DoisDeDim de Prosa - Música

Causos e Canções à Moda de Viola, o grupo reúne uns bons causos, uns cantadores encantados, um causador e uma boa moda de viola para celebrar a volta dos festejos juninos. Mergulhada nas lembranças e nos afetos dos programas de auditório sertanejo e caipira, a comadre DÉ, o compadre DIM e o compadre Causador reunirão seus convidados para alegrar a noite junina."

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 25/06 às 16h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Caiana - Música

Intitulado Forró de Maestria, o projeto que virou um DVD da banda enaltece grandes mestres do gênero, como Luiz Gonzaga, Jackson do pandeiro, João do Vale, Dominguinhos, Antonio Barros, Trio Nordestino, Os três do Nordeste, Ary lobo, Fagner, Trio Mossoró entre outros.

| Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 25/06 às 15h30. Livre. Grátis. 75 minutos.

 

2º Anime Science - Música

O ANIME SCIENCE, nasceu para o público de jovens, crianças e adolescentes, além de adultos. Com a apresentação da Banda Arigatões, embarcamos nos desenhos, filmes, quadrinhos e cosplay. O interesse das pessoas tem crescido na periferia sobre o mundo Geek. “Fãs de animes de várias décadas se encontram nesta apresentação, uma inovação na programação infanto juvenil da nossa Casa de Cultura Chico Science.”

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 25/06, a partir das 13h30. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Pro mundo virar - Teatro Infantil

A menina Ela gosta de dançar e de cantar desde a barriga da mãe. O tempo vai passando e, durante seu crescimento, a garota enfrenta dificuldades para fazer com que suas criações e inspirações tenham lugar nos vários espaços da vida. Até que uma duvidosa solução para seus conflitos a faz escorregar para um outro tempo e espaço. Lá, Ela encontra Peia, uma centopeia que mostra um mundo onde cantar, criar e bailar é tão comum quanto respirar, e onde a atitude inventiva do ser criança é parte fundamental da vida.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/06 às 16h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha De Mc's Da Vila São Pedro - Hip Hop

A Batalha de Mc's da São Pedro é um projeto quinzenal que acontece na Casa de Cultura Municipal Hip Hop Sul, pautado pela premissa de se fazer arte de rua. Embasada na Cultura Hip-Hop, a Batalha se fundamenta na ampla utilização dos quatro elementos: DJ, MC, Breaking e Graffiti e Sarau Poético não apenas como expressão artística, mas, também, como canal de diálogo educacional e de transformação social. A Batalha acontecerá com 16 Mc's, com 30 segundos para cada MC, com 2 rounds e em caso de empate, um terceiro round com bate e volta.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/06 às 17h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Arraiá com o Trio da lua - Música

Apresentação especial de São João com o Projeto Arraiá com Trio da Lua , animando com músicas tradicionais de Festas Juninas e autorais incentivando o público presente a interagir com um Arraiá improvisado. Além de trazer figurino temático das festas juninas tradicionais.

| Casa de Cultura São Rafael. Dia: 25/06 às 18h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró Ipanema - Música

Através da sua musicalidade, alegria e carisma o Forró Ipanema vem conquistando seu espaço no cenário da música popular brasileira. Traz no seu repertório variados ritmos regionais como: forró, xote, xaxado, baião, coco, maracatu entre outros.

| Casa de Cultura São Miguel. Dia: 25/06 às 19h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

1ª Festa QUEER'nina na Casarão com Gali Galó e Gabeu - Música

Apresentamos o primeiro evento de "QUEERnejo" da Cidade de São Paulo, uma festa junina que protagoniza os novos nomes do sertanejo brasileiro e celebra o mês da visibilidade LGBTQIAP+ com Gali Galó e Gabeu. O queernejo é um movimento musical que se deriva de uma matriz sertaneja que surgiu em 2019 e que tem como principal objetivo a promoção de um espaço de acolhimento para artistas que, apesar de se identificarem com o sertanejo, não se sentem representados pela produção convencional que abordam o universo heterossexual.

A festa será comandada por Gali Galó que se classifica como artista não binário, cantor e compositor, com sotaque caipira, atitude e postura de artista que chegou para quebrar paradigmas, para transpor as regras, canta sobre liberdade e o orgulho de ser quem é. Tocada de maneira atípica, a viola caipira de Galó incorpora a música de raiz, ao mesmo tempo em que flerta com a cena indie de São Paulo – cidade que esteve radicada por mais de dez anos. Em seguida, Gabeu sobe ao palco para apresentar seu primeiro álbum, intitulado AGROPOC, foi lançado em agosto de 2021 e traz como conceito a apresentação de diferentes facetas do sertanejo, valorizando as narrativas cuja a figura heteronormativa seja questionada, ao mesmo tempo que propõe um resgate de uma cultura caipira que ficou para trás. Gali Galó se apresenta às 19h00 e Gabeu às 20h00.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 25/06 às 19h00 e às 20h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

