SMC promove formação cultural para jovens com o Programa Criatividades e Jovem Monitor/a Cultural

Iniciativas incentivam a autonomia, inserção monetária e formação cultural como pilar do profissional

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove o Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) e o Programa Criatividades (CRIA), um desdobramento deste primeiro, como oportunidades de formação cultural para jovens da periferia. Juntos, incentivam o alcance de uma maior autonomia no desenvolvimento de projetos por meio da atuação em equipamentos públicos, de forma a estabelecer um caminho de maior inserção econômica e autonomia para os interessados.

Anderson Maciel da Silva é um dos participantes do PJMC no Centro Cultural da Juventude (CCJ) e afirma que a experiência só enriquece e que já está colocando em prática seus aprendizados com a iniciativa em projetos sociais próprios. "Foi algo que eu sempre quis: pegar uma experiência e levá-la pra minha quebrada e se possível, trabalhar com cultura — tanto em algum Centro Cultural, Casa ou Fábrica de Cultura, até na Secretaria mesmo, ou na minha região", comenta.

A iniciativa visa ampliar o repertório profissional dos jovens interessados na prática ao abordar pontos da gestão cultural. Além disso, inclui em sua grade uma perspectiva que busque expandir o olhar social quanto a diversidade e manifestações culturais, como questões étnico-raciais e de gênero.

A partir da interação entre a comunidade e os espaços culturais municipais, busca ampliar o repertório profissional, na prática, dos interessados ao abordar pontos da gestão cultural e estimular a inserção socioeconômica por meio de atividades culturais. Assim, facilita com que jovens de baixa renda e da periferia continuem seus estudos.

Na perspectiva de garantir os direitos à educação e à cultura, conforme estabelecido pelo Estatuto da Juventude, o programa fortalece o protagonismo dos jovens ao proporcionar, em uma modalidade de formação livre, ações presenciais e/ou remotas no campo da cultura.

A iniciativa contempla a participação de jovens entre 18 e 29 anos com ensino médio completo, que residam há, no mínimo, um ano em São Paulo e que pertençam, preferencialmente, a uma família de baixa renda, como forma de incentivar a inclusão social. O Programa Jovem Monitor/a Cultural restringe 5% das vagas à pessoas com deficiência (PCDs) e 56% à pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o programa foi criado em 2008 com o objetivo de formar jovens que buscam atuar em equipamentos e departamentos culturais. A iniciativa acabou se desdobrando para a criação do Programa Criatividades.

Já os crias, como são chamados os participantes do Criatividades, devem desenvolver um projeto, de qualquer linguagem artística, voltado ao cenário e inovação do equipamento municipal escolhido - Centros Culturais, Casas de Cultura, Teatros ou Bibliotecas - em parceria com a gestão do espaço e coordenação do Programa.

"As políticas públicas culturais e para juventude são transformadoras", comenta Barbara Bergamine, Coordenadora do Programa Criatividades. "Observando o cenário do nosso País, é importantíssimo ter programas para a juventude, para resgate e transformação, porque ela é esquecida", pontua.

Eu acredito que, nesse pouco tempo que estou no programa, ele me trouxe uma visão mais geral sobre o que é a cultura. Me fez ficar muito mais centrada", comenta Maria Vitória do Nascimento, participante do Programa Criatividades e CRIA do Museu da Cidade.

Estudante de Lazer e Turismo e bolsista em um projeto de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), de nome Patrimônio Histórico e Cultural LGBT: Inventário Participativo da região do Largo do Arouche, Maria diz que o programa é um complemento da própria vida. "Muitas coisas onde eu já estou inserida e muito do que vejo, por mais que seja teórico, complementa o projeto", finaliza.

"Os jovens iniciam no mapeamento, analisando o espaço cultural, o território, suas adjacências e o público alvo. Após isso, são oferecidas oficinas e informações para ser realizado o diagnóstico da etapa anterior. A partir desse resultado, voltam ao escopo do projeto inicial e fazem as adaptações necessárias ao espaço junto ao gestor do equipamento", explica Bergamine.

O candidato ao Programa deve ter entre 18 e 29 anos e residir em São Paulo, com ensino médio completo. O CRIA é voltado para jovens periféricos, que pertençam a famílias de baixa renda (com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo), e priorizará aqueles que tenham experiência prévia em ações culturais.

Por ser uma continuidade do Programa Jovem Monitor/a Cultural, 50% das vagas são reservadas a ex-Jovens Monitores. O CRIA também restringe 56% das vagas a candidatos pretos, pardos ou indígenas, 5% para PCDs e há pontuação extra para travestis e pessoas transgênero. Neste ano, o Projeto Criatividades contabilizou 389 inscrições e selecionou 101 participantes.

É possível acompanhar as novidades dos programas pelas redes sociais: Programa Criatividades e Programa Jovem Monitor/a Cultural.