SMC na Mídia - Destaques da semana de 14/05 a 22/05

Notícias da semana - 14 a 22 de maio

OPERAÇÃO MESQUITA/SBT | Operação Mesquita 06/05/2022 - Centro Cultural Vila Itororó

Otavio visita a Vila Itororó, o histórico centro cultural localizado no bairro da Bela Vista, que conta com diversas casas com uma antiga arquitetura, o local foi restaurado e é palco de diversas atividades culturais.

https://www.youtube.com/watch?v=TsWgVLQYnIM

 

VEJA SÃO PAULO | Espaços culturais da prefeitura poderão receber espaços gastronômicos

A Secretaria Municipal de Cultura abriu uma consulta pública para debater um projeto que visa dotar 24 equipamentos culturais tais como bibliotecas, centros culturais e até um teatro com espaços gastronômicos como cafés, restaurantes e lanchonetes. A proposta em discussão é a de criar, nestes 24 equipamentos culturais, 30 serviços gastronômicos. Entre os locais que poderão receber esses serviços estão o teatro Paulo Eiró, a Vila Itororó, Museu Lane, centros culturais (tais como o da Juventude, Tendal da Lapa e Campo Limpo), além de bibliotecas tais como a Mario de Andrade, Monteiro Lobato e Raul Bopp.

https://vejasp.abril.com.br/cidades/espacos-culturais-da-prefeitura-poderao-receber-espacos-gastronomicos/

 

ATLETISMO PAULISTA | Escultura de Adhemar Ferreira da Silva é inaugurada com festa e atividades de Atletismo

Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo, foi eternizado no último domingo por meio de uma escultura inaugurada na zona norte de São Paulo. A Federação Paulista de Atletismo esteve no evento idealizando atividades de atletismo. A implementação da obra aconteceu em um evento fomentado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico. O canteiro central da Avenida Braz Leme, altura do Nº 1.000, foi escolhido para abrigar a estátua do primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais.

https://atletismopaulista.com.br/escultura-de-adhemar-ferreira-da-silva-e-inaugurada-com-festa-e-atividades-de-atletismo/

 

SP1/TV GLOBO | Homenagem a Adhemar Ferreira da Silva

Atleta olímpico ganha escultura na Casa Verde, bairro onde cresceu.

https://globoplay.globo.com/v/10580616/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

 

DIÁRIO ZONA NORTE | O super-atleta Adhemar Ferreira da Silva ganha escultura na Avenida Braz Leme

O primeiro bicampeão olímpico do país, primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais, recordista mundial do salto triplo cinco vezes e primeiro atleta a quebrar a barreira dos 16 metros no salto triplo.Obra integra projeto da Secretaria Municipal de Cultura para homenagear personalidades negras da cultura paulistana.

https://www.diariozonanorte.com.br/o-super-atleta-adhemar-ferreira-da-silva-ganha-escultura-na-avenida-braz-leme/


GAZETA ESPORTIVA | Bicampeão olímpico, Adhemar Ferreira da Silva ganha escultura em São Paulo

O bicampeão olímpico da modalidade do atletismo salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva integra o seleto grupo de cinco personalidades negras com trajetórias de destaque homenageados em parques, praças e ruas da cidade de São Paulo. A escultura de Adhemar Ferreira da Silva, que ficará no canteiro central da Avenida Braz Leme, no bairro Santana, será inaugurada neste domingo, com festividades, das 10h30 (de Brasília) às 12h55 (de Brasília).

https://www.gazetaesportiva.com/mais-esportes/atletismo/bicampeao-olimpico-adhemar-ferreira-da-silva-ganha-escultura-em-sao-paulo/

  

SP1/TV GLOBO | Programação da Virada Cultural 2022 é divulgada

Virada será nos dias 28 e 29/05, com mais de 300 atrações espalhadas pela cidade.

https://globoplay.globo.com/v/10596794/

 

ROLLING STONE | Virada Cultural de São Paulo: Gloria Groove, Ludmilla e Vitão confirmados; veja programação

Contagem regressiva! A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, 20, a programação completa da Virada Cultural 2022, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio. Com o tema Virada do Pertencimento, a edição deste ano ocorrerá em oito regiões espalhadas pela cidade de São Paulo: Butantã (Zona Oeste), Freguesia do Ó (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Campo Limpo (Zona Sul), M'Boi Mirim (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro).

https://rollingstone.uol.com.br/musica/virada-cultural-de-sao-paulo-gloria-groove-ludmilla-e-vitao-confirmados-veja-programacao/

 

VEJA SÃO PAULO | SP tem Semana Municipal do Brincar com atividades presenciais e online

A partir deste sábado (21), as crianças da capital paulista poderão se divertir com a Semana Municipal do Brincar que será realizada até 28 de maio. O evento, que é anual, pretende sensibilizar a sociedade para o direito ao brincar e visibilizar a cultura da infância, mobilizando a todos sobre a importância do desenvolvimento integral das crianças.

https://vejasp.abril.com.br/coluna/criancas-sao-paulo/sp-tem-semana-municipal-do-brincar-com-atividades-presenciais-e-online/

 

VEJA SÃO PAULO | Taipa de pilão ganha fôlego com casas reformadas e novas construções

Iniciativas capitaneadas pelos setores público e privado estão empenhadas em resgatar a memória da arquitetura colonial paulista. Trata-se de reformas de três edificações em taipa de pilão, a ancestral técnica para erguer paredes a partir de terra socada, madeira e argila, num fazer construtivo que predominou nas casas levantadas a partir o século XVI.

https://vejasp.abril.com.br/cidades/arquitetura-colonial-paulista-casa-do-bandeirante-taipal/

 

SP1/TV GLOBO | Sextou com reabertura do Templo Zu Lai, em Cotia, após 2 anos fechado na pandemia

Tem também exposições do Museu do Ipiranga no Metrô, mostra do Modernismo no Theatro Municipal e Semana Internacional do Brincar no Sesc.

https://globoplay.globo.com/v/10594069/