SP Hype Ture - Música

O grupo TrapTure faz proporciona um evento com um Trap mais consciente, sem o uso de termos que influenciam a drogas ou palavras de baixo calão, pois o objetivo é possuir músicas que trazem uma energia positiva aos espectadores, trazendo aspectos muitas vezes realistas, e muitas vezes se colocando em situações de empoderamento onde muitos desejam estar. A intenção é mostrar que é possível você ser um Preto Periférico e mesmo assim alcançar espaço e respeito na sociedade. A apresentação conta com um ritmo de Hip Hop mais agitado e harmônico, com uma sonoridade mais atual, levando toda esta energia ao público, assim como fazem no mundo do Trap.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Dia: 25/06 às 20h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Teto de Estrelas - Circo

Da porta pra cá convida o público a adentrar nos detalhes despercebidos do cotidiano de Edélio, um palhaço medroso, curioso e criativo que faz da sua solidão um mundo de boas lembranças, vivendo em um universo de fantasias que entre suspiros, sustos e alegrias compartilha com todos um pouco da vida! O espetáculo se comunica com o público através da comédia física e técnicas como: malabarismo, manipulação de objetos e Palhaço Excêntrico musical.

| Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 26/06 às 11h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cortejo de Maracatu de Baque Virado - Cultura Popular e Tradicional

"Os cortejos de Maracatu fazem parte de uma manifestação cultural tradicional do Estado de Pernambuco, presente nas Nações de Maracatu de Baque Virado. A Cia Caracaxá, grupo na cidade de São Paulo, reproduz essa manifestação com muito batuque, ritmo, dança e alegria. A percussão é composta de tambores, caixas, gonguê, xequerês e o canto com as toadas, que são vibrantes e fazem todo público cantar e dançar ao som do Maracatu."

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. Dia: 26/06 às 11h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Gingando na ludicidade - Cultura Popular e Tradicional

A Capoeira está em mais de 170 países, é a maior divulgadora e propagadora da língua e da cultura Brasileira no mundo, é uma atividade multidisciplinar e muito popular a qual interage com qualquer cidadão, promovendo, alegria, conhecimento, socialização, lazer e acima de tudo fortalecendo a cultura Brasileira. A Capoeira é naturalmente alegre e lúdica, por isso quando alguém ouve um berimbau já sabe que ali tem Cultura, ginga, música, saltos, pernadas, muita expressividade, brincadeiras e criatividade. Na vivência Gingando na Ludicidade as pessoas serão estimuladas a se expressarem de forma natural e lúdica pois, segundo Areias, 1996, “… A roda de Capoeira é o palco de expressão máxima do Capoeirista, nela ele se entretém, luta, dança, cria, brinca, celebra e vivência as diversas facetas da sua personalidade…”

| Casa de Cultura São Mateus. Dia: 26/06 às 14h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Boi Encantado - Apresentação Infantil

Cia de Teatro de Bonecos paraibana que há mais de duas décadas se dedica exclusivamente a pesquisar, fomentar e produzir teatro de bonecos popular no Brasil.

| Casa de Cultura Guaianases. Dia: 26/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Morte do Mané Bufão - Teatro Infanto Juvenil

O espetáculo de circo-teatro conta a história de Mané Bufão, um preguiçoso nato, mas muito esperto. Certo de que consegue dar nó em pingo d'água, deixa de pagar as contas da casa, no bar da Dona Gervásia e tenta abusar da boa vontade da sua esposa Totonha, que não dá moleza para o cara de Pau. Cansado das mentiras desse preguiçoso, o delegado resolve prendê-lo. Mané indignado prefere morrer do que ser preso, só que a morte resolve atender pessoalmente seu pedido, ela faz uma visita inesperada e um acordo é selado. Será que Mané Bufão vai cumprir o combinado?

| Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 26/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jady canta sucessos de Samba anos 90 - Música

O cantor e compositor JADY interpreta sucessos de sua autoria gravados por artistas de renome, e também gravações de outros autores conhecidos no cenário brasileiro, predominantemente do samba dos anos 90.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. Dia: 26/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Maracatu Ago Anama - Cultura Popular e Tradicional

O Ago Anama é um coletivo de Maracatu que realiza, desde 2008, atividades que contribuem para a divulgação e valorização da cultura popular e tradicional na periferia de São Paulo. A atuação do grupo é voltada para a prática e pesquisa do maracatu de baque virado que tem sua origem em Recife - Pernambuco e aborda discussões sociais.

| Casa de Cultura São Mateus. Dia: 26/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Calango Brabo & Quadrilha Junina Explosão Paulista - Música

A Banda Calango Brabo convida a “Quadrilha Junina Explosão Paulista” para a Festa Junina da Casa de Cultura Raul Seixas. O Grupo apresenta um repertório dançante, além da performance do grupo, a fim de manter e resgatar a tradição das festas juninas.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 26/06 às 16h00. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Forró universitário das antigas e Forreggae - Música

