Mariofagia: evento em homenagem a Mário de Andrade integra a programação do ciclo de celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna 22+100

Espetáculo tem duas apresentações gratuitas na Praça das Artes, no dia 21 de maio

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Theatro Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o espetáculo gratuito Mariofagia, que acontecerá no dia 21/05, em duas sessões, às 17h e às 19h, na Praça das Artes, fazendo parte da programação do ciclo de celebrações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o projeto "22+100".

Inspirado tanto pelas obras quanto pelo espírito de Mário de Andrade, Mariofagia reunirá pela primeira vez na história o Quarteto de Cordas da Cidade e o Coral Paulistano -, fundados pelo autor Modernista e os primeiros corpos artísticos estáveis do Theatro Municipal -, com as Escolas Municipais de Dança (EDASP), Música (EMM) e o Ensemble FTM. Sendo um espetáculo multiartístico, com intervenções de música de concerto, de câmara, contemporânea, canto coral, dança e audiovisual. O evento busca discutir e recuperar a herança deste artista negro e homossexual que liderou intelectualmente o Movimento Modernista em seu surgimento, bem como do Modernismo em si.

O espetáculo Mariofagia é uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, e é o evento oficial do projeto 22+100, que engloba todas as celebrações do centenário realizadas pela Prefeitura de São Paulo. Centrado em recuperar as lições de experimentação estética e abertura para a diversidade cultural e racial do Brasil, o espetáculo será iniciado por meio de apresentação do Quarteto da Cidade executando o Quarteto n°03 de Villa-Lobos, tocado pela primeira vez durante a própria Semana de Arte Moderna em 1922.

Na sequência, o Coral Paulistano irá executar versões para canto coral de poemas de Mário de Andrade, fazendo a justa homenagem a aquele que deu os primeiros passos para estruturar o canto em língua brasileira. Em seguida, a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e o Coro Jovem, ambos da Escola Municipal de Música (EMM), apresentarão a obra inédita do compositor Alexandre Daloia, inspirada no poema “Quando eu Morrer”, também de Mário. Por fim, o Balé Jovem da Escola de Dança de São Paulo (EDASP) interpretará coreografia de Armando Aurich e Cristiana Souza (Coordenadora EDASP), que discute a diversidade e a importância do pensamento andradiano nos tempos atuais. Rompendo com a musicalidade predominante, o início do espetáculo, a trilha sonora deste balé combina a voz do próprio Mário com importantes intérpretes contemporâneos, refletindo sobre o que do Modernismo levaremos adiante para os próximos 100 anos.

Durante as várias etapas do espetáculo, o público ainda será guiado musicalmente em seu percurso pelo trio Ensemble Fundação Theatro Municipal de São Paulo (FTMSP), que executará ritmos clássicos da cultura brasileira, em homenagem às pesquisas de música folclórica que Mário de Andrade realizou.

Mariofagia

Direção Geral e Concepção: Bruno Imparato (Diretor Artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e Coordenador do Projeto 22+100 da SMC)
Direção Dramatúrgica: Cristiana de Souza (Coordenadora Artística da EDASP)
Direção de Produção: Gisa Gabriel (FTMSP)
Direção Musical: Bruno Imparato e Maestro Emiliano Patarra (Coordenador Artístico da EMM)
Produção Executiva: Mauricio Garcia (FTMSP)
Design gráfico e assistente de produção: Luiz Henrique Bonfim (FTMSP)
Trilha Sonora: Nathan Viana (EMM)

Data do evento: 21/05/2022
Tempo de Duração: 1h30m
Abertura da Sala:16h30
1º Apresentação: 17h
2º Apresentação: 19h
Distribuição de ingressos no site do Theatro Municipal de São Paulo, a partir do dia 19/05. (https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/mariofagia/)