O coletivo Banda Forró Mulango Dengo traz o típico movimento cultural da década de 90 e 2000, que apresentou para o cenário nacional o "Forró Sudestino", são filhos e netos de nordestinos que, vivendo em São Paulo, construíram um movimento cultural tipicamente paulistano com as referências de seus ancestrais, que encontrou adeptos no país inteiro. Ao som de Mulango Dengo podemos viver e reviver essa cultura tão rica e única, com releitura das principais músicas do estilo Forró Universitário.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. Dia: 26/06 às 16h00. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Música de banhar, de benzer e de rezar - Música

O artista compartilha com o público a riqueza da música negra brasileira, dando luz ao sagrado e ao profano que permeiam essa cultura. Este projeto tem como objetivo principal restabelecer e/ou fortalecer o vínculo existente entre a população negra, o território e a cultura afro-brasileira. Trata-se de um convite a uma viagem no tempo e no espaço. Também um convite à contemplação da música e à participação da dança por parte do público presente. Música e dança, conscientização e diversão, juntas em um mesmo balaio.

| Casa de Cultura São Mateus. Dia: 26/06 às 18h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Junina da Brasa

Empoderamento feminino, desigualdade social e valorização da cultura popular são apenas alguns dos temas sociais incorporados à tradição das quadrilhas juninas. A cada ano, os grupos surgem com propostas ousadas seja no enredo, no figurino e nas músicas apresentadas. Mas há quem prefira o tradicional, a quadrilha do chapéu de palha, do xadrez, das bandeirinhas e do bom arrasta-pé. O evento conta com duas apresentações com gostinho de festa junina e tradição nordestina com o Trio Arcoverde e Trio da Lua na casa de cultura da Brasilândia.

| Trio Arcoverde - 19h

| Trio da Lua - 20h

| Casa de Cultura Brasilândia. Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó. 26/06. Livre. Grátis.

 

Versatrio - Música

O VERSATRIO tem feito muitas apresentações nessa retomada no ano de 2021 por conta da explosão do FORRÓ PISEIRO com grande entusiasmo. Com uma pausa nas apresentações devido a pandemia, nesse período foi construída uma programação pautada no experimentalismo sonoro em suas diversas vertentes e possibilidades. E o resultado tem sido uma série de apresentações semanais, além de eventos externos em locais como festas particulares, eventos empresariais e bares por toda São Paulo e viagens para outros estados com marcação de agenda. A formação em voz, violão & cajon é para atuar com um som mais acústico, podendo também intercalar como bloco na hora da apresentação.

| Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 26/06 às 19h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile da Melhor - Música

A "Musical Record's Revival" faz uma viagem musical ao vivo, cantando grandes sucessos nacionais e internacionais, dos anos 60, 70, 80, passando por vários ritmos (rock, pop rock, balada, samba, bolero, blues, entre outros).

| Casa de Cultura São Mateus. Dia: 26/06 às 19h30. Terceira idade. Grátis. 60 minutos.

 

Brincando com os sons - Brincante

Essa divertida apresentação interativa, que já passou por vários CEIs e EMEIs, começa com as novas canções autorais – “Minha prô me ensinou“, “Asas de papel“, “Vamos preservar a vida“, ”Ser amigo é bem melhor” e “O trenzinho”. Moreira Júnior é gente que cria, e geralmente, é louco para mostrar suas novidades, composições e brincadeiras musicais que nascem nas aulas de musicalização infantil que acontecem no dia a dia com crianças de 0 a 3 anos e suas professoras, e assim contenta os papais e mamães que querem ver e ouvir as canções que seus filhos ficam cantarolando em casa. Cantando os clássicos e sucessos das playlists dos CEIs e EMEIs, têm diversos Pot pourris com parlendas, cirandas e cacuriás, que fazem a plateia se divertir e sacolejar para valer!

| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 29/06 às 14h30. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Festa de São João - Cultura Popular e Tradicional

O Trio Marrom é conhecido no cenário musical brasileiro pela ótima harmonização, tradicional levada e também pelo fato de seus integrantes já terem tocado com grandes feras. Curisco, por exemplo, acompanhou e acompanha com sua zabumba feras como: Anastácia, Zeca Baleiro, Bicho de Pé, e praticamente todos os trios e bandas do atual cenário musical. Teve também a honra de tocar, em 1989, junto com o nosso saudoso Luiz Gonzaga, o grande mestre do baião. Segundo Curisco, não é todo mundo que teve a oportunidade de dividir o palco com um dos maiores nomes da nossa história. Atualmente, junto com o trabalho do trio, Curisco faz parte da banda de Dominguinhos e Elba Ramalho, outro motivo de orgulho do músico e do grupo também.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 29/06 às 19h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dança em Quadrinhos - Dança

O Projeto “Dança em Quadrinhos" é um espetáculo de Danças Urbanas tematizado, no qual se utiliza personagens de histórias em quadrinhos, filmes, séries, animes, desenhos e jogos. Se utilizando de jogos cênicos, atuações, interpretações e muito humor durante as coreografias, ele difunde com as danças: Breaking, Locking, Popping, Hip Hop Freestyle e “Lagarto”, as culturas GEEK, NERD, OTAKU, OTOME.

| Casa de Cultura São Rafael. Dia: 30/06 às 15h00. Livre. Grátis. 60 minutos.